Os impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental do docente no contexto do ensino médio de escolas públicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-14

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Ribeiro, Suelenn Souza

Orientador

Silveira, Anderson da

Coorientador

Resumo

Desde março de 2020 a pandemia alterou o cotidiano das escolas, demandando a adaptação de metodologias de ensino que respeitassem o distanciamento social dos membros da comunidade escolar. Este estudo buscou identificar impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental dos professores do ensino médio de escolas públicas. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, exploratória, com delineamento de pesquisa bibliográfica. Foram analisados cinco artigos, uma nota técnica, um relatório e um livro que apresentaram como escopo o estudo dos impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental dos professores do ensino médio de escolas públicas. Após a leitura dos materiais foram elaboradas quatro categorias de análise. A análise categoria “uso de tecnologias” demonstrou que os professores tiveram que se adaptar ao uso de recursos tecnológicos durante a pandemia. A categoria “home office”, reuniu questões sobre a dificuldade dos professores conciliar o espaço da casa com as demandas de trabalho. A análise da categoria “saúde mental durante a pandemia”, trouxe o reconhecimento de que a saúde mental dos professores já era um problema antes da pandemia e que a situação de isolamento social produziu mais agravos. E, a categoria “ações realizadas pela escola” descreveu a ação de formação organizada pelo Governo de Santa Catarina. Os resultados indicaram que houve agravos na saúde mental dos professores durante a pandemia. Por se tratar de um assunto recente, recomenda-se que estudos empíricos sejam realizados para a compreensão do fenômeno com base no contato direto com os professores.

Palavras-chave

Saúde mental, COVID-19, Docência

Citação

Coleções