Avaliação do Nível de Ansiedade em Adolescentes Vestibulandos em Tempos de Covid-19

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-04

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Lopes de Assis, Victor
de Jesus Alves, Caroline

Orientador

de Souza, André Luiz

Coorientador

Resumo

O vestibular é o caminho primordial para ingressar na universidade e corresponde a um período de grande importância para os jovens, pois exige dedicação e estudo, mas também pode colaborar para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade, por exemplo. O presente estudo teve por objetivo investigar a ansiedade em adolescentes que estão em fase de vestibular somados à época de pandemia da covid-19. O método de pesquisa para este estudo foi realizado através dos bancos de dados: SciELO, LILACS e PePSIC. A seleção dos artigos foi direcionada através de alguns critérios de exclusão e inclusão e ao final foram selecionados 11 artigos. Através da revisão da literatura foi possível observar que há prevalência de ansiedade em adolescentes vestibulandos e que não possuem amparo e direcionamento para suas tomadas de decisões, uma vez que o jovem, durante o pré-vestibular, sente-se pressionado e desamparado, tornando esse fato um gatilho e reforço para sintomas ansiosos e dificuldades de lidar frente a situação de prova. Os estudos também demonstram diferença significativa de ansiedade quando comparado ao gênero, sendo mais frequente em meninas. Há escassez de estudos relacionados com o tempo de covid-19 e suas implicações no nível de ansiedade em vestibulandos, a pesquisa demonstrou a necessidade de investimentos em mais pesquisas sobre essa temática e cuidado com a saúde mental.

Palavras-chave

Pré- vestibular, adolescentes, ansiedade, avaliação, Covid-19

Citação

Coleções