Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 30
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Esporotricose doença negligenciada no Estado do Rio de Janeiro: e novo tratamento para feridas cutâneas
    (2023-12) PIRES, Letícia da Silva; SANTOS, Lediane Leite dos
    Este trabalho tem como objetivo relatar a ocorrência da esporotricose felina e humana na área urbana do Rio de Janeiro e nova opção de tratamento complementar para esta doença negligenciada no estado. Metodologia: Ocorreu-se uma Análise exploratória de pesquisas sobre a esporotricose humana no estado do Rio de janeiro no período de 1997 até 2020, através de revisão bibliográfica sistêmica, fundamentado em base de dados como Scielo ( Scientific Eletronic Library Online), PubMed (U.S NationalLibrary of Medicine ). Resultados: Os estudos demonstraram que felinos domésticos são os que mais sofrem com a doença além dos humanos. Os Relatos de esporotricose eram esporádicos, entretanto nos últimos anos houve um crescimento exponencial, em humanos e felinos. Altos benefícios da ozonioterapia como tratamento complementar para feridas cutâneas. Conclusão: Os estudos demonstraram que a esporotricose é um problema de saúde pública, que requer sistematização de processos para defrontação desta problemática visando a contenção de possíveis surtos, a castração de felinos pode ser uma estratégia por meio de programas de conscientização sobre guarda responsável e educação em saúde, tratamento e acompanhamento dos positivados mais acessivelmente, além de novas formas de tratamentos alternativos para as lesões cutâneas causadas pela doença.
  • Monografia Acesso aberto
    Intoxicacação por automedicação
    (2023-12) RIBEIRO, Denise dos Santos; GAMA, Luiza dos Santos
    O objetivo deste estudo é discorrer sobre a intoxicação causada pela automedicação e os riscos que ela pode acarretar para a saúde. Foi realizado um estudo qualitativo de revisão bibliográfica da literatura, com pesquisa realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, SciELO e Google Scholar. A automedicação é um problema global e diz respeito ao consumo de medicamentos sem o acompanhamento e prescrição médica. A facilidade para comprar medicamentos sem prescrição médica, o uso indiscriminado dos medicamentos e por tempo além do necessário, levam à automedicação que pode causar riscos à saúde como reações adversas, intoxicações medicamentosas e até morte. Alguns dos sinais e sintomas de intoxicação por automedicamentos são: alterações dos sinais vitais, modificação no tamanho das pupilas, temperatura corporal elevada, sonolência, taquicardia, apneia, modificações na hidratação da pele e mucosas, peristaltismo e estado mental, mas podem ocorrer outros sinais e sintomas de acordo com a classe dos medicamentos. Ela pode ocorrer tanto em adultos (jovens e idosos) como em crianças, essas últimas na maioria das vezes por meio de seus pais e/ou responsáveis. Mas, todos eles apresentam o mesmo problema: a intoxicação medicamentosa por automedicação. Educar os profissionais de saúde para informar e orientar à população sobre o uso racional dos medicamentos, falar da importância da prescrição médica e sobre os riscos que a automedicação e a intoxicação medicamentosa podem causar, é a melhor forma diminuir essa prática e reduzir os casos de intoxicações, hospitalizações e até mortes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Resistência bacteriana por: Stenotrophomonas maltophilia
    (2023-12) PAULINO, Gabriel Menezes; COSTA, Mayara Oliveira
    A Stenotrophomonas maltophilia é um bacilo gram-negativo aeróbico e não fermentador de glicose, considerada um agente oportunista. Tendo um crescimento no ambiente hospitalar, mas precisamente nas UTIs, alcançando os pacientes que passam muito tempo no setor, por ter um crescimento favorável no trato respiratório, os pacientes dependentes de ventilação mecânica têm mais chances de serem infectados pela bactéria e podem chegar a óbito pois trata-se de uma bactéria multirresistente. Esse estudo é uma revisão bibliográfica narrativa referente a sua resistência com o objetivo geral de relatar sua resistência nas unidades de terapia intensiva (UTI). Para realização desse estudo foram utilizados artigos buscados no google acadêmico e Pub Med. Além de relatar sua resistência, o estudo busca os fatores de virulência, a suscetibilidade antimicrobiana e sua relação com a pneumonia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Implicações do uso da toxina botulínica tipo-A após a vacinação da COVID-19: uma revisão de literatura
    (2023-12) SILVA, Amanda Pereira da; SANTOS, Patricia Rosa Rodrigues; VASCONCELLOS, Sonia Rego
    A Toxina Botulínica Tipo-A (TBA) é natural da bactéria Clostridium botulinum, conhecida na área da estética pela marca (“Botox®”), indicada normalmente para tratamento de linhas de expressão e rugas, dentre outros procedimentos. Alguns estudos mostram que a TBA pode ser usada para fins estéticos, após vacinação contra COVID-19. A busca pelo padrão da beleza ideal, por meio da Toxina Botulínica Tipo-A (TBA) tem sido cada vez mais constante para a estética facial e corporal. Este artigo, intitulado “Implicações do uso da Toxina Botulínica Tipo-A após vacinação da COVID-19: uma revisão de literatura” surgiu de preocupações após a pandemia, no que concerne a correlação entre o uso da TBA e, as possíveis implicações após a vacinação contra o vírus SARS-CoV-2, levando em conta a segurança e a eficácia dessa toxina. O objetivo geral é compreender as possíveis implicações do uso da (TBA) em pessoas que foram submetidas à vacinação contra a COVID-19, a partir de revisão de literatura de artigos, já publicados, periódicos e plataformas oficiais, relacionados à temática da pesquisa, além de analisar, discutir e avaliar os riscos e benefícios pelo uso da TBA, levando em consideração melhoria da qualidade de vida, bem-estar e autoestima. O método se refere a uma pesquisa exploratória e bibliográfica, por ter os dados levantados a partir de material impresso. Está embasada em artigos publicados nas plataformas, Scielo, PubMed, Google Scholar, dos autores Bruna Bravo, Giana Frey, Kennya K. V. Vieira, dentre outros que se fizeram necessários. Concluiu-se que precisa de mais estudos para comprovar possíveis implicações do efeito da TBA em pacientes pós-vacinados contra a COVID-19.
  • Monografia Acesso aberto
    Caracterização in silico dos mecanismos de controle do estado redox de NAD em Drosophila melanogaster
    (2023-12) LUCIO, Thalita do Carmo
    A mitocôndria é uma organela que exerce papel fundamental na homeostase energética celular através da produção de adenosina trifosfato (ATP). Esta organela é constituída por uma membrana externa e outra interna, sendo esta última extremamente seletiva e que permite a entrada de solutos somente através de carreadores específicos. Embora existam mecanismos que transportem NAD+ para a matriz mitocondrial, o transporte de NADH é limitado pela inexistência de um carreador específico. Portanto, para que o potencial redox do NADH citosólico seja aproveitado na matriz mitocondrial, as células utilizam-se de vias cíclicas que regulam o equilíbrio redox citosólico e mitocondrial de NAD. Estas vias cíclicas são conhecidas como lançadeiras redox mitocondriais. As lançadeiras redox mitocondriais mais conhecidas na natureza são a glicerol-3-fosfato (GPSh) e a malato-aspartato (MASh) e juntamente com a enzima lactato desidrogenase (LDH), participam diretamente do controle do balanço redox de NAD citosólico e mitocondrial. No entanto, o conhecimento acerca das lançadeiras redox no organismo-modelo Drosphila melanogaster ainda é escasso. O presente projeto visa identificar e caracterizar os componentes moleculares pertencentes às lançadeiras GPSh e MASh, bem como da LDH da mosca D. melanogaster. Observamos que a D. melanogaster possui todos os componentes moleculares envolvidos em ambas as lançadeiras e duas isoformas de LDH. Algumas características importantes sobre estes mecanismos em D. melanogaster que diferem de outros organismos foram observados, tais como: i) a existência de três isoformas citosólicas (GPDH1, GPDH2 e GPDH3) e três mitocondriais (GPO1, GPO2 e GPO3) da enzima glicerol 3 fosfato desidrogenase; ii) a presença de uma única isoforma do carreador aspartato-glutamato (SLC25A12) e a ausência do seu parálogo (SLC25A13); iii) a existência de três potenciais isoformas do carreador malato-oxoglutarato (SLC25A11). Além disso, suspeitamos que haja uma especificidade tecidual no tipo de mecanismo envolvido no controle do estado redox de NAD neste organismo. Neste sentido, a busca dos componentes da GPSh e MASh e da LDH no banco de dados transcriptômicos a nível tecidual gerados pelo nosso laboratório (Metabofly) revelou que a expressão dos componentes da GPSh e MASh, mas não da LDH, é muito alta na cabeça e no tórax. Por outro lado, a expressão de todos os componentes das duas lançadeiras é bastante baixa no ovário, sendo a LDH nula. Isto sugere que o principal mecanismo de controle do estado redox de NAD no ovário seja mediado pela ação conjunta de GPSh e MASh. Curiosamente, no testículo a expressão de todos os componentes das duas lançadeiras é também bastante baixa mas a LDH é expressa em níveis muito altos. O conjunto dos resultados apresentados indica que as lançadeiras redox mitocondriais estão presentes em D. melanogaster e que há uma heterogeneidade tecidual nos mecanismos envolvidos no controle da homeostase redox de NAD neste modelo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A avalição laboratorial da hemostasia e coagulação como ferramenta diagnóstica de trombose venosa profunda nos membros inferiores
    (2023-12) OLIVEIRA, Anna Carolina Lopes dos Santos de; SOUZA, Isabelle Jesus Rodrigues de
    A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição caracterizada pela formação de trombos nas veias profundas, principalmente nos membros inferiores. Para o diagnóstico da TVP, podemos analisar os distúrbios da hemostasia e coagulação. O processo de coagulação envolve a hemostasia, anticoagulação e fibrinólise. Os exames laboratoriais voltados para a análise dos distúrbios da hemostasia e coagulação são contagem de plaquetas, teste de agregação plaquetárias, tempo de coagulação, tempo de tromboplastina parcial ativado, tempo de protrombina, dosagem de fibrinogênio, dosagem de antitrombina, dosagem da proteína C e S e dosagem do D-dímero. O objetivo desse trabalho é descrever o papel dos exames laboratoriais no diagnóstico da TVP, correlacionar as funções plaquetárias e os distúrbios da hemostasia e identificar os principais fatores de risco da trombose venosa profunda, explorando tratamentos e desdobramentos associados, usando como metodologia a realização de revisão integrativa, sendo utilizados como fonte de pesquisa artigos científicos disponibilizados nas plataformas PubMed, Google Acadêmico e Scielo. Concluímos através da análise dos artigos escolhidos que o exame de D-dímero se mostrou a melhor opção para diagnosticar a trombose venosa profunda.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão em clínicas estéticas
    (2023-12) SALDANHA, Ana Lídia Moreira; SILVA, Sara Beatriz de Jezuz da
    Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre metodologias usadas para a gestão eficiente de clínicas de estética. É abordado o crescimento significativo de empresas no mercado estético brasileiro em oposição à taxa de permanência delas por mais de 3 anos. Esses dados ressaltam a importância da utilização dessas ferramentas. O artigo propõe um protocolo para a abertura de clínicas estéticas, enfatizando a implementação de ferramentas de gestão da qualidade, como o ciclo PDCA. Ainda, detalha a elaboração de planos de negócios, exigências administrativas e legais, estrutura física, escolha de equipamentos e produtos, além de enfatizar a importância da análise contínua e tomada de decisões para a eficácia organizacional. Ferramentas como PDCA, diagrama de Pareto e diagrama de Ishikawa são sugeridas para promover a melhoria contínua. O estudo visa proporcionar um guia prático para profissionais que desejam ingressar e ter sucesso no mercado estético.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A perda de gordura e sustentação da face madura e preenchimento com ácido hialurônico
    (2023-12) ALARCÃO, Alessandra Cristina Santos de; JACOB, Miriam Martins
    Este presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende abordar o envelhecimento e os métodos mais atuais para volumização da face com Ácido Hialurônico, uma vez que, com o passar do tempo percebemos um rosto com caimento e consequente perda de contorno, condições que geram insatisfação e baixa estima nos pacientes/clientes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Eficiência do tratamento por ECMO para pacientes em falência repiratória grave por Covid-19: uma revisão bibliografica.
    (2023-12) REIS, Letícia Serbosa; VILLARINHO, Milena Pacheco
    Introdução: Durante os anos de 2020 a 2022 o mundo foi assolado pela instalação da pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, altamente virulento, caracterizado pela fácil transmissão, difícil controle e quadros respiratórios graves. A doença levou a medidas extremas como isolamento social, uso de máscaras PFF2 e inúmeras hospitalizações e resultantes óbitos. Uso de medicamentos, pronação e técnicas invasivas como a ventilação mecânica foram esgotadas no intuito de evitar que o cenário se tornasse irreversível. Entretanto, na piora extrema do paciente não responsivo aos tratamentos convencionais, a Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) se mostrou uma alternativa viável para recuperação de pacientes elegíveis à terapêutica. Objetivo: Este estudo objetiva dissertar acerca da eficácia da ECMOterapia durante a pandemia. Metodologia: Contribuíram ao total 27 trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023, em bases de dados como Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Publisher Medline (PubMed), que atenderam aos critérios estabelecidos para a pesquisa. Considerações finais: A presente revisão bibliográfica apurou que a ECMOterapia, apesar de altamente invasiva e, de demandar equipe treinada aliados à cuidados e monitorização 24 horas, mostrou-se capaz de contribuir para a recuperação dos pacientes críticos submetidos à terapêutica.
  • Monografia Acesso fechado
    Modelo de termo de consentimento livre e esclarecido de acordo com a Resolução CNS 466/2012
    (2023-12) MIRANDA, Isabelle Martins
    O presente trabalho tematiza o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido como Documento Essencial na Pesquisa Clínica. O objetivo é apresentar informações imprescindíveis que devem constar no documento, seguindo os princípios éticos na condução de um estudo clínico. Para entender a importância das informações inseridas no documento, foi necessário contextualizar a Pesquisa Clínica e apresentar os fatos históricos que estruturaram os aspectos regulatórios. A partir dos acontecimentos expostos, foi possível concluir que as normas estabelecidas garantem o cumprimento da ética na Pesquisa. O desenvolvimento do Código de Nuremberg fundamentou um dos princípios mais relevantes, o Consentimento Informado, que busca preservar a integridade e dignidade do ser humano e para cumprir com esse dever, é exigido a apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antecedente à condução de um estudo clínico. O documento deve esclarecer todas as etapas, atividades e avaliações que o participante será submetido, com linguagem de fácil entendimento e sem qualquer viés que implique na tomada de decisão do indivíduo. A estrutura e o conteúdo do documento devem garantir que o voluntário manifesta de maneira consciente e autônoma o desejo em participar da pesquisa. O TCLE deverá ser datado e assinado pelo voluntário de Pesquisa e pelo médico investigador principal do estudo em duas vias, uma delas será retida pelo Centro de Pesquisa e a outra ficará de posse do participante.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Leucemia mieloide aguda: do diagnóstico a remissão
    (2023-12) ALMEIDA, Helder César Oliveira de; SILVA, Luciana Chede Marques da; MIGUELES, Tamiris
    A Leucemia Mielóide Aguda é definida como uma neoplasia maligna através de uma propagação descontrolada de células hematopoiéticas progenitoras mieloides. Esta revisão integrativa aborda desde as causas até a remissão desta doença, que ocupa a décima posição nos tipos de câncer mais frequentes no Brasil, logo atrás do Linfoma não Hodgkin. O diagnóstico se inicia a partir de análises de sangue ou de medula óssea para a detecção de possíveis anomalias cromossômicas especificas. Exames para a determinação da morfologia são essenciais, sendo eles a imunofenotipagem por citometria de fluxo, avaliação citogenética e estudos de genética moleculares que irão auxiliar na identificação do tipo celular compreendido na leucemogênese. O diagnóstico preciso e rápido é fundamental para iniciar o tratamento correto e garantir as melhores chances de cura do paciente. A fase de indução do tratamento visa eliminar células leucêmicas até que não sejam mais detectáveis. Terapias intensivas como, quimioterapias pela ação das antraciclinas e as citarabinas são as mais comuns; a fase de consolidação tem como objetivo destruir células leucêmicas remanescentes, pode ser seguida por quimioterapia adicional e/ou em alguns casos, o transplante de células tronco; a fase de manutenção se faz necessária para evitar recaídas e manter a remissão da neoplasia, consolidando o prognóstico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação do perfil hormonal em mulheres obesas com infertilidade: impacto dos distúrbios metabólicos na saúde reprodutiva
    (2023-12) SILVA, Bárbara Fernandes da; MIRANDA, Beatrice dos Santos Costa; ALVES, João Vitor Pereira
    A obesidade, um problema global de saúde afetando mais de um bilhão de pessoas, está intrinsecamente ligada a uma série de comorbidades, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e problemas de saúde mental. Esse cenário de saúde pública é especialmente complexo para as mulheres, pois a obesidade também está relacionada à infertilidade, influenciando negativamente o equilíbrio hormonal, incluindo níveis elevados de estrogênio, andrógenos e insulina, juntamente com níveis reduzidos de hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), que prejudicam a fertilidade. O adiamento da maternidade devido à busca por igualdade de gênero e realizações pessoais e profissionais exacerbou esse problema, pois a idade reprodutiva está intimamente ligada à capacidade de concepção. Além disso, alterações na taxa de fecundidade ao longo do tempo, em parte devido à obesidade, afetaram a saúde reprodutiva. Compreender as complexas interações hormonais e metabólicas subjacentes à obesidade é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de tratamento, que incluem perda de peso por meio de mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, cirurgia bariátrica. Este estudo visa contribuir para essa compreensão e melhorar a saúde reprodutiva das mulheres.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Atividade autofágica e ação anti-inflamatória de Manilkara huberi
    (2023-12) LOREDO, Isadora Cunha
    A Manilkara huberi é uma planta de origem amazônica, cujo gênero apresenta propriedades antiinflamatória, anticancerígena, antioxidante e antiparasitária. Neste projeto avaliou-se o papel do seu extrato metanólico no modelo de colite experimental. Utilizou-se o modelo de colite induzida por dextran sulfato de sódio para a representação da doença inflamatória intestinal humana. Após seis dias de tratamento, em doses de 0,3mg/kg em dias alternados, os animais tratados apresentaram o aumento dos níveis de TGF-β e diminuição de IL-1β; diminuição dos níveis de óxido nítrico; ativação da via autofágica através da expressão de LC3; e recuperação da integridade da mucosa intestinal, vista por meio da colonoscopia. Portanto, os extratos oriundos dessa espécie vegetal poderão proporcionar subsídios para a elaboração de fitomedicamentos, além da identificação de novas moléculas isoladas com potencial anti-inflamatório.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância do diagnóstico genético na suspeita de diabetes MODY
    (2023-12) SANTANA, Ana Carolina Gervasio; FREITAS, Mariana da Silva de; BRANDÃO, Pablo Monteiro
    Maturity onset diabetes of the young (MODY) afeta pessoas antes dos 25 anos, com padrão de herança autossômica dominante, observando-se histórico familiar de diabetes em pelo menos 3 gerações antecedentes. MODY apresenta uma incidência de 2 a 5% de todos os diagnósticos de diabetes e estima-se que aproximadamente 50 a 90% dos casos de MODY são diagnosticados como Diabetes Mellitus tipo 1 e 2. A MODY ainda é desconhecida por número expressivo de profissionais da saúde, além de possuir sinais clínicos similares com a DMT1 e DMT2, impactando no tratamento, no diagnóstico e na qualidade de vida do portador. Os testes genéticos são essenciais para fechar o diagnóstico do paciente, através a metodologia de Sequenciamento de Próxima Geração (NGS), que consiste no sequenciamento massivo dos fragmentos de DNA, com painel de genes MODY, descrito como a melhor opção para a investigação da doença.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Bioestimulador de colágeno e sua eficácia no rejuvenescimento cutâneo
    (2023-12) MARTINS, Analu da Silva; SANTOS, Karolina da Silva; SÁ, Marilon Rodrigues
    Atualmente, observa-se o mercado da estética com grande oferta de procedimentos voltados para o rejuvenescimento, tendo o uso dos bioestimuladores de colágeno com esta finalidade. Ao longo do texto, foram explorados os principais aspectos relacionados ao envelhecimento da pele e uso dos bioestimuladores de colágeno, incluindo suas bases científicas, mecanismos de ação, tipos disponíveis, aplicações clínicas, complicações potenciais e áreas de pesquisa em destaque. A metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória com busca de artigos nas principais plataformas acadêmicas como Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. O objetivo deste trabalho se concentra em avaliar a eficácia dos bioestimuladores de colágeno no processo de rejuvenescimento facial. Assim, pode-se concluir que, os bioestimuladores de colágeno representam uma abordagem inovadora e eficaz para o rejuvenescimento da pele, com resultados notáveis e duradouros. No entanto, alguns artigos apresentavam conflitos de interesse, porém, artigos que comprovam alterações teciduais após a aplicação dos bioestimuladores de colágeno, através de figuras com resultados antes e depois dos tratamentos e, estudos clínicos e laboratoriais com essas substâncias, validam clinicamente sua eficácia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Alopécia androgenética feminina: uma revisão dos tratamentos mais utilizados no Brasil
    (2023-12) SANTOS, Heula Maia dos; XAVIER, Lorrana de Lima; COSTA E SILVA, Úrsula Moura
    Introdução: o aumento do número de mulheres cada vez mais jovens com queda capilar acentuada fez com que houvesse um aumento significativo da procura por tratamentos eficazes nas clínicas de estética, já que essa condição traz transtornos psicossociais importantes, impactando diretamente na autoestima feminina. Dessa forma, no presente artigo será realizada uma revisão dos tratamentos para alopécia androgénetica feminina no Brasil, onde foram observados resultados mais rápidos e de grande relevância. Objetivo: apresentar informações sobre a patogênese e as formas de tratamento da alopécia androgenética feminina no Brasil. Metodologia: os artigos revisados neste trabalho foram pesquisados na base de dados do Google Acadêmico e Pub Med, entre os anos 2013 e 2023. Conclusão: os tratamentos aqui publicados são os mais utilizados atualmente, acessíveis a população, com resultados relevantes e baixos índices de desconforto e efeitos adversos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Laser de Co2 no tratamento de cicatrizes
    (2023-12) BUSTAMENTE, Giuliana Leite Soares; REINALDO, Glauce Izidoro; COSTA, Maria Rita Souza
    Seja após uma cirurgia, queimadura e outros acidentes, acne, as cicatrizes podem ser adquiridas de diversas formas e podem afetar significativamente a qualidade de vida de quem as possui. Ao longo de anos, diversos estudos têm sido realizados com objetivo de aprimorar as técnicas que visam amenizar as marcas na pele e tem demonstrado que não existe receita pronta quando o assunto é tratar desse tipo de trauma e que, quando há o uso dos parâmetros corretos, pode-se obter bons resultados. O uso de alternativas menos invasivas, com recuperação menos demorada e com menos riscos de intercorrências pós procedimento, tem tornado a abordagem com lasers cada vez mais frequentes. Este trabalho tem como objetivo abordar os principais tipos de cicatrizes e demonstrar o mecanismo de ação dos lasers fracionados de CO2 e Erbium nesse tratamento, suas diferenças e como atuam em cada cicatriz. A metodologia utilizada foi revisão de literatura, com uma abordagem qualitativa, utilizando artigos publicados de 2003 a 2023, pesquisados no Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português e inglês. Por conta do seu mecanismo de ação que gera uma lesão térmica na pele sem causar danos aos tecidos adjacentes, o laser tem se mostrado uma boa opção quando se trata do tratamento de cicatrizes. Diante disso o estudo demonstrou que o laser de CO2 é eficaz no tratamento de cicatrizes devido ao seu estímulo de renovação celular e síntese de colágeno que melhora a estética da cicatriz e garante um bom resultado aos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do pré-natal e os marcadores para sífilis congênita
    (2023-12) SILVA, Beatriz Frinhani Pereira Domingues da; NEUMANN, Nicole da Silva
    O objetivo desta revisão bibliográfica é enfatizar a importância do pré-natal e o acompanhamento da gestante para a diminuição da incidência de sífilis congênita. Este artigo busca informações mais aprofundadas sobre a sífilis, sua detecção e tratamento, a fim de contribuir para elaboração de políticas públicas de saúde que possam atuar na prevenção da sífilis congênita. Para a seleção das produções científicas foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português e inglês no período de 2005 a 2023, disponíveis na íntegra e online nas bases de dados Scielo, Pubmed e Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados indicam que a maior incidência de sífilis adquirida vem através do homem, o principal transmissor em razão da relação sexual sem preservativos, por não terem conhecimento sobre a gravidade da doença e não realizarem exames regularmente. Algumas gestantes acabam descobrindo a infecção pela doença durante o pré-natal. Conclui-se que é de extrema importância a utilização de preservativos durante as relações sexuais e indispensável a realização do pré-natal para evitar a transmissão vertical para o feto.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Toxina botulínica: benefícios no tratamento da paralisia de Bell
    (2023-12) SANTOS, Juliana Alice Marques; BALTER, Rosilene da Silva
    A TXB-A (toxina botulínica) é obtida por meio da bactéria anaeróbica Clostridium botulinum, sua aplicabilidade é diversa, desde fins estéticos à reabilitação de pacientes com paralisia facial. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi verificar a importância e os efeitos da aplicação TXB-A em pacientes com paralisia de Bell. O artigo fomenta-se em publicações sobre o tema, disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico e Scientific Eletronic Livrary Online (Scielo), PubMed, Medline e Lilacs, preferencialmente entre o período de 2013 a 2023, tendo como termos correlatos: Toxina botulínica, assimetria facial, paralisia facial, paralisia de Bell, botox. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura com delineamento descritivo dos dados. Os resultados apontam que apesar de as pesquisas sobre TXB-A terem crescidos na última década, ainda se carece de publicações com estabelecimento de um protocolo padrão para aplicabilidade desta toxina no tratamento da paralisia de Bell. Todavia, ainda assim, com base nos resultados foi possível inferir que os efeitos validam seu uso para tal fim.
  • Monografia Acesso aberto
    Panorama da acupuntura estética no rejuvenescimento facial
    (0023-11) PESSOA, Guilherme Melo de; TAVARES, Ana Carolina Machado Vianna; AZEREDO, Laurielly Saraiva de
    A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) através da acupuntura demonstra há vários séculos a sua eficácia no tratamento de patologias, onde também é observado o seu benefício na área da estética. Este artigo tem como objetivo geral compreender a atuação do profissional da área de Biomedicina Estética na aplicação da técnica de acupuntura com fins estéticos na saúde da pele; como objetivo específico relatar os aspectos da Acupuntura, investigar sua contribuição na área de estética e analisar seus benefícios para o rejuvenescimento facial. Realizou-se uma revisão bibliográfica com o critério de abranger os trabalhos postados dos anos 1990 a 2023. O Biomédico possui o diferencial de compreender melhor as afecções e distúrbios que possam estar ocorrendo com o paciente. Conclui-se a melhora da qualidade da pele, da atenuação das rugas e linhas de expressão.