Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Monografia Acesso aberto
    Assessoria de comunicação nas redes sociais: o uso e o impacto do Facebook na assessoria de comunicação governamental da Prefeitura Municipal de Charqueadas
    (2023-12) SOUZA, Nathan Correa de
    Esta monografia tem como tema o papel da Assessoria de Comunicação na divulgação das notícias da cidade gaúcha de Charqueadas no perfil da Prefeitura Municipal na rede social Facebook. O objetivo geral é o de entender as estratégias utilizadas pela equipe responsável pelas postagens para promover maior engajamento da comunidade. O corpus foi definido como sendo período de setembro de 2022 e, utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo, sistematizada por Bardin (2011), serão analisadas as publicações feitas na página do poder executivo do município. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados conceitos de autores como: Traquina (2005), Lévy (1999), Canavilhas (2014), Silveira (2021), Almeida (2021), Saccol (2020) e Haswani (2013).
  • Monografia Acesso aberto
    Jornalismo esportivo e entretenimento: uma análise do programa Grenal Futebol Clube da Rádio Grenal
    (2023-06-12) Rocha, Wagner Lucas Polis
    O jornalismo, desde o seu princípio, tem função essencial para a formação da sociedade, tendo como objetivo informar de maneira ética e mantendo o compromisso com a população. O surgimento do radiojornalismo aproximou ouvintes dos meios produtores de conteúdo e informação, diversificando a prática do jornalismo. Nesse cenário, o jornalismo esportivo ganhou grande destaque como uma forma de entreter e informar o público interessado. Tendo como base o universo do radiojornalismo inserido dentro do futebol, uma paixão nacional e regional, esta monografia tem como objetivo analisar como se configura o radiojornalismo no programa Grenal Futebol Clube da Rádio Grenal. Para isso, a pesquisa abordará temas essenciais para o debate, como os princípios jornalísticos, o surgimento do radiojornalismo esportivo, a questão do infotenimento, e o jornalismo digital. Como referenciais teóricos, utilizaremos os conhecimentos de autores como Traquina (2003), Ferraretto (2014), Unzelte (2009), Kovach e Rosenstiel (2003), Olegário (2016), Christofoletti (2008). Como metodologia, propõe-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) em cima de quatro episódios do programa Grenal Futebol Clube em edições que antecedem e sucedem jogos decisivos entre os times Inter e Grêmio.
  • Monografia Acesso fechado
    Cultura negra e rap nacional: um estudo de caso sobre representatividade no documentário dos Racionais MC'S
    (2023-06-23) Trindade, Natalia Correa
    Este trabalho tem como objetivo compreender como o documentário dos Racionais MC's pode ser utilizado como ferramenta de construção da representatividade da cultura negra e do rap nacional, através de uma análise da obra produzida e disponibilizada pela Netflix. A pesquisa busca compreender de que maneira o documentário pode promover a representatividade da cultura negra e do rap nacional a partir de obras audiovisuais. O trabalho pretende entender a importância do grupo Racionais MC's para a consolidação da visibilidade do rap nacional e da cultura negra urbana a partir dos holofotes da obra em temas abordados pelo grupo representados em suas músicas, como a luta contra o racismo, a violência policial e a exclusão social. A pesquisa busca analisar o espaço da representatividade da cultura negra e do rap nacional na mídia audiovisual, bem como na importância do documentário em abordar questões de caráter representativo para o povo negro. Contribuir para a reflexão de como a comunicação audiovisual pode promover a representatividade da comunidade negra e do rap nacional através de obras audiovisuais. Para isso, utilizamos a metodologia de estudo de caso para analisar o documentário neste formato audiovisual, e a pesquisa de natureza de qualitativa para apresentar conceitos que possam colaborar para a apresentação de como o documentário pode ser essa ferramenta de promoção e construção de representatividade.
  • Monografia Acesso fechado
    Crítica Cinematográfica: Uma análise das críticas cinematográficas da Isabela Boscov na coluna da revista Veja e em seu canal no Youtube
    (2023-06-12) Miorandi, Seane Lennon Souza
    A crítica dentro do jornalismo cultural e as diferenças da crítica cinematográfica escrita e de audiovisual. Uma pesquisa sobre a crítica cinematográfica tendo como objeto de análise as críticas produzidas pela jornalista Isabela Boscov sobre os filmes “Ataque dos Cães” (Jane Campion, 2021) e “Batman” ( Matt Reeves, 2022) veiculados na versão digital da revista Veja e no canal do Youtube da profissional.
  • Monografia Acesso aberto
    A gramática da televisão: uma análise das reportagens do Jornal da Band e do SBT Brasil
    (2022-12-15) Nunes, Brayan de Brum
    A televisão brasileira tem se reinventado frente a varias ondas de novidades que surgem todos os dias. YouTube e as dezenas de aplicativos de streamings vem ganhando espaço e tirando público dos veículos tradicionais. A partir disso, esta pesquisa analisou reportagens de dois telejornais brasileiros, o Jornal da Band e o SBT Brasil, para entender se o primeiro deles se sobressai ante o segundo. Foram analisadas seis reportagens, três de cada jornalístico, do ponto de vista da gramática, isso é: maneira de escrever o off, passagem, duração das matérias e ainda a forma com a qual ambas as emissoras inseriram as imagens e elementos de apoio. Chegou-se à conclusão de que não há mudanças significativas na forma de fazer jornalismo, pelo menos no material analisado.
  • Monografia Acesso aberto
    A assessoria de imprensa na construção da notícia: As estratégias de comunicação organizacional do Fleming Medicina para inserção da marca na mídia
    (2022-12-15) Gonçalves, Juan Link
    Cientes da capacidade de influenciar a sociedade, as organizações têm dado cada vez mais relevância à imprensa. Neste sentido, as mesmas têm utilizado, através de suas comunicações organizacionais, as assessorias de imprensa para trabalharem sua imagem diante da opinião pública. Para desenvolverem esse trabalho, as comunicações organizacionais e assessorias de imprensa têm se valido de narrativas de personagens presentes em suas dependências, utilizando a imagem destes para transmitir suas mensagens aos públicos através dos meios de comunicação de massa. Com isso, o presente trabalho vai buscar compreender o trabalho de exposição do curso pré-vestibular Fleming Medicina, através de trajetórias de estudantes da instituição, diante de veículos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, por meio de sua assessoria de imprensa – a Moglia Comunicação Empresarial. O objetivo é como a assessoria de imprensa, em trabalho conjunto com a organização, participa da construção de narrativas para exposição de marcas nos meios de comunicação de massa, participando ativamente da construção de notícias. Por meio de técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), os resultados da pesquisa apontam que as organizações, ao utilizar os serviços de uma assessoria de imprensa, conseguem chegar à notícia por meio das narrativas presentes em suas instituições.
  • Monografia Acesso aberto
    Rostos que nos representam: o jornalista negro na RBS TV
    (2022-12-14) Flores, Lucas Peres
    Em muitos aspectos e áreas da sociedade brasileira, o negro não encontra segurança e exemplos de que sua identidade é bem-vinda. A falta de representatividade é algo que afeta não apenas a pessoa que se considera “invisível” em certo espaço, mas também a percepção de todos quanto à importância deste ser na sociedade. Esta monografia visa analisar como os jornalistas negros vêm sendo utilizados dentro da RBS TV, maior veículo de comunicação do Rio Grande do Sul. O estudo apresenta uma análise de conteúdo do Jornal do Almoço, no período de 1 a 16 de julho de 2022, utilizando os métodos propostos por Bardin (2016). A pesquisa também aborda temas como a invisibilidade do povo negro, raça e representação, e faz uma contextualização da imprensa negra e do movimento negro brasileiro, com contribuições de autores como Bandeira (2021), Oliveira (2017), e Gomes (2019).
  • Monografia Acesso aberto
    A mulher nas capas da revista Placar: de objeto à protagonista em três décadas de análise
    (2022-06-20) Joanna, Natielle
    A capa de uma revista pode ser descrita como um convite ao leitor, onde se destacam os assuntos mais interessantes da edição. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como a Revista Placar representou a mulher em suas reportagens de capa nas últimas três décadas. O referencial teórico reúne autores que discutem a presença feminina na mídia, as contribuições feministas e o jornalismo esportivo e de revista. Com capas coletadas através de acervos digitais, a metodologia de pesquisa adotada foi a análise de conteúdo com viés quantitativo e qualitativo, com edições de 1990 a 2021. A partir de uma análise primária estabeleceu-se três categorias: mulher objeto, mulher atleta e mulher atleta protagonista. Os resultados encontrados demonstram raras aparições femininas na primeira página da Revista Placar, em sua maioria com uma linguagem que valoriza mais o corpo do que o desempenho desportivo.
  • Monografia Acesso aberto
    VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA POLÍTICA: uma análise da repercussão nos portais GZH e UOL dos ataques sofridos por Manuela d’Ávila na campanha eleitoral de 2020
    (2022-06) Leal, Tyane
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a repercussão nos portais Gaúcha ZH e UOL de São Paulo, dos ataques sofridos durante a campanha eleitoral para prefeitura de Porto Alegre à candidata Manuela D’Ávila (PCdoB). O foco deste estudo trata a partir nas discussões que envolvem a violência de gênero no ambiente político. Para isso, foram analisadas 12 publicações postadas entre os meses de outubro a dezembro de 2020. A partir dessas matérias, buscou-se compreender e analisar a forma como os veículos comunicaram e repercutiram os acontecimentos. A partir dos dados coletados, foi possível compreender que os portais noticiaram de forma solidária, justa, com fontes oficiais e seguindo a ética profissional, trazendo diversas reflexões do jornalismo como um ambiente de fala e voz para a candidata e mulheres políticas.