Psicologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 43
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O sentido da vida no envelhecimento
    (2023-12) AZEVEDO, Duila Cristina de; FERREIRA, Luana Miranda
    O presente texto tem como objetivo refletir sobre o envelhecimento a partir da perspectiva da Logoterapia, que é considerada a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia criada por Viktor Emil Frankl. Buscou-se evidenciar a busca e as possibilidades para dar sentido na vida no envelhecimento, com foco na questão do sentido na existência humana, identificando os cuidados com a saúde mental na terceira idade. A partir de uma pesquisa bibliográfica, verificou-se que o envelhecimento é uma fase da vida que traz consigo desafios e mudanças significativas, e entender o sentido da vida nesse período pode ser crucial para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Psicologia inclusiva: uma releitura sobre o processo de avaliação psicológica, para pessoas surdas
    (2023-12) PEREIRA, Ana Julia Machado Paranhos; LIMA, Diany Oliveira; LEMOS, Gabriela Fernandes; MOREIRA, Larissa Fernandes
    A Avaliação Psicológica é um dos serviços que pode ser realizado pelo profissional da Psicologia, sendo esse de desempenho restrito da profissão. Buscando uma análise a partir do 1º princípio fundamental da Psicologia, disponível no código de ética do profissional, “I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos” (CFP, 2005, p. 7) este trabalho buscou verificar se existem orientações a serem seguidas para a realização da Avaliação Psicológica em pessoas surdas, além dos testes psicológicos disponíveis, para que seja feito um atendimento correto, colocando em ênfase às pessoas com deficiência auditiva ou surdos. Além disso sugere-se uma reflexão das possíveis melhorias para que esse processo seja feito de forma assertiva, segura e prezando pelo indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Psicanálise e feminilidade: limites, impactos e complexidade teórica
    (2023-12) MOREIRA, Larissa Gabriele; SILVA, Lucas Oliveira da; CAMPOS, Maria Alice Lara; MACHADO, William Vicente
    A teoria psicanalítica nasce em uma sociedade conservadora, patriarcal e machista, e foi afetada por pensamentos que colocavam a mulher como ser inferior ao homem, não podendo escapar de sua época. A partir disso, como a Psicanálise passou a ser cada vez mais conhecida e disseminada, faz-se necessário realizar uma contextualização da sua história e sua relação com as questões de gênero, examinando os impactos da teoria freudiana na contemporaneidade, visto que muitos elementos do patriarcalismo ainda ressoam. O presente artigo tem como objetivo explicitar a relevância de uma visão crítica dos escritos que foram produzidos em outro contexto social.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os possíveis impactos do uso de telas sobre o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
    (2023-12) PEREIRA, Islay Raiene Alves; CARVALHO, Priscilla Karla Bernardes de; PIMENTA, Waleska Oliveira De Souza
    A tecnologia inicialmente uma forma de passar o tempo, tem se tornado cada vez mais frequente na vida contemporânea, o que contribui para a exposição precoce de crianças ao mundo digital. O presente estudo explora os possíveis impactos do uso de telas no desenvolvimento infantil, realizando uma revisão sistemática exploratória, utilizando as bases de dados do Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram aplicados alguns filtros, e deste resultado se obteve a quantidade total de 139 artigos. Utilizando critérios de exclusão, chegou-se a um total de 10 artigos escolhidos como base para este estudo. Destaca-se a importância do brincar na infância, enquanto as preocupações sobre os efeitos adversos do uso excessivo de telas são propostas, enfatizando tanto os possíveis prejuízos quanto os benefícios associados. As recomendações emergem, sublinhando a necessidade de limitar o tempo de tela e promover a supervisão adulta. A complexidade do tema é ressaltada, instanciando uma abordagem consciente por parte de pais e educadores. O equilíbrio entre o tempo de tela, atividades ao ar livre e interações sociais é enfatizado como crucial, com uma ênfase especial na orientação parental. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas entre o desenvolvimento infantil e o uso das telas, destacando a necessidade de uma abordagem equilibrada e informada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os impactos das redes sociais na constituição do Eu e narcisismo: um olhar psicanalítico
    (2023-12) GOMES, Sarah Elizabeth Ribeiro Diniz Gomes; RESENDE, Larissa Granato; OLIVEIRA, Maria Eduarda
    O presente texto procura refletir sobre como ocorre a formação do Eu sob o olhar da psicanálise e a influência que o contato com a infinidade de informações dentro das redes sociais e exposição do usuário pode exercer sobre seu narcisismo, os impactos desse acesso, o papel da cultura e o conceito de Self dentro desse contexto. Retornamos ao conceito de Eu na psicanálise, a fim de problematizar os atravessamentos e impactos das redes sociais no sujeito. Para alcançarmos tal objetivo optamos por uma pesquisa de cunho exploratório, onde retornamos a autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Donald Winnicott como base teórica com fim de trazer um olhar psicanalítico sobre a construção do Eu, focando na estrutura neurótica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O ser perante a morte: uma análise fenomenológica do personagem Steve, do livro ''A última música'' de Nicholas Sparks
    (2023-12) ROCHA, Fernanda Emanuele; TORRES, Ivi; MELO, Izabella Carolline De Assis Ferreira; DORES, Jéssica Vieira
    O presente artigo de conclusão de curso analisa como um ser ressignifica e compreende a sua existência na ciência da proximidade de sua própria morte, abordando o conceito de ser-para-a-morte postulado por Martin Heidegger e examinando a história do personagem Steve Miller da obra literária de Nicholas Sparks – “A última música”, desvelando as construções de sentidos construídos para ele ao descobrir estar com câncer em estágio terminal. Para tanto, utilizamos como método de pesquisa a fenomenologia hermenêutica, analisando de forma qualitativa os dados coletados de forma descritiva. A pesquisa apontou que o ser ciente da possibilidade última da morte, retoma sua trajetória existencial, refletindo onde se encontra, entre o que já não é mais e o que ainda pode ser, assumindo sua liberdade, seu modo mais próprio de ser, o poder ser mais autêntico em cada dia em que se vive, buscando compreender em si mesmo, sua essência de vida, na consciência que tudo finitiza e cada segundo é único em nossa existência em constante encontro com a morte.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto da internet na questão do suicídio entre os jovens
    (2023-12) ALVES, André de Oliveira; SANTOS, Rodolpho Alexandre
    Este artigo tem como objetivo principal reforçar a importância de estudar a relação entre saúde mental e suicídio, o uso da internet e redes sociais e como a interação do jovem em contato com esses meios tecnológicos podem influenciar na idealização suicida. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o suicídio é considerado uma problemática de saúde pública, mas é pouco estudada e debatida, tendo uma maior repercussão no setembro amarelo, mas a nível acadêmico. A partir do pensamento filosófico de teóricos como Heidegger, Sartre, Camus, buscou-se compreender o suicídio por meio da aproximação dos conceitos fenomenológicos-existenciais, como: autenticidade, inautenticidade, liberdade, absurdo etc. Foi abordado como esse fenômeno tecnológico e midiático afeta diretamente a vida desses indivíduos, e qual o impacto que os influenciadores digitais podem causar. Os resultados apontaram que a relação com o uso da internet e redes sociais podem impactar na saúde mental do jovem, o que levanta a importância do debate sobre o cuidado do uso das redes e para com a promoção da saúde mental de adolescentes e jovens.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Divorcio e seus possíveis impactos sobre o desenvolvimento infantil
    (2023-12) SENA, Ana Eduarda Silveira; OLIVEIRA, Danielle Cristina Lima de; LUCCHESI , Gabrielle Caroline Felix; PROTACIO, Hemilly Cristina da Silva
    O presente artigo tem como objetivo promover a discussão sobre os possíveis impactos do divórcio na fase infantil. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa literária, onde foram encontrados 29 artigos na base Scielo e BVS com os descritores separação, pais, divórcio e crianças. Apresenta-se que durante e após a separação de seus pais, as crianças podem experimentar uma série de emoções e desafios, o que pode afetar seu bem-estar emocional, social e acadêmico, pontos representados por meio dos tópicos de discussão que incluíram a análise da inter-relação entre os genitores no contexto do divórcio, a influência no desenvolvimento social das crianças, a manifestação de sintomas psicológicos decorrentes da dissolução conjugal, e as implicações inerentes à determinação da guarda dos filhos após a separação. O propósito subjacente a essa abordagem é a promoção de uma análise abrangente com vistas a discernir os impactos e os fatores adaptativos e desadaptativos que o divórcio parental pode induzir na infância dos filhos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conexões rompidas: os desafios do isolamento social na saúde mental de adultos na pandemia covid-19
    (2023-12) CAMPOS, Danila Regina Nicácio; FEITOSA, Laura Barreto Cunha; ALVES, Thaisla Naiara F. Viana
    O presente trabalho relata sobre impactos na saúde mental durante a pandemia Covid-19 e como o isolamento se tornou uma conexão que foi rompida. Estresse pós-traumático, depressão, humor rebaixado, insônia, raiva, exaustão emocional e irritabilidade, são alguns dos possíveis impactos relatados. objetivo geral deste trabalho é examinar as implicações do isolamento social para a saúde mental dos adultos. Para o desenvolvimento do presente trabalho, quanto ao método foi realizada uma revisão integrativa, com o objetivo de auxiliar no alcance do objetivo geral, e melhor sustentação deste. Chegou ao resultado de nove trabalhos que atenderam ao objetivo proposto. A discussão foi abrangente e que a saúde mental é um investimento contínuo em nós mesmos e na sociedade. À medida que se registra a complexidade desse tema, mais é preciso criar ambientes que promovam o bem-estar mental. Conclui-se que à medida que o mundo enfrenta desafios contínuos, é crucial antecipar-se e preparar-se para novas formas de isolamento social. Investir em tecnologias que facilitam a conexão, promover a conscientização sobre a saúde mental e incentivar práticas que fortaleçam os laços comunitários.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Autodiagnóstico e automedicação decorrentes do acesso às redes sociais: uma análise crítica
    (2023-12) MOREIRA, Isabela Carolina Silva; RIBEIRO, Mariana Carolina Delgado
    Este artigo explorou as consequências do autodiagnóstico e da automedicação decorrentes do acesso cada vez maior e indiscriminado dos indivíduos às redes sociais, além de fomentar uma reflexão sobre os impactos da utilização de tais práticas não só para a vida dos indivíduos, mas como para o sistema de saúde no geral. Ao lançar alguns apontamentos acerca desta temática, espera-se contribuir para uma reflexão produtiva sobre o papel das redes sociais na saúde das pessoas como um todo, além de inspirar políticas e práticas que promovam, de fato, o uso responsável da internet e das redes sociais como um instrumento saudável na vida das pessoas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As contribuições da terapia cognitivo comportamental na saúde mental de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
    (2023-12) MELO, Késia Miranda de Aguiar; NEVES, Lorrainy Andrade; AMARAL, Lucas Gabriel Morais; RODRIGUES, Suélen Cristina de Souza
    Tendo em vista o aumento no número de crianças e adolescentes abusadas sexualmente, o presente estudo trata das contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como forma de tratamento para essas vítimas. Para tanto, foi necessário desvendar como ocorre o abuso sexual; o perfil dos abusadores; identificar os possíveis impactos na saúde mental das vítimas; e analisar as principais técnicas da TCC para fins de tratamento psicológico. Realizou-se então um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, delimitando a busca em artigos publicados entre 2013 e 2023, a fim de obter uma ampla gama da literatura acadêmica atual sobre o tema. Coletados os materiais, passou-se à etapa da revisão da literatura e assim constatou-se que, a maioria dos abusos ocorre em contextos em que as vítimas já conhecem o abusador, muitas vezes sendo ele um familiar ou amigo da família. Em relação aos impactos na saúde mental das vítimas, esses podem se apresentar de diferentes formas, mas o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), assim como isolamento e comportamentos sexualizados são comuns. Como forma de tratamento, a TCC é utilizada com frequência principalmente no modelo de grupoterapia. Nesse sentido, pôde-se concluir que a TCC contribui para a reformulação de crenças, psicoeducação e desenvolvimento de habilidades para prevenção de futuros abusos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da atuação do psicólogo no tratamento de pacientes oncológicos: uma análise psico-oncológica
    (2023-12) SILVA, Gabriela Beliene da Costa; OLIVEIRA, Maria Clara Costa
    O presente artigo discute a importância da intervenção da psico-oncologia no tratamento de pacientes oncológicos e investiga fatores que facilitam o processo de recuperação do mesmo. O câncer é uma doença cada vez mais proeminente, com um número crescente de casos em todo o mundo. Torna-se essencial que o paciente receba apoio emocional durante todo o processo de tratamento e recuperação, é necessário fornecer informações claras e precisas sobre a doença, seus sintomas e possíveis efeitos colaterais do tratamento. É importante que o paciente se sinta seguro e confiante, sabendo que está sendo devidamente cuidado e compreendido em todas as etapas do seu processo de cura. Recomenda-se que haja um acompanhamento psicológico contínuo, para ajudar o paciente a lidar com qualquer ansiedade, medo ou estresse que possa surgir ao longo do caminho. A saúde mental do paciente e de seus familiares é tão crucial quanto sua saúde física, e a assistência psico-oncologia desempenha um papel fundamental no processo de recuperação. Portanto, foram realizados estudos bibliográficos, que incluíram um levantamento de pesquisas sobre a área da psico-oncologia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os impactos do abuso sexual infantil na vida adulta a partir da perspectiva fenomenológica humanista
    (2023-12) JÚNIOR, Carlos Henrique Domingos Braga; SILVA, Michele Caroline Vieira da
    Essa pesquisa teve como objetivo compreender os impactos do abuso sexual infantil na vida adulta através da perspectiva fenomenológica humanista. Foi utilizado como metodologia uma pesquisa fenomenológica de estudo descritivo, de delineamento bibliográfico. Realizou-se um levantamento da base de dados do Google Acadêmico, Scielo, Pepsic e Livros físicos, entre os anos de 2013 e 2023. Foram selecionados 15 artigos e 8 livros, que após a leitura dos materiais escolhidos foram criados três tópicos: Abuso Sexual - Conceito e modos operandi do abusador; Os impactos do abuso sexual na vida adulta; Tratamento psicoterapêutico através da clínica fenomenológica humanista. Conclui-se que o abuso sexual é ainda um tema pouco discutido em nossa sociedade, sendo assim necessário a realização de mais pesquisas sobre tal temática para melhor compreender o fenômeno, possibilitando assim uma intervenção clínica eficaz e o tratamento mais adequado, proporcionando que haja a ressignificação do Ser diante de tal fenômeno.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Negritude e amor: um olhar da psicologia sobre a construção dos afetos das mulheres negras brasileiras
    (2023-06-28) VIRGÍLIO, Isabelle dos Santos; RIBEIRO, Vitoria Bonfim; PAULA, Jean Carlos de Lima
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a relação das múltiplas opressões sofridas por mulheres negras no Brasil e seus impactos na construção de afetos, destacando o racismo como atravessador dessa edificação. Sendo este - o racismo - um sistema que estrutura e impacta diretamente na formação da subjetividade dessas mulheres, contribui para sofrimentos no processo de identificação e de pertencimento social, dificultando o estabelecimento de relações interpessoais, direcionando os lugares afetivos dessas mulheres e adoecendo psiquicamente. O estudo foi realizado através da revisão de literaturas que contemplam a temática utilizando as teorias da sociologia, psicologia social e psicanálise para fomentar a discussão sobre a construção dos afetos nas mulheres negras brasileiras A partir da pesquisa pode-se refletir sobre sobre a importância da Psicologia participar ativamente na luta antirracista, considerando a necessidade de se avançar nessa temática, uma vez que ela tem o potencial de co-construção de novas realidades e estudos sobre o tema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos na saúde mental de mulheres vítimas de violência doméstica
    (2023-06) Moreira, Arthur Henrique; Coelho, Anne Caroline Pinto; Rosa, Chisleine Conceição; Souza, Vinícius Lopes Leão de
    O objetivo do artigo foi identificar e analisar os impactos causados na saúde mental das mulheres vítimas de violência doméstica, e quais são os métodos de prevenção e conscientização para que esse ciclo de violência se encerre, bem como a necessidade de um tratamento psicológico especializado. A terapia cognitivo comportamental se mostrou a mais eficaz pois, ela se concentra em identificar e modificar padrões de pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais associados à violência. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando fontes científicas, como livros, dissertações, revistas e artigos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento psicoafetivo das crianças durante o isolamento social
    (2023-06-26) MOREIRA, Jéssica Franciny Barbosa; JACINTO, Karine de Souza; MORAIS, Maria Aline de
    Entender as relações psicoafetivas das crianças durante o período de isolamento social, fazendo apontamentos de forma detalhada sobre as características que abrangem o desenvolvimento infantil, nas crianças de 0 a 06 anos. Inicia trazendo a conceitualização sobre o que é a pandemia da covid-19, um fator estressor para todos que vivenciaram principalmente os primeiros anos da pandemia sendo expostos a uma nova condição para a sobrevivência e como os impactos desse momento podem desencadear alterações no desenvolvimento social e psicoafetivo da criança, pode-se levar em consideração que dentro dessas mudanças muitos dos fatores de proteção e relações afetivas podem ter sido alteradas, considerando que o isolamento social obrigou a todos a manter um distanciamento físico, o que diminuiu a chance de contágio e em contra partida as relações sociais, que são uma das bases de formação do indivíduo, não ocorreu em sua totalidade, já que para um desenvolvimento mais saudável é preciso se relacionar com o outro.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Como a terapia cognitiva comportamental pode contribuir com os impactos causados na autoimagem de jovens devido ao uso excessivo da rede social instagram?
    (2023-06-30) SOUZA, Carolline Ávanny da Silva; LEITE, Bruna Cunha; OLIVEIRA, Marciele Almeida
    O objetivo deste artigo é mostrar dados, referenciais teóricos e informações sobre o impacto que o uso do Instagram pode causar na autoestima do sujeito. No contexto atual, nada é mais comum que ter um usuário conectado ao Instagram, pesquisas afirmam que cerca de 122 milhões de pessoas passam boa parte do tempo nessa rede, compartilhando momentos da vida pessoal, compartilhando fotos, pensamentos e estilo de vida. Rede esta, que possibilita reencontros e reduz distâncias geográficas, e que, em contrapartida, pode ser bastante adoecedora, causando impactos negativos na autoimagem de jovens, que são o público-alvo deste estudo. Pesquisas apontam que esta rede social está diretamente ligada a níveis de comparações sociais, desta forma impactando a autoestima do ser humano.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A (re)construção da imagem corporal no processo de envelhecimento da mulher de meia idade sob a luz da psicanálise
    (2023-06) PEDRA, Josiane; DUTRA, Leny Nunes Louzada; VILELA, Pamela Fernandes Torres; AUGUSTINHO, Thayná Barbosa Moura
    O presente artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo compreender as implicações subjetivas e sociais do processo de envelhecimento feminino. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, que procurou desvendar o processo de subjetivação diante desse envelhecer, convidando o leitor para a reflexão sobre como o envelhecer, principalmente diante das expectativas estruturais relacionadas ao corpo feminino, foi e ainda é abordado nas mídias e, atualmente, nas redes sociais. Para melhor compreensão dos significantes do envelhecimento feminino, recorreu-se a autoras como Beauvoir e Mucida, se atentando para o corpo feminino envelhecido e suas conotações negativas. A ótica psicanalista permitiu acessar a construção interna da mulher envelhecida, a idealização do Eu e a construção identitária dessas mulheres, que é influenciada e mediada pela cultura e atualmente marcada pelo culto da “juventude eterna”.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Riscos das redes sociais na adolescência: um olhar sobre a saúde mental
    (2023-06-28) Bráulio, Eliziane; Avelar, Gabriela; Silva, Kaciane
    Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório cujo objeto de estudo foi o impacto do uso das redes sociais pelos adolescentes em sua saúde mental e nas suas relações interpessoais. As redes sociais se tornaram uma parte integrante da vida dos adolescentes, e muitos deles passam horas navegando e interagindo com outros usuários nas plataformas digitais. No entanto, o uso excessivo das telas e a interação digital tem sido associado à uma série de consequências negativas para a saúde mental desses adolescentes, como por exemplo ansiedade, baixa autoestima, depressão, entre outras. Além disso, as redes sociais também afetam as relações interpessoais dos adolescentes com a família e com o meio social em que estão inseridos, podendo até prejudicar o convívio social. Embora as redes sociais ofereçam até benefícios, como a capacidade de compartilhar informações e se conectar com outras pessoas, há também os riscos associados ao seu uso excessivo. Por isso, este artigo aborda as consequências do uso excessivo das redes sociais pelos adolescentes e sugere maneiras de mitigar esses impactos, por meio do apoio da família e da Psicologia, visando melhorar a qualidade de vida dos adolescentes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Importância da contribuição do Psicólogo na prática da Equoterapia
    (2022-12-14) Braga, Bianca; Maffra, Débora; Costa, Luana; Custódio, Natália
    A equoterapia é um método terapêutico interdisciplinar e multidisciplinar que utiliza o cavalo como principal instrumento terapêutico, para a promoção do desenvolvimento global do praticante. Este método utiliza a integração de profissionais de diversas áreas como fisioterapia, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e outros, sendo reconhecida pela Lei 13830/19. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da contribuição do psicólogo dentro da equoterapia. A abordagem metodológica utilizada no estudo foi fundamentada em uma revisão bibliográfica, classificada como pesquisa descritiva, qualitativa. Constatou-se que o psicólogo atua em todo processo terapêutico, sendo responsável pelo acompanhamento do praticante desde o primeiro momento, contato com o responsável, realização da entrevista inicial de anamnese, acompanhamento do processo de avaliação psicológica, para identificar a dinâmica da personalidade e sintomas do indivíduo, além de acompanhar o desenvolvimento e evolução do paciente. O psicólogo contribui, também, na orientação familiar, na devolutiva e no encerramento do tratamento, até o período de alta.