Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 158
  • Monografia Acesso aberto
    Acidentes de Trabalho registrados na Construção Civil entre 2015 a 2020
    (2022) Dalri, Thais Silveira
    Responsável por movimentar a economia e proporcionar geração de milhares de empregos, o setor da construção civil também é responsável por grande parte dos acidentes de trabalho ocorridos no país. Este trabalho tem como objetivo identificar os acidentes de trabalho notificados no Brasil, ocorridos com maior frequência, no setor da construção civil, entre os anos de 2015 e 2020. Além de descrever as lesões e ocupações com maior recorrência e verificar os riscos ambientais na construção civil.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise dos impactos econômicos decorrentes da utilização de EPI ou da falta destes: estudo de caso de uma microempresa de construção civil
    (2022) Oliveira, Roberta
    A indústria da construção civil é uma das que mais emprega trabalhadores e que registra altos índices de acidentes de trabalho, considerando os inúmeros riscos envolvidos nas atividades deste ramo. Entre as principais causas para esses números elevados, destaca-se a falta de uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, determinado pela Norma Regulamentadora 06. Sabe-se que apesar da existência das Normas Regulamentadoras - as quais visam proteger o trabalhador, minimizar riscos de acidentes e proporcionar benefícios tanto para os empregados quanto para o empregador – há diversas empresas que negligenciam as determinações. São vários os casos em que se vê ausência de treinamento para os colaboradores, não obrigatoriedade do uso de EPI e falta de fiscalização e controle no uso de equipamentos. Sob essa ótica, este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso, um canteiro de uma obra comercial, de pequeno porte, na cidade de Florianópolis-SC e como se dá o fornecimento e uso dos EPI. Os dados da visita ao local foram coletados, registrados em ficha de inspeção e posteriormente analisados a fim de comparar com as determinações da NR-06, bem como calcular os custos das possíveis multas no caso de descumprimento dessas determinações, de acordo com a NR-28. Para realização desse estudo sobre custos, realizou-se uma análise minuciosa dos itens estabelecidos em ambas as normas, destacando os benefícios, tanto para o empregador quanto para o empregado, ao atender integralmente suas disposições. Realizou-se ainda uma pesquisa bibliográfica, com base em publicações, livros e artigos, de forma a trazer mais informações e familiaridade para com o tema. Além disso, foram utilizadas planilhas elaboradas no Excel, a fim de reunir os dados obtidos e proporcionar maior clareza nas correlações dos custos. Assim, através das análises verificou-se a importância do conhecimento e cumprimento das Normas Regulamentadoras, tanto para o empregado quanto para o empregador, a fim de evitar grandes prejuízos financeiros, não somente com as multas, mas também com possíveis acidentes ou doenças que possam vir a ser decorrentes do não atendimento às normas. Palavras-chave: Construção Civil. Normas Regulamentadoras. EPI. Custos.
  • Monografia Acesso aberto
    Segurança em redes de distribuição de energia elétrica: cooperativas de eletricidade de Santa Catarina
    (2022-06-08) Sobrinho, Eder Silveira
    O presente trabalho aborda a segurança em Redes de Distribuição de Energia elétrica, com ênfase nas Cooperativas de Eletricidade de Santa Catarina, visando a melhoria e otimização de processos na segurança dos trabalhos. As discussões e estudos acerca da segurança no trabalho terão o intuito de colaborar, de alguma forma, para que possamos evitar ou ao menos mitigar os acidentes no trabalho, e principalmente, que possamos colaborar para que não tenhamos acidentes fatais ou de maior gravidade.
  • Monografia Acesso fechado
    O Prontuário de Instalações Elétricas (PIE)
    (2022-06-06) Pacheco Gonçalves, Leandro
    Prontuário de instalações elétricas (PIE), é de suma importância dentro das empresas. Uma eventual falha nos equipamentos pode trazer grandes consequências tanto no âmbito financeiro quanto na segurança das pessoas que o cercam na realização das devidas manutenções. Este trabalho apresenta inicialmente a teoria necessária para a captura da percepção do funcionamento deste equipamento, simplificando e dando oportunidade para a melhor compreensão dos defeitos e problemas que podem ser evitados com o devido cuidado nas manutenções e procedimentos de manutenções destacando a importância dos ensaios convencionais efetuados nas maquinas para melhor funcionamento e segurança dos trabalhadores na em suas atividades profissionais.
  • Monografia Acesso fechado
    Apreciação de risco de uma prensa de discos móveis
    (2022-03-16) Gean Severo Cembranel
    Este trabalho visa avaliar os riscos provenientes de uma Prensa de Discos Móveis instalado em uma indústria alimentícia de grande porte situada na cidade de Marau, no Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia consistiu na coleta de dados por meio de visita de campo, classificação do equipamento quanto aos riscos de “raro” a “extremo” e análise do risco encontrado. A classificação dos riscos levou em conta a probabilidade de ocorrência, frequência de exposição, grau de possível lesão e número de pessoas sob risco. O aumento da industrialização possibilitou operações cada vez mais sofisticadas em ritmos cada vez mais acelerados, refletindo diretamente no surgimento de novos riscos e crescimento daqueles que já existiam. Os resultados obtidos classificaram os riscos do equipamento em "RARO”, “BAIXO” e “ATENÇÃO”, porém todos estavam em conformidade com as normas vigentes. Com isso, não foram necessárias medidas de melhorias e soluções para adequação de não conformidades.
  • Monografia Acesso aberto
    Condições Ergonômicas de Trabalho: Análise em um Canteiro de Obras
    (2022-05-02) Telli Palma, Larissa
    A ergonomia pode ser entendida como uma disciplina científica que trata da compreensão das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, a projetos que visam otimizar o bem-estar humano e a performance global dos sistemas. A ergonomia não é algo inacessível para a construção civil, porém muitas empresas deixam de investir em sua implantação, não realizando treinamentos e ações corretivas, consequentemente ocasionando o aparecimento de lesões e distensões, podendo causar inclusive o afastamento do funcionário. As ações de prevenção de patologias são medidas que contribuem para a redução de taxas de acidentes do trabalho assim, levando em conta que o canteiro de obra é o ambiente mais propício para o surgimento de problemas ergonômicos por englobar uma série de atividades em um mesmo setor este trabalho de conclusão de curso se propõe a identificar e descrever os riscos físicos, químicos e ergonômicos mais comuns na construção civil. Por meio de registro fotográfico, informações e vivência em duas obras será desenvolvido a matriz de risco para analisar as falhas encontradas, e com isso apontar um plano de ação. Para isso, realizou-se um estudo de caso na construção de empreendimentos verticais nas cidades de Itapema e Porto Belo – SC, com destaque nos processos ferragem, carpintaria, limpeza, alvenaria e reboco de paredes.
  • Monografia Acesso aberto
    Saúde e segurança no trabalho: síndrome de burnout escala de burnout em mulheres mães que estão em home office
    (2021) Sbardella, Carla Cristina
    As doenças psicossociais, que, durante muitos anos não foram levadas em consideração quando se tratava de doença do trabalho começaram a interferir diretamente no desempenho das atividades profissionais. Muitos são os casos de pessoas que se afastam de suas atividades laborais em decorrência de doenças que afetam a saúde mental. A exaustão por excesso de trabalho, popularmente conhecida como Síndrome de Burnout virou uma realidade nas empresas. A partir da pandemia da Covid-19, muitas pessoas tiveram sua rotina alterada o que fez com que, os casos aumentassem consideravelmente. É comprovado que as pessoas mais afetadas pela síndrome são mulheres, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar como está a saúde mental de 40 mulheres mães no Home Office.
  • Monografia Acesso aberto
    Alternativas para prevenção da perda de digital pela exposição ao cimento
    (2021) da Silva, Alessandra
    A exposição ao cimento pode causar vários riscos à saúde dos trabalhadores e, em especial, para os trabalhadores da construção civil, podendo gerar doenças de pele como, por exemplo, dermatoses e dermatites, bem como doenças relacionadas ao sistema respiratório, bem como danos ao sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino, gastrointestinal, renal, reprodutor, imunológico e neurológico. Além disso, a exposição ao cimento gera, especialmente nos trabalhadores da construção civil a perda parcial ou total da digital o que, aliás, também gera várias consequências a estes indivíduos que não conseguem utilizar os caixas eletrônicos dos bancos, entrar em condomínios, votar e solicitar documentos com o auxílio de tecnologias biométricas. Por isso, este trabalho tem objetivo geral em investigar quais alternativas podem ser observadas para que haja a prevenção da perda de digital pela exposição ao cimento. São empregados, para tanto, alguns procedimentos metodológicos, como, por exemplo, o método de abordagem dedutivo, a pesquisa qualitativa, a pesquisa descritiva e a técnica de documentação indireta, motivo pelo qual trata-se, inicialmente, de aspectos relativos à construção civil e ao cimento Portland, para, por fim, das alternativas de prevenção na perda da digital pela exposição ao cimento. Por fim, será no capítulo 5 que se apresentará a conclusão. Conclui-se, portanto, que várias são as alternativas ou medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar a perda parcial ou total da digital pelos trabalhadores da construção civil e, dentre elas, cita-se a utilização de equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva e, inclusive, medidas administrativas diversas. No entanto, o que se constata, na prática, é que normalmente as organizações empresariais em geral e, dentre elas as construtoras, somente adotam medidas quando obrigadas por lei, desprezando-se direitos fundamentais básicos de todo trabalhador, como a vida, integridade física e dignidade humana. Além disso, despreza-se que todo e qualquer acidente do trabalho ou doença ocupacional geram consequências não somente ao próprio trabalhador e às empresas, mas à própria sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise das principais variáveis encontradas no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) de empresas do ramo têxtil
    (2021-12-26) Dirksen, Sophia Scharf
    Zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores são elementos muito importantes tanto nos aspectos econômicos, humanos e ambientais das empresas. A busca pela melhoria contínua nesta área ressalta a importância de sistemas de gestão. O PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos é um conjunto de processos que possibilita estabelecer ações preventivas e corretivas antes da ocorrência de acidentes. Levando em conta a ascensão do mercado têxtil em Santa Catarina e considerando a importância da análise dos dados de sistemas de gestão para redução de acidentes, prevenção de doenças e redução de riscos, foram analisadas 10 empresas deste ramo situadas na região de Blumenau/SC. Para a referida análise foi utilizada uma matriz quantitativa de riscos, que analisa variáveis como abrangência, frequência, probabilidade e gravidade para o cálculo de nível de significância e posteriormente classificação do nível do risco. Como resultado as empresas apresentaram níveis de riscos similares pois tem funções e perigos semelhantes. Os principais riscos encontrados foram exigências posturais, ruído contínuo ou intermitente e cortes e perfurações.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise dos treinamentos após atualização das normas regulamentadoras
    (2021) Aparecida Pacheco Prohmann, Heloise
    As revisões que foram realizadas nas normas regulamentadoras entre 2019 e novembro de 2021, foram realizadas com o intuito de desburocratizar os processos e alinhá-las ao cenário atual. Logo, esse estudo teve por objetivo apresentar as alterações realizadas no novo texto das normas regulamentadoras, a fim de analisar as mudanças ocorridas nos treinamentos. A coleta de dados se deu através de comparativos da redação do texto das normas antes e após as revisões disponibilizadas no site do Ministério do Trabalho e Previdência. Os resultados mostraram que a nova NR-1, passou a aceitar capacitações na modalidade de ensino a distância e semipresencial e a permitir aproveitamento de conteúdos de treinamento ministrado anteriormente na mesma organização e entre organizações. A atualização da NR-1 desencadeou alterações em várias outras normas que precisaram se adequar ao novo texto, todas as alterações realizadas, pertinentes a capacitação, foram analisadas neste trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    Mapa dos acidentes de trabalho dos setores eletrico e eletroeletrônico no Brasil e a importância da aplicação das normas regulamentaroras nesses incidentes.
    (2021-11-30) Maia, Eduardo Antonio Rodrigues
    Acidentes de trabalham impactam diversos países do mundo, o Brasil, quarto em número de acidentes no mundo, registrou, de 2012 a 2020, 5,6 milhões de acidentes de trabalho. Esses infortúnios impactam no sistema previdenciário do país, na produtividade de empresas afetadas e principalmente na vida de trabalhadores e famílias atingidas. Os setores elétricos e eletroeletrônico fazem parte do diverso leque de atividades econômicas do país que sofrem com problemas acidentários, um trabalhador desse meio está 4,9 vezes mais propenso a participar de um acidente de trabalho, terceirizados desses setores o número sobe a 8,3. Com a expectativa de crescimento do setor nos próximos anos esse estudo se propôs a realizar o mapeamento dos acidentes de trabalho nos setores elétrico e eletroeletrônico, verificando áreas econômicas com mais casos, lesões e agentes responsáveis por essas ocorrências. E observar o papel das normas regulamentadores nesses ambientes. Com o auxílio da plataforma Smartlab, foi observado por meio do estudo das estatísticas que “Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações” foi a área, com maior número de notificações de acidente de trabalho com CAT, afastamentos previdenciários e mortes, o tipo de lesão mais comum foi “Corte, Laceração, Ferida Contusa, punctura” e o agente mais presente nos registros foi “Máquinas e equipamentos”. Notou-se a importância, da aplicação das normas para garantia de um ambiente de trabalho seguro e dos profissionais responsáveis em implementar medidas de saúde e segurança do trabalho.
  • Monografia Acesso fechado
    Avaliação dos pontos de abastecimento de óleo diesel segundo os requisitos da NR 20
    (2021-11-17) Della Bona, Jaquiel
    RESUMO Vivemos em um pais com dimensões continentais, que ainda possui a malha rodoviária como principal meio de escoamento para a produção e de mercadorias. Com o crescimento populacional e com o desenvolvimento econômico do nosso país, todos os anos, milhares de veículos novos são colocados nas ruas, sejam eles de passeio ou de trabalho, como ônibus e caminhões, que demandam cada vez mais o consumo de líquidos combustíveis. No caso especial dos veículos pesados, de trabalho, como ônibus e caminhões que são utilizados para fomentar a atividade econômica e que possuem o óleo diesel como principal insumo, existe a necessidade constante da redução dos custos para tornar a operação viável, e o principal caminho adotado, foi a compra direta do combustível com as distribuidoras, através da adoção de um ponto de abastecimento internalizado, na própria garagem da empresa. No entanto, o armazenamento de combustíveis é uma atividade de alto risco, pois os derivados de petróleo, são altamente voláteis especialmente agora com a adoção de diesel com menos enxofre, como o S10, aumentando a possibilidade de queima e explosão. Este trabalho avaliou nove (09) pontos de abastecimentos, cuja atividade econômica tem o óleo diesel como principal insumo para a operação e que possuíam em suas garagens, tanques de armazenamento de 15 m³. Estas avaliações ocorreram com a aplicação de um checklist de conformidade, elaborado com base na NR20, contendo trinta e seis (36) itens, averiguados em cada localidade. Os Resultados não agradaram, tendo em vista que 100% dos empreendimentos não respeitaram a todos os quesitos extraídos da norma. Com isso, a adoção do checklist foi proposto, para a implantação de um sistema de abastecimento que respeite o meio ambiente e a segurança e saúde no trabalhador. Palavras-chave: NR 20, Combustíveis, Armazenamento, Ponto de abastecimento.
  • Monografia Acesso aberto
    Proteção coletiva: análise comparativa de custos entre materiais utilizados na construção de guarda-corpos
    (2021) Müller, William
    O presente trabalho tem como objetivo principal levantar os custos de implantação dos Dez tipos de guarda-corpos sugeridos para o uso na construção civil no livro da FUNDACENTRO - Metodologia para dimensionamento de sistemas de guarda-corpo e rodapé, com custos baseados no Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil do Governo Federal, com base no estado de Santa Catarina no mês de agosto do ano de 2021. Foi feita a composição de material e mão de obra para a instalação dos modelos de guarda-corpo, e por fim, levantado o custo de cada um para implantação. Também foi constatado que cada obra deve ter o seu devido dimensionamento e projeto em função de todas as peculiaridades envolvendo diversos motivos.
  • Monografia Acesso fechado
    Análise crítica comparativa entre o plano de gerenciamento de riscos (PGR) do porto de São Francisco do Sul e o do novo porto terminais portuários multicargas e logística.
    (2021-11-15) Magro, Paula
    A atividade portuária no Brasil é extremamente importante para as transações comerciais e financeiras internas e externas, no ano de 2021 os portos privados movimentaram 66,5% e os públicos 33,5% (BRASIL, 2021). O Porto de São Francisco do Sul localizado no município de São Francisco do Sul no litoral norte de Santa Catarina é um terminal portuário muito importante para a movimentações de cargas domésticas e internacionais. O Novo Porto Terminais Portuários Multicargas e Logística LTDA será instalado município de Paranaguá no estado do Paraná e surge pela necessidade de suprir a elevada demanda por serviços de logística de carga na região. Os empreendimentos apresentam a obrigatoriedade da elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), este documento apresenta o gerenciamento de riscos e define as diretrizes do sistema de gestão com objetivo de minimizar e prevenir os acidentes (REIS, 2007; BRASIL, 2020). Para iniciar o estudo foi analisado o PGR dos dois pontos e realizado um comparativo entre os dois e as normas atuais. Com isso foi possível verificar pontos em comuns, e pontos que precisariam de alterações nos dois documentos.
  • Monografia Acesso aberto
    A Saúde e Segurança dos Trabalhadores em uma Indústria de Triagem
    (2021-11) Cardoso, Carlos Eduardo Secco
    O presente trabalho teve como objetivo principal o mapeamento do fluxo de produção e as condições de trabalho, com base na abordagem ergonômica de uma empresa de resíduos recicláveis. Posteriormente ao mapeamento do fluxo foram identificadas as condições ambientais, organizacionais, e técnicas de trabalho, foi ainda, utilizado o método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) para identificação e comparação do método ergonômico aplicado entre o atual método de triagem, que é totalmente manual, para um método pretendido que é por esteiras. Na comparação direta entre os métodos, utilizando o programa RULA, teve-se uma redução na pontuação de 6 (triagem manual) para 3 (triagem por esteira), com mudança de parecer de “devem ser introduzidas mudanças” para “podem ser necessárias mudanças”. Finalizando, foram elaboradas melhorias para mitigar os impactos negativos na empresa como o carregamento do caminhão e a fiscalização da utilização de EPI’s.
  • Monografia Acesso aberto
    Ergonomia no homeoffice: adequação a NR 17 durante a pandemia de COVID-19
    (2021-10-18) Callai, Tamires Santiago
    A ergonomia é uma disciplina que busca associar conhecimentos sobre a pessoa, sobre a tecnologia e a organização para atender o exercício de mudança dos condicionantes da atividade profissional e da utilização e manejo de produtos ou sistemas. No Brasil, em 1983, surgiu a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) com o intuito de estudar, praticar e divulgar as interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, atendendo as suas necessidades, habilidades e limitações. Atualmente, com a pandemia causada pelo Covid-19, o homeoffice virou uma realidade para muitas empresas, pois foi a única solução encontrada para manter a produtividade diante as orientações de quarentena e isolamento social. Com isso, se viu uma completa adaptação dos brasileiros a rotina de trabalho em casa. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar a partir da ergonomia, a adaptação do homeoffice aos trabalhadores, sendo escolhidos os trabalhadores de uma empresa referência no mercado de Business Process Outsourcing – tecnologia e telemarketing, localizada na cidade de Florianópolis – SC. Com o propósito de verificar se os trabalhadores estão trabalhando de acordo com a NR 17, além de verificar a ergonomia cognitiva dos mesmos, ou seja, avaliar seu desempenho, realizaram-se questionários, coleta de dados e a análise dos dados obtidos através do levantamento. Em relação aos mobiliários e equipamentos do posto de trabalho, aqueles que responderam inadequado, sinalizaram, principalmente que utilizam a cadeira da mesa de jantar e assentos sem regulagens, em desacordo com a NR 17. Também, grande parte dos trabalhadores se sentem satisfeitos e motivados na modalidade homeoffice.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de implantação da gestão de saúde e segurança do trabalho numa empresa de pavimentação e terraplenagem
    (2021-10-27) Campos, Zulmar Gomes
    O presente trabalho teve como tema a apresentação de proposta de implantação da gestão de saúde e segurança do trabalho numa empresa de pavimentação e terraplenagem. Discutiram-se os conceitos inerentes às atividades de terraplenagem e pavimentação, indicando sua importância, tendo sido conceituadas a saúde e segurança no trabalho, com seus aspectos normativos e sistemas de gestão da saúde e segurança do trabalhador. Foram trazidos elementos relacionados às especificidades da segurança no trabalho na construção civil, principalmente nas atividades de pavimentação e terraplenagem. Constatou-se que a gestão da saúde e segurança no trabalho nessas organizações representa uma atividade essencial, considerando os riscos intrínsecos ao trabalho cotidiano. A proposta trazida contempla as necessidades específicas do segmento por mostra-se abrangente e fundamentada nos referenciais relacionados à qualidade e segurança, pautando-se pela fundamentação em normas utilizadas no tocante à segurança e qualidade de vida no trabalho. A elevada incidência de ocorrências na construção civil requerem a efetividade das medidas de gestão da saúde e segurança ocupacional e a proposta apresenta tem a finalidade de promover a atenção a estes objetivos por meio de ações integradas entre todos os envolvidos no processo, com o subsídio proporcionado pela atuação de empresa especializada e contratada para contribuir com a elaboração do plano.
  • Monografia Acesso aberto
    Os riscos dos agrotóxicos para a saúde do agricultor rural
    (2021-10-26) Saldanha Ferreira, Guilherme
    Analisou-se os riscos e danos à saúde dos agricultores rurais causados pelo uso de agrotóxicos. Objetivo: Reconhecer as compreensões de trabalhadores rurais sobre os riscos provenientes do uso de agrotóxicos para sua saúde e o meio ambiente. Métodos: Estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 15 trabalhadores rurais do município de Barros Cassal, interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, durante os meses de dezembro de 2020 a março de 2021 e analisados com base no referencial bibliográfico. Foi feito um levantamento das medidas preventivas cabíveis nesses casos, possibilitando, assim, uma visão sobre o cenário atual do agronegócio no país. Assim, com base em uma revisão bibliográfica, pode-se concluir que os agrotóxicos de fato apresentam riscos, e que estes podem ser minimizados com o uso racional e responsável. Finalmente, é importante ressaltar que o acompanhamento profissional e fiscalização adequada são fundamentais para a minimização dos riscos e ainda gerar resultados econômicos favoráveis para o setor agrícola brasileiro. Palavras-chave: Agrotóxico. Saúde. Trabalhadores Rurais.
  • Monografia Acesso aberto
    Laudo técnico de condições do ambiente de trabalho: a fiscalização de obras no serviço público
    (2021-10-04) Machado, Rodrigo André
    Sabe-se que a monetização aplicada a condições inadequadas de trabalho (p. ex.: adicionais de insalubridade e periculosidade) deve ser a última opção usada por empregadores em relação a segurança e saúde dos trabalhadores. Assim, torna-se necessário analisar as condições de trabalho, mapeando riscos e aplicando formas cada vez mais eficazes de preservar a saúde e a segurança do trabalhador. Pretende-se neste trabalho apresentar uma visão das condições de trabalho dos servidores públicos em geral, mas com detalhes específicos das atividades de fiscalização de obras de construção e reforma de edificações. Assim, apresentam-se condições de trabalho para três situações: 1. em escritório; 2. em deslocamentos a serviço e; 3. Nos ambientes em construção ou reforma (especificamente para fiscais de obra com vínculo de trabalho através de regime jurídico único, também conhecidos como estatutários). Todas as condições estudadas levam em conta regramentos formais sobre segurança no exercício do serviço público, fundamentando-se no Manual de Saúde Ocupacional do Servidor Público de Santa Catarina (MSO), que se baseia nas Normas Regulamentadoras já conhecidas do regime CLT, mas com algumas inovações provenientes dos modernos procedimentos de Gestão da Segurança do Trabalho.
  • Monografia Acesso fechado
    Fatores organizacionais que interferem no desempenho do trabalhador em uma promotora de crédito consignado
    (2021) Domingues, Jessica Chaves
    A ergonomia organizacional é considerada, uma forte tendência metodológica para gestão de empresas, em virtude de sua amplitude e sua relação direta com a organização do trabalho. Um diferencial da ergonomia organizacional é diagnosticar como os trabalhadores avaliam o seu ambiente de trabalho. E analisar as representações que fazem de seu contexto de trabalho, para a adoção de mudanças que visem promover o bem-estar no trabalho, a eficiência e a eficácia dos processos produtivos (CORRÊA; BOLETTI, 2015). O presente artigo tem como objetivo identificar fatores organizacionais que interferem no desempenho dos colaboradores em uma promotora de crédito consignado. O estudo qualitativo foi realizado a partir da aplicação da Escala de Clima Organizacional (ECO) aos colaboradores do setor operacional. Obteve-se valores intermediários, entre “3,1” e “4,18” se aproximando mais do índice 4 que indica um bom estado de clima organizacional. A empresa encontra-se assim, em um estágio bom, porém apresenta questões que interferem no desempenho dos colaboradores que podem ser melhorados.