Gestão em Tecnologia da Informação

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estruturação do Departamento de Segurança da Informação para atender a gestão de dados em conformidade à lei de Privacidade de dados (LGPD)
    (2021-12-14) Sivieri, Edson
    Manter a privacidade dos dados pessoais vem se tornando cada vez mais um grande desafio para os gestores de Departamentos de Segurança da Informação de empresas de diversos tamanhos e nichos de negócio. Não limitada ao tamanho da empresa ou a sua natureza, a responsabilidade sobre a gestão (ou utilização) de dados e informações dos colaboradores, clientes fornecedores e instituições de regulação (Poder Público), havia tempos que estava sob análise das autoridades governamentais, em especial, as brasileiras. Para isto, aqui mencionamos as principais ações do governo brasileiro com foco na contenção dos riscos em de Segurança da Informação e da Privacidade dos dados dos cidadãos naturais como o Marco Civil da Internet1, a Política Cibernética de Defesa2 e a implantação dos Normativos e Frameworks de Proteção de Dados Pessoais3. Este projeto tem como objetivo principal se tornar uma fonte de referência para o gestor do departamento de segurança da Informação, determinar mudanças necessárias para preparar a área para suportar de maneira eficaz e eficiente, o DPO (Data Privacy Officer) de empresas em sua missão de zeladoria pela privacidade dos dados. A metodologia adotada para este Projeto foi a de pesquisa exploratória, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica não somente focada na literatura disponível. A pesquisa bibliográfica foi focada nas publicações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em respeito aos Segmentos de Segurança da Informação e Privacidade da Informação, assim como em literatura técnica utilizada por profissionais da área de Segurança da Informação e de Riscos/Compliance.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Iot e a diversidade de dispositivos conectados
    (2021-12) Fraga, Marcos
    A Internet das Coisas (IOT) é uma inovação tecnológica, baseada em artefatos já consolidados como a Internet e objetos inteligentes. A crescente aplicação da Internet das Coisas nos negócios e a necessidade de tudo estar conectado e automatizado, torna necessária uma evolução na aplicação da tecnologia. O principal objetivo deste estudo é apresentar as diferentes definições da Internet das Coisas, a partir dos artigos mais citados, e como alvo secundário, apresentar o desafio da TI para conectar e gerenciar estes dispositivos de forma segura e usual na infraestrutura de rede. Como metodologia adotada, foram realizados procedimentos de coletas de informações via e-mail e teleconferências, com empresas públicas, solicitando informações referente ao tema aqui levantado, questionando sobre o uso e desafios de conectar na infraestrutura de rede de computadores, dispositivos IoT e como estão sendo adotadas as políticas de segurança e tipos de uso destes dispositivos. Os resultados obtidos nestas análises foram observados e como retorno ficou clara a informação que existe sim uma preocupação das equipes de segurança de TI quanto ao uso de dispositivos IoT em contrapartida os adeptos ao uso desses dispositivos pelas facilidades e automação que estes entregam.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Um Estudo de Viablidade de Implementação do Scrum em uma Empresa de Desenvolvimento de Software
    (2021-11-17) Nascimento, Wagner
    A globalização da economia e da tecnologia trouxe junto um mercado atual de desenvolvimento de software cada vez mais exigente, em busca de desenvolver projetos com eficiência e de forma rápida. Se faz primordial que as empresas utilizem de ferramentas para uma melhor saída para possíveis alterações inerentes a qualquer execução de projeto, estabelecendo assim a necessidade de utilizar métodos inovadores para garantir bom desenvolvimento dos trabalhos. Como uma excelente resposta à essa nova exigência do mercado, surgem então as metodologias ágeis, que possibilitam a criação de softwares com mais funcionalidades e que atendam às necessidades dos clientes de forma eficiente e em tempo menos, e também com valor agregado reduzido. Dentro dessa ótica, a metodologia ágil Scrum assiste às mudanças recorrentes, sem perder a qualidade na entrega do produto final, em comparação com os métodos clássicos que custam mais, portanto, se faz necessária a compatibilização desta metodologia para dentro do escopo das empresas, sejam elas pequenas ou médias, para que estas possam apresentar competitividade em relação às grandes empresas. Este trabalho busca examinar a viabilidade de implantação da metodologia ágil Scrum numa empresa de desenvolvimento de software, relatando as etapas da implementação de cada atividade e relatar as dificuldades encontradas neste processo, além de demonstrar as melhorias alcançadas após sua implantação.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Adaptação ao modelo home office em tempos de pandemia numa empresa de tecnologia
    (2021-12-01) Lira, Anderson
    Os avanços tecnológicos vêm desencadeando profundas mudanças no mundo do trabalho. Características como a velocidade e a flexibilidade passaram a ser incorporadas às relações entre empresas e trabalhadores. Uma das novas realidades deste novo contexto do trabalho, trazida pelas modernas ferramentas de comunicação, é o teletrabalho, ou trabalho remoto, tema do presente estudo, onde atualmente tem sido amplamente utilizado devido à pandemia da COVID-19. O presente estudo tem como objetivo fornecer possíveis novas evidências da relação do teletrabalho com a satisfação dos colaboradores, através de um estudo que contenha menos variáveis, que foram: análise de períodos de prática do teletrabalho com pouca variação e funcionários com o mesmo cargo, sendo estes os engenheiros de software. Os resultados deste estudo permitem concluir que, a cada espaço de tempo há maior ou menor impacto de determinados fatores na satisfação dos colaboradores e por consequência na satisfação no trabalho. Espera-se que este estudo forneça aos gestores das organizações conhecimento empírico sobre a relação do teletrabalho e a satisfação do colaborador.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    O uso do big data como recurso para vantagem competitiva em instituições financeiras
    (2021-11-24) Daniel Danielowski
    Este estudo de caso tem como objetivo analisar e avaliar as vantagens competitivas que podem ser obtidas pelas instituições financeiras, através do uso do Big Data. Baseado nos 5V's, principalmente após a chegada do Open Banking, ferramentas possibilitam analisar e estruturar grandes volumes de dados com maior rapidez, permitindo assim apoiar nas estratégias de negócios, nas tomadas de decisões e propiciar a criação, manutenção e revisão de seus produtos e serviços oferecidos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Segurança da informação: ataques ransomware e proteção de dados
    (2021-10-10) Philot, Daniel Rocha
    O objetivo deste estudo de caso visa, além de discorrer sobre a definição, características e variantes dessa modalidade de ataque cibernético conhecida como ransomware, analisar os principais casos, os fatores motivadores, as vulnerabilidades exploradas, os impactos e as medidas de segurança que estão amplamente sendo adotadas para proteção contra essa ameaça. Através de uma pesquisa explicativa utilizando uma abordagem qualitativa, busca-se elucidar os efeitos devastadores desse tipo de ataque e seus impactos na sociedade. Por intermédio de um questionário, observa-se as opiniões de especialistas sobre o assunto e suas expectativas para o futuro, tanto com relação aos ataques, quanto às medidas protetivas, avaliando também o nível de maturidade das empresas no que tange a segurança da informação. Por fim, verificou-se uma assustadora previsão com o aumento desses ataques através de novas e sofisticadas variantes, obrigando as organizações a repensarem as estratégias de proteção dos seus dados, levando em consideração o seu valor.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Indústria 4.0 e suas interfaces em uma empresa de pequeno porte no interior da Bahia
    (2021-11-19) Oliveira Santos, Anderson
    O mundo contemporâneo traz consigo uma somatória de mudanças e perspectivas, empresas de diversos segmentos tem emergido no mercado e as relações encontram-se cada vez mais dinâmicas, nesse a palavra de lei tem sido “praticidade” e empresas que trazem em seu bojo de serviço inovação e praticidade tem se destacado. O presente estudo teve como objetivo, realizar um estudo de caso em uma empresa no ramo de TI do interior da Bahia compreendendo as principais mudanças decorridas após a implantação dos princípios da indústria 4.0 em seu processo de modernização e expansão. Como método, trata-se de um estudo de caso realizado em uma startup no interior da Bahia, a mesma busca se modernizar e expandir para outra cidade na região, aplicando os conceitos da Indústria 4.0 em seus processos e operações. Atuante no setor de transporte de alimentos, mercadorias e afins, trata-se de um aplicativo de motos, a mesma reúne motociclistas e os direciona para as corridas. Entre seus resultados foram analisadas as práticas a serem modernizadas; automação dos processos; integração das ferramentas tecnológicas como Internet das Coisas (IOT), Internet dos Serviços (IOS) e Big Date e por fim, análise dos indicadores. Desta forma, pode se considerar a inerência e como os conceitos da indústria 4.0 vem se inserindo nas pequenas empresas ainda de modo tímido, embora sua aplicação prática seja promissora e possibilite o alcance de inúmeros outros indicadores.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Aplicação do novo marco legal de ciência, tecnologia e inovação: estudo de caso do MPLabs/MPPE
    (2021-11-19) Dias, Thiago
    Esse trabalho se propõe analisar o projeto do MPLabs, órgão do Ministério Público do Estado de Pernambuco, para contratação pública de inovação se utilizando dos dispositivos implementados através do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que surgiu no ano de 2018 como um esforço de resolver dificuldades encontradas pelos órgãos estatais no uso da antiga Lei de Licitação surgida em meados dos anos 90. Através de pesquisas exploratórias, entrevistas e observação direta, vimos que a iniciativa, validada pelos órgãos fiscalizadores, pode trazer grandes vantagens para o setor público brasileiro ao tornar o processo de contratação muito menos burocrático e ágil, além de estar mais conectado com o formato de trabalho que as empresas de tecnologia fazem uso em seu dia a dia. Além disso, o modelo é passível de ser replicado nos demais órgãos públicos, sem grandes dificuldades. Com isso foi concluído que o modelo pode ser um indutor do surgimento de soluções inovadoras disruptivas nos órgãos públicos, podendo trazer grande valor para a sociedade brasileira.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Planejamento para utilização do aplicativo zapp de atendimento e gestão na nithook doceria
    (2021-11-17) Pedruzzi, Caio
    O presente trabalho tem como tema central o planejamento e pesquisa para a utilização de um aplicativo de atendimento e gestão de comércio em uma doceria de onde esse pesquisador faz parte do quadro societário. A metodologia utilizada consiste em estudo de caso baseado em pesquisas, documental e de campo, onde não só o aplicativo é analisado em si, mas todos o seu benefício para a gestão do negócio levando em conta o usabilidade e praticidade do mesmo. Entre as fontes estão livros, matérias além de cases e reportagens do setor alimentício e de ferramentas tecnológicas de gestão em geral. As pesquisas de campo foram realizadas com clientes em potencial através de testes práticos com aplicativo, para a obtenção de dados que ajudariam na elaboração do projeto. O principal objetivo é realizar uma análise sobre o uso da ferramenta pelo estabelecimento eleito, que se adeque ao cenário atual do setor de forma viável para gestão, com um suporte acadêmico-teórico, para comprovar a pertinência da proposta.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Modernização na saúde com a implantação do prontuário eletrônico do paciente
    (2021-11-17) Terra, Rosiane
    A tecnologia a favor da saúde e conforto dos pacientes já faz parte do dia a dia de um hospital, fazendo com que paciente, equipe médica, equipe de enfermagem e equipe de apoio tenham uma maior integração, neste sentido a implantação de um prontuário eletrônico do paciente seja com desenvolvimento interno ou comprado no mercado tende a contribuir pois busca um mapeamento da situação atual do hospital no sentido da coleta dos dados no papel e seus problemas, visa descrever as etapas do processo que será necessário para a o desenvolvimento ou define o software a ser comprado e quais as áreas do hospital serão atingidas com esta implantação. No âmbito dos médicos por intermédio de entrevistas se tem quais foram as benesses que a implantação do prontuário eletrônico do paciente trouxe para os atendimentos, por fim temos os casos de sucesso em diversos hospitais que implantaram o prontuário eletrônico do paciente seja por desenvolvimento próprio ou software adquirido no mercado.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Poder público e as empresas: ações de enfrentamento durante a pandemia
    (2021) Bezerra, Ayslan
    Este estudo fundamenta-se a partir da análise das ações do poder público para com as empresas em relação ao combate à crise econômica causada pelo impacto inicial decorrente da pandemia do COVID 19. Para embasar o presente trabalho foi realizada uma entrevista presencial em uma empresa do ramo de telecomunicações de pequeno porte e recém-criada, que possibilitou conhecer um caso concreto, suas dificuldades, as mudanças realizadas, os benefícios que puderam receber do poder público, como ficou a relação com os demais atores da cadeia que envolve a empresa como os colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Vamos observar que em meio a tantos acontecimentos ruins para as empresas, houve também pontos positivos, como a criatividade, inovação e a possibilidade de se reinventar, a introdução ao mundo online para quem ainda tinha resistência e entendeu que era hora de aderir para sobrevivência dos negócios. Em suma, e análise central, veremos a união poder público/empresa e quão necessária foi no período pandêmico.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Gestão de arquivos em nuvem na era da LGPD com enfoque em um escritório de advocacia
    (2021-06-20) Hallberg, Fernando
    O presente estudo de caso tem como objetivo mostrar um breve histórico do contexto em que surgiram as legislações de proteção de dados na Europa e no Brasil, bem como demonstrar de maneira simples e prática quais serão as dificuldades enfrentadas na implantação da Lei Geral de Proteção de Dados no gerenciamento de arquivos em um escritório de advocacia. A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em agosto de 2020, e suas penalidades passarão a ser aplicadas a partir de agosto de 2021, e obrigará todas as empresas que lidam com dados pessoais e dados pessoais sensíveis de pessoas físicas a terem controle e rastreabilidade dessas informações, e com isso surgirão diversas demandas, não somente na área jurídica, mas principalmente na área de tecnologia que dará suporte a isso tudo. Nesse estudo de caso o enfoque foi dado ao gerenciamento de arquivos em nuvem, que se tornará praticamente obrigatório, porém a escolha não será fácil visto que os serviços deverão suportar auditoria e controle do acesso e rastreabilidade dos arquivos. De nada adiantará as empresas, e nesse caso, um escritório de advocacia, fazer toda a implantação documental e jurídica se a tecnologia não acompanhar e der suporte. Fato é que o maior investimento para implantação da Lei Geral de Proteção de dados será, de longe, na área de tecnologia.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Automação de Processos Manuais
    (2020) De Andrade Junior, Luiz Roberto
    As instituições financeiras possuem uma longa história de solução de problemas na área de informática através da criação de novas ferramentas e tecnologias de automação de processos de trabalho, para garantir uma entrega mais rápida de suas tarefas. O presente trabalho apresenta a automação de processos hoje executados manualmente e com a ajuda da ferramenta Control-M desenvolvida pela empresa BMC Software. Foi adquirida uma ferramenta capaz de verificar o estado de execução de tarefas agendadas, com a análise de seus resultados gerados. A verificação é realizada por meio de critérios de validação customizáveis pelo usuário da ferramenta em questão. O software Control-M se mostrou capaz de acompanhar a execução de tarefas agendadas que transferem arquivos em ambientes de plataforma compatível com as quais ele pode acessar, fornecendo para estes casos, informações mais confiáveis e completas e um prazo adequado para as entregas. A verificação das tarefas agendadas em um canal único de monitoramento pode ser uma solução viável para o maior controle destes componentes em plataformas heterogêneas e que possuem diferentes formas de cópias de arquivos.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Linux para desktop: perfil dos usuários do sistema operacional Linux, na região do médio vale do Itajaí, Santa Catarina.
    (2020) Fiala, Davi Rafael
    O sistema operacional Linux destaca-se por ser um sistema com baixo custo e ampla abrangência atendo as mais diversas áreas no mercado. Este estudo de caso buscou compreender e analisar o perfil dos usuários das diferentes distribuições do Sistema Operacional Linux para Desktop na região do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina. O estudo foi realizado de forma qualitativa de natureza exploratória baseado na análise das percepções dos usuários por meio de um questionário elaborado no sistema Google Form e distribuído para o público em geral por meio de um link através de aplicativos como (WhatsApp), redes sociais (facebook/instagram) e e-mail. Os usuários do SO Linux são principalmente microempreendedores, professores da educação básica e científica, e profissionais da área de tecnologia da informação. A principal motivação para iniciar o uso do Linux está relacionada a necessidades profissionais, e as principais distribuições indicadas para uso foram Ubunto, CentOS e Debian. Diante da amplitude de atendimento dos usuários do Linux firma-se a necessidade de orientação e acesso a informação para que os usuários possam fazer um bom uso do SO e passarem a ter maior familiaridade de forma as transforma os recursos disponíveis no sistema em um investimento útil e de baixo custo para todos os usuários.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Processo de adoção de novas tecnologias
    (2020) Silva, Rafael Da Silva
    Atualmente surgem uma gama enorme de novas tecnologias, frameworks, linguagens de programação, padrões de projetos, entre várias tecnologias que deixam qualquer pessoa assustada, porém é importante avaliar como as equipes de desenvolvimento de sistemas realizam a adoção de uma nova tecnologia de desenvolvimento em seu ambiente de trabalho. Podemos consentir que ninguém adota uma inovação tecnologia gratuitamente, para que esse processo ocorra a tecnologia deve trazer benefícios ao utilizador, como melhorias, desempenho, facilidade de utilização e produtividade. Esse estudo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva e exploratória, com o objetivo de compreender o problema: Quais são os critérios para adoção de inovações tecnológicas de desenvolvimento de sistemas na empresa Universo Varejo. A pesquisa será realizada em duas etapas. Na etapa descritiva, exploratória o objetivo é catalogar por meio de questionário e entrevistas os principais fatores no processo de adoção de tecnologia e também investigar a existência de um padrão comportamental. Quando a abordagem será de forma qualitativa, analisando os dados coletados e traçando pontos em comuns entre os participantes. A análise da adoção foi realizada tomando como base o modelo de adoção de tecnologia de Frambach e Schillewaert (2002). Utilizando o estudo de caso como técnica de pesquisa, foi possível alcançar os objetivos propostos. Os critérios avaliados foram características percebidas, fornecedores de inovação, redes sócias e ambiente de trabalho, em cada um dos critérios foi possível identificar pontos em comuns pelos participantes.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Tecnologia da informação e comunicação: um estudo de caso na imobiliária Aliança
    (2020) ALVES, Julita Helena Bach
    Estudo de Caso, escrito em português.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Proposta de aplicativo para academias para dispositivos Android
    (2020) Bregolin, Guilherme
    O presente trabalho teve como tema proposta de um aplicativo para academias para dispositivos Android. O método adotado na formulação deste trabalho, encontra-se em concordância com a proposta de estudo, a qual encontra-se adequada por meio dos objetivos a serem alcançados. O desenvolvimento da ciência tem como base o alcance de resultados que permite validar hipóteses sobre determinado acontecimento ou fato, presente em nossas vidas, ou não. Assim, o objetivo geral desta pesquisa, busca apresentar uma proposta voltada para o desenvolvimento de um aplicativo Android para academias. Os objetivos específicos do presente trabalho busca apresentar e conceituar o que é um dispositivo móvel, bem como salientar o que é a plataforma Android, quando ela surgiu e todos os componentes que a permeiam, além disso, buscará apresentar o que é o desenvolvimento de um aplicativo, conceituando o que é a linguagem Java, o que é um framework e apresentar o Eclipse Modeling Framework, por fim, buscará apresentar e detalhar as principais etapas voltadas para a proposta do desenvolvimento de um aplicativo para academias. Por fim, o presente trabalho deixa o tema em aberto, propondo que no futuro se realize uma nova pesquisa, com a finalidade de contextualizar os temas aqui abordados. Juntamente com esta nova pesquisa, sugere-se a realização de um novo estudo de caso, para o qual propõe-se uma análise de mercado quanto a aceitação de tal aplicativo. Juntamente com esta análise de mercado sugere-se que se valide a proposta aqui apresentada e aplique uma análise de campo prática, com a finalidade de verificar sua efetivação.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A utilização de software livre de segurança Firewall pfSense
    (2020) Furlanetto, Fabricio Luiz
    O presente trabalho versa sobre o software pfSense, ferramenta digital com função de firewall, cuja principal tarefa é a de estabelecer uma série de bloqueios entre uma rede interna de computadores de uma empresa ou instituição e a rede mundial, a Internet, permitindo a definição de uma política de segurança e de utilização frente aos desafios cada vez maiores de privacidade, controle e sigilo de informações. O objetivo é de identificar a eficácia em oferecer segurança empresarial do software referido na rede computacional da empresa Transal Transportes, através da descrição do programa e da análise dos resultados de uso do programa. A pesquisa foi estabelecida a partir da análise concreta, com estudo de caso descritivo e exploratório dos relatórios fornecidos pelo software, comparando à realidade vivenciada pela empresa. O resultado final aponta para uma cristalina eficácia do pfSenseem garantir a segurança e a funcionalidade da rede interna da empresa, sendo apontados como sugestões de aperfeiçoamento alguns itens técnicos, como a datação dos relatórios produzidos e a identificação de computadores internos que são usados de forma contrária à política de acesso definida.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Análise do impacto das campanhas de marketing digital no crescimento profissional dos profissionais autônomos
    (2020) Saldanha, Alexandre
    Tendo em vista que a importância social da pesquisa encontra-se na possibilidade de criar uma nova perspectiva sobre o marketing digital aplicado ao dia a dia profissional dos profissionais autônomos, pesquisa-se sobre a análise do impacto das campanhas de marketing digital no crescimento profissional dos profissionais autônomos, a fim de analisar o impacto do marketing digital no desenvolvimento dos trabalhadores autônomos no âmbito profissional. Para tanto, é necessário descrever o marketing digital contemporâneo, verificar as estratégias de marketing digital contemporâneas utilizadas no cotidiano dos profissionais autônomos e identificar aspectos favorecedores e desfavorecedores da utilização das campanhas de marketing digital para os profissionais autônomos. Realiza-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva. Diante disso, verifica-se que o marketing digital já está presente no cotidiano dos profissionais autônomos, a campanha de marketing digital é uma excelente ferramenta para melhoria de resultados operacionais e que é necessário utilizar ferramentas de marketing digital para a captação de leads, o que impõe a constatação de que o marketing digital e as campanhas de marketing possuem função fundamental no desenvolvimento profissional dos profissionais autônomos.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Metodologias tradicionais versus metodologias ágeis no desenvolvimento de softwares
    (2020) Couto, Joaquim David
    Ainda que os computadores, as técnicas e ferramentas tenha tido progresso nos últimos anos, a elaboração de software seguro, preciso e entregue dentro dos prazos e custos definidos ainda não é fácil. Sendo assim, as metodologias ágeis para desenvolvimento de software são uma alternativa às chamadas metodologias pesadas ou tradicionais. O objetivo deste trabalho é comparar as metodologias tradicionais e as metodologias ágeis através de questionários respondidos por desenvolvedores de softwares da empresa TIVIT. Foi possível observar as diferenças de cada metodologia em aspectos como prazo, flexibilidade, visibilidade de tarefas e interação com cliente, sendo que a metodologia ágil se mostrou superior nesses quesitos de acordo com os resultados dos questionários. Sendo assim, concluiu-se que o uso de metodologias ágeis devem ser mais incentivadas e incorporadas nos projetos da empresa, seja como forma de substituir (em caso de equipes pequenas) ou se associando às metodologias tradicionais, em caso de equipes maiores.