História

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 45
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O projeto imperialista japonês no século XX
    (2022) Oliveira, Matheus Bittencourt de
    Dentre as potências imperialistas no século XX o Japão se apresenta como um caso bastante particular. Além de ter entrado nas disputas imperialistas muito tarde, o imperialismo japonês também encontra limitações a suas ambições expansionistas na Ásia, que iam contra os interesses ocidentais no continente. Isso faz com que o imperialismo japonês se desenvolva de forma diferente das outras potências imperialistas na época. Por isso essa pesquisa visa estudar as particularidades do Japão imperialista, buscando compreender como se desenvolveu o imperialismo no Japão e qual foi o impacto dele na Ásia e no mundo durante o século XX. Através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema procurou-se entender como se deu a rápida industrialização e militarização que tornaram o Japão uma potência mundial no início do século XX, e o consequente expansionismo japonês na Segunda Guerra Mundial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os reflexos da ditadura militar na região sul de Santa Catarina, com foco nos perseguidos políticos e na memória regional desse período
    (2021-06-30) Fernandes, Bruna
    A ditadura militar foi um dos períodos mais conturbados da história do Brasil, marcando profundamente a vida política e social do país. Perguntas que jamais foram respondidas, crimes que jamais foram julgados e justiça que nunca será cumprida. Com base no exposto apresenta-se a seguinte delimitação temática de pesquisa: os reflexos da ditadura militar na região sul de Santa Catarina, com foco nos perseguidos políticos e na memória regional desse período. Nosso objetivo principal, neste estudo, é conhecer o impacto que o regime militar teve na região Sul de Santa Catarina, assim como a trajetória política dos perseguidos políticos nascidos na região, são objetos propostos, além de descrever o golpe militar e a implantação do regime no Brasil; contextualizar os impactos do regime militar em Santa Catarina; discutir a importância do conhecimento popular sobre o regime militar; destacar vozes de pessoas que viveram na época militar. O método de procedimento utilizado na pesquisa consiste no monográfico, quanto aos procedimentos utilizados foi realizada a coleta de dados através de entrevistas realizadas com moradores do Sul de Santa Catarina que vivenciaram o período e que serão identificados aqui como entrevistado 01 e entrevistado 02, consulta á Comissão Estadual da Verdade e artigos, aplicadas as pesquisas do tipo bibliográfico e documental. No contexto do golpe civil-militar, com a implantação do regime no Brasil é possível verificar que a região Sul de Santa Catarina apresentava à época do golpe, resistência ao regime instaurado, com muitos representantes de movimentos sociais, sendo perseguidos, presos e até assassinados, simplesmente por discordarem do golpe e suas ações repressivas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto feminino na pirataria chinesa no século XIX
    (2021-06-30) Coll, Rafael
    Esse trabalho apresenta um olhar sobre as mudanças alcançadas pelas mulheres dentro da pirataria por meio da ascensão de Ching Shih ao poder, firmando-a como uma mulher que possibilitou uma mudança na estrutura vivida na China do século XIX, traçando sua caminhada ao poder dentro de uma sociedade onde as mulheres eram banidas da vida pública. Trabalha também a questão do misticismo criado sobre a pirataria marítima pelo viés literário e como as coisas na realidade eram diferentes dos livros, dando ênfase para a amplitude alcançada por Ching Shih através de uma contextualização da época e trabalhando o impacto obtido por seus atos e sua imensurável crueldade. Ressalta a importância do reconhecimento de suas empreitadas realizadas que, embora sejam de grande cunho, são majoritariamente desconhecidas e renegadas devido a história eurocêntrica. A visibilidade das conquistas alcançadas por personalidades femininas é de suma importância para o desenvolvimento dos movimentos feministas nos dias atuais, mas alguns séculos atrás essas conquistas costumavam ser renegadas, devido ao preconceito e a repressão existentes na sociedade contra a mulher. No caso de Ching Shih não é diferente, trata-se de uma personagem histórica que teve suas conquistas parcialmente ocultadas devido a sua sexualidade e o local no qual os acontecimentos se passaram.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Revisionismo, história e negacionismo: uma análise a partir das produções midiáticas do Brasil paralelo
    (2021-06-30) Silva, Samira da
    A História, enquanto ciência, com seus métodos e critérios, busca narrar o passado pautado em fontes e em vestígios documentais, a fim de sustentar uma narrativa dele – passado – o mais fundamentada possível. O entendimento dessa metodologia é importante para perceber os processos de base científica exercidos na construção da História, evitando achismos, revisionismos baratos ou negacionismos quanto a fatos e a acontecimentos históricos. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo analisar a produção de conteúdo de cunho histórico, com tom revisionista, por meio de uma série de vídeos da organização/plataforma Brasil Paralelo, essa, pautada na análise teórica da produção e da divulgação historiográfica. Para isso, o presente estudo realizou, através de pesquisas teóricas bibliográficas, uma síntese da construção da História, como método de investigação do passado; na sequência, explorou-se as problemáticas envolvendo o período da Pós-Verdade, o revisionismo e o negacionismo histórico. O objeto de análise, em questão, trata-se de uma série de sete vídeos intitulado “Brasil: a Última Cruzada” que, além de assumir tom positivista, visa retratar uma narrativa alternativa da história. Trata-se de uma produção com finalidade educativa e afirma promover um revisionismo da história brasileira oficial. Todavia o que nossa análise observou é que se trata de uma narrativa positivista com revisionismo sem base científica (fontes), bem como possui forte apelo a entrevistados que são considerados reacionários e conservadores. Tem-se, desta maneira, uma história que enaltece feitos de elites brasileira, ao passo que oculta, ou mesmo deprecia, acontecimentos históricos relacionados a minorias étnicas e raciais do Brasil.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Inventário do Patrimônio Cultural edificado do bairro de Oficinas em Tubarão/SC
    (2021-06-29) Duarte, Aline
    A presente pesquisa traz como tema O inventário do patrimônio cultural edificado como instrumento para identificação e valorização das referências culturais do bairro de Oficinas, no município de Tubarão/SC e levanta a seguinte questão: de que maneira o inventário do patrimônio cultural edificado pode se tornar um importante instrumento para a identificação e valorização das referências culturais do bairro de Oficinas. O objetivo da pesquisa é analisar a aplicação da metodologia de inventário do patrimônio cultural edificado como instrumento de identificação e valorização das referências culturais do bairro de Oficinas, a fim de criar uma base de dados desses patrimônios, como meio de estruturação de uma política pública municipal. Esta pesquisa utilizou como metodologia a pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica, estudo de caso, centrado no método do inventário. Como referenciais teóricos que nortearam a fundamentação teórica estão os autores: Françoise Choay, Maria Cecília Londres Fonseca, Lia Motta, Maria Beatriz Rezende.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A função social do museu: ações educativas e culturais do museu ferroviáro de Tubarão/SC
    (2021-06-30) Souza, Letícia
    Analisar a função social de um museu, implica no rompimento de um paradigma tradicional, onde vê-se um museu apenas como uma instituição de armazenamento de objetos. Pautado nessa discussão o presente trabalho busca refletir e compreender as ações educativas e culturais desenvolvidas pelo Museu Ferroviário de Tubarão/SC a partir de seu planejamento e programa educativo. Os dados aqui apresentados foram compilados através de pesquisas virtuais, leitura e análise de dados primários, sendo apresentadas as ações educativas e culturais desenvolvidas pelo museu desde o ano de 2013. A partir das informações levantadas e aqui apresentadas buscamos refletir sobre a função social dos museus a partir da análise das ações educativas e sociais desenvolvidas pela instituição.
  • Monografia Acesso aberto
    Índios e colonos na região colonial de Rio Fortuna: a colonização alemã na ótica dos estudantes do 9º ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima Santa Catarina
    (2019) Feldhaus, Cibely
    A presente monografia aborda o seguinte tema: “Índios e Colonos na região colonial de Rio Fortuna: a colonização alemã na ótica dos estudantes do 9º ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, de Rio Fortuna, Santa Catarina”. Para corroborar com a natureza do tema proposto e motivar a investigação lançou-se a seguinte questão-problema: Que conhecimento histórico apresentam os estudantes do 9º ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima sobre o conflito que envolveu colonos e índios, em Rio Fortuna, no período da colonização? Com base nesta questão, justifica-se essa pesquisa, uma vez que os conflitos ocorridos, durante o período colonizador, foram resultado do enfrentamento entre dois grupos de realidades muito diferentes. Conflitos estes ocasionados e, de certa maneira impulsionados por grupos ligados à elite econômica. As mudanças na Europa, especificamente na Alemanha, levaram ao desespero e à mudança de muitos, que buscavam no Novo Mundo uma esperança de vida melhor. As várias tentativas fracassadas de explorar terras sulistas colocaram grupos de westfalianos no vale do Braço do Norte, especificamente, em Rio Fortuna, em conflito com grupos xokleng/laklãnõ, que já habitavam a região. As diferenças entre eles levaram a uma matança, na qual a cultura alemã prevaleceu. Assim, como o tema central, se busca descobrir o que os estudantes do 9º ano da E.E.B. Nossa Senhora de Fátima sabem sobre estes conflitos no processo colonizador e de que forma estas histórias foram contadas a eles, seja informalmente ou em âmbito escolar. Como também, por que estas histórias locais/regionais não são destacadas durante o período escolar. E, juntamente, busca-se uma mudança de perspectiva dos estudantes (que têm uma relação muito forte com famílias germânicas) em relação ao papel do indígena, na atualidade, já que a história do mesmo foi construída pela visão dos vencedores que inferiorizavam os grupos nativos desde o seu primeiro contato.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os negros nos quadrinhos: entre a invisibilidade e a representação inferiorizada
    (2020) Barroso, Guilherme da Conceição
    Comics have become a great phenomenon in the last decades, influencing and marking an entire generation, especially when it occupied a prominent place in Pop Culture. All this prominence for comics, allied to the black movements strengthened after the 1970s, called attention to the black representativeness in this literary production. To contribute to this discussion, this article aims to problematize the representation of Blacks in comics in the 2000s. For this purpose, documentary research was carried out in two major sagas of Marvel Comics of the 2000s, Civil War of 2006 and Civil War of 2016, analyzing points of racial representativeness in these comics, both in qualitative and quantitative terms, among other aspects, thus allowing the formation of critical thinking about such works in the face of the proposed problem. In ten years, time between both comic books analyzed, we found that there were changes in racial representation, but these are still far from the ideal of equity.
  • Artigo Científico
    Arqueologia de gênero: uma reflexão a respeito do papel social da mulher indígena até o período pré-colonial
    (2020) Bittencort, Beatriz Ramos
    Faced with a historiography that, transformed the prehistory a period maintained and organized by men as active agents and wherein said characteristics and activities 'male' would be crucial for the development of early human societies, this work seeks to reflect, clarify and inform about the importance of women's social role in prehistory. In order to demystify a false hierarchy of genders that for a long time was believed to exist, but which in fact was only a reflection of the molds of European gender relations that overlapped other cultures, such as indigenous, in the pre-colonial period and which was also reaffirmed in the emergence of archaeological studies. Giving examples of the contributions and relevance of women's participation within the context of maintaining prehistoric and pre-colonial indigenous societies.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Educação patrimonial para estudantes do município de Passo de Torres- SC: uma análise da percepção acerca da valorização preservação e difusão do patrimônio arqueológico.
    (2020) Luiz, Carolina Porto
    A região sul catarinense contém uma história datada de 11 mil anos, trata-se de sítios arqueológicos de diferentes tipologias, como: Caçadores-coletores, sambaquieiros, guaranis e jês. Conhecer esse patrimônio é muito importante num processo de reconhecimento da memória das populações indígenas que viveram nessa região, como também num processo de sensibilização e preservação dos patrimônios arqueológicos existentes. As atividades de educação patrimonial são medidas realizadas que visam a discussão, difusão, valorização e construção do conhecimento acerca dos patrimônios culturais. A presente pesquisa busca analisar se as atividades de educação patrimonial causam impacto na comunidade escolar de modo a sensibilizar os estudantes na valorização, preservação e difusão do patrimônio arqueológico do município de Passo de Torres-SC. A pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, a fim de compreender através de questionários prévios e posteriores as atividades educativas desenvolvidas com as turmas do sexto ano, o processo de construção de pensamento e conhecimento acerca dos povos indígenas na região de Passo de Torres- SC. Para a fundamentação teórica foram utilizados os autores: Campos (2018), D’aléssio (2012), Farias (2010), Kneip, Farias e Deblasis (2018), Santos, Pavei e Campos (2016), Zamparetti (2014). Os resultados da pesquisa foram positivos, observou-se com base nas análises de dados uma maior percepção dos estudantes sobre o patrimônio, em que começam a conhecer quais povos indígenas viveram no município e quais sítios arqueológicos a região possui. Dessa forma, é notória a importância desse estudo para a região, uma vez que as práticas de educação patrimonial instigam o contato e interação das pessoas com o seu patrimônio, essas medidas devem ser cada vez mais dinâmicos, baseadas em um processo sistemático de difusão do patrimônio, pois esse contato, construção de conhecimento e valorização são fundamentais para preservação e memória dos patrimônios culturais e história local.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Análise da politica Nacionaldesenvolvimentista na Era Vargas: Antecedentes históricos e seus reflexos.
    (2020) Almeida, Pedro Henrique da silva
    O objetivo deste artigo é analisar, o processo de Nacionaldesenvolvimentismo no Brasil, na Era Vargas, descrevendo o cenário político econômico do país no período imperial, bem como no período da primeira república, dando o contexto da posse de Getúlio. A partir disso será descrito como se deu essa ideia desde seu início, e seus reflexos nos tempos de neoliberalismo atual. Deste modo, se utilizou o procedimento de pesquisa Bibliográfica, fundamentando o trabalho através de livros, artigos científicos, monografias e teses, de diversos autores. Para que isso fosse possível, foi escolhido o método dedutivo, que parte de pressupostos gerais, caminhando para conclusões especificas. Sendo assim, foi possível analisar, que mesmo com os entraves impostos por grupos dissidentes (tanto nacionais como internacionais, na época), foi possível, através de um estado forte, e com um objetivo assumido, a construção das bases da indústria nacional. Porém também foi possível perceber que a partir da década de 80, este modelo começou a ruir por conta de pressões externas, tendo um novo folego, somente a partir dos anos 2000.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O desenvolvimento do sistema educacional no município de rio fortuna: a Igreja Católica como um pilar na construção da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima
    (2020) Philippi, Murilo Laureth
    This paper presents a brief history of the German colonization in Rio Fortuna, seeking to analyze the way the implementation and development of education occurred in the new territory. Therefore, this paper aims to show how the Catholic religion played a fundamental role in the construction of the Our Lady of Fatima Elementary School. The German immigration to Brazil began after the political and social changes that took place in Germany, with the Napoleonic reforms. The population growth, the Industrial Revolution, the land-lost peasants and the economic crisis were the main factors for the German emigration. As a result of the reality faced by the Germans in their country, there was no other option but to emigrate. Due to the above factors, we seek to address the way the educational development happened in Rio Fortuna, understanding the context that the German colonization brought to the town, seeking to understand how the Catholic Church played a fundamental role in the implementation of the educational system and in the construction of the Our Lady of Fatima Elementary School. German colonizers have always known the importance of education in the individual’s development, as they highly valued education. As soon as they arrived in the new land, they tried to build their own schools. They were built through the joint effort of the entire community and, when necessary, they even paid to have a teacher. With the population growth in the town center, around the church, a small school was built, in which the classes were taught by members of the clergy, starting with a seminarian who was followed by two nuns. The nuns’ work was extremely important for the development of education in our town. In 1952 the construction of the new school was started, being Father Ludgero Waterkemper its founder.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A vitória na copa do mundo de futebol em 1970 e seu uso pela mídia para enaltecimento do governo na ditadura militar
    (2020) Schmuller, Leonardo Godoy
    No ano de 1970, a Seleção Brasileira de futebol se tornava o primeiro time a ser tricampeão do mundo, colocando em êxtase a população e fazendo transbordar o sentimento de paixão pelo esporte. Por outro lado, o momento político do país iria para um caminho totalmente contrário do futebol, em que a imagem do governo se tornava impopular. Considerando este contexto o objetivo com o presente artigo foi conhecer propagandas da vitória da Copa Mundial de futebol de 1970 publicadas na mídia impressa e sua utilização pelo governo militar da época enaltecer sua imagem perante o povo. Como objetivos específicos: identificar aspectos da relação governo e com o futebol; encontrar evidências que mostram o governo Médici se beneficiando da imagem do time campeão do mundo; descrever vantagens que o governo Médici obteve com as publicações na mídia. Trata-se de uma pesquisa documental, cujas fontes utilizadas são jornais e revista de grande repercussão na época. Os resultados evidenciam que a Seleção se tornara símbolo de amor para a nação e, se aproveitando da situação, o governo buscou aliar-se a figura do time campeão por meio das mídias da época para impulsionar a sua popularidade com a população.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    As Militantes Catarinenses durante a Ditadura Militar Brasileira 1964 - 1985
    (2020) Fernandes, Iasmin Costa
    The civil-military coup that took place in Brazil in 1964 and lasted until 1985 marked the country in many ways. Censorship became more and more present in Brazilians lives, citizens' rights were usurped, especially the right to freedom of expression. In a scenario in which the opposition to the dictatorial government was silenced, there were many people who fought for the re-establishment of democracy and freedom of expression. Among these militants were the left-wing women, and it was about women that this research was conducted. Through exploratory and bibliographical research, it is a question of searching in historiography who the militant women of Santa Catarina were and how they were cited. As a result, more precisely in the historiography of women and in a few books, the presence of three militant left-wing women from Santa Catarina was located: Derlei Catarina de Lucca, Raquel Felau Guizoni, and Marlene Soccas. The militants were directly connected to the resistance movements, and the organization with which the three activists had links was Ação Popular. The research presented here seeks to give greater visibility to militant women of Santa Catarina as protagonists of the fight against dictatorship through a summary of the life history of these women due to the emphasis on male protagonism remains in historiographic works.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O papel dos Jesuítas na colonização do Brasil
    (2020) Oliveira, Pamela de
    Este artigo destina-se a apresentar uma pesquisa acerca do papel que os jesuítas desenvolveram no Brasil colônia, tendo em vista todas as contribuições que esses religiosos realizaram em nosso país, bem como todas as consequências causadas ao Brasil em decorrência de suas atuações. Seu objetivo é entender o papel dos jesuítas na colonização do Brasil, além de identificar qual era o cenário europeu na época das grandes navegações, tanto quanto, analisar como este cenário influenciou o projeto da Companhia de Jesus no Brasil e demonstrar como desenvolveu-se a ação dos jesuítas em nosso país. Este tema é de extrema relevância quando pensamos que os jesuítas se fazem personagens muito importantes na história nacional brasileira, como também, a respeito da história da educação e da Igreja Católica no Brasil. Para desenvolver o estudo do tema, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, por meio da análise de livros e artigos.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Integralismo em Santa Catarina: disputas de poder na Segunda República
    (2020) Oliveira, João Vitor de
    O presente trabalho tem como objetivo identificar a influência do integralismo no estado de Santa Catarina, nos âmbitos político e social durante a segunda república. Para alcançar esse objetivo foi contextualizado historicamente no âmbito geral, nacional e do estado. A metodologia utilizada foi a exploratória bibliográfica. Os resultados encontrados na pesquisa foram que o integralismo está contextualizado no período entreguerras, período de muita convulsão social no mundo inteiro que foi afetado por guerras, crises econômicas. No Brasil não foi diferente, o período é marcado pela crescente industrialização e crise na primeira república que dá estopim a revolução 1930. Em Santa Catarina o cenário político também muda com a revolução de 30. A ideologia integralista é inspirada no integralismo lusitano e fascismo italiano, tem como características o ruralismo, ultranacionalismo, antiliberalismo, anticomunismo, antimaterialismo, anti-industrialismo e o espiritualismo com base na doutrina da igreja católica. Em Santa Catarina o integralismo surge no começo dos anos 1934, chegando a ter núcleos em quase todos os municípios, se aproveitando da crise de representatividade dos partidos tradicionais.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Mídia e Feminicídio no Brasil: o caso Daniella Perez
    (2020) Nack, Pérola Liandra
    A morte de mulheres por seu gênero é qualificada como crime hediondo na legislação brasileira, além de ser reconhecido com a nomenclatura de feminicídio. Contudo, nem sempre foi assim, durante quase todo século XX, a morte de mulheres por seus parceiros era caracterizada apenas como crime passional. Essa realidade jurídica mudou pelo avanço das discussões e lutas no campo feminista, mas, também, pela repercussão midiática de um caso de feminicídio, o Caso Daniella Perez. No âmbito dessa discussão, o presente trabalho apresenta o conceito de feminicídio, abordando um caso específico, que foi amplamente divulgado pela mídia, e quais as contribuições que essa repercussão midiática teve na mentalidade da sociedade brasileira. Para tanto, foram analisadas narrativas contidas em livros, artigos e jornais sobre o assassinato de Daniella Perez, e suas repercussões midiáticas, a fim de reforçar a relevância do caso para a mudança de tipificação de homicídios contra mulheres.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A representação caricata em torno da imagem de Carlota Joaquina de Bourbon – princesa de Portugal entre os séculos XVIII e XIX
    (2020) Hilario, Gabriela Marcon
    Este trabalho destina-se a apresentar o resultado da pesquisa intitulada “A representação caricata em torno da imagem de Carlota Joaquina de Bourbon – princesa de Portugal entre os anos de 1785 e 1830”. Nesta, utilizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, e analisou-se por meio de pesquisa bibliográfica, tanto a vida quanto o contexto histórico em que a personagem estava inserida, como também a imagem caricata apresentada em obras literárias e cinematográficas, procurando responder por que a imagem de Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Bourbon é retratada de forma tão caricata. Assim sendo, o presente tema se torna importante no campo histórico, uma vez que a imagem de mulheres sempre são alteradas ou excluídas quando retratadas na história do Brasil. Este é o caso de Carlota, onde a sátira foi um dos meios utilizados para construir um personagem tão caricato e que a transformou em uma vilã na História do Brasil e de Portugal. Para esse fim, autores como João Felício dos Santos, Marcus Cheke e a cineasta Carla Camurati, foram utilizados.
  • Monografia Acesso aberto
    O papel dos diversos segmentos sociais no genocídio dos povos indígenas Laklãnõ/Xokleng na Colônia Grão-Pará, entre os séculos XIX e XX
    (2020) Szlachta, Tatiane Soethe
    The present work starts from the need for a history that recognizes the participation of several subjects, giving space to those who for a long time were marginalized or simply excluded from the official history. In this sense, we propose to evaluate the role of the various social segments in the genocide of the Laklãnõ / Xokleng indigenous peoples in the Grão-Pará colony, between the 19th and 20th centuries, by describing the context of pre-colonial occupation on the southern slope of the Serra Geral de santa Catarina, discussion of the colonization process in Santa Catarina during the 19th and 20th centuries, examination of the reports of contacts and conflicts between settlers and Laklãnõ / Xokleng indigenous people in the territory of the Colony Grão-Pará and the analysis of the measures taken within the scope of the Colony Grão-Pará regarding the presence of indigenous people. Through a bibliographic and documentary research, the research pointed out that before European colonization, the territory of Colony Grão-Pará was inhabited by several indigenous peoples who related to the environment in a different way. Among them the hunter-gatherers, the South Jês ceramists and the Laklãnõ / Xokleng. In the 19th century, colonization in Santa Catarina progressed through the establishment of European Colonies. The contacts and conflicts between the Laklãnõ / Xokleng and the colonizers then intensify. In this context, bugreiros appear, colonists specialized in hunting and killing indigenous people, with the support of the Government, Colonizing Company, police and settlers. The extermination was then legitimized, leaving the indigenous people with no chance of survival. As a result, before the middle of the twentieth century the Laklãnõ / Xokleng who lived in the Colony Grão-Pará were exterminated.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    As coleções arqueológica e etnográfica do Museu Histórico Municipal Monsenhor Agenor Neves Marques como um instrumento de política de memória
    (2020) Damazio, Nathan
    Refletir acerca da representação das populações indígenas dentro dos museus implica em questionar o ideal colonial presente no contexto museológico de diversas instituições. Os museus entendidos como espaços de poder, apresentam em muitos cenários a narrativa contada como uma ferramenta de dominação. A partir da realização de pesquisas de campo e da leitura de uma série de trabalhos, propõe-se aqui uma reflexão acerca das coleções arqueológica e etnográfica do Museu Histórico Municipal Monsenhor Agenor Neves Marques como um instrumento de política de memória do município de Urussanga/SC, que valoriza a imigração europeia e negligencia e esconde a história indígena.