Estética e Cosmética

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 67
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento de melasma com microagulhamento
    (2022-12-10) Luckmann, Gabriela
    Melasma, também é chamado de hipermelanose, sendo caracterizado por hiperpigmentação facial de origem multifatorial. Atualmente, busca-se possibilidades terapêuticas para o tratamento do melasma que não apresentem tantos efeitos colaterais, destacando-se o microagulhamento (do inglês microneedling). O método atua com a utilização de um equipamento chamado roller que contém cerca de 400 agulhas. Esse procedimento provoca um processo inflamatório através da perfuração do estrato córneo,sem que haja danificação da epiderme,estimulando a produção de colágeno e proliferação celular. Objetivo:Descrever os efeitos do microagulhamento no tratamento do melasma através de uma revisão integrativa, tendo como finalidade sintetizar o conhecimento adquirido por produções científicas publicadas acerca do tema. Método: Consistiu em uma revisão integrativa. A pesquisa eletrônica de estudos científicos foi conduzida nas bases de dados Pubmed,ScientificElectronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, em artigos publicados no período de 2012 a 2022.A coleta de dados ocorreu entre junho e agosto de 2022. Como estratégias de busca, pesquisou-se artigos que tinham os seguintes descritores: “pele”, “hiperpigmentação”, “colágeno”, “melasma”, “microagulhamento”, “agulhamento" e os seus termos correspondentes em inglês Resultados Obtidos:Foram encontrados 5 estudos que seguiram os critérios de inclusão. Os artigos selecionados como elegíveis à revisão integrativa foram organizados em tabelas registrando os seguintes temas: autor principal do estudo, o ano de publicação, título, os objetivos, o método, os resultados e conclusão.Conclusão: Os estudos analisados evidenciaram que o tratamento de microagulhamento possui efeitos significativos no tratamento do melasma. No entanto, há incidência de efeitos como o desconforto durante o tratamento, ainda que bem tolerável, em um grau leve no nível da dor.Porém, o que se pode notar é a escassez de estudos que pudessem analisar o tratamento do Melasma por microagulhamento por um período maior de tempo e, ainda e com um número maior de pacientes, o que indica a necessidade de que sejam realizados novos estudos mais longos e que possuam um número significativo de participantes.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A eficácia do óleo de melaleuca em acne ativa: revisão integrativa
    (2022) Fonseca, Laura Mohr
    A acne é uma das doenças do folículo pilossebáceo que acomete diversos indivíduos independentemente da idade. Pode ser mais recorrente no período da puberdade, ocasionando lesões de diferentes graus e aspectos. O tratamento para controle e inibição do crescimento das bactérias causadoras da acne pode ser feito através de medicamentos orais e tópicos, que muitas vezes trazem consigo efeitos colaterais que podem ser prejudiciais à saúde. Uma alternativa de substituição do tratamento medicamentoso convencional seria a utilização de óleos essenciais devido suas propriedades terapêuticas. Por meio da análise integrativa de obras, buscou-se descrever a eficácia do óleo de melaleuca (Melaleuca alternifolia) no tratamento de acne ativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao tema proposto em artigos, revistas eletrônicas, monografias e dissertações nos anos de 1990 a 2021. As buscas foram realizadas em bases de dados bibliográficos – PubMed, Google Acadêmico, Science Direct, SciELO Brasil, Elsevier e Repositórios Universitários. O período de coleta de dados foi entre fevereiro e maio de 2022. Os descritores utilizados para as buscas foram “Acne vulgar”, “Óleo essencial”, “Melaleuca alternifolia” e “Propionibacterium acnes”, sendo selecionadas obras nos idiomas português e inglês. Após o estudo e análise de três artigos científicos, constatou-se que o óleo de melaleuca é eficaz no controle da acne ativa, reduzindo em até 54% das lesões em 12 semanas, além de apresentar importante efeito bactericida em Staphylococcus aureus, uma das bactérias causadoras desta doença. As obras citadas e analisadas demonstram que o óleo de melaleuca além de reduzir o grau das lesões, foi bem tolerado pelos pacientes e não apresentou efeitos citotóxicos.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Uso de Produtos Naturais no tratamento da acne: uma revisão narrativa da literatura
    (2022) Souza, Francielly Oliveira de
    A acne é uma doença inflamatória crônica incidente sobre o folículo pilossebáceo, tendo como fatores fundamentais a hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular, aumento da colonização por Propionibacterium acnes e inflamação dérmica periglandular. Esta doença acomete todas as etnias, embora seja menos intensa em orientais e negros e manifeste-se mais gravemente no sexo masculino. A prevalência da acne varia entre 35% e 90% nos adolescentes, com incidência de 79% a 95% entre adolescentes residentes no Ocidente, podendo chegar a 100% em ambos os sexos. Em geral, observa-se que a acne acomete 95% dos meninos e 83% das meninas com 16 anos de idade. É a mais comum dentre as doenças de pele, sendo que há muitos anos a antibioticoterapia tem sido a principal forma de tratamento, embora apresente reações adversas frequentes devido ao seu uso indiscriminado, resultado em maior resistência bacteriana e efeitos colaterais. Nesse contexto, os produtos naturais estão sendo pesquisados como uma terapia alternativa. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de aspecto qualitativo a partir de uma revisão de literatura. A busca foi realizada em bases de dados como Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Medline, além de livros e documentos acadêmicos, como trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Foram selecionados estudos em língua portuguesa ou inglesa, sendo encontrados 70 artigos nas bases de dados. Desses, foram incluídos 50 artigos na revisão narrativa. Para a discussão foram separados em tópicos os artigos que evidenciaram a eficácia dos óleos essenciais, extratos de plantas e outros produtos naturais para o tratamento da acne in vivo e in vitro. Foi observado que muitas plantas e óleos essenciais representam uma excelente alternativa no tratamento da acne devido às ações antibacterianas e anti-inflamatórias, atuando na eliminação da Cutibacterium acnes (Propionibacterium acnes) e na redução de sinais flogísticos. Entre os principais óleos essenciais para essa afecção destacam-se os óleos de melaleuca, de laranja, tomilho, murta, entre outros. Perante as vantagens das terapias alternativas em relação aos tratamentos sintéticos, os pesquisadores e as empresas vêm aumentando o interesse na utilização de plantas e óleos essenciais que representam um mercado promissor para as indústrias dermocosméticas. Entretanto, faz-se necessário mais estudos a fim de obter um protocolo de tratamento eficaz para essa afecção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso do Microagulhamento associado ao Drug Delivery do Ácido Tranexâmico no Controle do Melasma: Revisão Integrativa
    (2022) Nascimento, Carolaine do
    Introdução: O Melasma é uma doença pigmentar que tende a se manifestar como máculas hiperpigmentadas, de maneira irregular, sendo predominante no sexo feminino, durante o período fértil, durante ou após a gestação ou na menopausa, apresentando-se em maior escala em orientais bem como em pacientes de fototipos mais altos de IV a VI. Manifesta-se nas regiões centro-facial, mandibular ou malar. Entre a diversidade terapêutica tem-se como destaque o uso do microagulhamento com drug delivery do ácido tranexâmico. Objetivo: verificar os efeitos do uso do microagulhamento associado ao Drug Delivery do Ácido Tranexâmico no controle do Melasma. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, que teve seus artigos selecionados entre setembro de 2021 e maio de 2022, nas bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, priorizando publicações dos últimos cinco anos (2017-2022). Utilizou-se os cruzamentos dos descritores: “melanose”, “microagulhamento”, “drug delivery”, “ácido tranexâmico”, “microneedling”, tranexamic acid”, “melasma”, por meio do operador booleano “and”, os quais foram definidos com base nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Resultados: Foram selecionados 763 estudos. Destes 758 trabalhos foram excluídos da pesquisa e 05 foram incluídos por contemplarem os critérios exigidos. Os resultados foram divididos em dois quadros, um referente a recursos dados primários e o outro composto por dados secundários. Os resultados foram organizados conforme autor, ano de publicação, título, objetivos, métodos, resultados e conclusão. Considerações Finais: O tratamento para melasma associado ao ácido tranexâmico é eficaz, promovendo o controle dessa hiperpigmentação. O ácido tranexâmico tem seu efeito clareador potencializado quando associado ao drug delivery, aumentando a entrega do ativo para camadas mais profundas da epiderme por meio do microagulhamento, trazendo melhora da mancha. Ainda que, possuam poucos estudos de trabalhos científicos e ensaios clínicos realizados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Autoestima e autoimagem após tratamento estético: uma revisão narrativa da literatura
    (2022) Leandro, Coelho Francieli
    A autoestima corresponde à valoração que o indivíduo faz de si mesmo em diferentes situações da vida, a partir de um determinado conjunto de valores eleitos por ele como positivos ou negativos. Dessa forma, as mulheres buscam a imagem do corpo perfeito que a mídia “vende” todos os dias. Esse padrão pode influenciar diretamente a autoestima e a autoimagem, alterando inclusive seu estado emocional e psicológico. Desse modo, as cirurgias, procedimentos estéticos, dietas, medicamentos e exercícios físicos surgem na tentativa de minimizar desconfortos e reduzir complexos e incômodos com a aparência. O presente estudo teve como objetivo revisar a satisfação dos pacientes após realizar tratamentos estéticos analisando sua influência sobre a sua autoestima e autoimagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. A busca dos artigos foi realizada no Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Medline. O período de coleta de dados foi entre foi entre fevereiro e maio de 2022. Os termos utilizados para pesquisa foram: “autoestima”, “autoimagem”, “imagem corporal” e “procedimentos estéticos”. Para a seleção dos trabalhos foi realizada a avaliação dos títulos e dos resumos identificados na busca inicial. Foram considerados artigos, trabalhos de conclusão de cursos de graduação, teses e dissertações relacionados ao tema. Foram encontrados dez estudos nas bases de dados. Desses, seis foram incluídos para a revisão narrativa. Os outros quatro estudos não se encaixaram nos critérios de inclusão. As obras citadas mostram que os procedimentos estéticos melhoram significativamente a autoestima e autoimagem dos indivíduos , além de melhorar sua qualidade de vida.
  • Monografia Acesso aberto
    Tratamento da síndrome geniturinária da menopausa com radiofrequência: uma revisão narrativa da literatura
    (2022) Silva, Heloísa Peixer
    A Síndrome Geniturinária da Menopausa (SGM) se caracteriza por uma variedade de sinais e sintomas da menopausa ligados às mudanças físicas da vulva, vagina e parte inferior do trato urinário. Uma proposta de intervenção para o tratamento da SGM é a utilização da eletroterapia por radiofrequência. A radiofrequência é uma terapia não invasiva e indolor, atualmente muito procurada por promover modificações nas características estéticas. Assim, teve-se como objetivo revisar a eficácia da radiofrequência no tratamento da SGM através da literatura. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de aspecto qualitativo a partir de uma revisão de literatura. Os artigos foram selecionados em bases de dados como Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Medline, durante os meses de março a abril de 2022. Foram incluídos e revisados três artigos, sendo constatado que o uso da radiofrequência apresenta resultados satisfatórios no tratamento dos sintomas da SGM. Foi evidenciado na presente revisão de literatura que a radiofrequência apresenta resultados favoráveis na melhora das queixas de flacidez vaginal, na função e satisfação sexual, na vaginite atrófica e na incontinência urinária de esforço, sendo uma alternativa não invasiva para o tratamento dos sintomas da SGM, sendo um tratamento eficaz, seguro e indolor.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso do microagulhamento na melhora de cicatrizes atróficas de acne – revisão integrativa
    (2021-12-01) Ramos, Patricia
    A acne é uma afecção de pele, multifatorial, genética e hormonal e tem sua maior incidência na face, tronco e dorso. Ocorre pela incidência das glândulas sebáceas e folículo piloso resultando na formação de comedões, pápulas, pústulas e dependendo da gravidade até nódulos e cistos. Após o processo de inflamação ativa da acne, pode se iniciar o processo de formação de cicatrizes que podem ser atróficas, hipertróficas e quelóides, sendo atróficas as mais comuns, essas cicatrizes deixam marcas que impactam diretamente no bem-estar de quem as possui. Com base nisso, o objetivo desse estudo foi avaliar o uso do microagulhamento na melhora de cicatrizes atróficas de acne. Essa pesquisa constituiu na busca bibliográfica e tem como objetivo buscar estudos nas bases de dados que comprovem a eficácia desta técnica. Foi constatado que a prática do microagulhamento é bastante segura e muito eficaz na melhora de cicatrizes atróficas provenientes de acne, melhorando do aspecto e textura da pele acometida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Terapia ILIB como um recurso na estética e bem-estar: revisão de literatura
    (2021-12-07) Gonçalves, Mariana Vargas Flores
    Objetivo: Este estudo teve como objetivo encontrar na literatura, por meio de uma revisão integrativa, estudos da terapia ILIB na área estética e bem-estar. Método:Trata-se de uma revisão integrativa de artigos completos disponíveis nas bases de dados PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS),Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google academico, utilizando os descritores “therapy ILIB/terapia ILIB”, “ILIB/ILIB”, “intravascular laser/laser intravascular” e “aesthetics/estética”.Foram selecionados estudos originais e completos, disponíveis para o acesso on-line livre e gratuito, publicados entre os anos de 2011 e 2021, que tinham como objetivo o uso da terapia ILIB com benefícios na área estética, publicados na língua portuguesa e inglesa. Os critérios de exclusão foram: artigos duplicados, revisões de literatura e estudos que não abordavam a temática proposta. Resultados: Foram selecionados quatro artigos para compor a amostra final deste estudo, os dados obtidos foram separados em dois quadros, os quais contemplaram o tamanho da amostra, os instrumentos de avaliação, o objetivo, o tipo de estudo e os principais resultados apresentados por cada estudo. Conclusão: A partir dos resultados obtidos na pesquisa, foi possível verificar que a terapia ILIB tem resultado eficaz na cicatrização da pele, redução da inflamação, no controle da dor e dessa forma na redução de utilização de medicamentos analgésicos e na cicatrização e renovação celular do folículo piloso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A eficácia do microagulhamento no controle de melasma associado ao ácido tranexâmico: uma revisão de literatura
    (2021-12-03) LEHMKUHL, Aline T
    Introdução: O melasma é uma hiperpigmentação crônica adquirida, de coloração acastanhada clara ou escura geralmente simétrica, de contornos irregulares, também conhecido como dermatose crônica colorida, que acomete áreas fotoexpostas da pele como a face, geralmente nas regiões malar e frontal, e eventualmente colo e braços. Essas manchas acometem pessoas de fototipo IV e V, são mais comuns em mulheres, agravando na gestação e durante períodos de alterações hormonais. Dentre os tratamentos para controle destaca-se o microagulhamento e o ácido tranexâmico. Objetivo: Analisar se o microagulhamento associado ao ácido tranexâmico é eficaz no controle do melasma. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. A coleta de dados foi realizada por meio de busca eletrônica nas bases de dados: Google acadêmico e PubMed. Os critérios de inclusão foram artigos experimentais em humanos que abordassem o tema microagulhamento no controle do Melasma associado ao ácido tranexâmico, não foram incluídos na pesquisa resumos de dissertações, teses acadêmicas ou revisões de literatura, artigos que abordassem pesquisas em animais, acesso apenas ao resumo e artigos que combinem o microagulhamento com outros ativos. Resultados: Foram encontrados quatro artigos que se encaixavam nos critérios do presente trabalho, sendo três na base de dados bibliográficas do PubMed e um na base de dados bibliográficas do Google Acadêmico. Conclusão: A partir dos dados levantados, foi verificada uma melhora significativa com o microagulhamento no controle do melasma associado ao ácido tranexâmico e que a associação melhora a pele como um todo, mostrando resultados satisfatórios, porém sugere-se mais estudos sobre a técnica com uma maior amostra podendo mostrar resultados mais promissores.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso da camuflagem cosmética em dermatoses e a interferência na autoestima das mulheres
    (2021-12-03) Marques, Ana Julia
    Resumo: Introdução: A acne é uma doença cutânea que surge devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilos sebáceos, acomete indivíduos com idade entre 12 e 25 anos e é bastante comum na região de face, dorso e tórax. A maquiagem tem como objetivo realçar traços e disfarçar imperfeições de pele, a camuflagem cosmética se diferencia da maquiagem tradicional pelo fato de possuir maior consistência e densidade para cobrir as irregularidades da pele, além de reduzir o desconforto e auxiliar no emocional do indivíduo afetado. Objetivo: O intuito deste artigo foi verificar o uso da maquiagem na camuflagem de cicatrizes de acne, identificar os tipos de maquiagem utilizadas e verificar a influência da maquiagem na autoestima das mulheres. Metodologia: O estudo foi realizado a partir da busca de artigos publicados entre 2017 e 2021, com os descritores “maquiagem”, “camuflagem cosmética”, “cicatrizes” nas bases de dados bibliográficas Google Acadêmico e PubMed. Resultados: Foram encontrados 18.081 artigos científicos, sendo 18.000 do Google Acadêmico e 81 do Pubmed, utilizando como descritores da pesquisa "maquiagem", "camuflagem cosmética” e “cicatrizes”. Os artigos que não se enquadraram nos critérios de inclusão exigido foram excluidos, totalizando em quatro o número de estudos analisados no presente trabalho. Considerações Finais: Concluiu-se que a camuflagem cosmética influencia fortemente na saúde psicológica de pessoas com dermatoses, e devido ao seu resultado imediato e não agravante do quadro clínico, torna-se uma boa opção para quem deseja esconder imperfeições na pele.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência da estética na autoestima e qualidade de vida
    (2021-11-23) Francisco, Bruna Silva; Scheidt, Geovana
    Introdução: A importância da aparência estética está cada vez mais presente e é relevante na vida das pessoas, podendo-se fazer uma relação direta entre a aparência e a autoestima, relação que, para alguns, é de grande importância, pois afeta o psicológico, o emocional e o convívio social. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi esclarecer a influência da estética na autoestima e qualidade de vida das pessoas. Metodologia: Esse estudo caracterizou-se como analítico, observacional, transversal com abordagem quantitativa, realizado em uma Clínica Estética do bairro Aríriu, Palhoça, SC. Essa pesquisa se tratou de uma amostragem por conveniência, foram incluídas 40 mulheres que realizaram procedimentos estéticos na Clínica. Resultados: Os resultados obtidos nesta pesquisa afirmaram que a estética está se tornando parte da vida das pessoas que pretendem aumentar a autoestima, assim como o conforto com o rosto e corpo. A maioria das participantes tiveram os resultados esperados e consequentemente uma melhora na autoestima e qualidade de vida. Conclusão: Dado os fatos, conclui-se que os indivíduos que realizam procedimentos estéticos possuem uma grande melhora na autoestima, consequentemente uma melhora na saúde física e mental. Observou-se também que grande parte das participantes estão satisfeitas com os resultados obtidos. Palavras-chave: Estética. Autoestima. Qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os efeitos do microagulhamento em alopecia androgenética
    (2021-11-24) Vieira, Kely
    Embora não traga consequencias á saude, a perda de cabelo pode interferir na qualidade de vida e auto estima do indivíduo. Algumas pessoas desenvolvem patologias associadas a perda de cabelo, dentre elas esta a Alopecia androgenética. A alopecia androgenética (AAG) é a forma mais comum das alopecias em ambos os sexos, afetando mais de 50% dos homens. Acredita-se que uma das técnicas mais utilizadas para o tratamento da alopecia é o microagulhamento, estimulando novos fios através da liberação de fatores de crescimento, incentivando na produção de colágeno e elastina. Objetivo: Dessa forma, o intuito deste artigo foi transcrever através de uma revisão bibliográfica, os efeitos do microagulhamento em alopecia androgenética. Metodologia: O estudo foi realizado a partir da busca de artigos publicados entre 2011 e 2021, com os descritores ”Microagulhamento e alopecia androgenética” nas bases de dados bibliográficas PubMed e Google Acadêmico. Resultados: Foram encontrados cinco artigos científicos que se encaixavam nos critérios do presente trabalho, sendo quatro na base de dados bibliográficas do PubMed e 1 na base de dados bibliográficas do Google Acadêmico. Conclusão: De acordo com os estudos realizados, pode-se concluir que o microagulhamento isolado ou com a permeação de ativos, apresenta eficácia relevante para o tratamento de alopecia Androgenética masculina, com resultados visuais alcançados a curto e longo prazo. Palavras-chave: Microagulhamento, Alopecia Androgenética.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Reflexoterapia podal na qualidade de vida do idoso: uma revisão integrativa
    (2021-11-24) Vieira, Ana Caroline Denise; Furigo, Juliana Formighieri
    Introdução: O aumento da expectativa de vida tem sido um fator considerável para que sejam elaboradas ações voltadas para a promoção de saúde do idoso. As práticas integrativas e complementares em saúde constituem uma alternativa importante para melhora da qualidade de vida desta população, sendo a reflexoterapia podal uma destas práticas. Objetivo: Descrever os efeitos da reflexoterapia podal na qualidade de vida do idoso. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa. A coleta dos dados foi realizada nas bases de dados PubMed e Google Acadêmico. Os critérios de elegibilidade foram estudos que contemplem a reflexoterapia podal como recurso terapêutico que visem a qualidade de vida de pessoas idosas, sem restrição de ano, idiomas português e inglês, publicações on-line disponíveis na íntegra e gratuitos e desenho do estudo tipo: experimentais, quase experimentais, série de casos e estudo de casos. Após identificação destes estudos as informações foram extraídas e compiladas em quadros. Resultados: Foram inclusos três artigos, sendo um ensaio clínico randomizado, um estudo exploratório e uma pesquisa quantitativa. A amostra variou de 6 a 120 participantes, com idosos de ambos os gêneros. A intervenção com reflexoterapia em cada estudo foi realizada com método, número de intervenções e tempo diferentes, assim como as variáveis analisadas: queixas vasomotoras, qualidade de vida, equilíbrio energético e energia vital. Conclusão: Os efeitos da reflexoterapia podal sobre a qualidade de vida de idosos foram de melhora da qualidade de vida, diminuição de ondas de calor e promoção do equilíbrio energético após intervenção com reflexoterapia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da argila nas disfunções dermatológicas e estéticas
    (2021-12-01) Silveira, Cristini Martins
    Introdução: A argila é utilizada por profissionais da área da saúde para tratamento estético e terapêutico por suas características antissépticas, analgésicas, anti-inflamatórias, bactericidas e cicatrizantes. Apesar das funções terapêuticas serem reconhecidas há milênios, apenas a alguns anos estudos sobre os efeitos da argila começaram a ser realizados. Objetivo: Descrever os efeitos da argila nas disfunções dermatológicas e estéticas. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa. A coleta dos dados foi realizada nas bases de dados: PubMed, Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Foi realizada a leitura dos títulos e resumos dos artigos selecionados para verificar se estavam adequados aos critérios de elegibilidade. Após, as informações foram extraídas dos estudos e compiladas em tabelas. Resultados: Foram inclusos três artigos: o primeiro experimental com ratos, o segundo observacional com humanos e o terceiro pré-experimental com indivíduos queimados. As intervenções utilizadas foram argila comercial, argila com óleo de jojoba e argila cinza, respectivamente. As variáveis analisadas foram quantidade das fibras de colágeno, quantidade de lesões por acne, qualidade de vida e sinais e sintomas de queimadura. Conclusão: A argiloterapia aumentou o número de fibras de colágeno na pele, diminuiu o número de lesões por acne e reduziu o processo inflamatório das queimaduras.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Óleo essencial de lavanda sobre a qualidade do sono de estudantes
    (2021-12) Farias Pires, Marina; Pereira Amorim, Larissa
    Introdução: Estudantes universitários apresentam distúrbios do sono relacionados as exigências das aulas, fatores comportamentais, sociais e pessoais. Dentre as práticas integrativas e complementares na saúde, a aromaterapia, como o óleo essencial de lavanda, pode ser utilizada para reduzir o nível de estresse e manter um ciclo de sono regular. Objetivo: Identificar os efeitos do óleo essencial de lavanda sobre a qualidade do sono em estudantes universitários. Métodos: Caracteriza-se como uma pesquisa pré-experimental. A amostra do tipo não probabilística intencional, foi composta por 30 estudantes matriculados em cursos de graduação da área da saúde da Unisul, divididos em 2 grupos: grupo uva, recebeu um kit para inalação com óleo vegetal de uva e o grupo lavanda que recebeu um kit para inalação com óleo essencial de lavanda. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados pré e pós intervenção com óleo essencial foram: questionário sociodemográfico e Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP). Resultados: Participaram do estudo 25 estudantes, sendo 14 no grupo uva e 11 no grupo lavanda. A média de idade foi 21 anos, 23 estudantes eram mulheres e 13 praticavam atividade física. Na avaliação inicial 7 participantes apresentavam distúrbio do sono, 17 tinham um sono ruim e somente 1 estudante tinha um bom sono. Houve diferença significativa quando se comparou os índices pré e pós intervenção do grupo uva (p=0,022) e pré e pós intervenção do grupo lavanda (p=0,005), ambos os grupos tiveram redução do índice de qualidade do sono. Na avaliação pós intervenção os 14 indivíduos do grupo uva não apresentaram mudança em seus escores finais do IQSP, enquanto 6 estudantes tiveram redução nos seus escores, apresentando melhora da qualidade do sono. Conclusão: O óleo essencial de lavanda melhorou a qualidade do sono em estudantes universitários da área da saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Efeito do Óleo Essencial de Lavanda sobre a qualidade do sono de Estudantes Universitários.
    (2021-11-23) Larissa Pereira Amorim, Marina Farias Pires
    Introdução: Estudantes universitários apresentam distúrbios do sono relacionados as exigências das aulas, fatores comportamentais, sociais e pessoais. Dentre as práticas integrativas e complementares na saúde, a aromaterapia, como o óleo essencial de lavanda, pode ser utilizada para reduzir o nível de estresse e manter um ciclo de sono regular. Objetivo: Identificar os efeitos do óleo essencial de lavanda sobre a qualidade do sono em estudantes universitários. Métodos: Caracteriza-se como uma pesquisa pré-experimental. A amostra do tipo não probabilística intencional, foi composta por 30 estudantes matriculados em cursos de graduação da área da saúde da Unisul, divididos em 2 grupos: grupo uva, recebeu um kit para inalação com óleo vegetal de uva e o grupo lavanda que recebeu um kit para inalação com óleo essencial de lavanda. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados pré e pós intervenção com óleo essencial foram: questionário sociodemográfico e Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP). Resultados: Participaram do estudo 25 estudantes, sendo 14 no grupo uva e 11 no grupo lavanda. A média de idade foi 21 anos, 23 estudantes eram mulheres e 13 praticavam atividade física. Na avaliação inicial 7 participantes apresentavam distúrbio do sono, 17 tinham um sono ruim e somente 1 estudante tinha um bom sono. Houve diferença significativa quando se comparou os índices pré e pós intervenção do grupo uva (p=0,022) e pré e pós intervenção do grupo lavanda (p=0,005), ambos os grupos tiveram redução do índice de qualidade do sono. Na avaliação pós intervenção os 14 indivíduos do grupo uva não apresentaram mudança em seus escores finais do IQSP, enquanto 6 estudantes tiveram redução nos seus escores, apresentando melhora da qualidade do sono. Conclusão: O óleo essencial de lavanda melhorou a qualidade do sono em estudantes universitários da área da saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os efeitos da drenagem linfática manual no paciente diabético - uma revisão integrativa
    (2021-11) Lohn, Rayane Hames
    Introdução: O portador da doença crônica diabetes mellitus possui a produção de insulina defeituosa resultando em hiperglicemias e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As complicações decorrentes do diabetes mellitus estão associadas com o tempo do diagnóstico, podendo ser aguda ou crônica. Tais complicações são influenciadas pelo estilo de vida do paciente, incluindo a alimentação, a prática de exercício físico e o controle do seu tratamento. Dentre os tratamentos preventivos destacam-se as Práticas Integrativas e Complementares, entre elas a drenagem linfática manual. Objetivo: Descrever os efeitos da drenagem linfática manual em pacientes diabéticos. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa. A coleta dos dados foi realizada por meio da busca eletrônica nas bases de dados: Google Acadêmico, PubMed, Scielo, e Science Direct. Foram estabelecidos critérios de elegibilidade para que os dados coletados fossem posteriormente tabulados no programa Microsoft Office Excel® e após a leitura dos respectivos títulos e resumos para a identificação se atendem os critérios de elegibilidade, esses dados foram extraídos e compilados em tabelas. Resultados: Foram inclusos dois artigos na revisão, cada um com um tipo de diabetes mellitus (tipo 1 e tipo 2), com indivíduos de ambos os sexos na amostra. Quanto aos métodos de drenagem linfática manual, um dos estudos utilizou Vodder e o outro não especificou. As variáveis analisadas foram glicemia capilar, glicose urinária, amplitude de movimento articular, edema, dor e recuperação da função do joelho. Conclusão: A drenagem linfática manual reduziu de forma aguda a glicemia capilar e a glicose urinária em indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 1 e em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2, após artroplastia total do joelho, reduziu o edema e a dor, aumentou a amplitude de movimento articular, acelerando assim a recuperação da função do joelho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A reflexoterapia podal na qualidade de vida do idoso: uma revisão integrativa
    (2021-11-30) Vieira, Ana Caroline Denise; Furigo Formighieri, Juliana
    Introdução: O aumento da expectativa de vida tem sido um fator considerável para que sejam elaboradas ações voltadas para a promoção de saúde do idoso. As práticas integrativas e complementares em saúde constituem uma alternativa importante para melhora da qualidade de vida desta população, sendo a reflexoterapia podal uma destas práticas. Objetivo: Descrever os efeitos da reflexoterapia podal na qualidade de vida do idoso. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa. A coleta dos dados foi realizada nas bases de dados PubMed e Google Acadêmico. Os critérios de elegibilidade foram estudos que contemplem a reflexoterapia podal como recurso terapêutico que visem a qualidade de vida de pessoas idosas, sem restrição de ano, idiomas português e inglês, publicações on-line disponíveis na íntegra e gratuitos e desenho do estudo tipo: experimentais, quase experimentais, série de casos e estudo de casos. Após identificação destes estudos as informações foram extraídas e compiladas em quadros. Resultados: Foram inclusos três artigos, sendo um ensaio clínico randomizado, um estudo exploratório e uma pesquisa quantitativa. A amostra variou de 6 a 120 participantes, com idosos de ambos os gêneros. A intervenção com reflexoterapia em cada estudo foi realizada com método, número de intervenções e tempo diferentes, assim como as variáveis analisadas: queixas vasomotoras, qualidade de vida, equilíbrio energético e energia vital. Conclusão: Os efeitos da reflexoterapia podal sobre a qualidade de vida de idosos foram de melhora da qualidade de vida, diminuição de ondas de calor e promoção do equilíbrio energético após intervenção com reflexoterapia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Peeling químico no tratamento do envelhecimento facial - Revisão integrativa
    (2021-11) Leite, Bruna
    Introdução: O envelhecimento é um processo natural que acomete a redução da matriz extracelular e a diminuição de algumas fibras como o colágeno e a elastina, levando ao surgimento de rugas, aumento da flacidez e ressecamento facial. O peeling químico é um procedimento baseado na aplicação de um ou mais agentes esfoliativos na pele com o objetivo de renovar os tecidos superficiais. Acredita-se que a aplicação do peeling químico auxilia na diminuição dos sinais do envelhecimento. Objetivo: Dessa forma, o intuito deste artigo foi transcrever através de uma revisão bibliográfica, a efetividade do tratamento com peeling químico para o envelhecimento facial. Metodologia: O estudo foi realizado a partir da busca de artigos publicados entre 2011 e 2021 no idioma português e inglês, com os descritores “peeling químico e envelhecimento” e “chemical face peeling and aging” nas bases de dados bibliográficas Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Resultados: Os resultados obtidos o presente estudo constataram que o peeling químico é capaz de reduzir rugas e marcas de expressão, deixando a pele com maior tonicidade e maciez. Conclusão: Conclui-se que o peeling químico é efetivo no tratamento do envelhecimento facial e possui alto grau de satisfação dos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os efeitos da massagem terapêutica ao portador de câncer
    (2020) Figueredo, Giovanna Dutra
    Introduction: Cancer is one of the most feared and currently occurring complex diseases. The impact of a disease such as cancer does not only affect the sick individual, but extends to the entire family universe. Cancer patients are at a significantly higher risk of developing depressive disorders when compared to the general population, with pain as one of their main causes. It is believed that the massage applied to these patients can have several therapeutic purposes, leading to improved quality of life, among other benefits. Objective: Transcribe the effects that therapeutic massage can cause in cancer patients through a literature review. Methodology: A search for articles published between 2013 and 2020, with the descriptors "Massage therapy" and "Cancer" in the bibliographic databases PubMed, Google Acadêmico and Scielo, was carried out. Results: The results obtained in the present study found that massage, especially when done frequently, is able to decrease physical and emotional pain, helping the patient to have a good quality of life. Conclusion: In conclusion that massage therapy is effective in providing improvements in the quality of life of cancer patients. There was also a lack of research related to palliative aesthetics.