Letras Língua Portuguesa

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 46
  • Monografia Acesso aberto
    Literatura infantojuvenil: uma proposta epistemológica da literatura infantojuvenil no processo de ensino-aprendizagem
    (2023-12) MORONE, Clarissa Ribeiro; PEDRO, Tatiana Bernardo
    O presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa fundamentada na proposta epistemológica da literatura infantojuvenil no processo de ensino- aprendizagem. A problemática fundante é analisar de que forma a literatura infantojuvenil coadjuva epistemologicamente para o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo que a literatura é um processo que contribui de maneira socioemocional e subjetiva para o discente, sua utilização auxilia de maneira significativa no processo de ensino-aprendizagem, fomentando o melhor desenvolvimento na leitura e na escrita. O objetivo geral desse estudo é acompanhar as contribuições da literatura infantojuvenil no processo de ensino-aprendizagem, objetivando especificamente: analisar a epistemologia literária no Brasil; estudar a contribuição da literatura no processo de ensino-aprendizagem; expender a afetividade literária infantojuvenil no processo de letramento; analisar o ensinar, o aprender e o compartilhar através da literatura. A literatura infantojuvenil é pouco conhecida e relacionada no ambiente escolar entre os discentes. Docentes, por vezes, tentam associar a literatura ao dia a dia, porém os alunos demonstram pouca afetividade com a temática. Sendo assim, esse estudo tenta viabilizar a conexão literária entre alunos e educadores, tornando a aprendizagem significativa e prazerosa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ressignificação do luto durante a pandemia da Covid-19: uma análise à luz da teoria Bakhtiniana
    (2022-12) Varnier, Luan Francisco; Proença, Fernanda Carolina Lopes
    A pandemia da Covid-19 trouxe consigo uma série de interferências no cotidiano de todos e em diferentes aspectos. Medidas de segurança foram tomadas a fim de evitar o contágio e a disseminação do vírus que se espalhava com muita rapidez e, mesmo com um índice de mortalidade baixo, a sua acelerada propagação causou um expressivo número de mortes, batendo as mais de mil mortes diárias em países como o Brasil e Estados Unidos no ápice da pandemia. Nós, como estudantes de uma língua em (dis)curso, pensamos este artigo através da seguinte problemática: Quais as implicações dos protocolos de segurança impostos pela pandemia do novo coronavírus para os modos de viver o luto das famílias que perderam alguém neste contexto? Analisaremos, a partir dos pressupostos teóricos da Análise Dialógica de Discurso, o testemunho sobre o luto de famílias que perderam familiares para a pandemia da Covid-19 durante o ano de 2020 e entrevistadas em outubro de 2022 na região de Sul de Santa Catarina, a fim de compreender como atribuem sentidos a esta tragédia pessoal e socialcoletiva. A hipótese é de que o elevado quadro de mortalidade e as medidas de segurança impostas levaram a uma nova forma de viver e ressignificar o luto. As metodologias utilizadas foram: A pesquisa bibliográfica, valendo-se de livros, revistas, periódicos, artigo científico e trabalhos acadêmicos investigados nas bases de dados Google Scholar, CAPES e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e uma pesquisa de campo exploratório por meio de entrevista com pessoas que perderam algum familiar durante este período de pandemia. Conclui-se que os protocolos como o isolamento social e a redução de pessoas e do tempo em velórios afloraram sentimentos que mostram conflitos entre os entrevistados.
  • Monografia Acesso fechado
    Holocausto judeu ou alemão? de Siegfried Castan: análise orientada pela relevância de características de conspiração no primeiro parágrafo do prefácio
    (2019-12) Zapelini, Mariângela
    Analisa-se neste trabalho se o primeiro parágrafo de Holocausto Judeu ou Alemão? de Siegfried Elwanger Castan, fundamenta-se numa estrutura de teoria conspiratória. Para tanto, recorreu-se às definições de Brotherton sobre teorias da conspiração e ao modelo de análise da teoria da relevância de Sperber e Wilson. Os resultados sugerem que, para Castan, há uma conspiração anglo-judaica que impede a divulgação da verdade sobre o holocausto, dado que o verdadeiro holocausto foi germânico e não judeu; e a interpretação que judeus foram massacrados no conflito é justamente uma demonstração de como os conspiradores foram incrivelmente competentes e extraordinariamente maquiavélicos. Todavia, apesar de competentes e maquiavélicos, há anomalias nesta interpretação que se revelam nas supostas verdades trazidas à tona pelo autor: verdades estas que se desvelam no livro e são praticamente irrefutáveis.
  • Monografia Acesso fechado
    Processos de paráfrase e paródia no vídeo “Tutorial de make para chorar na balada” do canal Blogueirinha: análise do ponto de vista da teoria da relevância
    (2019-12) Nunes, Karoline Pires
    Esta monografia buscou analisar, do ponto de vista da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986/2001, 1995), processos de paráfrase e paródia no vídeo “Tutorial de make para chorar na balada” do canal Blogueirinha, do youtuber Pedro Matos. Para tanto, o texto apresenta uma breve descrição do site YouTube, do fenômeno dos Youtubers e do canal Blogueirinha, além de discorrer sobre noções centrais da teoria da relevância. Para a análise, foram selecionados quatro momentos nos quais a Blogueirinha recorre a intertextualidade, mais especificamente a paródia e a paráfrase, como recurso linguístico. De modo geral, os dados demonstram que o telespectador, ao assistir o vídeo da Blogueirinha, precisa conter um ambiente cognitivo que o possibilite, minimamente, compreender às intertextualidades, pois, caso contrário, por hipótese, não rirá das paráfrases e paródias feitas pela blogueira. Ademais, se o custo de processamento for muito alto, os estímulos ostensivos tornam-se irrelevantes e, por conseguinte, o telespectador perde o interesse.
  • Monografia Acesso fechado
    “Menino veste azul e menina veste rosa”: a disputa em torno do sentido da metáfora
    (2019-12) Grassi, Cátia Cristiano; Cordeiro, Letícia Floriano
    Esta monografia se organiza a partir do que estamos designando como enunciado-tema: “Menino veste azul e menina veste rosa”, que Damares Alves profere no dia de sua posse como Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do atual governo federal. Diante da forte polêmica que o enunciado provocou na mídia de maneira geral e, principalmente, nas redes sociais, a Ministra tentou justificar e/ou amenizar sua fala dizendo que se tratava apenas de uma metáfora sobre ideologia de gênero. Todavia isso não arrefeceu os ânimos e a discussão continuou por algum tempo e continua reverberando aqui e ali no conjunto do discurso conservador que organiza os dizeres da Ministra. Como estudiosas da linguagem, passamos a nos questionar, além de outros fatores, sobre qual sentido de metáfora, usado na justificativa da Ministra, justificaria e/ou resolveria a polêmica causada pelo pronunciamento? Como as pessoas interpretaram o enunciado dito por ela antes e este depois? E, principalmente, qual a relação desse enunciado com o momento atual da política brasileira? Foram, portanto, essas questões-problema que nos levaram, como objetivo de pesquisa, a analisar os efeitos de sentido que assume a noção de metáfora no argumento da ministra Damares Alves sobre a polêmica “Menino veste azul e menina veste rosa”, quando ela julga que, passando seu enunciado das noções de literal para o figurado, a questão se esclarece. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa de Michel Pêcheux e nos estudos desenvolvidos por Eni P. Orlandi no Brasil, bem como recorreremos à literatura da Gramática Normativa e da Linguística Textual para as reflexões a respeito. Como corpus, coletaremos depoimentos sobre o enunciado-tema, após seu pronunciamento e após a justificativa da Ministra nos sites de notícias Folha de São Paulo, Estadão e Terra no período de 3 a 5 de janeiro de 2019.
  • Monografia Acesso aberto
    Jogo da rima em quinta categoria: análise do ponto de vista da teoria da relevância
    (2019-12) Vicente, Marina Sabino; Eliseu, Talita Sabino
    Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar, sob a perspectiva da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/2001, 1995), processos ostensivo-inferenciais necessários para o desenvolvimento de três cenas do quadro Jogo da Rima, do programa Quinta Categoria, da MTV, observando a plausibilidade do mecanismo de interpretação guiado pela relevância para descrever e explicar como os estímulos ostensivos dos atores/jogadores são, em tese, processados pela plateia e pelos próprios atores/jogadores durante as interações. No que tange ao Humor de Improvisação, nossa base teórica em improvisação teatral foi pautada em Spolin (1998) e Chacra (1991). De modo geral, os achados demonstraram que o mecanismo de interpretação proposto pela teoria da relevância mostrou-se plausível para descrever e explicar como plateia e atores/jogadores supostamente processam estímulos comunicacionais em situações de improvisação teatral. Ademais, as análises corroboraram que o estabelecimento da rima e do tema paraíso ad hoc exigia dos atores/jogadores um esforço de processamento muito alto, que, por vezes, impossibilitava a continuidade da interação. Além do mais, em uma interação padrão, o falante seleciona estímulos ostensivos a fim de minimizar o esforço de processamento e aumentar o efeito cognitivo do ouvinte, contudo, em situações de duelo, como no Jogo da Rima, o contexto comunicativo sugeria uma intenção justamente oposta, a saber: aumentar o esforço de processamento para que o oponente não fosse capaz de interpretar o enunciado e, rapidamente, esboçar uma resposta. Nesse contexto, destacamos que a noção de até onde vale a pena o esforço de processamento variou de indivíduo para indivíduo e conforme a situação. Logo, por vezes, o efeito cognitivo não era suficiente para justificar o esforço de processamento exigido para estabelecer a rima e manter a temática paraíso, fazendo o ator/jogador perder o duelo.
  • Monografia Acesso fechado
    A princesa no cinema e no cenário político atual: os atravessamentos do imaginário feminino
    (2019-12) Freitas, Mariele Maciano; Cucolotto, Talita Limas
    Apesar das lutas femininas alcançarem a cada dia vitórias em políticas públicas, na diminuição da violência contra a mulher e no aumento das condições de oportunid ade e igualdade salarial, por exemplo, esta luta é permanente e vai sempre conviver com o movimento contraditório de conquistas e retrocessos. Em especial, desde o acirramento político das últimas eleições presidenciais, temos convivido com dizeres que diminuem a mulher em sua capacidade, além do fato de que políticas públicas duramente alcançadas vêm sendo destruídas. Tudo isso tem nos feito pensar sobre o lugar da mulher no momento político atual, chamando-nos a atenção, em especial, os pronunciamentos da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, dos quais recortamos como tema debate o enunciado: “Vamos tratar meninas como princesas e meninos como príncipes” (11/12/18). Considerando que este enunciado-tema pode nos dizer bem mais do que seu sentido literal, a partir daí interessamo-nos em analisar os efeitos de sentido deste dizer, e qual a sua relação com o imaginário sobre a mulher alimentado pelas histórias de princesas da Disney, bem como o que isso nos diz da posição da mulher, ou dos sentidos sobre a mulher, no atual contexto da política brasileira. Para dar conta deste objetivo, é utilizada a teoria da Análise do Discurso, com enfoque em Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O corpus da pesquisa é formado pelo enunciado-tema acima, proferido pela Ministra, e pelo imaginário das personagens das obras cinematográficas da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e A Bela Adormecida (1959). Consideramos que, com esta análise discursiva, é possível investigar, através dos dizeres políticos que ecoaram na sociedade desde o acirramento político da última eleição, o modo como a posição da mulher está determinada, ainda em muito, pelos valores do conservadorismo.
  • Monografia Acesso aberto
    O arquétipo da bruxa: uma análise de A bruxa (2016), de Robert Eggers
    (2019-12) Blasius, Milena Beltrame
    Este trabalho teve por objetivo analisar, do ponto de vista da teoria do imaginário de Gilbert Durand, a quebra da imagem do arquétipo de bruxa em A Bruxa (2016), dirigido por Robert Eggers. Para dar conta desse objetivo, vamos identificar as marcas simbólicas que geram uma expectativa de sentido em função da construção simbólica da personagem principal na narrativa A Bruxa. E discutir a imagem arquétipo de bruxa no imaginário coletivo e sua importância na quebra de expectativa na produção de sentido na narrativa em análise. Os resultados sugerem a produção de uma análise do funcionamento, do ponto de vista da teoria do imaginário de Gilbert Durand, da quebra da imagem arquétipo de bruxa.
  • Monografia Acesso aberto
    Comentários sobre o vídeo “Bettina do 1 milhão de reais”: análise do ponto de vista da teoria da relevância
    (2019-12) Boeing, Jaqueline
    Este trabalho de conclusão de curso visou a analisar a repercussão do vídeo “Bettina do 1 milhão de reais” da empresa Empiricus em comentários dos internautas publicados na plataforma YouTube. Para dar conta desse objetivo, revisamos os conceitos de marketing digital (KOTLER; KELLER, 2012; ARMSTRONG, 2003; TELLES, 2011) e de teoria da relevância (SPERBER; WILSON, 1986/2001, 1995), selecionamos os cinco primeiros comentários sobre o vídeo e os analisamos com as ferramentas descritivo-explanatórias da teoria da relevância. As inferências supostamente realizadas na elaboração dos comentários sugerem que, embora a empresa Empiricus tenha sido bem-sucedida em atrair a atenção de seus interlocutores, eles não validaram o conteúdo da mensagem, considerando-o implausível e ironizando-o.
  • Monografia Acesso aberto
    Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
    (2019-12) Pereira, Helena Liberato
    Esta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”.
  • Monografia Acesso aberto
    Entre o sagrado e o profano: uma análise de Claude Frollo na animação o Corcunda de Notre Dame sob a perspectiva da teoria da narrativa
    (2019-12) Machado, Emanuel Rodrigues
    Considerando a relevância dos estudos sobre a representação de aspectos religiosos no campo artístico, pesquisa-se sobre as concepções filosóficas de sagrado e profano a fim de analisar o antagonista Claude Frollo da animação O Corcunda de Notre Dame sob a perspectiva da teoria da narrativa. Para tanto, foram examinadas três cenas – O Pecado em Cada Ser (Exceto em Si), Os Ciganos Não Sobrevivem Entre Quatro Paredes e Fogo do Inferno – com intuito de problematizar e refletir sobre como o sagrado e o profano colaboram para a complexidade da personagem. Propondo-se lograr tais objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva fundamentada em fontes secundárias que sustentam a conclusão de que a esfericidade da personagem Frollo consiste na identificação com a instabilidade das crenças e práticas de pessoas reais.
  • Monografia Acesso aberto
    Imanência demoníaca: estudo da ausência do diabo no filme mãe! de Darren Aronofsky
    (2019-12) Silva, Diego José da
    A dada pesquisa consiste numa análise sobre a ausência da figura do diabo no filme Mãe! O filme trabalha uma série de metáforas e figuras bíblicas, porém a figura do diabo por alguma razão não aparece. Neste trabalho faço uma análise dos personagens presentes no filme com o intuito de chegar ao ausente o Diabo. Para tanto, parto de um referencial teórico de uma filosofia estruturalista de Umberto Eco, até chegar a uma filosofia pós-estruturalista, usando autores como Foucault, Derrida e Deleuze. Fazendo essa análise que parte do presente e caminha até o ausente, descubro um Diabo que se manifesta no filme Mãe! por meio de um plano de imanência que é inserido em todos os personagens presentes do filme, inclusive o próprio Deus.
  • Monografia Acesso aberto
    O hífen entre os gêneros masculino-feminino: de que maneira o fandom brasileiro do Boygroup “BTS” enxerga a masculinidade
    (2019-12) Luiz, Ana Paula Pacheco
    A pesquisa tem como objetivo analisar a maneira como as fãs brasileiras do boygroup BTS enxergam a masculinidade, fazendo uso de comentários resgatados no fansite btsbrasil_official, no Instagram. Ao analisar os comentários, categorizei-os como amantes e maternos. Para fundamentar a análise, usei autores que discutem questões de gênero, como Virginie Despentes e Jun Sun, além de trazer Foucault, que fala do homem afeminado historicamente. Os autores que discorrem sobre como nos tornamos objetos e consumidores perante a sociedade capitalista, como Byung-Chul Han e Guy Debord, também foram de extrema importância para essa pesquisa. Além disso, Sigmund Freud fundamentou questões sobre maternidade. Essa pesquisa, então, possui caráter qualitativo, além de ser documental e bibliográfica, pois selecionei comentários e analisei-os. Com a análise, cheguei à conclusão de que ambas as categorias coisificam sexualmente os cantores coreanos, por conta da masculinidade suave, porém, as fãs como figuras maternas o fazem de acordo com a maternidade compulsória e o complexo de Édipo, enquanto as fãs como amantes os sexualizam e fantasiam que são suas namoradas e proprietárias.
  • Monografia Acesso aberto
    A representação da mulher negra na publicidade da cerveja devassa tropical dark
    (2019-12) Lima, Amanda Duarte
    É possível compreender a influência e o poder de persuasão, molde de condutas interpessoais, fonte de informação, que as campanhas publicitárias exercem na vida das pessoas. Esse podertem crescido cada vez mais com o advento das novas tecnologias de comunicação. A publicidade/propaganda está em todo o lugar, nos celulares, computadores, televisores, entre outros dispositivos eletrônicos usados nos dias de hoje. No entanto, é preciso reconhecer que, embora muitas dessas campanhas voltem seu conteúdo para boas atitudes e comportamentos do mundo contemporâneo, há ainda aquelas que invalidam lutas de grupos que não se veem bem representados nesses tipos de discursos da publicidade e propaganda. Um exemplo disso é a campanha publicitária da marca de cerveja Devassa, intitulada Tropical Dark, lançada entre os anos 2010 e 2011, que teve por objetivo divulgar a cerveja preta. Essa campanha, neste trabalho,não será analisada apenas enquanto texto verbal, mas também como texto não-verbal, uma vez que usa a imagem de uma mulher negra fazendo alusão à coloração da bebida anunciada nos seguintes dizeres: “É pelo corpo que se reconhece a verdadeira mulher negra. Devassa negra, encorpada, estilo dark ale, de alta fermentação, cremosa e com aroma de malte torrado”. Com base neste enunciado, fundamentada pela teoria da Análise do Discurso, esta pesquisa propõeanalisar como se dá a leitura e a interpretação da representação da mulher negra na campanha publicitária supracitada.
  • Monografia Acesso aberto
    O escola sem partido e liberdade de expressão: a deriva dos sentidos na política
    (2022) Ricardo, Carolini Carolini
    A partir do modo como a escola vem sendo invadida por projetos de pauta conservadora, passamos a nos interrogar como tais propostas acabam produzindo seus efeitos, mesmo tomando, em comum, o professor e a própria escola como ameaças à sociedade. Diante dessa preocupação, objetivamos neste trabalho analisar se/como o Projeto “Escola Sem Partido” (ESP), que ganhou forte destaque em relação aos demais, se transforma em maneiras de o Estado regulamentar nossos corpos pelo jogo que faz com o direito à liberdade de expressão. Sob os pressupostos da Análise de Discurso de linha materialista, nossa pesquisa usará como corpus o texto do Projeto de Lei nº 193, proposto no Senado Nacional, o texto da Constituição Federal de 1988 e o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), todos a partir do modo como enunciam a questão da liberdade de expressão. Ao fim da trajetória, podemos vislumbrar como o Estado utiliza de movimentos como o ESP para controlar nossos corpos.
  • Monografia Acesso aberto
    Onde vivem os monstros: a melancolia no fantasiar de uma criança
    (2022) Graciano Berneira, Higor
    Onde Vivem os Monstros é um filme baseado em um livro infantil que traz como protagonista uma criança chamada Max. Durante um conflito com sua mãe, ele foge de casa e chega a uma ilha onde vivem monstros. Baseando-se em teorias de Sigmund Freud, Jacques Lacan e Robert Burton, esta monografia analisa a melancolia e a fantasia presente no longa-metragem. A metodologia é qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório. Conclui-se que Max é uma criança melancólica e a fantasia vivida na ilha dos monstros é um rearranjo especular do Eu.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância dos clássicos literários a partir da obra Os Bruzundangas, de Lima Barreto
    (2021-12) Melo, Ronaldo Alves de
    O trabalho tem como objetivo problematizar a importância dos clássicos literários no contexto escolar, defendendo a sua permanência e inclusão na Educação Básica como um instrumento que possibilita a reflexão e a compreensão sobre o contexto político brasileiro, sobretudo no início do século XXI. Neste sentido, o estudo procura demonstrar a relevância da leitura interpretativa da obra Os Bruzundangas, do autor Lima Barreto, considerando a obra, um retrato satírico do Brasil durante o século XX no período da Primeira República, como possibilidade para dialogar, em determinados aspectos, com o contexto político do início deste século XXI. Sendo assim, a escolha da obra Os Bruzundangas, se justifica, principalmente, por conta da relação que ela estabelece com a atualidade, isto é, devido às significações que ela nos permite fazer sobre nossa contemporaneidade na realização de sua leitura. Para alcançar o êxito no referido objetivo, o presente trabalho divide-se em quatro capítulos principais que tematizam a leitura na escola, a importância dos clássicos literários na escola, a obra de Lima Barreto, e o livro Os Bruzundangas, sendo realizadas, respectivamente, discussões sobre a leitura enquanto atividade escolar; sobre os clássicos literários, como obras atemporais e necessárias na escola; sobre a vida e obra de Lima Barreto; e sobre a obra Os Bruzundangas, enquanto possibilidade de evidenciar o diálogo entre aspectos do contexto brasileiro no início do século XX e a atualidade. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, tendo como aporte teórico autores que nos ajudam a refletir sobre as temáticas abordadas em cada capítulo e assim apresentadas: A leitura na escola: Ivanda Martins (2009), Regina Zilbermann (2009), Roland Barthes (1987), Annie Rouxel (2012), Tzvetan Todorov (2012); A importância dos clássicos literários na escola: Thomas Stearns Eliot (2014), Italo Calvino (1993), Celdon Fritzen (2017), Antônio Candido (1989), José Luiz Fiorin (1999), Ana Maria Machado (2002), Arthur Schopenhauer (2012), Marinês Paloschi Rodrigues (2016); A obra de Lima Barreto: Lilia Schwarcz (2017), Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto de Moura (1991), Jonatan de Souza Santos (2016); Os Bruzundangas: uma sátira à classe política brasileira: Valentin Facioli (2001), Alfredo Bosi (1994), Roberto Remígio Florêncio, Carlos Alberto dos Santos e Vlader Nobre Leite (2020), José de Souza Martins (1994), Décio bento José da Silva (2014), Daniela Palhuca do Nascimento Queiroz (2020).
  • Monografia Acesso aberto
    "Eles grasnam, mas ninguém sai da frente": Análise de Tira Conforme a Teoria da Relevância
    (2021-11-22) Sá, Sônia Maria Leite
    Mobilizando o aparato descritivo-explanatório da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995), analisamos neste trabalho de conclusão de curso três questões de interpretação de uma tira das personagens Frank & Ernest, de Bob Thaves, publicada originalmente em O Estado de S. Paulo e selecionada para abrir o nono capítulo do terceiro volume da coleção Português: contexto, interlocução e sentido, de Abaurre, Abaurre e Pontara (2016) destinado à articulação das orações. Na tira, Frank alerta Ernest que “os gansos são muito mal-educados em trânsito... Eles grasnam, mas ninguém sai da frente”, sugerindo que o comportamento dessas aves migratórias é análogo ao comportamento de motoristas. Se as duas primeiras questões visam a localizar informações no enunciado de Frank e a identificar a estrutura adversativa do final de seu comentário, a terceira questão é verdadeiramente interpretativa. Ela demanda que o estudante revise a interpretação mais evidente de que a fala de Frank se refere ao comportamento das aves em migração em direção a uma interpretação segundo a qual a crítica da tira se dirige ao comportamento “irracional” de os motoristas buzinarem em situações de engarrafamento, mesmo sabendo que os demais motoristas não podem sair da frente. Essa analogia somente é possível se o estudante perceber a utilização estratégica dos itens lexicais ‘em trânsito’ na primeira parte do enunciado de Frank.
  • Monografia Acesso aberto
    A subversão da imagem da bruxa no imaginário coletivo pela inquisição: caso Ursula Kempe
    (2022) de Brida, Beatriz
    O presente trabalho procura analisar a subversão da imagem da bruxa pela Inquisição por meio do estudo do caso de Ursula Kempe, acusada e julgada por bruxaria em 1582, em St. Osyth, no condado de Essex, Inglaterra. O modo como essa transição de imagem acontece no imaginário coletivo, sendo ressignificada, norteia o trabalho. Para cumprir nosso objetivo, mobilizamos uma pesquisa qualitativa e de caráter bibliográfico, fundamentando-se em livros e artigos sobre a temática e estudos de gênero. Para a análise, usamos a hermenêutica simbólica. Ao fim da trajetória, podemos vislumbrar como a imagem de Ursula é modificada e negativada pela Inquisição, em uma ocorrência que reincide na história.
  • Monografia Acesso aberto
    Bento, Capitu e o requadro: análise da adaptação para os quadrinhos de Dom Casmurro por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf com base na teoria da adaptação de Linda Hutcheon
    (2019-12) Cardoso, Mylena Bagio
    Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, do ponto de vista da Teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2013), a adaptação para os quadrinhos da obra Dom Casmurro de Machado de Assis por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf (2012). Sendo uma pesquisa explicativa e descritiva, são apresentadas a obra original e a adaptada, bem como se exploram os conceitos propostos pela Teoria da adaptação. Visto ser a obra adaptada uma transposição para a mídia dos quadrinhos, procede-se também a uma revisão dos conceitos e elementos desse gênero, conforme expressos por Eisner (2001), McCloud (2005) e Vergueiro (2009). São considerados aspectos do processo de adaptação, especialmente elementos preservados, omitidos e transformados durante a transposição de gênero e mídia. Como recorte, opta-se por momentos emblemáticos da obra original, a fim de demonstrar como se deu o processo adaptativo.