Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 32
  • Monografia Acesso aberto
    Atuação do enfermeiro na prevenção de saúde sexual de adolescentes em vulnerabilidade
    (2023-12) SOUZA, Larissa da Silva Medeiros de; SILVA, Isabela Pereira Nepomoceno e; SILVA, Everson José Barbosa da
    Objetivo: Abordar a atuação do enfermeiro na prevenção de saúde sexual de adolescentes em vulnerabilidade. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa, que se refere a pesquisa teórica e análise metodológica de estudos sobre um tema específico, realizado nas bases de dados da BVS e REDALYC. Resultado: Foram selecionados 10 artigos, e todos originam-se do Brasil. Em relação aos anos de publicações dessas dissertações, foram encontrados 1 artigo de 2018, 2 artigos de 2020, e 7 artigos de 2023. Sobre os estudos utilizados, foram: estudo prognóstico, pesquisa qualitativa, descritiva, entrevista narrativa, dissertação, revisão narrativa de literatura, pesquisa de campo e análise descritiva. Tratando-se dos autores, a maior parte são: psicólogos, enfermeiros, professores, acadêmicos de enfermagem, psicologia e economia. Discussão: Os enfermeiros desempenham um papel vital na educação sexual para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes devido à necessidade de uma abordagem sensível durante o aconselhamento, promovendo escolhas conscientes e facilitando o acesso aos serviços de saúde. Conclusão: A abordagem do enfermeiro é crucial para prevenir a propagação das IST’s, por isso devem estar atualizados sobre o assunto, sabendo debater, aconselhar e passar segurança aos adolescentes, realizando estratégias de acolhimento, projeto familiar, envolvendo a educação escolar.
  • Monografia Acesso fechado
    Atuação do Enfermeiro frente ao paciente em parada cardiorrespiratória no setor de emergência Intrahospitalar
    (2023-12) ALVES, Ilane Pereira , Karollayne Ramos da Silva; SILVA, Karollayne Ramos da
    Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) consiste na interrupção súbita da circulação sanguínea e respiratória a qual se torna a maior situação emergencial nos atendimentos de pré-hospitalar e hospitalar. A pesquisa tem como questão norteadora: Como é a atuação do enfermeiro frente ao paciente em parada cardiorrespiratória no setor de emergência; como objeto o paciente em parada cardiorrespiratória no âmbito hospitalar e o objetivo geral analisar a atuação, do cuidado do enfermeiro frente a uma parada cardiorrespiratória no âmbito hospitalar. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica a qual as buscas foram realizadas pela plataforma BVS com utilização das bases de dados BDENF, LILACS, Coleciona SUS e MEDLINE com inserção das terminologias associados ao operador Bolleano “AND”. Resultados: Foram aplicados métodos de inclusão e exclusão a qual obteve 18 artigos compatíveis com o tema proposto, sendo assim, caracteriza-se o estudo descritivo, o ano de 2019 e a região Nordeste com maior quantitativo, além da Revista de Enfermagem UFPE On Line com mais destaque. Discussão: Obteve uma categoria temática sobre a atuação do enfermeiro na assistência ao paciente em parada cardiorrespiratória no setor emergencial com fundamento na importância da capacitação contínua do enfermeiro no cuidado ao paciente com PCR e os desafios do enfermeiro nos cuidados Pós-PCR. Considerações finais: Conclui-se que o objetivo foi atendido, no qual visa um atendimento eficaz ao paciente em parada cardiorrespiratória mediante a capacitação contínua para realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar a fim de evitar lesões graves e óbitos, além do respeitar a Ordem de não ressuscitação e o controle geral dos cuidados ao paciente.
  • Monografia Acesso fechado
    O papel do enfermeiro frente à neutropenia febril nas emergências oncológicas: uma revisão integrativa.
    (2023-12) SANTANA, Karla Viviane J. de Souza; SANTOS, Karen Barbosa dos; OLIVEIRA, Marcelle Tavares de
    O texto discute a importância dos enfermeiros no cuidado de pessoas com neutropenia febril em emergências oncológicas. Ele segue um modelo de pesquisa básica, usando método de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo revisão integrativa. Sete estudos de 2018 a 2023 foram revisados, destacando a neutropenia febril como uma complicação grave da quimioterapia em pacientes com câncer, levando a infecções severas e preocupações com a alta taxa de mortalidade. O texto enfatiza a necessidade de compreender esses impactos na qualidade de vida do paciente. Conclui-se que os cuidados de enfermagem são essenciais no manejo da neutropenia febril, exigindo dos enfermeiros conhecimento abrangente sobre suas causas, sinais clínicos e manejo, além de intervenções como monitoramento de sinais vitais, administração de medicamentos e suporte emocional aos pacientes e familiares. No entanto, destacam-se desafios éticos, limitações de recursos e a importância da colaboração interdisciplinar nesse contexto.
  • Monografia Acesso fechado
    Atuação do enfermeiro na saúde mental: com foco em jovens com transtornos mentais
    (2023-12) EUFRAUZINO, Francilene Paula; BIDAO, Francyane de Sousa Lopes; ABRANTES, Roberta de Brito; NASCIMENTO, Thais Thuane Ferreira do
    De acordo com Cairo (2020), o termo "saúde Mental" foi criado para diferenciar os critérios da área, que antes na psiquiatria tinha foco central na doença e que durante um longo período, o cuidado psiquiátrico era focado em restringir e isolar socialmente os pacientes. Esse processo gradualmente se desenvolveu e expandiu até o que mais tarde denominaríamos de ciência da enfermagem (Mota et al., 2021). Uma área de conhecimento que, além de diagnosticar e tratar engloba a prevenção e promoção de saúde, atentando-se em reabilitar e reincluir o indivíduo em sofrimento psíquico no seu contexto social. Todo conhecimento atrelado á psiquiatria continua sendo uma parte essencial desse campo de estudo, porém se integra com outras áreas para formar um conhecimento mais abrangente e que contempla toda a complexidade desta forma de sofrimento humano. Com base nisso, o presente trabalho visa identificar os principais cuidados de enfermagem como instrumento para os casos de doenças psíquicas que predominam nos jovens adultos atualmente e a sua associação e reintegração na família e sociedade.
  • Monografia Acesso embargado
    Assistência de enfermagem à gestantes diagnosticadas com sífilis
    (2023-12) MENDES, Cintia de Albuquerque; SILVA, Luana do Nascimento D'able e; MACEDO, Lindyoara da Silva; DANIEL, Thais Aparecida Ferreira; SANTOS, Thayssa Thomas de Aquino dos
    Introdução: a sífilis é uma enfermidade sistêmica de trajetória crônica, que exibe episódios de agudização e períodos de latência quando não tratada. A bactéria Treponema pallidum, uma espiroqueta (bacilo helicoidal e flexível) gram-negativa, constitui o agente causador da doença, que não tem capacidade infectante se estiver fora do hospedeiro mamífero por um longo período. Objetivo: descrever, organizar e trazer dados atuais e verídicos baseados em identificar os erros que estão acontecendo para não haver redução da sífilis mesmo sendo uma infecção de fácil cura e tratamento adequado facilitado Metodologia: trata-se de uma pesquisa de origem descritiva que foi realizada através de revisão bibliográfica baseada em obras originais que abordam o tema em questão, pesquisa essa realizada de 2020 a 2023, coleta essa realizada de outubro de 2023 a dezembro de 2023. Resultados: na pesquisa inicial, foram identificados 154 artigos nas bases de dados. No entanto, após a aplicação dos critérios de seleção, 140 artigos foram excluídos por diversos motivos. Com a análise de títulos e resumos, 14 artigos foram escolhidos para leitura completa. Conclusão: o enfermeiro emerge como um elo essencial entre a gestante e o conhecimento necessário para o empoderamento durante este período transformador. A interrupção da cadeia de transmissão da sífilis é um indicativo do sucesso das ações dos profissionais de saúde.
  • Monografia Acesso fechado
    A atuação do enfermeiro nos casos de sepse neonatal
    (2023-12) SANTOS, Amanda Teodoro Faria; SOUSA, Brunna Tavares Duarte de; METELLO, Gabriela de Souza
    Introdução: A sepse neonatal, é uma síndrome de resposta inflamatória sistêmica causada por infecção suspeita ou confirmada nos primeiros 28 dias de vida. Os cuidados da enfermagem na unidade de terapia intensiva neonatal se iniciam desde o momento em que o neonato nasce até os cuidados internos. Objetivo: O presente estudo tem como foco principal abordar sobre a atuação do enfermeiro nos casos de sepse neonatal. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão integrativa. Resultado: Os artigos encontrados, majoritariamente, descreveram a ligação entre a sepse neonatal e a mortalidade neonatal, além de tratar do diagnóstico e dos tipos de tratamento. O método predominante foi o estudo transversal e retrospectivo. Não foram encontrados artigos que abordem os cuidados de enfermagem. Conclusão: Conclui-se que não há dados suficientes disponíveis os quais descrevam a prática do enfermeiro nos casos de sepse na UTIN e por isso esse estudo almeja incentivar novas pesquisas.
  • Monografia Acesso fechado
    A Importância da comunicação efetiva na enfermagem de urgência e emergência
    (2023-12) SILVA, Ana Beatriz de Andrade da; MARINHO, Anna Carolina da Silva; PEREIRA, Guilherme da Silva
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver uma análise aprofundada sobre a importância da comunicação efetiva no contexto da enfermagem em situações de urgência e emergência, por meio da identificação dos principais obstáculos enfrentados pelos enfermeiros nesse contexto e quais estratégias efetivas podem ser adotadas para aprimorar a comunicação. Para isto, realizou-se a pesquisa no método de revisão de literatura integrativa, com a análise final de 15 publicações científicas sobre o tema de pesquisa nos descritores Comunicação em Saúde, Segurança do Paciente e Enfermagem em Emergência. Por fim, a implementação dessas estratégias pode melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem em urgência e emergência, resultando na relação positiva com o paciente, tranquilizando-o e criando confiança, aumentando a cooperação da equipe, com o compartilhamento de informações concisas, gerando a tomada de decisões rápidas e precisas, além da promoção da segurança do paciente.
  • Monografia Acesso aberto
    Saúde na Adolescência: uma abordagem na área da enfermagem
    (2023-12) BITTENCOURT, Francylaine Georgia dos Santos da Silva; REIS, Gabriel de Souza; GUIMARÃES , Júlia Braga
    A adolescência compreende o crescimento, amadurecimento e desenvolvimento individual relacionado com circunstâncias fisiológicas específicas, além de fatores psicológicos. Os jovens devem aprender a viver e assim, formar a sua identidade num mundo caracterizado por grandes contradições. As características desta fase contribuem para prejuízos à saúde física, emocional e social, principalmente em relação de uso de drogas lícitas e ilegais, violência, assédio sexual, doenças sexualmente transmissíveis e gravide na adolescência. O objetivo geral deste trabalho é compreender como o enfermeiro pode atender as principais necessidades e os principais riscos à saúde do adolescente no contexto atual. O estudo é uma revisão da literatura de cunho exploratório, que aborda a questão sobre a saúde do adolescente. Como resultado foi visto que existe um papel essencial do enfermeiro na organização da assistência à saúde do adolescente. Constatou-se a importância de promover a formação de enfermeiros qualificados para melhor atender os adolescentes no âmbito da saúde mental e física durante várias fases da vida. Conclui-se que o enfermeiro é um elemento essencial na equipe multiprofissional que atende o adolescente, promovendo sua saúde e prevenindo complicações.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do enfermeiro em uma unidade de terapia intensiva pedriátrica.
    (2023-12) DE PAULA, Amanda da Silva; MENDES, Bruna Gomes; FIGUEIREDO, Maria Eduarda de Oliveira
    O objetivo deste artigo é apresentar o ambiente de terapia intensiva pediátrica, analisar a atuação do enfermeiro, os diagnósticos principais, e a assistência humanizada prestada ao paciente pediátrico e aos familiares em uma unidade de terapia intensiva pediátrica. Trata-se de uma revisão integrativa do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, realizada no segundo semestre de 2023, por meio de buscas em acervos de revistas acessados via Biblioteca Virtual de Saúde Pública. Utilizamos a identificação do tema, e seleção da questão de pesquisa, busca na literatura, categorização dos estudos, avaliação dos estudos, interpretação dos resultados, e a última etapa compõe pela apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Os enfermeiros são elementos cruciais na prestação de cuidados de saúde em uma sociedade como um todo, exercendo uma função diversificada que abarca desde o cuidado direto até a coordenação, educação, prevenção, o aprimoramento da saúde e o bem-estar do paciente e familiares. Concluímos esta pesquisa com a possível compreensão e análise da assistência prestada nesse contexto tão delicado e especializado que se apresenta uma unidade de terapia intensiva pediátrica.
  • Monografia Acesso fechado
    O papel do enfermeiro nos serviços de atendimento emergencial ao paciente politraumatizado no pré- hospitalar.
    (2023-12) SOARES, Dayane Barbosa; COSTA, Gabriela Gomes da; COSENZA, Thaisa
    O enfermeiro de APH administra os cuidados prioritários na promoção da qualidade do atendimento e, em conjunto com a equipe de saúde, forma o atendimento avançado de vida, que destaca o paciente em estado grave. O intuito da pesquisa é destacar os processos com coesão, demonstrando o papel do enfermeiro nos serviços de atendimento emergencial ao politraumatizado no âmbito préhospitalar. Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão integrativa de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACs e BDENF, o que resultou em uma revisão de nove artigos. Verificou-se que o enfermeiro emergencista tem atribuições no APH, como gerente de equipe e função assistencial às emergências e urgências. Foi possível entender que o enfermeiro ampliou seu espaço de atuação na área de APH nos últimos anos. A presente análise mostra a grande importância do assunto e expõe a necessidade de futuros estudos neste campo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Papel do enfermeiro na prevenção do desmame precoce
    (2023-12) ASSUNÇÃO, Amanda Carvalho; BASTOS, Bárbara Stephanny Campos; MIRANDA, Fernanda Caetano Mendes de; SOUZA, Lais Stefanie Domingos de; SENA, Larissa Silveira de Lima
    Objetivos: descrever o papel do enfermeiro frente a prevenção do desmame precoce. Método: trata-se de um artigo de revisão integrativa que aborda uma metodologia com busca de artigos sobre a temática através bancos de dados, a fim de uma compreensão completa dos estudos analisados. Resultados: esta revisão selecionou 17 artigos que seguiram os critérios de inclusão propostos na metodologia. Considerações finais: conclui-se o apoio do enfermeiro é essencial para esta prática e ele deve reconhecer e criar oportunidades de educação, para instruir gestantes e puérperas sobre o valor do AM e o cuidado com a lactação, a fim de prevenir o desmame precoce.
  • Monografia Acesso aberto
    Acolhimento de pacientes com ideação suicida na atenção primária
    (2023-12) LAGE, Camily Barreto; CARVALHO, Jady Beatriz Domingos de; ALMEIDA, Liliane Spíndola Formoso de; NUNES, Ruth Dos Santos; MONTEIRO, Thais Alves
    O suicídio constitui-se em uma das principais causas de morte evitáveis. No qual os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) foram demandados a construir uma resposta rápida a questões relacionadas à saúde mental. Objetivo: avaliar a conduta dos profissionais atuantes na atenção primária diante de usuários que apresentem ideação suicida, entendendo a intervenção educacional como prioridade para mudanças de paradigmas em relação ao risco de suicídio. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa. Esta revisão foi construída por meio do levantamento de evidências na literatura com busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com o auxílio do booleano AND para cruzamento de descritores em saúde, elencada as bases de dados: Análise de Literatura Médica (MedLine), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACs) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), sendo filtrados por corte temporal dos últimos 5 anos: 2018 a 2023, idiomas português, artigos completos, publicados e indexados, livros de apoio e protocolos. Resultados e discussão: O corpus de análise foi composto de 7 artigos, com predominância da descrição de fatores de risco, intervenção educacional, prevenção e atuação contra o suicídio. Considerações finais: Os cuidados colaborativos pautados pelos atributos essenciais da APS destacaram-se como ponto principal, atribuindo ao acolhimento à importância essencial na captação destas pessoas, ressaltando a importância do papel do Agente comunitário de saúde neste acolhimento, o qual a intervenção educacional tanto dos usuários quanto dos profissionais, atuou de forma significativa na redução do suicídio.
  • Monografia Acesso aberto
    Os impactos da violência obstétrica na saúde metal da mulher: uma revisão integrativa de literatura
    (2023-12) SANTOS, Ana Júlia Simões; MELO, Arleane Barros de; LARANJEIRA, Carlos Alberto Silva; CLARINDO , Gerlaine dos Santos; VAZ, Lorenna Beatriz de Oliveira
    Introdução: A análise aborda a evolução histórica do parto, destacando mudanças na prática obstétrica e o aumento global de cesarianas. No contexto brasileiro, intervenções desnecessárias e a falta de respeito afetam a experiência das mulheres. Objetivo: discutir a assistência de enfermagem diante do impacto da violência obstétrica na saúde mental das mulheres, contribuindo para medidas preventivas e humanização. Metodologia: Esta pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando uma revisão integrativa de literatura para analisar o impacto da violência obstétrica na saúde mental das mulheres, com foco nos cuidados de enfermagem. As buscas por artigos foram realizadas em bases de dados como BDENF, LILACS e SCIELO de 2017 a 2023. Os critérios de inclusão consideraram relevância, disponibilidade de dados quantitativos, texto completo e idioma em português. A análise quantificou taxas de revalência, identificou padrões e avaliou significância estatística. Resultados: A análise identificou 127 artigos, e foram selecionados 10 artigos após aplicado os critérios de inclusão e exclusão, culminando na categorização de dois temas principais: “O impacto das práticas médicas no bem-estar materno e na perda da autonomia da mulher” e “A importância da assistência de enfermagem diante da violência obstetrica para manter o bem estar e dimuniuir os impactos da saúde mental”. Discussão: A discussão abrange aspectos como a autonomia da mulher, o papel da violência obstétrica na saúde mental desempenha um papel significativo, resultando em traumas e impactos negativos. A perda de autonomia durante o parto, juntamente com práticas desrespeitosas, contribui para vulnerabilidades emocionais persistentes. Conscientizar sobre esses efeitos destaca a necessidade de práticas respeitosas, apoio psicológico e medidas preventivas na assistência de enfermagem para garantir uma experiência positiva no ciclo gravídico puerperal. Considerações Finais: O estudo ressalta a urgência de repensar práticas obstétricas, promovendo uma assistência centrada na paciente e destacando a necessidade de suporte psicológico. Propõe medidas preventivas de enfermagem, como a promoção da autonomia a mulher, a redução de procedimentos desnecessários e o estímulo a práticas humanizadas, para assegurar uma vivência positiva no ciclo gravídico puerperal.
  • Monografia Acesso fechado
    A importância do apoio emocional ao profissional de enfermagem da urgência e emergência
    (2023-12) COSTA, Beatriz Silva Barbosa da; OLIVEIRA, Cíntia Regina Bezerra de; ARVELLOS, Juliana Ramos
    Objetivos: Analisar os fatores de risco emocionais em profissionais de enfermagem que atuam em urgências e emergências; identificar os aspectos para melhoria da saúde mental dos enfermeiros que atuam em urgências e emergências; descrever as respostas psicológicas das estratégias utilizadas para alívio da dor mental. Método: Trata-se de uma revisão integrativa reflexiva com abordagem qualitativa. Resultados: Foram encontrados um total de 126 artigos científicos nas bases de dados, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão preestabelecidos selecionamos 10 destes artigos para auxiliar na construção da discussão deste estudo. Conclusão: Promover o apoio psicossocial e fornecer boas condições de trabalho também são fundamentais para a manter a qualidade do cuidado e da assistência para todos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância da enfermagem no diagnóstico precoce do autismo na atenção básica
    (2023-12) FIGUEIREDO, Ana Carolina Carpinteiro; GARDUARD, Viviane Meireles; SANTOS, Yasmin Miranda dos
    O objetivo deste estudo foi descrever a importância do enfermeiro na assistência a crianças com Espectro do Autismo (TEA). Esta é uma revisão abrangente da literatura envolvendo trabalhos publicados entre 2010 e 2023, português e inglês. A pesquisa foi realizada em um banco de dados de literatura da biblioteca virtual de saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). A busca rendeu estudos, examinados por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados mostram que a contribuição desde o primeiro contato com o paciente e sua família, onde ele avalia os sinais físicos e sintomas, além de escutar os relatos dos responsáveis. Por estarem em contato direto com as crianças, tornando-se um profissional importante no reconhecimento precoce das alterações do desenvolvimento. O estudo também mostrou a importância do acolhimento do enfermeiro não só ao indivíduo autista mas a toda a sua família, desempenhando um papel importante na ajuda da reestruturação familiar.
  • Monografia Acesso aberto
    Síndrome de Down na atenção primaria
    (2023-12) ALBUQUERQUE, Ariane Marques de; PINTO, Gabrieli Batista Ornelas Correia; LIMA, Glaucia Passos Ximenes; SOUZA, Nathalia Padilha de; FIGUEIRA, Simone Pimentel
    A síndrome de Down é uma condição genética que acarreta na alteração do gene, na qual identifica-se três cromossomos 21 na maioria das células, caracterizando assim como um dos fundamentos habituais do desenvolvimento motor e neurofisiológico, sendo assim, a síndrome representa uma totalidade de 47 cromossomos. A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética a qual tem como principal causa, a deficiência intelectual. Dentre os aspectos físico e de desenvolvimento, define-se os graus da síndrome através da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), o código Q-90. Objeto: o paciente com síndrome de Down na atenção primária; e o objetivo geral é analisar a atuação do cuidado do enfermeiro frente ao paciente e familiar na atenção primária. Método: Refere-se a uma revisão integrativa da literatura científica pertinente à atuação do enfermeiro no atendimento ao paciente com síndrome de Down na atenção primária com utilização do método PICo e análise de artigos na plataforma BVS. Resultados: foram agregados os critérios de inclusão: artigos completos, ano de 2012 a 2022, idioma em português e as bases de dados BDENF, COLECIONA SUS, LILACS e MEDLINE dispondo a totalidade de 4 artigos conciliáveis com o tema. Discussão: aquisição de 1 categoria temática, concedeu a realização de uma associação sobre a atuação da equipe multiprofissional no cuidado ao paciente com Síndrome de Down com embasamento nos desafios enfrentados pelo paciente e familiar nos cuidados da atenção básica e a importância da capacitação profissional nos cuidados especiais. Considerações finais: Evidentemente, o cuidado é baseado no suporte as redes de apoio, aos atendimentos especializados e na inserção de práticas terapêuticas a fim de dispor de todo o suporte necessário que o paciente com Síndrome de Down necessita para que haja evolução do processo de ser introduzido em meio social, além do desenvolvimento físico, social e mental.
  • Monografia Acesso embargado
    A atuação do enfermeiro no tratamento de feridas com o uso de laserterapia
    (2023-12) CARVALHO, Fellipe Fiorotti de, SILVA, Mônica Barbosa de Souza; SILVA, Mônica Barbosa de; GUIMARÃES, Regina Mesquita Peixe
    Introdução: A laserterapia é um tratamento que usa luz para promover a cicatrização de feridas, onde a luz do laser é absorvida seletivamente pela ferida, danificando-a e promovendo a cicatrização, sem afetar os tecidos saudáveis ao redor. Objetivo: Visto os principais aspectos para a elaboração do presente artigo, o objetivo do é levantar dados acerca da importância da laserterapia para o tratamento das feridas com melhor eficácia. Metodologia: Este trabalho é uma revisão integrativa da literatura que teve como objetivo identificar a atuação do profissional enfermeiro no uso do laser no tratamento de feridas. Conclusão: Ainda há desafios e limitações para a implantação da laserterapia na prática clínica, como a falta de padronização dos protocolos, a escassez de evidências científicas, a necessidade de capacitação profissional e a dificuldade de acesso aos equipamentos
  • Monografia Acesso aberto
    Violência obstétrica: a assistência da enfermagem no parto humanizado entre os anos 2019 e 2023.
    (2023-12) MOURA, Bianca de Almeida; FLORIANO, Caroline Silva; PARANHOS , Cristielly Loriano; LIMA , Danilo Pereira de Freitas; BARBOSA, Thamara Bragança
    A violência obstétrica se caracteriza como todo procedimento ou ação realizada sem a prévia autorização da gestante, durante o pré-natal, trabalho de parto, parto e puerpério imediato; configurando em situações que seja desrespeitada sua autonomia, violando os seus direitos que resulte em sofrimento de ordem física ou emocional e ainda atendimento desumano e desrespeitoso que provoque humilhação, praticado pelos profissionais que prestam assistência à saúde. O objetivo geral do presente trabalho consiste em descrever as estratégias de enfrentamento quanto a violência obstétrica. Os objetivos específicos são: Caracterizar a violência obstétrica durante o período parturitivo e pré-natal, discutir estratégias de prevenção quanto a violência obstétrica e fomentar a importância da prevenção do profissional enfermeiro frente a violência obstétrica. Os resultados demonstram que a violência obstétrica pode se iniciar ainda durante o pré-natal, e se manifesta quando a gestante deixa de receber as orientações necessárias sobre a sua evolução gestacional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel da enfermagem na reabilitação cardíaca em pediatria
    (2023-06-23) Meneses, André Pereira; Belo, Yuri Pinto da Silva; Nascimento, Yuri de Paiva
    O presente trabalho surge com o objetivo de elaborar uma resposta para: como a enfermagem atua no programa de reabilitação cardíaca pediátrica e qual é a sua incumbência perante a equipe multidisciplinar. Esse trabalho se baseia nas teorias de Florence Nightingale trazendo seus pontos de cuidado humanizado para a reabilitação cardíaca. A proposta desse estudo foi de realizar uma revisão de artigos que mostrem o processo de reabilitação cardíaca e o papel da enfermagem nesse processo, avaliamos que dentre todos esses artigos relacionados tiveram um ponto em comum a doença cardíaca congênita e dentre todos destacamos alguns itens avaliados. Dentro do processo de enfermagem a atuação vem por meio da implementação de tudo aquilo que foi planejado diante da equipe multidisciplinar. Ela atua na realização das ações e intervenções determinadas neste plano, sendo elas divididas entre as fases: hospitalar, ambulatorial e de manutenção. Como conseguinte, enfermagem em seu conhecimento científico, característico agregador e humanizado, tendo como função não apenas a doença em si, tem um papel importantíssimo na promoção e na prevenção da saúde de seus pacientes, seu encargo vai além da reparação de um órgão, mas, sim em um processo de reabilitação de um meio de vida.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A violência obstétrica no sistema de saúde pública brasileira uma revisão bibliográfica
    (2023-06-23) Lima, Suelen; Medeiros, Karina Diniz; Britto, Sara Maria Alves Guerreiro
    Este estudo versa sobre a importância do conhecimento da temática de violência obstétrica e como ela pode contribuir para uma abordagem mais direcionada aos cuidados à saúde da mulher. O objetivo deste estudo visa descrever as principais violências obstétricas citadas nas bases de dados de pesquisa. Para isso, foi realizada a seguinte questão norteadora: quais as violências obstétricas mais citadas nas bases de dados científicas e como o termo violência obstétrica e visto pela saúde pública. Para isso, utilizou-se os seguintes descritores de pesquisa: saúde pública, enfermagem obstétrica e violência obstétrica. Como critério de inclusão foram escolhidos artigos com o tema de violência obstétrica, dentro do espaço temporal de 10 anos e que fossem pesquisa qualitativa. Como critérios de exclusão, foram descartados artigos fora do espaço temporal de pesquisa, que não abordavam a temática proposta e textos incompletos. Após a leitura minuciosa na base de dados, foram encontrados um número de 15 artigos, que foram analisados, gerando a criação de 3 categorias de discussão a seguir: 1° violência obstétrica física; 2° violência obstétrica verbal; 3° violência obstétrica psicológica e 4° violência por negligência. Resultados: amostra composta por 15 artigos, dos quais 13 (86,6%) foram escritos em português e 2 (13,3%) em inglês Conclusão: A Presente pesquisa nos mostrou que a falta de legislações federais especificas acerca da violência obstetrícia deixa uma lacuna na conduta de certo e errado dos profissionais de saúde, deixando as parturientes desamparadas legalmente perante as violências sofridas, resultando em dor, sofrimento, traumas e riscos a saúde materna e do neonato.