Odontologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 216
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Aumento de coroa clínica para reabilitação oral: um relato de caso
    (2023-06-16) Souza, Felipe Caetano de
    O presente trabalho é um Relato de caso sobre uma cirurgia periodontal no que se refere a um aumento de coroa clínica para reabilitação oral, por conta de uma hiperplasia gengival de uma paciente na clínica odontológica da Unisul em Tubarão. O desnivelamento por excesso gengival aparente possui fatores etiológicos como o crescimento vertical maxilar, lábio curto, hiperplasia gengival, dentes pequenos hiper motricidade labial e/ou irrupção passiva alterada. Faz-se necessário conhecer as possibilidades de tratamento periodontais que visam corrigir estas alterações visto que a gengiva representa uma parte importante na estética do sorriso, juntamente com os dentes e lábios, além de possuir impacto direto na função. Quando em excesso, pode influenciar negativamente nas técnicas de higienização, favorecendo a progressão de doenças gengivais e periodontais, além, de facilitar o acúmulo de resíduos subgengivais e potencializando o acúmulo de bactérias e formando caries. O objetivo do presente estudo consistiu em relatar um caso de aumento de cora clínica para reabilitação oral. A paciente apresentou-se com queixa em relação a sensibilidade nos dentes bem junto a dor e estética e á desarmonia do sorriso, sendo observado características de sorriso gengival com alteração da forma dos dentes, prejudicando a estética e favorecendo o acúmulo de placa subgengival. O tratamento proposto envolveu uma cirurgia periodontal de aumento de coroa clínica. O aumento de coroa clínica realizado através da técnica de retalho de espessura total com osteotomia apresenta resultados funcionais e estéticos favoráveis, desde que as propriedades do tecido periodontal sejam respeitadas.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Planejamento de marketing para um restaurante em Laguna/SC.
    (2023-06-29) Sant'Anna, Izabel
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um plano de Marketing Digital para a empresa Restaurante Praça Di Anita. Na fundamentação teórica foram abordados os temas de estudo: Marketing; Marketing 5.0; e Mídias Sociais. A metodologia utilizada é qualitativa aplicada, descritiva e estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizada a pesquisa por meio de forms com questionários a fim de conhecer e entender o público que frequenta o estabelecimento. De acordo com a análise feita através da pesquisa pode-se desenvolver um plano de ação para que a empresa atinja os objetivos propostos. Pode-se identificar o IPHAN como uma ameaça do Restaurante Praça Di Anita pois mesmo que seja uma instituição de preservação, muitas das melhorias propostas pelo proprietário são barradas pela instituição. Como ponto forte da empresa podemos destacar a experiência no mercado, a empresa é consolidada e possui mais de vinte anos de atuação. Identificado como fraqueza a falta de estacionamento próprio e também a falta de atuação nas redes sociais. E como oportunidade a exploração de investimento nas redes sociais para que assim seja reconhecido por meio do digital. Por fim, a autora propôs por meio do quadro de ações 5W2H um planejamento para que o estudo realizado seja colocado em prática com sucesso.
  • Monografia Acesso aberto
    Leucoplasia e suas particularidades: uma revisão de literatura
    (2023-06-13) Carvalho, Aliny Esmeraldino Souza de
    A Leucoplasia Oral é uma placa ou mancha branca, potencialmente maligna, não removível por raspagem e que não pode ser caracterizada como nenhuma outra lesão. Apresenta características clínicas variadas e seu aspecto histopatológico é essencial para a definição do diagnóstico definitivo. Assim, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre as Leucoplasias Orais, a fim de coletar e revisar informações que possam nortear a conduta frente à identificação dessas lesões, conscientizando também leitores e Cirurgiões-Dentistas sobre a importância da anamnese, exame clínico detalhado e diagnóstico precoce. Para isso, foram utilizadas as bases de dados PubMed, LILACS, Web of Science, Science Direct e SciELO, além de buscas em livros consagrados na literatura. Foram selecionados trabalhos em português e inglês, publicados a partir de 2000. Os resultados mostraram que a Leucoplasia Oral é uma das lesões pré-cancerizáveis mais comuns na cavidade bucal. O grau de displasia epitelial obtido a partir do tecido biopsiado é considerado um marcador padrão ouro tanto para o diagnóstico definitivo, quanto para a identificação das chances de transformação maligna da lesão. Estudos vêm sendo realizados para observar outros indicadores de malignização que possam ser associados ao resultado da biópsia. Concluiu-se, assim, que como o câncer bucal é um problema público de saúde e por vezes só é detectado em fases mais avançadas, saber identificar as lesões que o precedem é essencial para o diagnóstico, tratamento e bom prognóstico dos pacientes. Conhecer a Leucoplasia Oral e suas particularidades é fundamental para nortear o trabalho dos Cirurgiões-Dentistas na detecção precoce de alterações morfológicas que podem levar a uma neoplasia maligna.
  • Monografia Acesso aberto
    Osteorradionecrose com tratamento em câmara hiperbárica
    (2023-06-12) Nunes, Brena Fernandes
    Os prejuízos da oncoterapia acarretam em complicações severas na região dos maxilares, e um deles é a osteorradionecrose, uma reação desfavorável onde o osso irradiado torna-se debilitado. O tratamento da ORN é desafiador para os cirurgiões dentistas e pacientes. Com o propósito de tratar a doença, estudos mostram a potencial efetividade da oxigenoterapia hiperbárica (OHB). O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa a partir de uma revisão de literatura integrativa sobre osteorradionecrose com tratamento em câmara hiperbárica. Foram utilizadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, SciElo e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos em inglês e português publicados a partir do ano de 2001. Os resultados mostram que o cirurgião dentista deve estar preparado para intervir diante da prevenção e do tratamento da ORN, visto que é uma grave complicação da RT, e que altera drasticamente a qualidade de vida dos pacientes, nesse cenário, a OHB demonstrou excelentes resultados para o tratamento prévio, durante e após radioterapia.
  • Monografia Acesso aberto
    Artroscopia e artrocentese de atm em paciente com disfunção temporomandibular articular
    (2023-06-12) Pacheco, Maria Eduarda dos Santos
    A Articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação complexa do corpo humano que permite movimentos rotacionais e translacionais, mas, por necessitar acomodar adaptações oclusais, musculares e cervicais está sujeita às disfunções temporomandibulares (DTMs). As DTMs abrangem uma gama de alterações clínicas articulares e musculares, e são consideradas um problema de saúde pública que afeta parte da população brasileira. Essas alterações podem influenciar significativamente a saúde dos indivíduos, o bem-estar e qualidade de vida dos mesmos. Por este motivo, em alguns casos, é necessário realizar o tratamento, diminuindo a dor e reestabelecendo função. Atualmente, há diferentes técnicas para o tratamento da DTM, desde técnicas mais conservadoras a tratamentos cirúrgicos e, durante a evolução desses tratamentos, foi desenvolvida a técnica da artrocentese de ATM e a técnica da artroscopia de ATM. Esses dois procedimentos são cirúrgicos e minimamente invasivos, possuem vantagens e desvantagens que devem ser analisadas e são empregados em diferentes situações, cabendo, então, ao profissional, conhecer as técnicas e as suas aplicações.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Efeito antimicrobiano dos óleos essenciais na endodontia revisão integrativa
    (2023-06-12) Silveira, Letícia
    A permanência de E. faecalis no interior do sistema de canais radiculares após modelagem, desinfecção e obturação é o principal responsável pelo insucesso do tratamento endodôntico. Neste sentido vem se buscando outras substâncias, como os óleos essências com propriedades antimicrobianas capazes de eliminar o E. faecalis sem causar efeitos adversos. O objetivo deste trabalho foi identificar os principais óleos essenciais utilizados na endodontia. Por meio de uma revisão integrativa da literatura a partir da busca de artigos, nos anos de 2003 a 2022 nas bases de dados Pubmed, Latin American na Caribbean Center on Health Sciences (Lilacs), Embase, Science Direct e Google Scholar em outubro de 2022. Os artigos selecionados foram anexados no programa de gerenciador de referências Mendeley®, utilizado para excluir artigos duplicados e organizar as referências. Após seleção dos artigos pelos critérios de inclusão, dos 73 artigos selecionados na primeira fase, os dados referentes a tamanho da amostra, objetivo, metodologia, resultados e conclusão foram extraídos de 18 artigos. Oito estudos utilizavam os óleos essências como substância irrigante e dez como medicamento intracanal, todos os estudos realizados foram in vitro, sendo possível concluir, que embora os óleos essenciais não possuam eficácia superior às substâncias de referência, os resultados são satisfatórios sendo, no entanto, necessário mais estudos em especial in vivo para avaliar o comportamento em ambiente clinico e no ambiente bucal.
  • Monografia Acesso aberto
    Diagnóstico e fatores de risco associados à hipomineralização molar incisivo (HMI): revisão de literatura
    (2023-06-27) Livramento, Ana Paula Rohling
    A HMI (hipomineralização molar incisivo) é uma condição com alta prevalência mundial caracterizada por defeitos de desenvolvimento qualitativos do esmalte que afetam pelo menos um molar permanente, podendo envolver ou não os incisivos permanentes. Suas consequências estruturais no esmalte dentário caracterizam-na como um distúrbio de desenvolvimento altamente desafiador nos casos mais graves que apresenta funções mastigatórias alteradas e requer tratamento extensivo dos dentes afetados logo após a erupção. São citados como fatores de risco os pré, peri e pós-natais, bem como fatores ambientais, sistêmicos e genéticos. Nesse sentido, frente ao grande aumento dessa condição dentária, o objetivo da presente revisão foi apresentar as características clínicas para diagnóstico e os principais fatores de risco (causais) associados à HMI através de uma revisão de literatura. O presente foi embasado em artigos recentes indexados nas bases de dados PubMED, SciELO e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos publicados em português e inglês, nos últimos 5 anos e com títulos pertinentes ao tema. Os dados selecionados foram obtidos através da leitura dos artigos na íntegra, sendo agrupados posteriormente em categorias, a fim de sistematizar os achados de forma lógica e agrupando os resultados encontrados. Os dentes afetados geralmente apresentam, nos casos de maior gravidade, colorações branco-opaco, amarelo ou marrom, com ou sem quebra pós-eruptiva. Pode-se concluir que o diagnóstico diferencial da HMI pode ser realizado, baseado em histórico médico e odontológico, aliado à aparência clinica das lesões, com outros tipos de defeitos de desenvolvimento no esmalte (fluorose, hipoplasia do esmalte e amelogênese imperfeita), além de outras condições como lesão de cárie por mancha branca e hipomineralização traumática. A melhor idade para um diagnóstico correto da HMI é aos oito anos, pois os incisivos e primeiros molares permanentes já irromperam. Dentre os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento da HMI, são os principais: intercorrências durante o parto, alterações genéticas, doenças infecciosas e febre alta nos primeiros três anos de vida da criança.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Efeitos do cigarro eletrônico no periodonto: revisão integrativa
    (2023-06-14) Machado, André Gomes
    O cigarro eletrônico vem se tornando popular, em especial entre os jovens a partir dos 16 anos, por acreditarem ser menos nocivo do que o cigarro comum. Embora possuam melhor odor do que o cigarro comum, os cigarros eletrônicos uma serie de substâncias químicas em sua composição incluído a nicotina que atuam sobre a microbiota da cavidade bucal, com aumento do biofilme dental e processo inflamatório com impactos periodontais. Diante do exposto foi objetivo desta revisão integrativa da literatura verificar o impacto da uso do cigarro eletrônico sobre os parâmetros periodontais. A partir dos descritores foi realizada uma busca de artigos nas bases de dados PubMed, SciELO, Google Schoolar, Web of Science e Embase. Os artigos foram então anexados e agrupados no programa Mendeley®, de acordo com a base de dados pesquisada. Como resultado, foram identificados 389 artigos e, após a retirada da duplicação, 84 permaneceram, passando primeiramente por uma análise de título e resumo, resultando em 45 artigos. Os estudos selecionados foram conduzidos no período entre 2018 e 2022, publicados nos Estados Unidos da América, Coréia do Sul e Arábia Saudita. No total, foram selecionados seis estudos, sendo três estudos transversais e três longitudinais. Três tratavam sobre a associação entre o uso de cigarro eletrônico e convencional com a doença periodontal. Um artigo comparou, além do uso de cigarro eletrônico e convencional, também de narguilé e não fumantes, enquanto outro artigo avaliou somente as características periodontais de usuários de cigarros eletrônicos. Também foram relatados dados acerca da alteração na composição bacteriana da microbiota oral em pacientes usuários de cigarros eletrônicos e risco de desenvolvimento de doença periodontal. Pode-se concluir que há consenso na literatura os impactos negativos do uso do cigarro eletrônico sobre o periodonto em especial pela presença da nicotina em sua composição e pelo vapor que produz aumentando o risco de doença periodontal.
  • Monografia Acesso aberto
    Odontíase: possíveis sinais e sintomas relacionados a erupção de dentes decíduos
    (2023-06-12) Amaral, Paula Lima
    A erupção dentária é um processo fisiológico e universal em que os dentes migram para sua posição funcional na cavidade bucal. Esse processo ocorre em várias etapas e pode estar relacionado com desconfortos no bebê. O termo odontíase está ligado ao conjunto de fenômenos, ocasionados pela erupção dos germes dentários, ou seja, sinais e sintomas locais e sistêmicos que podem ocorrer durante o irrompimento dos dentes decíduos. O propósito deste trabalho foi realizar uma análise literária sobre a odontíase, relatando suas possíveis manifestações locais e sistêmicas. Os principais sinais e sintomas relacionados a odontíase são coceira ou inflamação gengival, sialorreia, febre, irritabilidade, desconforto gastrointestinal e falta de apetite. Algumas opções de tratamento para os sintomas da odontíase incluem oferecer bebidas e alimentos gelados, mordedores específicos para bebês e o uso de alguns medicamentos. É importante que os profissionais da saúde saibam identificar corretamente os sinais e sintomas da odontíase para que possam realizar uma avaliação e diagnóstico preciso, fornecendo orientação adequada aos pais, visando instituir adequado tratamento para o alívio do desconforto neste período para o bebê.
  • Monografia Acesso aberto
    Fatores de risco da cárie dentária em crianças do Brasil - uma revisão de literatura
    (2023-06-12) Araujo, Karine da Silva
    A cárie dentária atualmente é descrita como uma doença crônica e infecciosa de etiologia multifatorial ligada diretamente a uma dieta inapropriada, repleta em açucares, juntamente com a falta de uma boa higienização bucal. Ela é vista como um dos grandes problemas de saúde pediátrica, na visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), por causa de sua alta prevalência e incidência significativa. O risco de cárie pode ser determinado como a probabilidade que o indivíduo possui de desenvolver a doença, conforme a análise das ocorrências de fatores de risco. Assim, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura para apontar fatores de risco da cárie dentária em crianças no Brasil. A coleta de dados desses artigos ocorreu por meio da base de dados dos seguintes meios de pesquisa: Google Acadêmico, SciElo e Pubmed. Foram selecionados 36 artigos que foram publicados entre os anos de 2014 e 2021. Conclui-se, diante da presente revisão de literatura, que há concordância e consenso acerca dos fatores de risco da cárie dentária e sua prevenção, existindo diversos fatores de risco para que ocorra a cárie dentária em crianças. Na maioria das vezes está ligado à sua posição sociocultural, hábitos deletérios como a falta de higiene e alto consumo de carboidratos, baixa frequência de atividades educativas e de idas a consulta odontológica, e falta de cuidados dos pais e responsáveis. A prevenção da cárie precoce na primeira infância é fundamental, envolvendo medidas como aconselhamento aos pais, boa higiene bucal, mudança de hábitos prejudiciais e visitas regulares ao dentista. Além disso, existem opções de tratamento disponíveis, com ênfase na preservação da dentição decídua e abordagens minimamente invasivas.
  • Monografia Acesso aberto
    Influência do uso de placas oclusais estabilizadoras em pacientes com distúrbios do sono: uma revisão de literatura
    (2023-06-13) Silva, Raissa Gomes da
    O sono fisiológico é essencial para reparação e regulação do corpo, sua privação pode desencadear doenças clínicas e psicológicas. Devido à necessidade do cuidado interdisciplinar, tem-se a área da Odontologia do Sono contribuindo nos distúrbios do sono Bruxismo, Apneia Obstrutiva do Sono e Ronco Primário. Os dois últimos, considerados distúrbios respiratórios do sono, são ocasionados por alguma dificuldade da passagem do ar. Já o Bruxismo é classificado como um distúrbio de movimento, o qual promove um contato não fisiológico dos dentes. Estes distúrbios podem ser encontrados isoladamente ou em conjunto em um mesmo indivíduo. Para o tratamento de Bruxismo é comum a utilização de placas oclusais estabilizadoras, introduzidas muitas vezes sem pensar na possibilidade de piora dos distúrbios respiratórios. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do uso de placas oclusais estabilizadoras em Apneia Obstrutiva do Sono e Ronco Primário. Uma busca na literatura foi realizada por meio das bases de dados EBSCO, LILACS, SciELO e PubMed. A princípio foram encontrados 247 títulos relacionados, após aplicação dos critérios de exclusão (revisão de literatura e artigos sem associação de placas oclusais estabilizadoras com os distúrbios do sono em questão) e inclusão (período de 2015 a 2023, disponibilizados na íntegra nos idiomas Inglês ou Português e utilização de placas que promovam aumento de dimensão vertical de oclusão e sem avanço mandibular) restaram 3 artigos. Conclui-se que placas oclusais estabilizadoras podem impactar nos parâmetros respiratórios e anatômicos, sendo de forma positiva ou negativa, promovendo a necessidade de acompanhamento ou até contraindicação a depender do paciente.
  • Monografia Acesso aberto
    Recessão gengival e os tratamentos ortodônticos: uma revisão de literatura
    (2023-06-15) Serafin, Rosenir
    A recessão gengival é o deslocamento da margem gengival apicalmente à junção amelocementária, podendo se apresentar em um ou mais dentes, causando estética indesejada e hipersensibilidade. As opções de tratamento para a correção das recessões incluem melhora nos hábitos de higiene, correção de traumas oclusais, eliminação do excesso de restauração na margem cervical, cobrimento restaurador e cirurgias que envolvem retalhos de tecidos subepitelial e enxertos. O presente trabalho é uma revisão de literatura a respeito da relação das recessões gengivais e os tratamentos ortodônticos. Os artigos foram selecionados através das bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, Elsevier e Pubmed. Conclui-se que o tratamento ortodôntico não é um fator principal de causa e quando associado a tratamento periodontal é uma excelente alternativa para melhora da recessão gengival, mas cada paciente deve ter um planejamento individual de acordo sua necessidade e sua condição clínica.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso da resina composta no tratamento do diastema interincisivos - uma revisão de literatura
    (2023-06-13) Neto, Germano Werncke
    A estética do sorriso tem sido relacionada à saúde bucal, possuindo interferência significativa na qualidade de vida dos indivíduos. O diastema é o espaço, a lacuna ou a ausência de contato entre dois ou mais dentes contíguos, podendo ser visto em qualquer região dos arcos. É mais frequente na região antero superior, pelo fato de ocorrer uma discrepância entre o tamanho dos elementos dentários e a maxila. As opções de tratamento para o fechamento de diastemas incluem correções com aparelhos ortodônticos, próteses fixas, laminados cerâmicos e restaurações diretas de resina composta. Uma alternativa para corrigir discrepâncias no tamanho e no formato dos dentes e realizar o fechamento dos espaços entre os dentes é o tratamento com restaurações diretas de resina composta. Esse procedimento é considerado minimamente invasivo e oferece resultados satisfatórios de forma previsível. Além disso, pode ser classificado como um procedimento prático e conservador. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica para buscar conhecimentos sobre a utilização de resina composta como tratamento para o fechamento de diastemas interincisivos. A metodologia utilizada foi por meio de um levantamento bibliográfico de artigos científicos, teses, monografias e livros que referenciam as restaurações estéticas no contexto geral e específico do tema proposto. Estes artigos foram selecionados por meio das bases de dados: Google Acadêmico, PubMed, Medline e Lilacs, na língua portuguesa e inglesa, entre os anos de 1995 e 2023. Conclui-se que o fechamento do diastema com resinas compostas é uma excelente alternativa para casos que possuam de 0,5 a 3 mm de espaço entre os dentes, desde que realizada a técnica de forma correta.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Levantamento do seio maxilar utilizando o sistema versah: relato de caso
    (2023-06-12) Corrêa, Luiza
    O levantamento do assoalho do seio maxilar é uma técnica utilizada para reconstrução óssea na região posterior da maxila em pacientes com reabsorção do osso alveolar ou pneumatização do seio maxilar. A insuficiência de osso nessa área é um desafio para a reabilitação com implantes. O procedimento conhecido como "sinus lift" pode ser feito por meio de três técnicas, sendo a mais recente a técnica de osseodensificação, uma nova abordagem que prepara o osso para implante dentário, preservando o osso triturado com a broca. O procedimento é realizado com brocas Densah Bur adaptadas do protocolo Versah, para preservar e compactar o osso em sentido anti-horário e cortá-lo com precisão em sentido horário, se necessário. A técnica acelera a recuperação e cicatrização, com fragmentos ósseos autógenos presentes no local de osteotomia facilitando a formação de novo osso. O presente trabalho relata um caso clínico de instalação de implante com a técnica de osseodensificação utilizando o sistema de brocas Versah para conquistar o levantamento do seio maxilar em apenas um passo cirúrgico.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Uso do enxaguante bucal a base de tea tree oil na cavidade oral
    (2023-06-13) Costa, Júlia Matias
    O enxaguante padrão referência da Odontologia, o Gluconato de Clorexidina, possui propriedades de amplo espectro, mas quando utilizado por mais de 14 dias causa efeitos indesejáveis que comprometem a terapia estipulada. Por isso, os óleos essenciais são substâncias alternativas na prevenção da colonização das bactérias, com destaque ao Óleo de Melaleuca, por sua ação antisséptica e anti-inflamatória torna-se um auxiliar na higienização. O presente estudo visou identificar a percepção quanto ao uso do enxaguante bucal a base de Tea Tree Oil. Trata-se de um estudo de intervenção longitudinal realizado com 20 participantes de 29 a 71 anos, por meio de um questionário com 7 perguntas, em 6 tempos T0 (baseline), T1, T2, T3, T4 e T5, em que utilizaram o enxaguante em T1, T2 e T3. Os 20 participantes finalizaram o estudo. Embora os resultados não tenham sido estatisticamente significativos, pode-se verificar a redução do efeito de sensação de queimação entre T4 e T5. Foi possível observar também a percepção favorável por parte dos participantes em relação ao uso do enxaguante a base de Tea Tree Oil.
  • Monografia Acesso aberto
    Aumento de coroa clínica com osteotomia utilizando o ultrassom piezoelétrico
    (2023-06-12) Zapelini, Malú Ghisi
    A tecnologia moderna tem impulsionado a área da saúde, proporcionando avanços significativos como o desenvolvimento de técnicas mais eficazes e o surgimento de aparelhos cada vez mais sofisticados. Na odontologia, isso não é diferente. Entre as técnicas utilizadas nas cirurgias odontológicas, destaca-se o uso do ultrassom cirúrgico piezoelétrico, que oferece maior segurança ao permitir o corte de tecido duro sem prejudicar o tecido mole. Este estudo avaliou a utilização do instrumento piezoelétrico em cirurgias de aumento de coroa clínica, bem como os benefícios da mesma. Durante a cirurgia, a piezoeletricidade é aplicada para transferir vibrações para as pontas do dispositivo, auxiliando na realização de osteotomias precisas no tecido ósseo. A piezocirurgia tem a vantagem de reduzir as sequelas pós-operatórias para o paciente, no entanto, é importante destacar que a cirurgia realizada com o ultrassom piezoelétrico possui desvantagens, como o tempo de corte mais prolongado e o custo mais elevado em relação aos métodos cirúrgicos convencionais. Em geral, a piezoeletricidade pode ser uma grande aliada do cirurgião dentista, proporcionando inúmeros benefícios e garantindo maior segurança ao operador, mas é preciso considerar seus prós e contras.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Estudo clínico para a comparação do fio liso de polidioxanona na correção da deformidade nasogeniana
    (2023-06-14) Leite, Bárbara Veronezi
    Introdução: A sociedade está cada vez mais utilizando os fios de sustentação para tratamento rejuvenescedor, com o aumento da expectativa de vida, aumenta também a busca por melhorias nos aspectos faciais, o sulco nasogeniano é uma característica que se estende desde o canto do nariz até o canto dos lábios e, com o passar dos anos se aprofunda ainda mais devido à flacidez da pele causada pela falta de colágeno, a perda natural de gordura da face e a perda de ácido hialurônico. Os fios de sustentação constituem um grande grupo de biomateriais sintéticos que são usados para dispositivos médicos, como sistemas de distribuição de drogas, implantes e fios cirúrgicos. A maioria dos produtos no mercado hoje é feita de polidioxanona, o fio de polidioxanona destacam-se por serem atraumáticos, possuem alta biocompatibilidade com os tecidos humanos, não apresentam caráter alergênico e piogênico. É um tratamento minimamente invasivo que serve para estimular colágeno na face, na pesquisa foi usado o fio de polidioxanona liso. Objetivo: Analisar os efeitos do fio de polidioxanona na deformidade nasogeniana. Métodos: O estudo foi composto por vinte pessoas na idade de vinte à sessenta e cinco anos. Este estudo foi realizado em pacientes que foram submetidos a procedimentos de harmonização orofacial com fios de polidioxanona, e foi comparado os resultados do antes e depois de trinta dias da colocação do fio. A metodologia escolhida está na semelhança do trabalho Gerges et al, 2021, para que os resultados obtidos possam ser mais significantes nos estudos comparativos. O procedimento foi realizado na Clínica Escola de Odontologia da Unisul e na Instituição Gustavo Molina. Os instrumentos de coleta de dados foi a escala de Merz. Foi feito fotografias antes do procedimento, no pós imediato e após trinta dias do procedimento, essas fotografias foram avaliadas baseadas na escala de MERZ.
  • Monografia Acesso aberto
    Aparelho ortodôntico autoligado - uma revisão de literatura
    (2023-06-13) Silva, Guilherme Seberino da
    O presente estudo teve como objetivo conhecer os benefícios que o aparelho autoligado pode proporcionar aos ortodontistas e aos seus pacientes quanto aos tratamentos ortodônticos. Essa revisão de literatura teve como base de dados para pesquisa as plataformas Google Acadêmico e PubMed, nesta pesquisa foram utilizados livros, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso, sem restrição de ano de publicação. Com esse estudo foi possível observar que o sistema autoligado passou por um boa evolução desde seu surgimento na década de 1930 até os dias atuais. O sistema autoligado apresenta vantagens como: menos tempo de cadeira ao paciente, menor acumulo de biofilme, e um menor índice de dor, as desvantagens que mais se destacam são: Valor elevado, difícil manuseio na colagem dos bráquetes, e problema para colocar o arco no slot. Quando o assunto é tempo de tratamento todos os sistemas comparados ao autoligado apresentaram um tempo de tratamento semelhante.
  • Monografia Acesso aberto
    Terapia manual no controle das disfunções temporomandibulares: revisão de literatura
    (2023-06-12) Rech, Carolina Santos
    A articulação temporomandibular, em seu funcionamento normal, realiza os movimentos de abertura, lateralidade e a protrusão da mandíbula. Faz parte do sistema estomatognático, portanto é extremamente importante para o equilíbrio e para o desempenho adequado das funções orofaciais. E a Disfunção Temporomandibular (DTM) são essas funções em desequilíbrio. A etiologia da DTM é multifatorial e na odontologia podemos, partir do quadro clínico, realizar aconselhamento e, de acordo com a necessidade, prescrever medicação como relaxantes musculares, analgésicos, reposições vitamínicas, anti-inflamatórios. Podemos também confeccionar placas oclusais para o controle de DTMs e indicar o paciente para outro profissional, permitindo avaliação e tratamento integrados para cada situação e realizando o diagnóstico diferencial, além da aplicação de técnicas especiais em que a Escala Visual Analógica (EVA) e o índice analgésico são utilizados para mensurar a dor. O tratamento integrado de várias áreas demostrou uma diminuição evidente na intensidade da dor, e o uso da terapia manual são definidos como manipulação dos tecidos moles, com finalidade de produzir efeitos sobre vários sistemas, caráter reversível e com o intuito de devolver a função da articulação comprometida. Com base na literatura pesquisada, a sua grande maioria afirma que há eficácia quanto à terapia manual aplicada a DTM, com e sem terapias associadas, sendo que com terapias associadas sua eficácia é maior. Os autores pesquisados são praticamente unânimes em afirmar que a terapia multidisciplinar é o mais recomendado para o tratamento individualizado e obtenção de resultados eficazes na terapia e controle das DTMs.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Odontoma composto associado a dente impactado: relato de caso
    (2023-06-14) Neto, Rui Esmeraldino
    Os odontomas são lesões calcificadas comuns na cavidade bucal, principalmente em crianças e jovens adultos. Embora enquadrados como tumores odontogênicos, alguns autores os consideram como manifestações de desenvolvimento (hamartomas) no qual todos os tecidos dentais estão representados. O odontoma composto é o mais frequente e é caracterizado pela presença de dentículos anormalmente pequenos. O tratamento para os odontomas é sua total remoção cirúrgica, com o prognóstico bastante otimista e raros os casos de recidiva. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de remoção cirúrgica de um odontoma composto diagnosticado na clínica odontológica da Universidade do Sul de Santa Catarina em Tubarão. No caso relatado, a lesão estava associada a retenção prolongada do dente decíduo 83 e a não erupção do dente canino 43, visando futuramente tracionar o elemento impactado por meios ortodônticos, para preservar o elemento dentário incluso e possibilitar sua erupção. Com a realização da cirurgia sem intercorrências e dentro das normalidades da biossegurança, o prognóstico para o paciente é bastante favorável.