Estratégias de mediação parental sobre o uso da internet com crianças em idade escolar

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Data
2021-12-13
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Ziemann, Rozelaine Maria da Silva
Orientador
Santos, Quele de Souza Gomes
Coorientador
Resumo
Atualmente, a maioria das crianças utilizam dispositivos que possibilitam o acesso a diferentes informações. As tecnologias digitais móveis surgem na vida das crianças como um elemento cultural e ajudam a expandir e aprofundar várias experiências humanas, entre elas experiências lúdicas, educacionais, sociais e comunitárias. Nesse contexto, os pais ou cuidadores desempenham o papel de mediadores no envolvimento das crianças com os meios digitais, administrando e gerenciando esse uso, por meio de estratégias que visam aumentar os benefícios e diminuir os riscos em relação ao uso de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). Diante disso, o objetivo deste trabalho foi caracterizar, a partir da percepção de crianças brasileiras, como ocorre a mediação parental em relação ao uso da internet. Para isso, foi realizada a análise do vídeo “Como as crianças usam a internet e a mediação dos pais”. Este vídeo foi publicado no dia 03 de julho de 2020, no canal do Portal Lunetas no Youtube, e apresenta os relatos de 32 crianças sobre como utilizam os dispositivos móveis e como ocorre a mediação parental. Os relatos das crianças foram transcritos e analisados a partir dos modelos de mediação parental ativo, restritivo ou uso acompanhado. Os resultados indicaram que, segundo a maioria das crianças, os pais não realizam nenhum tipo de mediação parental, o que pode implicar em prejuízos no decorrer do desenvolvimento da criança. Por fim, destaca-se a importância da produção de materiais psicoeducativos sobre o uso dos dispositivos digitais pelas crianças e as estratégias parentais que podem ser empregadas para mediar esse uso.

Palavras-chave
Mediação parental, Internet, Crianças
Citação
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