Avaliação do Nível de Ansiedade em Adolescentes Vestibulandos em Tempos de Covid-19
Carregando...
Data
2021-12-04
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Lopes de Assis, Victor
de Jesus Alves, Caroline
Orientador
de Souza, André Luiz
Coorientador
Resumo
O vestibular é o caminho primordial para ingressar na universidade e corresponde a um período de grande importância para os jovens, pois exige dedicação e estudo, mas também pode colaborar para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade, por exemplo. O presente estudo teve por objetivo investigar a ansiedade em adolescentes que estão em fase de vestibular somados à época de pandemia da covid-19.
O método de pesquisa para este estudo foi realizado através dos bancos de dados: SciELO, LILACS e PePSIC. A seleção dos artigos foi direcionada através de alguns critérios de exclusão e inclusão e ao final foram selecionados 11 artigos.
Através da revisão da literatura foi possível observar que há prevalência de ansiedade em adolescentes vestibulandos e que não possuem amparo e direcionamento para suas tomadas de decisões, uma vez que o jovem, durante o pré-vestibular, sente-se pressionado e desamparado, tornando esse fato um gatilho e reforço para sintomas ansiosos e dificuldades de lidar frente a situação de prova. Os estudos também demonstram diferença significativa de ansiedade quando comparado ao gênero, sendo mais frequente em meninas.
Há escassez de estudos relacionados com o tempo de covid-19 e suas implicações no nível de ansiedade em vestibulandos, a pesquisa demonstrou a necessidade de investimentos em mais pesquisas sobre essa temática e cuidado com a saúde mental.
Palavras-chave
Pré- vestibular, adolescentes, ansiedade, avaliação, Covid-19