O benefício de prestação continuada para pessoas com autismo: como a concessão do benefício afeta a vida cotidiana de uma pessoa portadora do tea.

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022-06-15

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Almeida Neto, Francisco

Orientador

Honorato, Gustavo

Coorientador

Resumo

O exposto trabalho dedica-se a finalidade de apresentação da realidade de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e como esse valor influencia no cotidiano de cada família, bem como identificar o grau de dificuldade enfrentado por familiares para receber o deferimento do benefício pelo poder judiciário, analisando o sistema da Seguridade Social, para expor o autismo sob a perspectiva médica e de apontar a forma de avaliação do grau de incapacidade que influenciam as decisões judiciais. As referências bibliográficas e metodologias usadas para a pesquisas vão desde leis, (Lei 8.742/93, conhecida como Lei Orgânica da Seguridade Social e a Lei 12.764/12, conhecida com a Lei Berenice Piana), além de análises de doutrinas de autores renomados no Direito Previdenciário, de artigos científicos e trabalhos de conclusão de cursos. É objeto de pesquisa deste trabalho a investigação de dados, diante de informações, da forma como os peritos e juízes apresentam um critério para laudos e decisões, respectivamente, favoráveis.

Palavras-chave

TEA (Transtorno do Espectro Autista), Autismo, Assistência Social, Direito Previdenciário, Benefício de Prestação Continuada

Citação

Coleções