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  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Empreendedorismo: design thinking na concepção de um novo negócio
    (2023-12) WIPPEL, Guilherme
    O objetivo geral deste trabalho é aplicar as ferramentas do Design Thinking para a concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais em Florianópolis, a WippHaus Cervejaria Urbana, no bairro Agronômica em Florianópolis – SC. Na fundamentação teórica, foram tratados temas sobre o empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, plano de negócios, estratégias de marketing, análise SWOT e etapas do Design Thinking: Persona, Mapa de Empatia e Prototipação. Quanto a metodologia da pesquisa, em relação aos objetivos foi empregada a pesquisa exploratória e em relação a abordagem do problema, foi utilizada a pesquisa qualitativa. A fundamentação teórica foi realizada através de pesquisas bibliográficas. Para fazer a análise dos potenciais clientes, foi aplicada um questionário. Foram definidas a missão, visão e valores da WippHaus Cervejaria Urbana. A missão “é apresentar um diferencial em qualidade e atendimento em relação a outras cervejarias artesanais da região”. A visão é “ser referência na área de cervejarias artesanais, aliando qualidade e tecnologia ao atendimento rápido e eficaz de nossa equipe” e os valores são “proporcionar momentos de prazer, qualidade, harmonização e satisfação aos nossos clientes”. O posicionamento estratégico foi determinado através da elaboração da Matriz SWOT, onde foram detalhados os fatores internos e externos. As principais forças identificadas são a decoração temática inovadora, o foco nas cervejas artesanais e o atendimento diferenciado ao cliente. Entre as principais ameaças, estão a crescente exigência pelos clientes e a presença de concorrentes consolidados no mercado. As principais oportunidades identificadas são a demanda crescente por cervejas artesanais a poucos concorrentes com bares temáticos. E entre os principais pontos fracos, estão o alto valor dos aluguéis e a marca desconhecida. A utilização do Design Thinking permitiu criar o Persona, que são personagens ficcionais, baseados em comportamentos observados entre consumidores, que auxiliam no processo de design porque direcionam as soluções para o sentido dos usuários, apoiando as tomadas de decisão. Também permitiu criar o Mapa de Empatia, que é um recurso visual e de gestão para conhecer o cliente através de um diagrama por meio de perguntas e tópicos sobre uma persona, como objetivo de obter um nível mais profundo de compreensão de uma persona, apresentando informações do cliente que servem para confirmar quem é o público-alvo. A utilização do Design Thinking propiciou ainda a criação do protótipo, ou seja, a passagem do abstrato para o físico para representar a realidade e propiciar validações. Para definir o plano de ação, foi utilizado o Canvas, que é uma ferramenta visual usada para planejar e descrever modelos de negócios de forma simplificada. O problema proposto neste trabalho foi: Como aplicar o Design Thinking na concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais? O autor considera que o problema foi resolvido, pois conseguiu aplicar as etapas do Design Thinking e criar o plano estratégico e iniciar o empreendimento proposto. Além disso, as perspectivas de crescimento no nicho de bares e cervejas artesanais é promissora, de forma que a implantação do negócio é recomendada. Sendo assim, comprovou-se a possibilidade de sucesso para a WippHaus Cervejaria Urbana.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Plano de Marketing digital Já Era
    (2022-12-03) Carmo Neto, Manoel Bernardo do
    Este trabalho objetivou analisar etapas de um plano de marketing digital para a empresa JÁ ERA, com o viés de favorecer e auxiliar a marca a atingir seus objetivos para ter um crescimento positivo no mercado de segmento vestuário. Baseado nisso, desenvolveu-se como fundamentação teórica para embasar esta discussão, tópicos com os seguintes assuntos: Marketing, Marketing Digital e Plano de Marketing. Dentro deste contexto, foi elaborada uma pesquisa de cunho aplicada, descritiva, qualitativa, quantitativa e estudo de caso. Logo, fundamentada em uma análise feita na empresa JÁ ERA, chegou-se ao diagnóstico de que, os principais pontos fortes da marca são: produtos de alta qualidade e o uso de alguns materiais sustentáveis em sua confecção. Já referente aos pontos fracos se destaca a má estruturação da marca, pouca variedade de produtos e as redes sociais. De maneira sucinta, diante da análise do micro e macro ambiente e da matriz SWOT em conjunto com a elaboração de um plano de ação 5W2H, foram identificados pontos importantes para a organização e ações favoráveis para o crescimento positivo da marca. Vale salientar também que, por se tratar de uma empresa nova, em construção, seria indicado e adequado reelaborar o sistema de fluxo de caixa, pois, o atual é muito precário.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Modelagem de negócio de Canvas para abertura de uma casa de carnes em Angola
    (2022-12-12) Silva, Mauro Rafael Guimarães Dias da
    O presente trabalho tem como objetivo principal criar uma casa de carnes em Angola na cidade de Luanda, utilizando a modelagem de negócio de Canvas. Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedorismo nos países emergentes, empreendedorismo em Angola, plano de negócios e Modelagem de Negócios de Canvas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, com a utilização de pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário com potenciais clientes, com foco na análise qualitativa. Foram aplicadas ferramentas para o diagnostico estratégico do negócio dessa forma foi desenvolvido uma análise SWOT, tendo como principal oportunidade a oferta de novos tipos de serviços prestados na região, como ameaça mais significante tem-se a crise econômica e política no país, bem como o aumento nas taxas de importação; o ponto forte do novo empreendimento é a qualidade de produtos, cortes de carnes nobres, localização estratégica e ambiente acolhedor; já como ponto fraco, tem se o fato de o empreendimento ter um alto custo inicial, proprietário sem experiencia, marca ainda não consolidada, compra de produtos importados. Também foi definida as estratégias do novo empreendimento, a partir delas foi desenvolvida para o negócio sua missão, visão, valores e a logomarca. Foi apresentado o framework da modelagem de Canvas, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos como principal resultado a identificação das propostas de valores para o empreendimento que será: o Compromisso de oferecer um serviço de Excelência, com o foco na oferta de carnes nobres e cortes especiais e a garantia na Qualidade dos produtos, levando novidades para o mercado, e por fim, foi desenvolvida também a estrutura e a fonte de receita do negócio para os primeiros anos do negócio.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Elaboração do modelo Canvas Sea Queen Floripa
    (2021-12) VICTÓRIA NUNES
    O presente trabalho tem a pretensão de criar um plano de negócio para uma marca já existente de moda praia, utilizando a modelagem de Negócios de CANVAS. Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo feminino, empreendedorismo no Brasil, perfil do empreendedor e plano de negócio. Metodologicamente tratou-se de uma pesquisa qual o procedimento utilizado para coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica. Buscando explicar através de referências teóricas publicadas em livros, sites, pesquisa cientifica e artigos. O trabalho possibilitou realizar a caracterização do empreendimento existente, analisar o macro ambiente e o microambiente do negócio, e permitiu fazer um estudo com os potenciais clientes. Além disso, desenvolveu-se a Matriz SWOT, por meio da qual foram definidas a principal oportunidade do negócio bem como a principal ameaça. Foram definidos ainda a missão, a visão e os valores da marca e, por fim realizou-se o desenvolvimento da modelagem de CANVAS para a empresa Sea Queen, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos, permitindo enxergar claramente oportunidades de melhoria e pontos fortes da marca.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Empreendedorismo e pandemia: estudo com micro e pequenos empreendedores da carteira de clientes da Necon Contabilidade
    (2021-12-18) Barbosa, Diana
    O estudo visa apresentar temas relacionados ao empreendedorismo e à pandemia. Identificando os impactos da pandemia COVID-19 nas micro e pequenas empresas. Para isso realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo, tendo como população de pesquisa as micro e pequenas empresas clientes da Necon Organização Contábil. Com resultado deste estudo, foi possível conhecer um pouco dos entrevistados, e obter informações sobre seus empreendimentos na atual situação. Como esse estudo tem como base um empreendimento, após todos os dados adquiridos, e através da formulação da matriz SWOT onde será identificado os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças; presentes no ambiente interno e externo da empresa. As conclusões apontam para a necessidade de um plano de marketing digital, visando que a Necon Organização Contábil esteja mais atualizada no mercado.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Empreendedorismo: Modelagem de negócio canvas para a abertura de um espaço de festas e eventos na cidade da grande Florianópolis/SC.
    (2021-12-03) Cabral, Wellinton
    O presente trabalho visa como principal objetivo criar um espaço para a abertura de festas e eventos na cidade de Florianópolis, utilizando a Modelagem de Negócios de Canvas. Teoricamente, foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedor, perfil do consumidor brasileiro, plano de negócios e Modelagem de Negócios de Canvas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, com utilização de pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários com potenciais clientes, com foco na análise qualitativa. Foram aplicadas ferramentas para o diagnóstico estratégico do negócio, dessa forma foi desenvolvida uma análise SWOT, tendo como principal oportunidade a inexistência dos serviço, prestado na região; como ameaça mais significante tem-se a crise econômica e política no país, bem como a crise do Covid-19; o ponto forte do novo empreendimento são seus preços acessíveis, a localização estratégica e o foco na experiência do cliente; já como ponto fraco, tem-se o fato de o empreendimento ser novo no mercado, ainda não possuindo uma marca consolidada. Também foram aplicadas as 5 Forças Competitivas de Porter, a partir delas foi identificada a intensidade da possibilidade de novos entrantes, da rivalidade no setor, do poder de barganha, tanto do cliente, quanto dos fornecedores e a possibilidade de produtos substitutos. A partir da utilização dessas ferramentas, foi desenvolvido para o negócio, sua missão, visão, valores e logomarca. Foi desenvolvida, ainda, a projeção de receita do negócio para os próximos cinco anos e, por fim, foi apresentado o framework da modelagem de negócios de Canvas, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos como principal resultado a identificação das propostas de valores para o empreendimento, que será: Excelência, Ética, Qualidade de serviço, Compromisso com o cliente, Conforto Diversão e Momentos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Atletas femininas do surfe na mídia e o patrocínio como marketing esportivo
    (2021-12-16) Torres Liberato, Laura
    O presente estudo buscou compreender as principais vantagens e desvantagens de se investir patrocinando e apoiando atletas do surfe do gênero feminino, assim como as possibilidades de se mensurar o retorno deste investimento. Para tal, abordou o surfe no Brasil quanto aos aspectos gerais do esporte e quanto ao número de atletas femininas praticantes do mesmo. Também buscou compreender os conceitos relacionados à gestão de marketing, relacionamento com o cliente e venda. Analisou também o marketing esportivo na atualidade e suas vantagens para o patrocinador. Por meio de uma pesquisa de campo, foi possível abordar gestores de empresas que apoiam ou patrocinam atletas surfistas mulheres e fazem utilização de ferramentas relacionadas ao marketing esportivo. Considera-se que há uma dificuldade em mensurar o retorno bem como riscos quando se relaciona a imagem da marca a um indivíduo que pode se envolver em situações negativas e consequentemente influenciar negativamente a marca patrocinadora. No entanto, há também inúmeras vantagens na visibilidade e interação sendo o esporte um fator positivo, saudável, motivacional, emotivo com o consumidor, que gera engajamento e tem bom custo benefício. Assim, conclui-se que mesmo frente ao risco, os benefícios superam e mostram a viabilidade desta modalidade de investimento. Quanto às limitações da pesquisa, ressalta-se o baixo número de pesquisas recentes relacionadas ao tema, especialmente na modalidade do surfe na qual cabe ainda investigar formas precisas de mensurar os resultados deste.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Home office e covid-19: análise do comportamento laboral a partir da teoria dos dois fatores de Herzberg
    (2021-12) Martins, Rebeca Santos
    O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar as consequências da pandemia ocasionada pelo Covid-19, com a implementação do home office, no comportamento laboral da Divisão de Remuneração e Benefícios do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a partir da Teoria dos dois fatores de Herzberg. Desta forma, os tópicos abordados na fundamentação teórica se dividem entre relações de trabalho, as formas como se dão e como podem ser alteradas; teoria comportamental da administração, com enfoque na pirâmide de Maslow e na teoria dos dois fatores de Herzberg, e uma breve definição de home office abrangendo suas diferenciações para o trabalho remoto. Em relação aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza a pesquisa classifica-se como aplicada, com abordagem mista, uma vez que analisados dados quantitativos e qualitativos; classifica-se ainda como exploratória e descritiva; é bibliográfica, de levantamento e expost-facto quanto aos seus procedimentos técnicos. Esta pesquisa utilizou-se de questionário e a partir dos dados obtidos tornou-se possível identificar e analisar os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, usando a matriz SWOT, concluindo que de fato houve consequências devido a implementação do home office, essas tanto positivas quanto negativas. Diante desse cenário, a autora desenvolveu quatro ações voltadas a potencializar os fatores positivos encontrados e dirimir as consequências negativas. As ações do plano englobam: atenção às inovações e capacitação em novas tecnologias, visto que a pandemia trouxe imersão digital; manutenção do trabalho à distância para todos aqueles que desejarem; suporte estrutural e emocional e por último, mas não menos importante, utilizar do Growth Mindset para dirimir ameaças ocasionado por mudanças culturais.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Os filtros de value investing por Graham na análise de uma carteira recomendada
    (2021-12-03) Lourenço, Guilherme de Souza
    O estudo acadêmico que segue está situado no âmbito das finanças, e buscou demonstrar a utilização de critérios de seleção de ações para investimento. Para tal, foram utilizados os filtros desenvolvidos por Benjamin Graham (2017) para o perfil denominado pelo autor como “investidor defensivo”. Foram cinco empresas analisadas, que tiveram suas ações sugeridas na carteira recomendada mensal da corretora ModalMais em abril de 2020. As ações e empresas em questão são: PETR4, da Petrobras, PSSA3, da Porto Seguro, GGBR4, da Gerdau, ITUB4, do Itaú, e VALE3, da Vale. Quanto à metodologia, a pesquisa é descritiva e de natureza aplicada, de abordagem predominantemente quantitativa, mas também qualitativa, e os procedimentos técnicos utilizados foram de pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa atingiu o objetivo de demonstrar a utilização dos filtros sem maiores problemas, no entanto, esses resultados apontaram que nenhuma das cinco empresas foi considerada aprovada em todos os critérios, mesmo se tratando de algumas das maiores empresas brasileiras. Isso nos leva à principal conclusão acerca da pesquisa, que é a de que os filtros aparentam ser demasiadamente rígidos para a realidade das empresas brasileiras, já que foram desenvolvidos com a realidade empresarial estadunidense em mente, com sua economia muito mais pujante. Além disso, há amplo espaço para mais estudos sobre a utilização dos filtros no Brasil, como já notado por outros autores previamente.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    PESQUISA DE MARKETING: Como são os hábitos de consumo dos clientes plus size na região da Grande Florianópolis
    (2021-12) Kathlen Pereira, Jennyfer
    Este trabalho tem o intuito de identificar os hábitos de consumo dos consumidores de moda plus size na região da Grande Florianópolis, através de um levantamento de informações que identifique as dificuldades e necessidades deste nicho de consumidores, assim como os fatores que influenciam na decisão de compra. A metodologia do trabalho quanto a sua natureza é aplicada. Quanto a abordagem da pesquisa, é qualitativa. Quanto aos objetivos da pesquisa, é descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, é uma pesquisa bibliográfica e de levantamento. Já a técnica de coleta de dados da pesquisa é através da aplicação de questionários e análise dos dados obtidos. O desenvolvimento do trabalho apresenta os conceitos do marketing e a importância da pesquisa, assim como os fatores que influenciam na decisão de compras dos clientes. A pesquisa realizada se deu através da elaboração de um questionário estruturado desenvolvido pela autora, que foi divulgado nas redes sociais e seus resultados foram tabulados e analisados. Através dos resultados, foi possível identificar as dificuldades que os consumidores de moda plus size enfrentam na hora de comprar roupas. Também foram apontados os fatores críticos da decisão de compra destes consumidores, que são: busca por variedade de peças, busca por roupas de diferentes estilos e busca por roupas que atendam as tendências da moda vigente.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Plano de negócios: food truck
    (2021-12-04) Cardoso, Rider
    O presente relatório teve como tema principal a abertura de um food truck de hambúrguer, tendo como objetivo geral demostrar a importância da organização e do planejamento minucioso antes da abertura do negócio. O modelo Canvas foi empregado pela sua facilidade de compreensão e por sua estrutura flexível a adaptações durante o processo. A coleta de dados tratada no relatório se deu por meio secundário e análise de dados foi de maneira qualitativa. Na fundamentação teórica, demonstrou-se que empreender não é somente abrir um negócio a partir de uma ideia, mas sim organizar e planejar como tudo irá funcionar através dessa ideia inicial. Na análise de dados, discorreu-se sobre a concorrência, elemento de fundamental importância para determinar o foco da empresa, buscando-se suprir as demandas do público consumidor não observadas pelo concorrente. A partir dessa análise, foram obtidas informações valiosas para aplicar diferenciais à empresa, buscando não somente a satisfação dos clientes atendidos, mas a captação de novos clientes a partir de indicações. Em relação ao segmento abordado, verificou-se a mudança de hábitos alimentares da população em geral, que devido à falta de tempo, buscam cada vez mais alimentos rápidos e práticos no dia a dia. Verificou-se ainda que a alimentação fora de casa trata-se de uma necessidade da maioria das pessoas, em virtude da praticidade e rapidez que esse tipo de refeição oferece. O plano estratégico apresentado é essencial para o início e estruturação do negócio escolhido, pois forneceu elementos capazes de auxiliar na escolha do número de funcionários treinados e aptos a atender a demanda de pedidos, ao mesmo tempo em que trouxe segurança, ao prever uma organização financeira e administrativa do negócio, por meio da utilização de programas de computadores voltados ao ramo alimentício. A partir de todos os dados levantados, foram coletadas informações fundamentais para implantação e início de um negócio no ramo da venda de hambúrgueres, minimizando os mais variados riscos desse empreendimento, aumentando dessa forma as chances de sucesso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implantação do custeio abc: um estudo de caso para escritório de contabilidade
    (2021-12-06) Da Rosa, Amerci Borges
    A pesquisa teve como objetivo propor um modelo de custeio ABC para um escritório de contabilidade: Amerci Contabilidade e Consultoria EIRELI. Para se atender o objetivo proposto fez-se uma pesquisa aplicada de abordagem quantitativa, descritiva quanto aos objetivos e um estudo de caso. Foram identificados os departamentos e as atividades desempenhadas por cada departamento e ainda foram atribuídos os custos para cada atividade. Uma vez identificados os custos das atividades, estas foram relacionadas das maiores para as menores, e classificadas em A, B e C, sendo possível identificar quais as atividades e departamentos com os maiores e menores custos. A partir deste estudo a empresa passou a gerenciar os custos, visando reduzi-los, iniciando pelos maiores custos e os mais impactantes. Foi possível adotar o sistema de custeio ABC para atividade de contabilidade.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Consequências da Pandemia no Clima Organizacional
    (2021-12) Felix, Milena May
    O presente trabalho teve como foco uma análise de clima organizacional no Supermercado Rodrigues, a fim de compreender como foi a transição da pandemia no ambiente de trabalho, a partir da visão dos colaboradores da empresa. Sendo assim, foi estudado de forma conceitual a gestão de clima organizacional, onde o modelo de pesquisa utilizado como base é do autor Luz (2018). As metodologias utilizadas neste trabalho foram então, sua natureza aplicada, com abordagem mista, classificada como exploratória e descritiva, com procedimentos de coletas de dados classificados como bibliográfico, levantamento, estudo de caso e expost-factor. Na pesquisa realizada foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário do autor Luz (2018) adaptado a fim de alcançar os objetivos do presente trabalho, e porque com ele é possível preservar a identidade de cada respondente. Com o total de 25 respondentes, obteve-se algumas mudanças no clima e a necessidade de melhorias na empresa, como melhorias em uniformes, cadeiras, que foram apontadas pelos próprios colaboradores durante a aplicação da pesquisa, elaborou-se então plano de ação voltados as essas melhorias, totalizando em 5 sugestões, embora, no geral, o clima organizacional da empresa seja favorável.
  • Monografia Acesso aberto
    Planejamento estratégico: uma proposta para empresa Gelato Di Panna
    (2021) RACTZ LIMA, LEONARDO
    O presente trabalho é elaboração de um de planejamento estratégico para empresa Gelato Di Panna, localizada na Rua Manoel Severino de Oliveira, no Bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis/SC. A gelateria encontra no setor de alimentos, que é um dos quais apresenta maior competitividade neste mercado. Esta pesquisa conta com a busca de um referencial teórico, com escritores da área no que se refere a análise de variáveis ambientais, administração, gestão estratégica e planejamento estratégico. Feita uma investigação de forma de estudo de caso, com orientação qualitativa, destacando sobre o setor de gelatos e sorvetes para entender o mercado no Brasil. Para análise da concorrência foi aplicada a técnica do cliente oculto com objetivo de formular estratégias e elaborar itens do planejamento estratégico, como pontos fortes e fracos. A elaboração deste planejamento foi dada pela metodologia proposta por Andrade e Amboni (2009). Com a Base Estratégica Corporativa, foram definidos o Negócio, Missão, Visão e Valores. Negócio: Fabricação e comercialização do verdadeiro gelato; Missão: Oferecer ao cliente a melhor experiência com melhor gelato em um ambiente agradável, com custo benefício justo, com um excelente atendimento. Visão: Ser reconhecida como a melhor gelateria do Estado de Santa Catarina que oferta seus produtos com máximo de qualidade prezando pela satisfação do cliente e com um atendimento único. Valores: Qualidade, ética, responsabilidade ambiental. Por fim, o P.E apresenta todo estudo de mercado direto, análise da concorrência, pontos fortes e fracos, descrição dos produtos e serviços, sua implementação e segue com as considerações finais. O resultado da pesquisa foi alcançado com a formulação do P.E e consequentemente seu Balanced Scoredcard que está em execução desde janeiro e pretende finalizar em dezembro de 2021. A empresa formulou planos de ação nas quatro perspectivas do BSC, onde é fixado tarefas como plena organização econômico-financeira, busca de novos clientes e um investimento para criação de um sistema de fidelização, ampliação de novas unidades e a criação de um setor específico para marketing, aprimoramento na capacitação e treinamento dos funcionários. É notável que existe um mar de oportunidades para os gestores da alta administração, porém devem estar atentos com as ameaças e a melhoria dos seus pontos fracos e assim adquirir um desenvolvimento sustentável ao longo dos anos. Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Gelateria. Soverteria. Alimentação
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Gestão de pessoas: treinamento e desenvolvimento na empresa VisãoGeo
    (2021-06-30) Santos, Júlia Andrades dos
    RESUMO O presente relatório de estágio aborda o tema: Treinamento e desenvolvimento Profissional na VisãoGeo – Soluções em Inteligência Geográficas e tem por objetivo analisar o processo de capacitação, bem como os métodos e mecanismos atuais e como estes podem refletir na qualidade e eficiência dos serviços prestados. Para que uma empresa sobreviva num mercado competitivo, independentemente de suas características próprias, seus objetivos, sua estrutura ou sua tecnologia, faz-se necessário a existência de pessoas bem treinadas. Diante disto, este projeto se propõe a fazer um levantamento de necessidade de treinamento, objetivando ações formativas que potencializem e qualifiquem os processos internos de trabalho. A metodologia adotada foi um estudo de caso com pesquisa quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva. Foi realizada análise dos ambientes internos e externos à empresa com o objetivo de alinhar o plano de capacitação aos objetivos estratégicos da empresa. Entendendo o contexto da organização, faz-se então necessário a aplicação de pesquisa para diagnóstico do programa de treinamento e capacitação. A pesquisa buscou identificar a satisfação relacionada a capacitação técnica, e então estabelecer plano de ação para preencher as lacunas entre o cenário existente e a expectativa de capacitação e treinamento. As ações consistem em programas de médio prazo e periódicos, além de já prevista atividade de repasse de conhecimentos, buscando assim o retorno dos investimentos. Palavras-chave: Trabalho. Treinamento. Desenvolvimento. Capacitação. Gestão de Pessoas.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Modelagem de negócios de Canvas para implantação de uma loja de eletrônicos
    (2021-06) Souza, Brendon de
    Esse estudo diz respeito à elaboração da modelagem de negócios de Canvas para definição de proposta de valor, dos custos de abertura e das formas de obtenção de receitas para a loja NC Tech, uma empresa de eletrônicos virtual e com uma loja física na região da Tapera, em Florianópolis, Santa Catarina. O método utilizado para realização desse trabalho foi a obtenção de dados dos moradores da Tapera, através da distribuição de um questionário com perguntas que visavam definir o perfil dos moradores da região, e, através de dados secundários pesquisados na internet. Os dados obtidos ajudaram a identificar o perfil dos moradores e as características das variáveis do macroambiente e do microambiente que envolvem a empresa NC Tech. Os resultados encontrados mais relevantes foram: quase noventa porcento dos entrevistados gostariam de um suporte técnico ou um curso básico de utilização de um celular, após a compra; a falta de confiança em novas lojas virtuais. Assim, identificou-se que o público-alvo da NC Tech demanda um sentimento de segurança e inclusão. Espera-se contribuir com outros trabalhos de aplicação do modelo de Canvas e de criação de empresas da categoria Microempreendedor Individual, do setor de eletrônicos.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Gestão de pessoas: clima organizacional
    (2021) Martins, Matheus
    O presente trabalho teve como objetivo analisar o clima organizacional de um salão de beleza, a fim de identificar se o ambiente o qual os colaboradores estão inseridos é satisfatório. Para que fosse possível realizar este estudo, foi feita uma fundamentação teórica com os principais autores que abordam o tema administração e clima organizacional, justificando os benefícios se uma efetiva administração, bem como a importância de um ambiente saudável para os colaboradores. Através da aplicação de um questionário, foi possível avaliar o ambiente no que abrange assuntos como reconhecimento, satisfação e participação dos colaboradores na tomada de decisão do salão, impactando diretamente em seus trabalhos. Concluiu-se que o clima organizacional da empresa é satisfatório, visto que todos os colaboradores expressaram suas opiniões e afirmaram que a organização os valoriza e os inclui nas tomadas de decisão de alto impacto.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Elaboração do modelo Canvas para um E-commerce de moda praia
    (2021-06-22) Sanfelice, Tayná
    O presente trabalho visa criar um plano de negócio de um e-commerce de moda praia, utilizando a Modelagem de Negócios de Canvas. Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, perfil do empreendedor e-commerce e plano de negócios. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qual o procedimento utilizado para coleta de dados foi pesquisa bibliográfica. Buscando explicar através de referências teóricas publicadas em livros, site, pesquisa científica e artigos. O trabalho possibilitou realizar a caracterização do empreendimento proposto, analisar o macroambiente e o microambiente do negócio, e também permitiu fazer um estudo com os potenciais clientes. Além disso, desenvolveu-se a Matriz SWOT, por meio da qual foram definidas a principal oportunidade do negócio bem como a principal ameaça. Foram definidos ainda a missão, a visão e os valores do futuro empreendimento e, por fim, realizou-se o desenvolvimento da modelagem de Canvas para a empresa Tropical Queen, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos, permitindo enxergar claramente oportunidades de melhoria e pontos fortes do futuro negócio
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Avaliação da implementação do CRM na F1 Cia Imobiliária
    (2021) Moraes, Marlon Winicius Frighetto de
    Uma organização com resultados, as quais obtêm-se proveito das oportunidades, e organiza-se para imprevistos, procura se manter lucrativa e inovativa em um mundo globalizado, se faz necessário o uso do CRM (Customer Relationship Management). Consiste em uma ferramenta gerencial que examina as questões da organização, uma vez feita a análise do ambiente externo e interno, determina uma direção assertiva e generalizada para a empresa. Através do uso, as organizações passam a ter um senso de direção, focalizam os esforços dos indivíduos, orientam os planos, a tomada de decisão e avaliam o progresso da empresa. Demonstra os objetivos e as potencialidades da empresa, além de estruturar ações, para que sejam dirigidas para a lucratividade e resultados. O objetivo deste relatório foi avaliar como a ferramenta auxilia no desenvolvimento e gestão da empresa F1 Cia Imobiliária. Foram apresentados no decorrer da pesquisa os passos para confecção e implementação. Analisa-se a empresa F1 Cia Imobiliária e verificamos como aumentar significativamente seu desempenho e aprimorar seus processos através do uso do CRM. O objetivo da pesquisa foi elaborar um modelo de planejamento voltado ao gerenciamento dos dados, para que aperfeiçoe e melhore os seus resultados, consequentemente obtendo maior resultado, eficiência e eficácia para a empresa. Visa diferenciar-se dos concorrentes e aumentar a participação no mercado imobiliário de Florianópolis, proporcionando reflexões e diretrizes para as atividades da organização. Aborda-se aspectos como: Objetivo, procedimentos metodológicos, tipos de pesquisa, caracterização da empresa, estrutura organizacional, processo organizacional, macroambiente, microambiente, diagnóstico, análise swot, análise swot cruzada, demonstração do CRM, 5w2h. Destaca-se que a implementação e o bom uso dos dados resultam em um impacto positivo como ponto forte, a resistência a mudança foi um dos pontos fracos. Sugere-se a empresa o melhoramento das suas estruturas internas na filial do sul da ilha e o treinamento dos respectivos funcionários.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Modelagem de processos: compras e vendas
    (2021-06-30) Alves, Camila Kunz
    O relatório de estágio desenvolvido na Frutícola Madri tem por objetivo estudar os procedimentos de gestão de uma pequena empresa, com característica familiar, assinalando potencialidades e os gargalos existentes em sua gestão de compra e vendas de mercadorias. Aplicada uma pesquisa denominada descritiva, com coleta de dados, análise e interpretação dos mesmos onde, buscou-se a finalidade em descrever características do estabelecimento para melhor conhecer e lhe aplicar as melhorias corretas e recursos, mas sem a manipulação ou interferência do pesquisador. Analisados a partir de uma gestão empresarial que busca técnica para avaliação e conjunto de ferramentas, onde, pode ajudar as empresas em tomadas de decisões e estratégias juntamente com os processos que buscam mostrar o funcionamento real de uma empresa, junto ao conjunto de ações, que se referem a diferentes funções, o que significa, na prática, que os processos atravessam todos os departamentos ou divisões organizadas por função, mesmo que por muitas das vezes buscam ênfase em apensa um setor, mas se o setor executor não enxergar só a parte do qual participa, mas sim, o processo como um todo e as relações de interdependência existentes poderá ter mais resultados e conhecimentos do que realmente a empresa precisa na hora de fazer boas compras e excelentes vendas. Contudo, devesse considerar todas aquelas atividades realizadas dentro ou fora da nossa unidade que agregam valor ao processo, seja na compra, na escolha ou na venda dos produtos. A ação apresentada à proprietária seria a implementação de um sistema chamado PDV (Sistema de Ponto de Venda), sistema muito utilizado em supermercados, que depois de feito um cadastro rápido das mercadorias, está apto para realizar as vendas aos consumidores. Esse software conecta as informações da empresa, como promoções, dados dos clientes cadastrados e informações do estoque, como as vendas efetuadas. Ele faz o registro automatizado da entrada e da saída de produtos por meio do leitor de código de barras, o que evita falhas no controle do estoque. Também foi apresentado o sistema PEPS – Primeiro que entra, Primeiro que sai, esse que cria benefícios em relação a possíveis desperdícios e desvios ocorridos pelo vencimento de produtos e ausência de endereçamento dos itens de estoque.