Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de falhas em amarradeiras de fardos de celulose
    (2023-06-19) Brandão, Leonardo de Souza
    Este estudo tem como objetivo geral desenvolver um plano de ação para evitar a maior causa de paradas em amarradeiras de fardos em uma fábrica de celulose. Determinar as falhas que mais ameaçam o desempenho e os ativos da manutenção de uma empresa não é uma tarefa fácil. Propõe-se estudar casos de falhas em amarradeiras de enfardamento, em uma empresa de celulose, na cidade de Guaíba. O estudo consiste em colher informações no histórico de ocorrências nas máquinas, lapidá-las e através da ferramenta Jack-Knife encontrar falhas críticas. Os históricos de ocorrências mostram que há em média 3 falhas por mês nos equipamentos. O estudo faz uma separação nas falhas crônicas e nas falhas críticas, focando apenas nas críticas. Com o diagrama se localizou apenas uma falha crítica nas amarradeiras, onde é responsável por quase metade do tempo de paradas das amarradeiras. Para diminuir o tempo de parada das amarradeiras, foi proposto um plano de ação para se ter uma maior campanha de trabalho. Por se tratar de um estudo de médio-longo prazo, ainda não se tem resultados efetivos se a média de paradas foi reduzida.
  • Monografia Acesso aberto
    Calha Parshall como acionadora de gerador de energia elétrica – projeto de implementação
    (2023-06-10) Wedig, Henrique Antunes
    Esse estudo de caso vem do interesse de propor uma alternativa para economia de energia elétrica dentro de uma Estação de Tratamento de Água da Corsan, localizada na cidade de Montenegro. Aproveitando a energia cinética da água que chega na estação de tratamento através de bombas que fazem sua captação no manancial disponível da cidade. Desta forma, o objetivo deste estudo de caso é estimar a capacidade de produção de uma turbina instalada em uma Calha Parshall, analisando o quanto a variação da vazão na entrada da turbina interfere na geração de energia. Como objetivo de geração de energia elétrica, vamos descobrir se a turbina em estudo seria capaz de gerar energia elétrica suficiente para alimentar o circuito de iluminação do bloco hidráulico da Estação de Tratamento de Água. A metodologia prevê o uso de fórmulas matemáticas para estimar a capacidade de produção de energia elétrica e calcular a velocidade específica da turbina com os dados disponíveis de queda útil e vazão, sendo assim possível selecionar o modelo de turbina mais adequado para a instalação. As vazões do experimento variaram de 49 L /s até 75L /s, estas informações foram coletadas através de macro medidor instalado na Calha Parshall. Os resultados encontrados mostraram que a turbina mais adequada para a instalação é a turbina de Arquimedes, através da seleção da turbina foi estimada a sua capacidade de produção de energia elétrica para cada valor de vazão mencionado acima, através da modelagem matemática, mensuramos a vazão necessária afim de gerar energia suficiente para manter a iluminação do bloco hidráulico da Estação de Tratamento de Água em funcionamento.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Aplicação da metodologia 8D para tratativa de uma não conformidade dimensional na indústria eletrônica de capacitores
    (2023-06-16) Reis, Alexandre Adams
    Para organizações certificadas com a norma automotiva International Automotive Task Force (IATF) 16949 e normas da série ISO 9000, a tratativa de não-conformidades é um requisito crítico. Em muitos casos, essa tratativa é uma barreira para as organizações atingirem bons resultados. Para reduzir o número de matérias-primas fornecidas com divergências técnicas, existem diferentes metodologias indicadas para que seja realizado o controle da qualidade sobre o desenvolvimento de fornecedores. Sendo assim, a partir de uma não-conformidade dimensional encontrada em uma borracha de vedação, em uma indústria eletrônica de capacitores, esse trabalho tem por objetivo aplicar a metodologia 8D para tratativa de uma não- conformidade dimensional. Visando identificar a causa raiz, desenvolver um plano de ação para conter e evitar a recorrência da falha, além de reforçar o pensamento de melhoria contínua da organização, a metodologia 8D é indicada por ser robusta para tratativa de problemas.
  • Monografia Acesso aberto
    Utilização de equipamento de proteção individual entre técnicos automotivos: avaliação sobre consciência da utilização de EPI
    (2023-06-19) Kuhn, Nataniel Alf
    Tendo em vista que ao realizar a manutenção automotiva o trabalhador está exposto a situações de risco a segurança e a saúde, o presente estudo trata sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual entre técnicos automotivos, a fim de analisar a conscientização dos técnicos automotivos sobre a utilização do uso de equipamento de proteção individual. Para tanto, foi necessário analisar a disponibilidade de EPI fornecidos aos trabalhadores, verificar a incidência de treinamentos voltados à segurança do trabalho, analisar a aceitação da utilização dos equipamentos de proteção durante a jornada de trabalho. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, aplicando questionário com 13 perguntas objetivas. Participaram desta pesquisa 23 técnicos da área automotiva de 3 diferentes municípios. Os dados obtidos foram analisados utilizando gráficos e analítica descritiva. Diante disso, verificou-se que ocorre baixo índice de treinamentos, conhecimento a respeito do tema entre os técnicos é baixo, o tempo na função não influencia diretamente no resultado, a baixa adesão ao uso correto dos EPIs, a proteção é considerada importante entre os profissionais mesmo que não utilizam os equipamentos. Onde foi possível concluir que a conscientização do uso dos equipamentos de proteção é baixa, sendo um dos principais fatores a falta de instrução a respeito do tema.
  • Monografia Acesso aberto
    Ar-condicionado – Projeto de implantação em uma edificação familiar
    (2023-06-29) Figueiredo, Mônica Moraes de
    O presente trabalho teve como objetivo realizar um projeto de ar condicionado em uma edificação residencial unifamiliar localizada na zona norte de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em frente à residência existe uma árvore de sombreamento, na qual sua raiz está em expansão por baixo da terra, levantando pisos, grades e até alterando a estrutura da casa. Além disso, há riscos de queda de grandes galhos, ocasionando prejuízo para os moradores. Por estes motivos ela será retirada, o que traz a necessidade da implementação de ar condicionados, pois a incidência de luz solar atingira a casa diretamente, aumentando sua temperatura. Para isso, foi realizada a comparação da carga térmica por dois meios: com o auxílio de uma planilha de cálculo implementada no software Microsoft Excel seguindo a NBR 16655-3 (2019), e a “calculadora de btus” para ambientes da Frigelar, como um balizador dos resultados. Foram Analisados diversos fatores de influência na temperatura, como iluminação, quantidade de pessoas, equipamentos, e a insolação antes e depois da retirada da árvore. Após à análise das diferenças de cargas, diante dos resultados apresentados, foi comparado a implementação de dois tipos de sistemas, sendo um sistema individualizado, climatizando cada peça individualmente, e o outro sistema, VRFVariable Refrigerant Flow que é um sistema com várias evaporadoras e apenas uma condensadora. Os resultados mostraram que a retirada da árvore aumenta em 34% a carga térmica do ambiente que recebe carga intensa de sol. Efetuando os cálculos, conclui-se que será necessário 80.545 BTU/h para atender a carga total da residência. Na pesquisa de mercado o sistema de VRF tem um custo de R$62.875,00 e o sistema de split instalado tem um custo de R$39.294,00. Apesar do custo ser de 37,5% mais elevado, optou-se pelo VRF sendo ele mais amigável com o meio ambiente, pois seu sistema de fluxo de gás refrigerante variável alcança a temperatura desejada mais rápido, sem oscilações de energia, gerando uma economia de até 40% comparado com o outro sistema. O retorno do investimento foi estimado em de 4 anos para a diferença dos sistemas.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de elaboração de um plano de manutenção para uma ensacadeira de uma unidade de mistura de fertilizantes com base nos conceitos de manutenção preventiva e preditiva
    (2023-06-15) Berté, Paula
    O desenvolvimento da indústria, acarretou o aumento do consumo de produtos diversos, com isso, houve um crescimento da competitividade entre as indústrias. Para tanto, o setor de manutenção deixou de ser visto como um gerador de despesase passou a ser uma estratégia para o sucesso da companhia. Desta forma, esse trabalho se propõe a elaborar e apresentar uma proposta de um plano de manutenção preventiva com base nos conceitos de preventiva e preditiva já existentes, para uma máquina do tipo Ensacadeira Automatizada, que está presente em uma unidade de mistura de fertilizantes. A proposta leva em consideração que este equipamento é um gargalo para a unidade. Foi realizado um estudo da performance dele durante o período de janeiro de 2020 a dezembro de 2022. Para isso, utilizou-se um software chamado Evocon, que registra a perfomance e as falhas de alguns equipamentos da planta, assim, gerou-se em um gráfico de Pareto. Após, foi aplicado o método “Os 5 porquês”, com o objetivo de encontrar a causa raiz das falhas. Os resultados mostraram que as principais falhas ocorreram devido à falta de uma rotina de inspeção, lubrificação, pequenas intervenções e limpeza do equipamento. Foi elaborado então, um plano de manutenção preventiva com base no tempo (meses), contemplando estes pontos, a substituição de componentes etc. Ele foi apresentado para a empresa em questão e aprovado por ela, com data prevista para iniciar o ciclo de preventivas em maio de 2023. Em função do prazo de entrega deste Trabalho, a autora não teve tempo para coletar e analisar os resultados após sua implementação. Porém, o setor de manutenção fará o monitoramento da eficácia do plano, com os dados que serão coletados a cada quadrimestre, através do Evocon. Verificando assim, se houve melhorias no desempenho do equipamento, bem como a redução das falhas após sua implementação.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo de viabilidade de redução de poluentes de motores de combustão interna de ciclo Diesel
    (2022-12-19) Basso, Matheus Maciel
    Este trabalho apresentou as tecnologias envolvidas no tratamento de gases de escape de motores de ciclo diesel, em referência a legislação, o PROCONVE estágio “P” ou EURO V. Assim, esse trabalho teve como objetivo geral, propor um estudo de caso, para facilitar o entendimento dos métodos abordados que são: catalisador por oxidação DOC, recirculação dos gases de escape EGR e controle de emissão de poluentes por ECM. A metodologia que foi utilizada para este estudo de caso foi feita com referenciais teóricos, livros e sites, onde foi possível entender como são os métodos para diminuição de emissões de poluentes em motores de ciclo diesel, assim elaborando e buscando compreender qual é o melhor método para um motor de ciclo diesel de até 3,9 litros com a utilização de combustível Diesel S10. Os resultados mostraram que o método catalisador por oxidação DOC é 37,65% mais econômico se comparado ao controle de poluentes por ECM. Também o catalisador por oxidação DOC consegue transformar 98% de gases tóxicos em substâncias menos ofensivas, comparado ao método de recirculação de gases por ECM que consegue transformar 70% de gases tóxicos em substâncias menos ofensivas. Com base no estudo o método catalisador por oxidação DOC se apresentou o com maior número de benefícios, quando comparado aos outros dois métodos (controle de poluentes por ECM e catalisador por oxidação DOC).
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo da utilização do RFID como ferramenta para controle de fluxo
    (2022-12-14) Paixão, Kevin Hoffmeister
    A 4ª revolução industrial foi a responsável por trazer o conceito de indústria 4.0, que envolve a criação de indústrias ou processos que são feitos de forma automatizada. O que tornou possível essa automação foi o surgimento de novas tecnologias como o Big data, a Internet of things (IOT) e os Radio Frequency Identification (RFID) tecnologias emergentes que dominam a área, quando se trata de automatização do seu processo. Esse trabalho tem como finalidade analisar a viabilidade da aplicação de um sistema RFID para o controle de fluxo em uma área de expedição e estoque, fazendo a comparação de dois métodos diferentes de aplicação dos RFID, sendo um deles nos produtos acabados e o outro nos pallets de transporte do produto. Para demonstrar essa análise, será apresentado um estudo da planta fabril, a fim de localizar os pontos de interesse para aplicação do sistema, juntamente com uma análise da necessidade do projeto e do seu custo. Como resultado desse estudo, será apresentada uma comparação dos dois métodos, demonstrando suas vantagens e desvantagens na aplicação, custo da aplicação e se os sistemas trazem benefícios que façam valer o seu custo.