Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Paper Acesso aberto
    Análise da viabilidade técnica econômica do sistema fotovoltaico conectado a rede para uma residência: estudo de caso para microgeração distribuída
    (2022-06-02) Rodrigues, Eduardo da Silva; Silva, Rennye Lima da
    Diante da necessidade de diversificar a matriz elétrica do Brasil, a energia solar fotovoltaica se configura como uma fonte de energia viável e abundante. Assim, o presente trabalho tem como objetivo realizar o dimensionamento de um sistema fotovoltaico do tipo conectado à rede (on grid) para uma residência localizada na cidade de Natal - RN, estabelecendo os principais benefícios econômicos e ambientais da implantação dessa tecnologia. A partir de um estudo sobre a conta de energia elétrica da unidade consumidora, foi realizado uma análise de viabilidade técnica e econômica.
  • Paper Acesso aberto
    Estudo de viabilidade da implantação de um sistema fotovoltaico em um refeitório contemplando uma cozinha industrial
    (2022-06-02) Silva Filho, Israel Patrício da; Silva, Jefferson Oliveira da
    A busca por novas fontes de energia renovável vem despertando o interesse não só de pequenos consumidores, mas também de instituições públicas federais, onde as quais procuram disseminar práticas que promovam o uso eficiente da energia elétrica em seus estabelecimentos. O objetivo proposto desse projeto é descrever sobre a implantação de um sistema solar fotovoltaico em um refeitório, comtemplando uma cozinha industrial e analisar a viabilidade econômico-financeira do sistema. Os dados apresentados na análise foram satisfatórios para o período analisados.
  • Paper Acesso aberto
    A aplicabilidade do mobile health: qualificando as práticas de tratamento e supervisão de pacientes
    (2022-06) Silva, Manassés Cristiano Rocha da; Lêda, Irenilson Rocha
    O surgimento de novas técnicas no âmbito da clínica médica, representa a evolução de um processo que vem melhorando a qualidade de vida das pessoas e facilitando o trabalho de identificação de problemas de saúde ao incrementar procedimentos de monitoramento de patologias clínicas e instruindo as práticas de intervenção médica diante de soluções, cada vez mais, apropriadas. O surgimento de recursos e instrumentos tecnológicos, por outro lado, tem sido a solução mais eficiente para qualificar as práticas de tratamento e supervisão de pacientes, o que passou a denominar-se como mobile health. Diante de uma demanda crescente por serviços de saúde a telemedicina e a aplicação de outros instrumentos que não os convencionais, tem sido a solução para viabilizar a aplicação de dispositivos tecnológicos e digitais, funcionais e essenciais no monitoramento, supervisão e tratamento de determinadas patologias, numa infinidade de públicos, a distâncias que antes eram intransponíveis. A chegada da tecnologia, caracterizada como mobile health, significa avanços tecnológicos importantes, mas acima de tudo, a aproximação e humanização do profissional de saúde com o paciente, o que tem potencializado a prática da clínica médica, mesmo através da telemedicina. Assim, esse estudo objetiva extrair as informações necessárias para o desenvolvimento de um dispositivo ou aplicativo com função de melhorar a qualidade da saúde do coração, mitigando os impactos negativos das patologias e, consequentemente, o número de óbitos. Para isso, quanto a pergunta de pesquisa, questiona: como favorecer técnicas de tratamento em paciente com doença cardiovascular, potencializando o tratamento e a supervisão constante através de aplicativos e/ou dispositivos móveis? Tal iniciativa se justifica por que discorre sobre essa temática, considerando que os avanços no campo das ciências e das tecnologias, viabilizam o surgimento e implemento de dispositivos e meios para o controle de determinadas patologias, possibilitando ao indivíduo conviver melhor no meio social. Apresenta-se como possível hipótese as condições técnicas de que a tecnologia disposta nesses tipos de dispositivos é capaz de favorecer o surgimento de mecanismos, práticas ou técnicas de controle e supervisão de patologias cardiovasculares, no sentido de melhorar a qualidade de vida do paciente. Assim, como não se pretende exaurir o debate no âmbito acadêmico-científico, espera-se que esse estudo possibilite a revisão da literatura e aponte novas contribuições para qualificar as condições de vida de pessoas que são afetadas por patologias cardiovasculares.
  • Paper Acesso aberto
    Sistema embarcado de baixo custo utilizando o ESP-32 na telemedicina
    (2022-06-11) Costa, Pedro Henrique Santiago; Costa Neto, João Bosco da
    Com a crescente onda de doenças que vem acontecendo nos últimos anos, principalmente com a COVID-19, o sistema de saúde se mostrou não muito eficaz na avaliação de pacientes, na qual os equipamentos necessários para poder fazer uma aferição da saúde se tornaram extremamente caros. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo a construção de um sistema simples de medição de dados médicos, usando equipamentos de baixo custo e atender a telemedicina, que nada mais é do que um cuidado a saúde a distância, com um preço de venda acessível para que o acesso a saúde seja para todas as pessoas. Uma das maneiras é realizar a construção de um sistema embarcado com peças com baixo custo de produção e que atenda o maior numero de necessidades medicas.
  • Paper Acesso fechado
    Self Healing: aplicabilidade em redes de distribuição de energia elétrica
    (2022-06-02) Azevedo, Jonathas Pereira de; Silva, Bruna Rafaela da
    Diante do cenário atual em que o setor elétrico enfrenta para que se possa manter a qualidade da energia distribuída, surge uma grande necessidade de automatização e controle do sistema de distribuição. Essa necessidade é impulsionada pelo crescente avanço da tecnologia digital. Esse avanço vem sendo gerado por grandes investimentos em novos conceitos. Um desses conceitos é o Smart Grid ou redes elétricas inteligentes. Este trabalho apresenta uma análise para reduzir o tempo de interrupção de energia para consumidores de energia elétrica, otimizando os indicadores de continuidade prestado pela concessionária de energia, melhorando a confiabilidade do sistema e garantindo a continuidade no fornecimento para a maior quantidade de clientes possível através da implantação de sistemas Self-Healing na rede de distribuição através de religadores telecomandados nas redes de média tensão. Será explorada a potencialidade do conceito Self Healing, o qual está inserido dentro da Smart Grid. O conceito Self Healing possui a capacidade de detectar, isolar e se recompor automaticamente após a ocorrência de uma falta. Isto é possível devido aos agentes do sistema executarem ações pré-programadas de chaveamento com resposta imediata à falta ocorrida. Toda essa ação é realizada por métodos aplicados no sistema de microprocessamento para que todas as situações e soluções possíveis sejam avaliadas e aplicadas para a resolução rápida da problemática ocasionada pelas faltas. Para consolidar a ideia central deste trabalho, foi realizado um estudo de caso baseado na necessidade de garantir o restabelecimento de energia elétrica com eficiência, qualidade e rapidez de um dos hospitais de campanha, referência no combate a pandemia do covid 19, localizado na via costeira, na cidade de Natal - RN.