Educação Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Monografia Acesso fechado
    Análise da relação da prática de exercícios físicos no tratamento da depressão
    (2023-12) CONCEIÇÃO, Felipe Martinez da; ROCHA, Natasha Cavalcanti; MEIJINHOS, Pedro Henrique Lino Sarmento Guimarães
    O envelhecimento populacional é considerado um fenômeno global significativo. Devido ao elevado crescimento do topo da pirâmide etária em relação às demais, e do grande aumento dos casos de depressão no período pós COVID. Após a imposição do novo cenário, surge a necessidade de estudos para buscar a possibilidade de uma prevenção ou redução dos níveis de depressão, além da funcionalidade e autonomia nos idosos. Este estudo caracteriza-se como uma revisão sistematizada que tem como objetivo analisar, através da literatura, qual a relação da prática de exercícios físicos no tratamento da depressão. Este estudo teve como objetivo explorar e avaliar a eficácia da atividade física regular como intervenção para reduzir sintomas depressivos em idosos. As publicações foram selecionadas a partir das palavras chaves: depressão; qualidade de vida; idosos; exercício físico, as quais foram coletadas nas bases de dados dos sites Pubmed, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico, nos idiomas português e inglês. Os artigos selecionados abordam aspectos como a prevenção de sintomas depressivos, o treinamento de força, treinamento aeróbico, individuais e coletivos relacionados com a diminuição dos sintomas depressivos. Ao analisar os artigos foi possível compreender que tanto o treinamento resistido quanto o treinamento aeróbio produziram melhorias significativas como auxílio no tratamento da depressão em idosos. Esta revisão literária expressa a importância da prática regular de exercícios físicos para a melhora dos quadros depressivos que afetam não somente a terceira idade, mas também jovens e adultos.
  • Monografia Acesso fechado
    Benefícios do treinamento de força na gestação: revisão de literatura
    (2023-12) SILVA, Anderson Ferreira da Silva; RAMOS, Lorrana Alaides Delfino; PAIVA, Lucas Valério; PERROTA, Rodrigo Cinelli; anders
    As recomendações, de modo geral, são de que todos os adultos saudáveis pratiquem, pelo menos, de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana ou 60 minutos ou mais por dia, por pelo menos três vezes na semana.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância da recreação e os benefícios no desenvolvimento infantil
    (2023-12) VAZ NETO, Jorge Fabiano Rabello; RIBEIRO, Juliana Reusing Souza de Lima
    A recreação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando inúmeros benefícios para as crianças em várias áreas. Ela contribui para o crescimento físico, desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais e emocionais das crianças. Através de atividades recreativas, as crianças aprimoram suas habilidades motoras, promovem a saúde física, estimulam o raciocínio lógico e a criatividade, fortalecem habilidades sociais, desenvolvem empatia, e aprendem a lidar com suas emoções. Além disso, a recreação promove valores morais, éticos e a autonomia, bem como oferece diversão e relaxamento. Em resumo, a recreação é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para enfrentar desafios futuros com confiança e habilidade.
  • Monografia Acesso aberto
    A prática de exercícios físicos e melhoria na qualidade de vida dos diabéticos
    (2023-12) FREITAS FILHO, Edson Xavier de; REIS, Arielma Cardoso; ALVES, Marcus Vinicius Galdino; RIPARDO, Soraya Agostinho; CUNHA, Tassia Rodrigues
    A diabetes mellitus (DM) é baseado em três pilares: insulinoterapia, nutrição e prática regular de atividades físicas. Os exercícios físicos estão associados a demandas metabólicas que dependem as reservas de energia e o nível de condicionamento físico do indivíduo, e variam de acordo com as condições ambientais e intensidade, duração e tipo de exercício. Todos esses fatores, somados a eventuais dificuldades com as competições, exercem influência no metabolismo da glicose. A carreira atlética de indivíduos diabéticos é frequentemente prejudicada pelo risco de hipoglicemia durante e após o exercício, hiperglicemia frequente antes, durante e após certas atividades físicas, ocorrência de cetoacidose e presença de complicações microvasculares e macrovasculares crônicas. Os exercícios aeróbicos reduzem níveis de glicose no sangue, enquanto o exercício anaeróbico pode promover hiperglicemia transitória. Embora os indivíduos diabéticos podem alcançar a excelência no esporte, seu desempenho físico deve ser maximizado por um controle rigoroso da glicemia, modificações adequadas na dose de insulina no dia do exercício e ingestão nutricional adequada. Esta revisão discute o impacto do exercício físico no metabolismo da glicose, bem como considerações e estratégias nutricionais adequado à prática de exercícios físicos por pacientes com DM.
  • Monografia Acesso aberto
    Efeito da atividade física na prevenção de quedas na terceira idade: revisão da literatura.
    (2023-12) VENITO, Ana Luísa da Silva Venito; MENEZES, Leonardo Barroso de; REIS, Lorena Acácio Ferreira dos; BARROS, Luany Sousa Rodrigues; AGUIAR, Victória Cruz
    Introdução: O envelhecimento da população no geral é uma tendência natural, social, inevitável e mundial. Esse processo envolve algumas alterações fisiológicas involutivas no corpo, que levam a limitações e disfunções de alguns organismos. As quedas em idosos são muito prevalentes e suas causas têm múltiplos fatores associados, as quais corroboram com patologias e problemas graves de saúde, ademais contribui para morbidade, morte, imobilidade, hospitalização e entrada precoce em instalações de cuidados de longo prazo. Nesse contexto, o estudo trata-se de medidas preventivas e métodos adequados para reduzir essa ocorrência. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma revisão de literatura da influência da atividade física na prevenção de quedas em idosos, com intuito de avaliar os benefícios, os tipos de atividade mais eficazes e os fatores que podem influenciar na adesão dos idosos a programas de exercícios. Metodologia: Para alcançar este objetivo serão realizadas análises estatísticas e estudos de caso que contribuíram para uma compreensão mais aprofundada da relação entre atividade física e a prevenção de quedas na terceira idade. Os estudos foram consultados nas seguintes bases de dados: PubMed® e Scielo. Resultados: Verificou-se nos estudos selecionados que a prática de atividade física é fundamental e apresenta diversos benefícios como a melhora de força e resistência muscular, o equilíbrio, a mobilidade e a diminuição do medo de cair. Conclusão: Este trabalho fornece uma revisão abrangente das últimas pesquisas relevantes, com o objetivo de explorar o efeito direto e indireto da atividade física regular na prevenção de quedas em pessoas idosas. Ao analisar criticamente os estudos disponíveis, pretendemos proporcionar uma compreensão mais profunda e comunicada dos mecanismos e benefícios que a atividade física oferece como estratégia eficaz para promover a segurança e a qualidade de vida na população idosa.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância do profissional de Educação Física para um treinamento efetivo e prevenção de lesões
    (2023-12) GAMEIRO, Allan Salgado; HORTA, Júlia Caroline Leite; CARVALHO, Yasmim Esdras Bantim de
    Objetivo: Destacar a importância do profissional de Educação Física para a prescrição de treinamento individualizado e específico para cada indivíduo e sua finalidade, respeitando aspectos biológicos, fisiológicos, motores e biomecânicos. Apontar os riscos dos programas de treinamento comercializados na internet por ex-atletas e blogueiros fitness que não possuem a devida formação acadêmica e autorização no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Usando a metodologia de pesquisa qualitativa, embasada por um roteiro de entrevista composto por cinco perguntas, a fim de avaliar e comparar o nível de conhecimento entre Profissionais de Educação Física e ex-atletas e blogueiros fitness. Os resultados mostram que pouco conhecimento em aspectos básicos advindo dos ex-atletas e blogueiros fitness não formados em Educação Física evidenciam a falta de preparo seguro e responsável para a prescrição de um treinamento efetivo. Se concluiu que se sustenta a valorização do profissional de Educação Física como o principal agente responsável por um treinamento efetivo, baseado nos princípios do treinamento e conhecimentos específicos da área.
  • Monografia Acesso aberto
    Impacto do exercício físico sobre a saúde e qualidade de vida
    (2023-12) SCHETTINI, Juan Pablo Ilva; MOTTA, Leonardo Barroso; PINHEIRO, Nicholas da Silva; VICENTE, Talita de Souza
    A prática regular de exercícios físicos influencia positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. De acordo com diversos estudos, atividades físicas podem impactar não apenas a saúde física, mas também a saúde mental. Os benefícios vão desde a melhoria da aptidão cardiovascular, melhora do perfil lipídico, regulação da pressão arterial, controle do peso e prevenção a obesidade, além da redução do estresse e da ansiedade. No decorrer deste trabalho, apresentaremos evidências científicas que sustentam essa correlação, além de abordar os principais desafios e barreiras que dificultam a adesão ao estilo de vida mais ativo e propor estratégias eficazes para incentivar a adesão e a permanência em atividades físicas.
  • Monografia Acesso aberto
    Treinamento hipertrófico para mulheres pós-menopausa
    (2023-12) SILVA, Hellen Morellato Citeli da; SENNA, Vinicius; NUNES, Alessandro Barrozo
    Há durante o processo de menopausa uma perda considerável dos hormônios sexuais femininos, como o estrogênio, e esta perda leva a diversas consequências fisiológica como a diminuição significativa de massa muscular, maior degeneração do tecido ósseo, aumento no ganho de gordura principalmente abdominal, maiores riscos de infarto agudo do miocárdio, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo investigar como o treinamento hipertrófico beneficia mulheres que passam pelo período da menopausa, e quais as variáveis manipuláveis do treinamento para obter o melhor resultado. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados SciELO, PubMed e Google Acadêmico com as palavras de busca (‘climatério’ OR ‘menopausa’ OR ‘pós-menopausa’) AND (‘hipertrofia’ OR ‘treinamento de peso’ OR ‘hipertrófico’ OR ‘treinamento resistido’ OR ‘treinamento de força’ OR ‘musculação’ OR ‘treinamento contra resistência’) AND (‘mulheres’ OR ‘corpo feminino’ OR ‘idosas’). A partir das informações obtidas foi observado que o treino hipertrófico auxilia no controle de tais consequências. Para obter resultado é indicado prática regular de atividades físicas, com um treinamento de resistência com intensidade moderada e progressiva, além de treinamento de impacto com levantamento de peso combinado com exercicios aeróbicos. Concluímos que os benefícios do treino resistido combatem diretamente as complicações causadas pela menopausa e que com disciplina e acompanhamento de um profissional, não só é possível reverter tais sintomas como é indispensável para um envelhecimento funcional e saudável da mulher.
  • Monografia Acesso aberto
    Impacto do treinamento de força sobre a performance no triatlo e estratégias de prescrição
    (2023-12) GASPAR, Caio Gaspar de; PEREIRA, Gabriel Eduardo Albino
    Este TCC investiga o impacto do treinamento de força na performance dos atletas de triatlo, procurando estratégias para otimizar os benefícios desse tipo de treinamento. Com base em uma revisão, foram analisados estudos que examinam os efeitos do treinamento de força específico para triatletas nas disciplinas de natação, ciclismo e corrida. Os resultados indicam que a inclusão estratégica de sessões de treinamento de força pode melhorar não apenas a eficiência da pedalada e a economia na corrida, mas também previnir lesões, contribuindo para um desempenho global aprimorado no triatlo. Além disso, o trabalho aborda estratégias de prescrição, considerando a especificidade do treinamento de força para maximizar os benefícios e minimizar o risco de lesões. Este estudo destaca a importância do treinamento de força como um componente indispensável no programa de treinamento de triatletas. Objetivo: Mostrar estratégias do treinamento específico de força para triatletas. Metodologia: Revisão narrativa. Resultados: Um treinamento de força específico melhora a performance dos atletas nas modalidades do triatlo, e também ajuda na prevenção de lesões. Conclusão: O agachamento é o exercício mais completo para o ciclismo, pois engaja os principais músculos utilizados na modalidade e tem uma fase de força próxima ao ciclismo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A influência do treinamento combinado em gestantes
    (2022-06-21) Almeida, Matheus Ferreira Subtil de; Souza, Luciana dos Reis Albuquerque de
    A prática de exercícios físicos é importante durante toda a vida, pois tem um papel fundamental na manutenção da saúde e na prevenção de doenças. Durante a gravidez não é diferente. O exercício físico tem ganhado importância na vida das gestantes, devido aos benefícios apontados na literatura, não só para a futura mãe, mas também para o feto. Além do benefício à saúde, fisicamente falando, o exercício físico consegue gerar um efeito psicológico de diminuição do estresse e da ansiedade, além de evitar doenças crônicas no feto. O programa de treinamento, portanto, é uma excelente estratégia para a manutenção de uma gravidez saudável, porém são necessários planejamentos e cuidados por parte da gestante e do educador físico, sendo necessário adaptar os exercícios às mudanças fisiológicas que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação, respeitando as etapas da gravidez, especialmente nos primeiros três meses. A partir da revisão dos artigos, foi possível perceber que tanto o treinamento de força quanto o treinamento aeróbico são benéficos à saúde da gestante e do feto, porém ambos trabalhados de maneira combinada são ainda mais eficazes. Posto isso, será possível desenvolver e fortalecer tanto a estrutura musculoesquelética do corpo da gestante quanto a capacidade aeróbica da mesma.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do surf feminino profissional atual
    (2022-06-29) Nascimento, Mariana Vila Flor do; Wondrak, Matheus Proença
    O esporte sempre foi um ambiente associado à masculinidade, em que não se aceitava a participação feminina. O surf, principalmente por ser um esporte radical, seguia a mesma lógica, restando para as mulheres o papel de acompanhantes. Este trabalho buscou analisar a participação da mulher como atleta no surf. Foram selecionados artigos recentes e relevantes dentro da temática da participação feminina no surf, além de uma entrevista com Walter Paes, árbitro da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro. Muitos avanços foram conquistados. Em 2019, as mulheres passaram a receber a mesma quantia que os homens na premiação da WSL. Contudo ainda há uma grande discrepância no número de atletas femininas quando comparado aos atletas masculinos. Depois de toda análise, acreditamos que isso se deve à falta de representatividade, além da repressão, discriminação e preconceito sobre as mulheres, e também pela falta de eventos para as categorias de base femininas e ao menor investimento nas atletas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Treinamento Pliométrico e o Desempenho de Sprints em jogadores de futebol
    (2022-06-23) Freitas, Guilherme Cirilo de; Silva, Ronaldo Alves Bezerra da
    O Treinamento Pliométrico é utilizado na preparação física como recurso, nas diversas modalidades esportivas, tanto coletivas quanto individuais, pois o mesmo busca a melhoria da força e com isso promove a performance. No futebol o treinamento pliométrico tem se mostrado eficaz na melhora do desempenho de sprints de diversas distâncias em futebolistas. Este estudo tem como objetivo, buscar na literatura evidências que comprovem o desenvolvimento da melhora na capacidade de produção de sprints em jogadores de futebol.