Os impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental do docente no contexto do ensino médio de escolas públicas
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Data
2021-12-14
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Ribeiro, Suelenn Souza
Orientador
Silveira, Anderson da
Coorientador
Resumo
Desde março de 2020 a pandemia alterou o cotidiano das escolas, demandando a adaptação de metodologias de ensino que respeitassem o distanciamento social dos membros da comunidade escolar. Este estudo buscou identificar impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental dos professores do ensino médio de escolas públicas. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, exploratória, com delineamento de pesquisa bibliográfica. Foram analisados cinco artigos, uma nota técnica, um relatório e um livro que apresentaram como escopo o estudo dos impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental dos professores do ensino médio de escolas públicas. Após a leitura dos materiais foram elaboradas quatro categorias de análise. A análise categoria “uso de tecnologias” demonstrou que os professores tiveram que se adaptar ao uso de recursos tecnológicos durante a pandemia. A categoria “home office”, reuniu questões sobre a dificuldade dos professores conciliar o espaço da casa com as demandas de trabalho. A análise da categoria “saúde mental durante a pandemia”, trouxe o reconhecimento de que a saúde mental dos professores já era um problema antes da pandemia e que a situação de isolamento social produziu mais agravos. E, a categoria “ações realizadas pela escola” descreveu a ação de formação organizada pelo Governo de Santa Catarina. Os resultados indicaram que houve agravos na saúde mental dos professores durante a pandemia. Por se tratar de um assunto recente, recomenda-se que estudos empíricos sejam realizados para a compreensão do fenômeno com base no contato direto com os professores.
Palavras-chave
Saúde mental, COVID-19, Docência