Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Lean Manufacturing e Seis Sigma: um estudo das metodologias e de sua integração
    (2023-06-16) FREIRE, Emmylly Victoria Santos; LIMA, Renalice Oliveira de
    Atualmente, a melhoria contínua pode ser um desafio para as empresas, que, sempre estão em busca de novas formas de melhorias para seu sistema produtivo. O presente artigo tem como principal objetivo abordar por meio de estudo de pesquisa, quais são as semelhanças e exclusividades do Lean manufacturing e do Seis Sigma, e uma análise da integração dessas duas metodologias, que se tornaram o que atualmente é conhecido por Lean seis sigma. De um lado o Lean Manufacturing que é a metodologia que, quando utilizada separadamente, tem como principal missão aumentar a produtividade e a eficiência do sistema produtivo, visando a redução de estoque e desperdícios, já com o Seis Sigma tem a missão de conseguir um maior lucro para a empresa, com a intenção de fazer um processo com menores custos. Juntas, as metodologias Lean e Seis Sigma podem ser poderosas ferramentas de gestão de qualidade e melhoria contínua para uma pequena empresa, elas serão analisadas, e as melhorias que elas trazem quando são integradas, pois a combinação dessas abordagens pode levar a ganhos significativos em produtividade, qualidade, satisfação do cliente e redução de custos, contribuindo para o sucesso da empresa. Palavras-chave: Lean Manufacturing, Seis Sigma, Lean Seis Sigma, Processo Produtivo
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Indústria 4.0 no brasil e a vantagem competitiva no cenário mundial: uma revisão da sistemática
    (2023-08-20) Souza, Thallys Santiago de; Silva, José Edson de Araújo
    Este artigo, constitui-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a Quarta Revolução Industrial, mais conhecida como indústria 4.0, que vem crescendo e deixando o mercado cada vez mais competitivo. Dessa forma, traremos uma abordagem das mudanças que vem ocorrendo no processo industrial, e a preocupação do Brasil quanto as inovações dessa revolução. Além do mais, o estudo apresentará algumas ferramentas eficientes que poderiam resultar em melhorias e significativas mudanças no sistema produtivo. Deste modo, chega-se à conclusão que a industriai 4.0 é algo que vem aumentando bastante e terá poder de alavancar a economia dos países que a implementarem, tendo em mente a complexidade do tema, iremos aplicar os conhecimentos da engenharia sobre inovação e dentro da nossa indústria, descrever as inovações da Quarta Revolução Industrial, demonstrar o potencial impacto da inovação em áreas da produção e apontar os passos que o Brasil deve seguir para implementar a indústria 4.0.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implementação de dashboards para análise de indicadores de manutenção corretiva em uma empresa do ramo da engenharia clínica
    (2023-06-16) Souza, Roberta Lucas de; Pessoa, Rúbia de Almeida
    No último século é notável o acelerado desenvolvimento da internet e, por consequência, da criação e avanço das ferramentas por ela oferecidas a usuários do mundo todo. Tendo em vista esse contexto, as organizações vêm buscando cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos voltados para a produção e gestão de suas atividades. Neste cenário surgiu o Business Intelligence que se utiliza de conceitos, técnicas e mecanismos específicos para reunir, organizar e analisar dados a fim de transformá-los em informações de interesse dentro dos contextos de negócios, podendo também ser utilizadas como base para estudos de diversos ramos,onde é possível destacar a Gestão da Qualidade que visa a excelência de produtos e serviços. O presente artigo possui o intuito de discutir a utilização da ferramenta Cognos Analytics na criação de Dashboards para controle de indicadores de qualidade para o contexto de uma empresa brasileira do ramo da Engenharia Clínica, propondo indicadores para o serviço de manutenção corretiva oferecido aos seus clientes e destacando as contribuições que a implementação da ferramenta oferece tanto para o gerenciamento das atividades da empresa, quanto para a garantia do funcionamento e da preservação dos equipamentos e dos serviços dos hospitais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implantação de melhorias em uma empresa de locação de equipamentos para construção civil - Estudo de caso
    (2023-06-16) ARAÚJO, Rayane Maria Ferreira de
    O presente trabalho de conclusão de curso foi aplicado na Metal Locações LTDA, empresa familiar situada na cidade de Cabedelo – PB, que tem como alvo a locação de equipamentos para construção civil. O artigo aborda desde sua história inicial até a aplicação do ciclo PDCA, método muito conhecido e eficaz no ambiente organizacional. O estudo de caso possui o objetivo de identificar gargalos e falhas nesta empresa locadora de equipamentos e aplicar melhorias contínuas, por meio de um conjunto de ações para otimizar atividades como, por exemplo: a falta de marketing, as falhas nos carregamentos de materiais, e a qualidade da empresa no geral. Foram analisadas as etapas que se iniciavam desde o recebimento de pedidos de locação até a devolução dos produtos locados, o que possibilitou a análise dos problemas e planejamento das soluções, verificação dos processos no sistema de locação e na gestão de qualidade que atrasam o avanço da empresa. Após se aplicar as melhorias o ambiente ficou mais organizado, agradável, com recursos eficientes e de posição elevada para clientes poderem usufruir com confiança na qualidade dos serviços oferecidos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação da metodologia wcm no setor automobilístico com o foco na qualidade
    (2023-07-11) CARVALHO, Mariana; SANTANA, Juliana
    Inspirada na metodologia japonesa do Sistema Toyota de Produção (STP), a World Class Manufacturing (WCM), tem como seu principal objetivo melhorar a produtividade no processo, surge com uma nova atualização na metodologia. Tornando-a ainda mais eficiente e eficaz para uma melhor produtividade no meio industrial. Tendo como visão estratégica, podemos citar os princípios primordiais que são eles, zero desperdício, zero quebra, zero defeito e zero estoque. Para o desenvolvimento do presente artigo, foi efetuado um estudo de caso no setor da Qualidade de uma indústria automobilística. Para que assim, possamos evidenciar os resultados benéficos da aplicação da metodologia aqui em pauta. Dessa forma, visando alcançar a melhoria da qualidade do produto final produzido, melhorar a satisfação do cliente e consequentemente, melhorar os resultados dos indicadores e atingir seus targets. Os indicadores dos resultados aqui apresentados, além de confirmar a eficiência e eficácia após a implementação da metodologia, também mostram as dificuldades e os desafios encontrados nesse processo de implementação. Visto que, era algo que estava sendo iniciado do zero.