Ciências Econômicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 45
  • Monografia Acesso aberto
    O papel das criptomoedas e tecnologia blockchain na economia: desafios e oportunidades
    (2023-12) BRITO, Edjacson Cardoso; OLIVEIRA, Rodrigo Macedo; CAMPOS, Priscila Amaro
    Esse trabalho de conclusão de curso se propõe a abordar de forma sucinta o impacto das criptomoedas para o mercado financeiro e de capitais, explicando e analisando seu surgimento, evolução e influência nas finanças globais, além de sua percepção pela sociedade. O estudo busca explorar os aspectos técnicos, econômicos e regulatórios das criptomoedas e examina os desafios e eventuais oportunidades que elas venham a apresentar. Com a proposta de analisar sua relevância, discorrer sobre quais seriam os eventuais riscos, oportunidades, quais inovações traria, além de questões sobre legalidade, impactos sociais e de averiguar seu potencial para desestabilizar ou não mercados consolidados. No que diz respeito à metodologia, adotou-se no presente trabalho a forma qualitativa; no tocante aos meios, optou-se pelo método de entrevista e, por último, no que diz respeito aos fins, foi adotada a pesquisa exploratória com intenção de debruçar-se e esclarecer um tema relativamente novo, porém presente no cotidiano geral dessa nova geração.
  • Monografia Acesso aberto
    Os impactos multissetoriais do aprendizado de máquina na economia: um estudo de caso da Amazon entre 2014 e 2018
    (2023-12) PANCHORRA, Gabriel Lopes
    O estudo tem como objetivo principal compreender os impactos financeiros resultantes da integração do aprendizado de máquina nas operações e vendas da Amazon, enquanto investiga especificamente as tecnologias de aprendizado de máquina introduzidas, avalia os resultados dessa transformação para a Amazon e analisa os desafios econômicos e éticos decorrentes desse processo. Utilizando o estudo de caso da Amazon entre os anos de 2014 e 2018, identificaram-se resultados significativos que ressaltaram um notável crescimento financeiro. Esse crescimento se manifestou nos lucros da empresa, gerando impactos diretos no setor financeiro, além de um aumento substancial no patrimônio líquido, indicando efeitos claros no setor patrimonial. Paralelamente, observou-se um crescimento expressivo nas vendas, com consequências marcantes no setor comercial. O incremento dos valores das ações também foi notável, contribuindo para consolidar a confiança dos investidores e a posição da Amazon no mercado financeiro. Esses resultados revelam um impacto multissetorial da integração das tecnologias de aprendizado de máquina, indicando um potencial de crescimento contínuo em investimentos e resultados, especialmente em inteligência artificial. Esse potencial de desenvolvimento se estende para além dos setores financeiro, patrimonial e comercial, refletindo-se também em uma confiança cada vez mais sólida dos investidores, proporcionando um cenário de crescimento promissor para a empresa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A redução dos investimentos brasileiros pós crise de 2008
    (2023-12) ALVES, Daniel Araújo Affonso; FRANÇA, Débora Campos; ALMEIDA, Kessilin Mattos de
    Este estudo dedica-se a analisar o Investimento Direto no País (IDP) no contexto brasileiro após a crise financeira global de 2008, com o intuito de compreender as variações e tendências do IDP e como estas se correlacionam com as políticas econômicas implementadas pelo governo brasileiro visando a recuperação e o fortalecimento dos investimentos internacionais. Os objetivos específicos do estudo incluíram a apresentação e discussão dos indicadores econômicos do Brasil, tais como PIB, taxa de juros e de câmbio, além das entradas e saídas de investimento direto estrangeiro com base em dados do World Bank, IPEA e BCB. Além disso, procurou-se elucidar as principais medidas de estímulo econômico adotadas pelo governo e destacar a importância da intervenção estatal na economia durante tempos de crise, tudo isso suportado por uma análise bibliográfica robusta. As conclusões desta pesquisa evidenciam que o Brasil apresentou resiliência econômica após a crise de 2008, marcada por um crescimento do PIB e por uma retomada econômica sustentada pelo consumo doméstico e investimentos. O fluxo de IDE demonstrou ser crucial para o país, assegurando uma imagem de estabilidade e atraindo investidores estrangeiros, mesmo diante das oscilações de mercado. As políticas monetárias, em especial a gestão da taxa Selic e as flutuações cambiais, foram estratégicas para o equilíbrio inflacionário e estímulo ao crescimento, refletindo também a confiança dos investidores no país. A atuação governamental diante da crise, com estímulos econômicos e políticas de intervenção estatal, revelou uma capacidade estratégica de resposta e efetividade na atração de investimentos. Ações como reformulações regulatórias, desburocratização, incentivos fiscais e tributários, e parcerias público-privadas mostraram-se essenciais para estabelecer a confiança dos investidores internacionais.
  • Monografia Acesso aberto
    A correlação entre a taxa básica de juros e o crédito rural oferecido ao PRONAMP
    (2023-12) CORREA, Lucas da Silva
    O presente estudo visa analisar a correlação entre a taxa básica de juros e o crédito rural disponibilizado pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). A pesquisa busca entender como a variação da taxa de juros impacta o acesso ao crédito para agricultores de médio porte e quais são as implicações econômicas dessa relação. Realizamos análises estatísticas e uma revisão bibliográfica, considerando dados históricos da taxa básica de juros e do crédito rural no Pronamp. Os resultados indicam uma correlação negativa entre a taxa de juros e o acesso ao crédito, indicando que em períodos de taxas elevadas, o crédito torna-se mais oneroso e menos acessível aos agricultores. Assim, a relação entre taxa de juros e crédito rural no Pronamp destaca impactos econômicos significativos, resultando em um acesso restrito aos recursos financeiros por parte dos agricultores de médio porte. A compreensão desses fenômenos é crucial para a formulação de políticas que promovam o desenvolvimento sustentável no setor agrícola.
  • Monografia Acesso aberto
    O mercado de crédito privado brasileiro: a relevância dos FIDC´s e Securitizadoras no crescimento econômico do país
    (2023-12) FERREIRA, Pedro Gonçalves Emery
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto das operações de crédito lastreado em recebíveis nas micro e pequenas empresas do país, e consequente o efeito destas operações no crescimento econômico e desenvolvimento social brasileiro. Para tal utilizou-se uma pesquisa documental e descritiva, onde foram analisados a relevanância das micro e pequenas empresas no país e os tipos de crédito utilizados por estas. Também foi estudado sobre a distribuição do crédito no território brasileiro e os principais indicaroes econômicos e sociais entre as grandes regiões do Brasil. Com base nestes dados, foi confirmado a relevância destes dois portes de empresa na economia do país, na geração de renda e emprego. O trabalho atestou a baixa utilização do crédito lastreado em recebíveris entre as micro e pequenas empresas. Atenstou, ainda, a concentração do crédito entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste. Assim como os níveis de renda e desenvolvimento social são maiores nestas regiões. Portanto o trabalho conclui e agrega sobre quão fundamental é o crédito no dia a dia destas empresas e logo no desenvolvimento do país e sugere as operações de Risco Sacado, lastreado em empresas-âncora como uma forma de fomentar as micro e pequenas empresas no país.
  • Monografia Acesso aberto
    Radical x reformistas: a construção de um framework à partir dos luminares da economia comportamental
    (2023-12) PEREIRA, André Morgado; NUNES, Marcos Vinicios Penna; SANTOS, Pedro Henrique Martins
    Este trabalho explora os fundamentos da tomada de decisão humana, adotando uma abordagem qualitativa baseada nas perspectivas teóricas de Herbert Simon, Daniel Kahneman, Amos Tversky e Richard Thaler. A pesquisa busca compreender os elementos subjacentes ao processo de tomada de decisão, destacando teorias como a racionalidade limitada, vieses cognitivos, heurísticas e a economia comportamental. A metodologia empregada envolveu uma revisão detalhada da literatura produzida por esses renomados estudiosos, seguida por uma análise comparativa de suas teorias. Os resultados indicam pontos de convergência e divergência entre as teorias, enfatizando a importância de considerar a racionalidade limitada, vieses cognitivos e fatores comportamentais na tomada de decisão. A análise dos estudos de caso evidencia a influência desses elementos nas escolhas individuais e organizacionais. Este estudo ressalta a relevância das perspectivas de Simon, Kahneman, Tversky e Thaler na compreensão da tomada de decisão humana. As descobertas proporcionam insights valiosos para melhorar a qualidade dos processos decisórios, tanto em contextos pessoais quanto profissionais, e destacam a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para entender a complexidade desse fenômeno. Este estudo destaca a importância de integrar as perspectivas de diferentes teorias para uma compreensão abrangente da tomada de decisão. Além disso, ressalta a necessidade de investigações adicionais para aprofundar e expandir o conhecimento sobre os variados aspectos desse fenômeno humano.
  • Monografia Acesso aberto
    Finanças Comportamentais: uma investigação na Bolsa de valores durante o período pandêmico do Covid-19 no Brasil
    (2023-12) RITA FILHO, Carlos Vinícius; FELIPPE, João Vitor Braga; MOURA, Felipe da Silva
    Durante o período da pandemia, o mercado financeiro brasileiro testemunhou uma notável expansão no número de investidores, refletindo um aumento significativo no interesse e na participação. Esse aumento motivou uma exploração mais aprofundada neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tendo como objetivo central investigar os impactos das finanças comportamentais nas decisões de investimento na Bolsa de Valores do país durante o desafiador contexto da COVID-19. O propósito geral é compreender os padrões de comportamento exibidos pelos investidores e discernir os principais elementos que desempenharam um papel crucial na formação de suas escolhas financeiras em meio às complexidades deste cenário único e exigente. Entender essas dinâmicas contribui não apenas para o discurso acadêmico, mas também tem implicações práticas para compreender e navegar nos mercados financeiros em tempos de crise.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação financeira: uma análise frente a má utilização de crédito no Rio de Janeiro
    (2023-12) AZEVEDO, Danilo Lima de; FONSECA, João Pedro de Araújo; LEIRA, Manoela Moraes
    O objetivo desta pesquisa foi destacar a educação financeira em relação à má utilização de crédito no estado do Rio de Janeiro, mediante a análise de dados históricos e ações de diversas instituições correlacionadas ao tema. Na revisão bibliográfica, foram apresentadas iniciativas do governo para disseminar a educação financeira no Brasil, estatísticas sobre inadimplência no Rio de Janeiro e os mecanismos para contrair uma dívida. O método utilizado envolveu a aplicação de uma pesquisa quantitativa, na qual os respondentes participaram de um questionário abordando a frequência do uso do cartão de crédito, renda e idade. Além disso, a pesquisa foi conduzida no estado do Rio de Janeiro, por meio de perguntas fechadas aplicadas via um formulário online. Os resultados mais relevantes indicam que a educação financeira foi incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como tema transversal, o que a torna ineficaz, dada a sua adoção facultativa. Para alcançar maior efetividade, sugere-se que o tema torne-se obrigatório.
  • Monografia Acesso fechado
    Perspectivas discentes e o mercado de trabalho para ciências econômicas: um estudo de caso no IBMR
    (2023-12) MACHADO, Miguel Henrique Gonçalves
    Este documento é um estudo de pesquisa realizado com estudantes do curso de economia da Universidade IBMR no Rio de Janeiro. O estudo teve como objetivo entender as perspectivas desses discentes em relação ao mercado de trabalho e suas carreiras futuras. Esta pesquisa utilizou de um questionário para coletar dados de 20 estudantes nos 7º e 8º períodos do curso de economia. O estudo constatou que a maioria dos discentes tinha entre 18 e 24 anos e que havia mais estudantes do sexo masculino do que feminino. A principal motivação para escolher o curso de economia foi a identificação dos estudantes com o mercado de trabalho. Os discentes expressaram o desejo de trabalhar em áreas como economia de empresas, setor público, prestando concursos, e mercado financeiro. Quando perguntados sobre a importância de uma especialização para aumentar suas chances no mercado de trabalho, a maioria dos discentes não acreditava que teria um impacto significativo. Além disso, muitos dos discentes não sentiam-se totalmente preparados para entrar no mercado de trabalho após a formatura. Em termos de expectativas salariais, a maioria dos discentes estava otimista e esperava um salário acima de R$10.000. No entanto, houve uma variedade de expectativas, com alguns discentes esperando um salário entre R$2.000 e 3.999 e outros visando R$8.000 a 9.999. Finalmente, quando perguntados sobre a justiça dos requisitos quanto ao mercado de trabalho para recém-formados, a maioria dos estudantes sentiu que as exigências eram injustas. Em geral, o estudo fornece uma compreensão sobre as perspectivas e expectativas dos discentes de economia enquanto se preparam para entrar no mercado de trabalho. Os resultados sugerem que muitos discentes têm preocupações com sua desenvoltura para o mercado de trabalho e têm altas expectativas salariais. O estudo também destaca a necessidade de as universidades alinharem seu currículo com as demandas do mercado de trabalho e fornecer aos estudantes as habilidades e conhecimentos necessários para ter sucesso em sua área escolhida.
  • Monografia Acesso aberto
    A flutuação de preços e seus efeitos no mercado de laticínios no Brasil
    (2023-12) MARQUES, Luiz Gustavo Mendes
    Esta pesquisa visa analisar as instabilidades econômicas utilizando o mercado de laticínio como centro. A fragilização econômica é um evento que ocorre desde o início, independente do quanto a sociedade evolui, fator que até mesmo contribui para tal acontecimento. O mercado de lácteos possui uma gama imensa de produtos, cada um desses com seus próprios métodos de fabricação, porém todos possuem como sua matéria prima principal o leite. As flutuações de preço dentro do próprio setor e em setores diferentes que se interligam, tornam ainda maior essa variação que alcança desde os custos de produção até a chegada do produto. Mesmo com atitudes humanas possuindo um forte impacto nesse custeio, há situações que fogem completamente de suas mãos, sendo um dos principais, o clima. Até mesmo fatores esperados como tal podem afetar de maneira grotesca caso não haja o cuidado necessário para se “proteger”. Ainda com todos os fatores esperados, o risco do inesperado em uma economia tão instável é algo que assombra, eventos políticos ou climatização mais intensa que o normal são exemplos disso.
  • Monografia Acesso aberto
    Valuation por fluxo de caixa descontado e matriz de sensibilidade: um estudo de caso da Arezzo & Co
    (2023-12) DIAS, Lucas Barbosa da Ponte
    A presente pesquisa científica tem como objetivo analisar as demonstrações financeiras da Arezzo & Co, assim como o ambiente macroeconômico, a fim de projetar os fluxos de caixa livres sob a ótica da firma, e trazê-los a valor presente através de uma taxa de desconto, para, assim, realizar o processo de valuation e, posteriormente, reconhecer e analisar o comportamento dos valores teóricos justos através do usa da matriz de sensibilidade, sensibilizada pela taxa de desconto e pela taxa de crescimento na perpetuidade. Os dados históricos foram obtidos através do site de Relações com Investidores da empresa. Já os dados utilizados para fins de análises macroeconômicas e projeções foram retirados de órgãos públicos e privados que os disponibilizam gratuitamente para análises. Após a análise, constatou-se que os valores teóricos justos são bastante sensíveis as variações nas premissas usadas na matriz, sendo de extrema importância o uso da matriz de sensibilidade, a fim de tentar evitar subjetividades e entender o comportamento dos valores obtidos.
  • Monografia Acesso aberto
    A Economia Comportamental na tomada de decisões das classes sociais Brasileiras
    (2023-12) DUARTE , Élide Leão; SIMONIN, Thaylan Marcellus de Queiroz Siston
    Este estudo aborda a transição da visão tradicional dos economistas ortodoxos sobre o homo economicus para a visão da Economia Comportamental, essa por sua vez se utiliza de aspectos da psicologia e sociologia para entender o comportamento dos homo economicus. A pesquisa se propõe a responder à pergunta “De que forma a economia Comportamental esclarece as distinções das escolhas tomadas entre as classes socioeconômicas?”, para responder essa pergunta o trabalho busca estudar a estrutura das classes sociais no Brasil, descrever a influência da economia Comportamental nessas classes e analisar os dados à luz dos princípios da economia Comportamental. O referencial teórico explora diferentes perspectivas, desde as visões clássicas de Adam Smith e John Stuart Mil até teorias mais contemporâneas como a economia Comportamental. Destaca-se a diversidade de definições de classe social, que vão desde Marx até modelos mais complexos propostos por estudiosos como Pierre Bourdieu e Max Weber. Sobre a estrutura de classes sociais no Brasil são abordados diferentes modelos de estratificação social propostos por pesquisadores como Souza, Santos e Ribeiro, que se baseiam não somente em fatores econômicos, mas também em aspectos simbólicos e culturais que influenciam na diferenciação das classes. Os pressupostos econômicos acerca da tomada de decisão abordam diferentes teorias, desde a visão neoclássica da maximização da utilidade até a racionalidade limitada proposta por Herbert Simon e a influência do consumo e status na abordagem vebleniana. Quanto a metodologia, a pesquisa é quantitativa e exploratória, utilizando estudo de caso combinado com questionário. A seleção de dados tem como base as definições de classe social do IBGE, e o questionário procura entender o comportamento decisório frente a situação de hipotéticas.
  • Monografia Acesso aberto
    Endividamento do Governo Federal: uma análise dos pagamentos de precatórios judiciais
    (2023-12) CARMO, Gabriel Borsoi Maia do
    O pagamento de precatórios no Brasil deve ater-se para os liames estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, sob elaboração de orçamento a ser previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA). No ano de 2021, a PEC dos Precatórios e as EC’s n. 113 e 114, produziram alterações acerca da política de pagamento dos precatórios, o que pode ter favorecido ou não a redução da dívida pública dos entes federados, principalmente da dívida da União. Haja vista que os precatórios são títulos de dívidas do Estado legalmente constituídas. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os impactos dos precatórios no endividamento do Governo Federal. Utilizou-se das metodologias de revisão bibliográfica e de análise documental para fundamentar a pesquisa com resultados extraídos de estudos científicos, livros, legislações, jurisprudências, dados jornalísticos e estatísticos. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos descritivos e procedimento bibliográfico. Os resultados encontrados evidenciaram ineficiência das políticas orçamentárias para a redução da dívida pública da União, ocasionando assim o alto endividamento do Estado pela não quitação eficaz dos precatórios. Constatou-se que a PEC dos Precatórios e as EC’s n. 113 e 114/21 favoreceram a elevação da dívida pública dos precatórios por meio do método autorregressivo instituído. Conclui-se pela necessidade de adoção de políticas públicas mais eficazes para satisfazer aos interesses dos stakeholders envolvidos neste tipo de relação econômica – Estado, credores e sociedade –, evitando assim os efeitos deletérios futuros das políticas orçamentárias atualmente adotadas, a qual pode provocar uma crise fiscal na econômica nacional pela elevação dos juros públicos à médio e longo prazo.
  • Monografia Acesso aberto
    Implementação das criptomoedas: criptomoedas como reserva de valor
    (2023-12) SILVA, Felipe Carvalho Rodrigues da
    A crise de 2008 levou a uma pessoa ou um grupo de pessoas a criarem uma moeda alternativa que tem como objetivo ser segura, confiável e descentralizada totalmente virtual e finita, porém com tempo estas moedas estão sendo cada vez mais discutas em assuntos financeiros e políticos. O estudo técnico e de estrema importância para entender como o mercado de ações ou cripto funciona para ser possível através do passado entender o que pode acontecer no futuro e se o investimento seja ele a curto, médio ou longo prazo pode ser algo viável. Os países estão tentando alguma maneira de criar regulamentações para as moedas virtuais visando em aumentar a segurança dos investidores sem interferir muito no preço das criptomoedas. São os investidores que fazem o bitcoin e outras cripto ter o valor que elas tem muitas coisas influenciam na opinião de cada um para elas terem esse alto valor, cada uma dessas criptomoedas são únicas tem projetos e ideias própria desde defender causas naturais ou ate mesmo ser apenas uma alternativa para as pessoas.
  • Monografia Acesso aberto
    Uma análise dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) no mercado financeiro brasileiro
    (2023-12) FERREIRA, João Antônio Leite Soares
    Por meio da evolução no mercado de capitais, novas ferramentas de investimento foram desenvolvidas, entre elas os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). Instituído no começo do século XXI, os FIDCs representam um importante mecanismo de securitização de recebíveis, além de ser um importante instrumento de investimento no mercado financeiro brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho busca de forma clara e objetiva, analisar a evolução desta ferramenta de investimento, além de compreender de que forma este ativo funciona, explorando seus principais participantes e a relação envolvida entre eles. O estudo adotou uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, exploratório e bibliográfica. A metodologia escolhida se dá por conta de o objeto de pesquisa ser recente e pouco estudado academicamente. Os resultados obtidos concluíram que o instrumento de investimento teve uma expansão relevante desde a sua constituição e possui um potencial de crescimento significativo. Além disso, comprovamos que a relação entre os participantes é extremamente específica e relevante para o correto funcionamento do veículo.
  • Monografia Acesso aberto
    Perspectivas do mercado financeiro na avaliação das criptomoedas
    (2023-06-28) Bezerra, Igor Fellipe Marques
    Esse trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas do mercado financeiro na avaliação das criptomoedas. O sistema que armazena essas moedas virtuais chama-se blockchain, sendo criado para a descentralização das transações financeiras, segurança e privacidade das informações de seus usuários. Além de tratar-se de um meio de pagamento, as criptomoedas são utilizadas no mercado financeiro como investimento. A regulação do mercado de criptomoedas também será abordada neste trabalho, visto que é um grande desafio por ser um mercado descentralizado, não possuindo regulação estabelecida. O principal problema para a regulação do mercado de criptomoedas é como lidar com problemas de segurança cibernética e lavagem de dinheiro. Outro fato que atrapalha a adesão de novos investidores é a volatilidade nos preços desses ativos, por ainda se tratar de um mercado novo, qualquer incerteza ou principalmente quando acontecem às crises, esses ativos tem uma queda brusca em suas cotações, afastando investidores mais conservadores que migram seu capital para ativos mais “seguros” como o ouro, dólar e os títulos públicos.
  • Monografia Acesso aberto
    Do tripé macroeconômico a nova matriz econômica: uma visita ao passado recente
    (2023-07) Pinheiro, Daniel Silva; Soares, Victor Farias de Oliveira
    As medidas apresentadas pela então presidente Dilma, no início de seu segundo mandato, seriam conhecidas por Nova Matriz Econômica e tinham como objetivo retomar o crescimento sustentável da economia brasileira. Entretanto, essa agenda contrastou diretamente com as políticas neoliberais conhecidas como Tripé Macroeconômico, iniciadas durante o governo Fernando Henrique Cardoso e mantida na administração Lula, política essa que foi responsável por levar o país ao crescimento e mantê-lo, durante a primeira década do século XXI. Isto posto, o presente trabalho tem como objetivo visitar o passado e expor os acertos e erros das duas principais agendas econômicas adotadas pelo governo brasileiro entre 1995 e 2016.
  • Monografia Acesso aberto
    Perspectivas do comércio eletrônico no período pós-pandemia no Brasil: um estudo exploratório.
    (2023-06) Araujo, Wallace Soares de
    O presente trabalho acadêmico tem como objetivo realizar uma análise abrangente e embasada do impacto da pandemia da COVID-19 no comércio eletrônico brasileiro. Diante de um cenário desafiador e complexo, é essencial compreender as transformações e tendências que ocorreram nesse setor estratégico da economia. Para tanto, foram utilizados dados secundários provenientes de fontes confiáveis e renomadas, como relatórios e estudos reconhecidos, incluindo Conversion, Ebit | Nilsen com a Webshoppers e IBGE, entre outros. Ao investigar os fatores impulsionadores do crescimento do e-commerce durante a pandemia, como as medidas de distanciamento social e lockdown, foi possível identificar o aumento expressivo na demanda por compras online. Além disso, foram analisados os principais atores do mercado, como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Magazine Luiza, bem como seus respectivos rankings. O estudo também abordou os segmentos de mercado mais representativos, buscando compreender as nuances e particularidades desse contexto. Vale ressaltar que houve um incremento significativo de pessoas realizando suas primeiras compras online durante esse período desafiador. Assim, este trabalho apresenta uma análise consistente e relevante, embasada em dados confiáveis, que contribui para a compreensão do impacto da pandemia no comércio eletrônico brasileiro.
  • Monografia Acesso aberto
    Perspectivas do Valuation: um estudo de caso baseado nos preceitos do fluxo de caixa descontado
    (2023-06-29) Andrade Jr., Brunaldo Silva; Ururahy Filho, Julio Cezar de Oliveira
    O presente trabalho tem como objetivo calcular o valor justo das ações da empresa VIVARA S.A, por meio de Valuation, utilizando a técnica do Fluxo de Caixa Descontado (FCD). Os dados contábeis foram retirados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP), fornecidos no site de Relações com Investidores da própria empresa. Em seguida, foram realizadas projeções a fim de falar sobre Valuation, sobre a técnica de Fluxo de Caixa Descontado e sobre a história da firma. Além disso, foram realizados lançamentos para os próximos anos, com base no desempenho passado da firma e valores projetados nas Demonstrações de Resultado do Exercício (DRE) apresentados pela empresa. Compreendido com as premissas adotadas para o cálculo do Valuation, encontrou-se que a firma está sobreavaliada, ou seja, a sua cotação atual está superior ao valor intrínseco calculado pelo Fluxo de Caixa Descontado de acordo com sua geração de caixa futura.
  • Monografia Acesso aberto
    Sociedades anonimas de futebol: relação entre gestão e atração de investimento
    (2023-06-16) Costa, Natalia Bernardo da; Queiroz, Thiago da Costa
    Esta monografia estuda a evolução do futebol no Brasil desde sua chegada ainda no século XIX com clubes que já não existem mais e o desenvolvimento econômico dos times de pequeno, médio e grande porte brasileiros por meio de investimentos e como a falta de verba e sabedoria para utiliza-la afeta diversos clubes considerados grandes no cenário nacional. Abordaremos principalmente a abertura de Capital dos times que modificaram seus estatutos e passaram de associações para sociedades anônimas permitindo assim que investidores se tornassem “donos” do time e quitar as dívidas acumuladas ao longo dos anos com novos regimes tributários que permitiram e facilitaram tal quitação. A partir disso, iremos analisar a prospecção de futuro de novas SAF´s no Brasil, uma realidade que muitos clubes mesmo que não vendam suas ações para empresas de grande porte tendem a adotar e se é benéfico aos investidores aplicar seu dinheiro em clubes brasileiros visto o cenário de insegurança da moeda brasileira.