Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 34
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comunicação da enfermagem na passagem de plantão: Revisão integrativa
    (2023-12) SOUZA, Renata Prestes de
    Introdução: A troca de plantão é um importante momento na assistência de enfermagem. Sendo ela a segunda meta internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que ocorra de maneira a efetiva comunicação e continuidade do cuidado sem gerar prejuízos no atendimento ao paciente. Objetivo: Conhecer as falhas que ocorrem na passagem de plantão. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Realizada por meios de buscas de artigos nas plataformas Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); e Banco de Dados em Enfermagem (BDEnf), essas acessadas por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: A amostra constitui-se de dez artigos publicados entre 2018 a 2022. Após análise minuciosa dos estudos, as informações foram discutidas e guiadas pelos principais fatores associados: falta de padronização da passagem de plantão, local inapropriado, excesso de informações, conversas paralelas, interrupções, baixo tom de voz, falta de clareza e objetividade, registros ilegíveis, atrasos e saídas antecipadas. Considerações finais: A falha na comunicação na passagem de plantão influencia diretamente na continuidade do cuidado ao paciente. É essencial a padronização do modelo SBAR e a educação continuada dos profissionais. Para que eles entendam a importância de uma passagem de plantão organizada e completa. Podendo evitar erros no cuidado ao paciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Abordagem dos Serviços de Saúde Perante a Ideação Suicida na Adolescência
    (2023-06-15) Almeida, Alan Santos
    Visto que a incidência de tentativas de suicídio tem aumentado com o passar dos anos, torna-se importante identificar e abordar casos de ideação suicida em adolescentes. Assim, esta revisão integrativa buscou compreender como é feita a identificação de ideação pela equipe de saúde em adolescentes. Foram utilizados os descritores Adolescência, Enfermagem e Suicídio nos bancos de dados: Base de Dados em Enfermagem, Biblioteca virtual em Saúde, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Portal de Revistas de Enfermagem, selecionando 6 artigos. Entende-se que identificar os sinais típicos de um paciente de risco é de fundamental importância para um início e uma primeira abordagem. Entretanto, a realidade dos profissionais da atenção primária ou emergencial, são o despreparo para abordar o tema com o público alvo, principalmente devido à falta de recursos e capacitação municipal. Porém, ainda que o cenário tenha seus desafios, existem uma gama de materiais de referência disponibilizados para o auxílio na avaliação, prevenção e tratamento de pacientes em ideação suicida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Associação dos medicamentos com o risco de queda na pessoa idosa: uma revisão integrativa
    (2023-06-14) Mayer, Ana Luísa
    O consumo excessivo de medicamentos por idosos aumenta o risco de quedas, causando problemas de saúde pública devido às fraturas e consequências fatais nessa faixa etária. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre consumo de medicamentos, especialmente a polifarmácia, e o risco de quedas, além da necessidade de incluir uma categoria farmacológica na avaliação desse risco. O método utilizado para o estudo foi o da revisão integrativa da literatura, seguindo seis etapas metodológicas, com busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram analisados dez artigos, provenientes de oito países, que confirmaram a associação entre polifarmácia, consumo de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos (PIMs) e o risco de quedas. Além disso, a descontinuação de anticolinérgicos e sedativos foi considerada viável para reduzir esse risco. Concluiu-se que avaliar cuidadosamente o consumo de PIMs e o número total de medicamentos utilizados por idosos é extremamente importante para avaliar precisamente o risco de quedas e prevenir incidentes e consequências negativas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação do enfermeiro na promoção do aleitamento materno em alojamento conjunto: uma revisão integrativa
    (2023-06-26) Antunes, Jéssica Rodrigues
    Objetivo: identificar na produção científica nacional a atuação do enfermeiro na promoção do aleitamento materno em alojamento conjunto. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, os estudos incluídos eram publicações de revistas de enfermagem, onde após a leitura foram selecionados 10 artigos Resultados: Artigos publicados no período de 2018 a 2022. As evidências foram sintetizadas em duas categorias: alojamento conjunto e amamentação; orientação da enfermagem quanto a amamentação. Conclusão: O enfermeiro consegue se conectar e/ou criar um vínculo com a puérpera, o que facilita a adesão à amamentação no alojamento conjunto, possuem o entendimento das estratégias do manejo clínico da amamentação, tais como ações de apoio à mulher com ênfase na atenção humanizada, respeitando a individualidade das mães.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Participação paterna no pré-Natal: Uma revisão integrativa
    (2023-06-15) Freire, Aline de Oliveira
    Objetivo: Analisar na literatura nacional a participação paterna durante o pré-natal. Método: Revisão integrativa realizada a partir das bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Bases de Dados de Enfermagem (BDENF); e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando-se os descritores: paternidade; gravidez; e cuidado pré-natal. A amostra constitui-se em oito artigos nacionais. Resultados: A partir da análise dos estudos a discussão foi conduzida em três temas: inclusão do pai no pré-natal; pré-natal do parceiro; e apoio emocional ao pai na gestação. Considerações finais: É escasso o conhecimento dos pais sobre o pré-natal, sobre o direito de acompanhar a gestante nas consultas e a realização de exames preventivos nessa ocasião. Recomenda-se que os profissionais de saúde ampliem seus conhecimentos acerca deste tema, e sugere-se à prática assistencial mais atualizações para que contribuam com maior participação paterna no pré-natal.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Complicações da oxigenação por membrana extracorpórea
    (2022-12-14) Nunes, Ingrid de Jesus
    Investigou-se quais as principais complicações associadas à oxigenação por membrana extracorpórea em adultos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os seguintes descritores: “Oxigenação por membrana extracorpórea” AND “complicações” AND “adulto”, selecionadas publicações entre 2021 e 2022; em português, inglês e espanhol; disponíveis online de maneira gratuita e completa; todas as categorias de estudo. Foram excluídos artigos duplicados; e que abordassem sobre crianças. As complicações mais frequentes apontadas pela literatura foram hemorragia intracraniana, hemorragia pulmonar, AVC isquêmico, eventos tromboembólicos, isquemia medular, plexopatia lombossacral secundária à hematoma retroperitoneal, síndrome de von Willebrand adquirida e insuficiência cardíaca transitória. A infecção por COVID-19 aumenta o risco de cada uma das complicações.
  • Monografia Acesso aberto
    Lesão por pressão em pediatria: uma revisão integrativa
    (2022-12-15) Silva, Vladimir da
    Introdução: As lesões por pressão são um dano localizado na pele ou tecidos moles subjacentes, tendo como causa os mais variados agentes, além de ser um indicativo ruim do atendimento prestado pela equipe de saúde responsável por estes pacientes ulcerados. Objetivo: Conhecer a produção científica de enfermagem sobre lesão por pressão em pediatria. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que ocorreu nos meses de agosto a setembro, sendo realizada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde e da Scielo. Inicialmente localizaram-se 114 produções científicas, que após um refinamento por meio da leitura minuciosa e aplicação de critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, a amostra constituiu-se em nove artigos. Resultados: O instrumento mais utilizado em pacientes pediátricos com lesão por pressão é a escala Braden Q. Evidenciou-se a necessidade da educação profissional e treinamentos para o cuidado a pacientes pediátricos com lesões ou risco para desenvolver lesões por pressão. Conclusão: O estudo permitiu conhecer a produção científica de enfermagem sobre lesões por pressões em pacientes pediátricos. Constatou-se a necessidade de mais estudos sobre o tema e conhecimento por parte dos profissionais de saúde envolvidos nesse contexto de cuidado, acerca da avaliação, tratamento e prevenção de lesões por pressão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ressuscitação cardiopulmonar em gestantes: revisão narrativa
    (2022-12-20) Alves, Letícia Drebes Saldanha
    A parada Cardiorrespiratória foi identificada como um evento inusitado na gestação, porém devastador. A reanimação Cardíaca gestacional é complexa, pois são duas vidas lutando pela sobrevivência, necessitando de uma equipe altamente treinada e operacional, para a realização de um atendimento humanizado e competente. Esta revisão narrativa tem o objetivo de conhecer na produção científica como ocorre a ressuscitação cardiopulmonar nas gestantes. A seleção das produções ocorreu por meio da biblioteca virtual da saúde e na Pubmed. Durante a busca na BVS foram encontradas 17 publicações que trataram como assunto principal a parada Cardiorrespiratória em gestantes. Na Pubmed foram encontradas 28 publicações. No total foram 43 publicações, encontradas sobre o tema estudado, que resultou em suas publicações para análise. Os estudos incluídos mostraram que a idade gestacional acometida variou entre 10 e 41 semanas de gestação, tendo como causas principais trauma, embolia pulmonar, fibrilação ventricular e atividade elétrica sem pulso. Foi destacado a importância do uso de placa para fornecer as compressões de alta qualidade, também o manejo de vias áreas, fibrilação quando apropriado e o deslocamento uterino esquerdo, em posição supina, utilizado como medida terapêutica adrenalina. O reconhecimento precoce da parada cardiopulmonar tem uma importância fundamental, pois pode obter um desfecho positivo para o binômio mãe-bebê.
  • Monografia Acesso aberto
    Covid-19 em crianças na produção científica de enfermagem: uma revisão integrativa
    (2022-12-13) Oliveira, Rita de Cassia Oliveira de
    Introdução: A pandemia da COVID-19 afetou diversos setores e públicos, sendo as crianças e mulheres os públicos mais vulneráveis às várias formas de violência e abuso. As crianças foram afetadas pelas medidas de prevenção, como a suspensão das aulas, às expondo mais às telas e desenvolvimento de distúrbios psicológicos e de comportamento. A enfermagem, por sua vez, tem um papel importante reconhecendo esses distúrbios tanto nas crianças quanto nos pais e cuidadores para orientar adequadamente cada família. Objetivo: Analisar a produção científica nacional de enfermagem sobre covid-19 em crianças. Método: Trata-se de uma revisão integrativa. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2022 por meio das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados de Enfermagem (BDEnf) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de inclusão foram: produções científicas que tratassem do tema COVID-19 na infância, publicados na íntegra, gratuitamente, no idioma português, entre os anos de 2019 e 2022. Excluiram-se: monografias, dissertações, teses, manuais técnicos, artigos não relacionados à questão norteadora, e artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: A amostra foi composta por 18 artigos. Os estudos desta revisão integrativa indicam que as crianças não são o foco de prevenção da COVID-19, mas elas sofreram as consequências do isolamento social prolongado, de maneira a apresentarem distúrbios psicológicos como ansiedade e distúrbios de comportamento. Quando a doença se manifesta nas crianças é comum ela apresentar sintomas leves como febre, tosse e sintomas gastrointestinais. As produções científicas também abordam aspectos que envolvem a equipe de enfermagem para o sucesso da assistência prestada. Conclusão: Pais e cuidadores, juntamente com a equipe de saúde, necessitam estar atentos aos sinais e sintomas que a criança pode apresentar, seja gripal ou algum distúrbio. Os enfermeiros têm um papel fundamental nessa identificação e na orientação das famílias quanto aos cuidados com as crianças com e sem necessidades especiais de saúde, mas para isso é preciso mapear a saúde mental da equipe para que esta demanda de trabalho seja possível. Descritores: COVID-19; Enfermagem pediátrica; Saúde da criança.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Medidas não farmacológicas e seus benefícios no alívio da dor crônica: revisão integrativa
    (2022-12-15) Zanette, Letícia Fernandes
    Introdução: A dor é conceituada como “Experiência sensorial e emocional desagradável associado ou semelhante a dano tecidual real ou possível”, sendo caracterizada como dor crônica aquela que ocorre por três meses do agravo, e para fins de estudo são seis meses. Para o tratamento da dor crônica, utilizam-se medicações farmacológicas como opióides, mas sabe-se que as mesmas podem causar reações adversas e dependência ao paciente. Objetivo: Identificar quais as medidas não farmacológicas e seus benefícios para alívio da dor crônica. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A seleção das produções ocorreu por meio da base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para a busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): "Terapias Complementares", "Dor Crônica" interligados pelo conector boleano AND. Foram encontrados no total 431 artigos . Resultados: A amostra final foi composta por 6 artigos. Os estudos analisados, sugerem que as técnicas não farmacológicas podem auxiliar no alívio da dor crônica. Alguns estudos no entanto divergem quanto à eficácia destes métodos e sugerem sua utilização em conjunto entre si ou com tratamentos farmacológicos. Conclusão: Conclui-se que a maior eficácia no alívio da dor crônica está relacionada à utilização em conjunto de tratamentos não farmacológicos ou com tratamentos farmacológicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O diagnóstico do câncer de mama na população feminina nas publicações brasileiras de enfermagem
    (2022-12-15) Soska, Alexandra Martinez
    O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Esta revisão integrativa tem o objetivo de identificar qual a tendência das publicações brasileiras de enfermagem acerca do diagnóstico do câncer de mama na população feminina. A seleção dos artigos ocorreu por meio da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram selecionas 68 títulos para análise, dos quais 14 incluíram-se na pesquisa para discussão. Evidenciou-se que a tendência das publicações analisadas retrata o perfil clínico e sobrevida das mulheres diagnosticadas com câncer de mama, os sentimentos referidos pelas mulheres perante o diagnóstico, a rede de apoio social, o cuidado recebido e a comunicação entre profissional e paciente. Conclui-se que o câncer acomete, em grande maioria, mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Os sentimentos mais referidos são medo, insegurança e negação. O apoio social em destaque é a família e os amigos, seguido da fé, grupos terapêuticos e a equipe de profissionais. A percepção das mulheres frente ao cuidado recebido foi positiva e nota-se algumas evidências negativas quanto a comunicação entre profissional e paciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A assistência de enfermagem ao paciente com transtorno de espectro autista
    (2022-10-24) Madruga, Jaqueline Duarte Azevedo
    A presente pesquisa tem o objetivoconhecer a importância da qualificação do enfermeiro na identificação de sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA).Método e resultados:Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, sendo analisados 07 estudos publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol; artigos originais e disponíveis na integra.Discussão:Os resultados foram organizados em 3 categorias: epidemiologia de casos do TEA, sinais e sintomas precoces do TEA e a importância do suporte familiar no desenvolvimento da criança com TEA.Conclusões:Os resultados denotam a importância de uma melhor capacitação dos profissionais da área da Saúde em relação a identificação dos sinais precoces e orientações mais efetivas para que se possibilite um superte e vínculo familiar mais coeso
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A terceira idade e os impactos da depressão: uma revisão integrativa
    (2022-12-13) Azevedo, Maria Jose da Silva Barros de
    A terceira idade engloba uma grande parte da população que necessita de maiores cuidados tendo em vista os sinais da depressão. Objetiva-se entender e conhecer na literatura os impactos que a depressão tem causado na população idosa. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura baseada em 5 artigos, que trazem os efeitos da depressão nesta idade mais avançada em relação à qualidade de vida. Os resultados evidenciaram um déficit no cuidado com pacientes idosos em diversos aspectos, notando impactos de fatores como isolamento social, incidência de abusos e diminuição da capacidade funcional. O estudo permitiu compreender as questões que impactam os idosos e influenciam para o desenvolvimento da depressão, incluindo fatores associados que podem ser melhorados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Repercussão da amamentação em gestantes e puérperas soropositivas: revisão integrativa da literatura
    (2022-12-19) Pimentel, Rafaela Linhares
    Introdução: A transmissão vertical do HIV ocorre quando há transmissão do vírus de mãe para filho durante a gravidez, parto ou na amamentação. As taxas de transmissão vertical vêm diminuindo devido à profilaxia antirretroviral para as gestantes e para os recém-nascidos, cesariana eletiva e a utilização de fórmula láctea em substituição a amamentação. A amamentação representa um símbolo da maternidade, e com isto, a sua inibição produz sentimentos de medo, negação, peso na consciência e constrangimento. Objetivo: Identificar quais as repercussões da amamentação em gestantes e puérperas soropositivas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde a seleção das produções ocorreu por meio das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Pubmed. Os descritores para busca no Pubmed foram: "Breast Feeding", "Acquired Immunodeficiency Syndrome", "Infectious Disease Transmission, Vertical" interligados pelo conector boleano AND e para a busca na BVS foram: "Aleitamento Materno", "Síndrome de Imunodeficiência Adquirida", "Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas", interligados pelo conector boleano AND. Resultados: Foram encontrados 149 artigos indexados na BVS e 134 no Pubmed. Foram incluídos 6 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. As principais repercussões encontradas foram os sentimentos de tristeza em não amamentar e o incômodo pelo enfaixamento das mamas. Conclusão: A restrição da amamentação por grande parte das gestantes ou puérperas foi de difícil aceitação. Evidencia-se a necessidade de um trabalho multidisciplinar, atuando de maneira empática e respeitosa, visando orientar e prevenir o agravo de danos psicológicos
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Fragilidades da equipe de enfermagem na intervenção de crises psiquiátricas: uma revisão bibliográfica
    (2022-12-15) Erthal, Amanda Marques
    Introdução: A necessidade de expor inseguranças da equipe de enfermagem a fim de uma melhora na intervenção durante uma crise psiquiátrica na assistência prestada. Objetivo: Identificar fragilidades e a necessidade de um atendimento baseado em técnicas científicas e humanizadas. Compreender fragilidades e incentivar a educação continuada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que ocorreu por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), resultando em publicações indexadas no Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências de Saúde (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Resultados e discussão: A partir da análise das informações foram separados em cinco tópicos para discussão, sendo eles: a conceitualização da saúde mental segundo a OMS; como era antes e como se tornou a saúde mental após a reforma psiquiátrica no Brasil; as crises psiquiátricas e os diferentes olhares de autores e profissionais de saúde; a humanização no cuidado e a importância do mesmo para o paciente mental; a fragilidade exposta pelos profissionais da saúde no manejo com pacientes psiquiátricos e suas crises. Considerações finais: A atuação da enfermagem mesmo após a Reforma Psiquiátrica continua sendo permeada por desafios. É necessário intervenção com capacitações e educação continuada para o melhor enfrentamento aos pacientes psiquiátricos e maior segurança e encorajamento de profissionais frente a uma crise.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Saúde mental no puerpério: uma revisão integrativa
    (2022-12-15) Fontana, Nathalia da Silva
    Atualmente existe um número significativo de mulheres no mundo que apresentam distúrbios psíquicos pós-parto. Destacando o Baby blues e a depressão, no presente trabalho iremos destacar a diferença destes dois distúrbios. que não atinge apenas a mãe, mas também o bebê e toda estrutura familiar, o assunto ainda continua sendo delicado e polêmico pois, muitos profissionais da saúde ainda desqualifica o assunto. O objetivo do trabalho é trazer consciência dessa realidade, que pode sim ser amenizada com ações preventivas quando é rapidamente reconhecida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do enfermeiro acerca de incidentes com medicamentos em unidades de terapia intensiva
    (2022-12) Bueno, Ingrid Jaíne da Silva
    A presente pesquisa tem o objetivo de identificar o papel do enfermeiro acerca dos incidentes com medicamentos em unidades de terapia intensiva. Método e resultados: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, sendo analisados 14 estudos publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol; artigos originais e disponíveis na íntegra. Discussão: A padronização de protocolos como a dupla checagem, nove certos, comunicação efetiva e a criação de novas barreiras para interceptação dos erros, a partir das iatrogenias cometidas, mostraram-se efetivas na redução dos eventos adversos, resultando em um cuidado mais seguro ao paciente. Conclusões: Sugere-se que se realize novas pesquisas, a fim de identificar se a notificação dos erros é realizada e mensurar a efetividade da abordagem utilizada para correção do mesmo. Descritores: erros de medicação; unidade de terapia intensiva; enfermagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação do enfermeiro nas medidas para prevenção da violência obstétrica: uma revisão integrativa
    (2022-12-19) Santos, Gisele Vieira
    Objetivo: Descrever conhecimentos sobre a importância da atuação do enfermeiro nas medidas para prevenção da violência obstétrica. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, na perspectiva de uma revisão integrativa, a busca de estudos ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2022, por meio da base de dados Scientific Electronic Library Online resultando em 01 artigo, e da plataforma Biblioteca Virtual em Saúde resultando em 18 artigos selecionados. Resultados: Os estudos incluídos nesta revisão foram publicados em revistas de enfermagem. As evidências foram sintetizadas em três eixos condutores: Manifestação da violência obstétrica no cotidiano assistencial; Percepções das mulheres sobre violência obstétrica; e A atuação do enfermeiro no enfrentamento da violência obstétrica. Conclusão: Ressalta-se a ampliação de ações e estudos que sensibilizem e orientem os enfermeiros quanto ao cuidado da gestante, como campanhas de prevenção e programas de capacitação profissional no contexto do pré-natal, parto e puerpério, objetivando o conhecimento e execução de boas práticas baseadas em evidências científicas, para fornecer uma assistência humanizada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Renimação cardiopulmonar neonatal: Uma revisão integrativa
    (2022-12-15) Ribeiro, Telmo William de Freitas
    Introdução: O enfermeiro é um dos principais profissionais que avalia o recém-nascido em sala de parto, frente a isso decide quais condutas devem ser adotadas, e quando ocorre uma parada cardiorrespiratória o enfermeiro e sua equipe devem estar preparados e qualificados para prestar o atendimento. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi conhecer a produção científica de enfermagem sobre reanimação neonatal. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nos meses agosto e setembro de 2022. Foram utilizadas as bases de dados: Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Bases de Dados de Enfermagem (BDENF); Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE); e Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed Resultados: Foram selecionados cinco artigos publicados nos últimos cinco anos. Por ser uma área bem específica dentro da enfermagem se esperava encontrar mais publicações sobre o tema abordado. Conclusão: Sugere-se que sejam realizadas mais investigações de enfermagem sobre essa temática, para melhor qualificação, entendimento e educação profissional sobre o assunto discutido.
  • Monografia Acesso aberto
    Assistência de enfermagem em saúde mental na estratégia de saúde da família: uma revisão integrativa
    (2022-12-18) Rodrigues Wagner, Laura
    Introdução: A necessidade de aprimoramento das técnicas na assistência de enfermagem no trato de pacientes com transtornos mentais com ênfase na estratégia da saúde da família. Objetivo: Identificar a assistência de enfermagem em saúde mental na estratégia de saúde da família. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada por meio da plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde no período de agosto a outubro de 2022. Foram incluídos artigos de pesquisas nacionais publicados nos últimos cinco anos, que analisassem a assistência de enfermagem em saúde mental na estratégia de saúde da família. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 09 artigos para a análise. Resultados: Os resultados obtidos foram agrupados e discutidos por meio das seguintes categorias: O papel do enfermeiro da estratégia da saúde da família com a saúde mental, o Apoio Matricial como agente facilitador e os principais desafios para a equipe de enfermagem. Conclusão: Apesar da implementação de novos métodos de cuidado no âmbito da assistência de enfermagem e da relevância de tais cuidados, ainda se mostra falha, devido, principalmente a falta de capacitação dos profissionais e os estigmas enfrentados na saúde mental.