Farmácia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 31
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atenção farmacêutica em pacientes com diabetes tipo 1 no Brasil: revisão bibliográfica
    (2023-12) ROSA, Jonathan Jones da
    O presente estudo investiga a temática da atenção farmacêutica direcionada a indivíduos diagnosticados com Diabetes Tipo 1 no contexto brasileiro. O Diabetes Tipo 1 é uma patologia crônica que requer uma abordagem interdisciplinar para seu manejo eficaz, enfatizando a relevância do farmacêutico como membro integral da equipe de saúde. A atenção farmacêutica assume uma função primordial na promoção da adesão terapêutica, no controle da glicemia e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes portadores de Diabetes Tipo 1. Este estudo investiga as práticas de atenção farmacêutica existentes no cenário brasileiro, analisa os desafios enfrentados tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais de saúde e propõe estratégias destinadas a aprimorar a prestação de serviços farmacêuticos no contexto do tratamento dessa condição médica. Fundamentado em uma revisão bibliográfica cuidadosa e em dados empíricos, esta pesquisa almeja proporcionar uma análise aprofundada da atenção farmacêutica aplicada ao Diabetes Tipo 1 no Brasil. Enfatizando o papel essencial do farmacêutico como componente integral da equipe de assistência à saúde e delineando abordagens visando a otimização da assistência farmacêutica e, consequentemente, a promoção de uma maior qualidade de vida para os pacientes afetados por essa enfermidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Os Benefícios e a Eficácia do Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Tratamento de Pacientes com Distúrbios Gastrointestinais
    (2023-12) RODRIGUES, Amanda Martins; WEBER, Ellen Marciele Schwendler
    Objetivos: Este estudo tem o objetivo de abordar evidências baseadas em artigos científicos que buscam encontrar os benefícios e comprovar a eficácia em relação ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos para o tratamentos de diversos distúrbios gastrointestinais que acometem milhares de pessoas no mundo todo. Métodos: Os métodos utilizados para estes ensaios foram ensaios clínicos randomizados (2013-2023), geralmente controlado por placebo e duplo cego, além de questionários para avaliar gravidade dos sintomas e frequência, e qualidade de vida, através de uma escala de pontuação. Resultados: No total foram encontrados 3892 estudos nas bases de dados Pubmed, Cochrane e Bvs. Ao utilizarmos o critério de elegibilidade e realizar as exclusões, somente 9 trabalhos foram selecionados para apreciação crítica. No total dos estudos selecionados, a amostra foi837 pacientes com diagnóstico de distúrbios gastrointestinais (síndrome do intestino irritável, disbiose do intestino delgado, doença do refluxo gastroesofágico, gastrite entre outros), com prevalência de pacientes do sexo feminino. Conclusão: Os ensaios mostraram que ao utilizar este tipo de tratamento houve uma melhora significativa com sucesso na maioria dos estudos, porém, para melhores resultados deverá haver ensaios maiores e de maior duração, para poder avaliar recidivas e resposta ao tratamento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto do uso da semaglutida no emagrecimento de pacientes com sobrepeso e obesidade
    (2023-12) FERREIRA, Brenda Romilda dos Santos; ALMEIDA, Eduarda Assis de
    Objetivo: O estudo tem como objetivo evidenciar por meio de uma revisão de literatura, o impacto do uso da semaglutida no emagrecimento de pacientes com sobrepeso e obesidade. Métodos: Foram inseridos estudos publicados nas bases de dados eletrônicas BVS, Pubmed, Scielo, e Cochrane, artigos com ensaios clínicos da medicação semaglutida a pesquisa foi realizada em artigos publicados em período de 5 anos. Resultados: Uns montantes de 33 estudos foram encontrados na base de dados, destes 8 foram selecionados para realização desta revisão com uma amostra de 8.236 pacientes que utilizaram a semaglutida para obter melhores resultados na perda de peso. Conclusão: Quando o uso da semaglutida ocorre de forma correta, e com mudança de estilo de vida os resultados são satisfatórios na perda de peso, e diminuindo as doenças e desencadeadas pela obesidade e sobrepeso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do farmacêutico nas orientações para o uso das profilaxias PREP e PEP ao vírus da imunodeficiência humana no Brasil: revisão bibliográfica
    (2023-12) BARCELLOS, Mirela Calgaro; PASSOS JUNIOR, Sergio Antonio Santos
    A presente revisão tem por objetivo principal evidenciar a importância da orientação farmacêutica para as profilaxias pré-exposição e pós exposição ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), bem como diferenciar HIV de AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) e explicar quais medicamentos e métodos são utilizados nestas profilaxias. Como metodologia utilizada, foi pesquisado palavras-chave nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), e Revistas Científicas Virtuais. Como critérios de inclusão, foram considerados: artigos com acesso gratuito em português e inglês relacionados ao assunto e artigos publicados há no máximo 10 anos. Pôde-se concluir com esta revisão bibliográfica, que o farmacêutico é essencial para as orientações aos pacientes portadores de HIV e graças a este profissional, o tratamento com PrEP e PEP tem sido cada vez mais exitoso, com cada vez menos abandono.
  • Monografia Acesso aberto
    Esquizofrenia: Teorias e Tratamentos: Uma Revisão da Literatura
    (2023-12) TURATTI, Paola; SOUZA, Giovana Garcia de
    A esquizofrenia é um distúrbio complexo com causa incerta. Existem muitas teorias sobre o desenvolvimento desta doença, sendo a hiperfunção dopaminérgica a mais aceita. Tanto componentes genéticos e ambientais são considerados na expressão da doença. Em razão disso, o tratamento farmacológico baseia-se em curar os sintomas e não da doença em si. O uso de antipsicóticos visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes para que possam se reabilitar a sociedade. Este artigo apresenta uma descrição da esquizofrenia, suas teorias e uma análise comparativa entre o uso do Haloperidol, medicamento típico, e da Risperidona, medicamento atípico, com base em estudos clínicos realizados com pacientes diagnósticados com esquizofrenia desde o primeiro episódio psicótico até três anos de tratamento. Concluiu-se que os estudos clínicos não apontam de forma conclusiva uma superioridade entre a Risperidona e o Haloperidol, mas que ambos são eficazes no tratamento da esquizofrenia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Serviços clinicos prestados pelo farmacêutico em farmacias e drogarias privadas
    (2023-12) SILVA, Daniele Cechin da; ROCHA, Juliana Santos
    Frente a importância e relevância da Farmácia Clínica e do papel do farmacêutico nesse novo contexto, as dificuldades existentes para a sua execução e implementação e à escassez de trabalhos que identifiquem e fomentem a execução da mesma, o objetivo deste trabalho é conhecer como a literatura se manifesta acerca dos serviços clínicos prestados pelo farmacêutico em farmácias e drogarias privadas. O método utilizado foi a revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Google Acadêmico. A grande maioria dos estudos destacou os principais serviços prestados, assim como a necessidade de que os estabelecimentos farmacêuticos estejam legalmente habilitados para oferecer os serviços clínicos. Evidenciouse, contudo, que ainda há um desconhecimento por parte dos pacientes quanto aos serviços que são prestados, assim como foi destacada a dificuldade de adaptação da farmácia à nova realidade de prestação de serviços clínicos, como a indisponibilidade de tempo, falta de experiência/conhecimento, falta de espaço físico, falta do autorreconhecimento como profissional de saúde e excesso de atividades adversas à Farmácia Clínica. Como não foram encontrados estudos de caso que apresentem resultados da implementação da Farmácia Clínica, sugere-se esse tema em estudos futuros, com análises quanli-quatitativas acerca da efetividade e assertividade da atuação do farmacêutico na prestação de serviços clínicos em farmácias e drogarias privadas.
  • Monografia Acesso aberto
    Reconciliação Medicamentosa a importância do Farmacêutico Clínico no Hospital: Revisão da Literatura
    (2023-12) KLEIN, Denise Cristina
    A inserção do farmacêutico no ambiente clínico busca melhorar os cuidados com a farmacoterapia. Utilizando métodos como a Reconciliação Medicamentosa, este profissional busca diminuir índices de interações entre medicamentos e erros de prescrição. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica para discutir sobre a avaliação da importância da reconciliação medicamentosa na prática da farmácia clínica em hospitais. O estudo trata de uma revisão de literatura realizada com busca de dados, considerando os estudos realizados em hospitais que oferecem o serviço de reconciliação medicamentosa no Brasil. Sobre as divergências encontradas nesta revisão, a omissão e dose errada foram as mais encontradas durante a avaliação. Concluindo-se que a reconciliação medicamentosa mostrou –se ser de suma importância na prática da farmácia clínica em hospitais no que se trata de segurança dos pacientes internados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização da vancomicina em pacientes internados em unidade de terapia intensiva: Uma revisão da literatura
    (2023-12) RAMOS, Juanize Michelin; DE NARDI, Léa Aparecida Bendik Rech
    O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca da utilização da vancomicina em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. No presente artigo foi feita uma análise da utilização da vancomicina, os desafios encontrados devido a sua janela terapêutica, nefrotoxicidade, resistência bacteriana e a utilização da dosagem de níveis séricos como ferramenta no controle de possíveis intercorrências. Os estudos também apontaram a importância do profissional farmacêutico atuando a frente das farmácias clínicas e hospitalares, tanto no tocante a legislação pertinente, quanto na solicitação, acompanhamento e análise de exames laboratoriais para o rastreio da eficácia da farmacoterapia e suas interações medicamentosas, com o objetivo de primar pelo uso racional de medicamentos e a segurança do paciente.
  • Monografia Acesso aberto
    O impacto da atenção farmacêutica em consultórios clínicos em drogarias: uma revisão da literatura
    (2023-12) PIRES, Sacha; SOUZA, Graziela Varga de
    A humanidade convive com muitos males, o que muitas vezes necessita de medicação, por isso o farmacêutico é de fundamental relevância quanto ao acompanhamento farmacoterapêutico, uma vez que o paciente necessita de cuidados e orientação quanto ao uso racional de medicamentos e hábitos de vida adequados para o controle de suas doenças. Segundo Silva et al., (2008), defendem que a dispensação de medicamentos deve ser o momento de relação estabelecida pelo profissional farmacêutico com o paciente ou o responsável por este onde se estabelece um diálogo com a intenção de interagir e introduzir informações sobre o tratamento e utilização dos medicamentos. Johnson & Bootman (1997), afirmam que se os farmacêuticos permanecerem disponíveis apenas para a função de dispensação, quase 60% dos pacientes não apresentariam problemas relacionados a medicamentos. Além disso, se todas as farmácias disponibilizassem o cuidado farmacêutico em todo seu período de funcionamento, 84% dos pacientes conseguiriam alcançar ótimos resultados terapêuticos. A prescrição farmacêutica através de consultório é um momento histórico para a profissão trazendo à tona o papel do farmacêutico para toda a população, o farmacêutico não é mais um indicador de medicamentos, é um profissional que auxilia na expectativa de tratamento. O artigo 2º da lei nº 13.021/14 descreve o papel do farmacêutico como orientador, visando assegurar a assistência terapêutica do paciente em tempo integral, portanto é essencial a presença do profissional desempenhando atividades farmacêuticas relacionadas aos medicamentos e insumos farmacêuticos, em todo período de funcionamento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relação entre fluoxetina e depressão: Uma revisão integrativa de literatura
    (2023-06-19) Marques, Mauri José Custódio
    A depressão é uma das doenças mentais mais frequentes, caracterizada por sintomas que incapacitam e diminuem a qualidade de vida das pessoas. Assim, para tratar esta doença, foi criado o Prozac® (cloridrato de fluoxetina), droga sintética da classe dos inibidores seletivos da receptação de serotonina, sendo o antidepressivo mais utilizado no Brasil e primeira escolha no tratamento da depressão. Seus efeitos adversos mais comuns são: náuseas, diarreia, dores de cabeça e tontura. O objetivo é relacionar o uso da fluoxetina no tratamento da depressão por meio de uma revisão de literatura. As bases de dados utilizadas foram Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e PERIÓDICOS CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os descritores utilizados foram “fluoxetina”, “depressão” e “efeitos adversos”. Os critérios de inclusão foram publicações que abordavam sobre a depressão associada ao uso de fluoxetina e seus eventos adversos. Excluíram-se os estudos que não condizem com os descritores e ao escopo do estudo, pois não havia correlação com o trabalho. Utilizaram-se artigos entre os anos de 2013 e 2023. Este estudo evidenciou as principais manifestações da depressão e o uso da fluoxetina com os principais efeitos clínicos, farmacocinética, farmacodinâmica, efeitos adversos e contraindicações. Concluiu-se que o tratamento para depressão com a fluoxetina se mostrou eficaz e muito utilizado entre os brasileiros adultos com grande potencial para novos estudos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do farmacêutico clínico na promoção da saúde e bem-estar do paciente
    (2023-06) Souza, Geverton Henrique Torres de
    Com as mudanças ocorridas na CBO (classificação brasileira de ocupações) no ano de 2013, que anteriormente restringiam o farmacêutico apenas duas ocupações (farmacêutico e farmacêutico bioquímico), se abre uma ampla gama de áreas onde o farmacêutico pode atuar como: farmacêutico, farmacêutico de alimentos, farmacêutico analista clínico, farmacêutico em práticas integrativas e complementares, farmacêutico em saúde pública, farmacêutico industrial, farmacêutico toxicologista e farmacêutico hospitalar e clínico. Além destas oito ocupações a CBO cita uma lista com mais cem outros títulos sinônimos. Muito além de burocracia, traz para os profissionais uma ressignificação de suas colocações em diferentes áreas, assim também facilitando um melhor posicionamento junto ao mercado de trabalho. Dentre estas diversas áreas de atuação, o farmacêutico hospitalar e clínico está inserido nos cuidados ao paciente acompanhando a administração correta dos medicamentos em prol da melhoria contínua da qualidade de vida, visando assim a promoção da saúde em um todo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Opióides: Tolerância e Dependência- Uma Revisão Bibliográfica
    (2023-06-14) Battaglin, Maria Eduarda da Rosa
    A dependência e a tolerância aos opioides são uma preocupação crescente de saúde pública ao redor do mundo. Os opioides são analgésicos comumente prescritos, mas também são usados para fins recreativos, o que pode levar à dependência e ao abuso. A dependência é caracterizada por uma série de comportamentos, pensamentos e sentimentos que levam a um forte desejo de usar a substância, mesmo quando prejudicial à saúde física, emocional, social e ocupacional do indivíduo. A tolerância, por sua vez, é a necessidade de aumentar a dose do medicamento para obter o mesmo efeito, o que leva ao aumento do risco de overdose e outros efeitos adversos. O desenvolvimento de dependência e tolerância aos opioides está associado a uma série de fatores, como predisposição genética, exposição prolongada à substância, uso recreativo, presença de transtornos psiquiátricos e uso concomitante de outras substâncias. O tratamento da dependência e tolerância a opioides envolve uma abordagem multidisciplinar que inclui desintoxicação, uso de medicamentos para reduzir a ansiedade e o desejo por substâncias, psicoterapia e apoio social.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atendimento pelo Farmacêutico em Farmácias e Drogarias Privadas
    (2023-06-12) Bueno, Diego Brezezinski
    O presente estudo teve como objetivo conhecer a prática profissional de farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias privadas, com ênfase no atendimento aos pacientes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, de abordagem qualitativa, cujo levantamento bibliográfico foi realizado através de pesquisa on-line, consultando-se as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Como resultados, evidenciou se que a atenção farmacêutica ainda não se dá de forma plena, haja vista que as farmácias e drogarias ainda são vistas como um comércio varejista de medicamentos, onde a atenção farmacêutica não é explorada no seu papel de assistência na promoção, proteção e recuperação da saúde. Alguns estudos apontaram a atuação do farmacêutico como satisfatória ou regular, o que vem ao encontro de uma visão ainda distorcida do papel do farmacêutico apenas como um atendente, quando, na verdade, ele é um prestador de serviços da saúde. Os estudos também apontarem a importância do profissional farmacêutico manter-se permanentemente atualizado, tanto no tocante a legislação pertinente, quanto a prescrição de medicamentos e a interação alimento medicamento. Como sugestão de trabalhos futuros, importante verificar o acesso dos pacientes ou usuários de medicamentos ao profissional farmacêutico, pois em nenhum dos estudos foi evidenciado que a atenção farmacêutica é disponibilizada para todos e em todos os momentos ou se o é apenas quando solicitada.
  • Monografia Acesso aberto
    Substâncias tópicas como alternativa ao uso de hidroquinona no tratamento do melasma: uma revisão bibliográfica
    (2023-06-14) Lima, Julianne
    O melasma é uma hiperpigmentação da pele caracterizada por manchas de tamanho, cor e formatos variados, ambos os sexos podem apresentar essas manchas, mas é mais observado em mulheres com distúrbios hormonais. Normalmente as manchas aparecem na face, podendo comprometer a estética e em alguns casos, desencadeia a baixa autoestima e dificuldade de interação com outras pessoas. Atualmente não se sabe a causa principal do melasma, que por sua vez é crônica, sendo assim, não tem cura. Desde a década de 50, o tratamento tópico mais recomendado é o uso de hidroquinona. A hidroquinona se usada por muito tempo ou de forma incorreta, pode ocasionar novas manchas de tamanho maior e cor mais escura, dificultando ainda mais o tratamento. Após observar os possíveis efeitos colaterais do uso de hidroquinona, a pesquisa por novos ativos tópicos com capacidade clareadora e despigmentante equivalente a hidroquinona vem avançando na indústria farmacêutica.
  • Monografia Acesso aberto
    A Cannabis Medicinal como medicamento no Brasil: uma revisão bibliográfica
    (2023-06-13) Oliveira, Bruno do Amaral
    A Cannabis sativa L. é uma planta medicinal, com diversas sub-espécies, já conhecida e domesticada pelos seres humanos há milênios, seus principais compostos são o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD). Trata-se de uma revisão da literatura com o objetivo de pesquisar e analisar o uso da Cannabis como medicamento fitoterápico em tratamentos terapêuticos de pacientes com as mais diversas patologias relatadas, na literatura científica do Brasil e internacional. O presente estudo traz uma revisão sobre o histórico da maconha, seu uso através dos tempos e das diferentes culturas, como planta medicinal, ritualística, celebrativa e recreativa. Analisando sua etnofarmacologia, esclarecendo seus aspectos botânicos, composição química e seu mecanismo de ação que está diretamente ligado ao recém descoberto sistema endocanabinoide, além de ressaltar a farmacologia dos fitocanabinoides presentes na planta e dos canabinoides endógenos. Entretanto, mesmo com a crescente abertura do campo científico para pesquisas sobre a planta de Cannabis e seus principais compostos, os canabinoides, e estas pesquisas revelam o potencial terapêutico da Cannabis, mais estudos e ensaios clínicos são fundamentais no sentido de elucidar o sistema endocanabinóide, e os efeitos benéficos e adversos associados ao uso da maconha como medicamento para garantir sua eficácia e segurança em tratamentos terapêuticos.
  • Monografia Acesso aberto
    Descarte incorreto de medicamentos e seus efeitos ambientais: uma revisão de literatura
    (2023-05-30) Esswein, Pamela Cristina Rupp
    Os medicamentos são ferramentas terapêuticas amplamente utilizadas atualmente, proporcionando benefícios significativos para aliviar doenças e melhorar a saúde das pessoas. E o uso de medicamentos tem aumentado globalmente, especialmente devido à automedicação. No entanto, o uso incorreto de medicamentos pode causar sérios problemas. Além disso, é preocupante observar que muitos medicamentos são descartados de maneira inadequada, poluindo o meio ambiente e expondo as pessoas a substâncias nocivas. Quando medicamentos são jogados no ralo ou vaso sanitário, podem contaminar corpos de água, prejudicando a vida aquática e contribuindo para o surgimento de bactérias resistentes e efeitos adversos em animais. Os sistemas convencionais de tratamento de águas residuais não conseguem remover efetivamente essas substâncias, sendo necessários métodos mais avançados de tratamento. Além dos impactos ambientais, o uso irracional de medicamentos sem prescrição médica pode causar envenenamento acidental e abuso. É importante descartar corretamente os medicamentos não utilizados e vencidos para evitar danos intencionais ou exposição acidental. Regulamentos e regras foram elaborados para o descarte adequado de medicamentos vencidos, e as farmácias geralmente possuem programas de descarte em conformidade com a legislação. Estudos e discussões adicionais como os relatados nesta revisão são necessários para conscientizar a população sobre o descarte adequado de medicamentos e os problemas associados ao uso incorreto e à poluição ambiental.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso de Benzodiazepínicos reduz a obtenção de ansiedade generalizada? uma revisão narrativa de literatura
    (2022-12-08) Carvalho, Luiza Arruda de
    O transtorno de ansiedade generalizada é descrito por sintomas ansiosos de preocupação e estão relacionados a sinais fisiológicos, como a hiperatividade. A preocupação com os benzodiazepínicos está relacionada com os eventos adversos causados pelo uso a longo prazo, acarretando em problemas de tolerância, dependência e crises de abstinência. Objetivo é relacionar o uso dos benzodiazepínicos com o diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada, por meio de uma revisão de literatura. Foram utilizadas as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e Google Acadêmico. Foram selecionadas publicações que abordavam sobre pacientes com ansiedade generalizada e os seus eventos adversos. Por outro lado, foram excluídos estudos que não condizem com os descritores e ao escopo do estudo, pois não havia correlação com o trabalho. Utilizaram-se artigos entre os anos de 2012 e 2022. Este trabalho elucidou as principais manifestações da ansiedade generalizada, principais efeitos clínicos, farmacocinética, farmacodinâmica, eventos adversos, contra indicações dos benzodiazepínicos e associação dos fármacos com a patologia. Enfatizaram-se as possíveis profilaxias e tratamentos já existentes para a ansiedade generalizada descritos na literatura.
  • Monografia Acesso aberto
    Processos de revestimento em comprimidos na indústria farmacêutica – revisão integrativa
    (2022-12-07) Morales, Josiane Dutra
    O revestimento de formas farmacêuticas sólidas é um processo bem estabelecido na indústria farmacêutica e vem evoluindo de maneira significativa nos últimos anos. O revestimento consiste em uma fina camada (em geral ao redor de 30 micras) de película baseada em polímero, através de equipamento de aspersão que atomiza a suspensão de revestimento, formando um spray. A partir disso, foram traçados os objetivos que permeariam a pesquisa na busca de informações nacionais e internacionais pertinentes ao tema, para o desenvolvimento de um projeto de qualidade. Realizou-se uma revisão integrativa de literatura com materiais publicados entre 2015 a 2022 consultados nas bases de dados: Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo, Google Acadêmico e nos comitês nacionais e internacionais de saúde. Para a busca serão utilizados os seguintes termos e combinações dos mesmos: Revestimento de comprimidos; 2) Formas farmacêuticas sólidas e os conectivos em inglês 1) Coating tablets; 2) Coating film; 3) Drug delivery sistems. A coleta de dados ocorreu no período de maio a outubro de 2022 com abordagem de artigos publicados nos últimos sete anos, ou seja, de 2012 a 2020. Identificou-se inicialmente 60 artigos, dos quais, 40 artigos foram selecionados para o integrar a pesquisa e destes, 09 artigos integraram os resultados, em que os mesmos dispunham de informações relevantes e atuais com despeito ao tema, ressaltando a exclusão de tccs, dissertações, teses e livros para os artigos integrantes dos resultados, viabilizando uma maior confiabilidade ao abordar apenas artigos publicados em periódicos confiáveis, sendo estes: 06 artigos publicados em revistas e 03 artigos publicado em jornais. Os resultados evidenciaram que o revestimento com películas é o mais empregado no processo, trazendo vantagens em relação ao revestimento comercial, ou seja, o tempo de cobertura, redução de materiais, mão de obra e ganho de peso do comprimido. Ressaltando a importância na escolha do polímero como os fatores ligados ao processo que são a temperatura, velocidade de rotação, entre outros. Por fim, destaca-se que os objetivos propostos foram atendidos, trazendo-se através das literaturas estudadas, informações e desdobramentos relevantes sobre o assunto.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Intoxicação por dieffenbachia SSP (comigo-ninguém-pode) em um cão – estudo de caso
    (2022-12) Martins, Pablo Pacheco
    A planta Dieffenbachia ssp conhecida popularmente por comigo-ninguém-pode, é um inimigo dos animais em lares domésticos, pois sua ingestão causa uma intoxicação por conter a presença de cristais de oxalato de cálcio localizado nas folhas em formato de ráfides e outras substâncias proteicas e não proteicas. A ingesta da planta causou edema de face e sialorreia ao cão, a tutora ao observar esse fato, levou imediatamente ao Complexo Médico Veterinário da UniRitter para receber atendimento de emergência e assim dar início o quanto antes ao tratamento.
  • Monografia Acesso fechado
    Benefícios da aplicação de procedimentos minimamente invasivos em paciente com histórico de transferência de músculo grande dorsal na face
    (2022-12-09) Bernardi, Bruna Elis
    O nervo facial é suscetível a lesões e à consequente paralisia facial. Na paralisia facial, dependendo do grau da lesão do nervo facial, ocorrem alterações nos músculos da mímica facial. Dentre os pacientes que procuram a redefinição do contorno facial muitos não aceitam ou não desejam a transferência muscular, por perceberem-na como invasiva. A transferência muscular também necessita de um tratamento pós operatório que demanda muitos cuidados para re-estabelecer a fisionomia natural. Este presente estudo visa analisar qualitativamente a eficiência de procedimentos minimamente invasivos como preenchedores e mesoterapia para auxiliar no aperfeiçoamento da redefinição dos contornos faciais. Trata-se da análise qualitativa de um protocolo abordado clinicamente para paciente com histórico de paralisia facial que se submeteu a procedimento cirúrgico de transferência de músculo grande dorsal na face. Os resultados desta analise denotam um desfecho satisfatório. Por meio do resultado atingido observou-se que uma abordagem de associações entre procedimentos (desoxicolato de sódio, hidroxiapatita de cálcio e Ácido hialurônico) demonstraram atingir os objetivos propostos clinicamente.