Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 14 de 14
  • Monografia Acesso fechado
    Residência híbrida: inovação contra inundações: anteprojeto de habitação unifamiliar na região metropolitana do Recife
    (2023-12) SANTO, Kattariny Georgia do Espírito
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a problemática das catástrofes relacionadas à água, focando nas enchentes, alagamentos e inundações que afetam as cidades brasileiras, em especial o Recife. O rápido desenvolvimento urbano, impulsionado pelo setor privado, resultou em lacunas sociais significativas que culminaram na intensificação de problemáticas como as inundações, cujas consequências afetam sobremaneira os direitos fundamentais da pessoa humana, estabelecidos na Constituição brasileira de 1988. Os Constantes eventos de inundações em diferentes partes do mundo, ressaltam a necessidade de repensar as práticas de construção em áreas propensas a catástrofes relacionadas à água. A justificativa baseia-se na expansão urbana prevista pela ONU nos próximos trinta anos, especialmente em países em desenvolvimento, que têm como consequência uma infraestrutura inadequada para lidar com o crescimento populacional. Com essa pesquisa, focada em habitações unifamiliares em áreas propensas a inundações, espera-se contribuir com a melhoria da qualidade de vida nas cidades e chamar a atenção para o tema da construção de habitações resilientes e sustentáveis, profundamente relevante no contexto global atual. As conclusões podem ser aplicadas em estudos futuros de Arquitetura e Urbanismo e devem contribuir para uma relação mais harmoniosa entre o homem e o ambiente que o cerca.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de intervenção de urbanismo tático no Parque Sólon de Lucena, Centro de João Pessoa – PB: importância da pedestrianização
    (2023-12) LUNA, Vanessa Monteiro
    O Centro da cidade de João Pessoa, na Paraíba, enfrenta problemas de deterioração em algumas áreas devido ao crescimento urbano desordenado e a perda de sua importância habitacional e financeira provocado pelo crescimento em direção à orla e investimentos em áreas de expansão da cidade, contribuindo para um desequilíbrio nos usos do espaço, com o centro se tornando caótico durante o dia e deserto à noite. O estudo concentra-se nas imediações do Parque da Lagoa, onde há muitos deslocamentos a pé, mas também grande circulação de transportes públicos e privados devido à densidade comercial na área central da cidade. O trabalho propõe uma intervenção utilizando o Urbanismo Tático para melhorar o Centro de João Pessoa, com foco na melhoria do espaço público para pedestres, segurança, vitalidade e redução da ênfase nos carros. Destacando assim, a importância de repensar a mobilidade urbana em cidades brasileiras, priorizando as necessidades das pessoas. A ideia por trás do urbanismo tático é proporcionar uma ação de base com a participação da população local e da sociedade civil, evitando burocracia e dependência do poder estatal. Além de mudar a forma como as pessoas veem e usam o espaço público, desafiando a ideia de que as ruas pertencem apenas aos carros. O método, após a coleta de dados do local, envolve intervenções de pequena escala que permitem tentativa e erro, evitando investimentos em projetos definitivos que podem não ser bem aceitos pela população. Isso visa tornar as cidades mais democráticas e acessíveis para as pessoas.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo preliminar de centro esportivo paraesportes de praia na cidade de Cabedelo - PB
    (2023-12) JESUS, Henrick Santana de
    Este trabalho, apresentado em nome da Faculdade Internacional da Paraíba como pré requisito para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, trata-se de uma monografia de caráter exploratório projetual. O objetivo principal é desenvolver o projeto de um centro esportivo de esportes de praia na cidade de Cabedelo, para introduzir a atividade física diária em áreas urbanas, promover hábitos saudáveis e melhorar o ambiente habitacional. O objetivo é estreitar a ligação entre os residentes e o esporte, promover estilos de vida saudáveis e melhorar a qualidade de vida da população. A coleta de dados para apoiar o projeto inclui o uso de questionários, análise do comportamento local, consulta em sites e fóruns e observações de campo por meio de fotografia. Estas ferramentas permitiram identificar aspectos específicos do local e do ambiente, tendo em conta aspectos sociais que podem influenciar as propostas do projeto. Verificamos que a cultura local em Cabedelo enfatiza a promoção da saúde e da qualidade de vida, e enfatiza a importância de equipamentos públicos que atendam às necessidades específicas da comunidade. O resultado desta iniciativa não é apenas propor instalações físicas adequadas, como campos de terra batida, piscinas e pistas desportivas específicas, mas também desenvolver instalações desportivas que respeitem a identidade local e que pretendam integrar-se harmoniosamente no ambiente urbano. centro de desenvolvimento de projetos. Para melhorar o bem-estar das pessoas.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta arquitetônica de centro de proteção a vida animal em situação de risco na cidade de João Pessoa - PB, utilizando a abordagem da biomimética
    (2023-12) VIEIRA, Janynne Gomes Soares
    A proteção animal é uma causa cada vez mais presente na sociedade contemporânea. Além do aspecto ético envolvido, os animais são seres vivos que merecem respeito e cuidados. Porém, muitas vezes, a falta de infraestrutura e de políticas públicas adequadas faz com que animais em situação de risco sejam abandonados nas ruas ou direcionados a maus-tratos. É nesse contexto que surge a necessidade de criação de um Centro de Proteção à Vida Animal em situação de risco na cidade de João Pessoa - PB. A proposta arquitetônica deste centro pode ser desenvolvida utilizando a abordagem da biomimética, que é uma área do conhecimento que busca soluções para problemas humanos a partir da observação e imitação da natureza. A partir desse conceito, é possível criar um espaço projetado que seja funcional e ao mesmo tempo harmonioso com o meio ambiente. Um dos princípios da biomimética é o uso de materiais e formas que imitam a natureza. No caso do Centro de Proteção à Vida Animal, isso significa utilizar materiais e formas que sejam mais adequados ao bem-estar dos animais. Por exemplo, a utilização de materiais ecológicos e de fácil limpeza, que não prejudiquem a saúde dos animais e que sejam duráveis.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto de ampliação da malha urbana de Vazante - PB: uma solução para o êxodo rural e a urbanização das vilas rurais
    (2023-12) BARROS, Shelda Vitória Bezerra
    O contínuo esvaziamento do campo apresenta uma elevada influência com relação à organização socioespacial e a elaboração de políticas públicas voltadas para a zona rural. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o espaço onde está situado o distrito de Vazante – PB, a partir disso, compreender a relação entre o êxodo rural, a diversidade de usos e as atividades oferecidas nesta região. Para isso, foi realizado um estudo através da elaboração de mapas e gráficos fundamentados em dados quantitativos para assim realizar a leitura do lugar, além disso, foram analisados correlatos, sendo esse um excelente comparativo do que funcionou na prática para aquela determinada localidade e o que poderá ser adaptado para o objeto de estudo. Os resultados encontrados sugerem que a área conta com um déficit com relação aos usos encontrados e ocorre uma escassez de diretrizes direcionadas para vilas rurais, como é o caso de Vazante. Por tanto, o projeto propõe diretrizes urbanísticas para valorizar a agricultura urbana familiar em Vazante, na Paraíba, e evitar o êxodo rural. É preciso conectar cidade, campo e indústria, e ainda assim, preservar a identidade regional. O objetivo é criar um espaço acolhedor e diverso, entendendo as necessidades dos habitantes e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de acolhimento e tratamento animal na cidade de Guarabira, PB: perspectivas da causa animal
    (2023-12) LIMA, Alanna Kelly Gomes de
    Apesar da clara relevância do convívio entre o ser humano e animais de estimação, que traz não apenas uma relação de afeição indiscriminatória e de lazer cotidiano, mas também interfere na saúde e bem-estar do homem, há uma precariedade de ações governamentais quanto à Causa Animal e aos direitos que eles possuem. Atualmente, o número de animais abandonados cresce paralelamente ao número de adoções no ambiente urbano, o que gera não apenas riscos e danos diretos aos animais expostos, mas também contribui para possíveis zoonoses e ameaças à segurança pública na cidade. O presente trabalho tem como objetivo realizar o anteprojeto de um Centro de Acolhimento e Tratamento Animal para cães e gatos no bairro de Areia Branca em Guarabira/PB, cidade escolhida devido a sua acentuada expansão populacional de animais abandonados e por carecer de espaços equivalentes. Foram realizadas pesquisas em normativas e estudo de caso, que auxiliaram no levantamento das necessidades e requisitos técnicos para a produção do anteprojeto. Posteriormente, foi desenvolvido um estudo preliminar para atender às necessidades do programa, coincidindo com ambientes que permitam a interação acessível e ampla entre os animais e os visitantes cativados, além de espaços adequados para as instalações clínicas e administrativas do edifício. Ao término deste trabalho, compreende-se as necessidades de políticas e equipamentos públicos voltados ao cuidado e bem-estar animal, visando o combate e denúncia aos maus-tratos e abandono de animais domésticos.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto de readequação da biblioteca pública do Estado, situada no centro histórico, em um centro cultural e digital para a grande João Pessoa - PB
    (2023-12) GUIMARÃES JÚNIOR, Edson Marcolino
    A ideia de readequar a Biblioteca Augusto dos Anjos surgiu a partir de um olhar para o futuro sem perder a conexão com o passado, mantendo e conservando a história. O objetivo do projeto é agregar a tecnologia digital à biblioteca através de painéis eletrônicos, computadores, jogos e mapas interativos, implantando um salão de arte para exposição e divulgação dos trabalhos culturais, possibilitando uma maior interação do público com a história através da leitura digital. O século XXI já traz inúmeras mudanças no cotidiano das pessoas através da tecnologia, proporcionando avanço em todas as áreas, assim como na educação e cultura. Cabe às esferas responsáveis e interessadas incentivarem as novas gerações através de políticas públicas voltadas à tecnologia, cultura, valorização da arte e história. O projeto busca manter a arquitetura neoclássica do passado respeitando a história e incluindo o futuro no mesmo ambiente.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto arquitetônico de uma cliníca de reabilitação fisioterapêutica para a população de Santa Rita
    (2023-12) SILVA, Luana Kelly Lopes da
    A clínica de reabilitação fisioterapêutica traz consigo fortes traços da arquitetura hospitalar, permitindo que a estética e a funcionalidade do projeto andem em conjunto com as normas estabelecidas. A proposta da clínica foi pensada e planejada para a necessidade da população local, sabendo que a fisioterapia é de suma importância, tanto que a mesma está inserida na UBS (Unidade básica de saúde), identificando-se como um serviço constitucional de uso básico, garantindo o fácil acesso de forma publica a população brasileira. Assim foram traçados objetivos para o seu desenvolvimento projetual, como: Suporte a demanda, inserir todos os tratamentos fisioterapêuticos, acesso a todos os gêneros e idades, conforto ambiental adequado conforme o clima local e etc. Desta forma a neuroarquitetura se encaixa no projeto com a estética, funcionalidade, tecnologia, biofilia e organização projetual. O edifício sendo horizontal podendo ter mais interação com os jardins externos, sem traços exuberantes fazendo jus ao termo "o menos é mais", fez com que a sua estética simples, mas eficaz trazendo conforto a todas as classes sociais, com espaços que trazem interação entre todos.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto de requalificação da feira de Oitizeiro, localizado na cidade de João Pessoa
    (2023-12) SILVA, Késia Ferreira Martins da
    O descaso e a falta de incentivo do poder público das feiras não é de agora. As feiras tiveram um papel importante no desenvolvimento das primeiras civilizações, com o surgimento da agricultura o homem se fixo em um lugar, gerando grandes quantidades de insumos, que por muitas vezes, eram trocados por outras mercadorias, surgindo as conhecidas feiras de troca, um impulsionador do desenvolvimento das vilas, aldeias, cidades e Metrópoles que conhecemos hoje. Contudo o crescimento era desordenado e caótico, na metade do século XVIII os mercados eram um dos geradores das epidemias, onde os estudiosos e pesquisadores da época identificaram que a falta de higiene, saneamento básico, infraestruturas e moradias apropriadas, eram os causadores destas epidemias, foram criadas então a leis sanitaristas que se conhecem hoje. Logo o equipamento de estudo e intervenção, localizado no Brasil, no estado da Paraíba, na cidade de João Pessoa, no bairro de Oitizeiro, sofre pela falta de incentivos governamentais, falta saneamento básico, higiene das barracas e infraestrutura. A requalificação da feira de Oitizeiro, proposto neste trabalho tem embasamento teórico, mostrando a importância dos mercados público, historicamente e no cotidiano das pessoas e para alcançará a melhoria do espaço, para os consumidores e comerciantes, foi realizado análise de correlatos de proposta de requalificação de mercados, contribuindo para gerar um equipamento que possua conforto térmico, infraestrutura adequada, implantação de hortas para conscientização da importância da agricultura familiar e segurança alimentar e que atenda, as necessidades de quem usufrui do equipamento.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de um berçário no bairro de Jardim Manguinhos em Cabedelo
    (2023-12) SILVA, Miro Pereira da
    Proposta de um berçário de tempo integral no bairro de Jardim Manguinhos na cidade de Cabedelo, que poderá atender aos pais e responsáveis dessa comunidade na qual estará inserida, que por razões de trabalho e outras responsabilidades diárias, não tem onde deixar suas crianças. utilizando de estudos nos âmbitos da Neuroarquitetura, Arquitetura Montessoriana e Arquitetura Escolar, uma proposta de inovação, esse projeto arquitetônico visa compor segurança e conforto para as crianças e para seus funcionários com espaços amplos em seu ambiente, iluminação e ergonomia.
  • Monografia Acesso aberto
    Unidade prisional para a cidade de João Pessoa-PB: influência do espaço no cotidiano e na ressocialização do(a) apenado(a) LGBTQIAPN+
    (2023-12) BALTAZAR, Maria Rute Aragão
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir o impacto do projeto arquitetônico na vida do apenado, com ênfase ressocialização e na melhoria da qualidade de vida do infrator, ressaltando a relevância de um projeto exemplar que priorize a humanização e dignidade no cumprimento da pena. O enfoque principal será a elaboração de um anteprojeto para uma unidade prisional na cidade de João Pessoa-PB, com atenção especial às apenadas travestis e mulheres transexuais. Ao final, espera-se que este estudo e elaboração projetual contribua não apenas para o entendimento do papel do ambiente carcerário na ressocialização, mas também para a implementação de soluções práticas e inovadoras no projeto de unidades prisionais, dedicando especial cuidado às necessidades das apenadas travestis e mulheres transexuais, promovendo a dignidade e a reintegração social desses indivíduos.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto de arquitetura biofílica hoteleira para a cidade de João Pessoa PB
    (2023-12) COSTA, Samuel Lucena da
    A biofilia e o design biofílico são vertentes que crescem no mundo contemporâneo de forma exponencial. Abordar a importância das áreas verdes e espaços naturais para o bem-estar das cidades e da sociedade contemporânea é uma questão que se faz cada vez mais necessária, para se contrapor e sanar a crescente problemática que o mundo moderno alimenta diariamente e que contribui muitas vezes de forma negativa. Com isso, destacar a relação entre a presença de áreas verdes e a qualidade ambiental urbana, conforme estabelecido pela legislação é uma das bases abordadas neste projeto. Dando força ao tema, é importante o conceito de neuroarquitetura, que busca estudar os impactos dos ambientes no comportamento humano e no cérebro. Com isso, o design biofílico se mostra valioso já que promove melhorias físicas e psicológicas, além de agregar valor comercial aos projetos arquitetônicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo preliminar de um protótipo de habitação unifamiliar para a zona bioclimática 8
    (2023-12) ALBUQUERQUE, Gabriel Ângelo da Silva
    O trabalho tem como foco o desenvolvimento de um protótipo de casa unifamiliar que seja sustentável e de alta reprodutividade na zona bioclimática 8. O objetivo principal é criar uma habitação que seja energeticamente eficiente, ecologicamente amigável, levando em consideração as particularidades do clima da zona bioclimática 8. O projeto é feito para ser facilmente replicada, permitindo a construção em massa e a implementação em larga escala. A sustentabilidade é alcançada por meio do uso de materiais ecológicos e técnicas construtivas eficientes. Esse estudo também visa o conforto térmico e a qualidade no ar no interior da edificação, com o uso da própria ventilação natural, e um isolamento térmico. Além disso, a residência será equipada com o sistema de energia sustentável, o painel solar, para reduzir a dependência de fontes de energia não sustentáveis. Por fim, o trabalho discute os desafios e as oportunidades associados à implementação deste tipo de habitação na zona bioclimática 8, destacando 3 cidades de estados distintos para validar a sua exequibilidade.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Avaliação Pós Ocupacional: de uma edificação residencial multifamiliar na zona sul na cidade de João Pessoa-PB
    (2023-06) Nascimento, Danúbia Bezerra do
    Este trabalho consiste na apresentação da Avaliação Pós Ocupacional (APO) de uma edificação residencial multifamiliar na Zona Sul de João Pessoa na Paraíba, com intuito de mensurar o desempenho da edificação em uso, levando em consideração não somente o ponto de vista técnico, mas também o grau de satisfação dos moradores. Adotando vários instrumentos de pesquisa como survey, walkthrough, entrevista semi estruturada, questionário direto com respostas ótimo, bom, ruim, regular e péssimo dos usuários da edificação. A pesquisa se apoia em condicionantes como conforto ambiental, funcionalidade, segurança, acessibilidade, estética, adequação do ambiente, análise técnica construtiva e comportamental. Coletando os dados obtidos e com toda documentação técnica, foi possível realizar um diagnóstico e sugerir recomendações para o estudo de caso apresentado.