Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 30
  • Monografia Acesso aberto
    LEAN SIX SIGMA: um estudo de caso em uma empresa do segmento metalmecânico para aumento da eficiência de uma máquina de corte laser
    (2023-12) MICHEL, Tiago Pedroso
    O presente estudo teve como foco a implementação da metodologia Lean Six Sigma no processo de corte a laser de uma indústria metalúrgica, visando a sustentável melhoria da eficiência global de uma máquina específica. Os objetivos incluíram a aplicação da metodologia DMAIC, diagnóstico do processo e a proposta de um plano de melhoria. A pesquisa, realizada como um estudo de caso empírico, teve como foco aprimorar um processo produtivo específico por meio da implementação de uma metodologia estruturada. Ao integrar abordagens qualitativas e quantitativas, o projeto busca identificar estratégias eficazes e compreender como essa combinação pode resultar em melhorias sustentáveis nos processos industriais. Por meio da aplicação da metodologia, foram delineados objetivos específicos, incluindo a análise abrangente do processo de corte laser e a elaboração de um plano de melhoria estruturado com base na compreensão aprofundada do processo analisado, levantamento dos dados e a identificação de áreas de oportunidade de melhoria. Tais oportunidades foram categorizadas em disponibilidade, performance e qualidade, concentrando esforços na organização do ambiente de trabalho, treinamento de operadores e padronização de procedimentos. As ações resultaram em aumento da performance diária, disponibilidade da máquina e a precisão nos dados. Destaca-se uma redução significativa de 20,33% no tempo total de parada da máquina. Apesar de a performance mensal atingir 83% no segundo mês de estudo ser notável, a ênfase se deu na estabilização e na redução significativa da variabilidade dos indicadores, que apontaram performances que variavam entre 21% e impossíveis 172% no primeiro mês de estudo. A análise de resultados revelou uma evolução positiva na acurácia e confiabilidade dos dados, resultando em um aumento de 5% na eficiência e disponibilidade da máquina, além dos dados de performance agora representarem a realidade do processo. Embora os resultados mensais até o segundo mês e o resultado parcial do mês seguinte indicarem uma eficiência de pelo menos 70% ao seu fechamento, as ações futuras concentrarem-se na redução de paradas, tempos de processo e criação de indicadores robustos de qualidade, apontando a tendência de atingir a meta de 80% até o final de 2023.
  • Monografia Acesso aberto
    Dimensionamento de componente de transmissão empregado em uma chave de roda
    (2023-05-01) Menegusso Junior, João Itamar
    O objetivo deste trabalho foi projetar um conjunto de engrenagens capaz de remover e instalar simultaneamente quatro fixadores de roda automotiva. O mecanismo resulta em distribuir o mesmo torque para os quatro elementos de fixação. Para garantir que os quatro elementos de fixação recebam o mesmo torque, tornou-se necessário o uso de uma embreagem de contato positivo, projetada para desacoplar quando um torque pré-determinado é atingido. Em seguida, foram dimensionados os eixos e as chavetas, para posterior seleção dos rolamentos e anéis de retenção. Por fim, foi realizada a modelagem das peças no software SolidWorks, a fim de obter as dimensões finais do produto.
  • Monografia Acesso aberto
    Otimização no Processamento de Wafers na Manufatura de Semicondutores
    (2023-07-22) Cunha, Roger Brendel da
    Os processos produtivos sejam eles qual forem, exigem sempre o maior e melhor aproveitamento de seus recursos. A busca pela melhoria e eficiência é sempre um grande desafio para as empresas em todo o mundo. Com base neste conceito, será analisada uma maneira de obter um melhor aproveitamento e maior produtividade na manufatura de semicondutores, mais especificamente no processamento de wafers de Silício, que, na sua estrutura possuem milhares de componentes que compõem um chip de memória. O fluxograma produtivo deste insumo possui diversas etapas devido a sua criticidade e fragilidade e o principal objetivo será eliminar um destes processos. Através deste estudo, será possível comprovar que pode ser eliminado uma etapa deste fluxograma utilizando um equipamento de pulsação a laser chamado Stealth Dicing. Durante os experimentos, serão analisadas as características da propagação das trincas geradas pela emissão do laser no Silício e também as características técnicas entre equipamentos Stealth Dicing utilizando diferentes parâmetros de processo, como potência do laser, velocidade de avanço e quantidade de passes. Aplicando a otimização de projeto proposta, é possível aumentar a eficiência do processo em até 60% dependendo dos parâmetros escolhidos. Além da Stealth Dicing, o equipamento Backside Grinding foi analisado tendo em vista o que ambos trabalham em conjunto no processamento do wafer. Em 2022 ambos os equipamentos tiveram 97% de disponibilidade produtiva, o que permite viabilizar o estudo proposto.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise do retorno elástico no processo de dobramento em chapas de aço AISI304
    (2023-06-08) Zamora, Haydée Aline
    O aço AISI304 é a liga metálica mais utilizada em todo mundo, conhecido como 18-8, o Aço AISI304)$ possuí 18% de Cromo e 8% Níquel em sua composição química. Esta combinação de elementos químicos o posiciona dentro da família austenítica. As principais características deles são a elevada resistência à corrosão, boa resistência à altas temperaturas e a temperaturas criogênicas; baixo custo de manutenção, com vida útil muito longa. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência dos parâmetros de dobra, especificamente o efeito do deslocamento do punção no retorno elástico em tiras de aço de alta resistência. Foram realizados 4 tipos de ensaio de dobramento (raios de 3mm, 6mm, 9mm e 13mm), diferenciando-se entre si pelos raios de dobramento utilizados, tendo como objetivo comparar os resultados previstos na literatura, e se os ensaios realizados atendiam às previsões dos resultados estabelecidos pelas equações LANGE, MORO & AURAS e SCHAEFFER, sendo observado que a equação de MORO & AURAS atendeu de forma mais satisfatória as previsões matemáticas quando comparadas com os dados experimentais obtidos.
  • Monografia Acesso fechado
    Aplicação do método de análise e solução de problemas para a melhoria da segurança ocupacional em uma operação de troca de feltro
    (2023-06) Mello, William Cezar Silveira
    Identificado através de um mapeamento os riscos ocupacionais durante a manutenção de troca de insumo da máquina de secagem de celulose, o presente estudo tem como objetivo identificar melhorias para a segurança ocupacional de colaboradores. Trata-se de um estudo com a aplicação do método de análise e solução de problemas (MASP), alinhado às ferramentas da qualidade Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Matriz de GUT e resultando em planos de ação usando 5W2H. Os resultados preliminares fomentaram uma proposta com o intuito de realizar melhorias benéficas a atividade.
  • Monografia Acesso aberto
    Automação do controle de temperatura da água gelada da metalizadora
    (2023-07-04) Oliveira, Adelque Granvilla de
    No presente trabalho foi realizada uma análise dos problemas de instabilidade do processo de produção do filme de polipropileno biorientado (BOPP) metalizado. Através deste estudo foi possível diagnosticar uma falha no controle de temperatura da água gelada fornecida pela área de Utilidades da empresa. Com isso, sucedeu-se o estudo de caso para resolver esse problema de engenharia através do desenvolvimento da análise, em conjunto com a apresentação de propostas para corrigir ou minimizar os problemas de instabilidade do processo. Desta forma, realizou-se um estudo dos conceitos básicos sobre trocadores de calor industrial, seus modelos e suas aplicações, bem como os conceitos de automação e o que a compõem. Também foi apresentada a história dos filmes de BOPP e alguns dos indicadores-chave de produção (KPI’s). Para a solução do problema avaliou-se a necessidade de automatizar as válvulas de retorno do trocador de calor, trazendo como consequência eliminar o fator humano na parte operacional. O projeto foi dividido em várias etapas, onde num primeiro momento foi realizada a instalação dos instrumentos de controle, após a instalação deles foi realizada uma série de testes de funcionamento e alguns ajustes conforme necessidade de operação. Após a instalação do projeto, apresentou-se como consequência a disponibilidade de máquina e o ganho de produtividade. Diante disso, não há outra conclusão para este trabalho senão o entendimento de que todas as expectativas propostas foram atendidas, visto que foi apresentado um estudo de caso para a solução do problema de variação da temperatura da água gelada no processo de metalização, onde foram consideradas todas as circunstâncias que o compõe, bem como apresentada sugestão de tratativa para esse problema.
  • Monografia Acesso fechado
    Implementação de um POKA-YOKE em empresa de autopeças com apoio da ferramenta PFMEA
    (2023-06-16) Grizza, Rafael Biscaglia
    Os problemas de qualidade são um dos maiores desafios que se pode enfrentar em um processo produtivo. Com isso em mente, propõe-se analisar uma reclamação de cliente devido a um problema de qualidade, buscando alternativas para sua prevenção. Essa análise foi realizada através de uma das ferramentas da qualidade mais difundidas e utilizadas no setor automotivo, o PFMEA (Process Failure Mode and Effect Analysis), contextualizando o cenário em que se propiciou a ocorrência da falha e identificando suas causas. Através da mesma ferramenta também propõe-se uma revisão de processos similares buscando soluções para falhas semelhantes, encontrando assim na metodologia poka-yoke um bom meio para prevenção desse problema. Implementadas as soluções, através de ações registradas no próprio documento de PFMEA, é possível quantificar, através do RPN (Risk Priority Number), a evolução da robustez do processo produtivo após as melhorias realizadas, observando-se uma redução de aproximadamente 90% no RPN, saindo de 96 para 10 pontos utilizando a metodologia de avaliação de risco do PFMEA. Esses valores indicam uma grande redução do risco de problema de qualidade relacionado ao modo de falha específico após a aplicação das metodologias e ações propostas, o que se observa também pela retirada do fator erro humano para a reprodução da falha específica do trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise da influência do ângulo de deslocamento e técnica de soldagem pelo processo GMAW na união de juntas
    (2023-06) Nunes, Darlei de Almeida
    O controle das variáveis essenciais de soldagem é de suma importância na qualidade final da soldagem, no entanto existem variáveis que não são consideradas essenciais pelas principais normas de soldagem que impactam diretamente no resultado. Diante desse fato o presente trabalho traz um estudo do comportamento da fusão pelo processo de soldagem MAG na posição de vertical descendente com variações na técnica de soldagem e ângulo de deslocamento, o estudo foi realizado por método comparativo com a soldagem de seis corpos de prova em um robô de solda, cuja as variáveis de tensão, velocidade do arame, corrente elétrica e velocidade de soldagem foram mantidas constantes enquanto o ângulo de deslocamento foi variado em três posições, um par de corpo de prova para cada ângulo, onde variou-se a técnica de soldagem entre cada corpo de prova desse conjunto. O ensaio visual de soldagem demonstrou apenas 17% de reprovação em comparação ao critério de aceitação de juntas soldadas, enquanto os ensaios de tração sem oscilação apresentaram limite de resistência a tração em média 39% inferior as peças não soldadas enquanto no ensaio de dobramento todas as peças com ângulo de deslocamento de 90° e 120° no ensaio de dobramento, romperam na face da solda. Os resultados apontam que o uso de movimento perpendicular ao eixo da solda somado ao ângulo de deslocamento inferior à 90°, proporcionam controle da poça de fusão evitando descontinuidades por falta de fusão.
  • Monografia Acesso aberto
    Influência da variação dos parâmetros de soldagem no processo de solda a laser de sabres de motosserras
    (2023-06-30) Silva, Everton Luis da
    Este trabalho tem como objetivo o estudo da influência dos parâmetros de soldagem a LASER no resultado da profundidade do cordão de solda, profundidade do rebaixo da solda (Undercut) e dureza do cordão de solda da junta soldada entre o aço 50CrMo4 e o Stellite 6, do corpo de sabre e suas respectivas ferraduras, de motosserras STIHL, visando assim, identificar os parâmetros que ofereçam melhor performance da soldagem. Utilizando uma simples matriz de testes, com três variáveis independentes (distância focal, potência do LASER e velocidade de soldagem), foram realizados os cordões de solda. Para esse processo foi atingido valores de profundidade de cordão de solda entre 1,72 e 3,08 mm, profundidade do rebaixo da solda entre 0,21 e 1,52 mm e dureza do cordão de solda entre 286 e 647 HV3. Utilizando o método de correlação de Pearson, foi possível definir a velocidade de soldagem com a variável de maior influência sobre a profundidade do cordão de solda, profundidade do rebaixo da solda e dureza do cordão de solda.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise ergonômica do trabalho na operação de prensa mecânica excêntrica na atividade de forjamento
    (2023-07-01) Basso, Émerson Feijó
    Este trabalho foi realizado em uma empresa do ramo metalmecânico, com foco na produção de peças forjadas e usinadas com base no município de Canoas/RS. A finalidade foi realizar uma análise ergonômica na operação de uma prensa mecânica excêntrica, a fim de identificar os principais riscos que a máquina e o ambiente oferecem para o trabalhador. Para realizar essa análise foi utilizado o método RULA que consiste em avaliar a postura e os esforços físicos durante a operação da máquina. Após a coleta dos dados e aplicação do método obtém-se os níveis de ação nas posturas com maior índice de frequência. Os resultados do levantamento apontam para a necessidade de investigar e alterar urgentemente a postura adotada pelo operador durante a operação da máquina. Sendo assim é possível afirmar, que existe risco ergonômico na operação de forjamento de peças a quente pela prensa mecânica excêntrica, além disso deverão ser tomadas medidas para que haja uma melhora para saúde e segurança do operador.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de flexibilidade computacional: Análise de tensões em tubulações industriais
    (2023-06-16) Cantú, Vinicius Domingos Fagundes
    O presente trabalho visa simular através de métodos computacionais a distribuição da flexibilidade de uma tubulação para outros equipamentos e/ou tubulação na qual a mesma possa estar unida, seja ela feita com conexões (flanges, luvas, curvas) ou soldada. A análise da flexibilidade foi realizada através de softwares e normas específicas. Para o desenvolvimento desse projeto utilizou-se como modelo a simulação de uma tubulação em alta temperatura saindo de um digestor até um tanque de armazenamento, o software CAESAR II, normas ASME B31.3 (Code for Pressure Piping), PETROBRÁS N-57 (Projeto Mecânico de Tubulações Industriais) e PETROBRÁS N-1673 (Critérios de Cálculo Mecânico de tubulação). Demonstrou-se um problema e a solução através da simulação, para que se possam evitar tensões excessivas decorrentes do processo, chamadas de tensões secundárias. Viu-se, que, as tensões na tubulação Verde Claro (com suporte) manteve-se abaixo das mínimas aceitáveis para a operação e as tensões na Tubulação Verde Oliva (sem suporte) ultrapassaram os valores admissíveis pela norma. Com isso pode-se concluir que, a análise dá uma alta segurança de operacional de qual elemento suportante deverá ser utilizado na tubulação, que o dimensionamento de uma tubulação não se restringe somente em velocidades do fluido, velocidades de escoamento e na compatibilização de materiais, mas também em seus esforços oriundos de comportamento estrutural, sendo eles tensões primarias e tensões secundárias.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise da viabilidade de manter motores ciclo diesel em operação nos serviços extrapesados, diante da atual deficiência energética apresentada por baterias
    (2023-06-30) Kalsing, Jordan Enzo
    Historicamente, há uma estreita ligação entre transporte e petróleo: 93% da energia utilizada nos transportes provem de derivados de petróleo. Esse é o motivo em que se baseia a transição energética que vem ditando os passos do futuro, uma vez que, a nível global, o setor dos transportes é o segundo maior contribuinte para as emissões antropogênicas de gases com efeito estufa. Diante da preocupação com os gases estufa, governos do mundo todo começaram a impor normas limitando a poluição, afim de controlar as emissões. O presente trabalho busca evidenciar se é possível uma transição total imediata para operações de navios extrapesados, baseando-se, principalmente, em graneleiros da classe Suezmax. Utilizando de bibliografia nacional e estrangeira, das quais livros seminais, legislações vigentes, legislações futuras, catálogos de fabricantes e pesquisas na área, foram selecionados artigos e dados condizentes com o tema proposto nesta pesquisa. Para a seleção dos dados a serem validados, foi utilizada a observação e uma análise cruzada das informações obtidas. Como resultados, foram obtidos dados constatando que o navio apresentado se enquadra nos níveis de emissões estipulados, apenas utilizando a redução de energia pelo EPL. Com a utilização do EPL, reduzindo algo em torno de 33,5% da potência do motor, foi possível reduzir em 53,5% as emissões de CO2. Para isso, a rotação do motor foi reduzida em 10 rpm. Da mesma forma, foi calculado o tempo de viagem na rota Paranaguá, Brasil – Roterdã, Holanda, para ver qual seria o impacto da redução de velocidade de cruzeiro no tempo final de viagem. Houve 22,5% de aumento. Entretanto, para o cálculo suposto de baterias, estas ainda se mostram extremamente inviáveis. Quanto ao custo da bateria, essa seria a maior inviabilidade, pois o valor gasto para adquirir uma unidade com as características necessárias, seria da ordem de grandeza de que o navio poderia fazer aproximadamente 3.700 viagens na rota mencionada, ao mesmo custo da aquisição. Isso sem mencionar os custos em decorrência de modificações, instalação, treinamento de pessoal e carga da mesma. Diante do que fora obtido, conclui-se que no atual momento, é impensável a substituição da propulsão a diesel nos serviços extrapesados.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de resistênca mecânica para um silo de arroz: Estudo de caso em fabricante de Palmares do Sul – RS
    (2022-12-14) Soares, Franco Wllian da Costa
    Analise em objeto não linear em uma estrutura metálica, silo de arroz. Foi realizada para avaliar o comportamento relacionado a ação do vento, tensão e deformação na estrutura com presença de cargas dinâmicas, relacionando ao peso de alguns objetos do silo. Foram analisados os materiais empregados e aplicado simulação computacional em toda estrutura. Primeiro avaliando o modelo antigo sem reforço estrutural para chegar a conclusão se há necessidade de melhoria. Assim debatido a necessidade de implementação de um novo modelo, melhorando o produto anterior. Seguindo as normas nacionais utilizadas para dimensionamento de estruturas expostas ao vento, (NBR6123) chegou-se ao resultado da pressão aplicada ao objeto. Para o desenvolvimento das simulações utilizou-se o Solidworks ferramenta utilizada com o objetivo de testar as melhorias aplicadas. O silo foi submetido a esforços considerando totalmente vazio, pelo método de elementos, levando em consideração a ondulação da chapa e rigidez conforme material utilizado.
  • Monografia Acesso aberto
    Aço maraging oriundo de manufatura aditiva versus aço AISI D6 estudo de caso
    (2022-12-06) Kolesny, Bruno de Mattos
    Este trabalho tem como objetivo analisar as propriedades mecânicas de um material metálico proveniente de manufatura aditiva por processo de sinterização à laser, comparando-o com outro material metálico proveniente de processos convencionais (laminação e/ou forjamento). Este estudo propõe, a partir dos dados obtidos, demonstrar as principais diferenças entre as resultantes dos processos e entre as características dos materiais Aço Maraging e Aço AISI D6, uma vez aplicados a ensaios de tração, ensaios de dureza e análise metalográfica. Através destes resultados e os mesmos avaliados, é possível considerar as principais diferenças em propriedades mecânicas que influenciam na eficiência e validação de protótipos em relação ao material AISI D6.
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicação da norma API 579-1/ASME ffs-1 para avaliação de adequação ao uso em descontinuidades causadas pelo empolamento de hidrogênio em um vaso de pressão
    (2022-12-19) Puton, Isael Marcos
    Aplica-se, no referido trabalho, para as descontinuidades detectadas no vaso de pressão, a metodologia necessária à avaliação de integridade estrutural para adequação ao uso (Fitness For Service), conforme rege a Norma API 579-1/ASME FFS-1, para os critérios de defeitos planares provenientes da ação do hidrogênio. Equipamentos de processo, tais como vasos de pressão em operação, a meia vida, acumulam danos e/ou falhas inerentes as condições operacionais impostas: ambiente agressivo e condição crítica de operação. Para isso, uma avaliação é necessária para identificar a extensão do defeito e acompanhar a progressão. Com a API 579-1/ASME FFS-1, se torna possível avaliar as condições de operabilidade do equipamento caso apresente danos ou falhas, estendendo a vida útil do equipamento. O vaso de pressão analisado foi submetido à avaliação de Nível 1 e 2, sendo reprovados em ambos critérios. A Avaliação Nível 1 no vaso de pressão faz uso de método analítico baseado na norma de projeto do componente. Em seguida, aplicou-se a Avaliação Nível 2 que agrega o emprego do fator remanescente de projeto. Dessa maneira, o vaso de pressão, especificamente o terceiro, quarto e quinto anéis constituintes doequipamento devem sofrer reparos para substituição das chapas que formam o costado. A partir disso, novamente ser inserido no processo de forma segura garantindo confiabilidade operacional ao sistema e segurança ao processo.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise dos pontos críticos em sistemas de suspensão de bicicletas de alta performance: estudo de caso
    (2022-12-09) Motta, Gabriel Pinto da
    O presente exposto apresenta um estudo dos elementos mecânicos, pneumáticos e hidráulicos que compõem os sistemas de suspensão traseiro e dianteiro das mountains bikes, bem como a análise dos principais pontos de fadiga e desgaste que incidem nas partes dos elementos suspensivos. Para tal feito, foi realizado um estudo de caso em três oficinas mecânicas da região metropolitana de Porto Alegre, analisando as soluções aplicadas nos principais componentes de desgaste, afim de verificar a melhora da durabilidade dos sistemas de suspensão. Este trabalho também apresenta uma análise vibratória, realizada através de um ensaio de campo em Porto Alegre utilizando uma mountain bike, afim de analisar as frequências de excitação, amplitude vibracional e frequência de ressonância que incide sobre o sistema de suspensão. Através do estudo de caso realizado nas oficinas mecânicas, foi visto que as falhas e desgastes que as suspensões apresentam ao longo do tempo estão estreitamente relacionadas a falta de manutenção e ao uso inadequado da bicicleta pelos usuários. Com base nisso, criou-se um plano de manutenção preventiva para o sistema de suspensão das bicicletas, com frequência que varia de 5 a 200 horas, de acordo com o tipo de serviço a ser efetuado. No ensaio de vibração realizado, concluiu-se que para alcançar o valor crítico de ressonância, a velocidade na passagem dos obstáculos necessita alcançar a faixa dos 126 m/s, valor muito superior as velocidades médias exercidas durante provas de ciclismo profissionais, que permeiam a faixa dos 9 m/s. Com isso em vista, nota-se que as mountain bikes são seguras quando utilizadas em pistas e terrenos adequados, observando as instruções de uso descritas nos manuais de cada fabricante.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de um plano de manutenção para a retroescavadeira de uma empresa do ramo de terraplanagem no município de Gravataí
    (2022-12-14) Menezes Junior, Jose Ferreira de
    A estratégia de manutenção é uma área de grande relevância atualmente dentro das empresas, fazendo com que seja indispensável existir um plano de manutenção adequado. Contudo, o equipamento estudado não possui nenhum tipo de estratégia de manutenção, mesmo sendo um ativo de alta relevância no faturamento da empresa que o detém. Esta falta de planejamento da manutenção gera inúmeros problemas, como quebra do equipamento, atraso de serviços, desperdícios e gastos desnecessários, o que cria um impacto negativo significativo nas finanças da empresa. Buscando sanar este problema, o presente trabalho se propôs a gerar um plano de manutenção para uma retroescavadeira que atua no ramo de terraplanagem, baseando-se nas metodologias de TPM, manutenção centrada em confiabilidade, junto com a aplicação da ferramenta FMEA. O resultado obtido foi um plano de manutenção que gerará uma maior confiabilidade ao ativo, bem como melhores desempenho e disponibilidade do mesmo.
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicabilidade da manufatura aditiva com enfase em impressão 3D
    (2022-12-19) Araujo, Dennis Henrique de Abreu
    O presente trabalho busca demonstrar o funcionamento e aplicação de manufatura aditiva, com foco em impressão 3D. A partir das informações sobre seus materiais, diferenças entre as tecnologias mais aplicadas e entre softwares utilizados no processo de impressão 3D. Demonstrando a modelagem 3D através dos softwares utilizados. Apresentando os conceitos e experiências adquiridas em pesquisas de campo realizadas na região metropolitana de Porto Alegre. Pesquisas com objetivo de contextualizar a aplicabilidade de impressoras 3D em campos de pesquisa e desenvolvimento. Tendo como exemplificação de aplicação o setor cultural, mais precisamente a conservação de patrimônios culturais. Na saúde, como forma acadêmica e de auxílio a operações cirúrgicas e de reconstrução. Na indústria, através de modelos construtivos com metais e polímeros diversos. No meio ambiente através da retirada de materiais plásticos da natureza para confecção de filamentos reciclados. Tendo como objetivo agregar ao conhecimento da tecnologia e aplicabilidade, incentivando assim a utilização da mesma.
  • Monografia Acesso aberto
    Carga térmica para o dimensionamento de um sistema de ar-condicionado de uma igreja: estudo de caso
    (2022-12) Anjos, Matheus Fiescki dos
    Este trabalho teve como objetivo realizar um projeto de carga térmica para uma igreja situada na cidade de Canoas, visando o conforto térmico dos ocupantes do local. Para o projeto foi realizado um estudo de caso, para descrever o ambiente, analisando a planta da edificação, a localização, número de ocupantes, horário e ações que ocorrem durante o culto. Com o auxílio computacional do software HAP 4.9 da carrier, foi alcançada a carga térmica para o recinto no valor total de 42,76 TR. Com a carga térmica calculada foi possível determinar um sistema de ar condicionado do tipo split piso teto para a igreja, e um custo estimado para a instalação dos equipamentos no valor de R$ 92.997,70.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise técnica de microgeração fotovoltaica autônoma para uma residência
    (2022-12-15) Ramos, Sefton Carlos Bittencourt
    Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração e projeto de sistemas micro geradores fotovoltaicos off-grid para atender a demanda no uso em uma residência isolado da rede elétrica, tendo seu foco, em parte, voltado ao levantamento do consumo periódico de energia elétrica nas unidades consumidoras demandado pelos aparelhos e cargas usuais encontradas no cotidiano de uma residência e que são de suma importância para o correto e preciso dimensionamento dos sistemas de geração fotovoltaica individual, acumuladores de carga e os inversores fotovoltaicos que irão suprir a demanda energética das cargas. Com o levantamento de consumo diário médio em KWh realizado, o dimensionamento do sistema microgerador foi projetado levando em consideração a posição geográfica da propriedade situada na cidade de Coronel Pilar, localizada no interior do Rio Grande do Sul, onde sua respectiva inclinação do eixo terrestre e a mudança no ângulo de incidência solar causado pela variação das estações do ano que determinou a área mínima necessária para conversão de energia solar em elétrica feita pelo painel composto pelos módulos fotovoltaicos. Com resultados objetivos, o projeto de sistemas fotovoltaicos off-grid se mostra como uma alternativa limpa e viável para fornecimento de energia elétrica em locais distantes e de difícil acesso à rede elétrica da concessionaria.