Odontologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 185
  • Monografia Acesso aberto
    Toxina botulínica associada à correção do sorriso gengival sob o olhar da revisão literária.
    (2023-06-12) Leonart, Joice Georgia Silveira
    O sorriso transmite alegria, felicidade e bom humor e, com ele, as pessoas se socializam, sem dizer se quer uma palavra. Essa comunicação gesticulada por meio da contração de alguns músculos da face, expõem, em diversos níveis, a gengiva. Por intermédio da toxina botulínica é possível amenizar a hipermobilidade do lábio superior com aplicações injetáveis na musculatura da face. É um tratamento conservador, temporário e para pequenas correções, feito por profissionais autorizados e preparados. Este trabalho tem como objetivo revisar o uso da toxina botulínica no sorriso gengival causado por exposição exagerada da gengiva. Com o uso da toxina, é possível devolver um sorriso harmônico, mas não perfeito. Este procedimento tem se tornado uma ótima opção para pacientes que apresentam este problema, pois é menos invasivo do que o procedimento cirúrgico. Pode-se dizer que é de fácil aplicação e, em poucos dias, o paciente já consegue ver o resultado sem nenhuma restrição.
  • Monografia Acesso aberto
    Regeneração Óssea Guiada
    (2023-06-23) Marcus Vinicius Kadri Freire da Fontoura Gomes
    A regeneração óssea guiada é um procedimento clínico utilizado para promover a reparação e regeneração de tecidos ósseos danificados ou perdidos. A técnica envolve o uso de materiais de enxerto e membranas para direcionar o crescimento do tecido ósseo e facilitar a cicatrização. Esta técnica é frequentemente utilizada em cirurgias periodontais e na implantodontia, onde é necessário restaurar a estrutura óssea e tecidual. O objetivo principal é criar um ambiente propício para a formação de novo osso, evitando a proliferação de tecido mole indesejado. Durante este procedimento, uma membrana é colocada sobre a área tratada para criar uma barreira física entre o tecido mole e o local de regeneração óssea. Essa barreira impede que células indesejadas, como células epiteliais e gengivais, interfiram no processo de regeneração. Além disso, materiais de enxerto são utilizados para estimular o crescimento ósseo. Existem diferentes tipos de enxertos ósseos disponíveis, esses enxertos fornecem uma estrutura de suporte para as células ósseas se multiplicarem e se regenerarem. A regeneração óssea guiada tem se mostrado eficaz na promoção da regeneração óssea em várias condições, no tratamento de defeitos ósseos periodontais, perda óssea devido à doença periodontal, extração dentária e na implantodontia. A técnica tem sido amplamente estudada e sua eficácia e segurança foram documentadas em diversas pesquisas científicas.
  • Monografia Acesso aberto
    CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE ALTERAÇÕES PERIODONTAIS DURANTE O PERIODO GESTACIONAL E SUAS REPERCUSSÕES
    (2023-06-16) Luiz, Danielli Christini da Silva Botelho Ribeiro
    A maioria das gestantes não são orientadas sobre a importância do pré-natal odontológico, visto que o aparecimento de doenças periodontais tem sido associado a condições como préeclâmpsia, eclâmpsia, nascimento prematuros e retardo de crescimento intrauterino. O presente estudo enquadra-se como transversal, exploratório e descritivo e teve como objetivo avaliar o conhecimento das gestantes sobre as possíveis complicações de alterações periodontais na gestação. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de questionário entre abril e maio/2023 com gestantes a partir de 18 anos de idade, recrutadas em diferentes ambientes virtuais e através da técnica de “bola de neve”. Foram avaliados dados sociodemográficos, além de questões que objetivavam avaliar a saúde bucal das gestantes, assim como o conhecimento sobre a relação entre as alterações bucais e possíveis complicações na gestação. As gestantes demonstraram ter conhecimento insuficiente ou pouco em relação à importância do pré-natal gestacional e as repercussões de alterações periodontais com possíveis complicações na gestação e parto. A maioria das mulheres tinham idade média de 31,5 anos, com ensino médio completo, renda mensal máxima de R$ 3000,00 e eram primigestas, estando entre a 26ª e a 30ª semana de gestação. 82,3% apresentaram algum tipo de alteração bucal, sendo a alteração na salivação a mais prevalente. Apenas 2% das mulheres indicaram ter tido doença periodontal na gestação. Foram fatores modificáveis citados, o grande uso de açúcar e o escovar os dentes logo após o vômito. A maioria das mulheres indicou ter bons hábitos de higiene oral. Se faz necessário novos estudos para identificação do conhecimento e entendimento da importância dada aos profissionais do pré-natal para o acompanhamento odontológico da gestante.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Avaliação da microdureza da dentina radicular após o contato com diferentes pastas antibióticas empregadas em endodontia regenerativa.
    (2021-06-16) Silva, Bruna Trentin
    O objetivo do trabalho foi avaliar a microdureza da dentina após o contato com diferentes medicações intracanal empregadas em endodontia regenerativa. Cinquenta hemissecções radiculares de incisivos bovinos foram preparadas, a fim de se obter uma superfície lisa e polida da parte interna das raízes. Após, as amostras foram incluídas em resina acrílica e submetidas ao teste de microdureza Knoop inicial (D0), em cada terço do canal radicular. Em seguida, as amostras foram divididas aleatoriamente em 5 grupos (n = 10), de acordo com a medicação empregada, por 30 dias: G1) pasta antibiótica tripla [metronidazol 1%, minociclina 1% e ciprofloxacina 1% (TAP 1%)]; G2) pasta antibiótica dupla [metronidazol 1% e ciprofloxacina 1% (DAP 1%)]; G3) pasta antibiótica tripla modificada [metronidazol 1%, amoxicilina 1% e ciprofloxacina 1% (TAPm 1%)]; G4) pasta de hidróxido de cálcio (HC); e G5) soro fisiológico (controle). Após o período experimental, a microdureza final da dentina (D1) foi avaliada. Os dados foram analisados através do teste t de amostras pareadas (α = 5%). Uma redução significativa da microdureza foi observada após o contato com TAPm e DAP, em todos os terços (p < 0,001). A pasta de HC aumentou a microdureza nos terços cervical (p = 0,001) e médio (p = 0,006), e a TAP reduziu apenas no terço apical (p = 0,043). De forma geral, as pastas TAPm e DAP promoveram os piores resultados, com redução da microdureza da dentina ao longo de toda a extensão do canal.
  • Monografia Acesso aberto
    Propriedades fisico-químicas dos cimentos obturadores biocerâmicos: uma revisão integrativa
    (2023-06-16) Oliveira, Caio Spillere de
    Introdução: O tratamento endodôntico visa selar o canal em todo seu volume e extensão para promover reparo dos tecidos periapicais e evitar reinfecções. Novos cimentos obturadores vêm sendo utilizados na endodontia. Os cimentos biocerâmicos prometem melhores resultados nas propriedades físico-químicas, por conta de sua biocompatibilidade com os tecidos adjacentes, capaz de auxiliar na remineralização de lesões periapicais. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo analisar diferentes propriedades físico-químicas dos cimentos obturadores biocerâmicos por meio de uma revisão integrativa. Métodos: A pesquisa foi feita nas bases de dados do PubMed e Lilacs para análise das propriedades de escoamento, estabilidade dimensional, solubilidade, tempo de trabalho, tempo de presa e radiopacidade, todas de acordo com as normas preconizadas por ISO 6876/2012 e ANSI/ADA nº 57. Resultados: Pode-se observar que os cimentos biocerâmicos quando comparado com os demais materiais obturadores possuem o pH mais alcalino, maior solubilidade, inclusive ultrapassando as normas padrões, porém não interferindo nos resultados de escoamento e estabilidade dimensional, que por sua vez apresentam maior escoamento e são mais estáveis. Conclusão: Dentre todas propriedades avaliadas, os cimentos biocerâmicos mostraram-se eficazes para uso na prática clínica.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Atividade antibiofilme de scaffolds tridimensionais de nanocelulose bacteriana impregnados com clorexidina e antibióticos para uso na terapia endodôntica regenerativa
    (2023-06-16) Ávila da Silva, Fernanda Keil Kressin
    O objetivo do estudo foi avaliar a atividade antibiofilme de scaffolds tridimensionais de nanocelulose bacteriana (BNC), modificados com um sistema de liberação lenta de fármacos, e incorporados com clorexidina 0,12% (BNC/CHX), amoxicilina 1% (BNC/AMOX) e clindamicina 1% (BNC/CLI). Membranas sem agente antimicrobiano compuseram o grupo controle (BNC/C). As membranas foram imersas em uma cultura multiespécie de Enterococcus faecalis, Actinomices naeslundii e Streptococcu sanguinis, servindo de substrato para o crescimento do biofilme. Após 24 horas, 7 e 15 dias, o valor médio de unidades formadoras de colônias (UFC) foi determinado. Os dados foram analisados pelos testes Kruskal-Wallis e post hoc Dunn (α=5%). No período de 24h, BNC/AMOX inibiu a formação de biofilme na membrana, comparada aos demais grupos (P < 0,05). Contudo, os valores de UFC aumentaram ao longo do período experimental, sem diferença significativa comparada à BNC/C (P > 0,05). Por outro lado, BNC/CHX permitiu a formação densa de biofilme já em 24h, a qual aumentou progressivamente ao longo do período experimental, com valores de UFC semelhante ao controle (P > 0,05). BNC/CLI inibiu significativamente a formação de biofilme comparada à BNC/C apenas no período de 24h (P < 0,05); nos demais períodos, os valores de UFC foram semelhantes (P > 0,05). Amostras das diferentes membranas foram observadas em Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia Confocal de Varredura à Laser e ilustraram os resultados obtidos na análise quantitativa. Conclusão: BNC/AMOX demonstrou atividade antibiofilme eficiente contra E. faecalis, A. naeslundii e S. sanguinis em 24h. Contudo, o sistema de liberação lenta de fármacos não foi eficiente, visto que ao longo do período experimental todas as membranas permitiram a formação do biofilme multiespécie.
  • Monografia Acesso aberto
    Adesivos dentários universais: uma revisão de literatura
    (2023-06-14) Duarte, Pâmela Carolina
    Introdução: Os sistemas adesivos têm sido cada vez mais importantes para o cirurgião-dentista durante a prática clínica, proporcionando ao profissional mudanças principalmente no que rege a longevidade das restaurações. Além de promover a adesão entre dente e restauração, estes materiais possuem algumas outras vantagens relevantes, como: redução do risco de cáries recorrentes, diminuição da sensibilidade operatória, entre outros. Atualmente, existem diversos tipos de adesivos dentários disponíveis no mercado, sendo eles: adesivos convencionais de 2 e 3 passos, adesivos auto-condicionantes e adesivos universais. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura averiguando a eficácia das diferentes estratégias adesivas dos adesivos universais frente aos adesivos convencionais de 2 ou 3 passos e os adesivos auto-condicionantes. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura. A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados: PubMed, Google Scholar, Lilacs e SciElo, nos idiomais português, inglês e espanhol, sem restrição de data e foram incluídos estudos do tipo: experimental, relato de caso e revisões de literatura sistemática e integrativa. A última coleta foi realizada em março de 2023. Resultados: Os adesivos universais se mostraram eficazes em todos os tipos de estratégias adesivas quando comparados com os adesivos auto-condicionantes e convencionais, podendo ser usados tanto em substratos dentários quanto não dentários. Além disso, se ligam ionicamente a hidroxiapatita dos tecidos dentários, proporcionando uma ligação tanto mecânica quanto química, tornando essa uma adesão bastante estável. Conclusão: Apesar de o adesivo convencional ainda ser considerado o padrão ouro da odontologia, os adesivos universais estão ganhando o mercado por sua versatilidade e praticidade de uso, se mostrando eficazes em todos os tipos de estratégia adesiva.
  • Monografia Acesso aberto
    Facetas cerâmicas e sua relação com a periodontia
    (2023-06-21) Maciel, Maxleo Lopes
    O presente trabalho de conclusão de curso aborda a temática da invasão do espaço biológico por facetas cerâmicas em procedimentos de reabilitação estética dentária. O objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar os tipos de términos cervicais e os efeitos da invasão do espaço biológico durante a aplicação de laminados cerâmicos estéticos, bem como suas implicações clínicas e periodontais. A metodologia utilizada consistiu em revisão de literatura, coleta de dados clínicos e análise de casos clínicos selecionados. Foram realizadas pesquisas em bases de dados científicas, livros e artigos relacionados ao tema, a fim de embasar teoricamente a pesquisa. Os resultados obtidos indicaram que a invasão do espaço biológico por laminados cerâmicos pode resultar em complicações periodontais, como inflamação gengival, retração gengival e perda óssea. Além disso, o contato inadequado entre a margem do laminado e o tecido gengival pode levar à formação de bolsas periodontais e acúmulo de placa bacteriana. Com base nas conclusões desta pesquisa, destacamos a importância da realização de um planejamento detalhado antes da aplicação dos laminados cerâmicos. A atenção aos princípios biomecânicos e aos limites do espaço biológico são essenciais para minimizar os riscos de invasão e suas consequências negativas. Em suma, este estudo evidencia a importância da compreensão da interação entre as restaurações estéticas e os tecidos periodontais, a fim de obter resultados estéticos satisfatórios e preservar a saúde bucal em longo prazo. Recomenda-se a continuidade de pesquisas nessa área, visando aprimorar as técnicas de aplicação de laminados cerâmicos e a prevenção de complicações periodontais.
  • Monografia Acesso aberto
    ERROS E INTERCORRÊNCIAS NA APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO: Revisão de literatura
    (2023-07-27) Felipe, Elaine Fernandes
    O Ácido Hialurônico é um produto que vem sendo muito utilizado em procedimentos estéticos, substancia que vem ganhando notoriedade por suas variáveis funções como preenchimentos faciais, hidratação da pele, e tratamento de rugas, apesar de ser considerado um produto seguro, existem alguns erros e intercorrências das quais podem ocorrer durante seu uso. Entre esses os hematomas, edemas e necrose sendo os mais comuns. Em alguns casos a aplicação do ácido Hialurônico pode gerar resultados como assimetria facial ou até irregularidade na pele, isso pode ocorrer devido a erros do profissional que realizou a técnica, distribuição incorreta de produto, ou até mesmo a falta de experiência do mesmo, para a correção desse erro é necessário a aplicação de mais produto para igualar, ou a realização de outros procedimentos estéticos. Embora seja mais raro, existem as infecções após a aplicação do ácido Hialurônico, para evitar tal intercorrência é de extrema importância a realização do procedimento em um ambiente estéril, com uso de materiais estéreis e descartáveis, com as medidas de assepsia adequadas. Felizmente a necrose tecidual tem menores ocorrências, e acontece quando o ácido Hialurônico é injetado em uma artéria, fazendo a obstrução do vaso, impossibilitando o suprimento sanguíneo ao tecido, é importante que o profissional saiba realizar a técnica corretamente para que não ocorra esse tipo de complicação. É de extrema importância a escolha de um profissional capacitado a realizar o preenchimento com ácido Hialurônico e que tenha conhecimento do produto utilizado, reduzindo riscos e obtendo resultado satisfatório, o mesmo deve saber orientar o pós-procedimento e saber como proceder em casos de intercorrências do procedimento realizado. Esta revisão de literatura aborda importantes informações para todos aqueles profissionais que fazem procedimentos utilizando o ácido Hialurônico, tendo objetivo de conscientizar seus riscos na utilização do mesmo e prevenir danos maiores. A informação utilizada nessa revisão literária tem como base artigos encontrados no PUB-MED, GOOGLE ACADEMICO e SCIELO, destacando os artigos nos anos de 2014 até 2023, os artigos selecionados tiveram como critérios abordagem mais ampla e relevante ao conteúdo do tema.
  • Monografia Acesso aberto
    Ténicas Anestésicas Tópicas em harmonização Orofacial
    (2023-06-16) Ramos, Isabelle Pereira
    Várias técnicas eficazes podem ser usadas para obter a anestesia orofacial, podendo ser classificadas em três categorias principais: infiltração local, bloqueio de campo e bloqueio nervoso. A técnica tem como principal objetivo evitar a dor e desconforto e permite a realização de uma ampla gama de procedimentos médicos. Na harmonização orofacial, são técnicas utilizadas técni cas minimamente invasivas. Objetivo: identificar por meio de uma revisão integrativa como as anestesias tópicas são utilizadas nos procedimentos de harmonização orofacial. Materiais e métodos: A busca da literatura foi conduzida usando as seguintes bases de dados: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs), Scopus e National Library of Medicine (PubMed). Foram usados os seguintes descritores em saúde cadastrados do DeCS e suas combinações: vibration anestesia; topical anestesia; dermal filler; Botulinum toxin. Resultados: Com base na revisão integrativa realizada, foi identificado que 98% dos artigos foram publicados em revistas internacionais, 42,8% dos estudos foram publicados nos últimos 5 anos, 100% randomizados. Assim como foi possível compreender que as técnicas de anestesia tópica como vibração e baixas temperaturas são utilizadas nos procedimentos de harmonização orofacial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cirurgia do túnel lateralmente fechado para o tratamento de recessão mandibular profunda isolada: uma revisão de literatura.
    (2023-06-12) Dutra, Édson Mauro Carvalho
    Introdução: As recessões gengivais afetam muitos pacientes e sua presença apresenta consequências funcionais e estéticas. É possível definir as recessões gengivais como, o deslocamento apical da margem gengival em relação à junção cemento-esmalte (JCE), que estão associados com uma exposição da superfície radicular para a cavidade oral e uma perda de fixação e podem levar a dificuldades da realização de uma higiene bucal correta, proporcionando o desenvolvimento de cárie radicular e gengivite. Na cirurgia periodontal torna-se um desafio o recobrimento de recessões gengivais mandibulares isoladas e profundas. Objetivo: Descrever os procedimentos e o resultados obtidos em pacientes que foram tratados através de uma técnica cirúrgica recente (o túnel lateralmente fechado [TCE]) especificamente projetada para diagnóstico compatível para recessões mandibulares isoladas. Métodos: A estratégia metodológica adotada foi uma revisão da literatura, contrapondo e compartilhando as conclusões apresentadas nos artigos científicos acessados por meio das bases de dados a partir do PubMed, The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry, Revista ImplantNewsPerio, Scielo e Journal of ClinicalPeriodontology em outubro de 2022, utilizando as seguintes palavras-chave: jaw recession, root coverage, periodontal plastic surgery. Os artigos mais relevantes sobre o assunto foram selecionados, traduzidos e resumidos. Resultados: De modo geral, o estudo demostrou que para obter o sucesso da técnica, certos parâmetros clínicos são necessários serem avaliados no pós-operatório dos pacientes, tais como: profundidade de sondagem (PS); nível de inserção clínica (NIC); recobrimento radicular completo (CRC); recobrimento radicular médio (MRC); profundidade de recessão (ProfREC) e largura do tecido queratinizado (LTQ). Conclusão: Com isso, podemos concluir que as respostas dos pacientes em relação a este tipo de tratamento, é em sua grande maioria, satisfatória, por apresentar além de um resultado estético mais favorável para os pacientes, sendo também uma excelente opção para os tratamentos das recessões Classe I, II e III de Miller.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As consequências da respiração bucal no crescimento e desenvolvimento crâniofacial
    (2023-06-12) Souza Júnior, Rogério de; Farias, Eduardo Oliveira Campos de
    A respiração nasal na infância é de suma importância para o desenvolvimento do complexo craniofacial. Quando essa respiração, por alguma desordem, tornar-se-á totalmente ou predominantemente bucal, pode provocar inúmeras alterações morfológicas. Portanto, tais alterações ocasionam consequências no crescimento e desenvolvimento craniofacial. Todavia, a literatura ainda discute a relação entre essas alterações e a respiração bucal. Assim, o objetivo do presente trabalho foi evidenciar a relevância da respiração bucal no crescimento e desenvolvimento craniofacial foi realizado uma busca nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO e Google Acadêmico em agosto de 2022. Os artigos encontrados e selecionados foram anexados em um arquivo pessoal. Posteriormente, dos 22 artigos que auxiliaram na elaboração do presente estudo, 8 foram separados e organizados em: autor, país, ano de publicação, tipo de estudo, tamanho da amostra, objetivo, dados coletados, resultados mais relevantes e conclusão. Os 8 estudos foram realizados in vivo. Desses estudos, 6 utilizaram crianças, 1 utilizou crianças e adolescentes e 1 utilizou adultos. O estudo permite concluir que embora não haja um consenso integral na literatura, acerca da interferência da respiração bucal e a morfologia da face, torna-se evidente a prevalência dessa condição respiratória no crescimento e desenvolvimento craniofacial.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Processo de trabalho em saúde bucal no SUS: análise dos indicadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)
    (2023-06-16) Souza, Ediane Barbosa Vieira de Souza
    Objetivo: Descrever o processo de trabalho das equipes de saúde bucal do PMAQ, segundo 3º ciclo e a razão de primeira consulta programática e tratamento concluído de saúde bucal do PMAQ, entre os 2º e 3º ciclos dos municípios de Santa Catarina. Métodos: Estudo transversal, compreendendo o processo de trabalho do 3º ciclo do Programa de Melhoria de Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) de 2017. Além de indicadores de primeira consulta odontológica e tratamento concluído do sistema de informação do DATASUS (2º ciclo) e do banco de dados do PMAQ-AB (3º ciclo), dos 295 municípios de Santa Catarina. Foram selecionadas as variáveis do processo de trabalho: referentes à atuação do CD no território, relação com a média complexidade e qualificação do processo de trabalho. Uma comparação do comportamento da razão entre tratamento concluído e primeira consulta do 2º e 3º ciclo, entre os municípios, foi realizada. Utilizou-se os programas Excel® e Stata® versão 13 para estatística descritiva. Resultados: Foram analisados 276 municípios. Dentre as ESBs, 95,3% relataram possuir mapa do território, 76,1% investigaram o perfil epidemiológico de SB, 98,2% receberam apoio de outros núcleos profissionais na resolução de casos complexos, 87,9% receberam apoio do CEO, 81,1% fizeram acolhimento e foram capacitados para avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade dos usuários e 67% não possuem Técnico de Saúde Bucal. Mais de 2/3 dos municípios de pequeno porte de Santa Catarina apresentaram melhoras pouco expressivas na razão entre tratamento concluído e primeira consulta entre os dois ciclos. Municípios de maior porte, como Blumenau e Joinville apresentaram quedas no comportamento da razão analisada, incluindo a Palhoça. Florianópolis apresentou ligeiro aumento no desempenho da razão entre tratamento concluído e primeira consulta programática. Conclusão: O processo de trabalho do CD em Santa Catarina mostrou-se adequado em diversas variáveis, entretanto, há uma lacuna na relação com a média complexidade, com exceção do CEO. A razão dos indicadores analisados durante os anos mostrou que houve uma variação negativa entre o 2º e 3º ciclos.
  • Monografia Acesso aberto
    Identificação Humana Post-mortem na odontologia forense: Revisão integrativa da literatura
    (2023-06-15) Boeing, Lucas
    O presente estudo, teve como objetivo, identificar por meio de uma revisão integrativa, como funciona o reconhecimento humano post-mortem na Odontologia forense através da análise de fotografias, imagens 3D e remanescentes ósseos, assim como sua importância na Odontologia legal. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados bibliográficas eletrônicas: Pubmed, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Revista Brasileira de Odontologia Legal (RBOL), nos idiomas português e inglês. Foram analisados 9 artigos, sendo eles publicados na língua inglesa (89%). 33,33% eram estudos de relato de caso, 44,44% eram estudos de caso e 33,33% eram estudos de corte transversal; 44,44% avaliaram fotografias e 55,56% avaliaram métodos 3D de identificação humana. Os estudos concluíram que apesar de todos os métodos serem confiáveis, eles devem ser utilizados em conjunto para que se tenha um resultado fidedigno. A presente revisão evidenciou que para obter resultados confiáveis, os métodos de identificação na odontologia forense devem ser combinados. Isso envolve o uso de scanners, fotografias e radiografias em conjunto com outras técnicas de identificação forense.
  • Monografia Acesso aberto
    Bichectomia: uma abordagem funcional e estética
    (2023-06-12) Abou Fard, Abdul Hadi
    A bichectomia é um procedimento cirúrgico que ganhou notoriedade nos últimos anos devido ao seu duplo propósito: funcional e estético. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, apresentando os conceitos e opiniões de diversos autores sobre a bichectomia, a fim de fornecer uma visão abrangente do tema. O procedimento consiste na remoção parcial do corpo adiposo da bochecha, conhecido como "bola de Bichat", com o objetivo de melhorar a função mastigatória e proporcionar uma aparência facial mais harmônica. A bichectomia pode ser realizada tanto por odontologistas quanto por cirurgiões plásticos. Do ponto de vista funcional, a bichectomia corrige problemas associados à interferência na mastigação, evitando traumas e desconforto. No aspecto estético, a redução do volume das bochechas confere uma aparência mais afinada e harmônica ao rosto, influenciando positivamente a autoestima e o bem-estar emocional do paciente. A revisão da literatura revela que a bichectomia é um procedimento seguro e eficaz quando realizada por profissionais experientes e qualificados. No entanto, é importante ressaltar a necessidade de uma avaliação prévia cuidadosa, levando em consideração as características individuais do paciente e as possíveis complicações decorrentes do procedimento. Em conclusão, a bichectomia é uma abordagem promissora para a harmonização facial, combinando benefícios funcionais e estéticos. A obtenção dos melhores resultados para os pacientes depende da competência e experiência dos profissionais envolvidos no procedimento, seja na área da Odontologia ou da Cirurgia Plástica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Transplantes dentários como alternativa a perda de dentes em pacientes em idade de crescimento: relato de caso
    (2023-06-27) Carvalho, Giovanna Gabriella Ginezeli
    Introdução: O presente estudo tem o objetivo relatar o processo de diagnóstico, tratamento e reabilitação cirúrgica e estética de um paciente ainda em fase de crescimento e desenvolvimento que passou por episódio traumático ocasionando a avulsão dos elementos 11 e 21. Com a finalidade de preservação do máximo de contorno gengival e o maior volume de tábua óssea vestibular, optou-se pelo transplante dental autógeno dos elementos 35 e 45. Ademais, o estudo tende acompanhar esse paciente reabilitado até o fim de seu tratamento. Método: O estudo foi realizado por meio da coleta e análise de dados através de prontuários, entrevistas e exames complementares radiográficos como tomografias a qual o paciente foi submetido. O paciente passou por três etapas, uma de planejamento, uma etapa cirúrgica para execução da técnica e a etapa final, onde o mesmo foi reabilitado esteticamente através da reanatomização em resina composta dos elementos a fim de caracterizar os elementos. Resultados: O relato de caso elenca protocolos clínicos desde o planejamento da reabilitação através de cirurgia para execução do transplante dental autógeno, passando pela terapêutica medicamentosa aplicada e finalizando com a reabilitação estética. Conclusão: Foi feito análise das principais indicações clínicas de transplantes dentais autógenos, onde um elemento hígido foi reposicionado em um sítio receptor previamente preparado em um mesmo indivíduo. É de extrema importância entender os fatores limitantes de indicação e execução de tal técnica. Conclui-se que a técnica quando bem executada pode brindar ao paciente inúmeros benefícios como a devolução do bem-estar psicológico e o restabelecimento da função estética, funcional, oclusal e fonética.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Reabilitação oral após perda dentária em decorência da periodontite: relato de caso
    (2023-06-12) Silva, Amanda Pacheco carvalho da
    Introdução: A periodontia é uma doença multifatorial associado ao biofilme e à susceptibilidade do hospedeiro. Amplamente debatida, com o passar dos anos, passou por várias classificações, a mais atual divide a periodontite em estágios e graus da doença. Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo, relatar o caso clínico de uma paciente acometido por periodontite estágio 3, grau C, que com a progressão da doença, obteve uma nova classificação, sendo ela: periodontite estágio 4, grau C e os aspectos mais relevantes da nova classificação da doença e condições periodontais, para assim, um melhor aprimoramento de conhecimentos dos cirurgiões dentistas. Métodos: O relato de caso foi executado através da coleta e análise de dados contidos em prontuário. A buscas eletrônica dos dados foi realizada nas bases de dados: scIELO – Brasil, scientific research, PubMed e google acadêmico. A coleta será realizada em março de 2023. A estratégia de busca utilizada foi: (“periodontite”), (“periodontite agressiva”), (“nova classificação da periodontite”), e (“reabilitação oral”).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA MIOFUNCIONAL NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA ORTOGNÁTICA: UMA REVISAO DE LITERATURA
    (2023-06-12) Henrique Silva, Luis Felipe
    A Odontologia Miofuncional desempenha um papel fundamental no pós operatório da cirurgia ortognática. Essa especialidade odontológica trata dos distúrbios e alterações relacionados aos músculos da mastigação, deglutição, fala e postura dos lábios e da língua. Nesta revisão de literatura, foram realizadas pesquisas através das bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico, destacando os artigos entre os anos de 2001 até 2023, a partir da análise crítica da leitura de artigos específicos, estudos e livros foram sendo acrescentados perante sua importância e os novos conhecimentos abordados que contribuíssem para desenvolver novos aprendizados sobre terapias miofuncionais e seus benefícios nos pacientes, por meio da cirurgia ortognática, para melhorias da qualidade de vida destes. Em resumo, a Odontologia Miofuncional no pós- operatório da cirurgia ortognática embora necessite da colaboração do paciente, promove a reabilitação das funções orofaciais, melhora a qualidade de vida do paciente e otimiza os resultados do procedimento.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Resistência de união de cimentos biocerâmicos à dentina no reparo de perfuração de furca
    (2023-06) Reis Fontes, Vitória
    Introdução: Perfurações de furca são complicações significativas que levam à comunicação da cavidade pulpar com os tecidos periodontais. Biomateriais, utilizados para o selamento destas cavidades, devem possuir excelente resistência de união às paredes de dentina, para impedir a microinfiltração de contaminantes. Objetivo: Avaliar, in vitro, a resistência de união (RU) à dentina de diferentes cimentos biocerâmicos, empregados no reparo de perfuração de furca. Método: Trinta molares inferiores humanos extraídos foram acessados e uma perfuração artificial do assoalho pulpar, na região de furca, foi realizada. Após, os dentes foram divididos em 3 grupos, de acordo com o material empregado para o selamento da perfuração (n = 10): MTA Angelus®; Bio-C® Repair; e NeoPutty®. Após a inserção e presa dos cimentos, discos de dentina de 2 mm de espessura, contendo a região da perfuração, foram obtidos. As amostras foram submetidas ao teste de RU na máquina Instron e, posteriormente, o tipo de falha foi determinado, por meio de um estereomicroscópio. Resultados: O cimento pronto para uso, NeoPutty®, apresentou os maiores valores de RU (5,12 MPa), contrapondo os menores valores, apresentados pelo cimento BIO-C Repair® (3,15 MPa). Contudo, não foi evidenciada diferença significativa entre os cimentos biocerâmicos testados (P > 0,05). A falha do tipo coesiva foi mais prevalente no cimento NeoPutty®, e a do tipo mista, no Bio-C Repair®. MTA Angelus® apresentou prevalência de ambas as falhas, mista e coesiva. Conclusão: Os cimentos biocerâmicos MTA Angelus®, Bio-C Repair® e NeoPutty®, quando empregados no reparo de perfuração de furca, apresentaram satisfatória RU à dentina.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Efeito da Irrigação Ultrassônica Passiva e do Easy Clean na remoção e extrusão apical de material obturador durante o retratamento endodôntico
    (2023-06-16) Hawerroth, Tainara
    O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, o efeito da Irrigação Ultrassônica Passiva e do Easy Clean® na remoção e extrusão apical de material obturador durante o retratamento endodôntico. Métodos: Trinta pré-molares superiores artificiais foram adaptados em dispositivos específicos, modelados com limas Reciproc R25 e obturados pela técnica do cone único e cimento AH Plus. Após 14 dias, os canais foram desobturados, reinstrumentados com limas Reciproc R25 e R40, e divididos aleatoriamente em 3 grupos de acordo com o protocolo de irrigação final com NaOCl 2,5% (n=10): G1) Irrigação convencional (IC); G2) Irrigação convencional + Irrigação Ultrassônica Passiva (PUI); e G3) Irrigação convencional + Easy Clean (EC). Em seguida, os dentes foram clivados longitudinalmente no sentido vestíbulo-palatal e observados em estereomicroscópio. A área de material obturador remanescente no canal radicular e istmos foi mensurada em mm2 com auxílio do software Image J. Os dispositivos, contendo ou não material obturador que extruiu apicalmente, permaneceram em uma estufa a 70°C por 5 dias para evaporação da solução irrigadora e posterior pesagem. Os dados foram analisados por meio dos testes One way ANOVA e post hoc Tukey, e Kruskal-Wallis e post hoc Dunn (α = 5%). Resultados: O protocolo de irrigação final PUI foi eficaz na remoção de material obturador remanescente e proporcionou melhor limpeza dos canais radiculares (P = 0,007) e das regiões de istmo (P = 0,045), quando comparada com IC. Quanto à extrusão apical de material obturador, não foi observada diferença significativa entre os grupos (P > 0,05). Conclusão: O protocolo de irrigação final PUI promoveu melhor limpeza dos canais radiculares e das regiões de istmo durante o retratamento endodôntico. Ambos os protocolos extruíram quantidades semelhantes de material obturador.