Agronomia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 49
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Relatório de estágio na empresa CYSY
    (2023-06-22) Reis, Alan
    O estágio foi realizado na Empresa CYSY Calcário de Conchas, no município de Jaguaruna no Estado de Santa Catarina, sendo o início em 13 de março, sendo concluído em 05 de maio de 2023, totalizando 300 horas de Estágio.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância da uva goethe "Vitis vinifera" para a região do vale, uma revisão bibliográfica .
    (2022-12-08) Silvano, Alice Favero
    Os aspectos edafoclimáticos da variedade Goethe, fizeram-na se tornar o símbolo da vitivinicultura da região Sul de Santa Catarina, onde seu cultivo, nessa proporção de destaque, é exclusivo dessa região e garante, ao consumidor final, uma uva e, consequentemente, um vinho, de características inigualáveis. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre as condições edafoclimáticas e culturais da videira Goethe, que fizeram a vitivinicultura da região Sul de Santa Catarina ser reconhecida mundialmente através do cultivo dessa variedade, ganhando o reconhecimento de IPVUG (Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe), trazendo grande valor econômico e cultural para a região. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi de revisão bibliográfica, com base em dados de livros, trabalhos acadêmicos, pesquisas científicas, teses, materiais da EMBRAPA e EPAGRI, publicados entre os anos de 2005 a 2021, utilizando como principal palavra-chave “uva goethe” para a pesquisa, sendo encontrado um total de 42 trabalhos relacionados a adaptação edafoclimática e cultural da videira Goethe. Os resultados obtidos no presente estudo auxiliam na compreensão de como a predominância de solos Podzólicos Vermelho-Amarelo e o clima subtropical úmido da região Sul de Santa Catarina favorecem o desenvolvimento da cultivar através da criação de um zoneamento agroclimático adequado.
  • Monografia Acesso aberto
    Confinamento de bovinos de corte: viabilidade e estruturas de confinamento sob a dieta de alto grão
    (2022) Pereira, Alisson Silva
    O Brasil é um grande produtor de carne bovina. Entretanto, em virtude da necessidade de mercado assim como em toda produção, se faz necessário aprimoramentos e inovações, buscando obter maiores índices produtivos. Como forma de melhoria, visando o aumento produtivo para atender a necessidade do mercado, técnicas como confinamento de bovinos de corte com dieta a base de alto grão vem se solidificando cada vez mais. Assim, o referido artigo tem como objetivo analisar a viabilidade de produção e as estruturas necessárias para os bovinos submetidos a esse tipo de confinamento. Por meio de uma revisão bibliográfica e comparação com dados encontrados em diferentes artigos foi possível verificar que a produção de bovinos sobre esse manejo é viável, possibilitando trazer outras vantagens aos produtores adeptos. Notou-se, entretanto, uma carência de publicações e a constante necessidade de estudos cada vez mais aprofundados, principalmente no que se refere à produção de bovinos submetidos a essa dieta em larga escala.
  • Monografia Acesso aberto
    Teste de produtividade na cultura da soja (Glicyne max) no município de Criciúma Santa Catarina
    (2022-06-30) Santin, Gabriel
    O presente artigo revela uma pesquisa sobre teste de produtividade na cultura da soja (glicyne max) no município de Criciúma, Santa Catarina. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em autores como Augusto (2021), Barros (2022), Bonato e Bonato (1987), Carvalho, Ferreira e Bueno (2012), Hiraruki e Lazzarotto (2014) e outros autores que se aproximam da temática do estudo. Delineou-se o objetivo geral da pesquisa, avaliar o desempenho agronômico de 13 cultivares de soja, focado em rendimento de grãos e peso de mil grãos (PMS), cultivadas em uma única época de semeadura no município de Criciúma. Desta forma, foram estabelecidos os objetivos específicos, que são: Avaliar 13 cultivares de soja em uma única época de semeadura quanto a: Rendimento de grãos, peso de mil grãos, números de nós produtivos por planta e número de vagens por planta. A coleta de dados começou no dia 22 de outubro do ano de 2021 e concluiu-se que dentre todas as cultivares analisadas, a TMG 2359 IPRO foi a que melhor se destacou tendo o maior rendimento de grãos e o maior, número de vagens e nós produtivos; devido a isso, a mesma é ideal para a região de Criciúma devido a sua estabilidade aos fatores naturais locais.
  • Monografia Acesso aberto
    Soja uma Alternativa para a Rotação de Culturas em Área de Arroz Irrigado em Içara (SC): Um Relato sobre Produtividade.
    (2022-06-30) Amboni, Rodrigo Salvador
    A rotação de cultura é uma pratica de campo usadas já a muitas décadas na agricultura, trazendo grandes resultados em manejo e produtividade. O sul de Santa Catarina tradicionalmente é um grande e reconhecido produtor de arroz, mas com um setor que vem sofrendo uma crise econômica já a alguns anos, com queda significativa de qualidade e produtividade. Um responsável direto por essa crise, são as ervas daninhas, como o capim arroz e o arroz vermelho, comprometendo os resultados financeiros em toda a região. Nos últimos anos com a demanda crescente de grão no planeta e o uso de técnicas de rotação de cultura, a Região sul despertou para a produção de grãos como a soja, para isso técnicas tem sido estudadas e implementadas em toda região. O objetivo do presente trabalho é substituir o cultivo de arroz pela soja na região de Içara (SC), visando adaptabilidade de sete cultivares, produtividade, além da redução da população das ervas daninhas presentes. Para obtenção de produtividades elevadas o manejo do solo, lençol freático, correção e adubação deve ser realizado criteriosamente dentro das técnicas agronômicas recomendadas. A variedade 592 soytech se destacou com produtividade de 54 sacas por hectare, mas ainda, a zeus brasmex e 6070 soytech merecem que produziram 35 sacas por hectare merecem novos estudos, já que o clima foi bastante severo durante o ciclo 2021/2022, com estiagem nas fases iniciais do ciclo, elevadas temperaturas na período reprodutivo e excesso de chuvas na colheita. Ficou evidente ainda a redução na população de capim arroz e arroz vermelho. Novos estudos devem ser realizados para as melhorias nas técnicas de manejo e adequação de população de plantio, visando incremento de produtividade.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Gestão de estoque e qualidade de madeira serrada para a indústria moldureira
    (2022-06-08) Silva, Alexsandher Vargas da
    O estágio supervisionado obrigatório foi realizado na empresa Indústria de Molduras Moldurarte LTDA, em São Ludgero, Santa Catarina, Brasil. Com carga horária de 300 horas entre os dias 15 de março e 05 de maio. As principais atividades exercidas na foram a conferência, organização e análise de madeiras com destino à indústria moldureira. O estágio realizado avaliou a capacidade técnica e teórica sobre as madeiras e solução de problemas que podem ocorrer durante o armazenamento e secagem da madeira em estufas industriais, lidando com curvas de secagem, processamento de dados e eficiência operacional da estufa, também utilizando sistemas de informação e de gestão de estoque. Durante o estágio, o estudante também acompanhou de perto o processo de certificação FSC da empresa. O estágio serve para colocar à prova os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, podendo ocorrer o intercâmbio entre cursos, como no caso desse estágio, que também relaciona os cursos de Engenharia Florestal e Sistema de Informação.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Produção de mudas de melancia em sistema hidropônico: uso de luz
    (2022) Freitas, Guilherme
    Produção de mudas de melancia em sistema hidropônico, visando avaliar tratamentos de luminosidade e aumento do fotoperíodo na produção de mudas de melancia (Citrullus lanatus Schrad.) na região Sul de Santa Catarina, na cidade de Tubarão, propondo redução de custos e ganho de biomassa. Utilizou-se as estruturas da estufa hidropônica da horta experimental da UNISUL com o objetivo de delimitar 3 tratamentos em diferentes tipos de luminosidades e aumento de 16 horas no seu fotoperíodo, sendo avaliadas as plantas no final do experimento conduzido. As avaliações foram as seguintes: comprimento pecíolo, comprimento do sistema radicular, número de folhas, peso de matéria verde e peso de matéria seca, submetendo os resultados ao teste de separação de médias de TUKEY nível de 5% de probabilidade, através de três tratamentos com 5 repetições e seis plantas por repetição. Observou que no tratamento com a lâmpada full spectrum atingiu um rendimento melhor que em comparação com os demais tratamentos utilizados.
  • Monografia Acesso aberto
    Secagem de Eucalyptus urograndis serrado em estufa industrial destinado para a indústria moldureira
    (2022-06-28) Silva, Alexsandher Vargas da
    Com o crescimento da indústria madeireira, a demanda por matérias-primas a granel e de qualidade aumenta, aumentando a pressão sobre a floresta tradicional, criando a necessidade de recorrer a plantações florestais, com nutrientes de rápido crescimento e manejados para atender a essa necessidade e além. Além disso, é importante tratar a madeira, inclusive secá-la, para reduzir ou eliminar problemas relacionados à umidade para que a madeira seja processada com eficiência para a produção do produto final. Sobre a floresta cultivada, em nosso país, a geração mais representativa é o Eucalyptus e o Pinus. O estudo visa avaliar a secagem de Eucalyptus urograndis serrada que já foi seca ao tempo por 12 meses, com uma estufa industrial para a indústria moldureira, analisando dados da curva de secagem, de umidade e rachaduras antes e pós secagem com o objetivo de avaliar a eficiência da secagem e averiguar as perdas causadas por rachaduras e fissuras.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Levantamento Topográfico
    (2022-06) André, Vitor
    A topografia pode ser compreendida como parte da geodésia. Com ela se possibilita executar trabalhos para diversas áreas através de medições de uma determinada área, efetuando assim medições de ângulos, distâncias e desníveis que possibilitam fazer a representação da superfície. Esse trabalho realizado para obtenção de dados é denominado levantamento topográfico. Não é possível apontar certamente o período em que a topografia foi utilizada pela primeira vez, mas levando em consideração a necessidade do ser humano em conhecer o meio em que vive pelo fato de questões de sobrevivência, leva-se a apontar que sua utilização em formas simples é antiga igual quanto à história da civilização. Com o passar dos anos foram evoluindo as tecnologias e possibilitando o surgimento de novos equipamentos e métodos com técnicas de medição que possibilitaram uma maior facilidade de obtenção de dados coletados dos determinados locais onde desenvolvidos os trabalhos. Nos dias atuais a topografia conta com grandes avanços tecnológicos, obteve-se o surgimento de técnicas e equipamentos de medições que facilitaram o alcance de dados para representações. Dentre esses avanços dos equipamentos destaca-se os sistemas de satélites, hardwares e softwares. Essas tecnologias ajudam no processamento de dados e na agilidade do levantamento topográfico. Entre o dia a dia e novas tecnologias na topografia o GNSS (Goblal Navigation Satellite System) é umadelas, é uma tecnologia que possibilita determinar a posição de um ponto em coordenadas geográficas, pois o GNSS é um sistema global de satélites e abrangem diversos deles, ele é composto pelos satélites do sistema norte americano GPS (Sistema de Posicionamento Global), do sistema de posicionamento russo GLONASS, Galileu do sistema europeu e o Compass/Beidou do sistema chinês. O RTK (Real Time Kinematic) é uma tecnologia entre outras que agrega ao sistema GNSS, com o RTK é possível realizar correções em tempo. Para a realização dos serviços topográficos existem normas com condições exigíveis, no site do SIGEF (Sistema de Gestão Fundiária) se encontra instruções, normas e leis sobre imóveisrurais, como as normas técnicas de georreferenciamento; manual técnico de posicionamento; manual técnico de limites e confrontações; manual para gestão da certificação de imóveis rurais. Diante da importância da topografia para os imóveis rurais e para agricultura, foi realizado o Estágio Técnico Profissional na área da topografia para assim adquirir maior conhecimento teórico e prático em que agregará muito na vida profissional.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    DESENVOLVIMENTO DO LÚPULO (Humulus lupulus L.) INFLUENCIADO POR ADUBAÇÃO POTÁSSICA E KALI MURIATICUM EM PEDRAS GRANDES/SC
    (2022) Tartari Ezequiél, Thais
    A espécie Humulus lupulus L. é pertencente à família Canabaceae e produz inflorescências femininas, os cones, esses contêm diversas substâncias de interesse para a área farmacêutica, cosmética e alimentícia, com destaque para o emprego de α-ácidos e β-ácidos, extraídos da resina contida nos cones, para obtenção de sabores, aromas e bactericidas para a indústria cervejeira. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento do lúpulo em função de doses de adubação potássica e preparados homeopáticos, tendo como tratamentos T1 – Testemunha Água; T2 – Homeopatia Kali muriaticum 6CH; T3 – Homeopatia Kali muriaticum 12CH; T4 – Nitrato de Potássio. O experimento foi realizado no município de Pedras Grandes/SC, nos meses de janeiro e fevereiro de 2022 e foi constituído de quatro tratamentos, onde foram feitos os delineamentos de blocos casualizados, conduzidos por 12 (doze) repetições de cada tratamento utilizando 80 mudas de lúpulo (Humulus lupulus L.) da cultivar Comet. As plantas foram transplantadas e em cada linha contém uma quantidade de 20 plantas dando um total de 5 plantas tratamento/linha. Foram avaliadas o desenvolvimento da planta através das variáveis: peso de massa fresca/seca; análise foliar; análise HOPS 6 (Titulação condutimétrica – Alfa ácidos); análise sensorial (Roda de aromas).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Viabilidade econômica do Creep Feeding na Cabanha São Joaquim litoral sul de Santa Catarina
    (2022) Mauricio Cardoso Severino
    Na pecuária de corte, o crescimento comercial na produção de bezerros (cría) na região do litoral sul de Santa Catarina, tem chamado a atenção de técnicos e produtores, visto que o sul do estado não tinha essa característica de produção. Atualmente a região passou a ter reconhecimento, e já é realidade em muitas propriedades a produção e venda de bezerros de qualidade para o mercado, tanto que recentemente duas praças de leilão de bezerros foram abertas na região, sendo uma em Tubarão e outra em Paulo Lopes. Algumas propriedades vêm sendo utilizadas como Unidade de Referência Técnica (URT) tanto na Epagri como no ATEG. O serviço de extensão rural, promovido por técnicos da Epagri (Empresa Agropecuária de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina) contribuí para um melhor desenvolvimento do produtor, direcionando seu trabalho, e dando foco a um sistema de produção entre cria, recria ou terminação orientando o produtor para a profissionalização e especialização. E é com cria que a Cabanha São Joaquim vem se especializando no município de Garopaba, tendo desenvolvido muita qualidade na produção de bezerros, pastagens e consequentemente aprimorando a produtividade. Na produção de Cria da Cabanha São Joaquim, foi implantando o Creep Feeding, (cocho privativo para bezerros) que tem como objetivo principal, aumentar o ganho de peso do bezerro até a desmama, e induzir ele iniciar a fase ruminal, aproveitando a sua curva de crescimento, sabendo que ela tem maior pico na fase inicial de vida, expressando seu potencial genético e entregando ao comprador um animal com maior desempenho e adaptabilidade ao cocho após esta fase.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Controle de qualidade em uma indústria de alimentação animal e um comparativo no mercado pós venda
    (2022) Weber, Vinicius Viníciu
    A qualidade de um produto numa empresa fabril do ramo de nutrição animal tem que ser algo muito bem desenvolvido, e também de uma forma muito eficaz, sendo assim analisado todo produto que entra e sai, ou seja, matéria prima e também o produto final para o consumo dos animais. Por isso do Controle de Qualidade numa empresa, nele se analisa todo o produto fabricado, bem como aparências físicas, químico e também os níveis de umidade. Este trabalho teve como objetivo analisar toda as atividades técnicas da empresa, acompanhar o setor e todo processo, bem como analisar o pós-venda, como produto chega no consumidor, juntamente com a equipe de vendas e fazer um parâmetro de como está essa questão no mercado, como as outras empresas estão trabalhando essa questão de qualidade dos produtos. Muitas vezes o que está na rotulagem não é o que condiz no produto. Analisamos todos os procedimentos, desde a entrada de matérias-primas, ingredientes que são utilizados nas rações e todo processo de produção de modo geral. O presente estágio foi realizado na cidade de São Ludgero, localizado no bairro Encosta do Sol na empresa de nutrição animal, Nutricol Alimentos. Sendo assim o controle de qualidade é de suma importância e também muito complexo, abrangendo todos os setores da indústria, buscando sempre qualidade das matérias primas que chegam e assim levando produtos de qualidade para os consumidores.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    REDUÇÃO NO TEMPO DO CULTIVO DE ALFACE (lactuca sativa), USANDO FOTOESPECTROS ARTIFICAIS E ESTIMATIVA DOS CUSTOS ADICIONAIS PARA A REGIÃO DE TUBARÃO- SANTA CATARINA.
    (2022-06-12) Santos, Eri Igor A.
    O estudo de alternativas na produção de alimentos hoje é quase que uma obrigação devido a necessidade mundial, quando chegamos à próximo aos 9 bilhões de habitantes no planeta. Produzir em escala e nos perímetros urbanos, representa um dos maiores desafios destes novos tempos. O conhecimento da fisiologia das plantas e suas necessidades em cada fase, fazem com que modelos artificiais e melhorados como: a Hidroponia sejam cada vez mais usados para a produção de alimentos. O objetivo avaliar a produtividade da alface (Lactuca sativa L.) comparando o sistema convencional de plantio no solo, com o hidropônico, mas ainda usando dois tipos de lâmpadas fotossinteticamente ativas, visando a redução no tempo de cultivo e calcular o custo financeiro e energético do uso dessas lâmpadas artificiais. O Delineamento experimental foi montado com quatro tratamentos, sendo: T1 Convencional, T2 Hidroponia, T3 Hidroponia com Lâmpada LED e T4 Hidroponia com lâmpada de vapor metálico. Após 30 dias de cultivo a produção de alface foi melhor no tratamento 3 com média de 498,9 gramas, diferindo estatisticamente após análise estatística ANOVA e teste-F, usando o teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O uso desse tipo de lâmpada mostrou que se pode reduzir em até 20% o tempo de cultivo, resultando em mais 2,5 cultivos em um ano de produção. Mesmo com o gasto energético em cima do consumo, o uso desse sistema se mostrou viável economicamente, podendo ser recomendado. Como conclusão, novos estudos devem ser realizados, associados a novas tecnologias, visando incrementar resultados e minimizar custos e o antecipar o tempo de produção.
  • Monografia Acesso aberto
    Emprego de fertilizantes no setor agrícola brasileiro: cenário internacional, demanda por insumos e rotas alternativas de produção
    (2022-06-30) Pokomaier Gonçalves, Maria Fernanda
    O solo é considerado como um meio de expressiva importância às planta, bem como para o progresso da agricultura. Abriga 92 elementos naturais, em sua maioria encontrados na forma mineral. Em solos onde as condições de fertilidade não são favoráveis, como em algumas regiões brasileiras que apresentam formação rochosa, eleva-se a quantidade de nutrientes através da utilização de fertilizantes. Os fertilizantes, por sua vez, são aplicados ao meio edáfico com a finalidade de repor os nutrientes extraídos por cultivos antecessores, sendo uma técnica primordial para a manutenção da produtividade de lavouras. O objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso foi investigar o emprego de fertilizantes minerais na agricultura brasileira, dando ênfase aos aspectos de demanda e oferta, bem como ao potencial de autoabastecimento nacional para atenuar a dependência externa de fertilizantes agrícolas. Para isso, a pesquisa consistiu em um estudo de caráter bibliográfico com objetivo exploratório. Realizou-se buscas por trabalhos científicos publicados entre 2002 e 2022 nas plataformas virtuais Google Acadêmico, Portal Periódicos Capes, SciELO Brasil e ScienceDirect, bem como os sítios eletrônicos da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos), Cepea – USP e Conab com a utilização dos termos de indexação a seguir: fertilizantes, mercado, comercialização, preço, importação, conflitos geopolíticos, fronteiras agrícolas e países produtores. Os resultados obtidos possibilitaram a compilação de informações que demonstraram que entre os anos de 1990 e 2020 o cenário do consumo de fertilizantes no Brasil foi, em grande maioria, crescente. Além disso, constatou-se que as maiores reservas de insumos minerais se encontram localizadas fora do Brasil tornando o país dependente de importações de fertilizantes minerais e suas matérias-primas. Algumas estratégias são analisadas para que a dependência externa por fertilizantes seja amenizada e os números referentes às importações recuem, entre elas, a duplicação da capacidade de produção de fósforo a partir dos projetos elaborados acerca das reservas presentes nos estados de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Ceará e àquelas pertencentes à Petrobras, localizadas no estado do Amazonas. Conclui-se que táticas a curto, médio e longo prazo precisam ser elaboradas, executadas e reanalisadas por agentes do setor agrícola, tanto brasileiro como internacional, para que o agronegócio não fique à mercê das movimentações do ramo de fertilizantes minerais.
  • Monografia Acesso aberto
    Comparação de adubação orgânica e química no cultivo de melancia para a região de Jaguaruna - SC
    (2022) Ricardo, Tarcísio
    O objetivo do experimento foi comparar os níveis de adubação química e orgânica. Foi feito dois testes na qual o experimento número 01 teve adubação orgânica com esterco curtido de Bovino, colocamos 5 kg em cada cova + 26 gramas de superfosfato triplo e mais 32 gramas de ureia cloretada na formulação 25-00-25, tudo junto na mesma cova. No experimento número 02 foi colocado a adubação orgânica 5kg + 26g de superfosfato triplo e no decorrer do tempo foram colocados na superfície do solo mais 3 aplicações de 10,66g parceladas de ureia cloretada em diferentes períodos na formulação 25-00-25, cada teste teve 5 repetições de 20 plantas da variedade Crimson Sweet. Houveram poucas diferenças no plantio analisado. Somente no experimento 02 ocorreu um pequeno aumento na quantidade do fruto. A diferença do experimento 01 e 02 foi no aumento e rapidez do plantio. Com isso o experimento 02 obteve um pouco mais de peso nos frutos. A maior produtividade foi obtida com o teste 2 que contém 5 kg de esterco + 26g de superfosfato triplo na cova e mais 3 parcelas de aplicação de 10,66g de ureia cloretada em diferentes períodos.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Pós-colheita de maçãs na empresa Lamar do Brasil fruticultura-LTDA, São Joaquim, Santa Catarina
    (2022) Ricardo, Tarcísio
    Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante o estágio profissional em Agronomia, na empresa LAMAR DO BRASIL fruticultura, no município de São Joaquim, Santa Catarina, Brasil, no acompanhamento das atividades de controle de qualidade, classificação por categorias, armazenagem, pós-colheita e extensão rural, com destaque na cultura da maçã. As saídas a campo foram nas propriedades de produtores parceiros, onde o acadêmico teve a oportunidade de visitar e acompanhar o dia a dia dos produtores. O estágio, que se iniciou no dia 4 de abril, foi acompanhado pelo supervisor. O mesmo envolveu o controle de qualidade das frutas desde a entrada da empresa até a saída. O auxílio ao campo possibilitou o monitoramento da presença e/ou ausência das principais doenças na cultura da maçã. Dessa forma, o conhecimento adquirido durante todo o estágio mostrou-se de suma importância para a formação acadêmica e, consequentemente, para a aproximação com a realidade do Engenheiro Agrônomo.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Secretária municipal de agricultura: apoio aos produtores rurais de Jaguaruna/SC
    (2022-06-07) Felipe, Luana
    O estágio supervisionado obrigatório do Curso Superior em Agronomia de Tubarão/SC é de suma importância para formação profissional e experiência na área de atuação. Foi realizado na Secretária Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca de Jaguaruna Santa Catarina, com carga horária de 300 horas durante o período fevereiro até maio. Nas atividades foram dados apoios aos pequenos, médios e grandes produtores agrícolas da região de Jaguaruna com intuito de conhecer a realidade atual dos mesmos.O estágio realizado tem como objetivo avaliar de forma participativa, a atuação dos Técnicos Agrícolas e Engenheiros Agrônomos da Secretária Municipal da Agricultura de Jaguaruna, dando assistência e apoio aos pequenos, médios e grandes produtores da região conhecendo, e realizando as principais atividades como: visitas nas propriedades dando assistência aos produtores da região, além de reuniões com objetivo da melhoria a produção a fim de melhorar qualidade de vida dos produtores rurais. O estágio obrigatório supervisionado é de suma importância na vida acadêmica, possibilitando o contato dia a dia e conhecimento técnico e encarando a realidade do profissional Engenheiro Agrônomo.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Programa de melhoramento de arroz irrigado: EPAGRI
    (2022-06-06) Toreti, Sabrina
    O estágio foi realizado na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no município de Itajaí, sendo que o mesmo teve início em 02 de março e fora concluído em 29 de abril de 2022, perfazendo o montante de 300 horas. As atividades desenvolvidas se concentraram no Programa de Melhoramento Genético de Arroz Irrigado, com objetivo de acompanhar os processos utilizados pela empresa na estação experimental. As atividades realizadas dentro do Programa compreenderam a seleção de progênies, avaliações de F2 e F4, identificação de plantas daninhas a campo e acompanhamento em testes de frio na germinação e calor na antese. Foi possível compreender e assimilar a forma de como é realizado todo o processo de melhoramento de arroz irrigado dentre outras atividades vinculadas à cultura.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    A importância da agro-comercial AFUBRA na venda e distribuição de agroquímicos e saneantes para o sul do estado de Santa Catarina
    (2022-06-07) Souza, Tiago Correa de
    A sustentação da agricultura e no ritmo de produção que atenda as demandas mundiais por alimento exigem uso de tecnologias e assistência técnica que auxiliem o produtor no uso correto de insumos e técnicas de produção. O engenheiro agrônomo é um profissional capacitado capaz de instruir o produtor rural nas melhores técnicas de produção e levar ao homem do campo as tecnologias desenvolvidas que auxiliem no aumento da produção sendo economicamente viável e ambientalmente sustentável. Dentro destas tecnologias o uso de agrotóxicos na agricultura permite o aumento e sustentação da produção evitando assim danos econômicos a produção por ataque de pragas. Com a limitação da ampliação de novas áreas de produção, a agricultura urbana surge como alternativa para produção de alimentos, necessitando também de insumos para o controle de pragas, nesse contexto o uso de saneantes é uma alternativa para o controle destas pragas em áreas urbanas. Este trabalho tem por objetivo elucidar a legislação sobre uso de agrotóxicos em áreas rurais e a legislação sobre uso de saneantes em áreas urbanas, bem como mensurar a porcentagem comercializada nesses dois ambientes pela Agro-comercial Afubra durante o período de estágio
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Biologia molecular aliada à agricultura: atividades desenvolvidas em um laboratório de análises genômicas e biotecnológicas no município de Toledo/PR
    (2022-06-09) Pokomaier Gonçalves, Maria Fernanda
    A biologia molecular é um campo interdisciplinar da biotecnologia. O princípio da BM (biologia molecular) foi impulsionado pela divergência entre pesquisadores das áreas de biofísica, genética e bioquímica em compreender e definir os mecanismos de expressão e transmissão da hereditariedade, bem como o arranjo das proteínas no interior das células, haja vista que as linhas de pesquisa da biologia molecular se baseiam na organização, estruturação e funcionamento do DNA de seres vivos. Assim, o Estágio Técnico Profissional em Agronomia teve por objetivo acompanhar as atividades desenvolvidas em um laboratório privado de análises genômicas e biotecnológicas, bem como auxiliar a execução de procedimentos laboratoriais e prestar apoio às ações realizadas no local. O desenvolvimento do estágio foi categorizado em etapas que consistiram em: execução de atividades práticas, revisão teórica sobre a temática abordada no estágio, redação, conclusão e apresentação oral do relatório de estágio. Em relação aos ambientes de realização das atividades, ocorreram em dois espaços: nas dependência do Laboratório e em ambiente externo, tal como em áreas experimentais situadas em propriedades de clientes. As ações executadas em laboratório tiveram como escopo análises de biologia molecular, dando ênfase à análise de PCR. Em ambiente extrínseco a atuação da acadêmica ocorreu através de visitas aos clientes e/ou parceiros, em áreas experimentais conduzidas pela empresa e eventos no qual a empresa esteve presente. Como conclusão, ao final do estágio, foram realizadas pela acadêmica 417 análises de PCR para identificar linhagens de trigo qualificadas à panificação, 96 análises de PCR para definir a diversidade de bactérias diazotróficas em nódulos de acácia-negra e 815 análises para quantificação de DNA extraído de sementes de trigo. Além disso, a realização do estágio proporcionou à acadêmica o enriquecimento de informações referentes aos campos de biologia molecular e biotecnologia, bem como a experimentação prática de análises laboratoriais não praticadas durante o período de graduação.