Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Monografia Acesso fechado
    Reaproveitamento de Água condensada de Fancoils
    (2023-12) DIAS, João Vitor Piredda
    É grave a crise hídrica em que se encontra o mundo atualmente. Enormes demandas por água potável, poluições dos corpos hídricos, escassez de recursos e distribuição desigual de aquíferos são fatores que contribuem cada vez mais neste cenário. A fim de minimizar o impacto do consumo de água, são criadas e implementas diversas técnicas de reuso ao longo dos anos. O presente estudo surgiu com o objetivo de estudar e analisar a viabilidade técnica e econômica da reutilização da água condensada de aparelhos do tipo Fan-coils de uma fábrica multinacional do ramo farmacêutico. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, coleta e análise qualitativa e quantitativa da água residual das serpentinas e da bacia de torres, além de elaboração de um levantamento básico de encaminhamento de tubulações e pesquisa de preços para implementação do projeto. Nos quais foi possível comprovar a qualidade da água através de parâmetros fornecidos pela indústria objeto de estudo. Através de cálculos quantitativos e comparativos com o valor de água potável fornecido pela concessionária, foi possível chegar a um valor de payback de aproximadamente 1,42 anos e 5.995 m³ de água potável economizada por ano com a implementação do sistema.
  • Monografia Acesso fechado
    Diagnóstico de passagens em nível ferroviárias: análise das passagens em nível do Rio de Janeiro.
    (2023-12) OLIVEIRA, Vitor da Silva
    O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar três estudos de caso de passagens em nível do Rio de Janeiro, tendo como base o Manual Brasileiro de Sinalização e Trânsito – Volume IX, Cruzamentos Rodoferroviários, e explorando as normas ABNT NBR 7613 (2020) e ABNT NBR 15942 (2019). Para isso, serão realizadas análises de segurança, riscos e impactos ambientais das passagens em nível, a fim de avaliar a necessidade de eventuais melhorias e medidas de prevenção. Serão selecionadas três passagens em nível do Rio de Janeiro, para os estudos de caso, onde serão realizadas visitas técnicas e coletas de dados para a elaboração dos relatórios. A partir das informações coletadas, serão realizadas análises considerando os requisitos das normas ABNT NBR 7613 (2020) e ABNT NBR 15942 (2019). Com base nas análises, serão propostas possíveis melhorias e medidas preventivas para garantir a segurança dos usuários e o impacto mínimo ao meio ambiente. Serão elaborados relatórios técnicos para cada um dos casos estudados, apresentando as principais conclusões e recomendações. Por fim, serão apresentadas considerações finais, destacando a importância das normas de segurança e a necessidade de investimentos em infraestrutura para garantir a segurança dos usuários do transporte ferroviário.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise sobre o sistema construtivo de paredes de concreto moldados "in loco": comparação com alvenaria estrutural.
    (2023-12) COSTA, Djair de Lima; RODRIGUES, Edilson da Silva; SILVA , Felipe Moreira da; MARTINS , Matheus Amaral
    Esta pesquisa refere-se a análise das paredes de concreto moldadas “in loco”. Este estudo, tem como objetivo analisar prós e contras desse tipo de construção em comparação com o modelo construtivo de alvenaria estrutural, um método de construção em que as paredes de alvenaria são utilizadas como elementos estruturais.
  • Monografia Acesso aberto
    A eficácia da barreira dinâmica flexível para contenção de detritos e movimentos de massa
    (2023-12) RIBEIRO, Marcelo Vinícius Ferreira; RODRIGUES, Pablo Alves dos Santos
    Neste trabalho foi feito um estudo de caso e acompanhamento de instalação através de relatórios mensais e obtenção das especificações dos materiais utilizados nas instalações da barreira dinâmica flexível que vem sendo executada no Morro dois Irmãos – RJ, e através desses dados e visitas à região da instalação será executada a comprovação da eficácia deste modelo de contenção de detritos e deslizamento em geral. Também foram feitas comparações ao longo de todo o trabalho tanto com outras formas de contenção quanto com casos de barreira dinâmica flexível que hoje vem sendo bem executada em sua maioria na Europa em regiões de deslizamentos de neve. O estudo de caso foi apresentado de forma que os leitores possam avaliar todo o processo de instalação da barreira no maciço do Dois Irmãos e entender como é feito o projeto, escolha de material, instalação e manutenção dessa técnica construtiva. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar revisão sistemática de estudos que avaliaram a eficácia do uso da barreira dinâmica flexível através de relatórios e estudos de casos comparados com outras técnicas de contenções de deslizamentos de terra, de forma que ao final do trabalho fossem apontadas características tanto positivas quanto negativas a respeito desse método de contenção. Também foram apresentadas etapas e desafios de montagem do sistema de barreira dinâmica flexível. Metodologia: O estudo foi feito com base em análise de relatórios mensais obtidos, além de visitas contínuas ao local da obra no Morro Dois Irmãos – RJ onde conseguiu-se fazer as comparações e estudos necessários para avaliação do caso em questão. Estudos de caso onde as técnicas de Barreira dinâmica flexível já foram aplicadas na Europa também foram analisados e comparados com os relatórios deste estudo.
  • Monografia Acesso aberto
    Patologias em fachadas: a importância da engenharia diagnóstica na identificação e causas de patologias e a análise em edificação com preservação de fachada
    (2023-12) CELESTINO, Amanda Lopes; ANTONIO, Daniele Lameira; LOBO, Jheniffer de Abreu Domiciano; SILVA, Mariana da Cruz
    Este trabalho busca explorar a crucial contribuição da Engenharia Diagnóstica na identificação e compreensão das patologias em edificações, destacando a relevância da conservação de fachadas como elemento central para a preservação do patrimônio cultural. Utilizando um estudo de caso, a pesquisa se aprofundará na análise de uma fachada sob conservação por patrimônio cultural. O estudo de caso envolve uma fachada designada como patrimônio histórico-cultural. Esta análise abordará não apenas os aspectos técnicos da Engenharia Diagnóstica, mas também a interseção desses elementos com a preservação do valor cultural. A fachada em questão será explorada quanto às patologias identificadas, bem como os métodos de conservação adotados, visando não apenas a sustentabilidade estrutural, mas também a manutenção da identidade arquitetônica e cultural. Ao compreender as nuances desse estudo de caso, este trabalho pretende contribuir para o avanço do conhecimento na área de Engenharia Diagnóstica, ressaltando sua importância na preservação do patrimônio cultural e na sustentabilidade estrutural das edificações. O resultado final oferecerá uma visão abrangente das implicações práticas da Engenharia Diagnóstica na identificação de patologias em fachadas, promovendo a conscientização sobre a necessidade contínua de conservação em ambientes urbanos.
  • Monografia Acesso aberto
    Avaliação de patologia nas edificações
    (2023-06-29) Martins, Larissa Alves Ferreira; Pacobahyba, Bruno de Menezes; Gouveia, Vinicius Braga
    TCC para de curso de Engenharia Civil, AVALIAÇÃO DE PATOLOGIA NAS EDIFICAÇÕES através de proposta de aplicação como ferramenta.
  • Monografia Acesso aberto
    Manifestações patológicas e o programa de manutenção nas estruturas de concreto armado em edifício residenciais e comerciais
    (2023-06-27) Patrício, Danilo; Chagas, Leonardo Daltro
    As manifestações patológicas em estruturas de concreto armado em edifícios residenciais e comerciais são bastantes recorrentes devido as inúmeras falhas que podem ocorrer tanto nas etapas de projeto, durante a obra, pela utilização errada de materiais quanto pela mão de obra desqualificada e geralmente na má utilização da edificação pelos usuários. A falta de um plano de manutenção preventivo eficaz contribui com a negligência do estado das estruturas de concreto armado das edificações. Este trabalho apresenta as principais causas e origens das manifestações patológicas mais comuns encontradas no dia a dia, bem como a importância da rotina de checagem, acompanhamento e manutenção periódica nas estruturas de concreto armado, mostrando a importância dessas ações relacionadas com o aumento da vida útil das estruturas. Além disso, o trabalho produzirá um checklist que ajudará os mais leigos poderem acompanhar e inspecionar tais patologias antes de contratar um profissional habilitado para um estudo mais aprofundado com posterior manutenção, se necessário.