Administração

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 133
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Plano de marketing social para Transportadora Rodozape
    (2024-01) SIRELI, Gustavo Nunes
    Este estudo pretende desenvolver um plano de marketing de mídias sociais para a Rodozape Transportes, a fim de transmitir sua identidade e atrair novos transportadores de cargas. Como fundamentação teórica, foram abordados os seguintes assuntos: Marketing, Plano de Marketing, Marketing 4.0, mídias sociais e redes sociais. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de abordagem de natureza aplicada, qualitativa, com objetivo descritivo e procedimentos técnicos bibliográficos, documentais, de levantamento e estudo de caso, onde os dados foram coletados através de questionários enviados pelo Google Forms. Como resultados, identificaram-se como pontos fortes: experiência e histórico no ramo, certificação ISO9001, equipe experiente e confiável. Os principais pontos fracos foram a pouca presença nas mídias sociais e a falta de análise de desempenho. As principais ameaças identificadas foram a concorrência intensa, a reputação e a satisfação do cliente. As principais oportunidades destacadas foram o desenvolvimento de parcerias estratégicas, o fortalecimento da comunicação e serviços ao cliente, e novas estratégias de marketing. Por fim, foram traçadas as seguintes ações para o plano de marketing social da Rodozape Transportes: Criação de conteúdo envolvente com estratégias interativas, estimulando a participação ativa do público; promoção de anúncios pagos para aumentar a audiência; estabelecer parcerias estratégicas com empresas complementares, consolidando a empresa no cenário digital.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    O uso do marketing digital na prefeitura municipal de Garopaba/SC
    (2023-12) NUNES, Henrique Scherer Flores
    Para entender o marketing digital no setor público e, consequentemente, o papel da comunicação nesse cenário, é importante considerar que as definições e aplicabilidades no setor privado são necessárias e úteis, pois traçam conceitos e métodos de atuação que podem, até certo ponto, serem utilizadas na ótica pública. Entretanto, como o setor público se guia por outra lógica, é necessário estar atento a forma de atuação dos órgãos às leis que estão expostos, às formas de governança e aos serviços públicos que oferecem. Sendo assim, definiu-se como objetivo geral analisar a percepção da população de Garopaba para desenvolvimento de um plano de marketing digital feita para prefeitura do município. Quanto a metodologia, foi realizado um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Garopaba, sendo que, os dados foram levantados através de aplicação de questionário a população. Como principais resultados, verificou-se que o marketing digital é sim de muita importância, pois é através dessa ferramenta de auxílio e de comunicação que a população se mantém atualizada e acompanha as informações necessárias sobre o município. Como foi apresentada nesse trabalho, a população municipal acompanha as informações divulgadas pela organização em suas mídias digitais. Observou-se também que o marketing que a prefeitura faz está muito bom, suas postagens de fácil entendimento e a qualidade das postagens é muito boa, mas a organização precisa melhorar o seu desempenho focando em estratégias para a divulgação do conteúdo que a população tem mais interesse, como os avisos de melhoria e obras da cidade, e com isso melhorar suas ações de marketing digital.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Plano de marketing da empresa leal instaladora
    (2023-12) SILVA, Romulo Romualdo da
    O presente relatório apresenta a criação de um Plano de Marketing realizado através do estudo de caso na empresa Leal Instaladora, situada na região de Garopaba, litoral de Santa Catarina. O objetivo é fortalecer sua presença no mercado, impulsionar as vendas e melhorar o relacionamento com clientes, principalmente com os profissionais autônomos da construção civil. A pesquisa aborda conceitos de marketing, o composto de marketing (mix), elementos como produto, marca, preço, praça, ponto de vista do consumidor, promoção, propaganda, merchandising, marketing de serviços, tipos de serviços e comportamento do consumidor. A caracterização da organização inclui informações como razão social, nome fantasia, ramo de atividade, logomarca, localização, forma jurídica, capital social, histórico, panorama de segmento de atuação, objetivos, missão, visão, valores, organograma e layout. O diagnóstico analisa o macroambiente (demográfico, econômico, cultural) e o microambiente (clientes, fornecedores, concorrentes), com aplicação de entrevistas com o gestor. A análise e prognóstico incluem apresentação de resultados, análise SWOT (pontos fortes, fracos, oportunidades, ameaças), o plano de ação com utilização da ferramenta 5W2H, orçamento, controle, metas, prazos e indicadores de desempenho. As considerações finais ressaltam a importância do comprometimento e flexibilidade para enfrentar desafios do mercado, visando não apenas metas financeiras, mas também a satisfação duradoura dos clientes. O plano de marketing serve como guia para o sucesso sustentável da "Leal Instaladora".
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Planejamento estratégico para a empresa Donna Brigitte
    (2023-12) VILLA, Luciana
    O vestuário desempenha um papel crucial como expressão única de individualidade e estilo pessoal. Cada escolha de roupa é uma declaração sobre a identidade, influenciada por fatores culturais, tendências e ocasiões. Além de ser uma forma de comunicação não verbal, a moda celebra momentos especiais, adicionando significado à expressão individual em eventos importantes. Quanto ao planejamento estratégico, ele se apresenta como uma ferramenta essencial para o sucesso da Empresa Donna Brigitte, uma Micro e Pequena Empresa (MPE) inserida em um mercado dinâmico. A evolução do pensamento estratégico destaca a transição da ênfase na previsão para a capacidade de criar o futuro, e o planejamento estratégico assume um papel fundamental nesse contexto. A empresa busca prosperar e se destacar no mercado, concentrando esforços na divulgação da marca por meio das mídias digitais e redes sociais. O objetivo geral deste relatório é aplicar o planejamento estratégico na empresa Donna Brigitte, no setor de moda festa, com o intuito de fortalecer sua posição no mercado e promover um crescimento sustentável. O planejamento estratégico torna-se, assim, um componente essencial para a adaptação contínua e a prosperidade da organização diante do cenário de negócios em constante mudança. O relatório de estágio se propõe a investigar quais fases do planejamento estratégico podem ser empregadas pela Donna Brigitte para aprimorar sua posição no mercado.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Marketing no desenvolvimento do e-commerce na empresa JM comércio e prestação de serviços Ltda
    (2023-06-30) Machado, Bruna
    O relatório em questão apresenta como principal objetivo apontar ações de marketing para que o e-commerce da empresa JM Comércio possa criar novas proporções, ou seja, aumente o seu faturamento e passe da fase de somente investimentos para o lucro. Como fundamentação teórica, esse trabalho se apropria de pontos relacionados a plano de marketing, uma vez que as ações possuem relação direta com a área; planejamento estratégico já que o mercado possui grandes concorrências, e acaba sendo desafiador, é necessário visão estratégica assertiva para o cumprimento do objetivo; e gestão do e-commerce que acaba sendo centro do negócio, passando a ser o ponto que garante a durabilidade da organização. A metodologia utilizada pela pesquisa foi qualitativa com abordagem de dados através de acervo documental e entrevista. O primeiro do acervo diretamente da plataforma de e-commerce da empresa JM, e a o segundo foi uma entrevista com o gestor que deixou claro seus objetivos, limitações e perspectivas. A organização trabalhada possui mais de 50 anos de história, e seu principal ramo está na finalização de obra, tudo que é necessário para acabar as obras sejam residenciais ou coorporativas, já possuem um excelente trabalho em toda a AMUREL principalmente no quis diz respeito a mão de obra especializada. E no presente momento está a busca da inovação para acompanhar o mercado, apostando então no e-commerce o que se espera ser o novo jeito de compra. Sobre o diagnóstico executado notou-se que como principal força a empresa possui uma excelente estrutura por conta tanto do espaço físico como da marca bem consolidada com um padrão de excelência. E a principal fraqueza a pouca aparição no mercado virtual, local em que essa pretende dentro da sua estratégia crescer. Com o foco na oportunidade, a JM deve se aproveitar da crescente utilização do mercado digital para todos os consumidores em todas as compras, já a ameaça acaba sendo a grande concorrência que já vem se estruturando no mercado durante anos. No prognóstico algumas ações foram levantadas dentre elas a entrada em marketplaces para aumento do faturamento no on-line, bem como a diferenciação dos grandes players do mercado.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Pesquisa de mercado para avaliar a satisfação dos clientes com os serviços e produtos oferecidos pela empresa Point dos Cães Ltda
    (2022) Masiero, Kelvyn
    Este estudo determina a elaboração de uma pesquisa de mercado para a empresa Point dos Cães, um Pet Shop localizado na cidade de Tubarão/SC. Embora o objetivo desse estudo fosse desenvolver uma pesquisa de mercado, observou-se durante o desenvolvimento do trabalho que a empresa tem alguns detalhes que precisam de uma atenção maior. Nesse contexto, optou-se por desenvolver um plano de ação para melhoria da área operacional da empresa, a fim de dar ao empreendedor sugestões para que ele possa melhorar o ambiente e o funcionamento do mesmo. Os tópicos abordados na fundamentação teórica foram os conceitos de marketing, pesquisa de marketing e a importância da pesquisa de marketing. Classifica-se como procedimento metodológico o seguinte tipo de pesquisa: natureza aplicada, abordagem qualitativa, pesquisa bibliográficas, pesquisa de campo e interação com os clientes e com o empreendedor para a realização da pesquisa. Além disso, foram utilizados como técnica de coleta de dados: questionário estruturado e observação participante.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Prospecção de clientes: estudo de caso na empresa PAF Santa Rita
    (2022-12-20) Antunes, Indara Alexandre
    O presente trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo de caso e apresentar medidas de melhorias para prospecção de clientes na empresa PAF SANTA RITA. É uma empresa localizada na cidade de Tubarão/SC, no segmento de vendas de planos e produtos para assistência familiar, o que consiste em uma série de benefícios ao cliente, desde descontos em consultas médicas, assistência funeral, descontos em diversas empresas conveniada, como farmácias, clínicas de estéticas e lojas, empréstimos de produtos ortopédicos de forma gratuita, sendo assim, torna-se indispensável realizar um trabalho externo para prospecção de novos clientes e que até o momento não é realizado de forma prática. O trabalho comercial voltado para prospecção de clientes é necessário para garantir ainda mais desenvolvimento e crescimento para a empresa, visando o aumento do faturamento para promover a possibilidade de expansão em outra cidade ou até mesmo poder oferecer novos serviços, tornando o plano de assistência ainda mais completo.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Modelagem de Negócios Canvas para Implantação de uma Cachaçaria Artesanal em Laguna
    (2022-12-13) Silva, Ana Beatriz de Bem
    O presente estudo contempla aplicar Modelagem de Negócios Canvas para implantação de uma cachaçaria artesanal em Laguna. Como fundamentação teórica, foram aplicados os conceitos de empreendedorismo, plano de negócios, suas definições e características e o desenvolvimento do modelo Canvas. O método selecionado e proposto neste relatório é o modelo de negócios Canvas, com pesquisa exploratória e descritiva, utilizando para coleta de dados questionário estruturado com concorrentes. Como resultado do diagnóstico, conclui-se, como ponto forte o produto a ser produzido de forma artesanal, o ponto fraco relacionado a falta de pessoal qualificado para trabalho, relacionado as ameaças a região ser pouco conhecida e distante do centro ontem maior rotação de pessoas e oportunidades não possuir concorrentes na região. O prognóstico da pesquisa mostra que a modelagem Canvas proporcionou o desenvolvimento que é: Ainda, sugere-se a continuidade nas pesquisas e estudos relacionados ao tema, para concretização do negócio e porque se torna um assunto relevante e debatido por estudantes, profissionais e empreendedores.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Modelagem de negócios canvas para a abertura da lanchonete da Maria
    (2022-12-03) Souza, Maria Fernanda Coral de
    O presente trabalho tem como objetivo geral aplicar a modelagem de negócios Canvas para a abertura da empresa Lanchonete da Maria, localizada em Tubarão – SC. A base teórica utilizada para o estudo da pesquisa realizada no trabalho foi a ferramenta Canvas, essa que se mostra de suma importância para analisar a viabilidade de abertura de novos empreendimentos. Também na base teórica foram abordados conceitos como o de empreendedorismo e plano de negócios, cujos abordagens foram fundamentais para o entendimento da ferramenta já mencionada, já que ela é confundida muitas vezes com o plano de negócios. Metodologicamente, o estudo trabalhou com uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, já a coleta de dados foi por pesquisas bibliográficas, documental e a aplicação de um questionário com potenciais clientes. Para o referido trabalho foram atendidos todos os objetivos específicos. Foram expostos os dados sobre o ramo de atuação da empresa, que está apresentado no tópico de panorama do segmento, onde pesquisou - se sobre o segmento em que a empresa atua, que é o de alimentação fora do lar. Também é mostrado o crescimento nos últimos anos e a importância desse segmento. O outro objetivo específico foi aplicar o questionário, esse que se obteve 51 respostas, contendo dez perguntas. E foi elaborado o quadro da modelagem Canvas para o novo negócio, onde foram preenchidos os noves blocos do quadro e em seguida cada um deles foi analisado. Como proposta de valor para a Lanchonete da Maria, definiu-se que será oferecido alimentos saborosos, com atendimento personalizado em um ambiente aconchegante.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Gestão de processos: uma análise na empresa Novare Empreendimentos
    (2022-12-01) Rossetti, Rafael de Souza Spíndola
    O principal objetivo deste trabalho é auxiliar a empresa Novare Empreendimentos a evitar ou diminuir atrasos nas obras. Para a empresa, a padronização dos processos não é considerada opcional, mas obrigatória, pois a demora acarreta outros problemas, processos judiciais, maior custo financeiro e retrocessos em outros projetos. Através da análise crítica dos processos atuais e da identificação de possíveis gargalos, propõe-se a aplicação de técnicas de gerenciamento de projetos e processos, bem como a implementação de ferramentas de gestão, que podem ajudar a empresa a organizar melhor os processos, permitindo o monitoramento dos prazos e a criação de planos de ação para prevenir atrasos. Também será importante o uso de ferramentas tecnológicas e aplicativos que permitam o gerenciamento de tarefas, acompanhamento dos processos e dados em tempo real, assim como a criação de relatórios e acompanhamento dos prazos estabelecidos. Com o uso destes processos, a empresa Novare Empreendimentos tem a oportunidade de melhorar a gestão dos seus projetos e assim evitar ou diminuir os atrasos nas obras. Por meio de uma metodologia que contemple todas as etapas de planejamento, execução, monitoramento e controle, é possível garantir a eficiência dos processos, melhorar a comunicação e alcançar os objetivos com maior segurança.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Ampliação da empresa Doces Izabel decorrente do impacto da pandemia da covid 19
    (2022-06-30) Araujo, Maria
    Este relatório tem como objetivo geral identificar as estratégias utilizadas pela Doces Izabel para superar as adversidades trazidas pelo impacto da Covid 19, afim de se manter aberta e diversificar e ampliar as atividades, e trazer sugestão de ações para a manutenção da empresa. Na fundamentação teórica foram tratados tópicos sobre a empresa e o modelo de negócio, planejamento estratégico, gestão estratégica nas micro e pequenas empresas e venda online. Na metodologia, o estudo classifica-se como aplicada, abordagem qualitativa, e em relação aos objetivos a pesquisa é de caráter exploratório e descritivo e na coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas para a proprietária do estabelecimento, pesquisa documental e observação participante, referindo-se como um estudo de caso. O presente estudo se propõe a analisar a estratégias utilizadas pela empresa Doces Izabel, uma pequena empresa situada no município de Tubarão, que desde o ano de 2002 vem realizando a produção de bolos, doces e demais artigos alimentícios artesanais para todos os tipos de eventos, como casamentos, formaturas, aniversários, etc. Que mesmo com as adversidades trazidas pelo impacto da pandemia da COVID-19, conseguiu manter o negócio de portas abertas, diversificou as atividades e ampliou das atividades durante a pandemia. Tendo em vista que seu foco principal sempre foi atender eventos da região. Depois de levantamento de particularidades da empresa Doces Izabel, além de resultados da entrevista realizada com a proprietária, elaborou-se então o diagnóstico a partir da análise SWOT, que verificou principais fatores positivos no ambiente interno: experiência; localização; público fiel; credibilidade; variedade de produtos; qualidade dos produtos e por fim, atendimento personalizado. E como fatores negativos temos: administração; falta de mão de obra; e falta de capital de giro. Já no ambiente externo, como pontos fatores positivos: delivery; venda online; marketing digital; novos produtos e novo público-alvo. Por último, como fatores negativos: a pandemia de Covid-19; aumento da concorrência em confeitaria fina; concorrência com padarias e preços menores. Na análise do questionário explora-se estratégias realizadas com o intuito de se manter competitiva perante a pandemia. E então, um plano de ação foi realizado e teve como principais pontos: produzir novos produtos e investir no marketing digital.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Plano de marketing: uma pesquisa aplicada na empresa frattari alimentos.
    (2022) Nogueira, Maria Eduarda
    Este estudo determina a elaboração de um plano de marketing para a empresa Frattari Alimentos, uma distribuidora de alimentos localizada na cidade de Imbituba/SC. Embora o intuito desse estudo fosse desenvolver um plano de marketing, observou-se durante a coleta de dados que a empresa tem mais demanda do que sua capacidade produtiva. Nesse contexto, optou-se por desenvolver um plano de ação para melhoria da área operacional da empresa, a fim de dar ao empreendedor sugestões para que ele possa atender toda a procura ao produto e, num futuro próximo, expandir seu negócio. Os tópicos abordados na fundamentação teórica foram os conceitos de administração e plano de marketing. Classifica-se como procedimento metodológico o seguinte tipo de pesquisa: natureza aplicada, abordagem qualitativa e quantitativa, pesquisa exploratória e descritiva, interação de levantamento e estudo de caso. Além disso, foram utilizados como técnica de coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário estruturado e observação participante.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Planejamento para a empresa Gabrielle Mendes Joias: um estudo com foco no marketing digital
    (2022) Mendes Correa Machado, Gabrielle
    O objetivo geral deste relatório é aplicar as etapas do planejamento estratégico com foco no marketing digital na empresa Gabrielle Mendes Joias. Na fundamentação teórica foram abordados assuntos a respeito da administração em marketing, que abrange temas que se referem ao planejamento de marketing, análise SWOT e marketing digital. Por último explorou assuntos relevantes ao marketing na internet e mídias sociais. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como aplicada, qualitativa e quantitativa, e quanto aos objetivos o relatório é de caráter descritivo e exploratório, utilizados na coleta de dados aplicação de questionário com clientes, pesquisa documental e observação participante, sendo um estudo de caso. O estudo busca relatar as características e setores da Gabrielle Mendes Joias, com destaque no planejamento estratégico de marketing e sua importância dentro das organizações. Após levantamento de características do macro e micro ambientes, além dos resultados da pesquisa, foi possível elaborar o diagnóstico por meio da análise SWOT, que identificou como principais pontos fracos: escassez de divulgação e pouco foco no marketing digital; como principais pontos fortes: atendimento excepcional, e variedade e qualidade de produtos e serviços; ameaças: alta cotação do dólar e taxas de impostos; e oportunidades: utilização de novas tecnologias nas redes sociais e a valorização do ouro. Bem como resultado de pesquisa, foi possível analisar o quão importante se faz dentro de uma empresa um planejamento inteligente de marketing, e quais seus benefícios aos olhos do consumidor. Por fim, desenvolveu-se um plano de ação de marketing com os principais pontos: terceirizar o marketing com uma determinada empresa especializada e contratar uma influenciadora de capacidade da região.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Análise estratégica de marketing aplicada ao Município de Treze de Maio
    (2022-06-25) Calegario, João
    Muito se ouve falar nos dias de hoje acerca do turismo rural, uma atividade que vem crescendo e ganhando força em meio ao mercado. Apesar de ser praticado há muito tempo, nos últimos anos o turismo nas regiões rurais vem se intensificando e ganhando destaque por ser uma atividade que quando bem planejada e divulgada gera retorno financeiro e desenvolvimento para a região onde é praticada. Nesse sentido, os gestores públicos tem um papel extremamente importante, pois através de programas de incentivo ao turismo rural bem estruturados e previamente planejados é possível gerar renda para os habitantes e ainda contribuir com o desenvolvimento da sociedade como um todo, evitando o êxodo das áreas rurais e alavancando seu potencial de crescimento. Uma das importantes ferramentas utilizadas para difundir o turismo rural é o Planejamento Estratégico de Marketing, que visa descobrir as potenciais oportunidades disponíveis no mercado, bem como criar cenários que propiciem alavancar os negócios, através do estudo do mercado e previsões de cenários futuros.
  • Plano de Negócios Acesso fechado
    Análise de viabilidade da implantação de estética automotiva no posto miramar, na cidade de Laguna/SC
    (2021-12-18) Silva, Gustavo
    Este relatório de estágio foi elaborado com vistas a analisar a viabilidade da implantação da Estética Automotiva no Posto Miramar, localizado na cidade de Laguna/SC. Sendo assim, a presente pesquisa classifica-se quanto aos objetivos descritiva; quanto à abordagem mista (quanti e qualitativa); quanto aos procedimentos de coleta de dados trata-se de um estudo de caso em que fora aplicado um questionário estruturado, e utilizou-se também do levantamento bibliográfico. A fundamentação teórica foi desenvolvida com base nos conceitos e noções preliminares sobre empreendedorismo, necessidade de inovação e plano de negócios. A realização deste relatório possibilitou apresentar a caracterização da organização, bem como verificar a viabilidade de transformação da atual lavação existente no posto Miramar em uma Estética Automotiva. Por meio deste estudo, foi possível concluir que dada a estrutura enxuta do negócio, este se mostra atrativo, rentável e viável, tendo em vista que oferece um serviço diferenciado, com baixa concorrência na região e aumenta o portfólio dos serviços no Posto Miramar, atraindo, assim, mais clientes e indiretamente aumentando o faturamento.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Análise do e-commerce da empresa Eletrolar em meio à pandemia da covid-19
    (2021-12-27) Germano Spillere Negro Andreadis
    O presente relatório de estágio tem como objetivo analisar o desempenho do e-commerce da empresa Eletrolar durante a pandemia de Covid-19. Para o desenvolvimento teórico deste estudo delineou-se acerca das definições conceituais e a origem do e-commerce, apresentaram- se as vantagens e desvantagens deste tipo de negócio, e discorreu-se sobre a influência da Covid-19 sobre o comportamento dos consumidores brasileiros. Metodologicamente, a presente pesquisa classifica-se quanto à natureza pesquisa aplicada; quanto aos objetivos descritiva; quanto à abordagem quanti-qualitativa; tocante aos procedimentos de coleta de dados trata-se de um estudo de caso embasado em pesquisa bibliográfica. A realização deste relatório possibilitou apresentar a caracterização do empreendimento proposto e analisar o macroambiente e o microambiente do negócio. Além disso, desenvolveu-se a Matriz SWOT, por meio da qual foram identificados os principais pontos fortes e fracos bem como as ameaças e oportunidades influentes sobre a organização, propondo-se as respectivas ações estratégicas corretivas a fim de contribuir para elevar a competitividade da empresa no mercado.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Logística no transporte rodoviário na empresa Transportes Dangela
    (2021-12-16) Silva, Julio; Souza, Aislan
    O aumento da competitividade no mercado leva a uma necessidade de atender a demanda dos consumidores, para isso é necessário que haja confiabilidade na entrega. O processo de logística de transporte envolve a utilização de veículos que no caso do Brasil, o método mais utilizado no mercado interno é o rodoviário, usando o caminhão como o principal meio de transporte. O objetivo deste artigo foi propor um plano de melhoria para a logística integrada da empresa Transportes Dangela Ltda. Quanto aos objetivos foi realizado uma pesquisa descritiva, em relação aos procedimentos foi elaborado um estudo de caso em uma empresa de transporte rodoviário do sul de Santa Catarina. A abordagem do problema se deu pelo método qualitativo, o sujeito do estudo foi um colaborador da empresa, bem como documentos e relatórios. De acordo com as informações obtidas através da análise SWOT, verificou-se algumas dificuldades dentro do setor logístico da organização, e através de um plano de ação elaborado com auxílio da matriz 5W2H foi possível levantar soluções para as dificuldades apresentadas.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Análise do e-commerce da empresa Eletrolar em meio à pandemia da covid-19
    (2021-12-20) Andreadis, Germano Spillere Negro
    O presente relatório de estágio tem como objetivo analisar o desempenho do e-commerce da empresa Eletrolar durante a pandemia de Covid-19. Para o desenvolvimento teórico deste estudo delineou-se acerca das definições conceituais e a origem do e-commerce, apresentaram- se as vantagens e desvantagens deste tipo de negócio, e discorreu-se sobre a influência da Covid-19 sobre o comportamento dos consumidores brasileiros. Metodologicamente, a presente pesquisa classifica-se quanto à natureza pesquisa aplicada; quanto aos objetivos descritiva; quanto à abordagem quanti-qualitativa; tocante aos procedimentos de coleta de dados trata-se de um estudo de caso embasado em pesquisa bibliográfica. A realização deste relatório possibilitou apresentar a caracterização do empreendimento proposto e analisar o macroambiente e o microambiente do negócio. Além disso, desenvolveu-se a Matriz SWOT, por meio da qual foram identificados os principais pontos fortes e fracos bem como as ameaças e oportunidades influentes sobre a organização, propondo-se as respectivas ações estratégicas corretivas a fim de contribuir para elevar a competitividade da empresa no mercado.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    O clima organizacional: estudo na empresa LD Embalagem
    (2021-12-15) Sandrini, Vitor
    O relatório foi realizado com o objetivo de estudar o clima organizacional na empresa LD Embalagem. No desenvolvimento do mesmo, na parte teórico foram abordados tópicos sobre: organizações, as pessoas e as organizações, processos de gestão de pessoas, cultura organizacional, clima organizacional e pesquisa de clima organizacional. Teve-se como forma metodológica, uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivo exploratória-descritiva, havendo uma abordagem qualitativa-quantitativa, de cunho bibliográfico e o questionário através do Google Forms. A partir disto, foi utilizado no diagnóstico desta pesquisa, a ferramenta de análise SWOT, sendo possível identificar pontos importantes que levam a um estudo sobre o ambiente interno e externo da empresa. Tendo como principal ponto forte seu desenvolvimento constante, promovendo frequentes melhorias para o ambiente de trabalho. Como ponto fraco se destacou aspectos que envolve a segurança, como a falta de uma estrutura física adequada para a realização das atividades. A oportunidade que surge seria o ramo de atividade que é pouco desenvolvido na região, e como ameaça notável a falta de um plano de carreira estruturado. Entrando no prognóstico, foi apresentado um plano de ação, utilizando o modelo 5W2H, com algumas ações baseadas nas informações obtidas no decorrer da pesquisa, com o objetivo de suprimir os pontos fracos e exaurir as ameaças, trazendo sugestões de melhorias para a empresa referentes ao clima organizacional.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Uma pesquisa de marketing na empresa Kalebe barbearia
    (2021-12-12) Cancellier, José Lucas Alano
    Este relatório foi desenvolvido com o objetivo de elaborar uma pesquisa de marketing para a Kalebe Barbearia. A partir disso, foram abordados tópicos sobre o marketing, assim como o plano de marketing, a pesquisa de marketing o levantamento de dados e o questionário. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem quantitativa e qualitativa, com o seu objetivo sendo exploratória e descritiva, e com uma coleta de dados de cunho bibliográfico, levantamento e estudo de caso. Com a aplicação da pesquisa de marketing foi possível identificar e analisar alguns pontos favoráveis e alguns pontos a melhorar, tanto do ambiente interno, como do ambiente externo. Como ponto forte destaquei a fidelização dos clientes que, em sua maioria, cortam o cabelo a mais de um ano na barbearia e também seu ambiente agradável. Como ponto fraco foi observado seu baixo engajamento nas redes sociais, devido à falta de tempo e recursos para tal, para isso, no prognostico foi proposto um plano de ação, onde seria utilizado os anúncios do Instagram para a divulgação e a contração de um profissional do marketing digital para a criação de conteúdo.