Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 50
  • Monografia Acesso fechado
    Podcast: a ascensão na nova ferramenta no mercado e sua importância para o jornalismo
    (2023-12) FERNANDES, Maitê da Silva
    Este trabalho de conclusão de curso foi realizado em duas partes: teórica e prática. Sendo a primeira a conceitualização do jornalismo, radiojornalismo e podcast. Com base em pesquisas podemos perceber que o podcast está em ascensão no Brasil. Algumas discussões já existem sobre a nova ferramenta se tornar um gênero jornalístico, uma grande onda de expansão aos podcasts jornalísticos, porém o número de podcasts segue aumentando e nem sempre realizados por jornalistas, esse trabalho busca discutir a ascensão dessa ferramenta e de que maneiras isso pode ser positivo ou negativo, além de um proposta sobre o quanto é importante para o mercado de trabalho. A partir da parte teórica foi realizado um projeto prático de podcast com entrevistas com jornalistas que trabalham com o rádio, de onde surgiu a ideia de podcast, além de jornalistas que largaram suas posições em grandes emissoras para realizar esse tipo de trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    (in)formando: um podcast sobre fake news, política, vídeocast e responsabilidade de expressão
    (2023-12) MACHADO, Maria Eduarda Bittencourt
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender o impacto da desinformação veiculada em videocasts/podcasts em períodos eleitorais e as iniciativas para combater fake news. Trata-se de um trabalho dividido em duas partes, sendo uma teórica e outra prática. Na primeira faz-se uma reflexão sobre os impactos da desinformação política na sociedade e como os formatos de podcast e vídeocast podem ser ferramentas para a disseminação de informações falsas na internet. Dentre os autores utilizados para dar embasamento a este memorial descritivo estão Ricardo Gandour (2020), Matthew D'Ancona (2021), Rodrigo Tigre (2021) e Ivan Paganotti (2022). Para a parte prática foi produzido um podcast com entrevistas e profundidade para tratar sobre a realidade brasileira em relação à política e desinformação no ambiente digital, levando em consideração os podcasts/vídeocasts brasileiros, e como a legislação pode regulamentar a ambiente digital sem ferir direitos fundamentais da população, como a liberdade de expressão. Com este projeto prático pretende-se dar mais visibilidade para a discussão sobre a necessidade de regulamentação da mídia digital no Brasil e para os estudos científicos sobre podcasts e seus riscos e benefícios para a sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    Como a Zero Hora utiliza o TIKTOK para mobilizar a sua audiência
    (2023-12) BARBIERI, Juliana, JB
    O TikTok é uma rede social dedicada à publicação de vídeos lançada em 2016, devido ao seu grande crescimento durante a pandemia do Covid-19, o aplicativo alcançou diversos países e acolheu diversos nichos, chegando ao jornalismo mundial. O TikTok de GZH foi criado apenas em julho de 2022, sendo relativamente novo na plataforma e se descobrindo aos poucos, ele mudou muito neste um ano e meio, é possível perceber sua evolução ao longo desta análise. Este trabalho buscou descobrir como a zero hora utiliza o TikTok para mobilizar a sua audiência, para isso foram utilizados três metodologias: pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e observação participante. Foi possível entender como as redes de GZH funcionam de uma maneira interligada.
  • Monografia Acesso aberto
    Quem matou as crianças sem nome?: Um podcast de jornalismo narrativo sobre um crime que chocou o Rio Grande do Sul
    (2023-12) ALMEIDA, Patrick Raphael Leites de
    O objetivo geral deste Trabalho de Conclusão de Curso é produzir um Podcast de jornalismo narrativo sobre um crime que começou a ser investigado em setembro de 2017 quando partes dos corpos de duas crianças foram encontradas no município de Novo Hamburgo (RS). O referencial teórico deste Memorial Descritivo aborda temas como o sensacionalismo na mídia, muito presente no caso criminal abordado, o pânico moral, que entra na história quando um dos delegados que investigou o crime apresentou uma falsa história de ritual satânico que rapidamente foi aceita pelos veículos de comunicação e pelo público, além de tratar dos podcasts de crimes reais, que vêm se tornando cada vez mais comuns. O podcast seriado “Quem Matou as Crianças Sem Nome?” destrincha em quatro episódios a trama por meio de pesquisa de notícias e reportagens, entrevistas e documentos.
  • Monografia Acesso aberto
    Uma análise acerca do padrão estético estampado nas capas da revista Vogue Brasil e Estados Unidos ao longo de 131 anos
    (2023-12) GOMES, Amanda Pereira
    O objetivo deste trabalho é compreender como a revista Vogue representa as mulheres nas capas de suas edições. Para a realização desse estudo, foram feitas análises de três capas norte-americanas e três capas brasileiras por década desde a criação da Vogue em 1892. As pesquisas se deram por duas análises quantitativas das capas da Vogue dos Estados Unidos e Brasil, e uma análise qualitativa das capas da Vogue Brasil para entendimento do padrão estético estampado nas capas das revistas. Também foi feita uma análise diacrônica e uma análise de 18 capas brasileiras separadas por categorias: Mulher Objeto, Mulher Sensual e Mulher de Vanguarda. Os dados encontrados sugerem que as mulheres representadas pela Vogue brasileira e norte-americana são predominantemente brancas, magras, com traços faciais finos e seguem o padrão de beleza imposto pela sociedade de cada década de capa analisada.
  • Monografia Acesso aberto
    Mulheres no jornalismo esportivo: Um podcast em formato de reportagem sobre a atuação feminina na cobertura futebolística
    (2023-12) MARQUES, Gabrielen Oliveira de
    O objetivo geral deste trabalho é construir um podcast aplicando uma metodologia de entrevistas com jornalistas gaúchas que tenham relação com o meio futebolístico. Falar sobre a representatividade da mulher no jornalismo esportivo, visando compreender a participação, presença e visibilidade das mulheres nesse setor específico da mídia, como a cobertura de eventos esportivos, a presença em programas de televisão e rádio, a redação de matérias e reportagens esportivas, entre outros, entrando também nas questões de discriminação de gênero e as dificuldades que elas enfrentam. O objetivo de produzir o podcast é contribuir na conscientização sobre a importância da representatividade de gênero no jornalismo esportivo, assim como incentivar uma maior inclusão e igualdade de oportunidades para as mulheres nesse campo profissional. Nomes como Débora de Oliveira, Renata de Medeiros e Eduarda Streb aparecem no trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    As transformações no formato da notícia na era digital: um estudo de caso da Zero Hora impressa e GZH digital
    (2023-12) POLCHOWICZ, Jéssica
    As transformações no formato da notícia na era digital são cruciais para estabelecer uma conexão eficaz entre o texto e o leitor no ambiente online. Esse estudo de caso analisa o conteúdo de reportagens em suas versões impressa do jornal Zero Hora e digital GZH, em busca de compreender qual a transformação no desenvolvimento das notícias publicadas nas duas plataformas. Para tal, foram realizadas revisões bibliográficas relacionadas ao Jornalismo Pós-Industrial e as novas configurações no formato e distribuição de notícias; as características fundamentais do webjornalismo e uma breve observação das novas possibilidades e experiências relacionadas ao jornalismo na era digital. A coleta de dados revelou que, em sua maioria, a publicação online ainda deixa a desejar em aproveitar plenamente os recursos disponíveis, apontando para a necessidade de adaptações mais eficazes na apresentação de notícias na era digital. Assim esse trabalho, almeja incentivar a busca por aprimoramentos, visando uma comunicação online mais envolvente e eficaz. Diante desse contexto, a reflexão contínua sobre a integração efetiva das características do webjornalismo é essencial para o futuro da comunicação.
  • Monografia Acesso aberto
    Gatewatching: o papel do âncora no radiojornalismo na internet: um estudo do programa sala de redação
    (2023-12) MONTEIRO NETO, Ricardo Krieger
    Este trabalho visa passar uma visão sobre o momento que rádiojornalismo vive atualmente. O objeto de estudo desta pesquisa foi o programa Salda De Redação
  • Monografia Acesso aberto
    Identificados: Um podcast sobre o crescimento das rádiosidentificadas da mídias esportiva do Rio Grande do Sul
    (2023-12) FREITAS, Lucas Lopes de
    Este trabalho de conclusão do curso se resume em duas etapas, teórica e prática. Na parte teórica, o autor realizou uma análise sobre o jornalismo identificado no Rio Grande do Sul, onde é abordado o contexto histórico e estrutural do jornalismo gaúcho, passando pelo início do jornalismo tradicional até os dias atuais, com o avanço do jornalismo identificado. Já na parte prática, foi desenvolvido o podcast Identificados, separado em 10 episódios, abordando o cenário do jornalismo atual e o processo de se tornar um jornalista torcedor do clube do coração. O programa Identificados é a voz e a apresentação real do que a parte teórica quer mostrar, trazendo as experiências e dificuldades reais de trabalhar cobrindo a maior paixão do brasileiro, o futebol. As entrevistas mostram um pouco do desafio diário de quem convive e trabalha no jornalismo gaúcho atualmente, explicando que o mercado vive uma gigante transformação e como é difícil ser identificado, em um estado que vive apenas de dois grandes clubes.
  • Monografia Acesso fechado
    Depressão e como as narrativas de jogos eletrônicos auxiliam no tratamento
    (2023-12) STRASSBURGER, Johan da Rosa
    Neste trabalho de conclusão de curso, foi criado um podcast para responder à pergunta de como as narrativas de jogos eletrônicos apresentam essas questões relacionadas à saúde mental para os jogadores onde foi feita entrevistas com especialistas sobre o tema para compreender os ciclos de como a doença pode aparecer e se desenvolver. Também, este trabalho foi um estudo de como criar um podcast narrativo e tentar entender usas nuances e como todo o processo de criação, desde escolha temática, produção, como montar e fazer com que a narrativa proposta seja desenvolvida em prol de contar uma história ou apresentar um tema fora do que poderia ser abordado em podcasts convencionais.
  • Monografia Acesso fechado
    Interatividade do radiojornalismo e o uso do YouTube: Uma análise de conteúdo do programa Timeline da Rádio Gaúcha
    (2023-12) BORGES, Patrick Ecker
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o método de interatividade dos jornalistas do programa Timeline da Rádio Gaúcha a fim de compreender o tratamento dos profissionais com a interatividade do chat através da plataforma do YouTube. O objeto de estudo foram as checagens e análises da interatividade no programa no canal de GZH, onde ocorre de forma virtual no YouTube, além de entrevistas com os jornalistas e acompanhar o programa dentro do estúdio para complementar a pesquisa. Para embasar o conteúdo, o referencial teórico aborda conceitos como Webjornalismo, Rádio Digital e Rádio Expandido. Para isso, são utilizados autores como Canavilhas (2014), Ferrareto (2007) e Kischinhevsky (2016). Espera-se com esta pesquisa colaborar para que a interatividade das pessoas com os meios de comunicação seja cada vez maior.
  • Monografia Acesso aberto
    As lentes que a estética impõe: um podcast sobre os filtros de embelezamento do Instagram
    (2023-06-12) Santos, Bruna Oliveira dos
    Este projeto trata de um estudo sobre os filtros de embelezamento do aplicativo Instagram e como eles podem impactar na vida das pessoas em termos de saúde mental e autoestima. Para apresentar a descrição do processo de construção deste Trabalho de Conclusão de curso, este memorial descritivo desmembra o processo de estudo e pesquisa que traz referências sobre redes sociais, entrevistas, podcasts, entre outros. O problema que este trabalho visa entender é como os filtros de embelezamento do Instagram ajudam a reforçar os padrões estéticos e possivelmente possam vir a aumentar os distúrbios de imagem em mulheres que utilizam a ferramenta. Para tal, foram realizadas seis entrevistas com influenciadoras digitais e especialistas nas áreas de saúde e comunicação que possibilitaram compreender os fenômenos de aceitação pessoal, de onde partem os princípios dos filtros de embelezamento do Instagram e por quê muitas mulheres escolhem utilizálos. As entrevistas foram realizadas em formato de podcast, intitulado “As lentes que a estética impõe”, por meio dele os entrevistados irão dividir suas vivências, experiências e conhecimentos com o público, sobre este tema atual que mostra o impacto deste tipo de mídia na vida das pessoas.
  • Monografia Acesso aberto
    Imparcialidade no jornalismo político: Uma análise de conteúdo de capas da Revista Veja através das candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do país.
    (2023-06-14) Araujo, Josiele Caroline Chaves de
    Este trabalho de conclusão de curso analisa as capas da revista Veja em períodos de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, buscando compreender a imparcialidade dentro da editoria política da revista. Com os objetivos de analisar o jornalismo político como gênero jornalístico, compreender as características da capa de revista, refletir sobre as questões de parcialidade e imparcialidade no jornalismo e analisar as capas da revista Veja, limita-se a pesquisa aos anos de 2002, 2006 e 2022, focando nos anos que antecederam a vitória presidencial de Lula. Com isso, o problema da pesquisa se limita à compreensão da construção da revista Veja, baseando-se nas críticas do veículo ao personagem escolhido para esta monografia. Para isso, utiliza-se como metodologia a análise de conteúdo clássica juntamente com a análise semiótica de imagens paradas. A partir disso, é possível observar a existência de parcialidade dentro do veículo, visto que as capas analisadas contém não apenas informações, mas também ofensas e acusações à pessoa política e ao seu partido.
  • Monografia Acesso aberto
    Humor como estratégia de comunicação pública: Um estudo de caso sobre o perfil da Prefeitura Municipal de Canoas no Instagram
    (2023-06-27) Amaral, Gabriel Lemos do
    Este trabalho monográfico busca analisar o uso do humor como estratégia de Comunicação Pública nas redes sociais. O caminho seguido durante a pesquisa visa compreender se existe e qual o limite para uso de uma comunicação bem-humorada na hora de conversar diretamente com a população e informar importantes ações de governo. Com exemplos das Prefeituras Municipais de Canoas e Curitiba, o trabalho se debruça sobre publicações com repercussão positiva e negativa, buscando entender quais os contextos que fazem uma publicação ter maior aceitação ou rejeição por parte do público. Nesse sentido, a pesquisa busca apresentar caminhos para que um perfil oficial, responsável pela comunicação de um órgão público pode, mantendo um tom bem-humorado, possa melhorar seu engajamento e manter uma boa imagem perante o público.
  • Monografia Acesso aberto
    Fotografia e Labor: O que é o trabalho no centro de Porto Alegre?
    (2023-06-14) Trein, Frederico Tarasuk
    A união entre a fotografia e o mundo do trabalho não é uma novidade. Inúmeros são os trabalhos de fotógrafos que registraram cenas de trabalho e de trabalhadores desde a invenção das primeiras câmeras. Este trabalho prático de conclusão de curso explora o universo do trabalho e do trabalhador pelo prisma da fotografia, inserindo-se assim na área das Ciências Sociais aplicadas, no campo do jornalismo e editoração. Busca-se a produção de livro que irá contextualizar, informar e registrar o labor e o ato de laborar no centro da cidade de Porto Alegre. O resultado das captações e encontros feitos com os trabalhadores e seu trabalho pode ser conferido a partir da confecção de um fotolivro, com 28 fotos, retratando o mundo dos trabalhadores e do trabalho no centro da cidade de Porto Alegre. “Fotografia e Labor: O que é o trabalho no centro de Porto Alegre?” junta cenas de trabalho e retratos para tentar dar cara e voz às pessoas que, de certa forma, fazem a cidade funcionar e seguir sempre pulsante.
  • Monografia Acesso aberto
    Jornalismo na estante uma análise dos perfis da Revista Piauí, organizados no livro tempos instáveis
    (2023-06-10) Silva, Nicoli Silveira da
    A presente monografia se propõe a analisar os perfis da revista piauí, organizados no livro Tempos Instáveis, da editora Grupo Companhia das Letras. O objetivo principal do trabalho é identificar os elementos do Jornalismo Literário nos textos, a partir de categorias definidas por essa pesquisa – Humanização de personagem (HP); Reconstrução de cena (RC); imersão (I); Contextualização do passado (CP); e Personagens coadjuvantes (PC)-, e aplicá-los em um perfil autoral para experimentação desses recursos.
  • Monografia Acesso aberto
    Jornalismo de tabloide: a espetacularização da realeza britânica
    (2023-06-14) Luz, Mateus Feijó da
    O jornalismo de entretenimento ganha destaque ao abordar temas da cultura pop e celebridades. A presente monografia analisa como os paparazzi atuam na cobertura de celebridades em tabloides britânicos, como o The Sun e o Daily Mail, refletindo sobre ética e a forma como a família real britânica é retratada. Palavras-chave: Jornalismo de Tabloide; Família Real Britânica; Paparazzi; Daily Mail; The Sun.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A importância do fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa
    (2023-06-22) Cesa, Carolina Teixeira
    Este trabalho de conclusão de curso procura analisar a metodologia da Agência Lupa a fim de compreender o fact-checking no Brasil e a importância da prática para combater a desinformação. Trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem de caráter qualitativo. O objeto de estudo foram as checagens e verificações do site da agência, além de duas entrevistas com os jornalistas, para analisar como o jornalismo de checagem é feito e quais as dinâmicas do tipo ideal. Para embasar a pesquisa, o referencial teórico aborda conceitos como Webjornalismo, Pós-Verdade e o de Jornalismo de Checagem. Para isso, são utilizados autores como Canavilhas (2001), Mielniczuk (2003) , D'Ancona (2018) e Graves (2016). Espera-se com esta pesquisa colaborar com o jornalismo de checagem, uma prática recente no mundo.
  • Monografia Acesso aberto
    Mulheres empreendedoras e jornalismo: uma análise do caderno geração empreendedora do Jornal do Comércio
    (2023-06-22) Vargas, Cristiane Machado
    Esse trabalho possui como tema mulheres empreendedoras e jornalismo: uma análise do caderno Geração Empreendedora do Jornal do Comércio. O problema dessa monografia é entender como a mulher empreendedora gaúcha é retratada no caderno Geração Empreendedora do Jornal do Comércio? E possui como objetivo compreender como as mulheres empreendedoras gaúchas são retratadas pelas reportagens no caderno Geração Empreendedora do Jornal do Comércio. Os objetivos específicos são para conceituar empreendedorismo e empreendedorismo feminino e apresentar dados sobre o empreendedorismo feminino no Brasil e no Rio Grande do Sul. Analisar quais são as características próprias do empreendedorismo feminino. Conceituar jornalismo e jornalismo especializado e entender quais são as características do empreendedorismo feminino retratadas no caderno Geração Empreendedora do Jornal do Comércio. E verificar como os negócios de mulheres são apresentados no caderno fora do mês dedicado ao dia internacional da mulher (março). A metodologia é por análise de conteúdo, uma pesquisa bibliográfica e documental sendo a delimitação da pesquisa quantitativa e qualitativa. Onde foram analisadas as matérias do caderno Geração Empreendedora durante os meses de janeiro e fevereiro de 2023.
  • Monografia Acesso aberto
    Por trás das lentes os bastidores de uma grande reportagem
    (2023-06-12) Carvalho, Tatiane
    O presente trabalho de conclusão de curso tem caráter experimental e está dividido em duas partes: uma teórica e outra prática. Na primeira parte, apresenta a fundamentação teórica a respeito dos significados do que é uma grande reportagem, jornalismo x TV, os bastidores de uma grande reportagem, assim como o conceito de documentário, objetivo da segunda parte do trabalho. Já a parte prática, originou um documentário mostrando os bastidores de uma grande reportagem, no qual foram entrevistados funcionários da RBS TV que fazem parte da equipe responsável pela produção da reportagem em questão. O filme busca esclarecer o que acontece por trás das lentes, fases da reportagem que o público não vê, mostrando desde o porquê da escolha do tema para a grande reportagem e todos os processos que acontecem até o produto final que aparece para o telespectador.