Engenharia Ambiental e Sanitária

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 112
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O licenciamento ambiental para estações rádio base no RS: uma comparação da legislação ambiental em dois municípios do RS
    (2023-12) SANTOS, Daluk Marcela; CUBAS, Anelise Leal Vieira
    Esse estudo tem como objetivo comparar as legislações dos municípios de Porto Alegre e Pelotas em relação ao licenciamento ambiental para a instalação de estações de rádio base. Para tanto, a metodologia eleita foi um estudo de caso, em um estudo comparativo entre as legislações dos dois municípios, com uma revisão na literatura e na legislação ambiental dos dois municípios estudados e também nas leis ambientais estaduais. Os resultados apontaram que legislação ambiental, no que tange o Licenciamento Ambiental, para instalação de Rádio Base são semelhantes, não apresentando nenhuma diferença significativa. Conclui-se que, que as exigências legais para instalação de rádios bases para telefonia, desde cumprida a legislação, são suficientes para prevenir ou diminuir os impactos ambientais. Ainda, entende-se que, além da exigência do cumprimento da lei para a liberação do Licenciamento Ambiental, é de suma importância a realização da fiscalização, por parte dos órgãos competentes, dos empreendimentos e atividades que podem causar um impacto ambiental, considerado como local, e número de antenas instaladas na região.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da adequação da gestão de resíduos sólidos em Florianópolis em relação às metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos
    (2023-11) NETO, Carlos Eduardo Espíndula
    Dada a situação inadequada do gerenciamento de resíduos dos municípios brasileiros e com a finalidade de solucionar a questão, a Lei n°12.305/2010 foi criada e instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), trazendo princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos no país. O presente artigo tem como objetivo analisar a adequação da gestão de resíduos de Florianópolis à esses objetivos e metas estabelecidos pela PNRS, com base nos dados de geração, coleta e destinação final dos resíduos do município. Os dados foram obtidos de pesquisas documentais da Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap) dos anos de 2010 e 2022, afim de comparar a variação de geração dos resíduos, a ampliação das modalidades de coleta e a evolução da correta destinação final nos diferentes períodos. É visto que a capital progrediu na gestão de seus resíduos, abordando a logística reversa e ampliando seus serviços no município, implantando novas modalidades de coleta de resíduos, separando os resíduos recicláveis que anteriormente eram coletados misturados e coletando-os um a um, resultando não só no aumento da quantidade de resíduos coletados, como também no aumento da qualidade do material encaminhado para tratamento e da correta destinação final.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Panorama da utilização de sistemas locais para tratamento de esgoto sanitário em Santa Catarina
    (2023-11) SKRIPNIK, Natasha Neves
    O esgoto sanitário não tratado contém agentes patogênicos, matéria orgânica e nutrientes que poluem o meio ambiente, resultando em doenças e prejuízos aos ecossistemas. A baixa cobertura de sistemas coletivos de tratamento de esgoto, especialmente em municípios de pequeno porte em Santa Catarina, mostra que o estado tem muitos desafios na busca pela universalização do saneamento básico. Nesses casos, os sistemas locais, se bem construídos e operados, se mostram como soluções eficientes, financeiramente mais atrativas e simplificadas. Logo, o objetivo deste trabalho foi de elaborar um panorama da utilização de sistemas locais para tratamento de esgoto sanitário no estado de Santa Catarina. Desta forma, analisou-se dados operacionais e técnicos dos sistemas locais de tratamento de esgoto sanitário dispostos em 60.816 questionários aplicados em domicílios de municípios com menos de 15 mil habitantes pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) na elaboração de "Diagnósticos da Situação Atual Sobre a Gestão do Esgotamento Sanitário". Os resultados obtidos apontam para uma ampla utilização de sistemas locais de tratamento de esgoto sanitário no estado, e ao mesmo tempo um alto índice de potenciais irregularidades entre os sistemas analisados. Com os dados obtidos, elaborou-se um painel interativo com a ferramenta PowerBI, esse painel proporciona uma visão mais detalhada, permitindo uma análise acessível dos dados, tanto de maneira específica por município quanto de forma regionalizada, facilitando o planejamento e a implementação de medidas assertivas.
  • Monografia Acesso aberto
    Gestão de projetos: estudo de caso em escritório de projetos de saneamento
    (2022-12-19) Saul, Prisca
    Gerenciamento de projetos é uma área bastante consolidada e com um fator de crescimento bem amplo. Devido ao desenvolvimento Global e a rápida evolução das tecnologias, torna se cada vez mais frequente a utilização das técnicas e ferramentas de gestão pelas organizações e empresas. O profissional de gerenciamento de projetos se torna cada vez mais importante nesse processo dentro das empresas, considerando que esse profissional é responsável por uma grande parcela na criação do produto, serviço e resultado dos projetos, o que é de fato a finalidade de todo projeto. Neste âmbito, o Project Management Body of Knowledge, PMBOK do PMI é um guia que traz uma visão organizada de gerenciamento de projetos, elencando processos, princípios e domínios necessários para se ter uma gestão de qualidade. Dessa forma, esse trabalho visa apresentar um estudo de caso de caráter qualitativo de um escritório de projetos de saneamento que elabora projetos de Abastecimento de água e Esgotamento sanitário, neste trabalho propõe se a análise dos processos de gestão da empresa conforme a metodologia PMBOK. O trabalho foi realizado com base em observação e aplicação de questionário aos colaboradores da empresa. Após análise dos dados constatou se o desconhecimento dos colaboradores em relação a metodologia de gestão de projetos usada na empresa, assim como falhas consideráveis nos processos de gestão da empresa considerando a aplicabilidade da metodologia do PMBOK .
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Avaliação do sistema tratamento efluente de um frigorifico de pequeno porte por indicadores de desempenho ambiental
    (2022-12) Lichtenfels, Gabriel
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como finalidade realização da avaliação de um sistema de tratamento de efluente por lagoas, de um frigorifico de abate de aves de pequeno porte localizado na grande Florianópolis, Santa Catarina. Devido a grande quantidade de efluentes com grande potencial de impacto poluidor que esse tipo de empreendimento pode gerar. A realização da avaliação ocorreu a partir de visitas técnicas ao local dos documentos e análises laboratoriais fornecidas pelo empreendimento e do levantamento de literatura pertinente sobre o assunto. Para realização da avaliação foram estabelecidos vários indicadores ambientais relacionados com as conformidades e não conformidades presentes no sistema de tratamento de efluentes. Foram aplicados 09 indicadores ambientais para o sistema de tratamento de efluente, cada um apresentando um índice satisfatório (Somatória valendo 6 pontos), intermediário (Somando 3 pontos) ou insatisfatório (somando apenas 1 ponto). A base para a criação desses indicadores foi a Norma Brasileira NBR ISSO 14031/2015, realizando as adaptações necessárias para fazer a análise do sistema. A análise do tratamento de efluentes por lagoas de estabilização se mostrou satisfatória condizente com a legislação vigente. Com os indicadores de operação foi possível identificar as conformidades e não conformidades presentes no tratamento. Os indicadores insatisfatórios representam as não conformidades identificadas. Observamos então que as não conformidades não impactam diretamente no funcionamento do sistema de tratamento de efluentes. Sendo realizada a preposição de melhorias do sistema com base na procura da melhoria dos indicadores operacionais insatisfatórios.
  • Monografia Acesso aberto
    Biocombustível sólido como fonte de energia térmica na agricultura familiar
    (2022-12-01) Ezirio, Maria Júlia Assunção
    A procura por fontes de energia que possam substituir os combustíveis fósseis é de extrema importância, tanto no aspecto econômico, como socioambiental, uma alternativa viável para isso é a produção de biocombustível sólido, a partir do uso de biomassa para geração de energia térmica. Dentre inúmeras possibilidades de biomassas, a casca de arroz e de cítricos está entre as fontes renováveis que apresentam uma produção expressiva. O objetivo deste trabalho foi adaptar a produção de biocombustível sólido a partir da biomassa da casca de arroz, casca de cítricos e casca de batata como fonte de energia térmica na agricultura familiar. Foram produzidas 3 amostras com diferentes composições utilizando biomassas de resíduos (casca de arroz, casca de cítricos e casca de batata) e efetuados testes para aferir a viabilidade da produção dos briquetes, sendo possível obter o Teor de Umidade, Teor de Cinzas, Poder Calorífico Superior (PCS), Poder Calorífico Inferior (PCI), Densidade Aparente, Resistência mecânica a compressão, emissão de fumaça pela Escala Ringelmann e a viabilidade econômica dos biocombustíveis produzidos em laboratório. Os valores ótimos encontrados para PCS e PCI foram os briquetes com composição de casca de limão (50g), casca de arroz (10g) e casca de batata inglesa (100g), resultando em 15,8±0,06 - 17,16±0,06 MJ/Kg, respectivamente. As 3 amostras ultrapassaram valor de 0,006 MPa de resistência a compressão, considerados para uso de briquetes domésticos. Estimou-se os custos de produção a partir de pesquisas e estimativas, tendo como base a comercialização de briquetes confeccionados no laboratório de química da faculdade. Após, adaptou-se o processo de produção de biocombustíveis para uma propriedade rural. Sendo assim, foi possível confeccionar os briquetes e demonstrar a possibilidade de produção em propriedade familiar, através do reaproveitamento de resíduo agrícola como fonte de energia térmica. Desta forma, apresentou-se uma possibilidade de incentivar e desenvolver tecnologias e inovações nos setores rurais, considerando a busca por alternativas para a produção de energia térmica.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo de avaliação de impactos ambientais de um cemitério particular familiar
    (2022-11-18) Reis, Izamara
    Cemitérios são considerados como fonte potencialmente poluidora e causadora de impactos ambientais, refere-se principalmente às alterações nas propriedades físicas, químicas e bacteriológicas no solo e nas águas subterrâneas. Devido ao processo de decomposição do corpo humano, no qual libera o necrochorume, líquido constituído por água, substâncias orgânicas, inorgânicas e microrganismos patogênicos, o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), por meio de suas resoluções, estabeleceu critérios mínimos necessários para a implantação de cemitérios, tencionando a proteção dos lençóis freáticos da infiltração do necrochorume e contaminação do solo. Para atingir o objetivo deste estudo foi realizada a revisão bibliográfica do assunto em questão, a coleta de dados e diagnóstico ambiental do empreendimento foi realizada através de visitas in loco com registro fotográfico. O empreendimento em estudo trata-se de um Cemitério Particular Familiar, localizado no interior do município de Timbó Grande, por falta de espaço no cemitério municipal, o pequeno empreendimento entrou em operação sem autorização ambiental prévia. Sendo assim, como resultado do diagnóstico ambiental do empreendimento, foi possível promover um estudo de avaliação de impactos ambientais, que visem minimizar e evitar futuros locais de contaminação, esses impactos foram ponderados de forma quantitativa através da matriz de Leopold, conhecido como um método de fácil compreensão ao público em geral, além disso, foram propostas algumas medidas para mitigar e monitorar os impactos ambientais, como por exemplo, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado para manter o bom funcionamento, organização e salubridade ambiental de diversos empreendimentos, entre eles, cemitérios.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Gerenciamento de resíduos sólidos em obras de infraestrutura de rodovias: estudo de caso na obra do contorno rodoviário de Florianópolis
    (2022-11-10) Fidelis, Eunice
    O setor da construção civil vem enfrentando desafios com as exigências que determinam um desenvolvimento sustentável, logo pensar em soluções para os resíduos gerados é ter ações com o processo de gestão adequado de educação ambiental envolvendo os colaboradores da obra, visto que a eficiência do programa de gerenciamento de resíduos demanda de muitas pessoas no processo. Faz se necessária a execução de recomendações de treinamentos e estabelecimento de metas com foco no aperfeiçoamento da segregação dos resíduos, além de acompanhamento do andamento dessas atividades através de indicadores, ao qual é imprescindível para avaliar a execução do programa e trazer melhoria contínua, beneficiando a obra com a minimização dos impactos ambientais gerados pelos resíduos. A elaboração do presente estudo dividiu-se em 4 (quatro) momentos, sendo o primeiro momento destinado à pesquisa de campo na obra do Contorno Rodoviário de Florianópolis em Santa Catarina, com o suporte da análise de documentos, seguido de análise do checklist mensal realizado pela equipe de supervisão ambiental da concessionária. O segundo momento da pesquisa foi destinado à revisão da literatura, já no terceiro momento foram elaborados indicadores, recomendações e metas. Indicadores para monitoramento e avaliação, recomendações e metas para trazer melhorias ao programa. Por fim, no quarto e último momento foi reservado para análise, discussão e conclusão dos resultados obtidos. Foi realizado análise documental através de indicadores que apresentam os resultados da execução do Subprograma de Gerenciamento de Resíduos Sólidos durante o período de 1 de junho de 2021 a 30 de setembro de 2021. O Subprograma de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é parte integrante do Programa de Controle Ambiental que compõe o Plano Básico Ambiental do Contorno Rodoviário de Florianópolis, ao qual o último foi aprovado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Sendo assim, analisando o período de quatro meses entre 01 de junho de 2021 a 30 de setembro de 2021, foi evidenciado que as duas maiores categorias de não conformidades estão relacionadas a segregação dos resíduos na fonte, armazenamento de resíduos classe II A e B, armazenamento de resíduos classe I e presença de coletores identificados no local. Optou-se que seja aplicado provas, diálogos diários de meio ambiente e treinamentos para conscientização dos colaboradores, acredita -se que essas ações irão incentiva-los a reduzir, reutilizar, reciclar e segregar corretamente os resíduos no seu cotidiano de trabalho 8 Com o intuito em melhorar a manutenção das ações de correta segregação na origem, armazenamento, transporte e destinação final através do monitoramento das diversas atividades construtivas nas frentes de serviço e unidades administrativas, começou a ser executado as medidas propostas nesse estudo, iniciando a execução em campo no mês de junho de 2022 a execução em campo deste presente estudo. Foi elaborado um checklist, ao qual, foi nomeado como checklist PGR (checklist do Programa de Gerenciamento de Resíduos), o checklist criado é exclusivo para monitorar a execução do programa de gerenciamento de resíduos, este contém 10 itens para serem inspecionados em campo e em análise documental, a escolha desses itens deu-se através do estudo da licença de instalação da obra LI nª 1393/2021, pois a licença possui o plano básico ambiental, ao qual é obrigatório a execução do subprograma de gerenciamento de resíduos, esses itens foram escolhidos a fim de garantir que as construtoras presentes na obra estão executando o gerenciamento de seus resíduos conforme o PBA exige. No IQPGR, os 10 itens inspecionados no checklist estão relacionados entre si e possuem peso avaliativo, sendo assim no período de 01 de junho e 30 de setembro de 2022, foi realizado na obra do Contorno Rodoviário de Florianópolis a execução de recomendações com uma meta em mente de melhorar em 50% a segregação dos resíduos, além de diminuir sua geração em 10%, trazendo melhorias para a execução do programa de gerenciamento de resíduos.
  • Monografia Acesso fechado
    Distritos de medição e controle como ferramenta para a gestão de perdas de água em sistemas de abastecimento
    (2022-06-29) Eliane Rodrigues
    Atualmente, as perdas de água em sistemas de abastecimento representam um grande desafio para as empresas prestadoras de serviços de água no Brasil. O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) aponta que a evolução dos indicadores sobre perdas de água em sistemas de abastecimento nos últimos anos tem sido lenta, com índices de perdas na distribuição próximos dos 40% no país, evidenciando a necessidade nacional de maiores esforços para reduzir este índice. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor a implementação de Distritos de Medição e Controle (DMC) como ferramenta para auxiliar na gestão de perdas de água do sistema de abastecimento de água da cidade de Piraju/São Paulo. A definição dos DMCs foi realizada através do modelo hidráulico fornecido pela empresa SANOVA – Soluções para gestão da água, que foi utilizado como base para desenvolvimento deste estudo e através dos critérios de extensão de rede e número de ligações de água. A caracterização de cada DMC foi obtida através da Flex Table do software de modelagem WaterGEMS, que permite consultar a extensão de rede total de uma determinada área selecionada bem como o número de ligações. Em seguida, foram escolhidos indicadores de perdas de água através do glossário do SNIS e a sua representativade para a gestão de perdas de água. Através da metodologia adotada, foram definidos 12 DMCs e 5 indicadores de perdas de água, que servirão de apoio para a prestadora de serviço de água de Piraju/SP identificar regiões com índice de perdas mais elevados e estabelecer estratégias mais sólidas para controlar e reduzir as perdas de água do sistema.
  • Monografia Acesso aberto
    Avaliação das perdas de água em um Distrito de Medição e Controle do Sistema de Abastecimento de Água do município de São José/SC
    (2022-06-29) Ferreira da Silva, Fernanda
    Como são cada vez mais recorrentes os problemas referentes à escassez hídrica, tornou-se uma necessidade que as empresas responsáveis pelo abastecimento de água potável busquem alternativas para minimizar as perdas de água. Nessa perspectiva, a adoção de métodos para avaliação das perdas de água colabora para que as concessionárias de saneamento alcancem níveis de perdas que sejam econômicos, focando investimentos em áreas prioritárias, economizando insumos e diminuindo a exploração de recursos hídricos. Este trabalho teve por objetivo avaliar as perdas de água no Distrito de Medição e Controle (DMC) Colônia Santana, com aplicação dos métodos do Balanço Hídrico, Vazão Mínima Noturna, Indicadores de Desempenho e Matriz de Avaliação do Banco Mundial, no período de março de 2021 a março de 2022. Com o Balanço Hídrico foi possível visualizar que a maior parcela das perdas corresponde aos volumes de perdas reais. Pelo método da Vazão Mínima Noturna, verificou-se aumento durante o período avaliado, indicando a existência de possíveis vazamentos ocultos. Em relação aos Indicadores de Desempenho, apenas o Índice de Hidrometração (IN009) apresentou resultado excelente, com 100% de hidrometração. Os demais indicadores, como o Índice de Perdas de Faturamento (IN013), Índice de Perdas na Distribuição (IN049) e o Índice de Perdas por Ligação (IN051), apresentaram resultados desfavoráveis acima da média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Também se realizou avaliação da situação do parque de hidrômetros, com a finalidade de verificar a necessidade de substituições dos micromedidores. Os resultados alcançados expressam a importância da realização de ações no DMC Colônia Santana para minimizar os volumes perdidos. Os principais problemas identificados na área de pesquisa são: gestão de pressão, gerenciamento da infraestrutura, vazamentos ocultos, substituição de hidrômetros e controle de fraudes.
  • Monografia Acesso aberto
    Avaliação do gerenciamento dos resíduos sólidos adotado por um estaleiro
    (2022) Ribas, Isis
    Segundo Orth, Beldin e Zanotelli, 2014, entre os problemas ambientais que afetam a sociedade, está a produção de resíduos industriais, que apresentam muitas vezes características de periculosidade, classificados então como classe I pela NBR10.004/2004. Por este motivo o seu gerenciamento deve receber muita atenção, uma vez que gerenciado de forma incorreta os resíduos industriais podem causar diversos danos tanto ambientais quanto econômicos. Levando em consideração a problemática dos resíduos industriais, o presente trabalho de conclusão de curso teve como propósito avaliar o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos de um estaleiro localizado no município de Palhoça/SC. Esta avaliação foi realizada a partir do levantamento do sistema de gerenciamento adotado atualmente pela empresa, a partir do levantamento de dados, visitas in loco, conversas com os colaboradores e fotografias das estruturas internas. Com isso foi realizado um diagnóstico buscando verificar a existência de possíveis não conformidades e conformidades com os atos normativos pertinentes a cada etapa do processo de gerenciamento, desenvolvendo indicadores de dimensões ambientais os quais foram subdivididos em indicadores de desempenho gerencial (IDG), indicadores de desempenho operacional (IDO) e de indicadores de condição ambiental (ICA). Os indicadores foram uma adaptação das metodologias desenvolvidas por Fechine (2014), Carra (2013) e Castro (2016), a partir da NBR 14031/2015, para que se adequassem as particularidades do estaleiro. Através da aplicação dos indicadores, foi possível determinar se o desempenho ambiental era crítico, regular ou satisfatório, com isso foram obtidas 3 dimensões, 23 indicadores e 69 tendências de sustentabilidade. A partir da aplicação dos indicadores que apresentaram tendências críticas e regulares e das não conformidades encontradas foram propostas ajustes e melhorias para o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos (GRS) utilizado no estaleiro. Assim, observou-se algumas não conformidades nas etapas de segregação, acondicionamento, efetividade na segregação dos resíduos e planejamento do gerenciamento e educação ambiental. Por fim contatou-se que mesmo possuindo algumas não conformidades e alguns indicadores insatisfatórios, o estaleiro possui um desempenho ambiental satisfatório, necessitando de ajustes no processo operacional e melhorias nas etapas de gerenciamento dos resíduos sólidos.
  • Monografia Acesso aberto
    Percepção dos usuários sobre o reservatório individual de água fria: estudo de caso realizado no bairro Tapera - Florianópolis/SC
    (2022-06-28) de Souza, Aparecida Cristina
    Em grandes cidades, as interrupções no abastecimento de água são frequentes. Sejam por manutenção nas redes de abastecimento, bombeamentos ou por escassez de água devido à estiagem. A segurança hídrica domiciliar se faz necessária, e a caixa d’água quando bem dimensionada, garante essa segurança. Porém, não são todas as residências que as possuem. O objetivo desse trabalho é entender a percepção do usuário do sistema sobre esse item, além de demonstrar o impacto da falta dele em residências. Essa demonstração será feita através da aplicação de um questionário com 70 residências localizadas no bairro Tapera – Florianópolis/SC e análise desses dados para verificar se a problemática inicial se prova verdadeira nesse local.
  • Monografia Acesso embargado
    Avaliação do reaproveitamento hídrico de uma obra de infraestrutura viária
    (2021-12-20) Tailini Silveira Lemes
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como finalidade avaliar as quatro formas de reaproveitamento de recursos hídricos de uma Obra de Infraestrutura Viária, localizada na região da grande Florianópolis, abrangendo quatro municípios. A condição hídrica vem sendo uma preocupação constante da população mundial, devido sua escassez e condição de consumo. A avaliação foi realizada a partir do levantamento das condições de projetos desses sistemas, visita em campo e análise dos dados fornecidos pela construtora. Para viabilizar a análise foram utilizados três grupos de análise sendo direcionados especificamente para características físicas do sistema, manutenção do sistema e qualidade do recurso hídrico reutilizado, dentre esses houve a aplicação de dezesseis indicadores, com índices satisfatórios (somando cinco pontos), parcialmente satisfatório (somando 3 pontos) ou insatisfatório (obtendo apenas um ponto). Todos os indicadores foram baseados nas NBR 15.527; NBR 16783; NBR 14.031 e NR 14031, sendo adaptados de acordo com a característica de cada sistema e a aplicação do trabalho. Com a aplicação dos indicadores foi possível verificar que três sistemas apresentam um índice bom de atendimento aos padrões ambientais, sendo um deles considerado regular. Todos os sistemas são satisfatórios se formos considerar a possibilidade de reutilização, em que este está inserido. Após essas aplicações foram indicadas possíveis melhorias para os sistemas avaliados considerando sempre os índices delimitados como insatisfatórios e eventualmente os índices parcialmente satisfatórios. Sendo assim pode-se verificar que os sistemas de reaproveitamento são considerados satisfatórios para inibir o consumo de água potável ou captada.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo de melhoria de abastecimento de água utilizando a modelagem hidráulica
    (2021-12-20) Oliveira Jr, Carlos Roberto
    Na atualidade, a gestão dos sistemas de abastecimento de água é um desafio para as concessionárias de água. Este trabalho objetiva realizar o estudo do sistema de abastecimento de água de Schroeder através da modelagem hidráulica com o software WaterGEMS. A partir da criação do modelo hidráulico, serão realizados estudos sobre o sistema para identificar possíveis falhas na distribuição de água e a avaliação de variação de pressões no sistema. Os resultados obtidos através da modelagem indicam possíveis pressões baixas e falta d’água no sistema de abastecimento de água de Schroeder, principalmente com o sistema na demanda máxima horária.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise crítica da normativa de educação ambiental voltada ao licenciamento ambiental federal
    (2021-12-08) Pereira, Jackson
    O presente trabalho objetivou analisar a Instrução normativa 02 do IBAMA, de 27 de março de 2012, utilizada como referência teórica e metodológica para a elaboração e execução dos programas de Educação Ambiental implementadas no licenciamento ambiental federal. Foram analisados fatores relevantes como as metodologias indicadas, os conceitos de diagnóstico participativo e grupos vulneráveis, dentre outros aspectos importantes para a execução de um bom Programa de Educação Ambiental (PEA). Para tal, foi utilizada revisão bibliográfica a partir de livros e artigos científicos como fontes primárias de conceitos e aspectos históricos capazes de permitir uma análise crítica acerca da temática proposta. Também foram utilizados como exemplo dois programas de educação ambiental, um anterior e outro posterior a edição da IN, afim de comparar e verificar se ela trouxe avanços aos PEA’S implementados. Observou-se que as melhores propostas metodológicas com os resultados mais eficazes e significativos, são as realizadas de forma participativa, envolvendo os diversos atores sociais atingidos direta e indiretamente pelos empreendimentos, enfatizando às comunidades com a maior vulnerabilidade socioambiental. Conclui-se que bons programas de educação ambiental, além de cumprir o seu papel no licenciamento de mitigar / compensar os impactos negativos causados pelos empreendimentos, também são excelentes ferramentas de transformação e empoderamento dos grupos mais vulneráveis.
  • Monografia Acesso aberto
    Avaliação da Eficiência de Estações de Tratamento de Esgoto em Condomínios Residenciais e Comerciais
    (2021-12-16) Silva, Lucas
    Se preocupar com questões ambientais é muito importante, pois não trata-se apenas de seguir a legislação, mas sobre se responsabilizar com o planeta, preservando-o agora e no futuro. Os lares e a atividade doméstica em geral, geram efluentes que precisam ser tratados antes do seu retorno aos corpos hídricos, tanto para seguir as condições e padrões de lançamento de efluentes, como para a preservação do nosso meio ambiente e recursos naturais. As estações de tratamento de esgoto são utilizadas na remoção de poluentes das águas residuais de residências, comércios e indústrias, através da aceleração do processo de purificação da água, por meio de processos de degradação, devendo atender às legislações ambientais vigentes, sendo elas Resolução CONSEMA nº 182/2021 e Resolução CONAMA 430/2011. Com isso, o estudo realizado teve como objetivo avaliar a eficiência de estações de tratamento de esgotos em condomínios residenciais e comerciais. Inicialmente, foram coletados os dados de monitoramento das estações. Na sequência, foram realizadas análises para verificação e interpretação dos dados de monitoramento obtidos, e então por fim, avaliando a eficiência do tratamento e atendimento aos padrões de lançamento estabelecidos pelas legislações ambientais vigentes. Apesar de os parâmetros avaliados apresentarem redução significativa de concentração no efluente tratado em relação ao esgoto bruto, os valores de concentração para lançamento de parte dos parâmetros ainda não atendem aos padrões estabelecidos pela legislação, não podendo ser lançados em corpos hídricos e, comprovando assim, que a eficiência de parte das ETE’s não é satisfatória devendo ser submetida a novas adequações e monitoramento constante. Ainda, foi verificado que as médias de eficiência de remoção efetiva apresentaram-se muito abaixo do apresentado nos Memoriais Descritivos de projeto de cada uma das ETE’s. Em média, os resultados obtidos na remoção para Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Fósforo Total foram, respectivamente, 79% e 39%. Portanto, com base nas legislações, nacional (Resolução CONAMA 430/2011) e estadual (Resolução CONSEMA nº 182/2021), todas as ETE’s atenderam aos padrões estabelecidos para DBO, mas nenhuma delas atendeu aos parâmetros estabelecidos para Fósforo Total e Nitrogênio Amoniacal Total.
  • Monografia Acesso aberto
    Tecnologia Fastcompost como Alternativa ao Tratamento dos Resíduos Orgânicos de Grandes Geradores em Centros Urbanos: Estudo de Caso Shopping Itaguaçu - São José/SC
    (2021-12-07) BAUER, Thiago Bastos
    A gestão atual de resíduos sólidos da maior parte dos municípios no Brasil segue a tendência nacional de destinação centralizada de seus resíduos ao aterramento, técnica esta que impacta significativamente o meio ambiente e os cofres públicos. A fração de resíduos sólidos orgânicos desviada de aterros à compostagem ainda está aquém da ideal, mesmo sendo esta a técnica de tratamento mais adequada a este tipo de resíduo degradável. Dentre as diferentes técnicas de compostagem existentes no mercado, a tecnologia Fastcompost surge como uma alternativa ao processo de compostagem de sistema fechado, possibilitando o tratamento e redução do volume do resíduo orgânico no próprio local de geração, sendo esta tecnologia adequada principalmente a grandes geradores de resíduos sólidos como shoppings centers, aeroportos, supermercados e resorts. Neste sentido, o presente trabalho abordou aspectos de implantação e operação, referentes à unidade de compostagem acelerada Fastcompost como alternativa ao tratamento de resíduos sólidos orgânicos em grandes geradores em centros urbanos, com base no gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos do Shopping Center Itaguaçu. Estas análises foram realizadas através de visitas técnicas nos locais em questão e questionamentos junto aos funcionários, com auxílio de documentos específicos sobre o equipamento. A análise destes aspectos permitiu que fossem feitas sugestões de melhorias ao processo como a intensificação da educação ambiental, aquisição de mesa de triagem específica e reintrodução dos resíduos orgânicos não degradados por completo de volta ao processo de compostagem, sendo que estas sugestões vêm de uma questão em comum: a qualidade da segregação na origem. Ainda foi sugerido a introdução de aditivo no processo de compostagem para atenuação do odor em determinados ciclos em que a composição da carga orgânica possa liberar odores considerados desagradáveis. Com isso, pode-se concluir que o manejo dos resíduos orgânicos Shopping Itaguaçu atende à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), bem como a tecnologia Fastcompost possui atributos para ser considerada uma alternativa ao tratamento de resíduos sólidos orgânicos.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise do sistema de gerenciamento de resíduos da construção civil na fase de implantação de uma obra de infraestrutura rodoviária em Florianópolis/SC
    (2021-12-06) Vaz, Maria Eduarda
    A construção civil é um dos setores brasileiros que possui grande potencial de impacto ambiental e social quando desprovido de um gerenciamento de resíduos sólidos ambientalmente adequado. Os Resíduos da Construção Civil (RCC) são definidos pela Lei nº 12.305/2010, a qual instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como sendo àqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis. Os RCC são especificamente classificados pela Resolução Conama nº 307/2002 em Classe A, Classe B, Classe C e Classe D e necessariamente precisam ser geridos por um plano de gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o gerenciamento de RCC oriundos das obras da fase de implantação de uma rodovia caracterizada como obra da construção civil do ramo da infraestrutura, localizada no município de Palhoça, estado de Santa Catarina. A análise foi realizada através de observações em campo sobre a aplicabilidade operacional do sistema atual de gerenciamento dos RCC. Por meio das observações e análises, foi possível identificar as conformidades e não conformidades do sistema de gerenciamento aplicado pela construtora, destacando-se como não conformidade a ausência de controle quantitativo de resíduos de concreto gerados durante a fase de implantação da obra. Por fim, sugestões de melhorias no sistema de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil analisado foram propostas, tais como a mensuração de resíduos de concreto, a revisão do plano de gerenciamento dos resíduos de construção civil e a comercialização de algumas tipologias de resíduos recicláveis.
  • Monografia Acesso embargado
    Estudo comparativo entre o uso do coagulante extraído das sementes de Moringa oleifera e os coagulantes químicos no tratamento de água
    (2021-06-14) Silveira, Mirella Klausen da
    A disponibilidade e a gestão sustentável da água, assim como o saneamento para todos, são um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No tratamento de água, coagulantes são utilizados para desestabilizar partículas presentes na água bruta, propiciando a geração de flocos capazes de serem removidos pelo processo de decantação. Além dos coagulantes químicos, como o sulfato de alumínio, há polímeros sintéticos e coagulantes naturais que podem ser utilizados para tal função. O presente trabalho objetivou avaliar a eficácia das sementes de Moringa oleifera, do cloreto de polialumínio (PAC) e do sulfato de alumínio, no processo de tratamento da água proveniente do rio localizado no Córrego dos Pombos. Os ensaios foram realizados em escala de bancada utilizando o equipamento Jar test para simular os processos de coagulação, floculação e decantação. Foram realizadas dosagens de 210 a 3200 mg/L do pó das sementes de Moringa oleifera (Método 1) e 1 a 1000 mg/L do extrato aquoso das sementes de Moringa oleifera (Método 2), para uma água de turbidez inicial de 21,30 NTU, e aplicadas dosagens de 7 a 8,58 mg/L de cloreto de polialumínio, 14 a 28 mg/L de sulfato de alumínio e 50 a 200 mg/L do extrato aquosos das sementes, para uma água com turbidez inicial de 73,98 NTU. A partir das análises dos parâmetros físico-químicos das amostras de água, antes e após os ensaios de coagulação, floculação e decantação, foi estabelecido a dosagem ótima para cada coagulante. Os resultados mostram que a dosagem ótima de 50 mg/L de extrato aquoso das sementes (Método 2) obteve uma melhor eficiência para uma água de turbidez inicial de 21,30 NTU, apresentando também uma geração de lodo inferior (0,8 mL/L) à do Método 1 (4,5 mL/L). Os coagulantes que obtiveram uma melhor eficiência na remoção da turbidez na água de 73,98 NTU foram o PAC e o extrato aquoso das sementes, com valores acima de 95% de remoção da turbidez, além de apresentarem uma estabilidade maior no pH quando comparados com o sulfato de alumínio. O extrato aquoso apresentou um menor volume de lodo em relação aos outros 2 coagulantes, mostrando ser uma opção eficiente, sustentável e viável para substituir os coagulantes químicos.
  • Monografia Acesso aberto
    Avaliação de impactos ambientais de um loteamento urbano no município de Palhoça/SC
    (2021-06-23) Silveira, Paula Rabelo
    Ao longo da história, a expansão urbana e a ocupação desordenada do território trouxeram consigo a redução em larga escala dos recursos naturais. O processo de urbanização modifica o meio, seja ele por substituição da vegetação por construções, pela impermeabilização do solo e pela a poluição dos recursos hídricos. Como consequência dessas ações antrópicas, os impactos ambientais se agravaram, desencadeando o desequilíbrio do ecossistema. Sendo assim, toda atividade ou empreendimento que possa causar danos ao meio ambiente deve ser submetido a um processo de licenciamento ambiental e, consequentemente, uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Este estudo teve por objetivo avaliar os impactos ambientais e medidas de controle das fases de implantação e operação propostos no Estudo Ambiental Simplificado (EAS) de um loteamento urbano no município de Palhoça/SC. A avaliação foi realizada a partir do levantamento dos aspectos afetados e dos impactos que um loteamento urbano pode causar. Nesta avaliação, verificou-se a necessidade da inclusão de novos impactos ambientais, não verificados pelo estudo base. Após o levantamento, os impactos foram avaliados, através da aplicação de Matriz de Leopold, e ponderados, buscando-se verificar quais impactos ambientais tiveram maior significância. Através de alguns critérios adotados e a aplicação de uma equação de ponderação, o valor de significância variou entre 19 e 56. Dos impactos negativos analisados, o mais relevante obteve uma significância de -56, sendo este a sobrecarga dos recursos naturais e para os impactos positivos analisados, a maior significância foi de 54, neste caso relacionados com a alteração da paisagem e com a economia local. Ambos os impactos mais significativos ocorrem na fase de operação. Ao comparar os resultados da análise com o Estudo Ambiental Simplificado (EAS) existente, verificou-se que há uma subjetividade para classificação, pois esta, depende do ponto de visto do analisador. Observou-se, também, que o número de impactos negativos é maior em ambas as fases e o meio mais afetado negativamente, foi o meio físico. Em seguida, foi possível verificar que nem todos os impactos definidos como grande relevância definidos a partir da ponderação, receberam medidas de controle ou potencializadoras no EAS. Assim sendo, foram propostas melhorias para as medidas apresentadas, bem como, para aquelas que não foram verificadas pelo EAS. Portanto, a verificação de todos os impactos gerados é de suma importância para que seja possível a conservação ambiental de modo a mitigar ou potencializar os impactos gerados. Palavras-chave: Avaliação de impacto ambiental. Licenciamento ambiental. Parcelamento de solo. Ponderação. Loteamento urbano. Palhoça/SC.