Educação Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 173
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos do exercício físico na qualidade de vida de idosos sedentários
    (2023-11) FURTADO, Gabriel; SOUZA, Clara Amabyle Passos; SOUZA, Julia Maria Abreu de; MARTINS, Lívia Bittencourt
    Esta pesquisa de natureza qualitativa envolveu uma abordagem de revisão sistemática integrativa das produções científicas relacionadas à área educacional. O principal foco era responder à seguinte pergunta: quais são os diversos impactos do exercício físico na qualidade de vida de idosos que se mantêm ativos em comparação com os idosos sedentários? O objetivo principal era examinar os efeitos do exercício físico em idosos, com especial ênfase na melhoria e promoção de um envelhecimento saudável entre os idosos sedentários. A coleta de dados foi realizada por meio da plataforma de periódicos da Capes. Inicialmente, foram identificados 158 artigos relevantes, mas, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, apenas 8 publicações foram consideradas para a análise final. A avaliação desses artigos revelou que todos eles destacaram a importância da prática de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos à saúde de idosos sedentários de diversas maneiras. Esses resultados destacam a importância de destacar e fomentar iniciativas e atividades comunitárias que possibilitem a participação dos idosos locais, com o objetivo de aprimorar sua qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Causas das dores e lesões de ombro em nadadores de alto rendimento: um estudo de revisão
    (2023-12) VARGAS, Arthur Siqueira; MONTEIRO, Filipe Daitx; RODRIGUES, Luan; MEDEIROS, Pedro Antônio de
    Nadadores competitivos frequentemente enfrentam desconfortos e lesões que impactam seu desempenho e bem-estar físico. Compreender as origens dessas questões é crucial para prevenir lesões, otimizar o treinamento e promover a saúde a longo prazo desses atletas. O presente estudo é uma revisão integrativa de caráter qualitativo e tem por objetivo investigar quais são as principais causas das dores e lesões de ombro em nadadores de alto rendimento. Os dados foram obtidos através da plataforma CAPES, abordando oito artigos originais que abrangeram as forças de rotadores dos ombros, tipos de nados e suas lesões, a natação e seus riscos e artigos sobre consequências do volume e tempo de prática do esporte. O estudo conclui que o volume de treino é a principal causa das lesões de ombro, destaca a importância do fortalecimento dos rotadores de ombro e sugere que a idade pode implicar na incidência de lesões.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Lesões desportivas nos atletas vinculados a comissão municipal de esportes de Rio Fortuna – SC durante os anos da pandemia e Coronavírus
    (2022-12-18) Back, Juliane
    O isolamento social e outras medidas com a finalidade de conter a pandemia fizeram com que o sedentarismo predominasse. Além disso e do aumento do sobrepeso pela falta de movimentação e alimentação errada. O presente estudo tem como objetivo identificar a prevalência de lesões desportivas em atletas pertencentes a Comissão Municipal de Esportes da cidade de Rio Fortuna - SC nos anos de Pandemia de Coronavírus.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do nível de atividade física dos acadêmicos de Educação física da Unisul.
    (2022-12-02) Silva, Daniel Elias da
    O presente estudo teve como objetivo apontar o nível de atividade física dos acadêmicos de Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus localizado na cidade de Tubarão/SC. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, utilizando um questionário para a captação das informações. A amostra foi composta por 97 acadêmicos matriculados no curso, sendo 81 acadêmicos do curso de bacharelado e 16 do curso de licenciatura. Dos acadêmicos entrevistados 79,38% foram classificados como muito ativo ou ativo e 5,15% como sedentário. Ao analisar os resultados obtidos por cada grupo notou-se que os acadêmicos de bacharel são mais ativos fisicamente que os alunos de licenciatura, já no curso de bacharelado 81% foram classificados como ativos e no de licenciatura 68,75% foram classificados ativos. No estudo também pode ser observado que na amostra masculina 82,28% foram classificadas como ativa, já na amostra feminina foi classificado como 66,66% ativa, o que aponta uma prevalência de inatividade física para o gênero feminino. No Estudo também foi analisada a quantidade de horas que os acadêmicos passam sentados aos finais de semana, um resultado preocupante já que 78,35% afirmam que passam mais de 12 horas por dia sentados e 64,95% não realizam nenhum tipo de atividade física nos finais de semana. Podendo concluir que foi apresentado um ótimo número de acadêmicos adeptos ao exercício físico e um baixo nível de sedentarismo, mas as horas gastas nos finais de semana sem a prática de exercícios é preocupante.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A percepção dos pais sobre a importância da Escolinha de Futebol A.A.C Juventus de Imbituba – SC no processo de desenvolvimento e crescimento dos seus filhos
    (2022-12-15) Souza, Edison Arantes do Nascimento
    A prática de esporte contribui não só fisicamente na vida das crianças e adolescentes, mas traz consigo benefícios como os princípios éticos, contribuindo para formação e educação dos alunos, através de práticas motivacionais que tragam sentimentos de prazer e alegria para as crianças. Objetivo:O objetivo deste estudo é analisar a importância da escolinha de futebol da Associação Atlética e Cultural Juventus de Imbituba – SC na formação e desenvolvimento das crianças e adolescentes, a partir da percepção dos pais dos participantes.Metodologia:Este estudo caracteriza-se por ser descritivo com abordagem qualiquantitativa.O método utilizado foi o indutivo, partindo de aspectos particulares para construir análises sobre a realidade da escolinha de futebol e sua importância para um determinado grupo social. Resultados: Os principais resultados foram a melhora nos aspectos físicos, comportamentais, no relacionamento familiar e no desempenho escolar. Conclusão: Conclui-se que uma rotina de esportes traz benefícios para a saúde física e mental, além de impactos no desenvolvimento e desempenho estudantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da prática do exercício físico para a terceira idade: uma revisão bibliográfica.
    (2022-12-07) Duarte, Rafaela Bussolo
    Introdução: O envelhecimento é um processo de desenvolvimento natural e é caracterizado por uma série de mudanças inerentes ao processo natural de envelhecimento. O exercício físico é um grande aliado para o envelhecimento sadio e uma melhor qualidade de vida. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a importância do exercício físico em indivíduos da terceira idade. Metodologia: A metodologia usada caracteriza a pesquisa como bibliográfica de cunho revisional, orientado pelo método de abordagem quantitativo e de natureza descritiva. Resultados: Os achados apresentaram uma melhora no equilíbrio e flexibilidade e o aumento da força muscular como prevenção a quedas. Conclusão: Foi possível evidenciar que o exercício físico é benéfico aos idosos, pois proporcionou maior qualidade de vida devido ao aumento de força muscular, melhora na mobilidade, flexibilidade e equilíbrio, diminuindo assim também os riscos de quedas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Nível de flexibilidade de isquiotibiais da iniciação de atletas de atletismo da adra
    (2022-11-30) Jesus, Maycon Teixeira de
    O atletismo é considerado um esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, como correr, saltar, lançar. Neste estudo foi verificado a flexibilidade dos isquiotibiais (grupo posterior de coxa), analisando os atletas iniciantes, coletando o comprimento em centímetros desta musculatura, levando em consideração a tabela proposta pelo teste. A amostra foi composta por 20 indivíduos de diferentes sexos, com idade entre 9 a 16 anos, onde realizarão o teste de sentar e alcançar com o banco de wells para avaliar os níveis de flexibilidade. Portanto, o estudo tem como objetivo identificar qual foi o nível de flexibilidade de isquiotibiais alcançados nos atletas de iniciação de atletismo, nesse ano de 2022. Conclui-se que os achados do estudo obtiveram um resultado abaixo da média em ambos os sexos proposto pela tabela Canadian Standardized test of fitness(CSTF).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Liberação miofascial na melhora da flexibilidade e amplitude de movimento
    (2022-12-01) Rocha, William Trajano da
    No começo do século XX, os treinadores e alguns estudiosos começaram a reunir e sistematizar suas experiências com o intuito de facilitar o processo e aumentar o rendimento esportivo. A liberação miofascial tem sido uma estratégia bastante aplicada nas últimas décadas em estúdios e academias, visando reduzir dor tardia e melhorar a flexibilidade. Foi realizada uma busca no site PUBMED e utilizado a escala de classificação PEDro, para avaliar a qualidade metodológica dos estudos. Este estudo teve como objetivo, apontar, a partir de estudos publicados no site PUBMED, quais os efeitos das técnicas de liberação miofascial que podem favorecer o profissional de Educação Física a melhorar suas competências no treinamento físico. Percebe-se que a liberação miofascial, parece ser eficaz no aumento da flexibilidade e amplitude de movimento e também na melhora da dor tardia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Nível de qualidade de vida em acadêmicos de educação física de uma universidade do sul de Santa Catarina
    (2022-11-30) Barreiros Júnior, Humberto
    Introdução: A qualidade de vida vem influenciando diretamente na vida das pessoas, pois ela reúne todas as necessidades que as pessoas necessitam para se viver bem, sendo que a qualidade de vida do acadêmico é uma área de estudos que merece maiores investigações no Brasil. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida e verificar o nível de satisfação nos domínios físico, psicológico, social e ambiental dos acadêmicos do curso de Educação Física. Materiais e Métodos: A pesquisa teve método transversal e descritivo, com 49 acadêmicos (30 do sexo masculino e 19 do sexo feminino) do município de Tubarão - SC. O instrumento utilizado para mensurar o nível de qualidade de vida foi o questionário Word Health Organization Quality of Life Instrument Bref (Whoqol - Bref). Resultados: Os domínios com melhor avaliação média foram o Físico (73,17) e o das Relações Sociais (70,92); já os piores foram o Psicológico (66,90) e o Meio Ambiente (62,92). Na avaliação global, a média foi de 68,47. Conclusão: Na faceta que é denominada autoavaliação da qualidade de vida ou qualidade de vida geral, os acadêmicos classificam em sua grande maioria como boa ou muito boa, obtendo uma média de 75,26. O domínio Físico foi o mais satisfatório muito relacionado ao fato de que a amostra em sua maioria ser de adultos jovens e o domínio Meio Ambiente foi que obteve um pior resultado e isso pode estar relacionado ao país em que a pesquisa foi desenvolvida, em que há uma falta de políticas públicas para atender a necessidade da população em geral.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Obesidade: estudo sobre a influência negativa que o uso demasiado da tecnologia e das mídias digitais pode causar para o acúmulo excessivo de gordura corporal
    (2022-12-06) Mendes, Letícia
    A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, sendo uma crescente nos cenários brasileiro e mundial. O principal objetivo do artigo é apontar a importância de se conhecer os efeitos da obesidade em função do uso excessivo da tecnologia e das mídias digitais. O estudo se caracteriza por uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa; com a análise bibliográfica do conceito da obesidade e dos riscos que referida doença pode ocasionar para os indivíduos e com a aplicação de um questionário, que contou com a participação de 51 (cinquenta e um) indivíduos. Após a análise dos dados coletados, verificou-se que a maioria dos participantes desconhecem os riscos que a obesidade pode ocasionar para o corpo humano. Ainda, a maior parte dos indivíduos que responderam ao questionário concordaram que a utilização em excesso e sem controle da tecnologia, assim como o descuido com o contato com informações incertas sobre a obesidade (divulgados pelas mídias digitais), podem conspirar para o aumento dos casos da doença. Sob a ótica do estudo, essencial que os indivíduos conheçam os prejuízos que o acúmulo excessivo de gordura corporal pode acarretar para a saúde e a cautela que devem possuir quando da utilização das mídias digitais, de modo que a tecnologia não afete negativamente o equilíbrio do corpo humano.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O futsal como contribuinte na formação de atletas de futebol: uma revisão bibliográfica
    (2022-12-06) Bernardo, Lucas
    Introdução: Sobre a prática do futsal, já se tem inúmeros exemplos de grandes craques brasileiros do futebol que começaram sua trajetória no futsal. Segundo Marques e Samulski (2009), craques como Rivelino, Tostão, Kaká e Ronaldinho deram seus primeiros passos nas quadras, sendo apenas uma pequena amostra de todos os talentos que o futsal já proporcionou para o futebol brasileiro. Objetivo: Apresentar a importância do futsal na formação técnica e performance de atletas para o futebol de campo. Método: A revisão foi feita a partir dos bancos do dados, Scielo, Revista Brasileira de Futebol e Futsal, Google Acadêmico, Revista Diálogos em Saúde e Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Resultados: Os estudos abordados mostraram a importância de entender as características específicas do Futsal e do Futebol, relacionando estas com as tarefas de treinamento das duas modalidades para contribuir efetivamente na formação, no desenvolvimento de atletas e se for da escolha do atleta, a transição do Futsal para o Futebol. Conclusão: Existe diferença entre as modalidades, como a parte física onde o futsal acaba predominando a parte anaeróbica, com alta intensidade durante uma partida de futsal. Já os atletas de futebol, devido às diferentes posições, tempo e dimensões da área de jogo, necessitam de uma maior contribuição do metabolismo aeróbio.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise comparativa entre exercício resistido, hiit e exercício aeróbio para pessoas com hipertensão arterial sistêmica: um estudo de revisão
    (2022-07-01) Luz, Savio da
    A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica de origem multifatorial, podendo ser proveniente da genética, epigenética, de fatores ambientais e sociais. Considera se hipertensão quando os níveis de pressão arterial (PA) se mantêm elevados, acima de 140 mmHg na pressão arterial sistólica (PAS), e 90 mmHg na pressão arterial diastólica (PAD). Sabendo da importância do exercício físico (EF) e sua influência na vida de pacientes hipertensos, o objetivo deste estudo foi analisar qual o efeito desses métodos de treinamento exercício resistido (ER), treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e exercício aeróbio (EA) para pessoas com HAS. E analisar se algum dos treinamentos é mais indicado para essa população. Para a constituição do corpus de análise desta revisão, foi realizado através de buscas em bases de dados como: Lilacs, Scielo, Google Acadêmico e Pubmed onde foram selecionados 23 artigos potencialmente relevantes que foram organizados em 3 grupos: (ER = 7), (EA = 7) e (HIIT = 9). O ER proporcionou redução da PAS e PAD na maioria dos estudos (71%), apenas dois estudos não apresentaram redução significativa da PA. Já o EA promoveu redução nos níveis de PA em indivíduos hipertensos em todos dos estudos analisados. Na PAS todos os estudos demonstraram redução, já na PAD quatro estudos apresentaram respostas hipotensoras. Os estudos de HIIT encontrados na tabela 3, verificou que houve redução da PA em quase todos os estudos (91%), apenas um estudo não mostrou respostas hipotensoras nos resultados. Porém grande parte dos estudos apresentou redução apenas da PAS (8 dos estudos). Os achados nesta pesquisa, mostram que todos os métodos de treinamento causaram redução na PA, porém o que mais apresentou redução da PA em comparação com os outros estudos, foram os estudos de EA, o que indica que o EA é uma ferramenta eficaz no tratamento da população de hipertensos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Controle motor infantil em meio a Ginástica Rítmica: os fundamentos da estrelinha acrobática
    (2022-11-28) Nascimento, Juliana
    O presente estudo buscou compreender de forma prática e visual, ideias e formas de ensino para a estrelinha acrobática em crianças com idade entre 6 e 11 anos. Os métodos aplicados foram baseados na didática da ginástica rítmica, sendo também utilizado ensinos alternativos para as crianças que possuíssem maior dificuldade de aprendizado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O nível de coordenação motora e aptidão física em crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19: uma revisão integrativa
    (2022) Schwartz, Kellyn Figueiredo
    Objetivo: Identificar o nível de coordenação motora e aptidão física em crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19. Método: Revisão integrativa da literatura, para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados: Web of Science e Scopus. Resultados: Foram encontrados 425 artigos, após etapas filtragem, foram selecionados 26 estudos para serem lidos na íntegra, e 03 foram incluídos nesta revisão. Conclusão: As crianças apresentaram declínios na aptidão física, resultando diminuição do desempenho cognitivo. Sobre o nível de coordenação motora, em virtude da não existência de artigos com uma investigação de forma direta, não foi possível responder. Também foi possível observar que apesar da diminuição do nível de atividade física e o aumento do comportamento sedentário, as crianças ainda estão dispostas a se movimentarem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da fase ofensiva da equipe vencedora do basquetebol 3x3 nas olimpíadas de Tóquio 2020
    (2022) Santos, Leandro Bressan dos
    O basquetebol é um esporte que vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente no Brasil, considerado o país do futebol. O basquetebol foi criado em 1891 por James Naismith. A FIBA desenvolveu o 3X3 como uma segunda disciplina de basquete para atrair um novo público e oferecer mais oportunidades para suas associações, membros e seus jogadores em todo o mundo. O objetivo desse presente estudo é analisar os jogos de basquetebol 3x3 da equipe da Letônia em sua fase ofensiva nas olimpíadas de Tóquio 2020 de forma estatística. Foi observado, para a coleta dos dados, o replay dos jogos das quartas de final, semifinal e final através do site das olimpíadas, sendo quantificadas cada ação de ataque, individuais e coletivos. Assistências e passes trocados nos três jogos mostram que a Letônia foi uma equipe coletiva. Bloqueio sem bola, bloqueio com bola, pick and roll, infiltração para o garrafão para receber a bola e finalizar, infiltração para o garrafão com bola e finalizar, passa e recebe (tabela), post-up foram ações bastante utilizadas e bem aproveitadas. A equipe obteve bom percentual de aproveitamento nos jogos, e a quantidade de pontos no garrafão justifica. Na final o aproveitamento caiu, principalmente nas tentativas de 2 pontos. Concluímos que a equipe da Letônia teve como base as ações coletivas para vencer a competição.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Principais lesões em ciclistas
    (2022) Goncalves, Matheus Fernandes
    O ciclismo atualmente é muito procurado, com o intuito de ter uma vida mais saudável, grupos de ciclismo estão se formando. O objetivo do presente estudo, foi realizar uma revisão de literatura sobre como correm as lesões no ciclismo. Adotou-se a técnica de revisão de literatura nas bases de dados do Google acadêmico, Scielo e PubMed, entre os meses de março a maio de 2022. Foram incluídos no estudo 8 artigos com o tema de Ciclismo, publicados durante o período de 2015 a 2022, também foram acessados 2 sites de ciclismos. Foi possível observar as principais lesões ocorridas no ciclismo, uma delas como a lombalgia. Dessa forma as prevenções foram analisadas também. O estudo observou que, a principal forma de como ocorre as lesões no ciclismo são as mudanças na bicicleta, realizadas de maneira inadequada e sem acompanhamento de um profissional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Nível de força abdominal e capacidade cardiorrespiratória em bombeiros comunitários do município de Imbituba - Santa Catarina.
    (2022) Silvério, Luís Felipe
    O presente estudo tratará sobre o condicionamento de bombeiros comunitários do município de Imbituba, Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de força abdominal, por meio do teste de abdominal em 1 minuto, e a capacidade cardiorrespiratória dos bombeiros comunitários, por intermédio do teste de Léger, bem como comparar os resultados dos testes com o TAF (Teste de Aptidão Física) da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Como metodologia, o presente estudo foi realizado de forma descritiva de campo com abordagem quantitativa. Participaram deste estudo 12 Bombeiros Comunitários do Município de Imbituba – Santa Catarina. Os resultados encontrados revelaram que os bombeiros comunitários que se submeteram à realização dos testes de Léger e Abdominal em 1 minuto não se encontram “aptos” fisicamente, de acordo com as literaturas às quais os resultados foram comparados, inclusive quando comparado ao Edital da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. O estudo sugere que os Bombeiros Comunitários do Município de Imbituba se conscientizem e reflitam quanto à importância da prática de exercícios ou atividades físicas para se tornarem fisicamente em condições apropriadas, atuando junto aos Bombeiros Militares em suas atribuições, tendo um melhor rendimento em suas atuações no serviço de bombeiro comunitário, além de uma melhor qualidade de vida, tendo em vista os benefícios que o exercício e a atividade física trazem aos que praticam.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Influencia da natação no auxílio a pessoas asmáticas: um estudo de revisão
    (2022) Mattos Filho, Paulo Roberto
    Este trabalho teve como objetivo analisar quais os benefícios da natação no auxílio a indivíduos asmáticos bem como sua influência. Foi realizado através de uma revisão bibliográfica por meio de pesquisas de artigos científicos no qual utilizou-se base de dados de periódicos e o google acadêmico para coleta de dados, ao todo 12 artigos foram analisados após passarem pelos critérios de inclusão. Os resultados obtidos através da análise dos estudos relatam que a natação ao ser realizada adequadamente proporciona melhorias em diferentes aspectos referentes a asma, entre eles estão melhora na força respiratória dos asmáticos, a redução da hiperresponsividade brônquica, também apresentou menores índices de broncoespasmo induzido pelo exercício se comparado por demais exercícios físicos. A sua prática por ser realizada em ambiente aquático foi considerada menos asmogênica que as demais atividades por ter menor resistência das vias respiratórias, tendo maior eficácia quando realizada juntamente de tratamento médico. Também sendo considerada como uma atividade de lazer que promove interações sociais benéficas a seus praticantes. Conclui-se que a natação exerce grande importância ao tratamento da asma pois proporciona ao individuo asmático melhora dos sintomas da doença e auxilia no seu controle, fazendo com que esses indivíduos possam viver de forma mais saudável e segura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fatores motivacionais em praticantes de CrossFit.
    (2021-12-30) Mokos, Yan Cardoso
    A variedade de exercícios físicos oferecidos no mercado proporciona uma rotatividade constante entre as pessoas que frequentam as academias de CrossFit e/ou outras modalidades, fazendo com que exista uma melhor especialização e boa formação dos profissionais da Educação Física. Entender os motivos que levam o cliente aos treinos de CrossFit permite ao profissional da Educação Física gerenciar melhor o seu empreendimento, planejar e periodizar de maneira mais eficiente, vindo a contribuir com as necessidades dos alunos (clientes), evitando a avasão e difamação da modalidade. Logo o objetivo desta pesquisa é estimar a motivação dos praticantes de CrossFit. Este é um estudo epidemiológico, com delineamento transversal. A população foi composta por 81 praticantes de CrossFit 30 homens e 51 mulheres, com média de idade de 37,53 anos. Os resultados indicaram que as pessoas aparentam estar mais preocupadas com a saúde e qualidade de vida quando buscam por exercícios físicos. Mesmo que parte da população esteja interessada inicialmente pela estética, é comum encontrar pessoas que tenham adotado hábitos saudáveis, a maioria dos pesquisados, tem a saúde como alvo em seus objetivos com relação aos treinos, fator chave, pois tendo saúde se tem qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os benefícios da prática da natação para crianças asmáticas
    (2022) Silva, Kamila Alves da
    A asma é uma doença do aparelho respiratório que pode interferir no crescimento e no desenvolvimento das pessoas. A prática de atividade física regular e seus benefícios para a saúde é vista como importante aliada contra as consequências de fatores para terem maior probabilidade de se desenvolverem doenças crônicas degenerativas. A atividade física em toda sua amplitude apresenta efeitos benéficos em relação à saúde, além de retardar o envelhecimento e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas, as quais são derivadas do sedentarismo, sendo um dos maiores problemas e gasto com a saúde pública nas sociedades modernas nos últimos anos. Desta forma podemos analisar os benefícios da prática da natação em crianças asmáticas. Quanto a categoria de estudo, foi realizado uma pesquisa bibliográfica narrativa, como estratégia de busca foram utilizados descritores específicos, após a leitura dos artigos selecionados conforme os critérios de inclusão foram anotados os resultados e conclusões mais importantes encontrados nos estudos. Considerando os resultados apresentado percebesse que a natação possui alguns benefícios para crianças asmáticas, concordando com as pesquisas. Porém, alguns estudos publicados que apresentaram a piscina com utilização de cloro para desinfecção pode acabar agravando os sintomas da asma.