Design de Moda

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  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Fashion kids moda e consumo na infância do século XXI
    (2021) Dutra, Diulianin
    O trabalho descreve a trajetória da roupa infantil, sua evolução durante o passar do tempo. O consumo infantil e adultização das meninas na infância pelas grifes infantis. Crianças desde cedo consomem tendências de moda seja pelos canais infantis de televisão entre um comercial e outro entre os desenhos, internet em anuncio entre os vídeos ou na escola através dos colegas e amigos. Foi analisada a grife Lilica Ripilica para ver como é trata a infância nas suas coleções.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Moda plus size sem restrições
    (2021-06-28) Silva, Taysa Maria
    Esse trabalho tem como proposta entender os consumidores de moda plus size e seus desejos, o que incomoda no mercado. São abordados, o tema de estética e padrões de beleza, história da moda, tendência, de forma de entender, analisar os consumo de moda, e a possibilidade de identidade para esses consumidores levando em conta o atual mercado de moda plus size, para responder essas questões a pesquisa foi elaborada através de um questionário online, com resultado de uma análise de dados, demostraram um grande crescimento no mercado plus size, pelas consumidoras, mas um desejam maior inclusão em um mercado ainda voltado ao padrão estético isso afeta, mas não impossibilita o uso da moda de forma de representar suas identidades.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Plano de negócio de moda para praticantes do yoga
    (2021) Thaís Magda Corrêa
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo especificar os processos necessários para o desenvolvimento da empresa OmYoga. O propósito do negócio é inaugurar um ateliê no ramo de vestuário para praticantes do yoga, pretendendo fornecer o melhor em qualidade e variedade. Neste Plano de Negócios serão relatados cada um dos processos ideais para levar a empresa ao sucesso, explicando a cada passo o segmento da empresa, sua posição no mercado atualmente e como deseja conquistar seus clientes e obter reconhecimento. É excessivamente fundamental estabelecer os objetivos, perceber ameaças, garantir estabilidade, estar alerta em meio aos concorrentes e aptos para imprevistos. Por estas razões o presente trabalho foi elaborado empregando criteriosamente o conceito de Business Plan e Business Model Canvas para garantir a prosperidade permanente da empresa
  • Monografia Acesso aberto
    Vestindo Sustentabilidade: análise dos tecidos biodegradáveis como novo discurso de sustentabilidade do séc. XXI
    (2021) Moser, Giulia
    As tendências no mundo da moda, são o reflexo das prioridades e do comportamento de grande parcela dos consumidores. Em paralelo ao modelo de produção fast fashion, a busca por um ideal mais sustentável, que não prejudica o meio ambiente em sua produção é crescente, vindo a ser uma pauta de muita importância. O consumo consciente da moda entende a responsabilidade tanto do consumidor como das confecções, e por este motivo, procura se informar onde são fabricadas essas roupas e em quais condições, com a finalidade de fazer escolhas conscientes. Uma das formas de refletir sobre a indústria têxtil com o intuito de diminuir seus impactos ambientais negativos e que seja alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU é o surgimento de novas tecnologias na área têxtil como os tecidos biodegradáveis, desenvolvidos para se decompor mais rápido. Portanto, o presente trabalho propõe um estudo aprofundado sobre materiais e processos mais sustentáveis utilizados no setor de têxteis, aliado a Agenda 2030 das ODSs que tem relação com o mercado da moda.
  • Monografia Acesso aberto
    Moda sustentável - A modularidade como veículo de transformação para uma sociedade de consumo mais consciente
    (2021) Cavicchini, Beatriz
    O presente trabalho discute sobre a indústria da moda, as consequências que causa no meio ambiente e alternativas sustentáveis para uma sociedade de consumo mais consciente. A atualidade é composta por muita informação, tecnologia e pessoas consumistas, que são constantemente estimuladas a adquirir novidades, que rapidamente se tornam desinteressantes e, portanto, descartáveis. Tal fator gera, por consequência, um descarte exacerbado e rápido de bens de consumo. É urgente implementar mudanças e ações que prezem pela conservação da natureza e, portanto, esta pesquisa analisa atributos sustentáveis relacionados à moda e confere a modularidade como um agente ativo para a mudança ecológica na indústria da moda. Este estudo tem como objetivo apresentar uma nova percepção em oposição à necessidade do consumo excessivo para se ter um guarda-roupas diversificado e versátil.
  • Monografia Acesso fechado
    O bordado como agregador de valor em uma peça de roupa
    (2021) Faraco, Thaís
    O bordado, elemento encontrado nos vestuários desde a pré-história, foi utilizado em diversos períodos por diferentes povos como um símbolo de poder, objeto afetivo, forma de relatar histórias e de expor personalidade. Em muitos lugares se tornou uma arte de tradição. No Brasil, essa arte é mais presente alguns lugares, como Minas Gerais, Espírito Santo e na região nordeste, porém, na região sul, uma marca optou pelo uso de bordados e com eles construiu uma forte identidade e jornada de sucesso, The Gavlaks. Nos dias atuais, por tantos projetos que apoiam a causa, o bordado gera fonte de renda para muitas mulheres, para além das bordadeiras autônomas e contratadas. Muitas delas consideram essa arte uma forma de terapia, e no período de quarentena da pandemia Covid-19 ganhou ainda mais força. Existem certos tipos de bordados que podem não trazer tanto valor à peça, o que se dá por diversos fatores, dentre os principais, está a falta de originalidade, o que vai contra o que o público dos bordados normalmente procura, que é a autenticidade. Bordados feitos a máquina também podem não ser muito valorizados por um público que valoriza processos e detalhes. Grandes marcas fazem o uso de bordados para a produção das peças mais icônicas dos desfiles da alta costura. No Brasil, uma das estilistas de maior destaque nacional e internacional, Patrícia Bonaldi, tem como um de seus elementos principais de suas peças o bordado. Ela fornece a esse projeto uma entrevista exclusiva, relatando um pouco sobre suas escolhas, processo criativo e dá algumas dicas para quem deseja seguir no mercado da moda.
  • Monografia Acesso aberto
    Técnicas de tingimento natural: usos e viabilidade
    (2021) Bamberg, Alice
    O conceito milenar sobre o tingimento natural, foi sendo esquecido nas últimas décadas, devido à ascensão do processo de produção rápida da indústria têxtil. Dentro desse formato de produção excessiva, surgiram os corantes sintéticos, que são uma das maiores causas poluidoras quando falamos em problemas ambientais dentro da indústria da moda, uma vez que, o destino dos resíduos das indústrias são descartados diretamente na natureza. O foco deste trabalho tem como objetivo relacionar o novo comportamento de consumo e seu eminente impacto ambiental nocivo nos processos têxteis, a fim de compreender a importância das práticas de tingimento natural dentro do movimento slow fashion, que tem como propósito sustentável o método de produção lenta. Para ampliar o conhecimento de como as técnicas de tingimento natural se aplicam dentro do mercado da moda, estabelecendo o conceito da sustentabilidade em seus três pilares: social, econômico e ambiental, visando a minimização dos impactos ambientais, a pesquisa consiste em um estudo de caso aplicado às marcas Flavia Aranha e Manui, que tiveram como critério de escolha a forma como produzem moda, de forma consciente, utilizando matérias-primas tintórias naturais, a fim de compreender a viabilidade e os desafios que as marcas enfrentam e como mantêm os seus valores face à escolha de um viés de consumo mais consciente no mercado da moda.
  • Monografia Acesso aberto
    O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
    (2021) Calheiro Neto, Rodolpho
    O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi analisar o discurso estético “sem gênero” presente na moda do século XXI, tendo por estudo a grife brasileira Another Place. Através de editoriais e coleções presentes nas mídias digitais, sites colaborativos e no próprio Instagram da marca, buscou-se em imagens e textos de que forma a grife constrói o agênero na moda. A contextualização histórica do vestuário masculino e feminino e suas distinções de gênero permitiu perceber a construção de discursos culturais e sociais que, à luz de conceitos teóricos sobre identidades de gênero, baliza discussões sobre o “não binarismo” e o “agênero” ou “sem gênero”. Assim, analisaram-se imagens e informações em sites colaborativos de moda e da própria marca de forma qualitativa, não mensurando dados numéricos, mas sim narrativos. Nesse sentido, o conteúdo analisado é apresentado de forma explicativa, permitindo entender de que forma o agênero se constrói neste contexto específico.
  • Monografia Acesso aberto
    Moda para lactante sobre a perspectiva da mulher do século XXI
    (2021) Souza, Josiane Michelle de
    A pesquisa realizada será um estudo do mercado com a finalidade de destacar questões relacionadas a moda, modelagem inteligente e os desejos e necessidades de mulheres no período de amamentação. Nela, serão abordados temas como os dilemas encontrados na maternidade na visão das mulheres da atualidade, a construção da identidade materna, o comportamento das consumidoras em relação a nova forma corporal, levando em conta o que estas mulheres desejam e o que o mercado está oferecendo. Para poder responder a problematização das questões levantadas, aplicou-se um questionário em um pequeno grupo de mães recentes da região da grande Florianópolis e feito uma análise de lojas on-line especializadas em vestuários para gestantes e lactantes. Os principais resultados mostraram a importância da pesquisa na área da moda como um solucionador de problemas relacionados a funcionalidade, ergonomia e desejo de transformar a aparência de uma forma física, maximizar o tempo e a autoestima.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A Moda Em Transformação: Os Desfiles de Moda na Era da Pandemia do COVID-19
    (2021) De Carvalho Gloria, Ana Clara
    O presente trabalho consiste em um estudo de caso de duas marcas que se destacaram ao apresentarem alternativas inovadoras em seus desfiles de moda em meio a pandemia da COVID-19. Pretende-se contextualizar a história dos desfiles de moda e o comportamento da sociedade atual, assim mostrando que as estratégias adotadas pelas marcas Gucci e À La Garçonne, serviram como abertura de pauta a um mercado que por muitos anos se via fechado e relutante a alterações.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Identificando possibilidades de modelos de negócio para uma empresa de lingerie.
    (2021) Mattioni, Julia de Almeida
    Atualmente a lingerie deixou de ser apenas uma peça do vestuário feminino e passou a ser um movimento de amor próprio, de liberdade. Por isso a vontade de fazer com que a ideia se transforme em modelo de negócio, o presente trabalho tem como propósito apresentar três hipóteses de modelo de negócio de lingerie usando a metodologia e conceitos do Business Model Canvas, Canvas Proposta de Valor proposta por Steve Blank e Alexander Osterwalder, além da criação de Personas e também um mapa de empatia mostrando assim um cenário básico e servindo também como um guia do que é necessário para abrir um e-commerce de uma marca de lingerie.
  • Monografia Acesso aberto
    Um novo olhar para a moda de luxo no século XXI através do crescimento dos brechós
    (2021) Cynthia Scarduelli Ambrogini
    O tema abordado neste trabalho é o novo olhar para a moda de luxo no século XXI, a partir do crescimento dos brechós de luxo. O uso de objetos de luxo foi adotado, em todas as épocas, para definir a divisão de classes na sociedade. Mas o conceito de luxo foi redefinido com o passar dos anos, não se refere mais apenas a classe social, a um produto. Modificou, até chegar aos dias atuais. Hoje se fala em experiências, sentidos e sensações. O luxo também agregou princípios, antes nunca imaginados, como a valorização de uma consciência e atitude ecológica. O consumo desenfreado e a escassez de recursos naturais fizeram crescer o movimento slow fashion como tendência e não se pode deixar de relacionar a moda de luxo como meio de contribuição com esse propósito. Sob essa perspectiva, o brechó de luxo se enquadra nessa nova forma de consumo, pois traz uma alternativa para reduzir gastos e adquirir novas peças de forma mais consciente. O uso de inovações tecnológicas e a facilidade de conexão via internet é seu modelo mais recente.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Consumo e pudor: moda evangélica no século XXI num estudo de caso da marca Balimar
    (2021) Ribeiro, Larice
    RESUMO A moda evangélica é um segmento de mercado que vem crescendo nos últimos anos, com isso os evangélicos buscam roupas de qualidade, bons tecidos e que se destaquem. Diante disso esse trabalho irá analisar a marca Balimar, se a marca realmente consegui alinhar a moda e o pudor no universo gospel, o presente trabalho irá fazer uma pesquisa no Instagram da marca, analisando fotos, roupas, imagens, com isso veremos se a marca se adequa a doutrina evangélica. Portanto pretendo mostrar para o leitor que roupas comportadas não são sinônimo de vestimentas sem graça ou que não sigam tendências. Palavra-chave: Moda, moda evangélica, pudor.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Ergonomia como diferencial competitivo
    (2021) Teixeira, Naylly
    No passado, o calçado surgiu por uma necessidade. Com o passar dos anos, o calçado vem se modificando, deixando a desejar tanto no conforto quanto na beleza. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar se as indústrias calçadistas conseguiram aliar estética e ergonomia em sapatos de salto alto. A partir do estudo de caso da marca Usaflex, iniciou-se uma pesquisa com a abordagem ergonômica aplicada à moda inserida nos calçados de salto. Este trabalho pretende fazer levantamentos de dados e análises bibliográficas sobre usabilidade, conforto e ergonomia, além de analisar as mídias sociais da marca através das imagens dos calçados. Com as informações adquiridas percebeu-se que, com estudos ergonômicos aliados à tecnologia existem possibilidades de se criar sapatos de salto alto confortáveis e usáveis.
  • Monografia Acesso aberto
    A mulher moldada: sex and the city e a construção de estereótipos femininos no século XXI
    (2021-06) Barci, Juliana Truffi
    A moda e o ato do vestir-se, além de se configurarem como linguagem e servirem como ferramenta de distinção social, atuam na expressão de individualidade humana. Entretanto, em decorrência do processo de massificação da sociedade, a indústria da moda tornou-se um meio de comunicação de massa. Para isso, os produtos midiáticos fazem uso de estereótipos, versões padronizadas da realidade. No que tange à representação da mulher no século XXI, apesar das transformações nas últimas décadas, os estereótipos retratados são ainda inseridos em um contexto patriarcal. Na construção destes estereótipos na mídia, o figurino desempenha papel fundamental, produzindo significado e tornando-os identificáveis ao telespectador. O presente trabalho consiste em um estudo de caso do seriado Sex and the City e objetiva analisar, a partir das personagens principais e seus figurinos, a construção de estereótipos femininos disseminados pela indústria cultural no século XXI. Por meio da análise do figurino de 10 episódios, constatou-se que a série faz uso de cores, estampas e modelagens específicas de modo a reforçar estereótipos distintos, desde os mais antiquados, românticos e patriarcais, até os que, inseridos no contexto do pós-feminismo, retratam a mulher sensual e independente.
  • Monografia Acesso aberto
    Arte e autoralidade na moda: como identificar a autoralidade de marcas de moda que agregam valor emocional e afetivo em seu processo criativo
    (2021) Freitas, Nicole Ulian de
    Esta pesquisa busca entender a moda autoral e como marcas de moda trabalham afeto, empatia e arte, propondo uma significação emocional às suas criações; de que forma o valor artístico é agregado ao processo criativo e como expressam e interpretam a autoralidade em seus produtos. Observando a arte e o sistema slow fashion de moda, os benefícios que trazem às mentes criadoras e o ciclo de consumo, bem como a moda inserida no contexto global e seu valor na cadeia criativa, percebe-se a importância de analisar cada criação com o intuito de obter um repertório artístico autoral. Por meio de leituras visuais com base na análise semiótica foram realizadas análises de marcas de moda nacional e internacional, assim como os projetos da autora que por seu envolvimento com a arte, buscou realizar esta pesquisa para melhor entendimento, com a finalidade de apurar o olhar e descobrir o momento em que a arte se apropria do vestuário como objeto expressivo e como linguagem, materializando a arte vestível.
  • Monografia Acesso aberto
    Moda e Upcyling: análise das marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana” e o conceito aplicado na criação de coleções de moda
    (2021) Sá Brito, Luiza Jobim
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a técnica denominada upcycling como uma proposta de mercado, que visa minimizar o impacto causado pela geração de descartes dentro da indústria da moda, e aumentar a vida útil destes materiais através do reaproveitamento, uma alternativa de produção sustentável, sem necessidade da utilização de recursos químicos, oferecendo infinitas possibilidades de se trabalhar, devido à ampla alternativa de materiais para reuso, a redução de custos para a produção, a preocupação ambiental e pelo diferencial de mercado. Para abordar e contextualizar o upcycling, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica através de livros e artigos científicos, analisando a relação do upcycling com a moda circular, o slow fashion e a sustentabilidade. Buscou-se obter uma maior compreensão de como esse conceito se aplica nos processos criativos e produtivos, a partir de um estudo de caso, entrevistando e analisando as marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana”, as quais produzem suas peças inteiramente a partir deste modelo de trabalho, aferindo também as diferenças entre ambas. Demonstrou-se a variação das técnicas dentro do upcycling, como o rework e o patchwork, e estratégias que conectem a necessidade de unir sustentabilidade com design e inovação, apresentando a vantagem da exclusividade e o valor ético de um produto criado através do upcycling.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Brechó: modelo de negócio de moda vertente da economia circular
    (2021) Sandreschi, Luiza de Castro Carvalho
    O presente trabalho visa apresentar o brechó, estabelecimento de compra e venda de artigos de segunda mão, como vertente da economia circular, citando as beneficiadas pautas social, ambiental e econômica. Assim sendo, foram dissertadas parte história do comércio de segunda mão, desde os primários tempos industriais aos contemporâneos negócios de moda seriada, argumentações vinculadas aos potenciais redutores de rejeitos têxteis – por parte da reutilização de peças através dos brechós -, anexadas às passíveis gerações de renda e arrecadação para o futuro mercado de moda, as quais impactam positivamente no âmbito socioeconômico. Para o enriquecimento das informações, aplica-se um questionário, o qual objetiva compreender o comportamento das gerações Millennial e Z perante o consumo de segunda mão no estado de Santa Catarina.
  • Monografia Acesso aberto
    Vestuário feminino para a prática esportiva do tênis de campo moda, tecnologia e ergonomia
    (2021-06-29) Merino, Beatriz Alves
    O desenvolvimento do vestuário feminino para a prática desportiva do Tênis de Campo precisa considerar vários fatores que possibilitam a melhor performance possível, incluindo o conforto, segurança, satisfação e estética, em conjunto com a tecnologia e matérias inovadores. Analisar o vestuário feminino para a prática desportiva do Tênis de Campo na atualidade, considerando os aspectos de moda, tecnologia e ergonomia, tendo como referência as marcas Nike e Adidas foi o objetivo deste trabalho. Para isto a metodologia foi dividida em duas fases, sendo a primeira o Referencial Teórico, que permitiu levantar informações históricas da prática esportiva, com ênfase no vestuário e evoluções tecnológicas. A segunda Fase, denominada Pesquisa de Campo, teve como foco a análise das marcas NIKE e ADIDAS, quanto as peças de vestuário, considerando o tipo, materiais, tecnologias, cores, preço, dentre outras. Como resultados da análise foi possível evidenciar as últimas novidades do vestuário e as novas tecnologias têxteis para este esporte, dentre as quais podem ser mencionados os tecidos reciclados, o uso do corte a laser para perfurar tecidos e otimizar a temperatura corporal, as roupas com recortes e uso de painéis de tela para uma melhor respirabilidade, a modelagem otimizada visando uma melhor movimentação. Destaque para as tecnologias aplicadas aos tecidos Dri- Fit (NIKE) e HEAT.DRY (ADIDAS) que mantém o corpo seco durante a atividade, gerando um maior frescor e uma menor sensação de suor, peças sem costuras (NIKE) eliminando o atrito, assaduras e danos cutâneos dentre outras. O Design de Moda, encontra na prática esportiva do Tênis de Campo, mais um espaço fértil para desenvolver suas atividades, desenvolvendo projetos que considerem as limitações e capacidades do ser humano, aspectos tecnológicos e estéticos, contribuindo para o bem-estar e desempenho desta atividade.
  • Monografia Acesso aberto
    Moda underground: o discurso cyberpunk na década de 1980 a partir de sua estética em Blade Runner
    (2021-06-28) Siqueira, Giany de Fátima Bolfoni de
    O cyberpunk é aqui analisado tanto a partir do filme Blade Runner (1982) – primeira representação cinematográfica do gênero, considerada proto-cyberpunk, que ajudou a definir sua estética visual, quanto de sua relação profunda com a contracultura na década de 1980, relação que já está no âmago de sua proposta, punk. Blade Runner, com sua estética e figurino representou modismos e estilos que já estavam no imaginário underground da contracultura punk desde meados de 1970, e passou, através do cyberpunk do início da década de 1980, a se tornar híbrido em diversos estilos das subculturas até chegar ao mainstream da moda pela mídia jovem dos videoclipes, música, cinema e literatura.