Farmácia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 57
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O aumento do uso da toxína botulínica no tratamento da espasticidade: uma revisão narrativa.
    (2023-12) SALDANHA, Sara duarte freitas; SILVA , Maria isabel da costa
    A toxina botulínica tem sido cada vez mais utilizada, tanto por razões estéticas quanto na reabilitação de diversas doenças. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é entender como o uso dessa toxina pode ajudar os pacientes em processo de tratamento da espasticidade que pode ser explicada como sendo o aumento do tônus muscular, seja na face ou no corpo humano, com exacerbação dos reflexos profundos, decorrente de hiperexcitabilidade do reflexo do estiramento dos espasmos do movimento. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura a partir de publicações dispostas nas bases de dados eletrônicas: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MedLine), National Library of Medicine (PubMed) Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico, utilizando os descritores “toxina botulínica”, “espasticidade”, “botox” e “estética facial”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra foi composta por dez estudos publicados dentre os anos 2010 a 2023. Os resultados evidenciam que a toxina botulínica, junto à fisioterapia e medicamentos, integra um tratamento eficiente no combate à espasticidade. Contudo, deve-se haver a observância minuciosa de contraindicações, pois a utilização equivocada pode acarretar problemas irreversíveis. Dessa maneira, conclui-se que o uso dessa toxina pode auxiliar positivamente no tratamento da espasticidade e reduzir os sintomas dos pacientes com esses problemas, desde que sejam ministradas de forma correta e por profissionais capacitados, acompanhados por uma equipe multisetorial em busca de uma melhor qualidade de vida das pessoas portadoras desses espasmos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios e soluções na gestão de medicamentos da unidade regional de saúde pública de Mossoró/RN: um relato de caso
    (2023-12) COSTA, Samyla Silva Pinheiro; SOUZA, Alice Carolina de França Nolasco
    A execução processos da gestão de medicamentos de forma eficiente se faz essencial para qualquer unidade de saúde pública. O estudo teve como objetivo relatar sobre o caso da gestão do estoque de medicamentos da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), setor vinculado à URSAP II, descrevendo o processo gerencial de fármacos da unidade, da aquisição à dispensação de medicamentos aos usuários do sistema de saúde, além do processo de descarte de medicamentos vencidos. Tratou-se de um estudo observacional e de natureza qualitativa, do tipo relato de caso. Por meio de visitas à unidade constatou-se alguns problemas relacionados a aquisição das medicações, o armazenamento e a distribuição aos pacientes, bem como relatou-se possíveis causas e soluções/sugestões de melhoria para cada situação. Constatou-se ainda a necessidade de maiores investimentos por parte do gestor público para compra de medicações, a fim de suprir a alta demanda existente no setor. Sugeriu-se, sobretudo, a criação de um App que possibilite o cadastro e realização do pedido pelo usuário, bem como o acompanhamento do deferimento desse pedido.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso dos óleos essenciais e suas aplicações na farmácia estética: uma revisão bibliográfica.
    (2023-12) BESSA, Antonia Aurecivania de Queiroz Lima; OLIVEIRA, Ana Talita de Andrade
    O uso dos óleos essenciais não é algo novo, uma vez que desde os séculos XVI e XVII existem relatos sobre a utilização destes em rituais religiosos e com fins terapêuticos. Apesar disso, a utilização dos mesmos no contexto estético ainda é pouco discutida. Por essa razão, o objetivo geral dessa investigação consistiu em analisar as potencialidades do uso dos óleos essenciais na farmácia estética, tendo por objetivos específicos realizar um levantamento histórico do uso dos óleos essenciais, verificar a abordagem das pesquisas que tratam do uso dos óleos essenciais na farmácia estética e identificar em quais condições podem ser empregado o uso dos óleos essenciais na farmácia estética. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram analisados os trabalhos de 2018 a 2022 contidos nas bases de dados SciELO, Revista Eletrônica de Farmácia e Biblioteca Virtual em Saúde, sendo acrescidas ao Google Scholar. A busca resultou em 9 trabalhos que foram devidamente analisados. Os resultados mostraram que os óleos essenciais podem ser empregados no tratamento de disfunções estéticas como acne, alopecia, cabelos oleosos, calos, caspa, celulite, dermatite, estrias, frieiras, gordura localizada, manchas, micose, ressecamento de pele, rugas, retenção de líquidos, seborreia e varizes. Apesar disso, ainda se notou uma lacuna no número de estudos voltados ao campo estético.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos terapêuticos da Cúrcuma longa l. no tratamento da aterosclerose: uma revisão narrativa.
    (2023-12) BRITO, Jônatas Miquéias Fernandes; CAVALCANTE, Marcos Antonio Maia
    A revisão bibliográfica e narrativa constituiu-se de uma análise sobre os efeitos fitoterápicos dos princípios ativos fitoterápicos da Cúrcuma longa L. na fisiopatologia aterosclerótica. A aterosclerose é uma doença proveniente da formação de placas de ateroma no tecido endotelial das artérias de grande e médio calibre, levando o corpo à uma resposta inflamatória que pode gerar a obstrução dos vasos e consequências complexas à saúde do organismo. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão literária e narrativa para analisar as propriedades fitoquímicas da Cúrcuma longa L. e seus efeitos fitoterápicos na aterosclerose. Esta é uma revisão de literatura realizada pelas bases de dados ScienceDirect, PubMed, SciELO e LILACS, buscado pelas terminologias: “Curcumin” “Plant Extracts”, “Atherosclerosis”, “Experimental Animal Models” e “Pathology” tendo como estratégia de busca os operadores booleanos “and” ou “or” entre elas para filtragem dos estudos. Foram selecionados 5 estudos elegíveis para elaboração dos resultados. Foram observados resultados significativos na supressão da proliferação celular, diminuição de citocinas pró-inflamatórias, na redução das concentrações de colesterol-LDL plasmático e aumento das concentrações de colesterol-HDL plasmático, auxiliando também na inibição da oxidação das moléculas de LDL, influenciando ainda, no aumento das atividades de enzimas antioxidantes. Sendo assim, os efeitos dos princípios ativos da Cúrcuma longa L. mostraram resultados promissores para a melhoria de sinais e sintomas clínicos em modelos da fisiopatologia aterosclerótica, porém os estudos ainda são preliminares, pois se limitam a experimentos de modelos em animais. Portanto, ensaios clínicos são necessários para extrapolar os resultados de estudos experimentais para humanos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A telefarmácia como ferramenta do cuidado farmacêutico em diferentes condições de saúde: uma revisão integrativa.
    (2023-12) MORAIS, Emanuelly Lorrany de Souza; SANTOS, Marcos Roger Morais dos
    Os farmacêuticos são profissionais de saúde qualificados, capazes de ajudar em muitos dos desafios que existem atualmente no sistema de saúde. Uma estratégia que permite aos farmacêuticos expandir ainda mais o alcance das suas intervenções de forma eficiente é através da utilização da telemedicina. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura sobre a telefarmácia como ferramenta do cuidado farmacêutico em diferentes condições de saúde. Foram utilizados um total de 45 artigos relevantes para compor esse estudo após busca de artigos nas bases de dados PubMed, Medline e Periódicos CAPES, de setembro a novembro de 2023. Esta revisão integrativa mostrou que a telefarmácia tem se mostrado uma ferramenta em ascensão para o desempenho do cuidado farmacêutico em diversas condições de saúde, como no manejo da diabetes, na oncologia, dentre outras. Com a recente publicação da Resolução Nº 727, de 30 de Junho de 2022 que dispõe sobre a regulamentação da telefarmácia no Brasil, esse serviço poderá ser ainda mais explorado pelo profissional farmacêutico, através de atividades como detecção de problemas relacionados a medicamentos, monitoramento, prevenção e recuperação da saúde, resolução de problemas da farmacoterapia e promoção do uso racional de medicamentos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O uso irracional de esteroídes anabolizantes androgênciso e seus efeitos adversos: revisão narrativa
    (2023-12) JUNIOR , Hermes Mauricio da Costa; CARLOS, Maurício Tavares de Oliveira
    INTRODUÇÃO: Os esteroides anabólicos androgênicos (EAA) são fármacos desenvolvidas através da testosterona, o hormônio responsável pelo ganho de gordura corporal. Os fármacos são desenvolvidos com finalidade de tratar doenças onde o balanço proteico é negativo, ajudando na regulação da massa muscular, com o objetivo de melhorar a performance atlética. OBJETIVO: Esse estudo objetiva-se em identificar os acontecimentos e o risco a saúde após a utilização dos esteroides anabolizantes. MATERIAIS E METODOS: O estudo trata-se de uma Revisão Narrativa de Literatura (RNL) relacionado ao uso irracional de esteróides anabolizantes e os efeitos adversos, com uma abordagem qualitativa, onde se busca dados mais desenvolvidos, claros e objetivos acerca do tema, para obter resultados mais precisos e confiáveis. RESULTADOS E DISCURÇÃO: Os esteróides anabolizantes androgênicos são drogas sintetizadas de alta performance e as pessoas estão fazendo uso indiscriminado sem o devido acompanhamento gerando vários problemas de saúde, tais como: problemas cardiovasculares, hepáticos, dermatológicos, endócrinos, geniturinário, músculo esqueléticos, entre outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos concluir, diante a pesquisa, que o estudo conseguiu identificar e quantificar resultados precisos de que o conhecimento dos farmacêuticos sobre os EAA é de suma importância para o uso racional dos fármacos dessa natureza.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O aumento do uso de riatlina (metilfenidato) em decorrencia do processo de alta produtividade
    (2023-12) GOMES, Vitoria Sampaio; LIBERATO, Rawan Italo Gomes
    No passado, a maioria das drogas era utilizada para recreação, com a revolução industrial a sociedade passou a usar drogas estimulantes para trabalhar, estudar e treinar. No caso do metilfenidato, primeiro foi criada a droga e só depois o transtorno na qual a medição é eficiente começou a ser diagnosticado, o consumo para finalidades tem se popularizado com o objetivo de alta produtividade. Assim, o objetivo do presente estudo é verificar a partir da literatura o aumento do consumo de Ritalina® em decorrência da alta produtividade e conscientizar à população sobre o uso racional de medicamentos. O presente estudo compreende uma revisão narrativa da literatura, na qual foi realizada uma pesquisa para os artigos publicados em três bases de dados: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online), e PubMed (U.S. National Library of Medicine). A busca nas bases de dados foi realizada nos meses de julho de 2023 a setembro de 2023, com os seguintes descritores "Attention Deficit Disorder with Hyperactivity", " Methylphenidate", e "Self medication". Foi aplicado o operador booleano AND para promover a combinação entre os descritores escolhidos, no qual se utilizou as associações “Attention Deficit Disorder with Hyperactivity and Methylphenidate" , "Methylphenidate and Self medication".Os critérios de exclusão foram: artigos de opinião, títulos e resumos não associados ao tema e estudos em duplicata( repetidos em mais de uma base de dados) Foram incluídos os artigos entre os anos de 2008 a setembro de 2023 escritos em inglês e português que falavam do uso indiscriminado da ritalina , avaliando um aumento na produção e no consumo nos anos de 2008 a 2023.A partir da metodologia e da utilização dos filtros foram lidos 7 artigos na íntegra. Observou-se que o uso de metilfenidato tem sido considerado como uma alternativa para enfrentar as exigências da graduação e elevar o desempenho acadêmico, além disso foi observado que nos meses de férias o uso dessa substância diminui significativamente. No entanto, pode causar acatisia, alterações de humor e insônia, com o uso prolongado podendo levar a alucinações e dependência, entre outros efeitos adversos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso off-label da metformina no tratamento da infertilidade em mulheres com síndrome dos ovários policísticos.
    (2023-12) QUEIROZ, Brígida Caterine Andrade; MOTA, Maria Grazielle Dutra
    A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma endocrinopatia originalmente descrita na década de trinta por Stein e Leventhal, na qual é bastante frequente em mulheres com idade fértil, apresentando uma taxa de prevalência de 6% a 10%. Trata-se de uma síndrome que apresenta complicações reprodutivas e metabólicas, assim deve ser diagnosticada e tratada precocemente devido ao risco de infertilidade por anovulação. Desse modo, é imprescindível verificar a efetividade do uso da metformina no tratamento da infertilidade em mulheres com SOP, uma vez que se trata de um medicamento que possui resultados positivos em relação a diminuição do quadro de infertilidade. Assim, o objetivo do presente estudo é verificar a partir da literatura a efetividade do uso off-label da metformina no tratamento da infertilidade causada pela Síndrome dos Ovários Policísticos em mulheres com idade reprodutiva. O presente estudo compreende uma revisão integrativa da literatura, na qual foi realizada uma busca nas bases de dados utilizando as terminologias referentes à pesquisa, filtros e descritores para os artigos publicados em quatro bases de dados: SciELO, Lilacs, Medline, e PubMed. A busca nessas bases de dados foi realizada nos meses de Julho de 2023 a Setembro de 2023. Os descritores utilizados foram “Polycystic Ovary Syndrome”, “Metformin”, e “Infertility”. Foi aplicado o operador booleano AND para promover a combinação entre os descritores escolhidos, na qual utilizou-se as associações “Polycystic Ovary Syndrome AND Metformin”, “Infertility AND Polycystic Ovary Syndrome”, e “Metformin AND Infertility”. Foram incluídos os estudos clínicos entre os anos de 2013 a setembro de 2023 escritos em inglês e português que utilizaram a Metformina em análises in vivo. Foram excluídos: 1) Resumos de evento, metanálises, editoriais, revisões sistemáticas, artigos de opiniões, e estudos observacionais; 2) Título e resumo não associados ao tema; 3) Estudos em duplicata. Em suma, a triagem dos estudos foi realizada com base no título e no resumo e, logo após, a publicação foi revisada integralmente, na qual foram lidos 5 artigos na íntegra. Todas as pacientes participantes dos estudos receberam uma dose de 1.500-2500 mg de metformina por dia. Com essa posologia observou-se que após o tratamento com a metformina o número de ciclos menstruais aumentou, bem como houve uma diminuição do nível de andrógeno circulante, e consequentemente uma redução da taxa de infertilidade. Portanto, evidencia-se que a terapia com a metformina para tratar a infertilidade em mulheres que possuem Síndrome dos Ovários Policísticos é considerada efetiva.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O uso irracional do Zolpidem e efeitos adversos: uma revisão narrativa.
    (2023-12) OLIVEIRA , Ana Clarisse dos Santos de; SILVA, Leyane de Morais
    O zolpidem é um hipnótico não benzodiazepnico utilizado especialmente no tratamento de curto prazo da insônia, onde é atribuído a pacientes com problemas ao iniciar e manter o sono. Esse medicamento atua no sistema nervoso central. É considerado um medicamento muito seguro, sendo o mais prescrito em diversos países. Zolpidem assumiu o posto de uma das drogas mais consumidas no Brasil, no ano de 2020 teve 23,3 milhões de caixas vendidas, superando o número de 13,6 milhões no ano de 2018. Para a construção do estudo foram selecionados artigos das bases de dados: SciELO e PubMed, utilizando três descritores para a limitação dos artigos selecionados: uso irracional, zolpidem e efeitos terapêuticos os descritores para o desenvolvimento do artigo foram: zolpidem: jovens: insônia. Foram selecionados artigos científicos nos quais possuem embasamento teórico sobre o tema abordado: textos completos; nos idiomas português e inglês. Para a seleção de artigos, foram selecionados aqueles cujo assunto relevante seria os riscos do uso e abuso da automedicação dos jovens atualmente, no qual foi selecionado artigos dentre 2015 a 2023. O estudo trata sobre o uso irracional do zolpidem por jovens, questão que aborda o aumento da automedicação pelo medicamento na atualidade. Pertencente ao grupo dos sedativos-hipnóticos não benzodiazepínicos, o zolpidem lidera o ranking de utilização por jovens, visto que é de forma irresponsável, a mesma pode causar dependências químicas e psicológicas. Importante ressaltar que um dos objetivos norteadores dessa pesquisa foram artigos que evidenciaram casos clínicos de relatos de pacientes que faziam uso do medicamento, relatando sua experiência.Portanto, foi possível observar a relação do zolpidem com a insônia, a grande procura pelos jovens, a eficácia do fármaco no organismo, alguns efeitos adversos como agressividade, alucinações, a questão do sonambulismo e riscos de intoxicação, quando o seu uso já está bem avançado. Foi verificado também a importância do uso racional do zolpidem, como ele contribui para um bom avanço do tratamento do paciente e como se intensificou o seu consumo.
  • Monografia Acesso aberto
    A equivalência terapêutica entre medicamentos de referência, genéricos e similares: revisão narrativa.
    (2023-12) SILVA, Lavínia do Nascimento; SOUZA, Mateus Linhares de
    O presente trabalho tem como tema a equivalência terapêutica entre medicamentos de referência, genéricos e similares: revisão narrativa. O objetivo geral foi conscientizar a população sobre a equivalência terapêutica entre as três tipologias de medicamentos: referência, genérico e similar e qual o papel do farmacêutico na tentativa de mudança da percepção das pessoas a respeito desses medicamentos. O método utilizado na pesquisa foi a revisão narrativa de literaturas com base de dados na Scielo. Os resultados obtidos responderam as hipóteses levantadas de que a orientação do profissional farmacêutico em relação a equivalência de medicamentos de referência, genéricos e similares faz toda a diferença na percepção das pessoas em relação a eles e no comércio farmacêutico, fazendo com que a população consumidora de medicamentos tenha opções mais acessíveis.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Analise da eficacia do uso da casca da planta anacardium occidentale l (cajueiro) na cicatrização de lesões cutâneas.
    (2023-12) JUNIOR, Joao Edgar de Melo; SOARES, Thiago Brito
    As plantas são utilizadas em suas possibilidades medicinais desde a antiguidade. Na região nordestina do Brasil, uma das principais espécies vegetais da qual a população faz uso se trata da Anacardium occidentale L., popularmente conhecida como cajueiro. Do cajueiro pode ser explorado o fruto, o pseudofruto e a própria madeira. A casca do cajueiro pode comportar potencial farmacológico, como a ação de cicatrização. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa reside em analisar as propriedades cicatrizantes da casca do cajueiro para o tratamento de lesões cutâneas. Os objetivos específicos foram verificar o uso popular e as características do cajueiro no Brasil, descrever os aspectos da pele, lesões cutâneas e reparação tecidual e sistematizar estudos que caracterizam o potencial cicatrizante da casca do cajueiro. A metodologia se tratou de uma revisão bibliográfica, verificando na literatura o que as pesquisas apontam sobre a temática. Analisando 10 (dez) produções do Google Acadêmico entre os anos de 2019 a 2023, as pesquisas mostraram que o cajueiro traz especificidades que evidenciam seu potencial farmacológico anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, adstringente e cicatrizante. A razão da cicatrização por meio da casca de caju deriva do perfil fotoquímico, que comporta metabólitos secundários que atuam nesse processo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Farmacovigilancia nas reações adversas aos medicamentos oncológicos.
    (2023-12) SANTIAGO, Edson Yarnic de Mesquita; FREITAS, Tiberio da Costa
    A atenção farmacêutica tem como objetivo aprimorar a qualidade de vida do paciente, seguindo um modelo de prática profissional centrado na farmacoterapia especialmente na aera do tratamento oncológico, onde a alta toxicidade e a estreita janela terapêutica dos agentes antineoplásicos tornam os estudos de farmacovigilância de grande importância Nesse contexto, o profissional farmacêutico desempenha um papel fundamental ao buscar tornar o tratamento menos impactante e oneroso para os pacientes. O objetivo desse estudo é identificar como a atuação do profissional farmacêutico auxilia na contenção de reações adversas de medicamentos usados no tratamento de pacientes oncológicos. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Como estratégia de busca, utilizou-se os descritores “farmacovigilância”, “reações adversas relacionadas a medicamentos”, “oncologia ”e “ atuação do farmacêutico”. Os artigos foram categorizados de acordo com a temática, respondendo aos objetivos delineados nesta pesquisa. Conclui-se que o conhecimento em farmacovigilância é essencial para o tratamento oncológicos, visto que induz a notificação espontânea que pode gerar novos sinais sobre reações adversas a medicamentos. Nesse sentido, é evidenciado o trabalho do farmacêutico como essencial para o gerenciamento e administração eficiente dos medicamentos para evolução no âmbito do tratamento oncológico.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso irracional dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides: uma revisão da literatura.
    (2023-12) RODRIGUES, Joyce Pereira; SANTOS, Mikaelly Souza dos
    O uso irracional de medicamentos abrange práticas inadequadas relacionadas à utilização de fármacos, com a automedicação sendo um exemplo notório. O ato de automedicar-se é uma preocupação crescente em escala global. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), um expressivo percentual de 77% dos brasileiros faz uso de medicamentos sem orientação médica. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são medicamentos utilizados no tratamento da dor aguda, moderada ou crônica; atuam diretamente na cascata inflamatória inibindo a síntese de prostaglandinas, promovendo efeitos anti-inflamatórios, antipiréticos e analgésicos. Os AINEs mais utilizados pela população são o ácido acetilsalicílico (AAS), ibuprofeno, nimesulida, naproxeno, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e meloxicam. Embora os AINEs apresentem diversos efeitos benéficos, grande parte dos usuários não tem conhecimento sobre os riscos e reações adversas geradas pela utilização desse grupo medicamentoso. O objetivo geral do trabalho foi avaliar os impactos significativos causados ao paciente pelo uso inadequado e prolongado dos AINEs. Os objetivos específicos foram: informar quais os AINEs mais utilizados pela população e suas características farmacológicas; abordar como o farmacêutico, enquanto profissional da saúde, pode orientar sobre o uso racional dos AINEs, promovendo o uso seguro e como o uso irracional dessa classe medicamentosa pode prejudicar a saúde gastrintestinal, cardiovascular, renal e hepática dos pacientes. A pesquisa foi conduzida por meio das seguintes fontes de dados: PubMed, SciELO, LILACS e livros, juntamente com o uso do mecanismo de busca do Google Acadêmico. Foram selecionados estudos nos idiomas português, inglês e espanhol. Os termos de pesquisa incluíram: 'uso irracional de medicamentos', 'AINEs', 'anti-inflamatórios não esteroides', 'automedicação', 'uso irracional de AINEs' e suas combinações.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso contínuo e indiscriminado de benzodiazepínicos, suas causas e consequências: uma revisão narrativa.
    (2023-12) FERNANDES, Aline Gomes; SANTOS, Stefanny de Paula dos
    Os benzodiazepínicos são psicotrópicos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) potencializando a ação inibitória do neurotransmissor Ácido gama-aminobutírico (GABA), sendo utilizados, principalmente, no tratamento de insônia e ansiedade. São um dos psicotrópicos mais utilizados no Brasil e são considerados mais seguros por, em comparação com barbitúricos, terem menos chances de causar toxicidade. Quando utilizado da forma correta e pelo tempo certo acarretam melhorias na vida do paciente, mas, como visto na atualidade, seu uso contínuo e indiscriminado é crescente e faz com que eles, que eram vistos como uma solução, passem a ser um problema, tendo seus malefícios ultrapassando seus benefícios. Diante dessa problemática, foi realizado um estudo de revisão narrativa qualitativa, utilizando como descritores: benzodiazepínicos, efeitos adversos, interações medicamentosas, uso inadequado de medicamentos, assistência farmacêutica. Tendo como critérios de inclusão artigos completos com temas referentes ao assunto, em inglês ou português, publicados entre os anos de 2014 até julho de 2023 e como critérios de exclusão artigos pagos e incompletos, artigos fora do tema, em outros idiomas e com data inferior a 2014, foram obtidos nas bases de dados SciELO; LILACS e BVS e foi utilizado também ferramentas de buscas gratuitas como o google acadêmico. Esse estudo foi feito com o intuito de entender quais as causas e consequências desse uso abusivo e crônico, tendo observado como as causas, principalmente, a automedicação, a prescrição compulsória e a dispensação inadequada, como consequências pode ser citado as maiores possibilidades de se ter interações medicamentosas, e o desenvolvimento de efeitos adversos, dentre eles a dependência e tolerância. Segundo as análises, a porção da população que demonstrou mais utilizar esses medicamentos foram as mulheres, quanto ao gênero, e os idosos, em relação à faixa etária.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação do uso de anti-inflamatórios não esteriodes (AINES) com a exacerbação da asma: uma revisão narrativa.
    (2023-12) SILVA, Maria Vitória Dutra da; SILVA, Thaynara Santos da
    Introdução: A asma é uma doença crônica que envolve a inflamação das vias aéreas respiratória, sabendo dos elevados índices de reações adversas pela automedicação, principalmente, por anti-inflamatórios não esteroides, que se caracterizam uma classe de fármacos mais buscada em todo o mundo pela população em virtude do seu grande potencial analgésico para alívio de dores, e pela facilidade de adquirir esses medicamentos que não apresentam necessidades de prescrição médica, todos esses fatores apresentados são responsáveis por inúmeras internações de quadros graves de asma devido aos fatores de exacerbação de crises asmáticas e milhares de mortes todos os anos devido ao uso irracional desses medicamentos considerados indefesos pela população. Objetivo: O objetivo desse trabalho tem como fundamento analisar o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides por pessoas asmáticas, visto que, esse uso desinformado e irracional pode acarretar em sérios problemas de saúde devido ao aumento exacerbado dos sintomas das crises de asma. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada no período de agosto a novembro de 2023. Foram utilizadas às seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), National Library of Medicine National llnstitutes Health (PubMed). Conclusão: O presente artigo proporcionou um melhor entendimento acerca do uso de anti-inflamatórios não esteroides por pessoas asmáticas, embora esses medicamentos sejam utilizados para alivio das inflamações, eles não possuem controle central da asma. Desta forma, esse estudo reuniu informações a respeito dos principais riscos desencadeados que geram a intensificação dos sintomas da doença, mostrando ainda estratégias farmacológicas para controle da asma exacerbada por AINEs
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Contribuição da atenção farmacêutica no tratamento de pacientes que fazem o uso dos análogos do glucagon-like peptide - 1 (GLP-1): uma revisão narrativa.
    (2023-12) FREIRE, Antonia Beatriz Pessoa; ALVES, Nayally Cristine da Silva
    O Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma enfermidade endócrina de grande incidência, apresentando uma tendência crescente em escala mundial. O comprometimento ativo do farmacêutico na administração clínica assume um papel de extrema relevância para garantir a efetividade do tratamento e aprimorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados por essa condição. Adicionalmente, no cenário de pacientes que requerem análogos do Glucagon-like peptide (GLP-1), a atuação do farmacêutico ganha destaque na otimização da utilização desses compostos e na gestão dos cuidados, o que se traduz em uma contribuição significativa para alcançar melhores resultados clínicos. Para a construção do estudo foram selecionados artigos científicos que constam nas bases de dados da BVS, SciELO e LILACS, utilizando quatro descritores para a limitação dos artigos selecionados: Diabetes mellitus, Diabetes mellitus tipo 2, Análogos do GLP-1 e Atenção farmacêutica, os quais se aplicaram três filtros para escolha dos periódicos: local, tempo e objetivo, onde as publicações escolhidas foram em língua portuguesa e inglesa no período de 2017 a 2023 e artigos em acordo com o objetivo do trabalho. O enfoque deste trabalho foi identificar como a atenção farmacêutica pode melhorar o tratamento de indivíduos que utilizam análogos do GLP-1, explorando os ganhos, obstáculos e estratégias mais eficazes para aprimorar os desfechos clínicos e a qualidade de vida. Portanto, fica claro que o envolvimento interdisciplinar do farmacêutico é vital para a gestão eficaz do DM2, especialmente quando pacientes utilizam análogos do GLP-1. A revisão destaca a atenção farmacêutica como uma estratégia promissora para melhorar resultados clínicos e qualidade de vida, enfatizando a necessidade de uma abordagem centrada no paciente e colaboração interdisciplinar no tratamento do DM2.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso indiscriminado do cloridrato de metilfenidado e suas possíveis complicações ao longo prazo.
    (2023-12) FILHO, Kerjean Fernandes de Almeida
    O metilfenidato derivado da anfetamina tem como nomenclatura comercial de Ritalina® e Concerta®, é utilizado primordialmente para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e narcolepsia. Entretanto nos últimos anos o consumo do fármaco só vem crescendo e de maneira bastante considerável entre pacientes saudáveis, visando um melhor desempenho cognitivo, devido ao aumento da concentração de dopamina e noradrenalina na fenda sináptica. A Ritalina® mostrasse totalmente eficaz e segura para o tratamento do (TDAH) e a narcolepsia, porem em casos de uso indiscriminado e de abuso já se relata várias reações adversas como por exemplo ansiedade, taquicardia, tendências suicidas entre vários outros. Portanto a atuação do farmacêutico se faz mais que necessária para a conscientização da população sobre os riscos da automedicação
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso excessivo da semaglutida (ozempic) e seus efeitos colaterais na busca pelo emagrecimento: uma revisão literária
    (2023-12) SOARES, Jany Mara Nunes , AMORIM, Lígia Gabriela Santos de; AMORIM, Lígia Gabriela Santos de
    Uma das doenças que mais afetam as pessoas em todo o mundo, se trata da obesidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) que menciona em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos estavam com sobrepeso e mais de 650 milhões destes, com obesidade. O tratamento da obesidade bastante complexo, e na maioria das vezes, os pacientes obesos não conseguem atingir ou manter resultados significativos apenas com mudanças nos hábitos de vida. Sendo, necessário associar o uso de fármacos que auxiliem no processo de emagrecimento. A Ozempic, ou semaglutida, apresenta-se como uma alternativa bastante promissora para o tratamento da obesidade. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar os efeitos causados pelo uso excessivo da OZEMPIC no processo de emagrecimento das pessoas. Assim, é necessário compreender sobre a farmacologia da semaglutida no emagrecimento, deixando evidente que à prática de exercício físico e uma alimentação balanceada são fatores de extrema importância no tratamento, assim como também, a importância da orientação farmacêutica para esse tipo de medicamento. Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura, portanto, o levantamento de dados para estruturação de informações foi feito através de plataformas científicas digitais. Conseguimos identificar que a semaglutida mostra resultados promissores em decorrência do processo de perda de peso, e que por este motivo, muitas pessoas estão recorrendo a este para a perca de peso. Não importa de que forma ocorre, as pessoas recorrem ao medicamento pelo efeito rápido, mas não estão atentos aos efeitos colaterais. Dessa forma, o uso da semaglutida deve ser realizado sempre com orientação de profissionais habilitados e estar associado a mudanças comportamentais e dietéticas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso racional de fitoterápicos durante a gestação e lactação: uma revisão narrativa.
    (2023-12) SOARES, Vitória Cibele Pinheiro; BRITO, Wennida Myréia de Almeida
    O presente artigo trata-se do estudo, ou seja, de uma revisão narrativa sobre o uso racional de fitoterápicos na gestação e lactação. A gravidez é um período em que ocorrem diversas alterações morfológicas e hormonais no corpo da mulher para acomodação o desenvolvimento do feto e preparação do organismo para o parto e a amamentação. Desta forma, o objetivo geral foi verificar através da literatura a toxicidade das plantas medicinais, e seus malefícios com o uso durante a gestação e lactação. Os objetivos específicos foram: elencar as principais plantas medicinais que podem causar efeitos teratogênicos durante a gravidez; enfatizar o uso racional de fitoterápicos durante a gestação e lactação; abordar as possíveis reações no embrião e na gestante, a partir do uso de plantas medicinais tóxicas. Para a construção do trabalho foram selecionados artigos científicos que constam nas bases de dados principalmente em SciELO, PubMed e Bliblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para condução desta revisão narrativa foram seguidas as seguintes etapas: Elaboração da pergunta norteadora; Busca ou amostragem na literatura; Coleta de dados; Análise dos estudos incluídos; Discussão dos resultados; Foram utilizados três descritores para a limitação dos artigos selecionados: fitoterápicos, plantas medicinais e gestação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fatores associados à adesão do tratamento com sinvastatina para dislipidemias em usuários do programa farmácia popular
    (2022-12-16) Medeiros, Mateus Dias de; Oliveira, Mozarty Lamartino Angélico
    A presente pesquisa objetiva analisar os estudos sobre o uso racional de sinvastatina no tratamento com medicamentos da farmácia popular, haja visto, que por ser um medicamento disponibilizado gratuitamente, as pessoas buscam sempre por ele, e as vezes, não reagem positivamente pois em sua composição existe algum item que cause efeito adverso no paciente. Para a nossa fundamentação teórica utilizamos e nos embasamos nos estudos referentes aos medicamentos da Sinvastatina, Farmácia Popular. Nosso estudo é qualificado como sendo uma pesquisa que tem carácter descritivo com uma abordagem quantitativa e de análise documental. Os estudos encontrados contribuíram para a caracterização dos pacientes que utilizam este medicamento, e observou-se também a ausência de estudos específicos relacionados ao uso da sinvastatina, foi encontrado estudos com vários focos e áreas que se correlacionavam, mas que avaliasse este medicamento como tratamento a ser ofertado pela farmácia popular não, então, o trabalho torna-se importante para abrir discussões futuras sobre o perfil de utilização da sinvastatina pelos usuários.