Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 100
  • Artigo Científico Acesso aberto
    REDESIGN DE UM CLIMATIZADOR RESIDENCIAL: REENGENHARIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
    (2023-12) CAETANO, Gustavo Fernandes
    Este trabalho foi desenvolvido através de um projeto com um olhar voltado à engenharia de produção, otimização, redução de processos e montagens. O alvo do trabalho é um climatizador para a empresa Ventisol Indústria e Comércio S.A., localizada na cidade de Palhoça-SC. O climatizador é um aparelho de ventilação e climatização de ambientes, climatizando, umidificando e filtrando o ar. O objetivo deste trabalho é redesenhar um produto com o intuito de reduzir os custos e o tempo de montagem, por meio da identificação e eliminação de processos desnecessários e da simplificação do design, de forma a aumentar a eficiência e a competitividade do produto no mercado. Diante do aumento do dólar e do frete internacional, a Ventisol optou pela nacionalização dos climatizadores que comercializa. Como a empresa não adota uma metodologia de projeto específica, para este trabalho, foram usados princípios e ferramentas do design thinking em suas 5 fases, Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste, além de outras ferramentas adaptadas a realidade da empresa. Este projeto resultou no desenvolvimento e lançamento dos climatizadores CLIN 08 e CLIN 16 em meados de 2023. Os produtos já venderam em conjunto mais de 35 mil unidades, bem acima da previsão inicial de 5000 unidades para 2023.
  • Monografia Acesso fechado
    DESAFIOS NA CADEIA LOGÍSTICA DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS - ENFOQUE EM BATERIAS/PILHAS DE LÍTIO
    (2023-06-22) Moreira, Kauana
    O presente trabalho sobre o processo de importação de cargas perigosas de íons de lítio aborda os procedimentos, documentos e normas necessários para garantir a segurança no transporte de baterias de íons de lítio durante o processo de importação. No que diz respeito às legislações nacionais, é abordada a Resolução ANTT nº 5.947/2021, que Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e aprova as suas Instruções Complementares, e dá outras providências, incluindo as baterias de íons de lítio. Já no contexto internacional, a monografia destaca as normas estabelecidas pela International Air Transport Association (IATA) e pelo International Maritime Organization (IMO), que regulamentam o transporte aéreo e marítimo de produtos perigosos, incluindo as baterias de íons de lítio. A monografia também discute os procedimentos específicos de importação de baterias de íons de lítio, incluindo a documentação necessária, as responsabilidades das partes envolvidas, os requisitos de embalagem e rotulagem, e as provisões especiais as quais as baterias de Lítio podem se enquadrar. No geral, a monografia destaca a importância da conformidade com as normas e regulamentações nacionais e internacionais para garantir a segurança no transporte de baterias de íons de lítio durante o processo de importação, bem como apresenta um diagrama para fácil classificação das baterias em provisão especial para carga marítimas e na instrução de embalagem para cargas aéreas.
  • Monografia Acesso fechado
    IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA OKR PARA GERENCIAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UM PROVEDOR DE INTERNET
    (2023-07-07) Vinícius José Coelho
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a implementação da metodologia OKR (Objectives and Key Results) para a gestão de planejamento estratégico em um provedor de internet. A pesquisa abrangeu a revisão bibliográfica sobre OKR, seus princípios e benefícios, bem como a análise da aplicação prática dessa metodologia em empresas do setor de tecnologia e provedores de internet. O estudo envolveu a coleta de dados por meio de entrevistas com gestores e colaboradores-chave do provedor de internet selecionado, a fim de compreender a situação atual do planejamento estratégico e identificar os desafios existentes. Com base na análise dos dados coletados, foi proposta uma implementação da metodologia OKR adaptada às necessidades e características específicas do provedor de internet. Essa adaptação considerou aspectos como a definição de objetivos estratégicos alinhados com a visão da empresa, a identificação de resultados-chave relevantes e a definição de indicadores de desempenho apropriados para medir o progresso. Após a implementação da metodologia OKR, foi realizada uma avaliação dos resultados obtidos, considerando o impacto nas atividades operacionais, a melhoria na comunicação e alinhamento da equipe e os resultados alcançados em relação aos objetivos estabelecidos. Os resultados da pesquisa demonstraram que a implementação da metodologia OKR trouxe benefícios significativos para o provedor de internet. Houve um aumento na clareza dos objetivos estratégicos, o que facilitou o alinhamento de todas as equipes e o direcionamento de esforços para as áreas prioritárias. Além disso, a definição de resultados-chave e o acompanhamento regular permitiram uma melhor avaliação do progresso e a identificação rápida de áreas que precisavam de ajustes. Como resultado da implementação do OKR, o provedor de internet obteve melhorias no desempenho geral, aumento da produtividade e maior engajamento dos colaboradores. A cultura de aprendizado contínuo foi fortalecida, impulsionando a inovação e a busca por soluções mais eficientes. Portanto, este estudo conclui que a implementação da metodologia OKR para a gestão de planejamento estratégico em um provedor de internet é uma abordagem eficaz, capaz de trazer benefícios tangíveis e contribuir para o crescimento e sucesso da organização no mercado altamente competitivo do setor de telecomunicações.
  • Monografia Acesso aberto
    As novas tecnologias da Indústria 4.0 na perspectiva da construção civil: um estudo sobre melhoria dos processos, produtividade e eficiência com a sua utilização
    (2023-06-20) Viana, Victor
    A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, que está ocorrendo atualmente é caracterizada pela digitalização e conectividade entre máquinas e equipamentos, a automação de tarefas, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), promovendo uma maior eficiência e flexibilidade produtiva. Essas tecnologias permitem uma maior eficiência produtiva, redução de custos, personalização em massa de produtos, maior flexibilidade e adaptação a mudanças do mercado e a criação de novos modelos de negócios. A indústria 4.0 tem o potencial de revolucionar a construção civil por meio da implementação dessas tecnologias avançadas que podem melhorar a eficiência e a qualidade dos processos de construção, reduzir custos, aumentar a segurança dos trabalhadores e melhorar a sustentabilidade das construções. No entanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios, como a falta de habilidades e conhecimentos necessários entre os trabalhadores da construção civil, a falta de padrões e normas para a integração dessas tecnologias na construção civil e a resistência à mudança por parte das empresas e trabalhadores. Através de uma pesquisa bibliográfica e levantamento de informações baseadas em diversos livros, artigos científicos, dados qualitativos e estatísticos divulgados por agências governamentais, associações industriais, empresas e associações profissionais, pôde-se levantar dados para selecionar três tecnologias principais que podem melhorar os processos na construção civil em termos de produtividade, eficiência, redução de custos e competitividade. A partir dos resultados obtidos pôde-se concluir que todas as tecnologias abordadas, se utilizadas de forma integrada e precisa, podem sim elevar o setor da construção civil, que hoje amarga contínuos índices de estagnação produtiva, a patamares de crescimento e desenvolvimento nunca antes vistos.
  • Monografia Acesso aberto
    Estrutura teórica para o desenvolvimento de produtos frugais
    (2022-12-15) Mauro André Fernandes Soares, Mauro
    A inovação frugal (IF) demonstra um novo cenário empresarial, onde pequenas empresas com recursos limitados desenvolvem inovações para clientes e segmentos mal atendidos em locais de baixa renda.As IFs também criam mercados e contribuem para a sustentabilidade. Até agora, os estudos destacaram vários produtos frugais introduzidos por grandes e pequenas empresas em todo o mundo. Este estudo visa explorar o processo de como os indivíduos no nível de base conceituam, desenvolvem e difundem com sucesso suas IFs para alcançar o sucesso comercial. Analisa os antecedentes, processos e consequências do desenvolvimento e comercialização de IF e explora como evoluem e se difundem nos mercados emergentes. Também busca identificar o que desencadeia e motiva os indivíduos a se envolverem em IF. O estudo aponta a iniciativa que os indivíduos tomam e os desafios que enfrentam, desde a concepção até a comercialização bem-sucedida de suas inovações. Por fim, o presente trabalho aponta uma compreensão geral dos antecedentes, processos e consequências para esses empreendedores e o desenvolvimento de um Framework para juntamente com os estudiosos e as descobertas de este estudo esclarecer para aos profissionais interessados no fenômeno da inovação frugal. Ele aponta questões como o modelo de negócios duplos, unindo processo e produto, a fim de atender clientes de baixa renda e padrões de difusão que os gerentes precisam entender ao moldar suas estratégias de negócios, para mercados emergentes em particular e para o mundo em geral.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    A aplicação e proposição de ferramentas da qualidade em uma indústria moveleira
    (2022-12-12) Mai Castanho, Bruno
    O avanço da competitividade decorrente dos efeitos da globalização afetou todos os setores da sociedade, especialmente, as organizações empresariais de todos ramos e áreas de atuação. Esse cenário mundial, levou as empresas a terem uma queda na margem de lucros, fatos que obrigou as mesmas a focar na inovação e na qualidade através de técnicas e ferramentas que elevam a qualidade do produto ofertado e garanta a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes/consumidores. Nesse sentido, o presente trabalho traz como tema “A aplicação das ferramentas da qualidade em uma indústria moveleira” e tem como objetivo identificar e analisar os benefícios das ferramentas da qualidade que auxiliam na maximização da produtividade das empresas e também sua aplicabilidade em uma indústria moveleira. A metodologia utilizada é o estudo de caso com abordagem qualitativa com o objetivo descritivo, sendo analisado documentos científicos e livros sobre o tema. Os resultados mostram que as ferramentas de Gestão da Qualidade, se aplicadas da forma correta, podem elevar significativamente os índices de produtividade das empresas moveleiras e garantir a permanência no mercado brasileiro e mundial, apesar do elevado padrão de competitividade.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo de caso: aplicação da notação BPMN no mapeamento dos processos de uma empresa provedora de internet em Santa Catarina
    (2022-12-09) CUNHA SENA, LUIZA
    Existem muitos desafios associados ao período de mudanças dentro de uma empresa que decide iniciar o mapeamento e a documentação dos seus processos. Isso significa que a partir desse ponto, os processos serão padronizados e precisarão ser seguidos à risca conforme forem mapeados. O presente trabalho é um estudo de caso realizado em um provedor de internet localizado na cidade de Palhoça – Santa Catarina, que teve como principal objetivo o mapeamento e a documentação dos processos definidos como os mais críticos durante o período do estudo. Inicialmente, é apresentada uma breve introdução ao gerenciamento de processos e sua importância no cenário atual. Em seguida, foi realizada a defesa do estudo abordando diversos autores da área da gestão e mapeamento de processos, a fim de embasar teoricamente o seguimento do estudo. A seguir, é apresentada coleta de dados, que foi realizada através de reuniões periódicas com os gestores de cada setor, onde são apresentadas a abordagem qualitativa e a natureza aplicada do estudo. Por fim, são apresentados os dados da empresa, o software escolhido, as noções básicas da notação BPMN e os processos críticos escolhidos para serem mapeados e documentados.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Aplicação do método de Pareto e 5s no gerenciamento de estoques: um estudo de caso na empresa Megajet
    (2022-12-06) Schuch, patrick
    Os modos de gestão de estoque mudaram muito com a chegada da tecnologia para auxiliar e facilitar a gestão. Com a competividade das empresas crescendo cada vez mais, qualquer passo à frente do concorrente faz grande diferença, com isso é fundamental para as empresas que trabalhem com o estoque afim de possuir uma gestão qualificada, eliminar erros e ter a possibilidade de aumentar as margens de lucros. O objetivo geral deste trabalho é efetuar um levantamento sobre a gestão de estoques e armazenagem de peças e componentes de uma empresa do ramo náutico com grandes problemas desde a entrada da mercadoria no estoque até a saída da mesma, para verificar quais são seus pontos críticos na gestão de estoque e propor melhorias. Com isso foi levantado os principais problemas que a empresa enfrentava e foi implantado ferramentas de controle de estoque, o método 5S, o uso de fluxogramas dos processos e a curva ABC, que trouxeram diversos benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores da área em questão que aderiram abertamente essa forma de controle de estoque no qual não havia antes, melhorando consideravelmente o ambiente de trabalho, o bem-estar e a autoestima.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Lead time de entrega: acompanhamento de nível de serviço
    (2022-06-08) de Abreu, Matheus
    Frente a atual situação onde os clientes estão cada mais exigentes com os prazos de entregas, esses prazos estão cada vez mais sendo reduzidos e isso exige que a logística das empresas seja mais eficiente. Para que esses prazos de entrega cada vez mais reduzidos sejam cumpridos, as empresas desenvolveram alguns indicadores de acompanhamento como o de nível de serviço e de lead time. O presente trabalho demonstrará uma sugestão de melhoria nos processos para alavancar os indicadores de nível de serviço de uma empresa do ramo de cerâmica situada na Grande Florianópolis. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se da técnica de documentação direta, quanto a pesquisa foi usada a pesquisa descritiva e tendo uma abordagem quali-quantitativa. Todas as fontes de informações utilizadas no presente trabalho de conclusão de curso, foram em campo aplicando o procedimento de estudo de caso. Através de estudo foi possível identificar que é possível realizar melhorias nos processos e ter ganhos nos indicadores de serviço e melhoria do lead time. Com a sugestão de melhoria podemos alcançar um aumento de 2% no geral nos indicadores de serviço e um dos centros de distribuição 18% de aumento no nível de serviço.
  • Monografia Acesso fechado
    Análise financeira e socioambiental de implementação de um complexo eólico no norte do estado da Bahia
    (2022-06-23) Ceccato, Iago
    Desde o primeiro relato de utilização de energia elétrica, já houve diversos avanços no âmbito da geração da energia. À medida que aconteceram os avanços das tecnologias, também se necessitou desenvolvimento relacionado às maneiras de produção da energia. Dito isso, o presente trabalho tem foco na energia eólica, mais especificamente na análise do ponto de vista social, ambiental e financeiro, da implementação de um complexo eólico no norte do estado da Bahia, no ano de 2019. Tem o objetivo de demonstrar a viabilidade do investimento na energia eólica, tipo de energia renovável, e os impactos ambiental, social e financeiros da implementação de um complexo eólico. O estudo utilizou a pesquisa aplicada quanto à natureza, com cunho tanto qualitativo quanto quantitativo em relação à abordagem do problema. Quanto aos objetivos temos uma pesquisa explicativa, e por fim pesquisa bibliográfica e estudo de caso quanto aos procedimentos. O investimento total foi de 2 bilhões de reais e retorno de 6 bilhões em 20 anos. Dito isso, podemos dizer que a partir de todos os pontos supracitados, os objetivos foram alcançados e julga-se viável o investimento na energia eólica.
  • Monografia Acesso fechado
    Fluxos de processos no setor de acabamento : Industria de pré-fabricados
    (2022-06-22) Rodrigues, Marcelo
    Em expansão no mercado nacional, a indústria de pré-fabricados, especificamente seu processo industrial tem uma extensa área a ser desenvolvida. Este trabalho de conclusão de curso de Engenharia de produção tem o objetivo de expor ferramentas que venham a contribuir para mitigar gargalos que podem ocorrer em um fluxo de processos em uma indústria de pré-fabricados, em específico no setor de acabamento das peças. Para esta análise foram abordados técnicas que venham auxiliar como suporte ou na tomada de decisão para melhorias no setor, além de contribuir com a expansão e divulgação dessa área industrial no setor de pré-fabricados.
  • Monografia Acesso aberto
    Os principais impactos das soft skills do engenheiro na cultura organizacional de uma organização
    (2022-06-28) ABREU, ANA PAULA
    Esse trabalho de conclusão de curso trata-se de um estudo bibliográfico qualitativo descritivo, que teve como objetivo identificar os impactos das Soft Skills do engenheiro na cultura organizacional, sendo que essa é definida pelo seu conjunto de crenças, costumes, valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios. Sendo assim, há uma busca cada vez maior das organizações de engenheiros que realizem um conjunto de competência e habilidades que pode ser expressada como soft skills e hard skills. A discussão acerca dos impactos destas habilidades na cultura organizacional justifica-se pelo fato da sociedade está saindo de uma era analógica para uma era digital, onde exige-se a necessidade de engenheiros com competências comportamentais que ao serem aplicadas geram bons resultados e quando aplicadas as Softs Skills é possível gerar uma boa liderança e gestão para o engenheiro, até mesmo porque uma boa liderança traz impactos positivos para a eficiência da cultura organizacional, portanto hoje faz-se necessário que haja um bom alinhamento entre o engenheiro com a cultura da empresa em que ele será inserido.
  • Monografia Acesso aberto
    Economia Circular em Foco na Industria da Construção Civil
    (2022-06-28) Chagas, Rafael
    Atualmente, a degradação do planeta Terra junto com seu meio ambiente vem se tornando um desafio cada vez maior para as nações do globo, ao ponto de pesquisas elaboradas pelos mais diversos pesquisadores ambientalistas chegarem a conclusões alarmantes. Diante desse cenário, cresce a preocupação sobre a escassez de materiais, sobre o aumento dos preços, sobre os impactos no meio ambiente, os impactos na sociedade e etc.. Nesse sentido, a economia circular vem se destacando exponencialmente nos últimos anos em decorrência da valorização não apenas ambiental, mas também econômica, ou seja, auxiliando as organizações a crescerem economicamente enquanto se atrelam à sustentabilidade. Nesse cenário, o presente estudo visa alcançar o objetivo de contribuir em pró da sustentabilidade a partir do levantamento da compreensão teórico-prático local das construtoras de Florianópolis, no que estende as estratégias, desafios, benefícios e oportunidades em relação à economia circular. Os procedimentos metodológicos, apontam o trabalho como pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada em construtoras da região da grande Florianópolis, as quais foram selecionadas por tamanho de pequeno-médio porte e que tem como foco de atuação, serviços realizados na capital catarinense. A pesquisa de campo contou com um roteiro de entrevista elaborado a partir da literatura, que foi aplicado aos gestores das construtoras. Os resultados atingidos, levantaram informações sobre a realidade do segmento da construção civil. Por fim, estratégias foram mencionadas, como os métodos praticados de reciclagem, reutilização e redução de resíduos, além de destacarem as principais limitações do segmento da construção civil
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estudo das práticas de manutenção de uma empresa de locação de plataformas de trabalho aéreo, sob a abordagem da manutenção produtiva total
    (2022-06-15) Cleiton Castro Fonseca, Cleiton
    Para se manterem competitivas as organizações dependem de sua habilidade e rapidez eminovar e efetuar melhorias contínuas, buscando incessantemente novasferramentas degerenciamento, que as direcionem para uma maior competitividade através da qualidade eprodutividade. Nesse contexto, o presente estudo aplica o pilar Manutenção Autônoma (AM) da metodologia Manutenção Produtiva Total (TPM) em uma empresa de médio porte que atua no ramo de locação de plataformas para trabalhos em altura (PTA’S). A AM é utilizada para envolver os operadores na conservação dos equipamentos e desenvolver neles uma sensibilidade às máquinas, possibilitando um sentimento de “propriedade”. Este envolvimento provoca uma quebra de paradigma, provocando uma mudança de comportamento pela integração entre duas áreas (manutenção e produção) e gera resultados positivos à organização como a melhora da performance dos equipamentos, diminuição das falhas e um aumento na disponibilidade e confiabilidade. Para analisar as práticas de manutenção realizadas na empresa sob a ótica da TPM, foram realizadas pesquisas e coleta de dados durante o segundo semestre de 2021 e início de 2022, além de revisão bibliográfica de autores interessados em práticas de ações preventivas e da metodologia TPM. No que se refere à metodologia, a abordagem utilizada pela pesquisa foi a qualitativa, quanto aos objetivos ela pode ser classificada como descritiva e exploratória e a coleta de dados foi através de entrevistas estruturadas com os principais envolvidos na manutenção e conservação dos equipamentos. A partir de entrevistas estruturadas baseadas na literatura e da coleta de dados acerca das práticas de manutenção desenvolvidas pela empresa, foi possível realizar uma análise qualitativa das informações à luz do pilar AM da TPM. Os resultados da análise possibilitaram a identificar os pontos críticos nas práticas de manutenção, aqueles que não estão de acordo com o que propõe a AM, e causam o auto índice de manutenções corretivas. E por fim o autor pôde sugerir ações, baseadas na literatura e no pilar AM, afim de estruturar as práticas de manutenção desenvolvidas pela empresa para reduzir o número de falhas nos equipamentos, melhorar a qualidade no serviço prestado e atingir o máximo potencial competitivo.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Contribuições do business process management ao setor de suprimentos: uma pesquis-ação em uma empresa de prestação de serviço
    (2021-12-18) Marcelino, Natany
    Atualmente um dos grandes desafios das empresas, é desenvolver estratégias que possam contribuir nos processos logísticos, de forma que o custo, qualidade, agilidade e confiabilidade sejam os seus principais valores dentro da organização. Diante disso, é necessário que ocorra o gerenciamento estratégico de todo o fluxo da cadeia logística para que os componentes sejam integrados e o nível máximo de um serviço seja alcançado. As empresas devem exercer seus negócios com uma quantidade mínima de erros possível, no menor tempo repetitivo e melhor utilização de recursos. Desta maneira, torna-se importante entender as ferramentas disponíveis e suas possíveis contribuições para organização. Dentre elas, tem-se o Business Process Management, modelagem difundida para mapeamento de processos, com o objetivo de criar alinhamento entre as atividades e departamentos individuais com todas as entradas, saídas, objetivos e recursos, a fim de cumprir as metas de negócios (processo eficácia) da forma mais econômica (eficiência do processo). Os procedimentos metodológicos apontam o trabalho como pesquisa qualitativa, envolvendo pesquisa-ação em uma Empresa localizada no Sul de Santa Catarina. Portanto o objetivo desse trabalho é conhecer as contribuições que a implantação do BPM pode oferecer ao setor de Compras. Dentre essas contribuições estão as melhorias da comunicação com os fornecedores, prazo de entrega, qualidade do produto, comunicação interna, tempo para negociação, tempo de entrega.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise dos processos do setor de assistência técnica de uma indústria de equipamentos eletrônicos industriais
    (2021) Souza, Paulo Ricardo
    O objetivo principal do trabalho é desenvolver uma análise do fluxo de processos relacionados ao reparo de equipamentos eletrônicos industriais recebidos pela Assistência Técnica na empresa. A obtenção dos resultados desta pesquisa foi possível através da utilização de dados obtidos com a colaboração dos funcionários envolvidos com o processo. A análise e as ações de melhoria desenvolvidas foram suportadas pela ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) e dos conceitos de manufatura enxuta. O Mapeamento de Fluxo de Valor ou Value Stream Mapping, sua denominação em inglês, é uma ferramenta que auxilia na análise do fluxo do processo atual e na elaboração de um estado futuro com a eliminação de processos que não agregam valor, a redução de desperdício e o aumento do desempenho operacional. O trabalho foi realizado em duas partes, buscando inicialmente apresentar conceitos e princípios da produção enxuta, e a ferramenta de mapeamento de fluxo de valor. Na segunda parte foi realizada a aplicação da ferramenta para analisar o processo de assistência técnica de uma empresa que produz equipamentos eletrônicos industriais como inversores de frequência e controladores de temperatura com o objetivo de verificar tarefas que não agregam valor e oportunidades de melhoria em fluxos de material e informação, além da redução de desperdícios. Um dos resultados alcançados com a aplicação do método foi à redução de tempo no processo e a eliminação de tarefas, o que diminui o tempo de espera do cliente final. Também foi possível identificar áreas para a aplicação de melhoria contínua, buscando aumentar a satisfação no atendimento e agregar valor ao departamento comercial e a fidelização de clientes.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Fator acidentário de prevenção (FAP) nas unidades de alimentação e nutrição de uma empresa privada do estado de Santa Catarina
    (2021) Burich, Brunno Willians
    Tendo como intenção estabelecer distinção entre os empregadores que geram mais ou menos danos à saúde dos trabalhadores, a Resolução nº 1.329/2017, em vigor, possibilita a majoração ou redução das alíquotas dos Riscos Ambientais do Trabalho – RAT. Este benefício se dá de acordo com o desempenho das empresas diante do subgrupo as quais estão inseridas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, por meio do Fator Acidentário de Prevenção - FAP. Fomentando a flexibilização das alíquotas, uma vez que permite a redução pela metade da contribuição relativa ao financiamento das aposentadorias e benefícios acidentários, o FAP gera maior custo financeiro nas empresas que não investem em programas de segurança e saúde no trabalho, pois eleva a alíquota RAT em até 100% nas empresas que apresentam maior acidentalidade. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é demonstrar os impactos financeiros gerados pelo FAP em dez unidades de alimentação e nutrição de uma empresa privada do Estado de Santa Catarina. Para tornar possível o alcance aos objetivos, foram seguidas cinco etapas: pesquisa teórica, acesso ao banco de dados da empresa, compilação e tabulação dos dados extraídos, geração de tabelas para análise e aplicação das fórmulas do FAP sobre a massa salarial mensal e anual, ainda foram destacadas as ações – adotadas pela empresa e ações potenciais – que visam a efetiva gestão dos elementos que compõe o cálculo do FAP.
  • Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento do projeto informacional e conceitual de uma mini fresadora CNC para pequenas empresas
    (2021) Effting, Eduardo
    O presente estudo tem como objetivo a aplicação da metodologia de processo de desenvolvimento integrado de produtos industriais para o desenvolvimento de uma mini fresadora CNC. As fresadoras CNC são máquinas capazes de executar a usinagem operada através de comando numérico computadorizado, comunicável através de softwares CAD e CAM, proporcionando a fabricação de peças com relativa rapidez. As fresadoras CNCs compactas, tem se tornado uma tendência mundial, devido aos seus benefícios e acessibilidade, tornando-a máquina ideal para compor espaços educacionais, pequenas empresas e ambientes de prototipagem como os Fab Labs. A tendência e procura por estas máquinas tem crescido, mas não há uma definição certa sobre qual modelo ideal de fresadora compacta poderia compor e suprir as necessidades de pequenas empresas tendo em vista o grande número de combinações e aplicações possíveis para máquinas operadas por comando numérico. O objetivo deste trabalho é desenvolver as etapas de projeto informacional e conceitual da metodologia de processo integrado de produtos industriais de uma mini fresadora CNC ideal para utilização em pequenas empresas, ressaltando os aspectos e necessidades essenciais para o sucesso desse produto.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Elaboração do planejamento estratégico, um estudo de caso de um fabricante de pequeno porte de linguiças e defumados artesanais da Grande Florianópolis
    (2021-06-24) Martins, João Rubens
    O planejamento estratégico é um mecanismo de direcionamento para a aplicação de ações de desenvolvimento de uma organização. Neste trabalho buscou-se a elaboração do planejamento estratégico para uma empresa de pequeno porte que processa linguiças e defumados artesanais de carne suína e bovina na Grande Florianópolis. Teve como objetivo desenvolver o planejamento estratégico, determinando questões estratégicas e ações para auxiliar a empresa Embutidos Catarinense. O procedimento abordado para desenvolvimento deste trabalho foi o estudo de caso, pois ocorreu uma imersão de fato na empresa, buscando as informações necessárias, descobrindo as principais características analisadas. Por meio do trabalho foi possível obter um diagnóstico sobre a empresa, sua produção, a previsão de demanda, algumas informações sobre as características organizacionais e o planejamento estratégico de fato. Através da aplicação da análise de SWOT e demais técnicas foi possível elaborar um plano estratégico para a embutidos catarinense.
  • Monografia Acesso aberto
    Estruturação de metodologia de projeto de produto para uma empresa do ramo metalmecânico da Grande Florianópolis
    (2021-06-30) Prazeres, Douglas Alexandre
    O presente trabalho apresenta a metodologia de gestão de projeto de produtos PRODIP e estuda sua aplicação em uma indústria metalúrgica, através dos conceitos da ferramenta 5w2h. Considerando o atual cenário global e tecnológico, as empresas necessitam se manter atualizadas e estar na frente de seus concorrentes. As metodologias de inovação surgiram para auxiliar a busca por uma cultura organizacional de processos que atenda às necessidades atuais de cada companhia. Fica definido o conceito da metodologia PRODIP, e cada uma de suas etapas, em seguida o estudo da aplicação da ferramenta visando a realidade atual da empresa estudada. Para atuar de acordo com a metodologia, se faz necessário ter uma estrutura organizacional bem definida ao ponto de dar suporte para implementação desejada. Mencionando todas atividades e quais profissionais são os responsáveis, com este estudo é possível considerar a aplicação deste método.