A percepção de professores do ensino fundamental do município de palhoça-sc sobre a inteligência emocional dos alunos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-12-14
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Rodrigues, Maria Antonia Acunha
Orientador
Silveira, Anderson da
Coorientador
Resumo
o presente estudo tem como objetivo geral caracterizar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre a inteligência emocional, a partir das contribuições de Daniel Goleman. Sendo os objetivos específicos: a) descrever como os professores percebem a expressão de sentimentos dos alunos; b) descrever o nível de conhecimento que os professores possuem sobre a inteligência emocional; e c) comparar o conceito de inteligência emocional evocado pelos professores com a discussão teórica sobre o tema. Método: para a realização do estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas de forma online com sete professores. A análise dos dados consistiu em análise de conteúdo conforme as orientações de Bardin (2011). Resultados e Discussão: Apesar de terem dificuldade em definir o que uma emoção e do pouco conhecimento sobre inteligência emocional, os professores afirmaram que as emoções podem influenciar no desempenho acadêmico dos alunos. O contexto de pandemia da COVID-19 interferiu nos resultados da pesquisa, pois os professores destacaram os impactos da pandemia nas relações afetivas dentro da escola e no comprometimento que o contexto pandêmico trouxe para os alunos com relação aos estudos. Na fala dos entrevistados, por meio do comportamento em sala é possível perceber emoções como felicidade, tristeza e ansiedade, bem como os impactos de questões sociais, familiares e do período pandêmico na vida escolar dos alunos. Foi enfatizado pelos participantes a falta de estudo sobre as questões emocionais na graduação e no decorrer do exercício da docência. Considerações Finais: Espera-se que os resultados do estudo possam contribuir com subsídios para a atividade de formação docente e para escolas do ensino fundamental ao demonstrar o conhecimento que os professores da rede municipal de Palhoça - SC têm sobre a inteligência emocional. A presente pesquisa também traz elementos que contribuem com a discussão sobre a obtenção de comportamentos e competências que possibilitam a consciência e o manejo adequado de emoções e capacidade de empatia das crianças.

Palavras-chave
Psicologia Educacional, Inteligência emocional, Formação Docente
Citação
Coleções