Pedagogia

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Documentação pedagógica na educação infantil: um encontro entre protagonismo das crianças e autoria do professor
    (2023-06-30) Reis, Ailla Cardoso dos
    A presente pesquisa busca analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a autoria dos professores e o protagonismo das crianças no cotidiano educativo. Em termos metodológicos, a pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, a partir da pesquisa documental. A investigação parte do estudo de documentos, neste caso as documentações pedagógicas, que serão analisadas a partir da técnica de análises de conteúdo (BARDIN, 2016). A partir dessa perspectiva, elegemos como instrumento metodológico um conjunto de três documentações que foram construídas por professoras que atuam na Educação Infantil pública, no período de agosto até novembro de 2022. Como problema de pesquisa elegeu-se: O que contam as documentações pedagógicas sobre a autoria dos professores e o protagonismo das crianças no cotidiano educativo? Como resultado identificou-se educadores que exercem uma prática autoral, que através de narrativas contam o percurso junto ao grupo no cotidiano institucional. As falas e desenhos das crianças encontradas nas documentações analisadas, denotam crianças ativas que protagonizam suas ações.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Brincar heurístico: a brincadeira das crianças de 4 e 5 anos de idade no espaço da educação infantil
    (2023-06-30) Walter, Jayne Ferreira
    A presente pesquisa busca analisar as contribuições da brincadeira livre com objetos não estruturados ou de largo alcance para as crianças de 4 e 5 anos em ambientes de vida coletiva, por meio de propostas que promovam a exploração, a descoberta e a autonomia, como o brincar heurístico e o cesto dos tesouros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e teve como sujeitos participantes dezenove crianças de 4 e 5 anos de idade, uma professora e uma auxiliar que habitam na sala da educação infantil de uma escola localizada no município de Braço do Norte, ao sul de Santa Catarina. Traçou-se como problema de pesquisa: quais as contribuições da brincadeira livre com objetos não estruturados ou de largo alcance para as crianças entre 4 e 5 anos em ambientes de vida coletiva, por meio de propostas que promovam a exploração, a descoberta e a autonomia, como o brincar heurístico e o cesto dos tesouros? No livre brincar, a criança precisa ser considerada um sujeito ativo, potente, criativo e com capacidade para realizar escolhas. Nas ações das crianças diante dos materiais não estruturados e suas possibilidades, sua autonomia precisa ser respeitada, para que ela possa agir livremente explorando o ambiente ao seu redor, decidindo de que e como irá brincar. Nesse contexto, as crianças se relacionam entre si, criando significados e atribuições ao mundo. Percebeu-se que os materiais ampliam as relações entre as crianças, contribuindo, assim, para o processo de interação entre elas. Ressalta-se, ainda, a importância do espaço na educação infantil para as primeiras explorações que as crianças fazem, seja nos espaços internos, seja externos. Ao professor, cabe planejar o espaço, considerando-o um “segundo educador”, um parceiro que apoia a busca de aprendizados das crianças e seu desejo diante de tais materiais para brincar de forma autônoma e livre.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do lúdico na educação infantil: percepções e potencialidades para as ações pedagógicas
    (2023-06-21) Mendes, Nicole Campos
    O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de professoras da educação infantil sobre a relação da dimensão lúdica nas ações pedagógicas com as crianças. O trabalho foi realizado no CMEI Maria Lopes da Silva (Dona Pequena), localizado na rua Pedro Gonçalves, número 336, Vila Santo Antônio, Santa Catarina- SC, na percepção das professoras que atuam na Instituição. Foi utilizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório, qualitativo, documental, bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração de um questionário, com questões abertas, aplicada as professoras do CMEI e à gestora. Os professores foram contundentes ao apresentar as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, embora apresentando pequenas contradições entre a teoria e a prática, quando da utilização de jogos e brincadeiras e o processo de aprendizagem e desenvolvimento em alguns momentos e de maneira limitada. Na Educação Infantil, a ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas, como instrumento para o ensino de conteúdos, porém quando os jogos e brincadeiras são utilizados ou compreendidos como recursos pedagógicos, passam a assumir um caráter instrumental, perdendo o sentido de brincadeira, servindo somente como sistematização de conhecimento, ou seja, passam a ser usados para atingir resultados preestabelecidos. Portanto, vale ressaltar que as percepções das educadoras sobre o lúdico na educação infantil e as potencialidades para as ações pedagógicas devem atentar para o fato de que as crianças dão preferência ao lúdico essencial, pois brincando elas terão oportunidades de desenvolver habilidades psicomotoras, afetividade e concentração explorados de vários aspectos nos jogos, nas atividades lúdicas e nas brincadeiras.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Crianças surdas e suas implicações: um olhar para o atendimento educacional especializado na rede regular de ensino público estadual no município de Tubarão Santa Catarina
    (2023-06-20) Santos, Sandra
    Pretende-se nesta pesquisa contextualizar a temática do atendimento do aluno com deficiência auditiva (DA), nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de uma escola estadual do município de Tubarão (SC), tendo como objeto principal desta pesquisa analisa os aspectos relevantes no que tange o processo ensino aprendizagem desse aluno. Para alcançar esse objetivo elencou-se os seguintes objetivos específicos: conhecer o fazer pedagógico dos profissionais do AEE, com os estudantes surdos que ali estudam; identificar a legislação pertinente a implantação do AEE; analisar o papel do instrutor surdo dentro do AEE; conhecer como os gestores apoiam o AEE; destacar o uso das tecnologias com crianças surdas quando não são usuárias de libras (comunicação aumentativa alternativa); ressaltar a importância do instrutor surdo para o AEE. Trata-se de uma pesquisa aplicada, tendo como forma de abordagem do problema a pesquisa exploratória. Considera-se diante da pesquisa realizada que, aconteça a inclusão, será necessário esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista, como um ambiente de construção de conhecimento. Para isso, é necessário que a legislação seja cumprida e tenha um caráter amplo, favorecendo a construção de um ambiente acolhedor para o aluno do AEE, independente das dificuldades. Isso exige da comunidade escolar uma mudança de postura além da redefinição de papéis que possam assim favorecer o processo de inclusão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do uso das linguagens para o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais
    (2022-12-06) Pereira, Jaquelyne Luiz
    Este artigo apresenta um estudo sobre o uso das diversas linguagens no processo educativo das crianças. A questão problema: Como o uso das linguagens poderá potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem nos anos iniciais? Para responder a questão como objetivo geral definimos: compreender como o uso das linguagens poderá potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem nos anos iniciais. E como objetivos específicos: Identificar quais atividades são mais significativas para as crianças na escola. Investigar como as professoras escolhem as linguagens para serem utilizadas. Verificar quais linguagens são mais utilizadas na escola nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se configurou num estudo de caso, com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Ocorreu numa escola da rede privada do município de Imbituba e amostra foram 4 professoras do Ensino Fundamental e um grupo de crianças do segundo ano. A coleta de dados foi feita por um questionário, por meio de um forms, registro de documentação pedagógica, e entrevista, registro escrito e desenho, sobre as experiências das crianças na escola. Os dados permitiram perceber que o trabalho docente focado em propiciar as crianças o uso das múltiplas linguagens no seu cotidiano resultou em um aprendizado fundamentado, manifestado pelas crianças da escola.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Planejamento das práticas pedagógicas dos professores na educação infantil: aprendizagens em tempo de pandemia
    (2022-11-30) Corrêa, Ingrid Medeiros
    A presente pesquisa busca analisar as práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Imbituba (SC), no período de pandemia (2020). A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de campo em três Centros de Educação Infantil (CMEIS) daquele município. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se de um questionário contendo 6 (seis) questões abertas e 6 (seis) fechadas, as quais foram respondidas por 38 (trinta e oito) professoras, sujeitos da pesquisa. Como resultado, observou-se que práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras foram pautadas a princípio nas observações realizadas junto as crianças início do ano (antes da pandemia). Com o isolamento social, foram considerados no planejamento das práticas o diálogo com as crianças e suas famílias. A esse despeito sublinha-se o WhatsApp como meio de comunicação mais utilizado entre professoras, crianças e suas famílias. Com relação aos aprendizados as professoras destacam o fortalecimento das relações entre professoras e outros profissionais da creche na superação dos desafios enfrentados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O espaço na educação infantil: entraves e possibilidades
    (2022-11-29) Pacífico, Juliana
    Este artigo apresenta um estudo de caso de tipo exploratório e natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, entrevista com os professores, registros escritos e fotográficos. A amostra se constitui de um grupo de bebês de uma instituição da rede municipal de Jaguaruna. Tendo como tema o espaço na educação infantil. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Qual a relação existente entre a organização do espaço e o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil? Como objetivo geral estabelecemos: compreender a relação existente entre a organização do espaço e processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. A partir deste objetivo, desdobramos os objetivos específicos: Identificar se o planejamento das professoras propõe pensar a organização do espaço. Listar as dificuldades encontradas em relação a organização do espaço na educação infantil para o grupo de bebês. Elencar como as professoras se instrumentalizam para pensar estratégias para o espaço. Investigar as estruturas físicas da creche para o desenvolvimento das crianças. Os dados permitiram perceber que, dependendo de como o espaço for organizado, as ações das crianças podem ser potencializadas ou limitadas, podendo interferir nos seus aspectos afetivos, cognitivos, comportamentais e motores. Que o papel do professor é primordial na construção e utilização deste espaço, dando voz e oportunidade para que as crianças possam participar da construção de todo o espaço, não somente da sua utilização.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A ludicidade na educação infantil: conceitos e articulações.
    (2022-12-06) Mota, Sabrina de Souza
    O presente artigo aborda a ludicidade e o modo como tem se constituído na educação infantil. Acredita-se que a ludicidade pode ser mobilizada pelas materialidades que os professores disponibilizam. Com base nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo geral compreender as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças da educação infantil, e como objetivos específicos identificar a visão dos professores sobre o ludicidade, apontar qual a importância da ludicidade para as crianças da educação infantil, diferenciar os conceitos de brincadeira e jogo, além de demonstrar os benefícios da ludicidade para o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa também traz algumas considerações sobre os jogos e as brincadeiras e como estes atos influenciam na socialização das crianças. Para dar conta dos objetivos, optou-se por fazer um estudo de caso do tipo exploratório e de natureza qualitativa, utilizando-se da aplicação de um questionário via forms com professoras de uma instituição de Educação Infantil. Dessa forma, o estudo buscará proporcionar uma leitura mais consciente acerca da importância do lúdico na Educação Infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O brincar na era da tecnologia: implicações nas vivências das crianças
    (2022-12-06) Silva, Larissa Oliveira da
    O presente artigo visa analisar o brincar na era da tecnologia: implicações das vivências das crianças no contexto educativo. Acredita-se que a brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, tanto no âmbito social, quanto educacional, além de ser um direito assegurado por lei. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Quais as implicações envolvendo o brincar na era da tecnologia no contexto educativo? Como objetivo geral estabelecemos: Compreender o espaço que as tecnologias ocupam nas brincadeiras das crianças e suas implicações em seus contextos de vida. Logo, desdobramos os objetivos específicos, tais como identificar quais são as brincadeiras utilizadas pelas crianças atualmente; observar a influência da tecnologia nas brincadeiras; listar as implicações dos jogos tecnológicos na aprendizagem; A pesquisa constituiu-se de forma exploratória, de natureza bibliográfica e qualitativa, configurada com um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de contação de história, roda de conversa e entrevistas. A amostra foi realizada com um grupo de 23 crianças do segundo ano do ensino fundamental e 2 professoras que atuam nessa etapa de ensino educacional de uma escola da rede privada de ensino. Os dados permitiram perceber que sim, a brincadeira se modificou ao longo do tempo, mas sua essência segue a mesma, divertindo e auxiliando no ensino-aprendizado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A evolução do Grafismo e as representações do desenho na educação infantil
    (2022-12-08) Rodrigues, Ana Júlia Cardoso
    Este artigo apresenta uma pesquisa sobre evolução do grafismo e as representações do desenho na educação infantil. Considerando as etapas que as crianças percorrem durante a evolução do seu desenho até chegar a linguagem escrita. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Como ocorre as representações gráficas construídas pela criança na educação infantil? Como objetivo geral estabelecemos: Compreender como ocorre as representações gráficas construídas pela criança na educação infantil. A partir deste objetivo, desdobramos os objetivos específicos: identificar os diferentes processos de registros gráficos das crianças, analisar representações gráficas das crianças a partir dos desenhos das crianças; identificar as proposições e ações dos professores com base nos registros gráficos das crianças. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso. A coleta de dados que se deu por meio dos desenhos das crianças e questionário com as professoras. Os dados permitiram perceber a importância de acompanhar a evolução do desenho infantil.
  • Monografia Acesso aberto
    Relação professor-aluno e a importância da afetividade
    (2022) Lopes, Gabriele Sousa
    Esta pesquisa tem como tema a afetividade no processo de ensino aprendizagem entre professores e crianças. Como problema, de que maneira a afetividade influencia no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais? Em vista disso, foi definido como objetivo geral: compreender os significados da afetividade nas relações estabelecidas entre as crianças e professores do 4° ano dos anos iniciais. Foram elencados especificamente os seguintes objetivos: identificar a concepção de afetividade para os professores dos anos iniciais; reconhecer as memórias afetivas das crianças no espaço e tempo escolar; listar estratégias que mobilizem relações afetivas entre crianças e professores; elencar atitudes que as crianças mais gostam e quais elas menos gostam. A pesquisa constitui-se em estudo de caso, com abordagem da pesquisa, com análise qualitativa. Para que as respostas fossem obtidas, utilizamos como instrumento de coleta de dados inicialmente uma contação de história do livro “O Carteiro Chegou”, seguida de conversa mediada pela questão: “Memórias marcantes da minha trajetória escolar”, seguida por uma produção escrita sobre as memórias afetivas da escola e, uma entrevista gravada e transcrita. Foram entrevistadas 22 crianças de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I de uma escola Estadual. Os resultados alcançados através desta, nos evidenciaram que tanto para os professores quanto para as crianças, a afetividade influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual no ciclo alfabetizador do ensino regular de uma escola de Braço do Norte SC
    (2022) Ricken, Natalia
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os professores da rede regular de ensino público desenvolvem o fazer pedagógico de crianças com deficiência intelectual, no 3º ano do ciclo alfabetizador, considerando: estrutura da escola, formação inicial, formação continuada e metodologias voltadas para uma educação inclusiva. Quanto à metodologia, em relação ao procedimento de coleta de dados, utilizou-se um estudo de caso, no que se refere ao nível de profundidade, classifica-se como exploratória e com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado uma entrevista estruturada, com 15 questões relacionadas ao tema “Alfabetização e letramento, na perspectiva da educação inclusiva, no ciclo alfabetizador com crianças com deficiência intelectual”. A entrevista foi feita por meio da mídia social Whatsapp com um educador que trabalha diretamente com a criança com deficiência, na turma de 3° ano na E. E. B. Pe. Jacoob Luiz Neibel, localizada na cidade de Braço do Norte (SC). Pela análise dos dados, ficou evidenciado a essencialidade de um planejamento de formação continuada sobre o tema. Embora a professora tenha conhecimento sobre os processos de alfabetização e letramento, a apropriação da língua escrita e da leitura pela criança com deficiência intelectual tem suas especificidades. Para prover tais conhecimentos, torna-se fundamental os cursos de formação continuada, de modo que os professores possam desenvolver ações pedagógicas, no âmbito das práticas (metodologias, estratégias, recursos especializados etc.), para atender as peculiaridades de alunos com deficiência intelectual. Utilizou-se como referência, Magda Soares, Mortatti e Vygotsky, sendo assim pode-se garantir o seu desenvolvimento de forma integral, assegurando a sua inclusão na sociedade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Formação docente: percepções dos professores acerca das condições profissionais no cotidiano escolar
    (2022) Pereira, Amanda Garcia
    Este estudo que tem como tema: a percepção dos professores acerca das condições profissionais no cotidiano escolar. Justifica-se pela sua relevância, em função dos desafios incorporados nas funções exercidas pela profissão docente, a qual traz algumas implicações, visto que há grande complexidade na vivência e constante estado de tensão por conta das atividades a ela inerentes em formar o aluno no e prepará-lo para viver em sociedade. A pesquisa teve como problema central: Quais os maiores desafios e problemas enfrentados pelos professores no cotidiano escolar? Para responder a questão traçamos como objetivo geral compreender os principais desafios enfrentados pelos professores no cotidiano compreenderos principais desafios enfrentados pelos professores no cotidiano do ambiente escolar. Assim, para alcançá-lo tem-se como objetivos específicos: identificar as condições de trabalho dos professores; listar as causas que geram estresse e cansaço físico e mental; identificar ações preventivas para amenizar os problemas de saúde e estresse dos professores.Utilizou-se o método descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Acoleta de dados foi àpartir da aplicação de um questionário via formsà doze (12)professores, de uma (1) escola municipal do município de Jaguaruna e duas (2) escolasda rede estadualda Educação Infantil, e 1º ao 5º ano. A pesquisa permitiu constatar que é necessário proporcionar aos professores, valorização profissional possibilitando melhores condições de trabalho, apoio pedagógico e psicológico, menos burocracia, jornada de trabalho adequada, qualificação, formação continuada e maior tempo para planejamento inserido na carga horária de trabalho.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Materialidades disponíveis para crianças bem pequenas na educação infantil do Município de Treze de Maio.
    (2022-07-03) Passos, Amanda Silveira dos
    Na educação infantil o currículo se materializa no tempo e espaço organizado para que as crianças ampliem suas potencialidades através das experiências. Assim essa pesquisa traz para o cenário educacional a composição e a importância das materialidades que são disponibilizadas no cotidiano das instituições. A questão que norteou a investigação foi: Que concepções estão presentes na organização das materialidades nas salas das crianças bem pequenas na educação infantil? Diante desta, traçou-se como objetivo geral: compreender as concepções presentes na organização das materialidades em turmas bem pequenas na educação infantil. E especificamente destacaram-se como objetivos: identificar como é planejada a organização dos materiais e verificar os materiais/brinquedos disponíveis para as crianças no ambiente da creche. A pesquisa se constitui em um estudo de caso, com análise qualitativa. A amostra foi realizada em três grupos de crianças de três e quatro anos e as respectivas professoras de uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Treze de Maio, SC. A coleta de dados se deu por meio de observações, um questionário, a partir de questões norteadoras e registros fotográficos. Os resultados permitiram perceber que um dos principais pontos que se pode levar em consideração foi à falta de recursos e de materialidades para as crianças, pois como os brinquedos são compartilhados para toda a instituição, não há o suficiente para deixá-los expostos em apenas uma sala.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O processo de inserção de crianças com background migratório em uma Instituição Pública de Educação Infantil no município de Tubarão, SC
    (2022-12-05) Mendes, Victória de Medeiros
    A presente pesquisa busca analisar como ocorre o processo de inserção das crianças com background migratório em uma creche no município de Tubarão/SC. Por sujeitos de pesquisa, tem-se 1 professora, 1 auxiliar e um grupo de 10 crianças, sendo que deste grupo 1 criança com background migratório na creche II e 1 professora e um grupo de 12 crianças, sendo que deste grupo 1 criança com background migratório na pré-escola e as respectivas famílias das crianças imigrantes. Como problema de pesquisa elegeu-se: Como ocorre o ingresso de crianças com background migratório na creche, tendo por base a perspectiva do conceito de inserção? Foi possível observar que a relação das famílias imigrantes com as professoras é marcada por controversas, de um lado as professoras relatam as barreiras presentes no processo de inserção das crianças, destacando a dificuldade na comunicação com as famílias em razão da diferença no idioma, enquanto as famílias imigrantes descrevem o processo de inserção e acolhimento como satisfatório, não relatando possíveis barreiras ou ações que consideraram positivas. Na relação entre professoras e crianças, identificamos uma busca das crianças pela atenção e a compreensão dos adultos, principalmente para estabelecerem um diálogo e para darem significado a suas descobertas, tais manifestações eram de maneira geral acolhidas pelas professoras. No que diz respeito a interação das crianças entre seus pares observamos que apesar de estarem inseridas em um ambiente que muitas vezes limita suas ações e experiências, as crianças demonstram o desejo de brincar e interagir com o outro, o que nos possibilita afirmar que o brincar é a principal forma da criança ser, estar e conhecer o mundo, independente da nacionalidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A percepção dos educadores acerca das práticas de inclusão das crianças com deficiência na Educação Infantil
    (2022-12) Nandi Varnier, Vanessa
    Este artigo tem como objetivo geral compreender como os professores percebem a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil. Como objetivos específicos definiu-se: identificar o conceito de inclusão das professoras entrevistadas; investigar como se estabelecem as relações e interações entre as crianças com deficiência e as demais crianças e adultos do grupo; investigar quais práticas pedagógicas são efetivadas para que as crianças com deficiência sejam incluídas e identificar os principais desafios enfrentados no processo inclusivo. Trata-se de uma pesquisa de caso, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. A amostra constituiu-se de professoras que atuam na Educação Infantil de instituições de ensino municipal da rede pública e a coleta de dados se deu por meio de um questionário com questões abertas. As análises revelaram incoerências e acertos frente às práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da Educação Infantil no âmbito da Educação Inclusiva e que as interações acontecem, principalmente, através das brincadeiras. Os dados apontam ainda que os principais desafios frente à efetivação da inclusão estão relacionados à falta de formação continuada, suporte da equipe pedagógica, manejo dos alunos, respaldos legais, amparo governamental e a ideia de capacitismo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Experiência de gestores, funcionários, familiares, crianças e adolescentes em uma instituição não formal de Camboriú/SC
    (2022) Macagnan, Vanessa
    Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender qual o papel das instituições não formais de educação na formação integral de crianças, adolescentes, familiares e educadores que utilizam tal espaço. E como objetivo específico, destacam-se identificar a forma com que os trabalhos educacionais nesses espaços geram transformações no sujeito e na sociedade; identificar as metodologias que são utilizadas na rotina diária da instituição; descrever as experiências mais significativas dos sujeitos e identificar como se dá a relação entre familiares, educadores, crianças e adolescentes. A pesquisa constitui-se em pura e empírica, de forma exploratória e descritiva, realizada em uma instituição de educação não formal do Munícipio de Camboriú/SC. Como método para coleta de dados, foi utilizada da aplicação de uma entrevista e quanto a análise, de uma abordagem dialética. Após análise das respostas obtidas a partir da entrevista, foi possível perceber a importância dos espaços não formais de educação para a sociedade, pois são instituições que buscam atender crianças e adolescentes, oferecendo diversas atividades educacionais e culturais, favorecendo-os no processo de ensino-aprendizagem, não obstante sejam espaço ainda pouco vistos e valorizados pelo Poder Público.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Práticas pedagógicas para os bebês de 0 a 3 anos na Educação infantil.
    (2022-07-02) Passos, Gabriely Duarte Pereira dos
    A prática pedagógica na Educação Infantil, tem como premissa a indissociabilidade entre educar e cuidar a partir de experiências significativas. Com base no exposto, a questão que mobilizou a pesquisa foi: como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil? Para responder às questões, traçamos como objetivo geral: compreender como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil. Especificamente os objetivos propostos foram identificar como ocorrem as interações dos bebês entre eles e adultos, listar práticas pedagógicas que potencializam o desenvolvimento dos bebês, averiguar como se organizam os espaços de convivência dos bebês e outras crianças ou grupos e identificar a disponibilização de materialidades durante as rotinas dos bebês. A pesquisa foi um estudo de caso. A coleta de dados se deu pela observação e registro de um grupo de bebês de 4 meses a 1 ano e 6 meses, da rede privada do Município de Jaguaruna. Utilizou-se também, registro fotográfico e escrito, além de um questionário para a professora. A investigação permitiu perceber que para os bebês, é necessário um planejamento com foco na potencialidade e desenvolvimento dos pequenos, articulando sempre o cuidar e o educar. Também é necessário formação continuada aos professores para continuarem a pensar sobre os conceitos e necessidades dos bebês e para que esses estudos possibilitem o desenvolvimento de novas ações que promovam experiências significativas e bem-estar para as crianças.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Práticas pedagógicas para os bebês de 0 a 3 anos na educação infantil.
    (2022-07-02) Passos, Gabriely Duarte Pereira dos
    A prática pedagógica na Educação Infantil, tem como premissa a indissociabilidade entre educar e cuidar a partir de experiências significativas. Com base no exposto, a questão que mobilizou a pesquisa foi: como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil? Para responder às questões, traçamos como objetivo geral: compreender como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil. Especificamente os objetivos propostos foram identificar como ocorrem as interações dos bebês entre eles e adultos, listar práticas pedagógicas que potencializam o desenvolvimento dos bebês, averiguar como se organizam os espaços de convivência dos bebês e outras crianças ou grupos e identificar a disponibilização de materialidades durante as rotinas dos bebês. A pesquisa foi um estudo de caso. A coleta de dados se deu pela observação e registro de um grupo de bebês de 4 meses a 1 ano e 6 meses, da rede privada do Município de Jaguaruna. Utilizou-se também, registro fotográfico e escrito, além de um questionário para a professora. A investigação permitiu perceber que para os bebês, é necessário um planejamento com foco na potencialidade e desenvolvimento dos pequenos, articulando sempre o cuidar e o educar. Também é necessário formação continuada aos professores para continuarem a pensar sobre os conceitos e necessidades dos bebês e para que esses estudos possibilitem o desenvolvimento de novas ações que promovam experiências significativas e bem-estar para as crianças.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Organização do espaço : um estudo a partir da observação do espaço em uma instituição de educação infantil
    (2022-07-29) Lopes, Thais Cruz
    O presente trabalho está voltado à temática da organização do espaço em uma insituição de Educação Infantil. A questão que mobilizou a pesquisa foi: de que forma são pensados os espaços da educação infantil? Como objetivo geral, busca-se compreender de que forma são pensados os espaços da educação infantil. Como objetivos específicos, lista-se: caracterizar os conceitos de espaços na educação infantil; identificar os elementos que envolvem a organização; analisar o papel do professor e da criança na forma como o ambiente é organizado. A pesquisa caracteriza-se em estudo de caso do tipo exploratório e de natureza qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de observação e registros escritos e fotográficos. A amostra se constitui em 3 grupos de crianças: infantil I (de 1 ano e 2 meses a 2 anos de idade); infantil 2 (de 2 anos a 3 anos) e infantil 3 (de 3 a 4 anos). Todas as observações foram realizadas no ambiente em que as crianças e educadoras estão cotidianamente. Se um espaço é organizado, tendo em consideração as relações que ali podem ser estabelecidas entre as próprias crianças e entre estas e os adultos, favorecendo a autonomia e as brincadeiras, temos uma concepção de espaço considerado como um terceiro educador. A pesquisa permitiu pensar que o papel do professor é de grande importância, cabendo à eles criar e organizar os espaços de modo que as crianças possam potencializar suas ações.