Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 24
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos da anemia falciforme na qualidade de vida e a importância do diagnóstico laboratorial precoce
    (2023-05-29) LEAL, Marcos Gabriel Souza; SANTOS, Henrique Pereira Rodrigues; MARTINS, Chrystian Ribeiro
    Dentre os tipos de hemoglobinopatias existentes, a Anemia Falciforme (AF) é a de maior prevalência entre a população mundial, principalmente entre crianças. Trata-se de uma alteração genética crônica da célula das hemácias, o que a transforma em formato de foice, produzindo inúmeros sintomas que minoram a qualidade de vida e expõe seus portadores à riscos relevantes, incluindo o risco de morbimortalidade. O tratamento de controle é indispensável para promover uma maior segurança e qualidade de vida, mas, o diagnóstico tardio é uma realidade que produz um problema para boa parcela populacional que convive com a doença. O objetivo da pesquisa foi analisar a importância do diagnóstico precoce na promoção da qualidade de vida de indivíduos portadores de AF. Utilizou-se da metodologia de revisão da literatura para dispor de resultados extraídos de 15 estudos científicos, buscados nas bases de dados do Google Scholar, MEDLINE e SciELO. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, natureza básica, objetivos descritivos e procedimento bibliográfico. Os resultados evidenciaram que a AF provoca inúmeras repercussões nocivas para a qualidade de vida dos seus portadores e o diagnóstico precoce é indispensável para a adoção do tratamento de controle e, consequentemente, promoção de uma maior qualidade de vida. Na sua conclusão, a pesquisa chama atenção para o papel multidisciplinar do biomédico, que deve agir desde a conscientização, até o diagnóstico e aconselhamento genético pró cuidados. Palavras-chave: Anemia Falciforme. Diagnóstico laboratorial. Doença da Hemoglobina S. Indicadores de qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Perfil epidemiológico dos casos de coinfecção de tuberculose-HIV/AIDS no Brasil no período de 2012 a 2022
    (2023-06-21) Silva, Jessica Rodrigues da; Ribeiro, Tamires Gonçalves
    Indivíduos infectados pelo HIV têm, aproximadamente, trinta vezes mais chances de desenvolver a tuberculose, se caracterizando como um importante problema de saúde pública. O presente estudo tem como objetivo identificar o perfil epidemiológico dos casos de coinfecção de tuberculose com HIV/AIDS no Brasil no período de 2012 a 2022. Tratou-se de um estudo epidemiológico, do tipo descritivo, com abordagem quantitativa sobre o perfil epidemiológico dos casos com tuberculose coinfectados com HIV/AIDS. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel® 2021, realizando o coeficiente de incidência, coeficiente de mortalidade do período de estudo e o coeficiente de incidência média dos estados brasileiros. Foi processado o georreferenciamento pelo software ArcGIS versão 10.5. O estudo obteve o registro de 95.597 casos de tuberculose com coinfecção de HIV/AIDS, sendo que entre os anos de 2012 a 2014 registraram os maiores coeficientes de incidência. Observa-se maior registro de casos no sexo masculino (71,40%), na faixa etária entre 20 e 39 anos (53,95%) e em pardos (45,38%). Houve o predomínio da forma clínica pulmonar (68,98%), e quanto à terapia antirretroviral, 47,45%, foram de casos ignorados ou em branco. Assim, conclui-se a importância da melhoria das políticas públicas, em especial nos Estados brasileiros que registraram maiores coeficiente de incidência médio, e ainda a relevância do preenchimento de todos os campos da ficha de notificação compulsória.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plano municipal de contingência: comportamento epidemiológico e as medidas de enfrentamento da dengue no município de Guanambi-Ba.
    (2023-06-20) Wilcky, Coelho Alvarenga; Witor, Coelho Alvarenga
    Dentre os documentos que orientam as ações dos serviços de saúde pública para o controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, destaca-se o Plano Municipal De Contingência Para Enfrentamento De Epidemias Das Arboviroses (2022-2023). Este define as responsabilidades e estratégias para a prevenção e monitoramento de arboviroses, como a Dengue. O presente trabalho destina-se então a analisar o comportamento epidemiológico e as medidas de enfrentamento da dengue no município de Guanambi. Para isso observou-se o Plano Municipal de Contingência à luz das Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemia de Dengue, somado a descrição dos casos confirmados de dengue no município no período 2019 a 2022 a partir dos registros de notificações do SINAN e a contextualização da temática através de um levantamento histórico da dengue. Trata-se de um levantamento epidemiológico por meio de um estudo exploratório e descritivo, caracterizando o curso da doença e as ações de enfrentamento. Os principais resultados apontam para uma situação de alerta, devido a incompletude dos dados disponíveis no sistema de notificações; a prevalência dos impactos da pandemia do COVID-19 para os sistemas de saúde; E a necessidade de estratégias efetivas para o levantamento de dados e a fiscalização das medidas de prevenção e controle da dengue no município;
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso indiscriminado de antibióticos como um problema de saúde pública: uma revisão integrativa.
    (2023-06-21) Luna, Larissa Silva; Rebouças, Bartira Rodrigues; Carmo, Mariana Gabriela Pereira do
    Variações genéticas bacterianas, são causadas comumente, por fatores espontâneos, porém o uso indiscriminado e/ou incorreto de antibióticos contribui para seleção acelerada de cepas bacterianas multirresistentes a diversas classes de antimicrobianos. Assim, objetivou-se com o presente estudo avaliar a problemática acerca do uso indiscriminado de antibióticos e o perigo eminente das superbactérias, a partir de uma pesquisa revisional integrativa. Tratou-se de uma revisão de literatura integrativa de natureza explicativa, junto às principais bases de dados em saúde: LILACS, MEDLINE, PUBMED, SCIELO e BVS, como também, em sites da ONU, OPAS/OMS, Anvisa e Manuais e Protocolos do Ministério da Saúde, entre 2013 e 2023. Inicialmente, selecionou-se 1551 estudos e após avaliação segundo os critérios de elegibilidade pré-estabelecidos, foram escolhidos, ao final, um total de 29 artigos. Na revisão proposta, verificou-se que apesar dos investimentos consideráveis no desenvolvimento de novos antibióticos, a falta de financiamento adequado para questões primárias de saúde pública, como saneamento básico, resulta no aumento do consumo de antibióticos. Além disso, fatores de risco relacionados a pacientes imunodeprimidos ou a ambientes hospitalares também desempenham papel significativo. Isso foi particularmente evidente durante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, observando-se um aumento significativo nas prescrições desnecessárias de antibióticos na tentativa de reduzir os casos de coinfecções bacterianas e, consequentemente, o agravamento do estado clínico dos pacientes. O presente estudo, evidenciou que o uso indiscriminado de antibióticos não é um problema recente e que as consequências decorrentes da pandemia da COVID-19 ainda não estão totalmente compreendidas. Isso traz perspectivas preocupantes em relação à crise sanitária associada às bactérias resistentes, destacando-se a necessidade de controle na prescrição e dispensação de antibióticos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Síndrome de Down e sua correlação com a leucemia mieloide aguda: revisão integrativa
    (2023-06-20) Sena, Ainara Alves de; Paulino, Ana Clara Oliveira de Santana; Sousa, Aparecida de Jesus; Bizerra, Luana Silva
    A Síndrome de Down (SD) trata-se de uma aneuploidia humana que ocorre no cromossoma 21, sendo uma das cromossopatias mais comuns. As crianças com SD têm uma maior probabilidade de desenvolverem leucemia aguda (LA), o que sugere que a trissomia do cromossomo 21 contribui diretamente e funcionalmente para a transformação maligna de células hematopoiéticas. O presente estudo possuiu como objetivo principal analisar a correlação da SD com o surgimento de Leucemias. O estudo em questão trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram utilizadas as bases de dados National Library of Medicine da U.S (PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os descritores utilizados nessas plataformas de busca foram obtidos por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), termos MESH (Medical Subject Headings), da plataforma BVS. No total foram obtidos 464 artigos e desses, selecionados 13, após aplicação dos critérios de elegibilidade. As pesquisam relatam que pacientes com SD são mais propensos a desenvolver Leucemia, sobretudo devido a alterações genéticas como mutaçōes nos genes GATA1, CRLF2, JAK2, PAX5 e IKZF1. Apesar de ainda não bem compreendidos, também estão envolvidos mecanismos epigenéticos, em especial na leucemia aguda, assim como, existem os fatores extrínsecos que podem contribuir com o aparecimento da associação SD e Leucemia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Riscos e complicações em gestantes com anemia falciforme
    (2023-06-29) Cruz, Daniela Barbosa; Rodrigues, Joyce Laiane Borges; Pereira, Jessica Elízia Rodrigues
    Anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, e possui alta prevalência entre mulheres em fase gestacional. A ANF em gestantes relacionado ao uso de Anti - hipertensivos necessita do acompanhamento médico específico e orientação para o tratamento, evitando risco e reações adversas, tendo em vista, a preservação da saúde do feto e da mãe.Com base nesses achados esta revisão integrativa de literatura teve por objetivo geral identificar no banco de dados atual quais as principais complicações encontradas em pacientes gestantes portadoras da ANF descritas nas literaturas atuais. O método de pesquisa é uma revisão integrativa de literatura a qual sintetizou conhecimentos atuais e incorporou os resultados de estudos por meio das buscas de artigos realizadas nas bases de dados. Os resultados da pesquisa apontaram para os diversos riscos que a anemia falciforme pode provocar a gestantes, como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, crise vaso-oclusiva, infecção do trato urinário e síndrome torácica aguda. Esses processos podem, em vários casos, levar à morte do bebê. A conclusão demonstra que, embora não exista um tratamento específico, a melhora da sobrevida e qualidade de vida dessas pessoas dependem de medidas gerais e preventivas como a importância do diagnóstico laboratorial da Anemia falciforme.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso indiscriminado de antibióticos como um problema de saúde pública: uma revisão integrativa.
    (2023-06-21) Luna, Larissa Silva; Rebouças, Bartira Rodrigues; Carmo, Mariana Gabriela Pereira do
    Variações genéticas bacterianas, são causadas comumente, por fatores espontâneos, porém o uso indiscriminado e/ou incorreto de antibióticos contribui para seleção acelerada de cepas bacterianas multirresistentes a diversas classes de antimicrobianos. Assim, objetivou-se com o presente estudo avaliar a problemática acerca do uso indiscriminado de antibióticos e o perigo eminente das superbactérias, a partir de uma pesquisa revisional integrativa. Tratou-se de uma revisão de literatura integrativa de natureza explicativa, junto às principais bases de dados em saúde: LILACS, MEDLINE, PUBMED, SCIELO e BVS, como também, em sites da ONU, OPAS/OMS, Anvisa e Manuais e Protocolos do Ministério da Saúde, entre 2013 e 2023. Inicialmente, selecionou-se 1551 estudos e após avaliação segundo os critérios de elegibilidade pré-estabelecidos, foram escolhidos, ao final, um total de 29 artigos. Na revisão proposta, verificou-se que apesar dos investimentos consideráveis no desenvolvimento de novos antibióticos, a falta de financiamento adequado para questões primárias de saúde pública, como saneamento básico, resulta no aumento do consumo de antibióticos. Além disso, fatores de risco relacionados a pacientes imunodeprimidos ou a ambientes hospitalares também desempenham papel significativo. Isso foi particularmente evidente durante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, observando-se um aumento significativo nas prescrições desnecessárias de antibióticos na tentativa de reduzir os casos de coinfecções bacterianas e, consequentemente, o agravamento do estado clínico dos pacientes. O presente estudo, evidenciou que o uso indiscriminado de antibióticos não é um problema recente e que as consequências decorrentes da pandemia da COVID-19 ainda não estão totalmente compreendidas. Isso traz perspectivas preocupantes em relação à crise sanitária associada às bactérias resistentes, destacando-se a necessidade de controle na prescrição e dispensação de antibióticos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Riscos e complicações em gestantes com anemia falciforme
    (2023-06-29) Cruz, Daniela Barbosa; Rodrigues, Joyce Laiane Borges; Pereira, Jessica Eliza Rodrigues
    Anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, e possui alta prevalência entre mulheres em fase gestacional. A ANF em gestantes relacionado ao uso de Anti - hipertensivos necessita do acompanhamento médico específico e orientação para o tratamento, evitando risco e reações adversas, tendo em vista, a preservação da saúde do feto e da mãe.Com base nesses achados esta revisão integrativa de literatura teve por objetivo geral identificar no banco de dados atual quais as principais complicações encontradas em pacientes gestantes portadoras da ANF descritas nas literaturas atuais. O método de pesquisa é uma revisão integrativa de literatura a qual sintetizou conhecimentos atuais e incorporou os resultados de estudos por meio das buscas de artigos realizadas nas bases de dados. Os resultados da pesquisa apontaram para os diversos riscos que a anemia falciforme pode provocar a gestantes, como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, crise vaso-oclusiva, infecção do trato urinário e síndrome torácica aguda. Esses processos podem, em vários casos, levar à morte do bebê. A conclusão demonstra que, embora não exista um tratamento específico, a melhora da sobrevida e qualidade de vida dessas pessoas dependem de medidas gerais e preventivas como a importância do diagnóstico laboratorial da Anemia falciforme.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Fatores de risco associados á anemia ferropriva em crianças de 0 a 5 anos no Brasil: uma revisão narrativa
    (2023-06-20) Vilas Boas, Ana Júlia Santos Lopes; Brito, Chris Ruan Santana; Santos, Maeli Souza Dos; Oliveira, Raniele Leite De
    A falta de ferro é a carência nutricional mais prevalente em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Isso representa um problema significativo de saúde pública tanto no Brasil quanto em todo o mundo. A deficiência de ferro é a principal causa de anemia ferropriva ou ferropênica, pois interfere na produção de hemoglobina nos glóbulos vermelhos devido à falta de fornecimento adequado de ferro. A hemoglobina é uma proteína crucial para transportar oxigênio no sangue e o ferro é essencial para a sua composição. Na ausência de ferro, a medula óssea não produz hemoglobina, o que clinicamente caracteriza a anemia ferropriva. Diversos fatores podem levar as crianças à desenvolverem anemia ferropriva, incluindo a ingestão inadequada de ferro, que traz consequências prejudiciais à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de metade das crianças menores de cinco anos em países em desenvolvimento apresentam anemia ferropriva. Devido à alta incidência e prevalência da anemia ferropriva, é crucial que as autoridades de saúde pública tomem medidas para melhorar a qualidade de vida das crianças. É importante agir preventivamente em relação à carência de ferro em crianças e conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento dessa condição.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos da anemia falciforme na qualidade de vida e a importancia do diagnostico laboratorial precoce
    (2023-05-23) Leal, Marcos Gabriel Souza; Martins, Chrystian Ribeiro; Santos, Henrique Pereira Rodrigues
    Dentre os tipos de hemoglobinopatias existentes, a Anemia Falciforme (AF) é a de maior prevalência entre a população mundial, principalmente entre crianças. Trata-se de uma alteração genética crônica da célula das hemácias, o que a transforma em formato de foice, produzindo inúmeros sintomas que minoram a qualidade de vida e expõe seus portadores à riscos relevantes, incluindo o risco de morbimortalidade. O tratamento de controle é indispensável para promover uma maior segurança e qualidade de vida, mas, o diagnóstico tardio é uma realidade que produz um problema para boa parcela populacional que convive com a doença. O objetivo da pesquisa foi analisar a importância do diagnóstico precoce na promoção da qualidade de vida de indivíduos portadores de AF. Utilizou-se da metodologia de revisão da literatura para dispor de resultados extraídos de 15 estudos científicos, buscados nas bases de dados do Google Scholar, MEDLINE e SciELO. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, natureza básica, objetivos descritivos e procedimento bibliográfico. Os resultados evidenciaram que a AF provoca inúmeras repercussões nocivas para a qualidade de vida dos seus portadores e o diagnóstico precoce é indispensável para a adoção do tratamento de controle e, consequentemente, promoção de uma maior qualidade de vida. Na sua conclusão, a pesquisa chama atenção para o papel multidisciplinar do biomédico, que deve agir desde a conscientização, até o diagnóstico e aconselhamento genético pró cuidados. Palavras-chave: Anemia Falciforme. Diagnóstico laboratorial. Doença da Hemoglobina S. Indicadores de qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso do ácido salicílico no tratamento da acne: revisão integrativa
    (2022-12-07) Gomes, Joana Louisa Souza; Trindade, Sabrina Agnes Vaz
    A acne é uma patologia crônica que afeta de 85 a 100% da população em alguma fase da vida, dando início na adolescência e se estende até a idade adulta. Podendo causar cicatrizes na pele, além de dermatoses, essas alterações podem gerar efeito psicológico no qual provoca diminuição de autoestima e da autoconfiança. Neste contexto o presente trabalho visou analisar o tratamento da melhora das cicatrizes da acne com o uso do ácido salicílico. Trata-se de uma revisão integrativa na qual foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo, PubMed e BVS. Após pesquisa 11 artigos foram incluidos via critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. A maioria dos tratamentos que empregaram ácido salicílico utilizaram na concentração de 30%, com obtenção de bons resultados de rejuvenescimento facial. As demais concentrações tiveram poucas alterações, entretanto, a menor concentração de 2,5% referenciada apenas em um estudo, foi evidenciado as propriedades queratóliticas, fungicida e anti-inflamatória. As diferentes concentrações do ácido salicílico tiveram forte influência sobre o seu resultado terapêutico final, no entanto, relata-se que não há alteração nas propriedades contidas na substância, sendo que a forma e tempo de tratamento possuem grande influência no resultado. A forma de uso em grande parte enfatiza a função anti inflamatória, bactericida e higienização antes e após o procedimento. Desse modo, é importante relatar que o uso do ácido salicílico é eficaz no tratamento de lesões de acne, tanto de forma única como em produtos que contenham em sua constituição essa substância.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Genética associada a tumorigênese do câncer anaplásico da tireoide: revisão integrativa
    (2022-11-03) Santos, Elian Farias dos; Souza, Geisa Xavier de
    O carcinoma anaplásico da tireoide (CAT) ou carcinoma indiferenciado de tireoide (CIT), é uma neoplasia endócrina rara, representada por 1% de todos os cânceres em todo o mundo. Caracterizado como um tumor de crescimento acelerado e considerado o mais letal de todos os cânceres da tireoide, ele possui predominância no sexo feminino, acometendo geralmente pessoas idosas com média de 60 anos. Nosso objetivo visa compreender o comportamento dos principais genes envolvidos na tumorigênese do CAT. Na presente revisão integrativa foram feitas buscas de artigos utilizando as bases de dados PubMed, SCIELO e BVS. Inicialmente, selecionou-se 4.590 artigos, e avaliando-os seguindo os critérios de elegibilidade pré-estabelecidos, foram escolhidos, ao final, um total de 13 artigos. A partir dos resultados evidenciou-se que mutações são comumente observadas em seis (6) genes principais, TP53, BRAF, RAS, PIK3KA, PTEN e TERT. Outros genes também foram correlacionados como PTPRD e NEGR1 que frequentemente podem conduzir a tumorigênese no CAT, porém necessitam de mais estudos que confirmem essa conexão. Embora o CAT seja uma doença rara, com etiopatogenia ainda desconhecida, atualmente existe uma quantidade consistente de informações que indicam a tumorigênese do CAT sendo uma desdiferenciação gradual que pode ter como base inicial a pré-existência de um câncer diferenciado (papilífero, medular ou folicular) ou eventos sucedidos por meio da mutação de novo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A violência contra a mulher no contexto de saúde pública: revisão integrativa
    (2022-11-14) Azevedo, Mércia Fernanda Gonçalves
    A violência contra a mulher origina-se na desigualdade de gênero, e é manifestada de diversas formas: violência física, psicológica e sexual e, muitas vezes, é agravada pelos órgãos de saúde pública. A abordagem da violência de gênero nos serviços públicos de saúde reivindica práticas condizentes com essa perspectiva, na qual o profissional de saúde age como um facilitador do protocolo terapêutico, tendo em vista a necessidade de estratégias que respeitem o contexto social e especificidades de suas usuárias. Dessa forma, a aproximação dessas realidades é imprescindível para dar visibilidade às necessidades subentendidas nas suas queixas. Este é um estudo de revisão bibliográfica integrativa, onde foram realizadas buscas nas bases de dados,PubMed, Scieloe BVS, utilizando os descritores: violência contra a mulher (Violence Against Women) e SUS. Após validação via critérios de elegibilidade, foram selecionados 20 artigos para serem discutidos. Conclui-se que o atendimento das vítimas precisa ser realizado de maneira intersetorial, sendo imprescindível que haja comunicação entre os respectivos setores de saúde incluídos principalmente nas ESF’s. Além disso, é necessário o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a erradicação da violência contra a mulher. Preconiza-se que devem ser oferecidos serviços de apoio, bem como demonstrar, com ações educativas, a consciência de que a violência de gênero é uma questão de saúde pública e caracteriza uma violação de direitos humanos, não atingindo apenas a mulher como um ser individual, mas que gera consequências para a sociedade como um todo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Princípios ativos tópicos utilizados no tratamento do melasma - uma revisão narrativa
    (2022) Santos Da Conceição, Eunice Vitória; Ferreira Barbosa Do Nascimento, Cristina; Barbosa De Paula, Joici Daiane; Oliveira Dos Santos, Josilaenne
    Melasma é uma discromia que afeta áreas foto expostas da face, caracterizada pela formação de manchas irregulares e acastanhadas. Esta revisão narrativa objetiva-se em apresentar os princípios ativos tópicos utilizados na despigmentação ou clareamento do melasma. Esse estudo foi realizado de fevereiro a junho de 2022 através da base de dados eletrônica Pubmed, utilizando o termo de busca no idioma inglês: despigmenting treatment AND melasma. Os resultados terapêuticos obtidos têm sido promissores e eficazes durante o determinado tempo de tratamento, porém, necessita de maiores estudos sobre os mesmos para que seja definido seus riscos e benefícios de forma mais especifica tal como sua concentração para uma aplicabilidade mais efetiva.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Patologias associadas ao estresse crônico e seus mecanismos: revisão de literatura
    (2022-06-30) Rodrigues de Souza, Daniela; Donato Rocha, Éberton; Domingues Teixeira, Fernanda; Silva Dos Santos Neves, Luiza Kaline
    Este estudo teve como objetivo destacar o impacto do estresse no sistema imunológico do corpo humano para entender como essa emoção afeta o funcionamento do sistema neuroendócrino e a forma como afeta o corpo e sua imunidade, o estudo também abordou sobre o papel da adrenalina e noradrenalina. Sobre ativação ou inibição das células leucocitárias, descrevendo os benefícios e malefícios dos hormônios do estresse. Para a construção deste trabalho, utilizou-se como recurso metodológico a revisão de literatura, a partir de buscas em bases de dados eletrônicas. Concluiu-se que diferentes alterações ocorrem no organismo durante situações estressantes, principalmente relacionadas à quantidade de cortisol liberado, e quando há muito cortisol, pode afetar o sistema imunológico, diminuir as defesas do organismo e facilitar a entrada de patógenos, como o desenvolvimento de doenças biológicas e psicossomáticas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Impactos da COVID-19 no diagnostico da Tuberculose Pulmonar
    (2022-06-27) Costa, Ysmenny; Almeida, Samuel; Souza, Natalia; Silva, Maria Eduarda; Cruz, Eduarda
    Resumo: A tuberculose é uma patologia infecciosa e transmissível, causada principalmente pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também identificado como bacilo de Koch), avançando mais frequentemente os pulmões. Outrora, a COVID-19 é uma infecção respiratória aguda que tem por agente etiológico um vírus denominado SARS-CoV-2 pertencente à família Coronaviridae. Tal estudo objetiva compreender e evidenciar os impactos causados pela COVID-19 em relação ao diagnóstico da tuberculose em tempos de pandemia. A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa bibliográfica, onde utilizou-se artigos científicos disponíveis nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), National Library of Medicine (PubMed), Medic al Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciElo). Foram selecionados artigos publicados nos anos de 2020 a 2022, em níveis de publicação nacional e internacional, recorrendo quando necessário ao boleador AND. O desfecho desta revisão foi constituído por artigos selecionados pelo critério de inclusão previamente estabelecidos, citados na fase da metodologia. A partir da análise dos artigos, foi perceptível os muitos impactos que a COVID-19 trouxe para o diagnóstico da tuberculose pulmonar, dos quais se destacam: a baixa notificação de TB, coinfecção e a perda de foco e priorização das atividades voltadas para os cuidados da tuberculose nos sistemas de saúde em todo o mundo. A pandemia trouxe um grande declínio nas notificações de casos novos de tuberculose, gerando impactos no tratamento dos pacientes. Por conseguinte, compreende-se que ambas as doenças apresentam sintomas não característicos, o que dificulta o diagnóstico preciso e aumenta as chances de óbito. A fim de obter resultados ainda mais precisos, torna-se necessário mais pesquisas em relação ao tema.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância do diagnóstico precoce na leucemia linfoide aguda
    (2022-06-20) Miranda, Anna Clara; Azevedo, Isabela; Severo, Isabela; Monalyni, Silva
    A leucemia linfoide aguda ou linfoblástica (LLA) é uma neoplasia maligna causada por distúrbios nos precursores linfoides presentes na medula óssea. É caracterizada pela proliferação anormal dos blastos ocasionando uma linfocitose. Sua etiologia ainda é inespecífica, mas estudos confirmam que pode ser originada por desajustes genéticos na medula óssea. O presente estudo objetivou-se em demonstrar a importância do diagnóstico precoce em casos de leucemia linfoide aguda, através de uma pesquisa integrativa de literatura, descritiva e exploratória, utilizando a base de dados como MEDLINE, BVS, PUBMED, SciELO e SCORPUS, com artigos publicados nos últimos cinco anos. A avaliação laboratorial da morfologia das células leucêmicas é um critério primordial para o diagnóstico da LLA, no qual requer uma avaliação clara do profissional patologista para a identificação de padrões celulares anormais. O uso da avaliação hematológica juntamente com a imunofenotipagem são os métodos mais usados recentemente e que demonstram um resultado mais preciso e rápido. Portanto, o diagnóstico precoce da LLA é indispensável para a escolha terapêutica e uma melhor sobrevida do paciente, que atualmente possui uma perspectiva de 90% de cura.
  • Monografia Acesso embargado
    Efeitos terapêuticos dos principais métodos de tratamento das sequelas cicatriciais causadas por acne
    (2021-07-01) PASCOAL, SANTOS, RVC LN
    Acne Vulgaris (AV) é uma inflamação crônica que afeta a unidade pilosebácea da pele e pode ocorrer em uma variedade de formas clínicas, desde pequenas lesões a formas graves com cicatrizes e deformidades desagradáveis. O não tratamento da acne causa sofrimento prolongado, às vezes por décadas, e cicatrizes que podem persistir ao longo da vida. Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com a temática central intitulada “Métodos de tratamento das sequelas cicatriciais causadas por acne”. Um total de 22 artigos científicos foram encontrados no banco de dados da BVS, MedLine e SciELO, e passaram pelo processo de análise e coleta de dados, enquanto apenas 12 foram selecionados, conforme os critérios de inclusão. Denota-se que os principais efeitos terapêuticos são: síntese de colágeno; aumento do metabolismo local; regeneração do local acometido; e estímulo à angiogênese. Diversos são os efeitos terapêuticos, sendo assim, é preciso que o indivíduo seja submetido a uma avaliação com um profissional especializado, tendo em vista a classificação de gravidade da AV. Com isso, pode-se afirmar que os tratamentos contra as sequelas cicatriciais da AV promovem melhor qualidade de vida ao paciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicações da genética forense no contexto da perícia criminal: uma revisão da literatura
    (2021) Araujo e Araújo, Jucélia
    A perícia criminal, dentro da polícia, é a área encarregada pela parte jurídica que envolve análises feitas por exames com material obtidos na cena do crime. Por isso, a ciência forense como uma área interdisciplinar, proporciona os princípios e técnicas que facilitam a investigação do delito. Dentre essas ciências a genética forense se destaca por ser uma das ciências que mais tem avançado, e suas atividades são extremamente importantes para casos de filiação, criminalística biológica e identificação individual (genética). Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo descrever, de acordo com a literatura, as aplicações da genética forense para no contexto da perícia criminal. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura que utilizou como base para a busca de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Scientific Electronic Library Online e o Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica. Com o objetivo de encontrar artigos científicos relacionados ao tema no período de 2015 a 2021, com o uso dos Descritores em Ciências da Saúde: "Genética Forense" AND "Perícia Criminal". Após a busca, análise de títulos e resumos, exclusão por fuga do tema e repetição e análise de conteúdo, obteve-se um número de 14 artigos incluídos nessa revisão. Observou-se que cinco artigos (36%) foram publicados no ano de 2018, seguido por três artigos (22%) no ano de 2015, os anos de 2016 e 2021 não obtiveram publicação após a análise da busca. Em relação a distribuição dos desenhos dos estudos, 86% (12 artigos) são revisão da literatura e apenas 14% (2 artigos) foram de natureza qualitativa e quali-quantitativo. A partir disso, foram formadas duas categorias para discussão: técnicas moleculares na genética forense; potencialidades e desafios da genética forenses. E, para a compreensão da temática foram apresentadas ao longo da discussão a contextualização e a particularização desses resultados. Notou-se que as áreas auxiliares da ciência forense são áreas que trabalham em conjunto as perícias e com esclarecimentos de crimes, assim o conhecimento de profissionais com formação em ramos da ciência, como a biomedicina, torna um exame pericial uma ampla variabilidade de vestígios, que exigem diversas metodologias e técnicas de áreas distintas, para que seu resultado possa caracterizar de maneira concreta e resolutiva o objetivo da investigação criminal.
  • Monografia Acesso fechado
    Caracterização da própolis e do mel de abelhas do semiárido nordestino – atividade antirradical
    (2021) Amorim, Amanda dos Santos de; Lopes, Cássia Milene Ribeiro
    As abelhas sem ferrão são encontradas em todo o território brasileiro e produzem diversos tipos de produtos, como o pólen, cera, geoprópolis, mel e própolis, que vêm sendo estudados em por muitos pesquisadores devido às suas propriedades biológicas e medicinais, como por exemplo a atividade antioxidante. Estudos vêm demonstrando que o mel e o própolis são fontes de antioxidantes dietéticos. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante do mel e do extrato etanólico da própolis da abelha sem ferrão Partamona rustica, bem como das própolis das abelhas Tetragonisca angustula e Scaptotrigona postiça, utilizando o método de inibição radicalar utilizando o DPPH. Os resultados do presente trabalho, mostram que o IC50 do mel de Partamona rustica. rustica foi de 97,06 µg/mL ± 0,019 µg/mL, já os extratos de própolis tiveram um valor maior de IC50 de 383,6 µg/mL ± 0,031 µg/mL (P. rustica), sendo considerados como valores aceitáveis (IC50 < 500 µg/mL). Por outro lado, a própolis de T. angustula e S. postica apresentaram 121,1 µg/mL ± 0,043 µg/mL e 225,6 µg/mL ± 0,002 µg/mL, respectivamente. Assim, o mel de P. rustica apresentou a maior atividade antioxidante neste estudo, uma vez que quanto menor é o IC50, maior será a atividade antioxidante. Finalmente, os valores de IC50 obtidos para os extratos da própolis das abelhas P. rustica, T. angustula e S. postica também apresentaram importante atividade antirradical e podem ser utilizados como fonte de antioxidantes naturais, prevenindo diversas patologias.