Arquitetura

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 46
  • Monografia Acesso fechado
    Centro REVIVER: Centro de atenção psicossocial álcool e drogas IV
    (2023-12) SANTOS, Julia Miquelon Rocha dos
    O projeto trata-se da criação de uma unidade CAPS IV na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão. O objetivo do projeto é atender a população que sofre com o uso de substâncias psicoativas, usando a arquitetura como agente de promoção da saúde mental e agindo no território do usuário de modo que se crie um vínculo com o paciente.
  • Monografia Acesso fechado
    TDAH em foco: neuroarquitetura aplicada a ambientes escolares e a busca por inclusão.
    (2023-12) BARBOSA, Maria Letícia Sereno
    O seguinte trabalho busca criação de um novo modelo de ambiente escolar, traduzindo para o espaço físico os princípios da metodologia de ensino proposta pelo modelo Montessori, junto as descobertas que se tem atualmente no campo da neuroarquitetura, que trazem um enfoque em como o ambiente construído pode influenciar aquele a quem o habita, partindo do estudo científico das respostas cerebrais ao mesmo. Discorrendo inicialmente da importância do papel da escola, assim como o modelo tradicionalmente usado no brasil, é se feita uma correlação entre esse espaço e o desenvolvimento de seus alunos, posteriormente comparando os com o método desenvolvido por Maria Montessori, principalmente ao que se tem na educação de crianças neurodivergentes, e relacionando suas descobertas com o que se é defendido pela neuroarquitetura, aos quais os princípios serão usados de como forma de análise e desenvolvimento do espaço construído para o modelo de escola proposta ao final do trabalho.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Arquitetura escolar: concepção de espaços sensoriais
    (2023-12) SILVA, Maria Luiza Melo da
    Esse trabalho visa criar um projeto escolar. Um espaço que proporcione aos alunos ambientes com múltiplas funções e sensações, composto por elementos sensoriais, com o objetivo de estimular a aprendizagem dos alunos de uma forma mais dinâmica, apresentando um novo olhar para a educação e arquitetura de forma inovadora, acessível e funcional.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Qualivida - Centro de Atividade e Acolhimento para Idosos
    (2023-12) CONDE, Lays Martins
    A necessidade de espaços adequados a pessoas idosas é um fato de extrema importância nos dias atuais, já que nossa população caminha para um percentual relevante. O projeto ora proposto é acolher os frequentadores (idosos) que buscam ter companhia para seus afazeres e diversão, tendo a possibilidade de day-uses ou estadia de curto prazo, e tem como objetivo atender a Barra da Tijuca e cidades vizinhas. Trazendo lazer, saúde, inclusão social e espaço de apreciação. Atendendo a demanda da sociedade visando melhorar a qualidade de vida e a saúde física e mental
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto Arquitetônico de Igreja Evangélica
    (2023-12) ROCHA, Isabelle de Lima
    O meu trabalho de conclusão vem trazendo a arquitetura de uma igreja evangélica, que atenda as necessidades do bairro de Bonsucesso.
  • Monografia Acesso aberto
    Barra Olímpica: o bairro inteligente
    (2023-12) NORONHA, Marlise Alexandra Pereira
    Este projeto visa integrar fisicamente e socialmente o novo bairro Barra Olímpica por meio de um anteprojeto urbanístico baseado em conceitos de "Smart City". Com foco na atualização do Plano Diretor de Lúcio Costa, as estratégias incluem redução de distâncias para pedestres, diversificação de usos territoriais, ciclovias, transporte aquaviário, novas vias, parques lineares, redes de tratamento de esgoto e áreas de interesse social. Alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o projeto busca criar um ambiente urbano mais sustentável, acessível e inclusivo, promovendo a qualidade de vida de seus moradores em diversos aspectos.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Cultural Criarte
    (2023-12) SANTOS, Stephanie Augusta Fernandes dos
    O TFG apresentado diz a respeito da implantação de um Centro Cultural, afim de abranger grande parte da educação das crianças e adolescentes em regiões precárias e favelizadas do Grajaú - RJ e bairros adjacentes.
  • Monografia Acesso fechado
    We fit club: a natureza e o exercício físico na saúde e bem-estar do ser humano
    (2023-12) EYER, Paula Eduarda Pinheiro
    O exercício físico regular é vital para a saúde mental e física. A arquitetura desempenha um papel crucial ao criar espaços que incentivam a atividade física, como academias e áreas ao ar livre. A inclusão, conexão com a natureza e design sustentável são fundamentais. Em resumo, a arquitetura bem projetada pode promover um estilo de vida saudável, inclusivo e sustentável, contribuindo para a saúde global.
  • Monografia Acesso aberto
    ETA Benfica
    (2023-12) LADISLAU, Gabriel Soares
    Este projeto aborda a saúde pública em Benfica e na comunidade da Barreira do Vasco, onde enfrentamos problemas de escassez de água potável e enchentes recorrentes. A água é vital para diversas atividades humanas, mas nem sempre está disponível para consumo direto devido a impurezas e microrganismos presentes nas fontes de água.
  • Monografia Acesso aberto
    Instituto Crescer
    (2023-12) LINS, Laís Lemos
    Este projeto tem como objetivo a criação de um espaço seguro para criação de crianças e adolescentes, onde possam crescer e se preparar para a vida em sociedade. Para alcançar os objetivos pretendidos, o estudo será fundamentado por um histórico de orfanatos brasileiros, métodos de ensino Montessorianos, estudos para criação de um ambiente saudável, auxílio emocional e apoio governamental para obtenção de uma nova forma de abrigar crianças. O trabalho abordará uma criação responsável e auto suficiente de crianças, para que assim, possam se preparar melhor para a vida adulta. Além disso, deve satisfazer a necessidade de uma arquitetura inclusiva e receptiva para a jovens, que muitas vezes também sofrem de doenças e distúrbios, de modo a se adequar às suas necessidades básicas e seguir a proporção de cada indivíduo, trazido com a implementação de uma face do sistema de ensino Montessori. Esse modelo educacional desenvolve a independência, além de um apoio psicológico desenvolvido com psicólogos e terapeutas para acompanhamento e tratamento, quando necessário. Estes preceitos irão redefinir as expectativas e pré-concepções alusivas à típicos abrigos infantis.
  • Monografia Acesso fechado
    Condomínio Container
    (2023-12) SOUZA, Guido Lucas de
    Esse trabalho tem como objetivo analisar, projetar a viabilidade utilizando containers na construção de uma moradia compacta. Construção de um condomínio de 8 Apartamentos para famílias de 2 a 4 pessoas, cada apartamento serão utilizados containers Marítimos do tipo dry standard 40 e dry standard 20. Os apartamentos vão ser divididos em 8 lotes iguais.
  • Monografia Acesso aberto
    Cras Terreirão - Recreio
    (2023-12) SOUZA, Julian da Silva
    Cras (Centro de Referência de Assistência social), é um equipamento público, aonde é fornecido serviços, benefícios e programas, que tem como objetivo prevenir de situações de risco e instruir e dar conhecimento sobre causas familiares, comunitárias e ambientais. O cras é um sistema que é implantado, em bairros, com o intuito de melhorar a convivência social, dar informações sobre diversos temas, oferecer ensino básico, programas como danças, esportes, suporte judiciário e psicológico. E muitos bairros são carentes desses serviços, e um desses lugares é o terreirão, uma comunidade dentro do bairro do recreio dos bandeirantes localizado na cidade do rio de janeiro.
  • Monografia Acesso aberto
    Condomínio sustentável e social: Florescer Residencial Ecovida
    (2023-12) BARBOSA, Luiz Eduardo Muniz
    O projeto tem como principal objetivo mostrar a importância da sustentabilidade no tempo que vivemos e principalmente apresentar soluções reais para construir e viver em uma residência autossustentável
  • Monografia Acesso aberto
    Paisagismo: Jardim sensorial em Bangu
    (2023-12) SILVA, Ana Beatriz Oliva
    Projeto paisagístico que consiste em um jardim sensorial no bairro de Bangu.
  • Monografia Acesso aberto
    Museu Aeroespacial: um novo olhar sobre sua Iluminação e conforto térmico
    (2023-12) MARQUES, Amanda Patrícia dos Santos
    Este trabalho tem como objetivo apresentar soluções de conforto térmico e lumínico para o Museu Aeroespacial, problemas estes observados durante período que esta aluna trabalhou na instituição como museóloga e curadora. Pelo fato do Museu Aeroespacial, conhecido como MUSAL estar localizado numa região com altas temperaturas, o Campo dos Afonsos - RJ, seus hangares e espaços expositivos são extremamente quentes, principalmente no verão. Além dessa questão, sua iluminação não é contemplada por um projeto único refletindo diretamente no resultado final da exposição. Como soluções, propomos construções de sheds, claraboias e chaminés aumentando a ventilação cruzada e iluminação natural, assim como um novo projeto luminotécnico, dentre outras propostas, visando sempre o bem-estar e uma experiência de qualidade para o visitante que frequenta a instituição.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de apoio e bem-estar para estudantes universitários e recém-formados: foco em saúde mental
    (2023-12) ROSA, Laís Gomes
    O presente trabalho tem a criação de um espaço de apoio para estudantes universitários e recém-formados como objetivo principal, para, através desse espaço, proporcionar descompressão e amparo, minimizando os impactos negativos causados pelo estresse e transtornos mentais durante o período de formação profissional do indivíduo.
  • Monografia Acesso aberto
    Neuroarquitetura aplicada no desenvolvimento infantil
    (2023-12) Moreira, Milena Dantas
    O equipamento consiste em um projeto de escola voltado para a primeira infância, com o intuito de proporcionar um ambiente que estimule positivamente seus cérebros, para que assim absorvam e aprendem mais rápido o que está sendo oferecido. O projeto interliga o ambiente interno com o externo, trazendo a natureza para mais perto das crianças. O projeto será inserido no Centro do Rio de Janeiro, no bairro da Saúde.
  • Monografia Acesso aberto
    Arquitetura brasileira: a retomada da identidade popular nacional
    (2023-12) SCHMIDT, Isabela de Salles
    A identidade arquitetônica de um lugar desempenha um papel fundamental na preservação e na promoção da sua herança cultural. É essencial promover um equilíbrio entre a preservação do patrimônio arquitetônico e as necessidades contemporâneas, permitindo a evolução harmoniosa dos lugares sem perder sua identidade cultural. Seguindo esse princípio, foi projetado o Residencial Anileiras, onde se desenvolveu um empreendimento residencial multifamiliar de interesse social, que, além de harmonizar-se arquitetonicamente com a região em que está situado, encontra-se preparado para acolher e atender às necessidades de pessoas de todas as faixas etárias e condições físicas.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Erudito: boa Gamboa
    (2023-12) SANTOS, Thaís Domingos dos
    Trabalho final de graduação com projeto arquitetônico de implantação de um centro cultural na região da Gamboa, Rio de Janeiro. O centro conta com 2 blocos interligados na área de terraço, onde cada bloco funciona independentemente.
  • Monografia Acesso fechado
    Habitação de interesse social: espaço morada: apoio ao processo construtivo de moradias sociais no bairro de rio das pedras
    (2023-12) Bittencourt, Ana Luiza da Silva Alves
    O terreno está localizado na Via Light Rio das Pedras, na comunidade de Rio das Pedras, situa-se na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro sendo próximo aos bairros Jacarepaguá, Itanhangá e Anil. O Brasil se destaca pelo grande histórico de déficit habitacional em diversas regiões, tendo um quantitativo de cerca de 6 milhões de moradias, tendo um déficit no estoque de moradias, ou seja, necessidade de construção de novas casas, envolvendo habitações precárias, comprometimento da renda com aluguel excessivo, coabitação familiar e adensamento excessivo de moradores em imóveis alugados. Com isso, muitas famílias ficam sem alternativas e passam a viver em imóveis precários ou abandonados. Para mudar essa realidade, o projeto propõe um espaço que atenda cada particularidade e necessidades dessas familias, integrando ao espaço de convivio, trazendo um senso de comunidade inclusiva e adequada.