Ciências Aeronáuticas

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  • Monografia Acesso aberto
    Uniformes na aviação: impacto na segurança, conforto e eficácia
    (2023-12) AMORIM, Lucas Schwarz de
    Esta pesquisa teve como objetivo entender e trazer conhecimento ao assunto de como diferentes tecidos e materiais afetam o conforto, segurança e eficácia dos tripulantes. A pesquisa foi classificada como exploratória, pois busca mapear e compreender a extensão desse problema, fornecendo uma base sólida para investigações futuras. O método empregado envolveu uma análise minuciosa de fontes bibliográficas, documentos, livros, artigos científicos e reportagens relacionados ao tema. A abordagem utilizada foi qualitativa. Os dados foram analisados por meio de gráficos e informações presentes nos documentos, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Este estudo demonstrou que, apesar da importância crítica do conforto e da segurança para os tripulantes, ainda existe uma falta de conscientização e compreensão abrangente sobre como os materiais dos uniformes podem afetar esses aspectos. Portanto, esse trabalho serve como um ponto de partida fundamental para futuros estudos e desenvolvimentos no sentido de aprimorar os uniformes utilizados na aviação e, consequentemente, elevar os padrões de conforto e segurança para a tripulação. Em suma, a análise mostrou o desconhecimento do assunto no âmbito brasileiro, mostrando que a busca por uniformes com materiais ideais para a tripulação é um passo crucial na melhoria do desempenho e segurança em um ambiente onde a precisão e o foco são essenciais.
  • Monografia Acesso aberto
    Fadiga na aviação: principais causas
    (2023-12) SANTOS, Fernando Lima dos
    Este estudo acadêmico buscou investigar quais são os principais fatores que contribuem para que tripulantes de aeronaves sofram, em suas rotinas diárias de trabalho, a influência da fadiga. A pesquisa buscou os objetivos gerais e específicos propostos. No que tange à metodologia utilizada, esse trabalho caracterizou-se como uma pesquisa explicativa onde buscou-se detalhar as principais fontes causadoras da fadiga na aviação civil. A análise de dados foi feita a partir de materiais bibliográficos como artigos publicados na internet, livros, periódicos, artigos de autoridades da área, que tratam a fadiga como uma séria ameaça às operações aéreas. Como resultado, teve-se a constatação de que a fadiga humana é produto de vários fatores, por exemplo, ciclo circadiano, tempo acordado, débito de sono, jet lag, dentre outros que, isoladamente ou em conjunto, levam o tripulante ao estado de fadiga. As operações aéreas sempre impõem aos tripulantes um ritmo intenso de trabalho, jornadas extremamente longas gerando um cenário no qual a fadiga se apresenta como um risco a ser mitigado por atingir diretamente a segurança de voo. Ao finalizar a pesquisa, foi possível concluir sobre a importância de se realizar um trabalho conjunto entre os tripulantes de voo, as empresas aéreas, a entidade reguladora e os demais setores envolvidos nas operações aéreas para tratar do tema fadiga com a devida atenção que o problema requer.
  • Monografia Acesso embargado
    A importância de lidar com as principais ameaças da saúde mental na aviação
    (2023-12) DECKER, Heros Ramon Waltrick
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar quais são as principais ameaças à saúde mental no contexto da aviação. Os tripulantes precisam de uma saúde mental equilibrada para lidarem diariamente com inúmeros riscos. A aviação tem a iminência de emergências diariamente, e por isso, seus colaboradores devem estar portando uma saúde mental sã. A depressão, ansiedade e a síndrome de burnout são algumas das ameaças à saúde mental dos colaboradores, e tanto as organizações quanto os próprios colaboradores devem estar atentos a essa questão. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental através de uma vasta seleção de materiais. A abordagem utilizada foi qualitativa. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que as ameaças à saúde mental representam um desafio significativo para a segurança operacional da aviação. É um dever mútuo tanto da organização quanto dos colaboradores se precaverem e abordarem proativamente os perigos causados por uma saúde mental em desequilíbrio. A integridade mental dos colaboradores é essencial para garantir que a aviação continue a operar com eficiência e segurança. Portanto, promover um ambiente que fomente a saúde mental e forneça recursos para lidar com as ameaças identificadas é crucial para o bem-estar de todos os envolvidos e para a segurança das operações aéreas.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância da simulação no treinamento de pilotos
    (2023-12) SILVA, Heyttor Flemming Antunes
    O objetivo geral deste trabalho foi investigar como a simulação de voo contribui para melhorar a segurança nas operações de aeronaves. A importância da simulação nesse contexto está relacionada a uma série de benefícios que, muitas vezes, resultam em ganhos financeiros tanto para os pilotos quanto para as organizações. Pilotos em formação podem falhar em missões de treinamento sem as consequências financeiras e de segurança associadas ao mundo real. Além disso, do ponto de vista da segurança operacional, a simulação aumenta a proficiência dos colaboradores, reduzindo a ocorrência de acidentes e incidentes que, por sua vez, evitam indenizações financeiras e preservam a reputação das organizações. Esta pesquisa segue uma abordagem explicativa e utiliza a metodologia qualitativa. A análise baseou-se em revisão bibliográfica e documental, que permitiu uma compreensão mais aprofundada do tema. A conclusão desta pesquisa enfatiza a importância da simulação em ambientes controlados e a aplicação de princípios da andragogia no treinamento de adultos, destacando que esses elementos desempenham um papel fundamental na capacitação dos pilotos e na melhoria da segurança operacional da aviação. Portanto, a simulação de voo é uma ferramenta valiosa que contribui significativamente para a formação e aprimoramento dos pilotos, garantindo operações mais seguras e eficazes, resultando em benefícios tanto financeiros como em termos de segurança para todos os envolvidos.
  • Monografia Acesso aberto
    O papel do setor de gerenciamento de crise no âmbito da segurança operacional
    (2023-12) LANGRENEY, Christian
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância do setor de gerenciamento de crise em empresas aéreas numa época de grande conectividade e acesso à internet. O segmento aeronáutico é considerado por muitos como seguro, mas quando as situações saem do controle ocorrem desastres que fazem com que muita informação circule pelas redes. Quando um acidente ocorre, o setor do gerenciamento de crise entre em ação para prestar apoio a todos envolvidos no acidente, considerados população do ocorrido. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental. A abordagem utilizada foi a qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio dos documentos e materiais utilizados na confecção do trabalho. Ao finalizar o trabalho, conclui-se que o setor do gerenciamento de crise é essencial para minimizar os danos e prover todo apoio necessário a população do acidente. Numa época de grande conectividade é preciso que o gerenciamento de crise haja com rapidez para evitar a disseminação de notícias falsas gerando ainda mais pânico para os afetados pela fatalidade. Nem sempre é possível evitar o pior no segmento aeronáutico e para isso existe o setor que gerencia a crise de modo a minimizar os danos e alentar a todos que sofrem com o acidente.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância do CRM na execução de procedimentos por instrumentos
    (2023-12) PRETE, Vinicius
    O objetivo desta pesquisa foi compreender a importância do Crew Resource Management (CRM) na execução de procedimentos de voo por instrumentos (IFR) e como ele contribui para a eficiência e segurança das operações. A pesquisa explorou como o CRM é fundamental para manter alta a consciência situacional e prevenir a desorientação espacial durante voos por instrumentos. Este estudo foi conduzido com uma abordagem explicativa, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais para coletar informações relevantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para analisar os dados, com base nos materiais utilizados na investigação. Ao término deste trabalho, ficou evidente que o CRM desempenha um papel crítico na execução de procedimentos IFR, garantindo que os voos por instrumentos sejam eficientes e seguros. A ênfase no trabalho em equipe é crucial para manter a consciência situacional da tripulação e evitar a desorientação espacial. Portanto, a pesquisa destacou a importância de incorporar o CRM em todos os voos, especialmente aqueles que seguem regras de voo não visual. A conscientização sobre o CRM e sua implementação eficaz podem contribuir significativamente para a melhoria da segurança e da eficiência nas operações IFR.
  • Monografia Acesso aberto
    EBT - Evidence Based Training e seu real benefício para o treinamento em simuladores de voo
    (2023-12) MORAES, Emerson Caramori de
    À medida que a aviação comercial evolui e seus sistemas operacionais tornam-se mais avançados e automatizados, existe uma real necessidade pela busca de um processo de treinamento que possa capacitar seus profissionais a obterem um desempenho adequado em suas funções a bordo de uma aeronave. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo o entendimento deste novo processo de treinamento denominado EBT (Evidence Based Training), que é baseado em evidências apresentadas no cotidiano das operações. Busca-se entender seu real benefício para o sistema dentro dos fatores humanos aplicados a ele, assim como a maneira pela qual o gerenciamento de tarefas dos pilotos melhora em situações normais, durante falhas nos sistemas, problemas inesperados e emergências depois de serem submetidos a este novo treinamento. Através de um método de pesquisa e análise de materiais como publicações técnicas, manuais de implementação, artigos, livros e reportagens, a pesquisa busca também clarificar para os profissionais envolvidos e o público em geral, um entendimento do processo de criação e aplicação deste novo sistema. Sempre que os pilotos envolvidos em um treinamento atingem um melhor resultado, isso ocorre devido ao modo como condições e estratégias aplicadas no treinamento criam uma visualização e entendimento mais abrangentes, que permite aos pilotos compreenderem os objetivos e as razões pelas quais são submetidos a este processo, ajudando de forma importante atingir um maior êxito no resultado final. A abordagem utilizada foi feita de forma qualitativa baseada em conclusões e informações contidas nos documentos pesquisados. Como conclusão da pesquisa, a resposta atingida não pode ser considerada como um conceito final ou definitivo, visto que como o sistema de treinamento do Evidence Based Training (EBT) ainda está sendo implementado em vários países, os processos de introdução, adequação e assimilação requerem etapas que demandam tempo, de forma que as avaliações e conclusões apresentadas reportam uma análise inicial dos efeitos apresentados até este momento.
  • Monografia Acesso aberto
    O papel do instrutor e seus reflexos na formação do aluno piloto
    (2023-12) SANTOS, Sefano Oliveira
    A pesquisa em questão teve como objetivo principal aprofundar o entendimento sobre os cuidados que os instrutores devem adotar durante a formação de pilotos, com foco na promoção da segurança operacional na aviação. A aviação é uma indústria intrinsecamente arriscada, exigindo rigor e disciplina em todos os aspectos das operações aéreas. A instrução desempenha um papel importante nesse contexto, já que está diretamente ligada à formação dos futuros pilotos e, consequentemente, à segurança das operações aéreas. Uma relação sólida e eficaz entre instrutor e aluno é fundamental para o sucesso do processo de aprendizagem na aviação. Além disso, o ensino de princípios disciplinares e filosofias como o “Airmanship” desempenham um papel vital na disseminação de uma cultura de segurança entre os alunos. Esses conceitos não apenas ensinam as habilidades técnicas necessárias para voar, mas também enfatizam a importância da responsabilidade, do respeito às regras e dos comportamentos seguros em todas as fases da operação aérea. A pesquisa em si pode ser classificada como explicativa, uma vez que busca esclarecer e aprofundar o entendimento sobre o tema. Quanto à metodologia, o estudo adotou uma abordagem bibliográfica e documental, aproveitando fontes de conhecimento existentes para analisar os dados. A abordagem foi de natureza qualitativa. Ao concluir a pesquisa, torna-se evidente que a instrução aeronáutica deve ser conduzida de forma alicerçada na disciplina e no compromisso com a segurança operacional. Os instrutores desempenham um papel crucial ao não apenas transmitir conhecimentos técnicos, mas também ao moldar a mentalidade e o comportamento dos futuros pilotos.
  • Monografia Acesso fechado
    Artigos perigosos: conhecimento e informação dos itens perigosos transportados em aeronaves
    (2023-12) OLIVEIRA, Bruno Lopes
    O controle dos Artigos Perigosos na atualidade foi aprimorado ao longo dos anos devido a incidentes e acidentes já ocorridos na história da aviação. Mediante isso, regras, Normas e Padrões Internacionais foram criados para a regularização no mundo. Esta pesquisa teve como objetivo transmitir o conhecimento sobre artigos perigosos no âmbito da aviação civil no Brasil e seus riscos. Foi analisado de alguns sites as principais dúvidas que os usuários possuíam quanto aos itens que podem ou não transportar, como também se detalhou as classes dos Artigos Perigosos citados pelo Manual da Iata e empresas aéreas no Brasil, a Agência Reguladora criou juntamente com as empresas aéreas restrições de transporte de certos itens, caracterizando-os como Artigos Perigosos e restringindo o seu carregamento. O referencial teórico que sustentou este estudo baseou-se em Normas e Procedimentos de âmbito nacional e internacional, salientou-se que havia diversas normas vigentes no mundo, bem como cada país modificou e foi restritivo ao selecionar suas regras, assim, foi utilizado uma pesquisa exploratória com referências em regras vigentes, visto que, o Brasil é um país signatário da OACI. Tem como tipo de abordagem uma análise qualitativa. A análise foi feita por meio manuais, sites de pesquisa, baseando-se na forma teórica. Chegou-se à conclusão de que, ao final da pesquisa, os usuários ainda tinham pouca familiaridade com o transporte de objetos perigosos e as restrições de segurança, e era necessário enfatizar a seriedade dos Artigos em relação ao transporte em aeronaves.
  • Monografia Acesso aberto
    Saúde mental na aviação
    (2023-12) WERNER, Daniele
    A indústria da aviação desempenha um papel fundamental na conectividade global, mas enfrenta desafios relacionados à saúde mental de seus profissionais. Este trabalho analisa a relação entre a saúde mental dos aeronautas e a segurança das operações aéreas. Compreender como o bem-estar mental afeta a segurança operacional é de suma importância, uma vez que pode influenciar no processo de tomada de decisão e na capacidade de resposta a situações críticas. O estudo utiliza uma abordagem de pesquisa qualitativa, concentrando-se na exploração detalhada dos desafios enfrentados pelos aeronautas. Este trabalho contribui para uma compreensão aprofundada da interseção entre saúde mental e segurança na aviação, destacando a importância de políticas proativas e intervenções eficazes para garantir que a indústria da aviação continue a ser um meio de transporte seguro e confiável para milhões de pessoas em todo o mundo.
  • Monografia Acesso aberto
    Combustíveis sustentáveis de aviação e os seus benefícios
    (2023-12) SILVA, Leonardo Rosa da
    Este trabalho teve como objetivo apresentar os combustíveis sustentáveis de aviação que podem ser utilizados, com o objetivo de diminuir as emissões dos gases de efeito estufa, e por consequência o aquecimento global, identificando os benefícios que podem ser obtidos com a utilização destes. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, com procedimentos de pesquisa bibliográficos e documentais, com análise de dados qualitativa. O tema combustíveis sustentáveis de aviação, tem grande relevância mundial, dada a importância do setor aéreo, e a sua contribuição nas emissões dos gases poluentes. Atualmente existem metas definidas para o setor, e esforços contínuos para a redução destes gases. A utilização dos combustíveis sustentáveis de aviação serão a principal mudança responsável por tornar o setor aéreo mais sustentável e menos dependente dos combustíveis fósseis, além de contribuir com diversos outros benefícios, não só para o meio ambiente, para também para o resto da sociedade.
  • Monografia Acesso fechado
    Análise de desempenho de aeronaves não tripuladas na aplicação agrícola
    (2023-12) STEFFEN, Jonatan Matheus
    Ao longo das últimas décadas, a busca pelo aperfeiçoamento da produção, com intuito de produzir mais e melhor, reduzindo os custos e os impactos ambientais, fez emergir a cultura chamada agricultura de precisão. Esse conceito de agricultura só pode se desenvolver graças ao avanço e a oferta de tecnologias, capazes de prover um conjunto de serviços com uma precisão inédita. Dentre estas tecnologias, as aeronaves não tripuladas (drones) aparecem como uma ferramenta protagonista na agricultura de precisão. Esta pesquisa teve como objetivo geral obter e reunir conhecimento sobre as vantagens, desvantagens e aplicações dos veículos aéreos não tripulados (VANT) na aplicação agrícola. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de artigos, periódicos, leis e regulamentos. A abordagem utilizada foi qualitativa e através da fundamentação teórica conclui-se que os VANTs contemplam a necessidade de uma ferramenta ágil, de baixo custo e de alta precisão, exercendo função de pulverizador de insumos ou como ferramenta de mapeamento e fotografia das áreas cultivadas. Apesar de serem veículos não tripulados e controlados remotamente, este equipamento veio para complementar e aprimorar o serviço da aviação agrícola, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da agricultura brasileira.
  • Monografia Acesso aberto
    A fadiga do piloto em voos de longa distância
    (2023-12) POLYDORO, Bruno Pereira
    Nesta pesquisa, o objetivo principal foi explorar a complexa relação entre o sono, o ciclo circadiano e a fadiga dos pilotos, com ênfase no impacto direto dessa fadiga nas operações aéreas. Esta pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, baseou-se em procedimentos bibliográficos e documentais para coleta de dados. Utilizaram-se fontes como livros, artigos científicos, dissertações, reportagens e regulamentações, como o RBAC 117 e a Lei 7.183 – Lei do Aeronauta. Os resultados destacam que a fadiga, muitas vezes desencadeada por condições como a falta de sono e mudanças nos fusos horários, apresenta-se como um risco substancial para a segurança operacional, influenciando diretamente o desempenho da tripulação. Na avaliação do impacto da fadiga nas operações aéreas, observou-se que aproximadamente 20% dos acidentes aéreos podem estar relacionados a esse fator, evidenciando a urgência de estratégias eficazes de gerenciamento de fadiga. A análise das práticas de gerenciamento de fadiga em voos de longa distância ressaltou a importância das regulamentações, como o RBAC 117, que estabelecem limites rigorosos para jornadas de trabalho e horas de voo. Concluiu-se que é de suma necessidade abordar e mitigar os efeitos da fadiga na esfera da aviação civil brasileira, especialmente em voos de longa distância, onde as demandas podem ter particularidades como jet lag e trazer impactos ainda mais significativos ao desempenho dos pilotos de linhas aéreas.
  • Monografia Acesso aberto
    Os efeitos da pandemia COVID-19 na demanda e economia do transporte aéreo
    (2023-12) MORAES, Matheus Governici Leite de
    Este estudo buscou compreender os impactos da pandemia da Covid-19 na demanda e economia do transporte aéreo, oferecendo uma análise abrangente dos desdobramentos na indústria da aviação civil. Adotando uma abordagem exploratória, foram estabelecidos três objetivos específicos: elucidar a origem da pandemia e suas estratégias de contenção, avaliar o declínio na demanda por viagens aéreas e analisar os impactos econômicos na indústria da aviação. O estudo revelou que a disseminação global da Covid-19 resultou em estratégias de contenção, como lockdowns e medidas de proteção, que afetaram diretamente a mobilidade das pessoas, culminando em uma significativa redução na demanda por viagens aéreas. A indústria da aviação sofreu uma queda significativa no número de passageiros, com uma diminuição de 60% em 2020 em comparação com o ano anterior, impactando tanto o tráfego internacional quanto o doméstico. No contexto econômico, as companhias aéreas enfrentaram perdas substanciais, totalizando bilhões de dólares em prejuízo. As receitas provenientes do transporte de passageiros sofreram um declínio acentuado, impactando negativamente o setor de turismo, a contribuição para o PIB e a geração de empregos. Todavia, embora a pandemia tenha afetado profundamente a indústria da aviação, ela vem se recuperando à medida que a cobertura vacinal aumentou e as restrições são amenizadas. Concluiu-se que pandemia da COVID-19 causou uma queda drástica na demanda por viagens aéreas devido a medidas de contenção, resultando em perdas financeiras substanciais para companhias aéreas e impactos negativos na economia do setor, incluindo reduções nas receitas e empregos.
  • Monografia Acesso aberto
    Aviação regional: os desafios das operações no interior do Rio Grande do Sul
    (2023-12) SANTOS, Higor Diangilis Coelho dos
    O objetivo deste estudo é investigar os desafios operacionais enfrentados pela aviação regional no estado do Rio grande do Sul utilizando o Aeroporto de Pelotas como exemplo, propondo a implementação de um sistema ILS (Instrument Landing System) como possível solução para melhorar a segurança das operações em condições meteorológicas adversas. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem descritiva, utilizando fontes de dados disponíveis online. Os resultados indicam que o Aeroporto de Pelotas enfrenta desafios significativos relacionados à visibilidade reduzida devido a condições climáticas adversas, como nevoeiro e chuvas intensas. A ausência de um sistema ILS no aeroporto contribui para a ocorrência de atrasos e cancelamentos de voos, afetando a eficiência operacional e a satisfação dos passageiros. A proposta de implementação do sistema ILS surge como uma solução viável para melhorar a segurança das operações aéreas em condições meteorológicas adversas, uma vez que a tecnologia oferece orientação precisa para a aeronave durante as fases finais de aproximação e pouso, permitindo operações mais seguras e eficientes. Além dos benefícios operacionais, a instalação do sistema ILS também terá um impacto econômico positivo na região, visto que a redução do número de atrasos e cancelamentos resultará em maior confiabilidade para as companhias aéreas e passageiros, estimulando o aumento do tráfego aéreo e impulsionando o desenvolvimento econômico local.
  • Monografia Acesso aberto
    Biocombustíveis para a aviação civil: desafios e perspectivas
    (2023-12) BIAZI, Gustavo Ulisses
    O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise abrangente dos impactos ambientais causados pelos combustíveis de origem fóssil utilizados para a aviação civil, com foco na identificação e avaliação de potenciais opções de biocombustíveis como alternativas mais sustentáveis. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa adotou abordagem exploratória por meio de métodos bibliográficos e documentais, com abordagem de análise qualitativa. Os principais resultados mostraram que os combustíveis fósseis para a aviação civil têm impactos ambientais substanciais, liberando poluentes atmosféricos que deterioram a qualidade do ar, prejudicam ecossistemas e contribuem para o aquecimento global, chuva ácida e formação de partículas prejudiciais. Apesar de muitas opções de matérias-primas potenciais para a produção de biocombustíveis, é importante considerar que a avaliação da viabilidade dessas opções deve ser criteriosa, incluindo a análise da capacidade de cada matéria-prima em gerar biocombustíveis de maneira eficiente e economicamente viável. O estudo também destacou desafios na adoção de biocombustíveis para a aviação civil, como o alto custo de produção, limitações na disponibilidade, impactos ambientais negativos e requisitos de qualidade. Além disso, a falta de conscientização dos passageiros dificulta a aceitação, pois muitos desconhecem as vantagens ambientais desses combustíveis, gerando resistência à mudança de mentalidade e práticas de consumo. Concluiu-se, portanto, que o uso de biocombustíveis em larga escala para a aviação civil se depara com desafios complexos que vão além da mera substituição de combustíveis. Os altos custos de produção, a limitada disponibilidade, os impactos ambientais associados à produção de biocombustíveis e a necessidade de atender a rigorosos padrões de qualidade são desafios significativos. Logo, superar essas barreiras requer uma abordagem estratégica que envolva investimentos em pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura.
  • Monografia Acesso aberto
    Passageiros indisciplinados em aeroportos: um desafio para a aviação
    (2023-12) CUNHA, Jean Carlos Viana Barreto da
    Este trabalho investiga a legislação aplicável em situações que envolvem passageiros indisciplinados em voos comerciais, um fenômeno que tem se mostrado crescente no cenário da aviação mundial e que representa riscos à segurança e ao bem-estar dos envolvidos no processo de transporte aéreo. O principal objetivo é elucidar as medidas legais em vigor e as propostas de alteração legislativa que visam lidar com tais comportamentos inadequados a bordo de aeronaves. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma análise documental das legislações nacionais relacionadas ao tema, bem como dos projetos de lei em tramitação e acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Além disso, recorreu-se a dados estatísticos fornecidos por entidades renomadas no setor, como a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), para compreender a magnitude do problema. Os resultados evidenciam uma crescente inquietação global com incidentes de desordem provocados por passageiros. Entre 2007 e 2015, a IATA registrou mais de 49 mil ocorrências envolvendo comportamentos indisciplinados. No cenário nacional, observou-se a existência de projetos de lei, como o de nº 258 de 2016 e o de nº 3111 de 2019, que buscam detalhar atitudes inadequadas e estabelecer penalidades correspondentes. Internacionalmente, destaca-se o Protocolo de Montreal de 2014 e os esforços da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), que orientam os países na adoção de medidas preventivas e punitivas. Em conclusão, constata-se que, embora haja avanços no sentido de legislar sobre a questão, é imprescindível uma abordagem holística, envolvendo medidas educativas, preventivas e punitivas, a fim de assegurar voos mais seguros e harmoniosos. A legislação, por si só, não é suficiente; é preciso uma conscientização global sobre a importância da disciplina e respeito mútuo no contexto da aviação civil.
  • Monografia Acesso aberto
    Os desafios da gestão do tráfego aéreo diante do aumento da quantidade de aeronaves remotamente pilotadas no brasil: Considerações operacionais e regulatórias
    (2023-12) DINIZ, Sandro Pinho
    Este estudo teve como objetivo analisar os desafios operacionais e regulatórios decorrentes da expansão do uso de aeronaves remotamente pilotadas no Brasil para a aviação civil. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória, utilizando métodos de revisão bibliográfica e análise documental para examinar a evolução histórica das dessas aeronaves, suas diversas aplicações, os riscos associados e os desafios regulatórios. A trajetória das aeronaves remotamente pilotadas no Brasil revela uma evolução gradual, de origens militares para aplicações civis mais abrangentes. Estas aeronaves encontram uma variedade de usos em setores como conservação ambiental, agricultura de precisão, monitoramento de territórios indígenas e detecção de desastres naturais. A agricultura, em particular, se beneficia da precisão e eficácia dessas aeronaves, embora enfrente desafios relacionados ao conhecimento de mercado e à necessidade de regulamentações mais claras. Contudo, a expansão das aeronaves remotamente pilotadas traz consigo preocupações significativas, sobretudo em relação à segurança aérea e regulamentação. Incidentes, como o que afetou o Aeroporto de Congonhas, destacam a necessidade premente de fiscalização rigorosa, visto que colisões entre essas aeronaves e aeronaves tripuladas representam ameaças graves à segurança. Ressalta-se ainda que a falta de treinamento e consciência das regulamentações por parte dos operadores intensifica esses riscos. Concluiu-se, portanto, que os desafios operacionais incluem a integração segura das aeronaves remotamente pilotadas com o tráfego aéreo convencional, a garantia da segurança de voo, a proteção da privacidade e segurança de dados.
  • Monografia Acesso aberto
    Impacto da prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos na segurança operacional
    (2023-12) CABRAL, Jhone de Jesus
    O presente estudo buscou aprofundar a compreensão sobre a influência da prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos na segurança operacional da aviação civil. Por meio de uma abordagem exploratória, utilizando métodos bibliográficos e documentais, foram analisados dados de diversas fontes, incluindo livros, artigos científicos e dados publicados por órgãos como CENIPA. Os resultados obtidos destacam que a compreensão do fator humano desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes aeronáuticos, devido à influência decisiva nas operações, coordenação de equipes, impacto de fatores como fadiga e estresse, treinamento, cultura de segurança e uso de tecnologia. Além disso, a pesquisa revelou que os processos de investigação e prevenção desempenham um papel essencial na identificação de causas raiz de acidentes e na formulação de recomendações para melhorias. O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), com seus órgãos como o CENIPA e os SERIPA, desempenha um papel fundamental nesse processo, promovendo a cultura de segurança e buscando constantemente o desenvolvimento e a atualização de técnicas. Portanto, a promoção de uma cultura de prevenção que não busca atribuir culpa individual, mas sim compreensão e aprendizado, desempenha um papel fundamental. Essa abordagem favorece um ambiente no qual os profissionais se sentem à vontade para relatar preocupações e incidentes, contribuindo assim para a segurança operacional na aviação civil.
  • Monografia Acesso aberto
    O papel do comandante como gestor de recursos humanos e operacionais
    (2023-12) DAMAZIO, Lucas Passos
    Esta pesquisa teve como objetivo geral a compreensão da função do comandante como gestor de recursos humanos e organizacionais na aviação. O papel de um comandante vai além dos procedimentos estritamente operacionais, pois demanda se habilidades de gerenciamento e na tratativa com pessoas a partir de uma boa liderança. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa seguiu uma abordagem explicativa, considerada a mais apropriada para abordar um tema predominantemente teórico. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, dada a natureza conceitual do tema. Tratou-se a respeito da descrição das funções do comandante relacionadas aos recursos técnicos e organizacionais, a análise do conceito de soft skills em relação ao papel do comandante na aviação e a conclusão sobre a importância da liderança do comandante como gestor para promover a segurança operacional. Os resultados da pesquisa destacaram que o papel do comandante vai além das competências técnicas, exigindo habilidades interpessoais e uma postura de liderança para garantir a segurança operacional. Essa compreensão é fundamental para o contexto da aviação, onde a segurança é prioritária. A pesquisa contribui para o entendimento da complexa função do comandante como gestor de recursos humanos e organizacionais, ressaltando a importância de sua liderança na promoção da segurança operacional.