Atribuições da(o) psicóloga(o) escolar pela perspectiva de professoras(es) frente ao manual do Conselho Federal de Psicologia referente a lei nº 13.935: um estudo de caso
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Data
2021-12-05
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Vieira, Gabriella Caroline Rosa
Orientador
Bastos, Viviane
Coorientador
Resumo
Com a aprovação da Lei nº 13.935/19 novos cenários se instalaram na educação brasileira, em que, psicólogas(os) e assistentes sociais passaram a integrar a equipe multiprofissional da educação básica no Brasil. Este artigo apresenta uma pesquisa e seus resultados, que teve como objetivo avaliar a perspectiva de professores de ensino fundamental II de uma escola pública estadual da região de Palhoça diante das atribuições da psicóloga(o) escolar e educacional frente ao Conselho Federal de Psicologia. Com os seguintes objetivos específicos: identificar a contribuição da psicóloga(o) diante os processos de ensino aprendizagem e escolarização pela perspectiva de professores; identificar a contribuição da psicóloga(o) diante políticas públicas articulando com a comunidade pela perspectiva de professores; identificar a contribuição da psicóloga(o) diante escolarização e promoção de acessibilidade de crianças com necessidades especiais ou/e com deficiência pela perspectiva de professores.; identificar a contribuição da psicóloga(o) diante as atividades de articulação entre psicóloga(o), assistente sociais e equipe pedagógica para planejamento de intervenções educacionais e comunitárias e de formação continuada pela perspectiva de professores. A pesquisa foi de objetivo descritivo, de caráter qualitativo, de recorte transversal e delineamento de estudo de caso. Foram entrevistados 3 professores que aderiram ao convite de participação para esta pesquisa de uma escola da região de Palhoça, o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada e teve como análise dos dados coletados a análise de conteúdo de Bardin. Na análise de dados foi observado professores conscientes da necessidade do psicólogo escolar e educacional, porém, com dificuldade de identificar o limite da atuação do profissional, atribuindo então, uma postura de um profissional onipotente. O discurso dos professores contemplou todos os aspectos previsto pelo Manual sobre a atuação do psicólogo escolar e educacional, como também, atribuiu funções não previstas no Manual, como por exemplo; atendimento psicológico na modalidade psicoterápica para professores e equipe.
Palavras-chave
Psicologia escolar, Lei n° 13.935/19