Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 98
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Sobrecarga De Cuidadores De Idosos Informais Em Um Munícipio Do Sul De Santa Catarina
    (2023-11-17) Chaiana Machado Lucio, Lara Maria Da Silva Farias
    A finalidade deste estudo foi descrever a sobrecarga dos cuidadores de idosos informais. Estudo descritivo, exploratório, transversal e de natureza quantitativa de um estudo transversal analítico, conduzido em 2023 com 102 cuidadores informais residentes na comunidade de Capivari de Baixo, Santa Catarina, por meio do instrumento: Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI), A análise dos dados foi realizada através do programa Microsoft Excel, e posteriormente exportadas ao software IBM SPSS Statistics® versão 20.0 para realização de análise estatística. Com os dados obtidos em pesquisa, tivemos importantes constatações, dentre elas sendo a maioria dos entrevistados do sexo feminino, com faixa etária prevalente acima de 60 anos, evidenciou-se também que mais de 80% dos entrevistados responderam que se sentem bem por estar tomando conta do seu familiar. Podemos concluir com base nos resultados obtidos, que os cuidadores demonstraram ter uma percepção de sobrecarga moderada de trabalho, e alerta-se para a avançada faixa etária dos cuidadores, tornando insustentável o cuidado com familiar a longo prazo, visto que logo os cuidadores precisarão de cuidados. Palavras-chave: Cuidado; Cuidadores; Sobrecarga; Idosos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE PRIMEIROS SOCORROS
    (2023-11-03) FELIPPE, AMANDA
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a relevância da orientação dos profissionais da educação infantil em relação aos primeiros socorros. Com base em uma revisão da literatura, investigamos como o conhecimento e a capacitação adequada dos educadores em primeiros socorros desempenham um papel fundamental na segurança e bem-estar das crianças em ambientes escolares. Ao analisar esses aspectos, este artigo destaca a necessidade de treinamento e orientação contínuos para os profissionais da educação infantil, visando promover um ambiente seguro e preparado para lidar com situações de emergência que possam afetar a saúde e a vida das crianças. Além disso, analisa a legislação vigente relacionada a esse tema e apresenta sugestões para a implementação de programas de treinamento e orientação. A capacitação adequada dos profissionais da Educação Infantil em primeiros socorros surge como uma medida essencial para garantir um ambiente educacional seguro e proteger a saúde das crianças. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a bibliográfica, que se refere a um estudo desenvolvido com base em materiais publicados em artigos livros técnicos dados de organizações governamentais ou seja, materiais acessíveis e confiáveis ao público em geral.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    EXPERIÊNCIAS DAS GESTANTES NO PRÉ-NATAL: UMA VISÃO MATERNA NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO
    (2023-06) Bezerra, Bruno de Freitas
    Introdução: A gravidez é um momento cheio de mudanças fisiológicas e biopsicossociais para a gestante, ainda mais para a mãe primigesta que está passando por todas essas mudanças pela primeira vez, tentando entender todas as orientações e dúvidas que surgem durante esse novo período de sua vida. Para as primigestas, a equipe de saúde é o primeiro contato delas com as redes de assistências, então toda orientação e cuidado deve ser prestado a elas. Possuir um acompanhamento durante o seu pré-natal com orientações de profissionais da saúde para sanar suas dúvidas é de extrema importância. Objetivo: Conhecer as principais dúvidas das gestantes relacionadas às orientações oferecidas durante o pré-natal de baixo risco. Método: O estudo teve uma abordagem qualitativa, exploratório-descritiva. A coleta de dados aconteceu no município de Palhoça na Unidade Básica de Saúde do bairro Ponte do Imaruim, composta de 14 mulheres que realizaram consultas de pré-natal no período de março a junho de 2023. Foram incluídas gestantes maiores de 18 anos e foram excluídas gestantes com pré-natal de alto risco. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas e, o conteúdo foi analisado através do método de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: A análise de dados foi classificada em 5 categorias: Categoria 1: “Acompanhamento do pré-natal”, Categoria 2: “A gestante frente a gravidez”, Categoria 3: “Dúvidas das gestante sobre as orientações dadas”, Categoria 4: “Falta de informações ou orientações durante as consultas”, Categoria 5: “Atendimento do médico e enfermeiro para a gestante”. Conclusão: Foi observado que a maioria das gestantes possuíam dúvidas e inseguranças, mas estavam preparadas para o desafio da gravidez Apesar das dúvidas das gestantes é necessário sempre a evolução, escuta qualificada e atendimento humanizado do profissional da saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    ASSÉDIO MORAL NA VIVÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFEMAGEM: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS
    (2023-06-30) Everson Luiz dos Santos, Letícia Rodrigues
    Introdução: O ambiente de trabalho vem passando por transformações e as situações de assédio moral nas relações de trabalho são cada vez mais evidentes. As consequências do assédio podem se expressar em sentimentos como desamparo, dúvidas, desgaste emocional e diminuição da autoconfiança, contribuindo para o aumento da rotatividade, absenteísmo e erros relacionados ao atendimento. Objetivo: Conhecer como o assédio moral se apresenta na vivência de profissionais de Enfermagem, e quais as suas implicações e desafios para esses profissionais. Método: Estudo de natureza qualitativa, exploratório-descritiva com coleta de dados a partir de questionário estruturado e auto aplicado. A pesquisa de campo foi realizada em um Hospital de Cardiologia com profissionais de Enfermagem e a coleta de dados teve duração de três (03) meses. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin como referencial analítico dos dados. Resultados: Participaram da pesquisa 24 profissionais da área da enfermagem, sendo, em sua maioria enfermeiros/enfermeiras, na faixa etária de 40 a 49 anos. Dos participantes 100% afirmaram saber o que é assédio moral e a maioria (62,5%) afirmou já ter sofrido assédio moral no trabalho. Em 11 dos casos de assédios mencionados 73,3%, não houve nenhum desfecho, isto é, nada foi feito em relação ao ocorrido. Conclusão: Foi possível perceber as condições que contribuem para o aparecimento do fenômeno do assédio moral: hierarquia e relação de poder, sobrecarga de trabalho, e a forma como acontece a comunicação no trabalho entre os próprios profissionais. Essas condições de trabalho contribuem para um ambiente hostil e favorável à ocorrência do assédio moral.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cuidados de enfermagem à criança com obesidade
    (2023-06-26) Paulino, Nicolas; Teixeira, Júlia
    RESUMO: Introdução: A obesidade tem se mostrado uma preocupação de saúde pública mundial. Caracterizada pelo aumento do tecido adiposo, a obesidade é considerada um fator de risco para o desencadeamento de diversas patologias, principalmente na fase adulta do indivíduo, mas que se tratada com antecedência na fase infantil, promove uma melhor qualidade de vida e diminuição das morbimortalidades. O enfermeiro tem um papel importante neste cenário, pois através de suas estratégias intensificadas na consulta de enfermagem, é possível definir precocemente ações e orientações eficazes, capazes de prevenir e auxiliar no tratamento da obesidade e de suas comorbidades. Objetivo: Este estudo tem como objetivo conhecer os cuidados prestados pela enfermagem às crianças com obesidade. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, através de buscas de artigos nas bases de dados: Literatura latino-americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). A estratégia de busca foi guiada pela lista de descritores, palavras e Mesh terms listados abaixo ligados pelos operadores booleanos AND e OR. Após exaustivas tentativas nas bases citadas. A pesquisa ocorreu de março a maio de 2023. Foram selecionados artigos originais, nos idiomas português, inglês ou espanhol, publicados nos últimos dez anos (2012 até 2021). Resultados: Conforme análise emergiram três categorias, sendo elas: prevenção da obesidade com 8 artigos relacionados a categoria (29,62%); diagnóstico para prevenção também com 8 artigos (29,62%) e 11 artigos (40,74%) relacionados a educação em saúde. Conclusão: Com base nas pesquisas realizadas, concluímos que os cuidados de enfermagem estão relacionados principalmente ao diagnóstico, prevenção e orientações educativas, de acordo com as características que influenciam na obesidade infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação dos enfermeiros no atendimento prestado às mulheres com depressão pós-parto nas unidades básicas de Palhoça
    (2023-06-19) Costa, Luana; Souza, Lui
    Objetivo: Compreender a atuação profissional dos enfermeiros diante de casos suspeitos de puérperas com depressão pós-parto. Método: Trata se de uma pesquisa qualitativa exploratória, o estudo foi realizado em dez centros de saúde localizados na cidade de Palhoça no período de novembro a dezembro de 2022, Santa Catarina com enfermeiros atuantes nas Unidades Básicas de Saúde, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, organizadas no software IRAMUTEQ, classificadas por meio das técnicas de Classificação Hierárquic Descendente e analisadas pelos autores através da proposta de Minayo. Resultados: Os achados apontaram as ações dos profissionais diante da suspeita de depressão pós-parto e a formação profissional. Abordando sobre a falta de tempo e qualificação desses profissionais, gerando assim, encaminhamentos para a equipe multiprofissional quando há casos suspeitos de depressão pós-parto. Também se fala sobre o apoio emocional prestado pelos enfermeiros às mulheres que possuem rede de apoio fragilizada, dificuldades na amamentação, cuidados com o bebê e seu próprio cuidado. Além disso, traz relatos dos enfermeiros entrevistados sobre a falta de informação a respeito do transtorno no período da graduação, bem como a qualificação para detectar a depressão pós-parto e prestar um serviço adequado às puérperas. Conclusão: A partir dos resultados pode-se concluir que a ausência de qualificação dos enfermeiros, falta de informação sobre o transtorno, e tempo escasso em consultas de enfermagem geram um prejuízo na qualidade das consultas para as puérperas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A EFICÁCIA, SEGURANÇA E RECEIOS RELACIONADOS A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
    (2023-06-21) Bampi, Milenna Daniela Ferreira
    Introdução: Mundialmente as pandemias já ocorrem há muito tempo, afetando diferentes continentes. Atualmente, surgiu uma nova pandemia, causada pelo novo coronavírus, que infecta seres humanos desde 1937. Por ser altamente transmissível e patogênico, distribuiu-se muito rapidamente e se tornou uma emergência de saúde pública. Pelos fatores de que os cientistas já trabalhavam em vacinas para o coronavírus e pela colaboração internacional, o imunizante foi desenvolvido com mais rapidez, gerando dúvidas na população. Objetivo: Conhecer a percepção de usuários de uma UBS sobre as vacinas disponíveis contra a COVID-19, dando ênfase em dados como eficácia, segurança e receios existentes, analisando o entendimento dos mesmos. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva e exploratória, realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município de Florianópolis. O período da coleta ocorreu em março de 2023, com 20 entrevistados, sendo eles maiores de 18 anos e de ambos os sexos. A coleta foi feita através de entrevistas estruturadas, utilizando um roteiro norteador, Resultados: Foi observado que os entrevistados tinham opiniões distintas sobre o tema, mas a maioria demonstrou confiança na vacina, realizando suas doses. Conclusão: Apesar da maioria ter realizado a vacina, houveram relatos de não vacinação ou não adesão do esquema vacinal, por isso é necessário que as informações continuem sendo difundidas, garantindo uma boa cobertura vacinal e evitando outros surtos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A atuação do profissional de enfermagem na circulação extracorpórea
    (2023-06-28) Souza, Cristiane de; Fraga, Isabelle
    Um dos tempos cirúrgicos cruciais durante uma cirurgia cardíaca é o momento que o paciente entra em circulação extracorporea (CEC), o profissional responsável por manusear a máquina e realizar a técnica é chamado perfusionista. Objetivo: Compreender a atuação do Enfermeiro como profissional perfusionista na CEC.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O GRAU DE ANSIEDADE DOS ENFERMEIROS DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS.
    (2023-06-27) Camargo, Thalia
    A Unidade de Terapia Intensiva é um ambiente onde encontram-se pacientes gravemente acometidos e que necessitam de cuidados contínuos. É reconhecida como um local tenso, devido à sua rotina em razão de tamanha complexidade e da utilização de diversos procedimentos e intervenções terapêuticas. Os enfermeiros que atuam na Unidade de Terapia Intensiva, desenvolvem suas funções através de jornadas de trabalho extensas, sob intensa pressão do próprio setor de trabalho, onde ocorre o estresse causado durante as atividades complexas exercidas, relacionamentos interpessoais, decisões conflitantes, instabilidade e impotência perante o enfrentamento da morte. O enfermeiro, é considerado grupo de risco para adoecimento mental, e o meio hospitalar é propicio para o agravamento da saúde psíquica destes profissionais. Objetivos: Verificar o grau de ansiedade dos enfermeiros que atuam na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de referência na grande Florianópolis. Método: Estudo exploratório descritivo. Foi realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, fizeram parte do estudo 15 (quinze) profissionais enfermeiros que trabalham na unidade. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado especificamente para o estudo, com base nos objetivos, abordando os aspectos sociodemográficos, características e condições do trabalho de enfermagem e fatores associados à ansiedade e aplicação da escala IDATE-T para verificar o grau de ansiedade. Análise/resultados: Os participantes que apresentaram índice de ansiedade no local de trabalho: 60% não apresenta índices de ansiedade, 33,3% apresentam grau leve de ansiedade e apenas 6,7% apresentam grau mais alto de ansiedade. Considerações finais: Com base nos resultados encontrados, mostra a importância da avaliação da ansiedade nos profissionais de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva, uma vez que o grau leve de ansiedade pode evoluir para um grau mais alto, com o passar dos anos. Palavras-chave: UTI; Enfermeiro; Ansiedade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Alterações comportamentais e mentais diante da paternidade na adolescência
    (2023-06-14) Fernandes, Graziela Rosana Alves; Sanceverino, Sérgio Luiz
    Introdução: A descoberta da gravidez na adolescência traz consigo um misto de emoções e responsabilidades. As alterações mentais e comportamentais são perceptíveis tanto pela mãe quanto pelo pai adolescente. Objetivo identificar as alterações de ordem comportamental e mental de pais adolescentes no enfrentamento da gestação. Método: Realizado através de abordagem qualitativa, do tipo exploratória-descritiva, a seleção dos participantes ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde, no município de Palhoça/SC. A população do estudo foi composta por 10 (dez) adolescentes, de 13 (treze) a 19 (dezenove) anos, que descobriram a paternidade. Os participantes foram selecionados através de prontuários disponibilizados e coleta de dados realizada nos meses de novembro e dezembro de 2022 por meio de um roteiro de perguntas. Para analisar o conteúdo foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: foram elencadas 3 categorias: “Sentimentos e preocupações diante da gravidez”, “Evolução da preparação para receber um novo ser”, “Mudanças vividas pelos pais adolescentes”. A totalidade da população (100%) relatou os sentimentos de susto, medo e angústia. 40% da população precisou inserir-se no mercado de trabalho. 60% participaram nas consultas de pré-natal, 60% da população obteve o auxílio de uma rede de apoio durante a gestação após o nascimento, enquanto 40% não teve qualquer suporte. Conclusão: A paternidade surge com grandes responsabilidades como: o dever de sustento, assistência material e moral, convivência, guarda e educação do(s) filho(s). Os genitores adolescentes podem vir a carecer de apoio social, com isso, a busca por ajuda de profissionais de saúde, conselheiros ou grupos de apoio para pais adolescentes são essenciais à aceitação e enfrentamento da gestação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O cuidado do profissional de enfermagem prestado às mulheres vítimas de violência doméstica em uma cidade da Grande Florianópolis
    (2023-05-30) Rampanelli, Bruna
    Introdução: A violência contra a mulher é considerada um grave problema de saúde pública, que pode acarretar problemas físicos, mentais e de saúde sexual na mulher em situação de violência, além de produzir impacto negativo no bem-estar de toda a família. O profissional de enfermagem deve realizar o atendimento e acolhimento das vítimas, orientando-as quanto as redes de apoio e atuando como um facilitador na quebra do ciclo de violência. Objetivo: Conhecer o cuidado prestado pelo profissional de enfermagem à mulher vítima de violência doméstica. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, o local de estudo foi a Unidade Básica de Saúde Central do município de Palhoça e os participantes foram profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, e a análise e discussão dos dados utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul. Resultados: sobre os cuidados prestados às mulheres vítimas de violência, 33,33% dos profissionais afirmaram fazer o encaminhamento das vítimas aos órgãos especializados, 25% realizam o acolhimento da vítima, 25% realizam a prevenção de gravidez indesejada e IST’s, e 16,66% realizam a consulta de enfermagem. 58,33% prestam o acolhimento e encaminhamento aos órgãos competentes após a identificação ou suspeita de violência doméstica perpetrada pelo parceiro íntimo. Sobre a abordagem do assunto com as vítimas, 58,33% dos profissionais afirmam se sentir preparados. 75% dos profissionais afirmam possuir limitações na hora de identificar a violência. A forma de violência mais constatada foi a violência psicológica 58,33%. Em relação a saúde física e mental da mulher, 55% dos profissionais relataram que as vítimas tendem a apresentar depressão, ansiedade e síndrome do pânico, 15% relataram que algumas apresentaram gravidez indesejada, automutilação e dores pélvicas crônicas sem explicação, 10% apresentaram anedonia, infecções urinarias de repetição e abortamentos, e 20% afirmaram terem presenciado outros problemas durante a assistência à paciente. Considerações Finais: mediante o estudo, constata-se que quase metade dos profissionais entrevistados não estão preparados para lidar com a temática, carecendo de capacitação adequada para a identificação desses casos, devido à falta de estratégias do sistema de saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A qualidade de vida de indivíduos portadores da Síndrome de Aarskog-Scott uma revisão
    (2022-12-14) Ribeiro, Carolina
    Resumo Introdução: A Síndrome de Aarskog-Scott é uma patologia extremamente rara, causada por herança genética ligada a mutações no gene FGD1 (Faciogenital Dysplasia Protein) encontrado no cromossomo X. Também conhecida como síndrome facial-dígito-genital, foi descrita de forma independente pelo médico pediatra e geneticista norueguês Daafinn Aarskog e pelo geneticista americano Charles I. Scott Jr, em 1970 e 1971 respectivamente. Objetivo: realizar uma revisão integrativa de literatura sobre a Síndrome de Aarskog-Scott. Método: foi utilizada como metodologia a Revisão Integrativa de Literatura, uma vez que o propósito consistiu em reunir, analisar e sintetizar publicações relevantes acerca da Síndrome de Aarskog-Scott. Conclusão: esta revisão demonstrou a necessidade de incluir a Síndrome de Aarskog-Scott no conjunto de estudos acerca das síndromes raras no Brasil, uma vez que essa ação poderá melhorar as condições de atendimento e ao mesmo tempo as possibilidades de ampliação e qualificação do acesso aos serviços. Portadores de doenças raras estão expostos ao preconceito e exclusão, já que a sociedade produtiva ainda estabelece padrões e competências.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso das práticas integrativas e complementares na atenção básica: a percepção dos profissionais
    (2022-12-05) Fernandes, Aline Seemann; Alves, Vítor Hugo Carvalho
    Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são terapias que visam o cuidado holístico humano. São chamadas de complementares quando utilizadas juntamente com o tratamento médico convencional. Objetivo: Conhecer a percepção da equipe multiprofissional acerca da utilização das Práticas Integrativas e Complementares na atenção básica do município de Palhoça/SC. Método: O trabalho se caracterizou por um estudo do tipo qualitativo exploratório. O cenário do estudo foi a atenção primária de Palhoça/Santa Catarina. Foi realizada uma entrevista, entre os meses de julho e agosto de 2022, com os profissionais médicos e enfermeiras nas Unidades Básicas escolhidas para o estudo. A análise de dados se deu através da proposta de Minayo, denominado método de análise temática. Resultados: Foram estruturadas duas categorias, sendo elas: Ausência das PICs na matriz curricular dos centros formadores, gerando profissionais leigos acerca do tema; Dificuldade da implementação das práticas integrativas devido a demanda de pacientes e a capacitação dos profissionais. Conclusão: O estudo mostrou que os profissionais saem sem conhecimento sobre as PICs já na graduação e acabam não utilizando a mesma em seus atendimentos. O tempo e a demanda de pacientes, foram impeditivos citados pelos médicos e enfermeiras, para a implementação das PICs dentro dos centros de saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Testes imunocromatográficos e seu seguimento no pré-natal: a tecnologia como recurso para prevenção da transmissão vertical
    (2022-12-09) Nienkotter, Larice; Alves, Nicole
    Objetivo: Avaliar o uso dos testes imunocromatográficos e seu seguimento no pré-natal como recurso na prevenção de doenças através da transmissão vertical. Método: Estudo de abordagem quantitativa descritiva. Foram coletados dados dos prontuários de 185 gestantes que realizam acompanhamento pré-natal de uma Unidade Básica de Saúde do município de Palhoça, Santa Catarina, Brasil. Contudo, fizeram parte do estudo 97 gestantes que iniciaram o pré-natal entre janeiro e dezembro de 2021 e realizaram os testes rápidos para rastreio de patologias que podem ocasionar a transmissão vertical. A coleta de dados foi entre agosto e outubro de 2022 e a análise de dados através de estatística descritiva. Resultados: Observou-se que no primeiro trimestre de gestação a cobertura dos testes rápidos para o Vírus da Imunodeficiência Humana foi alta chegando a 95,88% de participantes com resultado não reagente. Os testes rápidos de Sífilis com resultados reagentes chegaram a 8,24% e a incidência da doença ativa foi de 2,06%, o tratamento foi realizado conforme orientação do Ministério da Saúde utilizando Penicilina G Benzatina. Observa-se que a cobertura dos imunocromatográficos de Hepatite C realizados no primeiro trimestre está adequada, pois não foram realizados os testes em apenas 2,06% das participantes. No terceiro trimestre 91,75% das gestantes apresentaram o resultado dos testes rápidos de HBV como não reagente. Conclusão: Os resultados evidenciaram que a cobertura de testes rápidos realizados na Unidade Básica de Saúde está sendo efetiva. Durante a gestação, a realização dos exames é fundamental para prevenir complicações que podem ocorrer devido a transmissão vertical. Pode-se concluir através da análise dos dados obtidos que os testes imunocromatográficos realizados no pré-natal possibilitaram um diagnóstico rápido e o tratamento adequado, sendo efetivos na prevenção de doenças através da transmissão vertical.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Gestar e parir na pandemia da Covid-19: percepção de puérperas
    (2022-12-08) Paita, Tatiana; Souza, Ruany Queiroz Ferreira
    Introdução: Diante do cenário mundial de descoberta do novo Coronavírus que vulnerabiliza, dentre outros grupos, as gestantes e puérperas, foi necessário adaptar as orientações e condutas durante o ciclo gravídico-puerperal. Essa nova realidade marcou significativamente a puérpera, o recém-nascido e a sua rede de apoio. Objetivo: Conhecer a percepção de puérperas sobre o ciclo gravídico-puerperal durante a pandemia da covid-19. Método: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo. Foi realizado na Atenção Primária à Saúde do município de São José, Santa Catarina, através de uma entrevista semiestruturada, com 25 puérperas que vivenciaram a pandemia da covid-19. A coleta de dados foi realizada de março a junho de 2022 e a análise dada pela técnica de Análise de Conteúdo do tipo categorial de Laurence Bardin. Resultados: Demonstraram que o sentimento mais presente nas puérperas foi o medo, desencadeado por receio de infectar-se pelo SARS-Cov-2, transmitir a infecção para o filho, receber a vacina, pela superlotação dos hospitais e risco de óbito. Entretanto, também foi citado o sentimento de tranquilidade, uma vez que a pandemia estava sendo controlada. As medidas relativas à prevenção da covid-19 e os atendimentos da equipe de Enfermagem também foram de grande destaque na fala das puérperas. Conclusão: As puérperas vivenciaram sentimentos ambíguos frente ao gestar e parir na pandemia da covid-19. Houve uma boa adesão a vacinação, práticas de higiene e isolamento social podendo estar associado a qualidade de pré-natal oferecido pela atenção primária.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso das práticas integrativas e complementares na atenção básica: percepção dos profissionais
    (2022-12-14) Fernandes, Aline; Carvalho, Vítor Hugo
    Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são terapias que visam o cuidado holístico humano. São chamadas de complementares quando utilizadas juntamente com o tratamento médico convencional. Objetivo: Conhecer a percepção da equipe multiprofissional acerca da utilização das Práticas Integrativas e Complementares na atenção básica do município de Palhoça/SC. Método: O trabalho se caracterizou por um estudo do tipo qualitativo exploratório. O cenário do estudo foi a atenção primária de Palhoça/Santa Catarina. Foi realizada uma entrevista, entre os meses de julho e agosto de 2022, com os profissionais médicos e enfermeiras nas Unidades Básicas escolhidas para o estudo. A análise de dados se deu através da proposta de Minayo, denominado método de análise temática. Resultados: Foram estruturadas duas categorias, sendo elas: Ausência das PICs na matriz curricular dos centros formadores. Gerando profissionais leigos acerca do tema; Dificuldade da implementação das práticas integrativas devido a demanda de pacientes e a capacitação dos profissionais. Conclusão: O estudo mostrou que os profissionais saem sem conhecimento sobre as PICs já na graduação e acabam não utilizando a mesma em seus atendimentos. O tempo e a demanda de pacientes, foram impeditivos citados pelos médicos e enfermeiras, para a implementação das PICs dentro dos centros de saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância da enfermagem na promoção, prevenção e apoio à amamentação na assistência prestada no centro de incentivo ao aleitamento materno
    (2022-12-06) Freitas, Karen
    Introdução: O aleitamento materno é um desafio tanto para a mãe e bebê, quanto para o profissional de enfermagem que orienta no momento da gestação, parto e puerpério, a orientação ineficaz pode acarretar o desmame precoce, trazendo prejuízos a saúde e ao vínculo entre mãe e bebê. Objetivo: Conhecer o papel da enfermagem na promoção, prevenção e apoio ao aleitamento materno na assistência prestada no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno. Método: Pesquisa de estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, com 21 puérperas, através de entrevista semiestruturada, com análise de Conteúdo de Bardin.Realizada no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno, alojado na Policlínica de Forquilhinhas, na cidade de São José, no período de março a junho de 2022. Resultados: Diante dos dados coletados na pesquisa, foram emergiram 4 categorias: “Orientação sobre amamentação”; “Dificuldades no puerpério com amamentação”, “Percepção do papel do enfermeiro no CIAM”, e, por fim, “Sugestões para melhorias no atendimento de enfermagem”. Conclusão: Evidenciou-se que nos processo de pré-natal realizados, a participação do enfermeiro foi eficiente dentro das diretrizes do Ministério da Saúde, abrangendo as necessidades de consultas, exames, orientações gerais com foco na gestação, deixando uma lacuna no quesito orientação sobre a amamentação e grupos. As orientações fornecidas durante o pré-natal, são de suma importância devido muitas não terem as orientações corretas e não terem uma rede de apoio. As puérperas que tiveram a sua consulta no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno antes do parto, relataram não terem tido problemas na amamentação devido às informações recebidas durante a consulta. As informações sobre amamentação que foram passadas durante a gestação, foram acolhidas e seguidas, trazendo serenidade para este momento que por muitas vezes é difícil e cheio de duvidas. Concluímos que é necessário recomendar a inclusão de uma consulta no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno durante o pré-natal, para ampliar, fortalecer e desmistificar as informações sobre amamentação.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Prevalência de distúrbios metabólicos em mulheres portadoras de síndrome dos ovários policísticos atendidas na policlínica de Palhoça - UNISUL
    (2022-12-08) Weber, Vanessa
    Introdução: a síndrome dos ovários policísticos é uma endocrinopatia frequente em mulheres em idade reprodutiva, atingindo dois milhões de portadoras brasileiras. O diagnóstico é realizado através do critério de Rotterdam, devendo apresentar dois dos seguintes critérios: alterações menstruais, hiperandrogenismo, ovário policístico visto em ultrassonografia. Objetivo: analisar a prevalência de distúrbios metabólicos em mulheres portadoras da SOP atendidas em uma Policlínica. Método: estudo quantitativo descritivo transversal, no qual o levantamento de dados foi produzido através de 161 prontuários com diagnóstico da síndrome do ovário policístico entre os anos de 2017 a 2021. Resultado: Dentre os 161 prontuários, a mediana da idade encontrada nas mulheres com SOP foi 32 anos. A escolaridade prevalente entre essas mulheres foi de ensino médio completo ou incompleto com 34,78%. A cor branca foi predominante entre as mulheres, sendo total de 139 (86,33%). Entre os distúrbios metabólicos encontrados, a obesidade foi o diagnóstico mais presente, contendo 105 (65,22%). Entre as irregularidades menstruais, obtive a informação de maior prevalência a amenorreia 24 (14,90%). A Metformina foi utilizada por 34 (21,12%). Conclusão: A SOP está relacionada a vários distúrbios metabólicos que foram apresentados nesse estudo, dessa forma, as pacientes com esse diagnóstico devem ser abordadas corretamente pelas equipes multidisciplinares de saúde, principalmente a enfermagem, que é a porta de entrada para as mulheres nas unidades básicas de saúde. Assim tendo em vista um melhor conhecimento sobre essa síndrome, para evitar doenças e consequências de difícil tratamento ao longo prazo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A vivência de doulas no parto hospitalar durante a pandemia do COVID-19
    (2022-12) Mello, Évelin Constante de; Machado, Daniely de Freitas
    Introdução: Mesmo com a pandemia, a presença de acompanhantes é assegurada pela Lei Federal n. 11.108 de 07 de abril de 2005, com confirmação do teste negativo para COVID-19. Porém, a presença de doulas por um documento não está recomendada, devido a quantidade de pessoas circulantes na sala de parto e, possivelmente, ao risco de aumentar a contaminação neste ambiente. Contudo, o trabalho exercido por estas profissionais, pode ser iniciado no pré-parto e seguir até a chegada do recém-nascido (RN), de modo remoto ou presencial, por meio do aconselhamento sobre o aleitamento materno, comportamentos do RN, entre outros, visando amparar emocionalmente as futuras mães, estabelecendo um ambiente seguro e confortável, neste momento peculiar da vida. Objetivo: Relatar a vivência das doulas no parto hospitalar, durante a pandemia do COVID-19, em uma Maternidade privada no Estado de Santa Catarina. Método: Trata-se de estudo descritivo exploratório, de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada com sete doulas devidamente cadastradas na Maternidade privada escolhida, na capital de Santa Catarina, que atuaram durante a pandemia do COVID-19. Para estudo, foi realizado como instrumento de produção de dados, a Tenda do Conto. Resultados e discussão: A partir do uso da Tenda do Conto, com sete doulas,foram produzidos dados que emergiram três categorias: “Significado e motivação para ser doula”, “Desafios percebidos na profissão” e “Estratégias de enfrentamento durante a pandemia do COVID-19”. Considerações finais: A pandemia do COVID-19 ocasionou impactos para usuárias e prestadoras do cuidado, promovendo novas readequações no trabalho das doulas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O comportamento das mães frente a internação do recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal
    (2022-12-08) Matteussi, Claudia, Julia Vambommel
    Introdução: a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal pode trazer diferentes sentimentos para os familiares por conta das condições do recém-nascido ao ser internado. Objetivo: descrever o comportamento das mães frente a internação do seu filho, recém-nascido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e apresentar o quanto as ações da equipe de enfermagem são importantes nesse momento. Método: estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, foi realizado de forma remota com mães de todos os estados do Brasil que vivenciaram a internação de seus filhos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, as quais responderam a um formulário, sobre os temas: recém-nascido, comportamento das mães, unidade de terapia intensiva neonatal. Resultados: observa-se a percepção e um comportamento inicial negativo sobre a notícia da internação, desencadeando sentimentos como medo e angústia, porém com o apoio do pai, familiares e a clareza das informações trazidas pela equipe de saúde principalmente pela equipe da enfermagem trouxe o sentimento e comportamento positivo em relação à condição de saúde, tempo e sequelas da internação. Considerações Finais: a qualidade do atendimento prestado as mães durante a internação são importantes para reduzir as preocupações frente a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.