Especialização em Gestão de Pessoas

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  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise da qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia
    (2020) José, Simone Ardigo
    Technological advances over the years have made quality of life at work one of the important aspects for organizations in general. The relationship of people with their work environment has taken on new proportions covering physical, psychological, social, intellectual and professional issues. This study aims to analyze how the quality of life at work affects the satisfaction of employees in a technological company. The results demonstrate that the benefits of a good quality of life at work program are: the improvement of professional and family life; self-esteem rising; employees more satisfied and motivated; better environment within the organization. Thus, a quality of life at work program becomes an instrument for the company to face the challenges of competitiveness in the market in which it operates.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Pandemia do novo coronavírus: comunicação interna, sob a visão da gestão de pessoas, para enfrentamento da crise no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
    (2020) Granja, Andréa Bernadete Tobias
    Gerir a crise do novo coronavírus tornou-se grande desafio para as instituições, que se viram obrigadas a adotar medidas drásticas para garantir o distanciamento social e evitar a propagação do vírus. Pretende-se com esta pesquisa avaliar como o TRE/SC buscou superar as dificuldades de comunicação interna, em um contexto de trabalho remoto emergencial, garantindo a continuidade do negócio. Adotou-se como método a pesquisa bibliográfica e documental, buscando como fonte a legislação vigente, os normativos publicados no TRE/SC e a literatura acerca dos temas comunicação interna, liderança e gerenciamento de crise. Foi possível concluir pela presença de: a) resposta rápida à crise, com a constituição de Gabinete de Crise com representatividade das principais áreas de gestão; b) liderança atuante e participativa; c) comunicação diária, aberta e facilitada; d) assertividade na escolha do porta-voz da crise; e) conjunto de ações para minimizar os efeitos deletérios da crise e estimular o engajamento.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Treinamentos e capacitações: visões, interesses e incentivos para funcionários
    (2020) Kirchhof, Marcia Soares
    O objetivo deste artigo é demonstrar as visões de funcionários e gestores acerca de capacitações e treinamentos corporativos, com ênfase nas dificuldades enfrentadas pelos colaboradores e nas iniciativas que os gestores podem adotar para incentivar o acesso à qualificação. Esta pesquisa de cunho qualitativo utilizou-se da revisão narrativa, mediante busca nas bases acadêmicas: Google Acadêmico e RIUNI² , com os descritores: “Recursos Humanos”, “Treinamento e capacitação de pessoas”, bem como pesquisas por meio de questionários dirigidos a empresários e funcionários. Como conclusão, verifica-se que 1) programas de acesso à capacitação e 2) reconhecimento da qualificação por meio de benefícios tanto salariais, quanto funcionais, são formas de incentivo que os gestores podem aplicar para aumentar o interesse dos colaboradores à qualificação. Foram reconhecidas como vantagens empresariais do incentivo à capacitação: a redução de custos, a elevação da produção e a melhoria nos processos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Avaliação de desempenho e sistema de incentivo: um estudo na XSC
    (2020) Bücheler, Bárbara Dutra
    O presente artigo tem como objetivo analisar as possibilidades de associação da avaliação de desempenho da empresa XSC com sistema de incentivos. Foram descritos os principais métodos de avaliação de desempenho na empresa em questão e estudou-se a atual sistemática de incentivos aos colaboradores, sugerindo melhorias. Foi realizada pesquisa qualitativa com coleta e análise de dados primários (entrevista com a gestora) e secundários (documentos). O estudo mostrou que a organização realiza um procedimento próprio para avaliação de desempenho de seus colaboradores (com ênfase em feedback) porém, não associa de modo deliberado e direto os resultados desse processo a um sistema de incentivos. O levantamento de informações de desempenho individual é realizado anualmente pelo superior direto, no entanto, estas não são utilizadas para beneficiar ou incentivar o colaborador em suas atribuições. Entende-se que tais informações poderiam servir de base para premiar ou até mesmo promover um colaborador, que assim, poderia se tornar um elemento de referência para o desempenho dos demais. À vista disso, sugere-se que seja criado esse elo para maior incentivo ao bom desempenho e consequentes melhorias na produtividade da empresa.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Estratégias e desafios enfrentados pelas organizações na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
    (2020) Cardoso, Rosilene da Silva
    A pesquisa teve por objetivo verificar os desafios enfrentados e as estratégias aplicadas pelas organizações na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo com coleta de dados secundários, mediante revisão integrativa. Foi realizada análise de doze artigos nacionais empíricos, publicados entre 2010 e 2019, cujos resultados indicam que os principais desafios de QVT enfrentados pelas empresas são: falta de feedback e treinamento aos funcionários; falta de apoio do gestor; falta de investimento institucional em projetos de QVT; além de baixa participação dos funcionários nos projetos. Os resultados também indicam que as principais estratégias de QVT utilizadas pelas empresas são: atividades de ginástica laboral; sessões de massoterapia; acompanhamento médico e psicológico; musicoterapia organizacional; incentivo a hábitos alimentares saudáveis; bem como atividades culturais e artísticas. Conclui-se que é desafiador investir no capital humano, pela falta de colaboração tanto da empresa como do funcionário. Os investimentos da empresa em programas e projetos de (QVT) nem sempre estão alinhados com as reais necessidades e desejos dos funcionários, ou seja, os projetos oferecidos não despertam o interesse e motivação dos empregados em participa-los. Percebe-se a falta de sensibilidade e interesse da empresa em investir em melhoramento da sua estrutura física, limitando o acesso à segurança e à ergonomia por parte dos funcionários durante a realização das atividades laborais. Por outro lado, verifica-se a falta de interesse e motivação dos empregados em participar das atividades de (QVT) oferecidas pela organização. O alinhamento entre as necessidades dos funcionários e os investimentos da empresa são os pontos nevrálgicos para que os projetos de (QVT) sejam efetivos na organização.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Pesquisa de clima organizacional: uma análise de sua importância
    (2019) Domingues, Dery Luan
    The objective of this article was to perform an analysis of the importance of the research of the organizational climate of a company, as well as the impacts of this research on the organizational reality. The methodology used was the integrative review of literature, based on the consultation of materials already published and available and databases and diverse data. Organizational climate research suggests a strong influence on the level of commitment of the worker to the company. The results of the study have some practical implications, which can be used by HR managers and managers to build a positive or congenial development environment that promotes high employee commitment to improve individual and organizational performance and productivity. In the highly competitive business environment of the 21st century, human resource is the key to sustainable competitive advantage, the satisfaction of working in a company, of integrating with it's satisfaction of being a part of a corporation is crucial to motivation and for the promotion of the quality of life of the individual, a condition that exceeds the professional sphere, for this, crucial is the offer of a counterpart by the company, such as employee appreciation, space for participation, optimized salaries, benefits, security, factors that contribute to the promotion of an effective and productive organizational climate.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo da competência de resolver problemas complexos
    (2019) Lucas, Adriano Flugel
    The article presents a study of the skill called solving complex problems, It is definition as the ability to identify problems and to review information to develop and evaluate options andimplement solutions. The present study also makes ananalysis of this context in Brazil, investigating data from the educational system that show that it is producing a shortage of qualified professionals able to follow the progress of technological evolution. The data the sample reveals the complex problems that are present in the professionals' routine, but the solution presented is not always the best one. The labor market is already demanding professionals with this competence with a future projection of increasing demand in the coming years.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estilo de liderança e a influência na motivação: uma pesquisa sob a visão dos liderados
    (2019) Fróes, Maíse
    Com as constantes mudanças no mercado, o aumento da competitividade e a busca por resultados positivos, a liderança e a motivação dos colaboradores são vistas como componentes de grande valor para as organizações. O objetivo geral deste estudo foi identificar o estilo de liderança predominante na empresa de Contact Center situada na Grande Florianópolis - Santa Catarina e analisar a influência na motivação dos liderados. Participaram desta pesquisa 34 teleatendentes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, composto por 17 questões. Justificou a abordagem desse tema a partir do momento que a empresa poderá medir esforços para o desenvolvimento da liderança, com o intuito de manter um ambiente produtivo, motivado e em direção ao alcance dos resultados projetados pela empresa. O estilo de liderança predominante foi o democrático e concluiu-se que exerce influência a partir do comportamento e das atitudes dos líderes com os liderados e as equipes
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância da psicologia positiva para fortificação da cultura organizacional
    (2019) Cervino, Daniela Cavalheiro
    No presente trabalho acadêmico apresentar-se-ão a importância da psicologia positiva para fortificação da cultura organizacional. Tem-se por finalidade compreender a importância da psicologia positiva como ferramenta de desenvolvimento dos colaboradores para melhor entendimento e absorção do significado de cultura organizacional. Sendo assim, formulou-se a seguinte pergunta de pesquisa: qual a importância da psicologia positiva para o fortalecimento da cultura organizacional? Estudos evidenciam que a psicologia positiva reforça os pontos positivos dos colaboradores, tornando as pessoas peça fundamental para a cultura da organização. Por isso o interesse da pesquisa é mostrar a importância desse método para desenvolvimento das práticas e políticas da organização. A metodologia aplicada neste trabalho foi classificada como de abordagem qualitativa e objetivo de caráter descritivo, utilizando-se coleta de dados por meio de questionário. Os resultados apontam que a psicologia positiva desenvolve a comunicação e alta performance das pessoas por meio de comportamentos positivos, torna as pessoas engajadas e motivadas e, desse modo, elas trocam ideias e experiências disseminando e fortificando a cultura organizacional.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O papel do líder e políticas da empresa: como manter as pessoas motivadas, considerando as incertezas em momentos de reestruturação organizacional
    (2019) Steinemann, Elis Ivane Lupchinski
    O objetivo desse trabalho foi identificar o papel do líder e das políticas da empresa na motivação de seus funcionários e as principais dificuldades relacionadas à motivação, em momentos de reestruturação organizacional. Para que esse objetivo fosse alcançado optou-se por fazer um estudo bibliográfico do tema além da utilização de um roteiro de entrevistas que foi aplicado no ambiente de trabalho de uma instituição financeira pública, com funcionários do nível gerencial e assistentes. Observou-se que a principal dificuldade na motivação dos funcionários que enfrentam mudanças é o sentimento de incerteza e nesse quesito, o papel do líder e da própria organização através da administração, está relacionada a uma comunicação eficiente. Além disso, quando o funcionário se identifica com os objetivos da empresa e suas políticas são claras e coerentes é mais fácil passar por momentos de reestruturação mantendo-se motivado no trabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto do eSocial no departamento pessoal de um órgão público
    (2019) Sanceverino, Flávio
    Este estudo apresenta os aspectos relacionados com a implantação do novo projeto do Governo Federal, o eSocial. Dentro da literatura existente sobre o tema, foi abordado conceitos sobre o Departamento Pessoal, o próprio eSocial e seu impacto. Foi realizada uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa por meio de um questionário estruturado, a fim de, avaliar qual a opinião e o conhecimento dos servidores públicos do Departamento Pessoal da Prefeitura de Imbituba, sobre o impacto que causará com a implantação do eSocial. Como resultado os entrevistados acreditam que em um primeiro momento, enfrentarão um desafio dentro da organização, entre eles a mudança da cultura organizacional, como também a necessidade de se preparar para sua implantação e ainda uma preocupação quanto à operacionalidade do novo sistema. Contudo o eSocial tende a beneficiar primeiramente o Governo Federal, e consequentemente o próprio Departamento Pessoal fazendo os ajustes necessários para essa mudança.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fatores motivacionais em uma equipe de engenharia de uma instituição bancária
    (2019) Mitterstein, Sara Cristina
    O presente trabalho tem a pretenção de verificar quais os principais fatores motivacionais que circundam os funcionários de uma instituição bancária, para que estes consigam desempenhar as suas tarefas com ainda mais vigor e felicidade. Busca abranger e elencar aqueles fatores que mais contribuem para a motivação plena dos indivíduos, listando em uma pesquisa objetiva uma série de benefícios recebidos, e qual o grau de satisfação para com estes benefícios. Através da aplicação de questionário com perguntas tanto objetivas quanto subjetivas com os funcionários da instituição, foram confrontadas as respostas com as teorias obtidas em referenciais teóricos de autores especializados no assunto estudado. Obteve-se como resultado que apesar de aparentar certo agrado com os privilégios e incentivos recebidos, muitos empregados ainda sentem falta de uma aproximação maior com outros tipos de incentivo, como por exemplo treinamentos e qualificação técnica dentro dos cargos. Conclui-se também que a motivação tem papel importante dentro dos resultados da empresa, e que pode sim ser determinante para a realização de tarefas com maior satisfação e prazer.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Clima organizacional: índice de satisfação dos colaboradores em uma cooperativa de crédito
    (2019) Dutra, Tuanny
    Professional satisfaction and personal motivation are key elements for a good team of employees within any organization. Based on these assumptions, the objective of this work was to understand and describe variables that impact on the professional satisfaction and performance of employees with the cash function in the Cresol Cooperative. To obtain this information, a questionnaire was searched, so that the answers were qualitative and quantitative, among all the employees with the cash function. It was verified that the organizational climate was one of the most cited aspects among the answers. The Cooperative has a good organizational climate in all its agencies, and its employees feel motivated and valued within it. The results of this study allowed to identify which variables influence the professional satisfaction and also to demonstrate the points that the organization needs to improve.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Linkedin: impactos de seu uso na gestão de pessoas em uma instituição comunitária de ensino superior
    (2019) Bartell, Anne Dos Santos
    Nowadays, the use of social networks is a phenomenon which achieves significant part of population. Thus, considering these social networks and theirs use also when we think on people management is paramount. This work had as aim at investigate the impacts from the use of this social network in people management, especially in the recruiting and selecting sub-process scope of a communitary university. This research is a bibliographic, descriptive an applied one, in which data were collected through questionnaire that obtained answers from ten managers of a researched communitary university of Santa Catarina. The results point that the social network LinkedIn is underused for hiring people, and mostly used as a professional show case, and its potential is under enjoyed by the managers who participated to the research.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto da transformação digital na gestão de pessoas: abordagens estratégicas para atrair, reter e motivar talentos da área de TI na região da grande Florianópolis
    (2019) Leite, André Mourão
    Aquilo que a 20 anos atrás era tema de filme de ficção, hoje em dia é uma realidade. Os profissionais que escolheram a TI estão neste meio, onde tudo pode mudar do dia para noite. A polivalência é um caminho natural para aqueles que querem estar preparados. Aliar conhecimentos técnicos e do negócio, e desenvolver habilidades de liderança, tem se mostrado um caminho efetivo. O objetivo deste trabalho é analisar como a Gestão de Pessoas pode usar a Transformação Digital a seu favor, para formar líderes que motivem talentos em busca dos resultados da empresa. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa para avaliar o comportamento dos funcionários da área de TI de uma empresa de Florianópolis, que atua no negócio de educação digital e marketing technology. Verificou-se que a liderança não é um papel que atrai os profissionais da TI, sendo que fatores ligados a governança são os mais citados quando perguntado o que os incomodam no dia a dia de trabalho. O propósito da empresa, na sua grande maioria, não está relacionado a algo inspirador. E quando falamos sobre o que impacta a produtividade, o barulho e as interrupções são os aspectos mais lembrados. Após estudo, foi possível concluir que o papel da Gestão de Pessoas nesta nova era digital passa pela formação de líderes que estejam alinhados com o dna da empresa e que disseminem a cultura colaborativa. Além disto, é fundamental oferecer um ambiente de trabalho adequado e que propicie a integração das pessoas, sem afetar a produtividade. Outro aspecto é a capacitação, com a utilização de atividades e eventos que fomentem o aprendizado contínuo.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Liderança no setor público sob a ótica dos liderados
    (2018) Locatelli, Gisele Paula Pierdoná
    Resumo: A atuação de líderes no ambiente público é um tema de grande relevância, pois eles operam de forma direta na execução das estratégias e planejamentos governamentais para garantir a melhor qualidade na prestação de serviços e produtos aos cidadãos. Especialmente no Brasil, a busca pela excelência na gestão pública tem se tornado, nos últimos anos, uma ação permanente das instituições públicas com vista a atingir melhores resultados. Mas para que essa evolução seja contínua, necessário se faz enfatizar a sua importância e ampliar o olhar sobre sua aplicação, promovendo, desta forma, constantes debates e novas reflexões sobre o assunto. Para isso é que a presente pesquisa teve como objetivo precípuo conhecer a percepção dos servidores públicos do Fórum da Comarca de Lebon Régis, SC, Brasil, acerca da liderança, e entender qual o seu nível de influência no desemprenho das atividades profissionais, concluindo-se, a partir de um feedback dos próprios servidores, que a motivação guarda estreita relação com o processo de gestão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Habilidades quânticas nas organizações
    (2018) Vianna, Márcio Lavratti Vicente
    O ambiente corporativo tem apresentado mais incertezas, ambiguidades e complexidades com o passar dos anos. Por isso, as organizações carecem de habilidades compatíveis com o cenário caótico, tais como as habilidades oriundas da física quântica – ciência que metaforicamente condiz de forma plena com o caos. A partir destas premissas, este estudo tem o objetivo de conceituar e descrever as habilidades quânticas, a fim de contribuir para o desenvolvimento humano no ambiente empresarial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Recrutamento e seleção de funcionários em um hotel de Florianópolis
    (2018) Machado, Barbara Blauth
    Este trabalho teve como objetivo estudar o processo de recrutamento e seleção de funcionários de um hotel localizado em Florianópolis. Buscou- se identificar as especificidades desse processo, conhecer as formas de recrutamento do hotel e os métodos utilizados para a seleção de colaboradores e investigar a influência do recrutamento e da seleção na rotatividade de funcionários da empresa. Foram realizadas entrevistas individuais com três colaboradores: chefe de fila, cozinheiro e assistente de departamento pessoal. Verificou-se que o recrutamento de novos colaboradores é realizado através de divulgação das vagas em rede social, mural ou jornal e a seleção se dá por meio de triagem de currículos e entrevista.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Principais mudanças ocorridas com a aplicação da técnica de feedback: um estudo de caso no meio empresarial
    (2018) Ortolan, Renata Saccon
    With the constant change and evolution of the organizational environment, it is imperative that companies invest time and resources in order to stand out from employees and customers. In this context, the present study deals with the technique called feedback, whose literary translation is "comments", that is, they are perceptions given to something accomplished, pointing out positive and negative points, in search of constant improvement. In the pages that follow, concepts and forms of employment will be presented, as well as difficulties and resistances found in the application of feedback, in order to know the changes perceived in the work, due to the use of the technique, by employees of a medium-sized company, through an applied questionnaire.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Clima organizacional e suas relações com o bem estar do trabalhador
    (2018) Costa, Francisco Fabian Jancke
    Tem-se identificado o surgimento de um novo perfil de organização, que busca em seus colaboradores, conhecimento e visão de futuro, especialistas com habilidades polivalentes, criatividade e rapidez para solucionar problemas, os quais muitas vezes são alocados para realização de tarefas mecanicistas e rotineiras unicamente, impactando o bem estar do trabalhador e por sua vez o desempenho da organização. Com base nesse cenário, este artigo busca apresentar um estudo sobre o clima organizacional e suas relações com o bem estar do trabalhador em uma empresa de tecnologia da informação para o mercado financeiro, no intuito de investigar variáveis de satisfação/insatisfação, de modo a fornecer indicadores do clima organizacional através do ponto de vista dos trabalhadores.