Design de Moda

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 48
  • Monografia Acesso aberto
    Moda e pandemia: comportamento do consumidor e estratégias dos lojistas durante a crise
    (2021) Fernandes, Mariah
    A moda está presente na vida das pessoas e influencia em seu comportamento de compra. A pandemia de COVID-19, fez mudar o comportamento do consumidor em relação à moda e ao consumidor. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar os impactos da pandemia no setor da moda e as estratégias dos lojistas para enfrentar a crise. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros do sistema de biblioteca da Unisul e artigos da lista de periódico da Scielo e em outros sites da Internet sobre o tema escolhido e uma pesquisa de campo com aplicação de questionário a lojistas da cidade de Tubarão/SC. Com a finalização do estudo, verificou-se que a pandemia de COVID-19 afetou drasticamente o setor, fazendo cair as vendas e obrigando os lojistas a se reinventarem para poder continuar no mercado da moda.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do mito da beleza e do visagismo para aumentar a autoestima da mulher
    (2021-12-15) Gesser, Paola
    O presente artigo tem como objetivo pesquisar, como o mito da beleza e o visagismo auxiliam no aumento da autoestima da mulher, através de um questionário com perguntas abertas, realizado com a Helena Heidmann Ascari. O estudo de caso tem como objetivo geral analisar de que forma o mito da beleza e do visagismo contribuem para aumentar a autoestima, além de buscar algumas técnicas da consultoria de imagem. O resultado aponta que para a entrevistada o auxílio do visagismo ajudou ela a se enxergar de uma nova forma e que fez com que sua autoestima aumentasse após a entrevista.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto da pandemia do Coronavírus: Análise do processo de desenvolvimento, criação e venda de roupas.
    (2021-12-27) Gonçalves, Simone Maria Borges
    Este estudo teve como objetivo investigar sobre os impactos do COVID-19 no processo de criação e desenvolvimento de roupas, identificando e descrevendo quais estratégias as empresas utilizaram para superar a crise e como isso tem influenciado sua criação e produção. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de nível exploratório e abordagem qualitativa. Para atingir o objetivo, foi encaminhado um questionário não estruturado aberto para empresas localizadas em Santa Catarina. Posteriormente, foi feita análise de conteúdo das respostas, que identificou mudanças estruturais e de pensamento dentro de cada empresa. Assim como, foi identificado em todas as empresas um fator em comum, que todas tiveram que se adequar de alguma forma a nova realidade do mercado, algumas modificando e incluindo novas peças em suas coleções e obtendo uma maior autonomia frente aos seus fornecedores e, outras mudando sua postura diante de seu cliente a partir de novas abordagens.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A moda genderless nas passarelas: estudo de caso da Gucci e C&A
    (2021-12-28) Redivo, ANDREI
    O presente artigo tem como objetivo observar e analisar as características de peças de duas marcas renomadas a primeira é a Gucci uma marca de alta costura conhecida no mundo todo e a outra é a loja de departamentos a C&A conhecida em vários países, tem a finalidade de identificar características da tendência genderless nas peças e compara-las, abordando assuntos como gênero, sexualidade, liberdade de gênero e moda. Pesquisa de cunho qualitativo, focado no estudo de caso da Gucci e C&A, com o intuito de analisar dois looks de cada marca e identificar o estilo genderless. Os principais resultados obtidos da análise é que as marcas estão apostando na liberdade de gênero ou tendência genderless, pois é um mercado que tende a crescer consideravelmente no futuro, podendo influenciar positivamente na quebra do preconceito instalado na sociedade.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Modelagem e tecnologia: estudo de caso da transição da manual para digital
    (2021-12-24) Spindola, Rita de Cassia de Souza
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a transição da modelagem manual para a digital, observando suas vantagens. Para tal, foi realizado uma entrevista com 5 (cinco) profissionais que atuam na área da modelagem. O objetivo dessa pesquisa é averiguar qual a opinião desses profissionais sobre essa transição. Verificar como essa transição pode afetar as empresas em termos de lucro e economia. Questionar qual a possibilidade de fazer essa transição, pois essa transição demanda gastos com cursos apropriados e aquisição de um programa específico para criação dos moldes como o Audaces ou Molde Me. Enquanto que a modelagem manual demanda muitas horas de trabalho para confeccionar moldes para uma única peça, e ainda tem a graduação. Com base nessa pesquisa observamos que os custos com essa transição, são recuperados com economia e qualidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Linguagem da Moda: Análise dos Figurinos da Série It's Okay to Not Be Okay
    (2021-12-20) Ferreira, Vania
    O presente artigo tem como objetivo relacionar a linguagem da moda, com a escolha de figurinos de um espetáculo, através da análise de imagens de figurinos da série It’s Okay to Not Be Okay, nos episódios 1,4,8 e 16. A análise tem como objetivo geral analisar o figurino como ferramenta de tradução para as ações dos personagens, bem como a correlação entre a linguagem não verbal da moda presente nos figurinos. Os resultados da análise pontuam a importância que os figurinos possuem para uma obra, sua grande importância ao expressar uma comunicação não verbal, sendo capaz de contar sua própria história.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O empoderamento na moda plus size: estudo de caso da modelo Letticia Munniz
    (2021-12-08) Silva, Andressa Oliveira Souza da
    O presente artigo tem como objetivo observar e analisar a importância e a relevância que a influenciadora Letticia Munniz tem através do Instagram onde aborda assuntos relacionados ao empoderamento feminino, seus posicionamentos e a desconstrução do padrão de beleza. Pesquisa de cunho qualitativo, com foco em um estudo de caso para interpretar por meio de comentários de publicações, como suas as seguidoras se manifestam diante dos assuntos abordados e qual impacto isso causa em suas vidas. Os principais resultados da análise apontam que é possível entender a visibilidade e a importância das temáticas abordadas por Letticia Munniz, podendo influenciar na mudança dos padrões de beleza e ajudar mulheres excluídas pela indústria da moda.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O legado da modelagem na segunda guerra mundial: estudo de caso das vestimentas femininas e masculina
    (2021-12) MIRANDA, JÚLIA
    O presente trabalho propõe uma pesquisa qualitativa sobre o legado da modelagem da segunda guerra mundial, com foco em um estudo de caso sobre as vestimentas femininas e masculina. Este artigo foi desenvolvido por meio de observações da indumentária em razão do rumo e consequências da guerra, relacionando suas características predominantes, bem como as divergências e equivalências com a modelagem atual. Os resultados da pesquisa expõem influências significativas na modelagem para a moda recente, a apresentação do vestuário funcional para o público feminino e definições do que as vestimentas expressam para a sociedade contemporânea.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    O retorno da moda dos anos 1990: estudo de caso comparativo de coleções da Chanel
    (2021-12-20) Mota, Karen
    Este artigo tem como objetivo principal analisar imagens de desfiles da estilista Chanel dos anos 1990 e 2020, buscando encontrar suas semelhanças e suas distinções para provar que a moda dos anos 1990 está presente nos momentos atuais. Será utilizado o método de pesquisa qualitativo e a análise de conteúdo. Os resultados desta análise pontuam a importância que outras décadas possuem atualmente e, que a moda busca sempre trazer de forma inovadora ideias do passado, visando o futuro e o que se deseja transmitir através daquele look.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Nova era na moda, a circular: estudo de caso dos projetos reciclo da C&A e meias do bem da puket
    (2021-12-07) Levandoski, Beatriz Penteado
    O presente artigo de conclusão de curso busca contextualizar os impactos do fast fashion na indústria da moda, vinculado ao descarte de produtos, em contrapartida o processo de slow fashion, dando destaque ao processo de moda circular com a apresentação do projeto ReCiclo da rede de lojas C&A e o projeto Meias do Bem da empresa Puket, a fim de questionar e responder, através de dados e estudos, que os projetos se enquadram em um modelo de economia circular e o modo que são classificados dentro do sistema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O figurino como expressão de sentimentos: estudo de caso do filme cisne negro
    (2021-12-18) Leonardo, Caetano
    O presente estudo analisa a obra cinematográfica "Cisne Negro" e seus figurinos sendo também comparados com os figurinos do ballet "O Lago dos Cisnes". Utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa, busca-se realizar uma análise semiótica, com técnica de pesquisa de estudo de caso. A problemática repousa sobre as seguintes questões: Como as emoções e sentimentos são expressados através dos figurinos? Os figurinos são semelhantes ao do ballet “O Lago dos Cisnes” ou há diferenças? Desta forma, diante da análise os resultados apresentaram que há mais similaridades do que diferenças entre os figurinos dos cisnes brancos e negros do filme e do ballet citados anteriormente. Visto que, toda forma de abordagem do personagem do filme, Nina, é composto e representado de forma tão objetiva, graças aos figurinos desenvolvidos. Logo, mostra-se a total necessidade de um figurino bem planejado na caracterização de um personagem ou dançarino, pois ele é capaz de comunicar e expressar emoções, sensações e personalidades.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Empreendedorismo feminino na moda: estudo de caso das marca Tuani Vieira Brand, Madu Brand e Gi Ferrera
    (2021-12-18) Soares, Catielen
    O presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre a importância do empreendedorismo feminino na moda, através de um questionário com perguntas abertas realizado com as marcas Tuani Vieira Brand, Madu Brand e Gi Ferrera. O estudo de caso tem como objetivo geral analisar a importância do empreendedorismo feminino na moda, além de definir e buscar características sobre o empreendedorismo e também sobre o indivíduo que ousa nessa área, assim como estudar sobre as razões e definições do empreendedorismo através dos estudos de caso. Os resultados apontam que para as entrevistadas foi a chave para conquistarem a independência financeira e também um elemento crucial para tornar a vida pessoal dessas mulheres ainda mais agradável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As cores como expressão de sentimentos: análise do figurino da série Sex Education
    (2021) Oliveira, Luana
    O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre como as cores do figurino podem influenciar a expressão de sentimentos, utilizando o método de pesquisa qualitativa de descrição, realizando a análise de conteúdo com estudo de caso da primeira temporada da série da Netflix Sex Education, uma série adolescente que aborda temas considerados tabus, explicando de forma natural e didática os assuntos tratados. Analisando seis figurinos do personagem Eric Effiong, escolhidos pela forte aparição das cores e como cada cor expressa as emoções tratadas na trama. Diante disso, verifica-se que cada veste apresenta uma composição de tonalidades que variam e expressam sentimentos diferentes, podendo, uma mesma cor, simbolizar emoções opostas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A ditadura da moda: análise de padrões estéticos e posições sociais ao longo da história
    (2021-12-18) Boeira, Sabrina Sbabbo
    O presente projeto possui como objetivo analisar o mundo da moda ao longo de sua história, nas décadas de 1950, 1960 e 1970, identificando os padrões estéticos e as posições sociais ditadas pela mesma e acentuando a importância da quebra deste padrão. O método utilizado para a realização deste foi o qualitativo de descrição, com pesquisa de análise de dados, através de um questionário com perguntas abertas, as entrevistadas responderam com lembranças pessoais questões que abordam tendências de moda, liberdade feminina, marcos históricos e ícones de beleza das décadas. Os resultados obtidos apontam que as mulheres de antigamente sofriam muito com a ditadura da moda e as situações à que eram expostas pela mesma, e que, o cinema e os movimentos sociais foram grandes influenciadores de várias tendências de moda.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A consultoria de imagem e a contracultura na moda: análise dos movimentos hippie e punk através dos setes estilos universais
    (2021-12-08) Francisco, Vitória Monteiro
    O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a importância dos movimentos contraculturais para a moda e a possibilidade do surgimento de novos estilos. A problemática do estudo aborda a contribuição das ideologias historicamente para a construção de estilos; e, em quais pontos esses movimentos divergem e convergem e por fim, as rupturas que eles causaram no âmbito da moda. Utilizando o método de pesquisa qualitativa de descrição, através da análise de conteúdo e da técnica de estudo de caso, analisou-se três imagens da subcultura hippie dos anos 60 e três imagens dos punks dos anos 70, relacionando esses grupos ao conceito de estilo universal dentro da consultoria de imagem da moda. Os resultados mostram como esses movimentos contraculturais ajudaram a mudar o pensamento sobre a moda e os estilos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Semiótica e cultura coreana: análise de videoclipe e figurinos do grupo de K-Pop Blackpink
    (2021-12-08) de Oliveira Paz, Ana Claudia
    O presente artigo, que possui como objeto de estudo a relação da moda com o K-Pop, tem como objetivo identificar, por meio da análise semiótica, quais signos estão presentes no videoclipe da música “How you like that” do grupo sul-coreano Blackpink, seus significados e como se relacionam com os figurinos e com a mensagem da música. Neste estudo, foi possível identificar os fortes significados atrelados ao figurino do grupo, como o empoderamento feminino e a quebra de paradigmas presentes nas figuras históricas e mitológicas. Ainda, o orgulho da cultura oriental, sobretudo da sul-coreana, que se manifestam na modernização dos trajes típicos do país.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Moda e arte: uma análise semiótica da coleção Masp Rhodia
    (2018) Antunes, Karen Mauricio
    Este presente estudo faz parte do resultado da pesquisa desenvolvidos para o trabalho de conclusão do curso de Tecnologia em Design de Moda. Logo, tem-se como objetivo principal encontrar uma possível relação entre arte e moda. Neste contexto, pretende-se através de uma análise semiótica averiguar os signos presentes em cinco peças da coleção MASP Rhodia, exposta em 23 de outubro a 14 de fevereiro de 2016, no Museu de Arte de São Paulo – MASP. Desta forma, a análise se concretizou por meio da semiótica de Peirce, que através de seus signos pode explicar melhor a fusão da arte no mundo da moda. Portanto, os resultados esperados apontam para novas formas de relacionar esses dois campos distintos que se completam.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Fundamento e propósito do movimento Slow Fashion: estudo de caso da marca The Lilled Small Town
    (2018) Grasso, Marianne do Nascimento
    The present work aims to research the case study of The Lilled Small Town brand analyzing its connection with the slow fashion movement and the foundations of the brand. The research analyzes the information collected through an interview with the designer of the brand. The work points in its theoretical foundation the pillars of the slow fashion movement, in view of the fast fashion counterpart, which is a production pattern that pollutes the environment more because of its unbridled manufacturing, and the awareness that the slow fashion movement brings to society. Thus, the research aims to make visible what the slow fashion movement provides and adheres to the ethical concepts and values of environmental, psychological and economic sustainability. The qualitative research applied in the company has the intention of ascertaining if the positioning and procedures of the mark of suitable to this movement. Keywords: Slow Fashion. Fast Fashion. Sustainability.
  • Monografia Acesso fechado
    Consumo de moda Fast Fashion x Slow Fashion: estudo de campo na cidade de Sangão - SC
    (2018) Medeiros, Vanessa Bortolin
    This work is a conclusion analysis, in which talks about the consumption of fast fashion in Sangão, trying to identify if the consume this fashion so fleeting or if they are already adhering to the new slow fashion movement. These two movements are opposites, on the one hand seeks to target mass consumption, on the other hand conscious consumption and sustainability. Through research, studies and a questionnaire with questions, this work shows how much people in the city of Sangão consume fast fashion all the time and who do not mind buying something new every season. In addition to identifying that the stores of the city of Sangão can be considered local fast fashion stores, since they are stores that receive news weekly or biweekly in their establishment.
  • Monografia Acesso fechado
    Design e ergonomia na moda infantil: um estudo de caso na marca Del Ros
    (2018) Lessa, Nicolli de Bitencourt
    A moda infantil fundamenta-se numa série de etapas, dentre elas o design, ergonomia, modelagem infantil, aviamentos e tecidos, processos de finalização de peças, como: bordado, estamparia e lavação. Portanto, no presente trabalho busca-se investigar o processo produtivo que torna a roupa infantil importante e que necessita de cuidado em todas as fases, da concepção ao desenvolvimento do produto. Ressalta-se a atenção para como os materiais usados em cada fase. Sendo assim, este trabalho caracteriza-se como uma oportunidade de oferecer e proporcionar o conhecimento mais profundo dos cuidados na moda infantil.