Psicologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 247
  • Artigo Científico
    Os sofrimentos ético-políticos da população LGBTQIA+: as compreensões da Gestalt-terapia
    (2022-12-01) Bongiolo, Julia Teixeira
    O presente artigo tem como objetivo revisar as publicações da Gestalt-terapia em relação à compreensão dos sofrimentos ético-políticos vivenciados pela população LGBTQIA+. Trata-se de uma revisão narrativa, a qual busca compreender o estado da arte deste tema. Foram analisadas sete produções narrativas, como monografias, artigos científicos e um ensaio teórico. O objetivo dessa pesquisa foi identificar nas produções narrativas: O campo de relações onde esse fenômeno surge; os impactos psíquicos, emocionais e vivenciais; as atitudes, deveres e problematizações frente ao papel da Gestalt-terapia e do Gestalt-terapeuta. Por fim, discutiu-se a relação desse sofrimento com o sofrimento ético-político. Os resultados indicam que o campo onde esse fenômeno surge é preconceituoso e violento, onde instituições sociais como a Família, Religião, Escola, Universidade, Mídia, Política e Ciência foram levantadas como mantenedoras da cisheteronorma, desse modo, excluindo de diversas formas essa população. Os principais impactos levantados foram: Homofobia introjetada, desamparo, suicídio, autodestruição, vulnerabilidade da dimensão antropológica na população transgênero, dificuldade de reconhecimento das necessidades, sentimentos e ajustamento de inclusão. Diante do papel da Gestalt-terapia, observou-se uma escassez de produções frente à população LGBTQIA+. Discutiu-se a formação do Gestalt-terapeuta, a importância do Psicológo ampliar seus conhecimentos acerca das questões sócio-histórico-culturais brasileiras no que se refere às relações de gênero e sexualidade, para que suas práticas não violentem essa população, a potencialidade da abordagem no acolhimento das alteridades, onde se ressaltou a importância de uma prática que inclua o ético, político e o antropológico para acolhermos essas subjetividades que tanto nos clamam por inclusão.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O comportamento da dopamina no transtorno de humor depressivo
    (2023-10) SILVA , Alisson Reuel da; NASCIMENTO, Gabrielle dos Santos Cordeiros
    O transtorno de humor depressivo corresponde a um transtorno psiquiátrico cuja causa ainda não está estabelecida, havendo diversas hipóteses para a compreensão de sua fisiopatologia. A hipótese monoaminérgica levanta a possibilidade de a depressão ser desencadeada por reduções em concentrações cerebrais de neurotransmissores como a noradrenalina, serotonina e dopamina (DA) - importante componente do sistema de recompensa cerebral. Através de uma revisão narrativa literária de cunho descritivo e carater qualitativo, buscou-se ampliar o conhecimento atual relacionado ao tema, o que foi obtido através de dados apontando para alterações fisiológicas de fatores relacionados à DA, como transportador de dopamina, atividade dopaminérgica e transmissão dopaminérgica. Portanto, é possível que a fisiopatologia da depressão (e consequentemente seus sintomas) esteja relacionada a alterações dopaminérgicas em pessoas com o transtorno depressivo. Por todos esses pressupostos, novos estudos devem ser produzidos para uma melhor elucidação da relação entre o transtorno depressivo e a DA.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso excessivo de telas no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa
    (2023-12) SILVA, Lucas Santos da; BATISTA, Marina Silveira; CONSTANTINO, Miriã Rufino
    O avanço das tecnologias e seus impactos, em especial o contato com telas por parte de crianças e adolescentes, vêm sendo pesquisados há décadas. Entretanto, ainda é possível encontrar divergências na literatura quanto à sua relação aos prejuízos no desenvolvimento infantil, uma vez que são utilizadas com frequência como recurso nas residências, para o lazer e nas escolas, como instrumento de aprendizagem, desde a primeiríssima infância. Para identificar os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento de crianças e adolescentes, este estudo analisou qualitativamente materiais científicos que abordam a temática nas áreas do desenvolvimento motor, cognitivo, comportamental, emocional e social de crianças e adolescentes, bem como suas ligações com as funcionalidades neurológicas. O presente estudo se caracteriza como uma revisão narrativa de caráter qualitativo, do tipo análise de conteúdo. As base pesquisadas Nacional Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ScienceDirect (ELSIER), ResearchGate, MEDLINE e Google Acadêmico. Os resultados obtidos identificaram uma unanimidade do comportamento do público em pauta em permanecer em contato com telas por tempo diário acima do indicado pelas principais órgãos e instituições de saúde, assim como indicou resultados positivos na relação tempo de tela para com o desenvolvimento deficitário nos aspectos mencionados acima.
  • Monografia Acesso aberto
    Breve análise sobre a inteligência artificial aplicada à psicologia: benefícios, limitações e desafios
    (2023-12) ÁVILA, Leonardo Furtado de; DELFINO, Franciéle; PITTIGLIANI, Lara de Souza; SANDRINI, Nathalia
    O presente trabalho explora as implicações da integração da inteligência artificial (IA) na prática psicológica, analisando seus benefícios e desafios e quais aplicações éticas de algoritmos de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural na prática psicológica, considerando o impacto nas relações terapêuticas e na privacidade dos dados. A pesquisa abrange a personalização de intervenções terapêuticas e a ampliação do acesso a serviços psicológicos, buscando equilibrar a inovação tecnológica com a preservação da humanização do processo terapêutico. Este estudo contribui para a discussão sobre diretrizes éticas na integração da IA. na Psicologia, visando o aprimoramento do bem-estar mental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implicações psicológicas e comportamentais da dependência emocional
    (2023-12) LEONARDO, Stefani Cardoso; FURLAN, Débora Dosol; DOMINGOS, Danilo Pereira
    O relacionamento amoroso é definido como uma relação de união entre duas pessoas de famílias distintas que se amam, onde muitas vezes não é simples estabelecer uma distinção entre o saudável e o patológico. O amor saudável é vivenciado de maneira agradável, proporcionando sentimentos bons. Já o seu oposto, o amor patológico faz predominar o medo, a possessão, o ciúme e a dependência emocional (DE). O presente artigo teve como objetivo identificar as implicações psicológicas e comportamentais desenvolvidas em um indivíduo dependente emocionalmente. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados por meio da interpretação de dados indicaram implicações como a ansiedade, depressão, baixa autoestima, solidão, violência, ciúme excessivo, medo do abandono, entre outros. É ressaltado também, que apesar da alta incidência na população, a dependência emocional ainda é um assunto negligenciado e necessita de maior visibilidade para uma maior facilidade de diagnóstico, prevenção e tratamento.
  • Monografia Acesso aberto
    A realidade de idosos jovens no Brasil
    (2023-12) SILVEIRA, Júlia Adelino da , VIEIRA, Eduarda Mendes; VIEIRA, Eduarda Mendes; TORQUATO, Ana Julia
    Esta pesquisa trata-se de uma revisão narrativa de abordagem qualitativa acerca da realidade de idosos jovens no Brasil, destacando aspectos sociais e emocionais dessa fase da vida. As buscas para realizar a pesquisa, foram feitas nas bases de dados Pepsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), Scielo (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Google acadêmico. Foram incluídos artigos originais, com idioma apenas em português, e com data de postagem entre 2018 a 2023. Nesses artigos são abordadas questões como as relações sociais dos idosos jovens, incluindo a familiar, a frequência e benefícios das atividades físicas, ocupacionais e de lazer, os aspectos relacionados a saúde geral e seus aspectos psicológicos/emocionais. Na fase de escolha, foram descartados os estudos que não compreendiam o título e aos objetivos. Logo, após a escolha dos títulos com base nos critérios de elegibilidade, foram definidos onze artigos, e a partir disto, alguns passos foram definidos, como: leitura seletiva e exploratória, escolha da ferramenta que beneficiasse os objetivos do estudo, análise dos textos e produção do artigo. Por fim, a pesquisa fornece uma visão abrangente da realidade dos idosos no Brasil, destacando a complexidade desse tema e a importância de abordá-lo de maneira inclusiva. Ela ressalta que, com os recursos e o apoio adequados, o envelhecimento pode ser uma fase da vida enriquecedora e significativa para os idosos brasileiros.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Aspectos inconscientes do envelhecimento e da perda à luz da psicanálise: uma revisão narrativa de literatura
    (2023-12) GRACIANO, Gustavo de Freitas; CARDOSO, Mariana Costa; SCHIRMER, Mayara; PACHECO, Mirian
    Este artigo explora a interligação entre a perda e o luto na velhice sob a perspectiva psicanalítica a partir dos artigos selecionados. Sob uma perspectiva psicológica, investigamos o processo senescente, enquanto exploramos a relação entre perda, luto e envelhecimento pela ótica psicanalítica. Ancorados em obras de Freud e Lacan, conduzimos uma pesquisa bibliográfica de revisão narrativa de 13 artigos. Nossos resultados nos apresentaram variadas peculiaridades do envelhecimento que, em sua maioria, demandam assimilação psíquica sobre si, sobre o outro e o sobre o mundo, além de destacarem a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, ressaltando que o enfrentamento da morte e do luto torna este período da vida particularmente complexo. Este estudo proporciona uma reflexão sobre os aspectos inconscientes do sujeito que envelhece, acreditando na possibilidade de contribuir para uma aprendizagem acerca dos desafios psicológicos associados ao envelhecimento
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A Religiosidade/Espiritualidade e a sua relação com a Psicologia: uma revisão narrativa de literatura.
    (2023-12) SILVANO, Eduarda; CARARA, Vitoria Barbosa; FREITAS, Felipe de Medeiros; CHECHETTO, Alessandra Luciano Marques
    O presente artigo refere-se a uma revisão narrativa de literatura com o objetivo de descrever a relação entre Religiosidade/Espiritualidade (R/E) e a Psicologia. A Espiritualidade, enquanto uma dimensão atravessada por um sentido individual, pode ou não abarcar religiões, que são crenças, dogmas e regras vividas em uma comunidade e instituição. Por outro lado, possuir uma religião pressupõe uma expressão e experimentação subjetiva de Religiosidade. Além disso, tais temáticas são consideradas sensíveis e representam tabus na área da saúde, evidenciando assim a relevância do estudo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, quanti-qualitativa, sendo a análise dos dados realizada por meio de tabulação e da criação de categorias. Os principais resultados revelam que, para os artigos analisados, a religiosidade/espiritualidade relaciona-se à Psicologia à medida em que podem potencializar ou atenuar o sofrimento psicológico de diferentes públicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso terapêutico de medicamentos à base de cannabis em quadros de transtornos mentais: uma revisão bibliográfica.
    (2023-12) PLENTZ, Bianca; OLIVEIRA, Henrique
    Essa pesquisa examinou informações abrangentes sobre o potencial terapêutico dos medicamentos à base de Cannabis para tratar diversos transtornos mentais. O uso terapêutico de medicamentos à base de Cannabis, canabinoides como o Canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), tem se destacado como uma área de pesquisa promissora no tratamento de transtornos mentais. Diversos estudos enfatizam o potencial terapêutico do CBD, que demonstra eficácia como ansiolítico, antipsicótico e anticonvulsivante, particularmente no tratamento de ansiedade, depressão e dependência química. O sistema endocanabinoide é um sistema biológico complexo no corpo humano e em outros animais que desempenha um papel fundamental na regulação de diversas funções fisiológicas e emocionais. A pesquisa sobre o sistema endocanabinoide e seu potencial terapêutico é um campo em crescimento, especialmente no contexto do uso de canabinoides exógenos (como os encontrados na Cannabis) para o tratamento de diversas condições médicas, incluindo transtornos mentais, epilepsia, dor crônica, entre outros. No entanto, há muito a ser aprendido sobre como esse sistema opera e como ele pode ser modulado para fins terapêuticos, bem como o tratamento de transtornos mentais com produtos à base de Cannabis permanece uma área complexa e requer mais pesquisas para entender completamente seus efeitos, dosagem, efeitos colaterais e interações medicamentosas. A regulamentação e leis relacionadas ao uso de produtos à base de Cannabis variam significativamente em diferentes países e Estados, afetando sua disponibilidade para tratamentos. Portanto, enquanto os medicamentos à base de Cannabis, especialmente o CBD, oferecem uma possibilidade de tratamento promissora para doenças como ansiedade, depressão, dependência química e outros transtornos mentais, e é essencial que pacientes, médicos e pesquisadores continuem a explorar essa área em constante evolução em busca de opções terapêuticas. O potencial da Cannabis no tratamento de transtornos mentais aborda respostas individuais ao tratamento e assim demonstra a necessidade de mais pesquisas controladas para confirmar os achados e garantir a segurança e uso de forma regulada.
  • Monografia Acesso aberto
    A inserção de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho: um estudo bibliográfico
    (2023-06-20) Silva, Beatriz
    Este estudo teve como objetivo geral conhecer a realidade atual em relação à inserção de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa desenvolvida a partir de uma busca feita nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Pepsic, por estudos publicados entre os anos de 2018 e 2023. Os resultados indicam que indivíduos com TEA enfrentam diversas dificuldades para inserir-se no mercado de trabalho, como a falta de adaptações adequadas nas empresas, o preconceito de colegas de trabalho e gestores e a falta de qualificação causada pelas falhas no ensino regular para a educação de pessoas com deficiência. No entanto, pessoas autistas podem possuir diversas habilidades que podem ser úteis no trabalho, desde que haja adaptações e treinamentos adequados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Habilidades sociais e problemas de comportamentos em adolescentes na perspectiva dos pais
    (2023-06-27) Martins, Lara dos Reis
    Esta pesquisa tem por objetivo identificar a perspectiva dos pais acerca de habilidades sociais e problemas de comportamentos de seus filhos adolescentes. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa com a aplicação de um questionário online, do qual participaram 13 mães e 2 pais com filhos de 12 a 15 anos. Os resultados indicam alguns comportamentos internalizantes e/ou externalizantes dos filhos como preocupantes, dentre eles: a ansiedade, timidez e pouca interação com o meio social. Conclui-se a importância desta pesquisa por permitir identificar as percepções dos pais acerca dos comportamentos internalizantes e/ou externalizantes dos filhos, além de direcionar para a necessidade de os pais estarem mais atentos a situações escolares e ao cotidiano dos filhos, como as amizades, tarefas e lazer. Entende-se que são importantes novas pesquisas com a finalidade de alcançar maior número de participantes. Além disso, sugere-se que sejam realizadas novas pesquisas que possam problematizar habilidades sociais paternas/maternas e habilidades sociais dos filhos (crianças/adolescentes) na perspectiva deles e dos pais (respectivamente), proporcionando assim, ampliação da compreensão da construção de tais habilidades e as possibilidades de psicoeducação e intervenção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Percepção de psicólogos sobre a utilização do Instagram como instrumento de divulgação profissional
    (2023-06-20) Berkenbrock, Naíse
    Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar a percepção de psicólogos da região da AMUREL sobre a utilização do Instagram como instrumento de divulgação profissional. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho exploratório e qualitativo, desenvolvida a partir de respostas a um questionário online enviado pelo Whatsapp ou Instagram aos participantes, tendo 60 psicólogos como amostra. De modo geral, os resultados indicam que a maioria dos participantes compreendem que a rede social possibilita a divulgação de serviços, captação de clientes, conexão com outros psicólogos e o posicionamento profissional, apesar de alguns não perceberem esses ou outros benefícios. Por fim, são necessários mais estudos acerca do tema, assim como sobre o posicionamento dos psicólogos no Instagram, considerações éticas e interações com clientes na plataforma.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância do acompanhamento psicológico durante a gestação e após o parto na perspectiva de mulheres gestantes e puérperas
    (2023-06-19) Bonifacio, Camila Eufrazio
    A gestação e o puerpério são períodos considerados frágeis durante a vida da mulher, visto que, o ciclo gravídico-puerperal é uma fase repleta de mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais, que influenciam no modo, que as gestantes ou puérperas irão passar por esses períodos. Portanto, tornou-se necessário compreender qual é a importância do acompanhamento psicológico durante a gestação e após o parto para as mulheres gestantes e puérperas. Trata-se de uma pesquisa descritiva com natureza qualitativa, desenvolvida a partir da aplicação de um questionário online, compondo uma amostra de 19 participantes, sendo elas mulheres grávidas ou puérperas, maiores de 18 anos. Foram investigados os seguintes aspectos: compreensão da perspectiva das mulheres gestantes e puérperas sobre o acompanhamento psicológico durante a gestação e após o parto; identificação de como as pesquisadas estão vivenciando o período de gestação e puerpério; identificação de quais delas tiveram acompanhamento psicológico durante o ciclo gravídico-puerperal; verificação da atribuição da importância ao acompanhamento psicológico durante a gestação e após o parto para elas; relatar quais foram e quais estão sendo, os maiores desafios que a maternidade trouxe em relação a saúde mental para pesquisadas, descrever com base no relato delas como o acompanhamento psicológico pode ajudar as futuras gestantes e puérperas a vivenciarem a maternidade de uma maneira mais saudável. Com base na análise dos resultados, percebeu-se que as participantes viveram intensas emoções, as quais afetam sua saúde mental, sendo importante contar com uma rede de apoio. O acompanhamento psicológico durante o ciclo gravídico-puerperal tem uma significação essencial para as participantes desta pesquisa, embora menos da metade tenha realizado. Considera-se necessárias pesquisas com abordagem por entrevistas para aprofundamento das informações e do assunto.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Impactos psicologicos na população em situação de rua
    (2023-06-22) Pereira, Alisson
    Considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento. Os transtornos mentais comuns afetam um terço da população geral em diferentes idades e são responsáveis por 12% das doenças. As condições de vida nas ruas contribuem para o surgimento de transtornos mentais comuns que, por sua vez, podem ser um dos fatores que contribuem para a condição de sem-abrigo de uma pessoa. Nesse quadro, este estudo teve como objetivo geral investigar os impactos psicológicos decorrentes da situação de vulnerabilidade social de pessoas em situação de rua. Pesquisa qualitativa, obteve por meio de pesquisa bibliográfica oito estudos categorizados para a análise dos agravos psicológicos mais citados no contexto de pesquisas acerca de pessoas em situação de rua. Observou-se que os principais impactos psicológicos derivados da situação de vulnerabilidade social de pessoas em situação de rua incluem transtornos comuns e mais graves, derivados do ambiente e da situação de vulnerabilidade, tais como alterações de humor, ansiedade, somatização, ocorrendo ainda doenças mais graves como a depressão e a esquizofrenia, agudizadas pelo abuso de drogas.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Motivos que levam os trabalhadores a pedirem demissão de uma concessionária de saneamento do sul do estado de Santa Catarina
    (2023-06-22) Cavalcante, Elizabeth
    A decisão de desligamento voluntário é um fenômeno relevante nas organizações contemporâneas, e compreender os motivos que levam as pessoas a pedir demissão é essencial para a gestão de pessoas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar os motivos que levam os trabalhadores a pedirem demissão em uma concessionária de saneamento localizada no sul do estado de Santa Catarina. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa documental, utilizando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados é realizada por meio de entrevistas individuais com dez trabalhadores que solicitaram o desligamento voluntário. Os principais resultados obtidos revelam que os trabalhadores manifestam a necessidade de um plano de cargos e salários bem e a oferta de benefícios atrativos como fatores determinantes para sua decisão de pedir demissão. Com base nessas descobertas, conclui-se a importância da psicologia organizacional e da gestão de pessoas na compreensão dos motivos que levam os trabalhadores a pedirem demissão. A implementação de um plano de cargos e salários, assim como a oferta de benefícios competitivos, pode contribuir para a retenção de talentos e para a melhoria dos resultados organizacionais. Portanto, é fundamental que as empresas adotem estratégias efetivas nesses aspectos, a fim de promover um ambiente de trabalho motivador, que valorize as necessidades e expectativas dos trabalhadores.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel da Psicologia diante da efetivação das diretrizes da Lei Maria da Penha
    (2023-06-29) Batista, Samara Naiara
    A psicologia tem um papel fundamental na prevenção da violência contra a mulher, principalmente quando unida a políticas públicas que visem promover medidas para quebrar esse ciclo de violência. O presente artigo tem o intuito de destacar as maiores discussões sobre o papel da Psicologia perante a efetivação da Lei Maria da Penha e compreender como a Psicologia está atuando neste meio. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse objetivo se deu através de um levantamento bibliográfico com recorte focado na atuação da Psicologia diante da violência contra a mulher. Foi possível concluir que essa temática está presente em diversos estudos da Psicologia, e sua intervenção se apresenta em variados âmbitos, sendo eles sociais, jurídicos, educacionais, de assistência social, e segurança pública. Os trabalhos com homens autores de violência no Brasil vem crescendo nas políticas públicas, resultando em um olhar maior da Psicologia frente a esses estudos e essa área de atuação. No entanto, por meio desta análise, percebeu-se a necessidade de ampliar os estudos de gênero, visto que ainda são escassos e que suas discussões presentes nos artigos encontrados são vagas. Além disso, é necessário se atentar à interseccionalidade existente no âmbito da violência doméstica e contra a mulher, visto que as mulheres negras no Brasil estão demarcadas em um papel social ainda mais frágil. Há pouca notoriedade nos estudos acadêmicos quando pensamos nesse recorte de raça e gênero, em contrapartida, há um índice alto de violência e feminicídio em mulheres negras e de classe baixa no Brasil. O objetivo desta pesquisa é descrever e discutir sobre o papel da Psicologia e seus objetivos de intervenção frente aos casos de violência contra a mulher. Além disso, se fez necessário verificar como estão sendo realizadas as intervenções da psicologia na efetivação do que consta na Lei Maria da Penha.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O lúdico na clínica psicanalista com crianças
    (2022-12-28) Jeremias, Méurli
    Este trabalho de pesquisa visa investigar através de pesquisa bibliográfica a origem da análise infantil, além de compreender como os analistas pioneiros perceberam a possibilidade de trabalhar com crianças e acessar seus conteúdos inconscientes. A escuta de crianças e o brincar propriamente dito, na teoria e clínica psicanalítica, são instrumentos e compõem, seus métodos e técnicas. Buscou-se ainda apresentar as contribuições psicanalítica do lúdico para a criança como sujeito na análise, como também os seus benefícios. O lúdico tornou-se assim ferramenta essencial do analista que trabalha com crianças. A partir desses teóricos: Freud, Klein e Winnicott a aplicabilidade do lúdico, ganhou importância significativa, o modo como se dá a influência do brincar da fantasia com instrumento terapêutico. Outra constatação a partir da presente pesquisa, foi que através do brincar pode acessar conteúdos traumáticos, e possibilitar ressignificações significativas.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A constituição do eu e as relações amorosas: um olhar sobre o sujeito e seus relacionamentos afetivos a partir da psicanálise
    (2022-11-30) Siqueira, Andre Luiz Antunes
    Este estudo teve como objetivo verificar, com base na literatura psicanalítica, as operações do Eu a partir de sua constituição e as escolhas objetais do sujeito frente às relações amorosas. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse objetivo foi o levantamento bibliográfico das obras de Freud visando entender, e aprofundar as reflexões acerca das relações amorosas que atravessam o sujeito, os enlaces com o outro, as marcas e afetos que emergem de tais relações. Por meio desta análise, tendo a leitura de textos clássicos de Freud como fundamento, foi possível compreender a perspectiva psicanalítica sobre as operações do Eu e as relações amorosas, visto que os pontos levantados acerca dos conceitos de Eu e de relações amorosas, assim como a análise da obra forneceram o estofo para tal compreensão. Infere-se que na relação amorosa não correspondida como a analisada no romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther” do literário J.W. Goethe, ocorre com facilidade o apagamento do Eu, podendo levar o sujeito a um estado de melancolia, e este por sua vez ao suicídio.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Triângulo Dramático na Análise Transacional e a mediação de conflitos: Compreensão dos Estados dos Mediados
    (2022-11-30) Souza, Rosemaria Colognese de
    O presente trabalho tem por objeto a compreensão de alguns elementos da Análise Transacional que reverberam nas partes envolvidas no ato de uma mediação de conflitos. O objetivo é traçar um perfil da presença do Triângulo Dramático de Karpman durante o ato mediado. Procura destacar a relevância em identificar este Jogo durante a contenda litigiosa. Para tanto, buscou-se na literatura conceituar o Triângulo Dramático em um contexto de mediação. Objetiva ainda identificar as possibilidades de capturar a presença dos elementos do Triângulo Dramático ao se instaurar uma mediação de conflitos. Com o delineamento identificando esses personagens, observa-se a possibilidade de aplicar o triângulo dramático para ressignificar a contenda, e para essa ação sugere-se um projeto elaborado com o fito único de aperfeiçoar a mediação utilizando os manejos disponíveis pelo triângulo dramático da abordagem da análise transacional. Pesquisando na literatura foram encontrados conteúdos que sugerem a possibilidade de elaborar um projeto que se aplique nas mediações de conflitos, dentro dos conceitos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, usando a técnica do triângulo dramático para alcançar resultados efetivos e eficazes com acordos de forma reflexiva e consciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os desafios e as oportunidades da comunicação dos líderes no trabalho de uma rede de supermercados no Sul de Santa Catarina durante a pandemia pelo coronavírus (SARS-COV-2)
    (2022-11-30) Vargas, Beatriz Gomes
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e as oportunidades da comunicação dos líderes no trabalho em uma rede de supermercados no sul de Santa Catarina durante a pandemia do coronavírus (Sars-Cov-2). Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa, desenvolvida em três lojas de uma rede de supermercados no sul de Santa Catarina. Para coleta de dados foi aplicado um questionário online, via WhatsApp, com os líderes e gestores, totalizando 11 participantes. Os resultados traduzem que a maior dificuldade foi lidar com o distanciamento e com a nova adaptação na comunicação entre líderes e seus liderados, sendo que reconhecem como oportunidade e estratégias o uso da tecnologia e as conversas mais individuais que promoveram maior proximidade entre líder e liderado. As estratégias e mudanças foram consideradas oportunas durante a pandemia e possivelmente pós-pandemia também.