Pedagogia

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Educação e a Pandemia da COVID 19: Intervenções Socioeducativas como Ferramentas de Auxílio para Professores e Alunos
    (2023-06-30) Vieira, Kauany
    Este artigo tem como objetivo realizar intervenções socioeducativas no contexto escolar, a fim de ajudar professores e alunos na nova realidade educacional após a pandemia da Covid-19. Com base nisso, foram conduzidas várias intervenções socioeducativas com professores e alunos para apoiá-los no retorno às aulas pós-pandemia. A pesquisa foi realizada na Escola Internacional Unisociesc (EIU), localizada no bairro Itacorubi em Florianópolis, Santa Catarina, no ano de 2021. As intervenções envolveram alunos do 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental, enquanto os professores abrangeram diferentes faixas etárias e ensinaram diversas disciplinas, de acordo com suas formações. Durante o período de distanciamento social, os estudantes perderam sua rotina escolar, porém é evidente que, ao retornarem às aulas, eles estão adotando as medidas de precaução necessárias e demonstrando entusiasmo durante as atividades propostas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva: depoimento pessoal
    (2023-06) Biondo, Marcia Eliza Salame
    A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nas escolas regulares é um tema polêmico, pois essas pessoas sempre foram vistas como incapazes, estando sempre à margem da sociedade. Os debates evoluíram e não se concebe mais discursos preconceituosos e, muito menos, a não aceitação de qualquer tipo de deficiência nas escolas. O presente artigo tem como modalidade de pesquisa o relato pessoal, enriquecido pela pesquisa bibliográfica em artigos científicos que abordam o tema em questão. O objetivo é relatar as experiências pessoais envolvendo a avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva e buscar na literatura qual a melhor maneira de conduzir essa avaliação. Com o presente estudo, foi possível concluir que o caminho principal para o êxito de uma avaliação inclusiva passa pela aceitação do sistema educacional como um todo, respeitando, aceitando e incluindo as PcD, vendo-as como cidadãos capazes, com direito à escola e à cidadania.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O cuidar na educação infantil
    (2023-06-28) Uliano, Marcelo
    Resumo: Este estudo surgiu de um interesse em adquirir conhecimento e prática pedagógica devido à importância do cuidado e da educação. Como parte do processo desenvolvimento integral e aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos. É possível que as crianças se apropriem do conhecimento através do cuidar e educar, porque a atividade de cuidar e educar os leva a aprender com eles de forma inovadora, permite-lhes adquirir esse conhecimento, que fará parte da vida deles. Neste trabalho optou por uma abordagem qualitativa, fazer inferências por meio de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido aqui apontou que as escolas infantis são hoje considera um espaço propício ao cuidado nas ações pedagógicas e tornar a educação parte integrante do desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos de idade e, é muito significativo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importãncia da Música nas práticas pedagógicas na Educação Infantil
    (2022-07-12) Silva, Susan
    Este artigo tem como objetivo estudar e analisar a importância da música nas práticas pedagógicas na Educação Infantil. A música como ferramenta pedagógica possibilita bons resultados na fixação dos conteúdos e além de ser um recurso de fácil acesso que auxilia no desempenho das crianças, desde a mais tenra idade, quando utilizada de forma correta e objetiva. Um planejamento das atividades escolares que inclui a preocupação com a linguagem musical, não pode ficar restrito a eventos como festas e datas comemorativas, mas deve ser uma prática diária. Como procedimento metodológico de pesquisa foi utilizado o método empírico, foi aplicado questionário online. Para análise dos dados, as questões foram organizadas de forma simples e objetivas das atividades aplicadas na instituição de ensino.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O ensino remoto emergencial durante a pandemia sob olhar discente: desafios enfrentados
    (2021) Silva Rodrigues, Vania Vanessa
    A pandemia da Covid-19 assolou o mundo de forma devastadora. O mundo teve que se adaptar a novas formas de viver e conviver, acarretando várias significativas mudanças na vida de todos. Na educação houve mudanças radicais na rotina escolar. Este artigo relata de forma breve como se deu essa mudança durante a pandemia, bem como se deu a instalação do ensino remoto no Instituto Federal do Maranhão Campus Centro Histórico -IFMA/CCH. Essa pesquisa teve como objetivo de pesquisa os desafios enfrentados pelos alunos do 3° ano do ensino médio/técnico de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação Campus Centro Histórico de São Luís do Maranhão. Ao final da pesquisa houve a constatação que alunos enfrentam vários desafios, dentre eles: dificuldade de concentração, barulhos externos no ambiente domiciliar, desmotivação, dentre outros que serão apresentados ao longo do artigo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação de pessoas idosas: um estudo de caso do projeto escola das meninas
    (2021-11-24) QUEIROZ, HELENA MARIA GOMES
    O objetivo geral do presente estudo foi conhecer as expectativas e necessidades de aprendizagem de um grupo de mulheres idosas, na Região do Alto Vera Cruz e Taquaril, na cidade de Belo Horizonte em relação ao Projeto Escola das Meninas. Desenvolveu-se um estudo de caso do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com quatorze mulheres idosas, moradores dos Bairros Alto Vera Cruz e Taquaril, Belo Horizonte, que participavam do Projeto Escola das Meninas, cujo objetivo era a alfabetização, utilizando o método Paulo Freire. Foi iniciado em abril de 2017 até março de 2020, quando foi interrompido pela Pandemia do Covid 19. A base teórica fundamenta-se em Freire (2015a, 2015b); Argenta et al. (2020); Ivo Dickmann e Ivanio Dickmann (2018); Carvalho (2009); Soares (1998), entre outros. A partir da análise dos dados, verificou-se que o Projeto Escola das Meninas representou, para as participantes, novas perspectivas de vida. Todas reconhecem a importância do projeto para a transformação social de suas vidas e manifestaram interesse em continuar com as aulas em 2022. Ficou evidenciado a impossibilidade de aulas remotas, caso, em 2022, continue com o isolamento social, uma vez que as participantes demonstraram que não têm familiaridade e autonomia quanto ao uso de tecnologias digitais e, principalmente, elas não dispõem de aparelhos para esse fim. Também constatou-se o interesse das participantes em aprender novos assuntos, entre eles, o uso de tecnologias digitais e a leitura de textos da Bíblia. Em virtude disso, para o ano seguinte, fará parte do planejamento da Escola das Meninas, o uso de recursos tecnológicos digitais, aplicativos interativos, mídias sociais entre outros.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A entrada da criança no ambiente escolar
    (2021-11-25) Silva, Amanda
    O momento em que a criança entra no ambiente escolar é inesquecível, seja pela imensidão do espaço, pela ausência do seu apoio familiar ou pelo contato social. Se procurou saber como a contação de histórias poderia apoiar e desenvolver as capacidades da criança nesse momento e quais o fatos que decorreriam dessa prática. O desenvolvimento do trabalho se concretizou através de pesquisa bibliográfica e pela realização de uma entrevista com a professora regente. Se concluiu que a prática da contação de histórias no pré-escolar é um excelente meio de ambientação de novas crianças e da passagem de conhecimentos para toda a turma, privilegiando o uso de novos vocabulários e a passagem de vários conhecimentos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tecnologias de informação e comunicação e seu potencial na educação escolar.
    (2021-11) Teodorowitsch, Laura
    Este artigo tem como objetivo principal analisar qual o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) quando utilizadas no Ensino Fundamental em uma escola privada da cidade de Porto Alegre e como objetivos específicos: identificar como os alunos utilizam as TICs dentro e fora da escola, analisar a relação entre o uso das TICs e a motivação para o estudo e compreender como a escola lida com as TICs e como as agrega ao seu currículo. A pesquisa trata-se de um estudo de caso e parte de uma perspectiva de análise dialética e quantiqualitativa. A coleta de dados se deu através de questionários e entrevistas e foi realizada em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental e suas duas professoras. Os resultados mostraram que as TICs motivam a maioria das crianças no momento da aprendizagem, porém, uma pequena parte dos alunos se sente cansada de utilizar as TICs por conta do longo período em atividades remotas na pandemia de Coronavírus.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O ensino híbrido na perspectiva da educação inclusiva
    (2021-11-24) Moraes, Daniela de Almeida Bittencourt
    O ensino híbrido já se apresentava como tendência para a educação no século XXI, mas sua adoção foi intensificada no contexto da pandemia de COVID-19. Partindo da investigação acerca do impacto deste processo sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, buscou-se mapear estudos que relacionam ensino híbrido e educação inclusiva. Posteriormente, foram selecionados os estudos de caso em instituições de ensino para que, em seguida, as técnicas relatadas fossem analisadas. Ainda que a escassez de estudos obstaculize conclusões sobre a eficácia das metodologias adotadas, há indícios de que o assunto tem sido pouco explorado. Embora haja preocupação com a inclusão digital, deve-se garantir, também, a acessibilidade, sob o risco de comprometermos todo o processo de inclusão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contribuições da comunidade escolar para adaptação e desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas de alunos autistas
    (2021-11-24) Mariano, Jordane de Mello
    O principal objetivo deste artigo foi compreender de que forma a comunidade escolar pode contribuir para a adaptação e desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas de alunos com TEA. A metodologia utilizada foi de base qualitativa, devido ao cenário pandêmico que enfrentávamos durante a realização da pesquisa os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários divulgados em redes sociais, que contaram com a colaboração de trinta e quatro famílias e cento e quarenta e nove professores. Os resultados permitiram constatar que ainda há muito que se aprimorar no sistema educacional para considerá-lo inclusivo e que investir na conscientização na Educação Básica permitiria a construção de uma sociedade empática e garantiria um ambiente mais saudável para as pessoas com TEA.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A pedagogia logosófica
    (2021) Berndt, Renata
    Este artigo destaca aspectos da Pedagogia Logosófica, amparada pela Ciência Logosofia, em relação ao que ela traz sobre um efetivo educar para a vida, tendo como base algumas bibliografias do autor Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia e artigos de investigadores sobre o tema. Tem o intuito de investigar, dentro da concepção logosófica, como unir os conteúdos curriculares regulares com conteúdos que foquem na formação integral dos seres, preparando-os para a vida de cidadãos, para além da vida acadêmica. Para tanto, as etapas desta pesquisa compreendem revisão bibliográfica, aprofundamento do tema e levantamento dos benefícios e desafios que a Pedagogia Logosófica apresenta na missão de educar além dos currículos regulares. A pesquisa apresenta um questionário respondido pela diretora do Colégio Logosófico de Florianópolis e duas docentes. O artigo se encerra apresentando a importância de estimular nas crianças e nos próprios docentes o conhecimento de si mesmo, seus pensamentos, e sentimentos e o cultivo de valores essenciais para a vida.
  • Monografia Acesso aberto
    Consequências do bullying na vida de pessoas em idade adulta
    (2021) Alencar Filho, Walter Tavares
    Bullying é um tipo de violência que tem deixado marcas e consequências nas crianças e adolescentes no Brasil e no mundo, mesmo depois de terem deixado os bancos escolares. Essa violência acontece em vários lugares que as crianças e adolescentes se reúnem, mas principalmente onde deviam estar protegidas, a escola. Com o objetivo de se conhecer um pouco mais dessas consequências e como lidaram com elas, foi feita uma pesquisa com 64 homens de um Organização militar na cidade de São Luís. Foi verificado que a maioria das vítimas do bullying não procura ajuda, não informa aos professores nem aos pais. Foi verificado a necessidade dos pais e professores estarem mais atentos ao que acontece com as crianças na escola
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Organização do tempo e espaço e sua influência na educação infantil
    (2021) Serafim, Patricia de Bem
    O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia teve como objetivo analisar sobre a importância dada à organização do tempo e do espaço na educação infantil. Buscou analisar como os professores de escolas de educação infantil do município de Palhoça - SC consideram a importância da organização do tempo e do espaço no processo de desenvolvimento na educação infantil. Procurou ainda identificar a interação dos professores acerca das rotinas estabelecidas com a organização do espaço na sala de aula, além de refletir sobre a influência da rotina no desenvolvimento na educação infantil. Este trabalho foi fundamentado em uma pesquisa empírica, utilizando como instrumento o questionário, buscando levantar dados acerca do conhecimento dos professores sobre a organização do tempo e espaço e sua influência na educação infantil. Relacionando a teoria com os saberes e as práticas dos diferentes profissionais envolvidos na pesquisa, o resultado aponta para uma preocupação e um cuidado desses profissionais em suas práticas, consideram e reconhecem na organização do tempo e do espaço sua influência no desenvolvimento das crianças.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A literatura na educação infantil: a magia que vira arte com as crianças de zero a três anos
    (2021) Pino, Ana Paula Fruiate
    O presente artigo tem como temática a literatura na Educação Infantil/primeira infância. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a importância da literatura para a infância e para o desenvolvimento das crianças de zero a três anos. Os objetivos específicos elencados foram: identificar na literatura possibilidades para o imaginário das crianças; verificar como se desenvolve as práticas de letramento com as crianças por meio da literatura. É muito importante para o desenvolvimento de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para serem bonsleitores, principalmente na formação do hábito de leitura, mas para a criança pequena representa ainda o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da capacidade de representação e da ampliação das experiências.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância do Método Montessori para o desenvolvimento da criança no contexto da Educação Infantil.
    (2020) Pino, Lucimar Fruiate
    A importância do Método Montessori para o desenvolvimento da criança no contexto da educação infantil. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a importância do método Montessori para o desenvolvimento da criança no contexto da educação infantil. os objetivos específicos são: Descrever os pressupostos da filosofia montessoriana; compreender como a criança desenvolve a sua individualidade numa classe. Para o desenvolvimento do estudo, contou-se com o suporte teórico de autores brasileiros renomados, tais como: Branco (2010), Arnheim, (2016), Antunes, (2008), Oliveira Formosinho, (2007). Esta pesquisa, quanto a sua abordagem é classificada como qualitativa. Quanto ao tipo de procedimentos, a mesma caracteriza-se como fase de pesquisa bibliográfica. Tem-se como resultado que o método Montessori sugere que as crianças aprendem melhor em um ambiente que foi preparado para permitir que façam as coisas por si mesmas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Arteterapia aplicada à educação infantil
    (2020) Calixto, Alessandra Mendes
    Art therapy leads to the expression of thoughts or feelings often impossible to express through a single language. This article is structured in three parts. Initially, we make a brief explanation about art therapy applied to early childhood education, in order to contextualize the research. In the second part, we characterize the results from the perspective of Vera Lúcia Trevisan de Souza (2016) and Viktor Lowenfeld (1976). In the third part we discuss the expressions of art and present some considerations about the contribution of art in the child development. This research aims to analyze the contribution and application of Art Therapy in early childhood education through a search for articles national and international, indexed, free access, online, wide access to consolidated databases in academia: EDUBASE, SciELO, Scopus, Web of Science, Google Scholar, from the last 10 years, resulting in 12 articles. Research advances in terms of the importance of art for the child's development and points out the social role of creativity as inseparable characteristic of a resilient, inclusive citizen, above all free, capable of revolutionary acts for individual and collective life and good living.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A importância do incentivo psicomotor e cognitivo no desenvolvimento infantil na educação infantil de zero a três anos
    (2020) Xavier, Silvia de Souza
    This scientific article aims to highlight the importance of psychomotor and cognitive stimulation in the development of children in Early Childhood Education (from zero to three years old), its main objective being to understand the main characteristics of development in this age group, as well as to present the possibilities through psychomotor stimuli and cognitive development practices, in which early childhood education institutions are able to collaborate with the child's global development. The methodology used is bibliographic research, applied to better understand the results, through reflective analysis of the thematic literature. Finally, there are factors such as the perception of the conception of psychomotor and cognitive development, the need to establish a school education capable of respecting each phase of this development, establishing appropriate pedagogical praxis.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Reflexão sobre a aplicação do método Montessori em uma instituição pública
    (2020) Resende, Débora Silva
    O seguinte artigo apresenta uma reflexão sobre a metodologia Montessori, questionando como se dá o desenvolvimento do método Montessori, considerando os pressupostos pedagógicos da organização do tempo, espaço e objetivos, na educação infantil da rede pública de ensino. Utilizando o método qualitativo de pesquisa, visa compreender as atividades desenvolvidas, adotando os seguintes critérios: observação de uma determinada turma, entrevista e análise bibliográfica, em que a principal autora é Montessori, seguida por Lillard que traz uma visão mais atualizada. Por meio do estudo percebe-se que há possibilidades de trabalhar com o método Montessori, por ser também uma filosofia educativa, que traz a importância da autonomia e desenvolvimento sensorial, tendo como um dos princípios da filosofia a observação, sendo a criança o centro, observando e analisando seu comportamento e reações em diferentes ambientes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Reflexão sobre a aplicação do método Montessori em uma instituição pública.
    (2020) Resende, Débora Silva
    O seguinte artigo apresenta uma reflexão sobre a metodologia Montessori, questionando como se dá o desenvolvimento do método Montessori, considerando os pressupostos pedagógicos da organização do tempo, espaço e objetivos, na educação infantil da rede pública de ensino. Utilizando o método qualitativo de pesquisa, visa compreender as atividades desenvolvidas, adotando os seguintes critérios: observação de uma determinada turma, entrevista e análise bibliográfica, em que a principal autora é Montessori, seguida por Lillard que traz uma visão mais atualizada. Por meio do estudo percebe-se que há possibilidades de trabalhar com o método Montessori, por ser também uma filosofia educativa, que traz a importância da autonomia e desenvolvimento sensorial, tendo como um dos princípios da filosofia a observação, sendo a criança o centro, observando e analisando seu comportamento e reações em diferentes ambientes.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O impacto da falta do lúdico na aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2020) Abreu, Zuleica Tatiane de Oliveira
    Abstract: The present research had as its theme The Impact of the lack of playful learning in the early years of elementary school. This work aims to show and establish the possibilities and benefits of playfulness for children in the early years of elementary school. Since the guiding question of the study is aimed at seeking to rescue the child's right to play and learn in a pleasant way. The main perceptions were understood during the supervised internships, where all content was applied in a playful way, since then it has been made sure that conducting classes in a playful way is very pleasurable. From the observations and research on the proposed theme, we sought to objectify the problem in defense of the research, I joined arguments to justify the valorization of childhood and their rights to play, making them understand the importance of playfulness and demonstrate that working in a playful way satisfactory result.