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  • Monografia Acesso aberto
    O marketing esportivo: as ferramentas de divulgação de um clube de futebol
    (2022-12-12) Coelho, Matheus Franz
    Através de entrevistas e pesquisa bibliográfica, este trabalho aborda questões pontuais relacionadas ao marketing esportivo buscando identificar e analisar estratégias relacionadas diretamente ao futebol e a aplicabilidade delas como ferramentas através de um estudo de caso em duas das principais agremiações esportivas da região da Grande Florianópolis: o Avaí Futebol Clube e o Figueirense Futebol Clube. Esse trabalho busca investigar as estratégias utilizadas pelos clubes no seu dia a dia, verificando se os conceitos teóricos são utilizados na pratica e fazendo uma comparação entre as ações das duas instituições.
  • Monografia Acesso aberto
    Plano de comunicação para uma ação de endomarketing - empresa: Labellamafia
    (2022-12-09) Cipriano, Caroline Matos
    Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um plano de comunicação para uma ação de endomarketing, desenvolvido para a empresa Labellamafia, no município de Palhoça/SC, com 298 colaboradores registrados. A empresa é uma marca de roupas, calçados e acessórios, com dez franquias e cerca de 800 pontos de venda no Brasil, e presença em mais de 44 países. No referencial teórico foram abordados conceitos aprendidos durante o curso de Publicidade e Propaganda e realizada uma revisão de conteúdo sobre os conceitos de marketing e endomarketing. Para o desenvolvimento das ações do planejamento foram realizadas entrevistas com profissionais de recursos humanos da empresa, além de um dos sóciosproprietários, com a finalidade de conhecer a história da empresa e pontos importantes sobre a relação empresa-colaboradores, detectando pontos de possibilidades de melhorias e, através dessas informações, tornar possível as ações de aperfeiçoamento, com o objetivo de manter o colaborador produtivo, e sua vida melhor. Foi desenvolvido ainda, um plano de comunicação de uma das ações de endomarketing sugeridas, detalhando o plano de implantação, com a criação de layouts para as peças publicitárias e criação de calendário de execução.
  • Monografia Acesso aberto
    DESIGN GRÁFICO NA ELABORAÇÃO DE IDENTIDADES VISUAIS: Estudo de caso dos logotipos da marca Pinho Confecções LTDA
    (2022-12-12) Pinho, Beatriz
    O objetivo deste trabalho monográfico é mostrar a utilização do design gráfico na elaboração de identidades visuais e sua importância no meio publicitário. Para isso foi utilizado como método de abordagem uma pesquisa com técnicas bibliográficas e documentais, através do uso de livros publicitários e trabalhos da área publicitária e do design. Ainda com um estudo de caso de método descritivo, no qual analisam-se as identidades visuais da marca Pinho Confecções LTDA durante os anos 1994 à 2007, trazendo também uma pesquisa qualitativa de percepção com o público alvo acerca da opinião sobre a evolução de seu logotipo. Ao longo da monografia são abordados os temas: história e raízes do design gráfico, branding e identidade visual, teorias da gestalt e conceitos de publicidade. Os principais autores utilizados foram: Lupton (2018), Meggs (2009), Villas-Boas (2007), João Gomes (2008), Farina (1990), e Martins (2006). Durante a presente pesquisa, verifica-se que para a publicidade é indispensável que as marcas invistam no desenvolvimento de identidades visuais que as representam e representam seu público e isso só é possível através da utilização das ferramentas e fundamentos do design gráfico.
  • Paper Acesso aberto
    Plano de comunicação: Cris Brisola – terapias naturais
    (2022-07-05) Agostinho da Veiga, Nayara; Brisola Deppner, Renata Larissa
    Este estudo teve como base a elaboração de uma campanha de Marketing para a promoção da empresa Cris Brisola – Terapias Naturais. O objetivo geral deste trabalho foi estabelecer os caminhos a serem percorridos para fortalecer a marca Cris Brisola – Terapias Naturais e atrair novos cliente na região da Grande Florianópolis, com objetivo de desenvolver estratégias de comunicação voltadas ao Marketing digital, planejar a comunicação para a conversão de leads em clientes e desenvolver estratégias para o fortalecimento da marca como referência de conteúdo nas redes sociais. O conceito da campanha é transmitir a Constelação Familiar aos consumidores de forma clara, leve e descomplicada. Com base na pesquisa feita e com a análise dos concorrentes, foi possível enxergar essa nova possibilidade para a empresa. Por fim, foram elaboradas peças publicitárias da empresa a fim de deixar a campanha mais forte, com mais unidade, com o intuito de atingir o público certo e de uma maneira pertinente.
  • Plano de Negócios Acesso fechado
    Planejamento de comunicação: Influenciador digital Fabinbb
    (2022-06-24) da Silva Bragio, Igor
    Este trabalho de conclusão de curso foi realizado com base em uma pesquisa do tipo exploratória, tendo como principal apoio livros teóricos, mas possuindo também o auxílio paralelo de materiais digitais, como blogs e portais voltados a comunicação. A finalidade deste trabalho foi a elaboração de um plano de comunicação para o influenciador digital Fabinbb, que possui seu conteúdo voltado para a musculação e fitness. Para sua produção, foi realizada a análise de sua situação de marketing, compreendendo os ambientes em que está situado, como macroambiente, microambiente, público-alvo, fornecedores, concorrentes, e pôr fim a análise SWOT. Com isso, foi possível o desenvolvimento de estratégias de comunicação que visassem os objetivos contemplados pelo influenciador, assim como os que foram idealizados pelo autor deste trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    Merchandising e branded content - um estudo de caso do McDonald's no Big Brother Brasil - Temporada 2021
    (2022-06-30) Mendes da Silva, Carlos Eduardo
    O presente trabalho tem por objetivo a realização de um estudo acerca do reality show Big Brother Brasil - Temporada 2021, a fim de identificar se ele faz uso de ações de merchandising e/ou de branded content junto ao entretenimento do programa por meio de uma ação do McDonald's em uma das dinâmicas da atração. Inicialmente, a pesquisa explora as definições das atividades de publicidade e propaganda, a fim de compreender como ambas possuem, em parte, um viés mercadológico e suas implicações. Posteriormente, a pesquisa adentra nos entendimentos da prática de merchandising, explorando como ele se concretiza em diferentes meios, relacionando-o com a chegada da televisão no Brasil, para entender como ele se fundiu ao entretenimento e passou por um processo de hibridização, dando abertura para o surgimento do branded content, que integra marcas ao conteúdo de programas de entretenimento, criando um novo meio de divulgar produtos e interagir com os telespectadores. Por fim, a pesquisa conta com o estudo de caso da rede de fast-food McDonald's, para identificar se existe a presença de ações de merchandising ou de branded content, e se elas auxiliam para o entretenimento no programa, a fim de identificar se elas beneficiam a marca, a Rede Globo de Televisão e a existência da televisão brasileira.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fotografia e autoestima: análise semiótica de imagens publicitárias
    (2022-06-23) Ramos, Jaison
    Este artigo traz uma análise semiótica da publicidade da indústria de perfumes, através dos signos presentes nas imagens de duas marcas: O Boticário e Hugo Boss, observando os significados presentes em duas campanhas publicitárias. Durante a análise veremos como esses signos podem afetar nossa autoestima. Através dos conceitos da fotografia descobrir como as empresas utilizam a publicidade para gerar e despertar o desejo de consumo, mostrando a forma como a arte pode usada seduzir o consumidor. Através de uma pesquisa qualitativa descritiva, estuda-se o caso das duas campanhas, que criam um padrão de estética para alimentar a indústria, utilizando-se da natureza e do humano. Os signos levam aos significados de autoestima através, de um lado, da elegância do homem contemporâneo e, de outro, da aventura de um produto exótico.
  • Plano de Negócios Acesso aberto
    Plano de comunicação - Reposicionamento de marca no mercado de moda sustentável
    (2021-12-08) Knorr Sander, Joanna
    Este presente Trabalho de Conclusão de Curso demonstra uma experiência prática do desenvolvimento de um Rebranding para a marca Brechó da Jo. O trabalho foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, buscando aprofundamento acerca dos temas como sustentabilidade, brechó e upcycling. Seu objetivo consiste em traçar as melhores estratégias de acordo com as pesquisas sobre o público, a fim de reposicionar a marca do mercado digital. Foram desenvolvidos o posicionamento da marca, identidade visual e peças publicitárias para estratégias transmídia e baseadas no Marketing de conteúdo para encantar clientes e proporcionar reconhecimento a marca. Devido a todo o processo de pesquisa e análise, criou-se a marca Onda Brechó.
  • Plano de Negócios Acesso fechado
    Advergame - propaganda nos jogos digitais online: plano comercial free fire.
    (2021-12-20) Leal, João
    Este trabalho tem o objetivo de apresentar um plano comercial na área de propaganda dentro dos jogos eletrônicos on-line, explicando o que cada segmento do conteúdo trata e trazendo propostas para propaganda dentro dos jogos baseado nas metodologias de criação publicitária obtidas na pesquisa. A pesquisa foi realizada com base nas publicações de trabalhos científicos, artigos, blogs e sites relacionados ao conteúdo estudado. Nas referências desta pesquisa estão presentes acadêmicos, entusiastas do assunto, professores, escritores, e autores diversos. As propostas e conhecimentos partilhados formaram peças que compuseram o conteúdo desse trabalho. A obra principal que inspirou essa pesquisa foi o livro baseado na defesa de tese do autor Felipe Beneli Lazarini: “Advergame” - a publicidade e os jogos digitais: um processo de criação”, que forneceu fontes cientificas e acadêmicas para embasar e justificar os resultados desse trabalho.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Plano de comunicação: Lançamento do Projeto Tekoá Taguá.
    (2021-12) Machado, Chaiane Costa
    Este trabalho foi realizado através de pesquisa do tipo exploratória, com o objetivo de definir um plano de comunicação para o lançamento do projeto Tekoá Taguá, localizado no bairro José Mendes em Florianópolis/SC. Através da análise das características internas e externas do projeto e de seus principais concorrentes, foi possível sugerir estratégias e identidade visual que poderão trazer resultados satisfatórios se executadas como descritas nesse documento.
  • Monografia Acesso aberto
    Ferramentas do big data como facilitadores para o desenvolvimento do marketing de relacionamento: um estudo de caso das empresas Nestlé e Netflix.
    (2021-12-16) Aguiar, Samara
    Considerando que o avanço da tecnologia gerou diversas transformações no ambiente mercadológico, a concorrência tornou-se cada vez mais acirrada e os clientes cada vez mais exigentes, o que tornou imprescindível para qualquer empresa satisfazer as necessidades e criar relacionamento duradouros com seus clientes. Setores ligados à comunicação tiveram um impacto direto devido à velocidade da informação, o que leva as organizações a buscar estratégias, como o uso de um grande banco de dados, para atrair e fidelizar o cliente. Esta monografia propõe analisar as ferramentas do Big Data e as estratégias de Marketing de Relacionamento aplicados pelas empresas Nestlé e Netflix. Nos capítulos de Marketing o aporte dos autores trabalhados foram Cobra (2009), Gordon (2002) e Kotler (2000). Já nos capítulos referentes aos conceitos utilizados do Big Data foi realizada uma revisão teórica com base nos autores Hurwitz et al (2016), Gomes (2017) e Laudon (2000). Este estudo permitiu realizar uma análise comparativa entre as duas marcas para verificar se elas utilizam como métodos de extração da análise de dados comportamentais dos usuários para gerar resultados mais significativos na comunicação com os clientes.
  • Monografia Acesso aberto
    Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
    (2021-06-24) Coelho, Lukas Carlos
    O objetivo deste trabalho monográfico é demonstrar a utilização do design gráfico na elaboração de identidades visuais de marcas e sua importância para o meio publicitário. Para isso, utilizou-se como método de abordagem de pensamento, o dedutivo; de natureza, a qualitativa; e de pesquisa, o exploratório. O método de procedimento foi o monográfico, com a aplicação de técnicas de pesquisa bibliográficas, através do uso de livros, revistas publicitárias, artigos científicos, dados governamentais e de plataformas de exposição de trabalhos da área do design e da publicidade. Ainda, foi realizado um estudo de caso, na modalidade descritiva, no qual analisaram-se duas identidades visuais da marca Burger King, utilizadas nos anos de 1999 e 2020. Na presente monografia são apresentadas as raízes do design gráfico, bem como são apresentados conceitos importantes como os de direção de arte, branding, marca e de identidade visual. Os principais autores utilizados foram Healey (2009), Hollis (2006), Kimura (2021a/b), Kotler (1998), Lima (1996), Lupton (2008/2018), Meggs (2009), Strunck (2012), Villas-Boas (2007) e Wheller (2012). Verificou-se que para o meio publicitário é imprescindível que marcas invistam no desenvolvimento de uma identidade visual que representem seus valores, pois este é um dos meios pelo qual a empresa vai criar laços de identificação com seu público-alvo, transparecendo unidade entre seus ideais, produtos e serviços, o que só é possível através da utilização dos fundamentos do design gráfico, pois estes proporcionam os ajustes de posicionamentos, hierarquia, tamanhos e escolha de cores que transmitirão as sensações e valores da marca, de modo a atingir seu público-alvo.
  • Monografia Acesso aberto
    Som no marketing sensorial: estudo de caso do MetrôRio
    (2020) Veríssimo, Álvaro da Rocha
    The sound has a strong influence on human beings. Their effects on emotions and on our choices as consumers are largely intertwined. There are several ways to use this physical phenomenon in market actions and to be successful in campaigns. These actions, equipped with a complete sensory repertoire, can make a difference in the objective of a sensory marketing campaign: touching the emotions of the public. It is in order to understand how sound resources can cause emotional effects in people, that the present monograph aims to do a literature review about sensorial marketing and its use of the hearing sense, discussing the resultos of the case of MetrôRio's sound branding, always meeting future needs for research.
  • Monografia Acesso embargado
    O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura Ekos
    (2020) Souza, Maria Eduarda Monteiro; Silveira, Brenda Cristine Barcellos
    No presente trabalho analisamos a campanha Somos Todos Uma Natureza Só da marca Natura, iniciando com a antropologia do termo consumo, sua historicidade e sua relação com a ciência da Publicidade e Propaganda. Problematizamos o consumismo e os caminhos que a sociedade de consumo percorreu até o século XXI, onde o consumo responsável e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e das marcas. Esclarecemos que as pautas sociais, ambientais e econômicas emergentes, unidos as forças da internet, abriram espaço para motivar as mudanças do comportamento do consumidor e das marcas. Desmistificamos o termo sustentabilidade, não limitando o seu conceito somente a base ambiental, mas sim, englobando com a base social e econômica, o que classificamos como tripé da sustentabilidade. Analisamos as transformações através de pesquisas e evidências atuais que a pandemia do vírus Covid-19 causou nas marcas e no consumidor no ano de 2020, sendo esta mais uma motivação para a transformação das novas formas de consumir e produzir. Observamos no ambiente comercial como a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade, hoje são fatores indispensáveis na comunicação da marca e sua credibilidade perante a sociedade, através de observações feitas da marca ZARA e iFood. Concluímos esta monografia com uma análise, da marca Natura, observando a campanha de 20 anos da linha Ekos, intitulada “Somos Todos Uma Natureza Só”, que ajuda educar o consumidor sobre a necessidade de preferir consumir produtos sustentáveis e por fim, exploramos se a marca atinge os conceitos éticos, transparentes e sustentáveis, através das evidências publicitárias encontradas nas peças da campanha online.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plano de Comunicação: Haioa Uniformes
    (2020) De Lorenzi, Emily Furlanetto
    The communication plan is a strategy used by advertising to develop more effective advertising campaigns, which are in accordance with the essence of the brand, with the consumers it has and with the market in which it operates. The main objective of this work is to develop the communication plan for the company in the textile sector Haioa Uniformes, as well as to elaborate the brand identity. The use of scientific methodology with the techniques of bibliographic, secondary and quantitative research led this work and made possible the execution of all objectives. Upon completion, it was possible to analyze the macro and microenvironment, define the brand identity, the objective and the concept of the campaign and elaborate the graphic pieces and the initial outline of the audiovisual.
  • Monografia Acesso aberto
    Branding Digital e a Aposta da Missiato
    (2020) Ramos, Aline do Vale Pereira
    In this essay, there are two relevant points to consider: the importance of Digital Branding this day in age; and Missiato’s success after they applied Digital Branding to their Corote Sabores social media. Due to the magnitude of the subject, it became necessary to develop a proper case study of Missiato’s brand.The segmentation and approach to the consumer were essential to the analyzed case. With a younger target audience in mind, the brand was able to both position themselves by investing in the Digital Branding of their social media and stablish the brand to clients of this generation, through relevant content in their digital platforms and influencers who can relate to a younger audience.
  • Monografia Acesso embargado
    Criança como produto: a publicidade e o consumo digital na infância
    (2020) Fernandes, Marcela
    This thesis aimed to understand how kids-targeted advertising takes place through social media. As a search outline, analyses were made on the role Advertising exerts over the child, and the child's role as an advertising agent, by means of comparison among three case studies that involve kid influencers. For that, the evolution of kidstargeted advertising was broached, up until the current days, understanding how the child's process of insertion into the consumer market, and how Advertising directed at this demographic has been positioning itself over the years. A vast bibliography of themes addressing child consumerism is known, however, when it comes to Child Advertisement involving the internet, studies and specific laws are lacking. Such changes have been significantly altering the behavior of consumers, and of all society. Consequently this change in comsumption and interaction has been reaching children as well. Given this fact, there is a need for brands to be aware of, and take responsibility for using the internet to encourage child consumerism, as well as utilizing children as adverting agents for a certain brand, custom or behavior. As one of the main implications, this research may contribute for the process of making society aware of the need for regulation towards kids-targeted advettising.
  • Monografia Acesso aberto
    A criação de conteúdo como ferramenta de marketing: um estudo de caso sobre o canal Coisa Nossa
    (2020) Dauer, Gabriel de Freitas
    This research addresses the conceptualization of branded content and content marketing, as well as an analysis of changes in consumer behavior within the digital environment. The project is supported by renowned authors such as Philip Kotler and provides examples of brands in the Brazilian market that have been able to adapt to changes arising from a connected world scenario. To conclude and prove the concepts presented, a case study was carried out over the Coisa Nossa channel, of the Guaraná Antarctica brand.
  • Monografia Acesso aberto
    O marketing para o consumidor 4.0 - estudo de caso sobre a personagem Lu, do Magazine Luiza, como influenciadora virtual
    (2020) Lopes, Mariana Vieira
    This monograph addresses to the evolution of the consumer through the years, highlighting some marketing strategies that had arisen to satisfy its needs. Introduces the 4.0 consumer, as well as its main characteristics and consumption behavior. Aims to analyze how brands have shaped to attend a new buying behavior and how they strengthened their relationship with the public in the digital age. Conceptualizes marketing and publicity terms through theoretical foundations of established and well renowned authors. Study the case of the retail brand “Magazine Luiza”, its success and recognition on the market and the results of the brand’s investment on the character “Lu”, who has transformed the company’s communication channels and turned its character into a virtual influencer. It concludes that the organizations must be aware to the behavior and marketing changes so they can be present and relevant through meaningful content that creates interest and initiate dialogues in the environment which their public is inserted.
  • Paper Acesso aberto
    Videoclipe para banda Plugados: Um experimento de animação e colagem
    (2020) Kloppel Júnior, Jorge Luiz
    This academic work, witch is the final paper to the graduation course of Advertising at UNISUL, aims to demonstrate the production process behind a video clip for the Plugados band. From the conception of the idea, planning and execution of the same. Based on all knowledge acquired during the graduation and using collage and animation as the main techniques.