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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Da cultura alemã à ética da estética maffesoliana: construção e identidade de marca da cervejaria Eisenbahn
    (2023-12) HERDT, Evelyn Cristina Rodrigues
    O presente artigo investiga a influência da cultura alemã na construção da identidade de marca da cervejaria Eisenbahn. Considerando que a cultura desempenha um papel fundamental na construção de uma imagem significativa aos consumidores, analisa-se de que maneira a marca incorpora elementos culturais alemães, destacando o simbolismo da cerveja, a adesão à Lei da Pureza da Cerveja, as raízes geográficas e a participação na Oktoberfest. Ao utilizar a ética da estética de Michel Maffesoli como referencial teórico, conclui-se que os elementos culturais estão profundamente entrelaçados à identidade da marca, refletindo os princípios da ética da estética Maffesoliana. Dentre esses princípios, destacam-se a valorização do elo emocional e a ênfase nas experiências coletivas. Essa interligação fortalece a marca, estabelecendo laços emocionais e uma imagem significativa aos consumidores. Este estudo ressalta, dessa forma, a importância e a relevante contribuição da cultura alemã para a construção da identidade de marca da cervejaria Eisenbahn.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação entre percepção de marca e memória afetiva: um estudo de caso do relançamento do perfume Ma Chérie de O Boticário
    (2023-12) GRANVILLE, Nicole
    Este artigo possui como objetivo geral analisar qual o papel da memória afetiva na percepção de marca através do estudo de caso do relançamento da fragrância Ma Chérie, diante do contexto de sociedade hipermoderna de Gilles Lipovetsky. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva da base teórica disponível e análise de conteúdo com interpretação qualitativa de entrevistas. A amostra compreendeu 5 consumidores, com aplicação de entrevistas telefônicas com base em questionário semiestruturado. Os resultados demonstram a existência de memórias afetivas positivas evocadas a partir do relançamento e, de um modo geral, que o uso da memória afetiva é uma estratégia positiva para encantar, recuperar e fidelizar consumidores.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    UX design: uma análise da experiência do usuário ao utilizar o recurso de libras no portal Ulife
    (2023-12) CRUZ, Clara Oliveira da
    UX Design ou design de experiência do usuário é a disciplina do design responsável por pensar e desenvolver meios em que o produto ou serviço em questão, seja utilizado da melhor maneira possível. Um dos fundamentos que compõem Design UX é a acessibilidade, um dos elementos de maior relevância nos meios de comunicação hoje em dia, já que vivemos em uma sociedade que preza cada vez mais pela inclusão. Neste trabalho de conclusão de curso, foi realizada uma pesquisa com alunos e uma avaliação do recurso de libras da plataforma Ulife, com base em um dos fundamentos de UX Design, acessibilidade em UX, em prol de alunos surdos, agrupando tais fundamentos em tópicos explicativos. Ao final deste artigo, é apresentada a análise da experiência do usuário ao utilizar o recurso de libras do portal do aluno Ulife, destacando sua importância.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da Jornada do Herói no enredo da série The Last of Us
    (2023-07-05) Espíndola, Lucas da Rosa
    Este trabalho teve como foco principal analisar a série The Last of Us (2023), produzida e veiculada pela HBO, através da narrativa mítica da Jornada do Herói. A análise é feita utilizando os 12 passos do sistema adaptado por Christopher Vogler (2006) que originalmente buscou uma adequação às histórias modernas e a conduzir ao sucesso na construção de enredos. Esse estudo busca analisar se o roteiro da série foi inserido no modelo de Christopher Vogler (2006) e se o mesmo decidiu seguir à risca os 12 passos ou deixou em aberto para um desenvolvimento posterior.
  • Monografia Acesso aberto
    Marketing viral no contexto da guerra híbrida: análise da estratégia de comunicação do perfil do Ministério da Defesa Ucraniano no Twitter
    (2023-06-28) Silva, Matheus Antonio
    Essa pesquisa teve como objetivo compreender as estratégias de propaganda e de construção de imagem através das redes sociais do Ministério da Defesa Ucraniano, durante o conflito travado com a Rússia, decorrente de sua invasão ao território da Ucrânia, levando em conta os aspectos híbridos dessa guerra, que mescla formas convencionais e não convencionais de combate. Entender a aplicação dessas estratégias se faz essencial para a compreensão da força da propaganda em contextos de guerras e para maior noção de como são formadas as guerras híbridas modernas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Juventude e religiosidade: o discurso do Papa Francisco como mobilizador de um imaginário do jovem cristão
    (2021-12-31) Silveira, Gabriela de Oliveira da
    Neste trabalho analisaremos o discurso do Papa Francisco à Comunidade Católica Shalom. O objetivo é identificar se o discurso proferido durante a Convenção de comemoração aos 35 anos da Comunidade Católica Shalom, em Roma, no ano de 2017, é um mobilizador do imaginário do jovem cristão. Para isso, pretendemos discutir o pensamento da Igreja a respeito da figura do jovem, relacionando religiosidade e juventude. Desta forma, buscamos compreender o quanto as imagens experienciadas contribuem para a formação de um imaginário do jovem cristão. Com isso, também é possível perceber o quanto o período da juventude e a vivência na Comunidade Católica Shalom e na Igreja Católica Apostólica Romana, pode mobilizar o jovem para uma atividade de comunicação em prol da Igreja e da evangelização. Para entender esse imaginário do jovem cristão, navegaremos pela experiência da Comunidade Católica Shalom. Comunidade que tem como mola propulsora de evangelização e propagação do evangelho os atuais meios de comunicação. Mecanismo que os fazem chegar em outros jovens, tornando-os conhecedores daquilo que a Igreja Católica prega através do carisma.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise dos elementos gráficos dos anúncios impressos do Volkswagen Fusca das décadas de 50 a 90.
    (2021-12-22) Torquato, Amanda Andrea
    A publicidade evoluiu consideravelmente ao longo do anos, mudando sua linguagem, a forma que se apresenta ao público, os meios de comunicação que a transmitem, o modo de produzir peças, entre outros aspectos. Entretanto, no passado, houveram muitos anúncios responsáveis pelo sucesso de um produto ou marca, dentre eles estão as peças da Volkswagen que anunciavam o Fusca. Para analisar esses anúncios foram selecionados autores que falam sobre publicidade, criação publicitária, redação publicitária e teoria de Gestalt. Esse trabalho tem o objetivo de fragmentar as estruturas das peças escolhidas para entender a estratégia usada na produção delas, o processo de criação e compreender os efeitos psicológicos que ocorrem na interpretação das peças pelo leitor, através das leis de Gestalt, além de perceber as mudanças que o tempo causou na forma de anunciar dessa marca. Para isso foram selecionados quatro anúncios do Fusca, aproximadamente um de cada década, de 60 a 90, analisados através de uma metodologia descritiva e qualitativa, proporcionando um exame detalhado de todos os elementos dos anúncios, descrevendo e ressaltando todas as suas características, com base nos autores e no contexto histórico.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Música e Lembrança: A Trilha Sonora de "O Rei Leão"(2019) como instrumento de significação afetiva, uma análise da música "Remember"
    (2022-07) Tibúrcio, Theo Steban Reynaldo
    Este artigo tem como finalidade explorar o impacto da trilha sonora de cinema como memória afetiva no espectador, analisando o lançamento com uma semana de antecedência ao filme, uma das trilhas sonoras do remake de “O Rei Leão” (2019). Analisaremos a música “Remember” (2019), composta por Hans Zimmer, como instrumento de memória afetiva no público espectador, utilizando como metodologia para os estudos a Análise de conteúdo de Laurence Bardin para analisarmos os comentários feitos no vídeo oficial da música lançado no canal “DisneyMusicVEVO” até o dia do lançamento do filme.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fotografia publicitária: a fronteira entre ética e persuasão
    (2021-12-20) Costa, Deivid Vieira
    O presente texto tem como objetivo discutir, através de um estudo de caso, a maneira como algumas técnicas persuasivas são utilizadas dentro da fotografia publicitária para vender os produtos e até onde elas se encontram dentro dos preceitos éticos. Como embasamento teórico foram utilizados autores contemporâneos como Gino Murta e Eloá Muniz, assim como autores que escreveram suas obras já tem algumas décadas, como James Alexander Campbell Brown e Vilém Flusser, a fim de auxiliar no desenvolvimento da pesquisa e também na construção de um limite coerente entre a ética e a persuasão dentro da fotografia publicitária.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Publicidade inclusiva: uma análise das campanhas do Hipermercado Extra e da Coca-Cola
    (2021-12-20) Rodrigues, Gabriela Trindade
    O presente artigo faz uma análise das campanhas “Meus selinhos de descontos” do Hipermercado Extra, e “Share a Coke”da Coca-Cola. A análise visa questionar a inclusão na publicidade, averiguando se as propagandas estão aptas a chegarem a pessoas com audição e visão limitadas, fazendo uso das ferramentas adequadas de comunicação para cada grupo de pessoas. Analisamos o impacto das campanhas na representatividade dos grupos minoritários, e a sua acessibilidade nas mensagens comunicacionais. Para tal, usamos os conceitos de publicidade e propaganda, com o aporte teórico de Sant’anna (1999) e Sampaio (1999), inclusão social (WERNECK, 2000) e em conjunto de leis que garantem direito às pessoas com deficiência. Por fim, concluímos que a publicidade inclusiva é uma necessidade da sociedade atual, e mais do que nunca, algo imposto e cobrado pelas pessoas. A inclusão é pauta de muitos debates, seja social, racial ou física e é cobrada diariamente na internet e fora dela, seja pela representatividade na mídia, ou pela utilização de recursos acessíveis que visam garantir o entendimento dos conteúdos comunicacionais.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Cinema e pandemia: a plataformização do consumo
    (2021-12-17) Oliveira, Vitor Fogaça
    Com a pandemia de 2020, praticamente todas as relações sociais precisaram se adaptar. A internet foi essencial para a comunicação nesse período. A população consumiu produtos e serviços utilizando aplicativos e plataformas. O presente artigo visa entender as relações de consumo por meio dessas plataformas, além de observar como o contexto pandêmico gerou mudanças comportamentais. É utilizado a plataforma MUBI como objeto de análise, observando-a como uma alternativa de streaming em meio a um mercado em ascensão. Há um aprofundamento nas questões da plataformização do setor cinematográfico. Este trabalho está amparado em autores como Henry Jenkins (2006), Pierre Lévy (1999) e Carlos d’Andréa (2020). Utiliza-se de uma pesquisa quali-quantitativa, trazendo dados, teorias e fatos a respeito da alteração de comportamento do consumidor. O método é dedutivo, quando se percebe o que caracteriza uma plataforma e como isso se dá no MUBI. Dentre as considerações, compreende-se o quanto as plataformas têm sido essenciais e possuem seus pontos positivos como disponibilizar culturas distintas, e negativos quando reforça pré-conceitos.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Nostalgia a serviço da publicidade: uma análise da série Mad Men
    (2021-12-16) Figueiredo, João Vitor Corrêa
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como a nostalgia pode ser utilizada como argumento de sedução e persuasão através da análise de uma apresentação comercial exposta na série Mad Men. Para elaboração desse artigo, foram selecionados autores que abordam em suas pesquisas, o conceito de propaganda, sedução, persuasão e nostalgia. A metodologia é qualitativa descritiva, com a análise de conteúdo e analisa o episódio The Wheel, da primeira temporada, em que o protagonista utiliza fotos pessoais para vender um aparelho de exposição fotográfica da Kodak. Os resultados mostram a nostalgia como um argumento de venda e sedução.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    As cores e seus significados: análise das vestimentas da série "O conto da aia"
    (2020-12-29) Figueredo, Huana
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo responder à seguinte pergunta a respeito das cores: “quais os significados das cores das roupas usadas pelos personagens principais na série O Conto da Aia?”. O propósito é entender o que elas representam na sociedade distópica abordada no seriado, em relação aos estudos sobre as cores na comunicação, utilizando autores principais como Fraser, Banks e Heller para complemento da pesquisa. A metodologia usada neste trabalho é o método de pesquisa qualitativa descritiva, utilizando o tipo análise de conteúdo. A técnica do estudo de caso é aplicada à série O Conto da Aia, para analisar as cores dos figurinos dos personagens e o que elas representam na narrativa da história. Concluímos que as cores têm um papel muito importante para a construção da narrativa da série, pois o telespectador assume os símbolos ao assistir, mesmo que de maneira subliminar.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O product placement dentro dos jogos eletrônicos estudo de caso do Cyberpunk2077
    (2021-11-29) Brasil, João Vitor
    O presente trabalho explora a análise de como o product placement age dentro dos jogos eletrônicos estudando o caso de CyberPunk2077 em que a publicidade se adapta ao decorrer da narrativa do jogo. Também aborda a inserção de material publicitário dentro de jogos virtuais, os advertising games. O intuito dessa pesquisa é mostrar os benefícios e a forma de inserção das propagandas no mundo virtual, assim associando o poder da publicidade nos locais mais exóticos dentro do universo digital. Também mostra que é possível ter a divulgação de uma marca apenas com elementos de divulgação virtuais, anúncios ou patrocínios no mundo virtual, assim mostrando que um mundo fictício pode trazer produtos de forma bem-sucedida para a realidade.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O sucesso do grotesco: uma análise da série A Família Addams
    (2021-12-17) Giordani Marques, Laura
    O presente artigo tem como foco analisar o grotesco, sua conexão entre o terror e a comédia, além de seus impactos e sua relevância na sociedade, por meio de A Família Addams, série televisiva de 1964 inspirada nos cartuns de essência macabra de Charles Addams. No estudo de caso, analisam-se as características estéticas dos personagens, contextualizando os aspectos gerais da série como meio de entender e relacionar os diversos elementos que formam o grotesco. Os resultados demonstram que os personagens da série se encaixam na teoria do grotesco, uns mais outros menos, e que o gênero faz sucesso por ter um efeito profundo nos indivíduos ao trazer a oportunidade de rir do aterrorizante e ver o mundo com outros olhos.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Signo a vista! "Piratarias" semióticas na análise icônica, indicial e simbólica de One Piece
    (2021) Martins, Rafael de Souza
    Este artigo tem como objetivo geral analisar quais signos aparecem nos personagens de One Piece e se estes corroboram para a identificação de suas nacionalidades. Responde as seguintes questões do problema: como os signos icônicos, indiciais e simbólicos, apresentados na segunda tricotomia de Peirce, corroboram para a identificação dos personagens de One Piece em relação as suas nacionalidades? O autor conseguiu expressar por meio destes signos essas aproximações com o leitor e espectador em relação aos seus países de origem? Como metodologia aplicamos o método qualitativo descritivo e a análise semiótica, além de buscar em sites especializados algumas características dos países de origem de cinco personagens de One Piece: Monkey D. Luffy, Roronoa Zoro, Sanji, Franky e Brook. Os resultados mostraram que os ícones são essenciais para a identificação do signo com o objeto e que os índices que corroboram para o efeito interpretativo relacionado às nacionalidades dos personagens.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Precisamos falar sobre a cor: uma análise sobre a cor no filme Precisamos Falar Sobre Kevin
    (2021-12-16) Fretta, Pedro Uliano dos Santos
    Ao considerar a história do cinema e sua evolução, assim como o advento das tecnologias e dos filmes à cores, percebe-se a maneira que estas contribuíram para o desenvolvimento das produções cinematográficas. Utilizando uma metodologia de análise de conteúdo sob a óptica da narrativa no cinema e os estudos de Eva Heller e Patti Bellantoni, o presente estudo visa analisar o papel da cor como um elemento narrativo no filme Precisamos Falar Sobre Kevin através da coleta de cenas, buscando entender como o esquema cromático pode impactar um filme de forma a auxiliar na construção de sentidos. Com o estudo das pesquisas abordadas, compreende-se as técnicas utilizadas pelo cinema para empregar simbologias, assim como a capacidade de significação da cor e como esta pode ser aplicada em produções cinematográficas para garantir a transmissão de sentidos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A memória afetiva na tatuagem: análise da representação de pessoas.
    (2021-12-14) Provesano, Felipe
    Os humanos utilizam a tatuagem de diferentes maneiras desde que descobriram o processo de pigmentação subcutânea. Uma representação constante é a retratação de parentes, homenageando pessoas que foram importantes em sua trajetória, o que acaba por despertar determinadas memórias e sentimentos em cada um. Tendo este entendimento, este artigo tem como intuito analisar quais memórias afetivas tais tatuagens evocam nas pessoas. Para isso, foram utilizados autores como Halbwachs (2006), Nora (1993), DeMello (2007) e Bressan Junior (2019) a fim de embasar o estudo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo com participantes que tivessem este tipo de representação, de modo qualitativo e que indica que essas tatuagens despertam memórias diversas, mas que são profundas e criam laços afetivos duradouros e familiares.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A construção narrativa familiar nos quadrinhos Pato Donald
    (2021-12-20) de Sousa, Vinícius
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a construção narrativa familiar entre Donald e seus sobrinhos em meio a situações de conflito e concordância através da semiótica narrativa. Para que tal objetivo seja alcançado, foram selecionados autores especializados para a contextualização teórica e metodológica acerca do tema apresentado. Os quadrinhos estão ou já estiveram presentes na vida de muitas pessoas, servindo inclusive como uma maneira de inicialização à leitura, porém, de maneira sintetizada, foram selecionados para a análise, um total de quatro quadrinhos do Pato Donald, dentro de um recorte temporal de trinta anos. O corpus da análise é composto por histórias em quadrinhos coletadas em estantes virtuais. O método escolhido para realizar a análise do objeto é a semiótica narrativa, que, segundo Barros (2005), o precursor desta semiótica é Algirdas Julius Greimas e sua principal preocupação é explicar as condições da apreensão e da produção de sentido, fundamentando-se em três níveis importantes para a análise: nível fundamental; nível narrativo; e nível discursivo. Os principais resultados mostram que a relação familiar entre Donald e seus sobrinhos é composta por eixos semânticos opostos, pois, o enunciador nos apresenta Donald com um caráter bravo e grosseiro, enquanto os sobrinhos com caráter alegre e divertido, é através desse abismo semântico que a relação se constrói e assim, consequentemente, a história.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Análise semiótica dos personagens da série trailer park boys em suas versões animação e live-action
    (2021-12-20) Pereira Idalêncio, Elian
    Este artigo tem por principal finalidade, analisar e comparar quais ícones, índices e símbolos estão presentes em comum nos personagens principais Ricky, Julian e Bubbles, no último episódio da 12ª temporada da série live action Trailer Park Boys, com os mesmos sujeitos no primeiro episódio da 13ª temporada, onde estes tornam-se pessoas de desenhos animados. Será comparado entre eles as vestimentas, cores, objetos, falas e atitudes de cada personagem, a fim de entender a forma que seus criadores, John Paul Tremblay, Robb Wells e Mike Smith utilizaram ao adaptá-los para a apresentação dos mesmos no serviço de streaming. Para essa tarefa, será usado como ferramenta de análise a semiótica peirceana - que estuda como cada traço de uma imagem é apresentada a nossa mente - mais precisamente a segunda tricotomia, a qual utiliza da observação ordenada dos ícones, índices e símbolos presentes em uma imagem, de forma que facilite a nossa compreensão e interpretação do que está sendo transmitido.