Influência das mídias audiovisuais no comportamento infanto-juvenil

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Data
2021-12-29
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Claro, Jerusa
Orientador
Santos, Quele de Souza Gomes
Coorientador
Resumo
Na atualidade, é fácil o acesso das crianças a dispositivos, como televisão (TV), celulares, tablets, smartphones e computadores. Os conteúdos veiculados nestes dispositivos podem influenciar o comportamento da criança. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar, a partir de uma revisão da literatura, a influência das mídias audiovisuais no comportamento infanto-juvenil. Para isso, consultou-se as bases de dados Scielo, Capes e Lilacs, durante os meses de agosto e setembro de 2021, com as seguintes palavras chaves: criança e televisão. Nesta revisão, incluíram-se artigos empíricos publicados entre os anos de 2015 e 2020. Foram recuperados 718 artigos e desses foram analisados, seis artigos. De acordo com os estudos analisados, identificou-se que as mídias audiovisuais exercem diferentes funções para a criança, como lazer e educação. Além disso, a criança pode aprender, por meio de modelação, tanto comportamentos desejáveis quanto indesejáveis, o que sugere a importância de se analisar previamente os conteúdos audiovisuais aos quais as crianças são expostas. Desse modo, os resultados desta pesquisa contribuem para a ampliação do conhecimento sobre a temática na literatura científica, assim como proporcionam subsídios para o desenvolvimento de estratégias de intervenção fundamentadas no uso de audiovisuais.

Palavras-chave
desenvolvimento infantil, comportamento, mídias audiovisuais, televisão
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