Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 14 de 14
  • Monografia Acesso aberto
    Causas do desmame precoce em lactentes até 6 meses de idade: tendências da produção científica
    (2023-12) BENTO, Maria Antônia Beal; PICCINI, Michele da Silva
    Introdução: O aleitamento materno é muito importante, e deve ser feito pela nutriz, de forma exclusiva até os 6 meses de vida do lactente. O desmame precoce é quando é interrompido por alguma razão esta oferta de aleitamento materno exclusivo (AME). Objetivo: Identificar na literatura científica a tendência das publicações científicas acerca do desmame precoce em lactentes de até seis meses de idade. Método: Este trabalho trata-se de revisão integrativa da literatura, com busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre os anos de 2018 e 2023. Resultados: Foram identificadas muitas publicações, e ao final foram selecionadas 29 publicações que responderam a pergunta central. Conclusão: O desmame precoce tem causa multifatorial, que pode muitas vezes ser evitado com mais atenção e orientações nas fases da gestação, pós parto e ao bebê, além de profissionais capacitados com regularidade, além de projetos que estimulem o aleitamento materno.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A influência da Dieta Mediterrânea na microbiota intestinal de adultos diagnosticados com diabetes mellitus 2
    (2023-12) SEVERINO, Luana Pereira; PETRÓ, Jordana Seifert
    Objetivo: Revisar a integração de evidências na literatura sobre a influência da Dieta Mediterrânea em pacientes com Diabetes Mellitus 2, avaliando seu impacto na microbiota intestinal. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicos Pubmed, BVS e Scielo, nos últimos 10 anos e em idiomas de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Foram incluídos apenas estudos que continham a Dieta Mediterrânea como intervenção dietética, em pacientes maiores de 18 anos, diagnosticados com Diabetes Mellitus 2, e que avaliassem a microbiota intestinal. Resultados: Um total de 41 estudos foram encontrados, após a aplicação dos filtros restaram apenas cinco. A amostra total do presente estudo foi de 1987 pacientes com diagnóstico de Diabetes Mellitus 2 submetidos à Dieta Mediterrânea. Dados como microbiota intestinal foram avaliados. Conclusão: A Dieta Mediterrânea exerce impactos positivos na microbiota intestinal e no controle metabólico de pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus 2, apresentando melhorias na diversidade microbiana e aumento de bactérias benéficas que colaboram para a redução da resistência à insulina. Apesar dos resultados positivos, futuras pesquisas em maior escala são necessárias para explorar melhor os resultados apresentados e principalmente sobre novos métodos de avaliação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eixo cérebro-intestino: a influência da microbiota intestinal na saúde mental, uma revisão da literatura
    (2023-12) FREIRE, Nathiele; CARDOSO, Vitoria
    Manter um equilíbrio adequado na composição da microbiota intestinal é essencial para a saúde física e mental, bem como para a prevenção e gestão de diversas doenças. A interação entre as estruturas do cérebro e do trato gastrointestinal, que envolvem a microbiota, conectam-se pelo eixo "cérebro-intestino-microbiota". Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar a influência da microbiota intestinal na saúde mental. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, nos determinantes de transtornos psicológicos. Os dados foram coletados na base de dados dos descritores Scielo, PubMed e BVS, durante o período de setembro a novembro de 2023. Diante desta situação, os resultados encontrados destacam que a disbiose intestinal é um fator de risco para doenças psiquiátricas tendo como principal alvo a ativação do eixo HPA. Com isto, destaca-se a importância da dietoterapia em combinação com terapias psiquiátricas, evidenciando seu efeito benéfico no microbioma intestinal e sua contribuição para a redução dos sintomas psicológicos associados à ansiedade e depressão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da crononutrição na saúde metabólica e na função da microbiota intestinal
    (2023-12) PEROSA, Daiane Sara
    Objetivo: Identificar quais evidências científicas apoiam a importância do alinhamento adequado dos ritmos circadianos, sono e horários de alimentação na preservação da saúde metabólica e intestinal. Metodologia: Revisão integrativa da literatura realizada no mês de outubro de 2023, através da busca de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); e do Medical Subject Headings (MeSH) da National Library, nas seguintes bases de dados: Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (MEDLINE), Portal PubMed. Resultados: A crononutrição é uma estratégia para realinhar os ritmos circadianos e a homeostase metabólica do hospedeiro. Ao restringir a ingestão de alimentos ao período diurno, promove-se a saúde metabólica e equilíbrio da microbiota intestinal. Considerações finais: Uma compreensão mais profunda dos ritmos circadianos e sua influência na saúde humana oferece a oportunidade de desenvolver estratégias eficazes de promoção da saúde e prevenção de doenças, abrindo caminho para uma abordagem mais precisa e personalizada à nutrição e ao cuidado da saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fatores que influenciam a falta de adesão à terapia nutricional em pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2
    (2023-06-23) Boizonave, Amanda Rosa
    O Diabetes Mellitus é uma doença crônica com constante crescimento de casos no mundo, sendo o diabetes mellitus tipo 2 com maior prevalência. O tratamento mais comum para esta patologia envolve o uso de medicamentos e abordagens não medicamentosas, como dieta e prática de atividade física. Um dos desafios apontados no tratamento do DM2 é a dieta, com baixa frequência de adesão pelos pacientes. Estudos clínicos avaliaram que diversos aspectos dificultam o seguimento da prescrição dietética. O objetivo deste estudo foi analisar artigos de ensaios clínicos sobre adesão à dieta em pacientes com DM2, entre os anos de 2018 a 2023. Notou-se que as características sociodemográficas, hábitos alimentares, renda, nível de escolaridade e informação sobre a dieta estão diretamente relacionados a não adesão à terapia nutricional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Consumo alimentar de adultos brasileiros nos anos pré-pandêmicos (2018-2019) e nos anos de pandemia (2020-2021): Vigitel-Brasil
    (2023-07-07) Flach, Roberta Francieli
    O objetivo deste estudo foi analisar o consumo alimentar de adultos que residem no município de Porto Alegre no período pré-pandêmico (2018 e 2019) e pandêmico (2020 e 2021). Método: Trata se de um estudo transversal de base populacional com adultos maiores de 18 anos moradores de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir das entrevistas concedidas ao Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Resultados: Constatou-se um aumento no consumo regular de frutas e hortaliças (5x ou mais na semana), passando de 50,5% (n=2071) em 2018/2019 para 54,0% (n=1062) em 2020/2021, sendo esta diferença significativa (p=0,010). Identificou que a população não atingiu o consumo recomendado de frutas e hortaliças em todos os anos analisados. Não houve mudança do percentual de adultos que consumiam a maioria dos marcadores do grupo dos alimentos ultraprocessados, mas houve crescimento do consumo. Conclusão: O estudo constatou poucas modificações na alimentação dos individuos nos anos analisados. Houve aumento no consumo de frutas e hortaliças, mas a maioria da população não atingiu as recomendações diárias. Embora não tenha grande variação nos percentuais do consumo de alimentos ultraprocessados, foi observado discretas mudanças no crescimento destes alimentos. Destacou-se a importância de programas e políticas públicas voltadas a garantia da alimentação adequada e de fácil acesso, assim como, estratégias de educação nutricional de fácil entendimento para toda a população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Kombucha: aspectos tecnológicos e propriedades para saúde
    (2023-07-02) Canals, Nayara
    A kombucha é desenvolvido a partir de uma fermentação de chá adoçado de uma planta que se chama camellia sinensis mais podemos utilizar os plantas de chá como preto verde loong. É realizada uma fermentação por uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras que se chama SCOBY, essa bebida vem ganhando popularidade que trás o apelo de ser benéfica a saúde, além de proporcionar bem estar para as pessoas, Objetivo desse estudo foi investigar as suas propriedades para a saúde e seu benefício, além de elucidar a legislação, aspectos tecnológicos e comercialização da bebida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Analise Qualitativa e Comparativa de Barras proteicas
    (2023-06-28) Lunardelli, Leonardo Constantin
    O consumo de fast foods tem se popularizado em todo o mundo, devido à praticidade e comodidade que oferecem. No entanto, o aumento de doenças relacionadas à alimentação tem preocupado a população e, por isso, a indústria tem investido em soluções que possam aliar saúde e praticidade. As barras de proteínas são uma dessas soluções. Este estudo tem como objetivo analisar e comparar diferentes marcas desses produtos, a fim de avaliar se são realmente saudáveis e se podem ser uma opção para uma alimentação mais equilibrada. Materiais e métodos: foram avaliados 10 rótulos de diferentes marcas, em porções de 50g e transcritos para uma planilha de Excel para comparação. Esses produtos foram adquiridos em um hipermercado e em uma loja de suplementos. Resultados: foi observada uma variação considerável nas calorias e quantidade de ingredientes. No que diz respeito aos macronutrientes, foi observada uma variação na quantidade de proteínas, carboidratos, gordura totais e gorduras saturadas. O que também chamou bastante a atenção foi a quantidade de aditivos, conservantes e edulcorantes encontrados. Conclusão: por mais que esses produtos contem com a praticidade e com quantidades elevadas de proteínas, deve se levar em consideração a quantidade de ingredientes adicionados e as altas quantidades de gorduras totais e saturadas presentes na composição na hora de incluí-los na dieta. O consumo indiscriminado desse tipo de produto pode causar danos à saúde, portanto é fundamental a moderação e o interesse do consumidor para comparar os melhores rótulos e adquirir os melhores produtos disponíveis no mercado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Alimentos processados: o impacto do fácil acesso na saúde e no estado nutricional dos estudantes dentro e fora da escola
    (2023-06-22) Posser, André Leandro de Paula
    Objetivo: Analisar a alimentação dos estudantes brasileiros e estrangeiros e os motivos que levam os estudantes a consumirem cada vez mais alimentos ultraprocessados. Busca-se ainda compreender os impactos desses alimentos na saúde dos estudantes para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, além de observar a qualidade nutricional dos alimentos comercializados nas cantinas escolares e comércio ao redor das escolas. Do mesmo modo, destacar se as atividades de educação nutricional tiveram êxito em suas propostas de intervenção. Método: Trata-se de uma revisão narrativa e para este estudo foram consultadas as bases PUBMED, GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO e incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos. Resultado: Foram selecionados 12 artigos que se referem à alimentação dos estudantes, bem como os riscos da alimentação ultraprocessada para os estudantes, o acesso deles a estes alimentos, juntamente com os resultados de intervenções nutricionais educativas. Conclusão: a análise dos artigos demonstrou que alimentação ultraprocessada apresenta risco para os estudantes por conta de carecerem de nutrientes essenciais para o desenvolvimento. O fácil acesso e a promoção massiva destes alimentos foram identificados como uma questão preocupante. A disponibilidade dentro e fora das escolas induz ao consumo e a formação de hábitos não saudáveis que podem prevalecer ao longo da vida se estratégias de educação nutricional eficazes não forem aplicadas para ofertar conhecimento e autonomia dos estudantes para com suas escolhas alimentares.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conhecimento sobre alimentação e o consumo de carboidratos e proteínas por praticantes de musculação
    (2023-06-23) Marques, Ynaê Simões
    Objetivo: avaliar os hábitos alimentares dos praticantes de musculação e o consumo de carboidratos e proteínas, juntamente com a prescrição de suplementos proteicos.   Método: para este estudo foram consultadas as bases PUBMED e RBNE incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos. Resultado: Foram selecionados 13 artigos que se referem ao consumo de suplementos proteicos e o consumo irregular dos carboidratos, juntamente com os hábitos alimentares dos praticantes de musculação e fisiculturistas. Conclusão: Analisando os dados levantados nessa revisão, concluiu-se que é necessária uma melhor orientação prévia do exercício, com o auxílio de um nutricionista esportivo, contribuindo para uma melhora dos resultados físicos e qualidade da atividade realizada. Entre os usuários de suplementos nutricionais e frequentadores de academias, há uma elevada prevalência de indivíduos que acreditam que a proteína é o principal macronutriente a ser consumido na dieta, diminuindo assim, um dos principais e importantes macronutrientes que é o carboidrato, podendo perder a força durante o exercício e assim prejudicar a construção muscular devido à fadiga. Desta forma, a indicação da suplementação alimentar é viável quando há necessidade do organismo de complementação na alimentação ou quando precisar elevar algum determinado nutriente para atingir algum objetivo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desperdício alimentar em diferentes segmentos de unidades de alimentação e nutrição: uma revisão integrativa
    (2022-12-16) Cardoso, Guilherme Kühn Fraga
    Objetivo: demonstrar os diversos motivos que levam ao desperdício alimentar em diferentes segmentos de unidades de alimentação e nutrição. Com intuito de apresentar diferentes tipos de estudos e conclusões. Método: trata-se de uma revisão integrativa onde para este estudo foram consultadas as seguintes plataformas online Google Acadêmico (GOOGLE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine (PUBMED) e incluídos artigos publicados nos últimos 5 anos. Resultado: foram selecionados 10 artigos que se referem aos fatores que levam ao desperdício alimentar em diferentes segmentos de Unidades de Alimentação e Nutrição. Conclusão: com base nos estudos analisados, podemos observar que, apesar de diferentes públicos e segmentos, em todos obtivemos resultados negativos, evidenciando problemas estruturais desde a formação da sociedade, até seu momento mais crítico de vida. O que nos leva a repensar as formas de planejamento, treinamento, controle e execução de atividades, para que o desperdício alimentar possa ser reduzido em unidades de alimentação e nutrição. Contudo, podemos concluir que uma padronização, sendo ela uma obrigatoriedade, bem como uma lei específica, poderia nos trazer bons frutos para uma obtenção de melhores resultados referentes ao desperdício alimentar, trazendo assim, um ganho para ambas as esferas da sociedade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência da mídia no comportamento alimentar de adultos: uma revisão narrativa da literatura
    (2022-12-16) Maciel, Vitória Bosi
    Na atualidade a mídia tem se destacado veiculando padrões de corpos ideais e perfeitos, sendo notável uma influência direta no comportamento alimentar dos indivíduos adultos. O objetivo deste estudo é analisar a mídia como principal influenciadora no comportamento alimentar. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura cujos artigos foram coletados nas bases de dados eletrônicas: National Library of Medicine (Pubmed), Electronic Library Online (Scielo) e Google Scholar (Google acadêmico). A partir dos resultados expostos verificou-se que são necessário e de extrema importância mais estudos vinculados a este assunto, pois há uma relação afirmativa entre influência das mídias sociais e o comportamento alimentar de adultos, o que contribui para gerar riscos de transtornos alimentares, baixa autoestima e a insatisfação corporal. Salienta-se que somente o profissional Nutricionista pode orientar sobre uma alimentação adequada e elaborar planos alimentares de acordo com cada indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência dos padrões alimentares na prevenção dos sintomas depressivos e depressão em adultos: uma revisão narrativa da literatura
    (2022-12-16) Rohr, Ana Caroline Linera
    O transtorno depressivo vem sendo cada vez mais caracterizado como um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Por se tratar de uma doença multifatorial, o manejo da prevenção acaba sendo desafiador e complexo. O objetivo desta revisão narrativa foi analisar a relação dos padrões alimentares na prevenção dos sintomas depressivos e depressão em uma população adulta. A revisão narrativa da literatura se deu por uma consulta de artigos originais em base de dados eletrônicas, na língua inglesa e portuguesa, com a combinação de descritores. Após o levantamento dos artigos pertinentes, obteve-se um total de 8 artigos, os quais foram utilizados como embasamento para o decorrer do trabalho. Todos os artigos selecionados mostraram relação entre um consumo de padrão alimentar não saudável com o risco para desenvolvimento dos sintomas depressivos e depressão, grande parte dos achados identificou como um dos fatores para a colaboração os alimentos pró inflamatórios, enquanto os alimentos anti-inflamatórios apresentaram ter influências positivas, ou seja, diminuindo as chances do desenvolvimento dos sintomas depressivos e depressão. Entretanto, ainda são necessários mais estudos para chegar a uma conclusão mais assertiva quanto a efetividade dos padrões alimentares quando se trata da prevenção dos sintomas depressivos e depressão em uma população adulta.
  • Monografia Acesso aberto
    Estado nutricional de crianças de 0 a 10 anos beneficiárias do programa bolsa família no município de Canoas
    (2022) Silva, Taylor Adriel de Azambuja da
    OBJETIVO: Analisar o estado nutricional de crianças de 0 a 10 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família do município de Canoas. MÉTODOS: Estudo transversal observacional com base nos relatórios públicos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Os dados utilizados para análise foram: faixa-etária (0-5 anos, 5-<7 anos e 7-<10 anos) e indicadores antropométrico (peso/idade, altura/idade e IMC/idade) – dos anos de 2010 a 2020. RESULTADOS: No período de 2010 a 2020 foram registrados os dados do estado nutricional de 38.848 crianças, das quais 92,24% possuíam menos de 7 anos. Foi encontrada prevalência de 11,67% de peso por idade inadequado, sendo 9,23% peso elevado para a idade. Dentre as crianças avaliadas, 7,61% apresentam altura para idade inadequada. Foi encontrada prevalência de 38,16% de inadequação em IMC/I. A adequação dos índices antropométricos avaliados apresentaram, redução com o passar dos anos. P/I e IMC/I são os índices antropométricos que apresentaram maior inadequação e agravamento da situação nutricional em todas as faixas etárias. A maior inadequação está concentrada no excesso de peso. CONCLUSÃO: Verificou-se um elevado percentual de crianças com inadequação do estado nutricional e predominância de sobrepeso e obesidade nas diferentes faixas etárias.