Administração

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 93
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Planejamento Estratégico: Terraplanagem Schmitt
    (2023-06-30) Schmitt, Luana
    O relatório em questão, possui como objetivo geral realizar um estudo acerca do planejamento estratégico, visando apresentar uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de forma prática, que será a Terraplanagem Schmitt, demonstrando suas vantagens ao empreendimento, e a importância de ter um crescimento empresarial organizado e estratégico. O método utilizado nessa pesquisa foi a exploratória e descritiva, e a análise foi feita de forma qualitativa, teve como base dados primários e secundários, sendo por meio da observação, entrevista ao gestor e das informações disponibilizadas através de bibliotecas, livros, revistas, artigos e sites. Neste estudo foram utilizadas algumas ferramentas conhecidas ao longo da graduação, sendo a matriz SWOT, onde foram apresentas as forças e fraquezas, oportunidade e ameaças da organização, também foi utilizada a ferramenta 5W2H analisando quais pontos podem ser aprimorados e por fim as cinco forças competitivas de Porter onde foi possível analisar as forças da empresa. Com base nas ferramentas utilizadas e na entrevista com o gestor foi possível elaborar um plano de ação para apresentar a organização.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Planejamento Estratégico: Terraplanagem Schmitt
    (2023-06-30) Schmitt, Luana
    O relatório em questão, possui como objetivo geral realizar um estudo acerca do planejamento estratégico, visando apresentar uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa de forma prática, que será a Terraplanagem Schmitt, demonstrando suas vantagens ao empreendimento, e a importância de ter um crescimento empresarial organizado e estratégico. O método utilizado nessa pesquisa foi a exploratória e descritiva, e a análise foi feita de forma qualitativa, teve como base dados primários e secundários, sendo por meio da observação, entrevista ao gestor e das informações disponibilizadas através de bibliotecas, livros, revistas, artigos e sites. Neste estudo foram utilizadas algumas ferramentas conhecidas ao longo da graduação, sendo a matriz SWOT, onde foram apresentas as forças e fraquezas, oportunidade e ameaças da organização, também foi utilizada a ferramenta 5W2H analisando quais pontos podem ser aprimorados e por fim as cinco forças competitivas de Porter onde foi possível analisar as forças da empresa. Com base nas ferramentas utilizadas e na entrevista com o gestor foi possível elaborar um plano de ação para apresentar a organização. Palavras-
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Pesquisa de clima organizacional aplicada na empresa Amorino fios de malha premium LTDA
    (2022-12) Flores, Diogo
    A pesquisa de clima organizacional permite o diagnóstico de condições favoráveis e desfavoráveis no ambiente de trabalho, possibilitando o planejamento de intervenções para melhorias nos pontos de necessidade. Este tipo de análise resulta em maior motivação e comprometimento dos funcionários, levando ao aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados. O principal objetivo deste trabalho foi realizar a pesquisa de clima organizacional na empresa Amorino Fios de Malha Premium, Ltda., fundada no ano de 2020 e localizada na cidade de Palhoça, SC. A coleta de informações se deu por meio de um questionário contendo 38 questões fechadas e 2 questões abertas, aplicado a 20 colaboradores de forma anônima. De maneira geral, os resultados demonstram um clima organizacional positivo. Dentre os principais pontos favoráveis estão boas relações interpessoais; formação de laços de amizade; suporte da liderança em relação as funções desempenhadas pelos colaboradores; incentivo para o constante aprimoramento de conhecimentos; satisfação com as atividades realizadas e com o ambiente de trabalho; compreensão da importância de cada função para alcançar os objetivos da empresa e acesso aos instrumentos necessários para realização das atividades. Sobre os pontos desfavoráveis destacam-se sobrecarga de trabalho em alguns momentos, dificuldade de concentração no ambiente de trabalho; insatisfação salarial; falta de benefícios; necessidade de melhores estruturas físicas e de segurança. O planejamento de melhorias inclui capacitação para gestores; elaboração de plano de cargos e salários; implementação de plano de saúde; melhoras nas estruturas físicas e de segurança; canal de feedbacks e sugestões e momento de ginástica laboral. Conclui-se que, mesmo com um clima organizacional positivo, a empresa analisada pode trabalhar em pontos de melhorias, visando constante aprimoramento do ambiente de trabalho, aumento na motivação dos funcionários e, consequentemente, maior produtividade e alcance dos objetivos da organização.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Plano de marketing na empresa she arte design
    (2022) Mauricio, Pedro Henrique
    O presente estudo, teve como objetivo a elaboração de um plano de marketing para a empresa She Arte Design, tendo em vista o plano de expansão da empresa. Dessa forma, os objetivos específicos foram delineados no intuito de auxiliar os passos do marketing para solucionar o problema detectado na empresa. Nesse sentido, foram revistos os conceitos de gestão de marketing, plano de marketing, marketing digital e o uso das redes sociais. A metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter exploratória e descritiva. Com relação a coleta de dados a pesquisa se classifica como, bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados evidenciaram que é necessário utilizar da tecnologia atual para inovar o negócio, dessa forma põe o produto comercializado em posição vantajosa em relação aos concorrentes. O plano de marketing se mostra como instrumento de alta eficácia para monitorar tudo em negócios. O Plano De Marketing se mostra como ferramenta eficaz para monitorar a empresa e conhecer melhor o seu cliente, assim aumentando suas vendas e respectivamente seu lucro, traçando melhorar suas vendas online e levando conteúdo de qualidade para seus clientes. Para o desenvolvimento do plano de marketing se utilizou da ferramenta de análise a matriz SWOT; e por último foi apresentado o Plano de Ação com a matriz 5W2H. Concluiu-se que estratégias quando bem elaboradas e implementadas conseguem ser um instrumento facilitados para a gestão de marketing.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Modelagem de canvas aplicada para criação do marketplace “plug”
    (2022) Luciana da Silva, Julia
    O objetivo da presente pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um modelo de negócio com a ferramenta Business Model Canvas para a criação de um marketplace de roupas e acessórios da moda streetwear, denominada PLUG. Inicialmente foram abordados conceitos como: administração, empreendedorismo, a mulher empreendedora, e as ferramentas utilizadas para a criação de novos negócios, sendo uma delas a Modelagem de Negócio de Canvas. O relatório foi criado por meio de pesquisas bibliográficas, descritiva, qualitativas e quantitativas. Estrategicamente, foi realizado o diagnóstico através da matriz SWOT, onde pode-se observar a escassez de plataformas que ofereçam o mesmo serviço como principal oportunidade, tendo em vista que a indústria brasileira de streetwear não possui muitos marketplaces com o mesmo objetivo da futura organização; como ameaça relevante tem-se os usuários de má-fé, fabricantes de réplicas, aceitação do projeto e possível crise econômica; a autenticidade e segurança para os compradores/vendedores destaca-se como ponto forte do novo negócio; já como ponto fraco, há o fato do estoque ser limitado. As 5 Forças de Porter também foram aplicadas e a partir delas foi possível examinar a possibilidade de entrada de novos concorrentes, a rivalidade entre as empresas existentes no setor, a ameaça de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores e fornecedores. Após ser realizada a caracterização completa da empresa, e com o suporte das ferramentas citadas anteriormente, foi desenvolvido para o empreendimento sua missão, visão e valores. Por fim, foi realizado o framework da Modelagem de Negócio de Canvas, agrupado em nove blocos: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades principais, parcerias principais e estrutura de custos. Dentre essas nove análises realizadas, a proposta de valor da PLUG será a compra e venda de produtos autênticos da moda streetwear.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Pesquisa de clima organizacional: uma pesquisa na câmara municipal de Palhoça
    (2022) KIRCHNER, KEVIN
    Pesquisa realizada para analisar o clima organizacional da Câmara Municipal de Palhoça principalmente no que tange aos aspectos ligados a sua motivação e desempenho dos seus colaboradores durante o trabalho.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório De Estágio em Administração III : Plano de Marketing para a empresa Posto Imperatriz
    (2022) Schauffler Filho, Rui Ricardo
    O presente trabalho tem por finalidade desenvolver e propor um Plano de Marketing a ser utilizado pela empresa Posto Imperatriz, traçando linhas de ação que permitirão viabilizar a expansão dos serviços. Para isso, foram revistos conceitos de marketing, planejamento de marketing, os 4 P’s do marketing, marketing de produtos de conveniência e por fim, plano de marketing. Para esse fim, foi realizado a caracterização da empresa, questões do macro e micro ambiente. Para o alcance dos objetivos propostos, foi utilizada a pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa com estudo de caso. Para coleta de dados foram usadas pesquisas bibliográficas, pesquisa documental, questionários com clientes e observação participante. Por meio dos questionários aplicados, foi possível a análise ambiental da empresa, a dos seus concorrentes. Para o desenvolvimento do plano de marketing, houve a necessidade de identificação dos fatores externos que influenciam nas atividades da empresa, assim como identificar os pontos fortes e fracos, por meio de análise da matriz SWOT. E dessa forma, sugerir estratégias e ações de marketing que proporcionem alcançar a finalidade que o presente trabalho se propõe. Já no capítulo cinco, tem-se a análise e prognóstico com o plano de ação proposto. Os resultados evidenciaram que estamos em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo sendo necessário estar sempre inovando, dessa forma se mantendo em posição mais vantajosa que seus concorrentes. Conclui-se que é de fundamental importância que as organizações tenham um plano de marketing definido para nortear a sua atuação e atender seu mercado alvo.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Modelagem do processo de faturamento do cliente Algar
    (2022-06-29) Souza, Jucisléia
    Este relatório trata-se de uma modelagem de processo referente ao faturamento realizado na empresa Intelbras, especificamente quanto ao cliente Algar. No documento encontram-se informações sobre a área de gestão de finanças, fundamentação teórica sobre a metodologia de processo utilizada, caracterização da empresa, diagnóstico e prognóstico, e considerações finais do trabalho desenvolvido.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Um estudo para abertura de uma construtora de pequeno porte
    (2022-06-25) Chiavenato, Idalberto
    O presente trabalho apresenta como objetivo um plano de negócios para reestruturar administrativamente a empresa L&G Construções. Na fundamentação teórica foram usados os temas: Empreendedorismo; empreendedor; plano de negócios. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para coleta de dados foram usados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários com os clientes e observação participante. A análise é qualitativa categorial (seguindo as etapas do plano de negócios). Como resultados, pode-se desenvolver as definições estratégicas da L&G Construções (Missão, Visão e Valores). Além disso, identificou-se como pontos fortes: Mão de obra qualificada, agilidade na execução de obras e localização da empresa. Os principais pontos fracos: Marca pouco conhecida no mercado, dificuldade em captar clientes e dificuldade em contratar profissionais. As principais ameaças são concorrentes com maior capital, impostos e crise nos combustíveis. As principais oportunidades destacadas são aumento da procura para construir, parcerias com materiais de construção e conteúdo digital nas redes sociais. Por fim foram traçadas as seguintes ações estratégicas para a L&G Construções: Promoção da marca, negociação com fornecedores, minimizar a tributação e benefícios contratuais.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Análise de clima organizacional na empresa Alfa Delivery
    (2021-12-15) da Silva, Ana Caroline
    O clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores possuem sobre a empresa, sendo então, o termômetro de satisfação de seus colaboradores. Neste relatório de estágio foi desenvolvido uma Pesquisa de Clima Organizacional para identificar e analisar o clima na empresa Alfa Delivery. Para esse estudo foram abordados alguns temas, como administração, gestão de pessoas, clima organizacional e pesquisa de clima organizacional. A pesquisa, quanto ao objeto, foi classificada como exploratória e descritiva, tendo a classificação da coleta de dados por tipo bibliográfico e por levantamento, utilizado de dados primários e secundários para a coleta de dados e realizando a análise e interpretação dos dados de forma qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi elaborada com 30 questões e foi aplicada por meio de formulário on-line de forma anônima e disponibilizado para todos os colaboradores da empresa via plataforma Feedz. Com os resultados levantados, foram analisados os dados obtidos a fim de identificar os pontos fortes, que deverãoserincentivados e continuados, e os pontos fracos onde será apresentado um plano de ação para melhorias. A empresa possui como pontos fortes o sentimento de orgulho e pertencimento pela equipe do qual faz parte, relacionamento saudável entre os colaboradores, oferta de bons benefícios e materiais de escritórios necessários, liberdade para expor ideias e opiniões e confiança nos líderes e especialistas imediatos e para os pontos fracos foi identificado a falta de um plano de carreira, sentimento de não haver transparência na tomada de decisão e sentimento de desvalorização. Com os pontos fracos definidos, foi elaborado um plano de ações para melhorias, utilizando a ferramenta 5W2H. Com o 5W2H, foram definidas 3 ações para cada ponto fraco, sendo a criação de um plano de carreira, reuniões mensais para alinhamentos e feedbacks e comunicação direta de seus objetivos e decisões tomadas.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Plano de marketing digital: Uma forma de maximização dos objetivos da Pizzaria Don Thomaz
    (2021-12-04) Coêlho Guimarães, Paulo Roberto
    O plano de marketing digital é uma ferramenta estratégica da administração de marketing que auxilia a organização a conquistar espaço digital e manter-se de pé no mercado de atuação. O seu desenvolvimento se dá através de metodologias que visam garantir uma melhor dinamicidade e execução do mesmo, tendo em visto um retorno lucrativo para a organização. O objetivo central do trabalho é abordar sobre o plano de marketing digital e implementá-lo, e bem como mostrar o impacto benéfico para a organização e para os clientes. Uma vez abordado sobre a importância do plano de marketing digital para Pizzaria Don Thomaz, com autores e embasamento teórico, o trabalho em presente dar-se continuidade com a caracterização da empresa, análise dos setores externos e internos da organização. Também para o desenvolvimento deste trabalho, e para obtenção de dados primários, foi aplicado uma pesquisa de satisfação. Após aplicação da pesquisa, a captação de dados foi utilizada para gerar informações necessária para o desenvolvimento do plano de marketing digital. Já para o desenvolvimento do plano de ação, foram utilizadas ferramentas metodológicas como SWOT e 5W2H, com intuito de identificar pontos importantes para a organização e desenvolvimento de um plano de ação, uma vez que a organização não possui familiarização com o tema.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Pesquisa de clima organizacional- Os impactos do Coronavírus em uma empresa de shows e eventos.
    (2021-12-09) Berger, Paulo
    O presente relatório traz uma análise, pautada principalmente em uma pesquisa de clima organizacional para verificar como está se dando esse novo período pós pandemia, a adaptação, a motivação e a satisfação dos colaboradores mediante a esse cenário de incertezas. Desse modo, esse trabalho irá abordar a pesquisa de clima de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, quanto ao seu objetivo se trata de uma pesquisa exploratória, e mediante ao procedimento é um estudo de caso. O modelo de pesquisa utilizado é o de Bispo(2006) adaptado de maneira que se pudesse englobar a questão da pandemia do Coronavírus, para se obter melhores resultados. A pesquisa que levanta treze questionamentos obteve um total de vinte e seis respostas, e serviu como instrumento de análise dos gestores da empresa. O clima organizacional se mostrou favorável mesmo com o setor inoperante por muito tempo, uma parte que chamou muita atenção foi a sugestão de que deve-se valorizar mais os colaboradores internos do que aqueles que trabalham de fora e ajudam a realizar o show, mesmo que a pesquisa não indique essa insatisfação pela maioria é uma crítica que deve ser discutida e pensada. Palavras-chave: Pesquisa de clima organizacional. Colaboradores. Pandemia.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Supply chain management em uma indústria de higiene e cuidados pessoais
    (2021-12-03) Silva, Gustavo
    A presente pesquisa busca analisar os avanços nos setores de logística, compras e planejamento após a integração dos mesmos com a gestão de Supply Chain, a partir da perspectiva dos colaboradores da área. Para tanto, na fundamentação teórica é abordado o conceito de administração, competências, habilidades e funções do administrador, o que é Supply Chain e a função dos seus respectivos setores abrangidos. A captação de informações para a pesquisa ocorreu por meio de entrevista com os colaboradores do presente departamento. O tipo de pesquisa possui natureza aplicada descritiva, é um estudo de caso que utiliza avaliação qualitativa e quantitativa, utilizando técnicas de coletas de dados documental, levantamento, bibliográfica, expost-facto e participante. No diagnóstico e análise das entrevistas, foi identificado resultados excelentes, com diversos avanços principalmente na liderança, aperfeiçoamento nos relatórios de performance, novos sistemas, metas estruturadas e otimização na comunicação entre os setores abrangidos pelo Supply. Entretanto, foi identificado que existem setores resistentes as inovações e mudanças que o novo modelo de gestão trouxe, a equipe está muito atarefada, sem tempo para realizar novos desenvolvimentos e dependem de planilhas para realizar grande parte das tarefas, devido o ERP não atender a automatização e informações desejadas. Como sugestão de melhoria referente ao intenso atarefamento da equipe, foi sugerido contratar um novo membro para o time e implantar um sistema de Supply, visando ceder mais tempo para os analistas desenvolverem novos projetos buscando avanços no setor. E para aperfeiçoar o relacionamento do Supply com os setores resistentes, sugere-se oficinas mensais de treinamento voltado ao Supply Chain Management para os setores envolvidos com a área.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    TCC - Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina
    (2021) Ramos, Thalles
    O referido trabalho foi produzido com o objetivo de desenvolver um plano de marketing mais adequado para a Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina. Nesse sentido, buscamos definir tópicos de marketing bem como também análises do ambiente em que a empresa está inserida. Em seguida, foram detalhadas as principais características da empresa, bem como diagnóstico dos seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e também possíveis ameaças. Dado o exposto, o plano tem grande valia para a empresa, visto que com os dados aqui levantados foi possível observar oportunidades mesmo levando em consideração um dos piores cenários da história para a empresa bem como também para todo o setor. Estabelecemos as estratégias a serem seguidas bem como também definimos plano de ação para cada estratégia abordada.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Plano de treinamento e desenvolvimento para a empresa Antonio Pereira Serraria ME
    (2021-06-30) Mendes, Thays
    Este relatório de estágio tem como objetivo desenvolver um plano de treinamento e desenvolvimento para as necessidades da empresa Antônio Pereira Serraria ME. Para agregar ao estudo foi utilizado como base teórica assuntos como administração, escolas da administração, gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento. Metodologicamente tratou-se de uma pesquisa descritiva, para coleta de dados foram empregados métodos de pesquisa bibliográficas com dados secundários, e pesquisa documental na qual foi aplicado questionário para levantamento de necessidade de treinamento na empresa antonio pereira serraria, possibilitando a coleta de dados primários a análise e interpretação dos dados se deu por meio qualitativo e quantitativo. O estudo desenvolvido mostra que na empresa antonio pereira serraria os processos de gestão de pessoas ainda ocorrem na maioria das vezes de forma mais informal, mesmo assim a empresa tem se desenvolvido no mercado. Mas conforme os avanços do mercado, ocorre a necessidade de melhorar a sua área de gestão de pessoas, já que cada vez mais as pessoas têm se tornado um dos bens preciosos das organizações, e quanto mais capacitados eles forem melhores os processos se tornam e a empresa é capaz de maximizar seus retornos. Sendo assim, foi proposto a organização a implementação de alguns planos de treinamento, na parte do processo produtivo da serraria, para que os processos possam se tornar mais ágeis, diminuindo falhas e tornando as execuções mais padronizadas. Além de treinamentos voltados as NR11 e NR12, possibilitando que os funcionários tenham conhecimento mais técnico sobre as máquinas utilizadas e executem suas atividades de forma mais seguras. Também foi sugerido a empresa a criação do manual dos funcionários, para que eles entendam melhor quais seus direitos e deveres. Todas as sugestões recomendadas neste trabalho são para que a organização possa maximizar seus processos produtivos, e disponibilizar mais capacitações para seus colaboradores.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Avaliação de desempenho de equipe por indicadores de performance na empresa Exact Sales
    (2021-06-25) Veiga, Kaio
    Vendas complexas são caracterizadas por requererem múltiplas etapas em processos comerciais para converter um lead em cliente. Neste contexto, o tempo elevado em negociações por alto valor agregado dos produtos é comum e aumenta o custo para aquisição dos clientes. Na intenção de resolver esse desafio, surge a Exact Sales, empresa que desenvolveu metodologia e software voltados a otimizar e dar eficiência às vendas complexas. Este relatório de estágio, buscou apresentar os processos de geração de oportunidades através da experiência vivenciada na empresa. Neste período foi possível contextualizar e exemplificar processos comerciais. Por meio da literatura analisada buscou-se chegar ao seguinte objetivo: classificar a performance da equipe de LDRs em uma empresa de vendas complexas por meio de indicadores, utilizando a regra 20 - 70 - 10. Nesse sentido, utilizou-se a metodologia de pesquisa descritiva e explicativa e a coleta de dados primários, bem como os instrumentos aplicados para a elaboração deste relatório de estágio. Também fez-se uso de uma análise qualitativa e quantitativa caracterizada pelo método misto. As considerações obtidas neste relatório foram uma forma de avaliação proposta e implementada na empresa, além da categorização da equipe de LDRs de acordo com a performance de indicadores de qualidade na produção de leads. A partir deste trabalho a equipe pode ser avaliada e reconhecida de acordo com a performance de resultados apontada pela regra 20 - 70 - 10.
  • Relatório de Estágio Acesso embargado
    Gestão financeira de curto prazo: análise na empresa Despachante Danilo LTDA ME
    (2020) Freitas, Diana Costa
    Este trabalho tem como objetivo implementar adequadamente a retirada do lucro anual e o pagamento de pró-labore na empresa Despachante Danilo LTDA ME. A gestão financeira de curto prazo em pequenas empresas familiares é o ponto central desse trabalho, identificando as vantagens e desvantagens no setor financeiro de empresas familiares, e os erros e acertos da organização através da visão administrativa. No decorrer do desenvolvimento, foram abordados teoricamente os tópicos: administração, o administrador, gestão financeira, administração do capital de giro, gestão de empresas familiares e pró-labore. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso embasado em pesquisa documental e observação-participante. Além disso, é apresentado o modelo de fluxo de caixa atual da empresa, modelo de pagamentos dos sócios, fechamento mensal e anual financeiro, programação de contas a pagar e contas a receber, separação de despesas pessoais e despesas organizacionais, retiradas indevidas do lucro e sua área de contabilidade terceirizada. O acesso ilimitado às informações financeiras da empresa Despachante Danilo facilitou o estudo, identificando pontualmente os erros cometidos pela empresa na parte financeira, apontando algumas decisões de curto prazo para prevenção de possíveis falhas futuras no setor e contribuindo positivamente para o seu melhoramento. O presente trabalho propõe, assim, formas de correção baseadas em fundamentações teóricas de renomados autores na área de gestão financeira e gestão de empresas familiares. As propostas de correções dos pontos fracos da empresa estudada irão contribuir para um desenvolvimento financeiro, uma maior lucratividade, um crescimento no mercado e os possíveis investimentos. Acaba por também abordar as formas de como corrigir e melhorar as atividades financeiras já exercidas, como otimizar o fluxo de caixa e as planilhas de controle de despesas e realizar o treinamento dos colaboradores mediante o sistema de gestão da qualidade.
  • Relatório de Estágio Acesso fechado
    Planejamento estratégico para a empresa Mayara Lopes Studio de beleza
    (2020) Martins, Camila Angelo Berkenbrock
    The theme of the present study is strategic management, which is defined as a continuous process, starting outside the organization and unfolding within it. Strategic management makes it possible to identify the macro and microenvironment in which the organization is inserted and to identify its strengths and weaknesses based on an analysis of the internal environment. Knowing the importance of strategic planning for any type of organization, the purpose of this study is to prepare the strategic planning for the company Mayara Lopes Studio de Beleza, located in the municipality of Palhoça / SC, through an applied, descriptive and qualitative research. Through this case study, data were collected using an interview with the manager. The study provided, based on the carried out analyzes, the definition of the mission, the vision and the values, in addition to the environmental reality of the company, through the analysis of the SWOT matrix (Main strength: Loyal clientele list; Main weakness: It has only one professional for all the services; Main opportunity: Customer search for services other than those it already offers; Main threat: Market with many competitors.) and Porter's Five Competitive Forces, which identified an average intensity of rivalry in the segment. And, finally, an action plan based on the elaboration of a set of strategies through the 5W2W tool, being them the training in hair dyeing, specialization in the treatment of curly and curly hair, inclusion of new employees, improvement of digital marketing and increase the Studio visibility.
  • Relatório de Estágio Acesso aberto
    Plano de marketing para uma unidade de franquia de escola de idiomas
    (2020) Gerhardt, Nathalia Azambuja
    This work constitutes an exploratory research to plan the strategic positioning of a language school. For this, it was stablished the need to carry out diagnoses of internal and external environment, the definition of marketing objectives and the definition of a strategic action plan as a prognosis. Among some of these actions, the following were identified: (i) the need for greater promotion of product diversity, as a competitive differential, (ii) the achievement of licenses for new exclusive products (proficiency exams), (iii) greater communication with the target customers identified and (iv) deepening in the marketing actions for the new exclusively virtual segment that appeared during the research. As a result, the study leaves a technical contribution for the director of the studied company with the delivery of the organizational diagnosis and a contextualized marketing plan for his language school, highlighting the relevance of this type of work.
  • Relatório de Estágio Acesso embargado
    Análise estratégica aplicada à empresa DUGRAF Com. e Ep. Materiais gráficos Ltda.
    (2020) Medeiros, Bianca
    A realização deste trabalho teve como foco uma análise estratégica na empresa Dugraf Comércio e Representação de Matériais Gráficos Ltda, a qual vem se destacando devido a sua alta tecnologia e crescimento em seu mercado de atuação. Para coleta de dados, iniciou-se a captação de um questionário ao gestor financeiro da empresa, que foi peça chave para a formação da matriz SWOT, fundamental para identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, diante do ambiente interno e externo. A metodologia utilizada no trabalho é de caráter descritiva e aplicada, além de estudo de caso, sendo que também se adotou a pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se conhecer todos os setores da empresa de forma detalhada, verificando as carências e também os destaques de forma estratégica. Seu principal foco foi a formação da matriz SWOT, (sendo que o principal ponto forte foi, a qualidade do produto, o principal ponto fraco foi, ausência de liderança na equipe de produção, a principal oportunidade foi, o crescimento do mercado de latas de alumínio e embalagens e a principal ameaça foi, câmbio desfavorável para importação) enfatizado pela importância da análise e do planejamento estratégico. Após o processo de análise, realizou-se um plano de ação (5W2H), para sugerir melhoras aos processos que apresentaram alguma carência. As ações sugeridas foram modificação dos processos sem estruturação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, treinamento e implantação de liderança no setor de produção e adoção de módulos de sistema para os setores de RH e logística.